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Quem aluga mais equipamentos de TI: Brasil ou EUA?

Os primeiros modelos de outsourcing chegaram no Brasil em 1950, com as empresas de veículos. Porém, foi somente na década de 80 que este tipo de negócio ganhou destaque. Vinte anos depois, no ano 2000, as chamadas outsourcing de TI se popularizaram. 

Em comparação aos Estados Unidos, o outsourcing de equipamentos de TI ainda está em expansão no Brasil. Empresas norte-americanas optam por este tipo de serviço desde a década de 90 e encontraram vantagens para os seus respectivos negócios. 

Afinal, o que é outsourcing de TI? 
O outsourcing (do português, terceirização) consiste na contratação de uma empresa externa para realizar determinado serviço, com o intuito de trazer eficiência aos processos e demandas da empresa contratante. 

Entre os diversos tipos de outsourcing, há o outsourcing de TI, que é a terceirização de soluções, serviços e infraestrutura de tecnologia da informação. Neste aspecto, são oferecidos serviços como a locação de equipamentos de TI, como computadores, notebooks, tablets, impressoras, dispositivos móveis etc. 

Estados Unidos 
O aluguel de notebooks, computadores, tablets, impressoras, equipamentos audiovisuais e softwares já é uma prática popular nos Estados Unidos desde os anos de 1990. Segundo dados do International Data Corporation (IDC), cerca de 80% das empresas norte-americanas já optam pelo aluguel de equipamentos de TI no país. 

De acordo com a OnePoll, empresa de pesquisa de marketing, 49% dos executivos de empresas do setor financeiro dos Estados Unidos e da Europa encontram no mercado produtos e serviços ideais para a abordagem tecnológica de seus respectivos negócios. 

Este é um dos principais fatores de escolha pela terceirização de equipamentos de TI no país. Metade dos entrevistados acredita que seja mais econômico e lucrativo optar por serviços terceirizados e já disponíveis no mercado. 

Brasil 
De acordo com a IDC Brasil, o serviço de aluguel de equipamentos de TI no Brasil representa apenas 10% – 70% a menos se comparado aos Estados Unidos. Os dados mostram que a terceirização ainda está em crescimento no país, sendo uma estratégia pouco difundida. 

A locação de computadores, por exemplo, tem ganhado muito mais força ultimamente. Também segundo a IDC Brasil, o ano de 2020 apresentou um aumento de 2,6% nos computadores destinados a empresas que prestam serviços de locação, quando comparado a 2019. Ao todo, foram 405 mil equipamentos obtidos. 

Por mais que a locação de equipamentos de TI não seja novidade no Brasil, o total de compras ainda é muito mais significativo. A projeção de alta dos aluguéis de notebooks e computadores é de 24% para 2021. 

Benefícios da locação de equipamentos de TI 

A ideia de que comprar novos equipamentos de TI é uma forma de investir no negócio tem se tornado ultrapassada frente às vantagens do aluguel de equipamentos. “Ao optar por alugar equipamentos de TI, a empresa economizará ao invés de investir logo na implantação da tecnologia. Com isso, poderá investir em outras áreas sem se preocupar com manutenção e atualizações”, destaca Ricardo Marcelino, fundador da Aluga.  

Uma das principais desvantagens da compra são os gastos com a manutenção dos produtos, seguido do seguro, da logística de envio, da assinatura de softwares, entre outros.  Ao alugar um equipamento, as empresas não precisam se preocupar com esses reparos, já que os produtos disponibilizados por empresas terceirizadas são sempre atualizados e modernos, acompanhando as inovações do mercado. 

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Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para a empresa

O marketing de conteúdo é um fator importante para o sucesso de qualquer negócio. Ele pode ser usado para alcançar e construir uma conexão com o público-alvo, sendo a maneira mais eficaz para tal objetivo.

Isso porque o conteúdo oferece uma oportunidade para a empresa revelar a personalidade, transmitir a mensagem e se conectar com os clientes.

Ou seja, o marketing de conteúdo deve estar no centro da estratégia de uma empresa, pois trabalha lado a lado com todas as outras atividades de marketing de uma empresa, incluindo SEO, mídia social, campanhas de e-mail e iniciativas de vendas.

Por isso, Rodrigo Darzi, especialista em marketing da Agência IMMA, explica como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para a marca.

A primeira dica dada por Rodrigo é definir os objetivos de negócios e segmentos de mercado-alvo. Para ele, os objetivos de negócios são os meios pelos quais as empresas podem medir seu sucesso e saber como está seu desempenho.

“Os segmentos de mercado-alvo são os tipos de pessoas que uma empresa está tentando alcançar com seu produto ou serviço. Isso inclui informações demográficas, dados psicográficos e padrões de comportamento desses mercados-alvo”, explica Darzi.

Seria difícil encontrar qualquer empresa que não estivesse competindo com outra pessoa. É por isso que conhecer os concorrentes pode levar à criação de uma estratégia de conteúdo eficaz. E essa é a segunda dica dada pelo especialista.

Segundo ele, uma análise importante do concorrente é um processo em que se analisa os pontos fortes e fracos do concorrente para entender o que ele faz bem e o que faz mal.

“Ao analisar seus pontos fortes e fracos, os profissionais de marketing podem trabalhar para descobrir o que os torna únicos, para que possam criar uma vantagem competitiva para seus próprios negócios”, afirma o especialista.

Na indústria de marketing digital, uma estratégia precisa estar em vigor antes que você possa executá-la. A estratégia de conteúdo é a espinha dorsal de todo o seu plano de marketing.

Por isso, Rodrigo indica a contratação de uma agência de marketing digital, que ajudará a traçar este planejamento de conteúdo com mais assertividade.



Cerca de 53% dos brasileiros têm piora na saúde mental, aponta pesquisa

São Paulo, SP 23/8/2021 – Entendemos de negócios e ainda mais de gente. Ouvir e perceber os sinais de comportamento está em nosso DNA. E precisamos olhar para a saúde das pessoas.Para melhorar esse índice, consultoria de qualidade e CX, Myra, dá folga aos seus 1.000 funcionários

De acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos com 21 mil pessoas em 30 países, sendo mil delas no Brasil, de 16 a 74 anos, cerca de 53% dos brasileiros afirmam que o seu bem-estar mental piorou no último ano por conta da pandemia. O índice é maior do que a média global (45%) dos outros 30 países consultados. E segundo a Rede Brasil do Pacto Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 18% das empresas do país endereçam o tema da saúde mental. 

Visando recarregar a energia de seus 1000 funcionários, a Myra, consultoria de qualidade & insights para o mercado de customer experience (CX), anunciou que irá dar duas sextas-feiras como folgas remuneradas, dias 16 de julho e 13 de agosto, para o descanso dos colaboradores, que trabalham de casa há mais de um ano.

Batizada de “Myra tá Off”, a iniciativa faz parte de um programa maior da empresa voltado à saúde e bem-estar, mas as folgas ganharam impulso com a pandemia, conta Danielle Francis, CEO da Myra. Segundo a executiva, foi a partir do “Café com a Dani” – encontro mensal de comunicação com a equipe – que surgiu a ação, uma forma preventiva de manter o bom desempenho do time, evitando o esgotamento (ou burnout), estafa, e ansiedade. 

“O Café com a Dani é um momento de conversa sem roteiro. E nesse bate-papo ouvi de boa parte do time que o ritmo casa e trabalho está intenso. No último ano, trabalhamos duro para lançar nossa marca, revisitar modelo de negócio, e revolucionar a relação de consumidores com dezenas de empresas. Mesmo na pandemia, pisamos fundo. Mas toda maratona pede um break”, diz Francis.

A companhia, que analisa as interações entre os consumidores e as marcas, via chamadas de voz ou texto, já oferecia apoio psicológico para funcionários, além de um programa virtual de ginástica laboral com incentivo à pausa diária para realização de treinos e ajuda de especialistas para quem busca mudar hábitos como tabagismo, sedentarismo, consumo de álcool, distúrbios do sono, por exemplo. 

Ainda assim, e mesmo fazendo o que gostam, como afirma Danielle, “as pessoas precisam parar. Nós entendemos de negócios, mas entendemos mais ainda de gente. Ouvir e perceber os sinais de comportamento está em nosso DNA”, considera. “E mais do que nunca precisamos olhar para a saúde das pessoas”

Consumidores e empresas priorizam uma boa jornada de atendimento
De acordo com o Relatório Global de Tendências de Experiência do Cliente 2021, a experiência do cliente ficou mais importante no último ano. Tanto é que ela saltou para o primeiro lugar na estratégia de negócios das empresas, e por um bom motivo: 75% dos consumidores estão dispostos a comprar de marcas que proporcionam uma boa jornada de atendimento. E não basta ser um atendimento rápido. Ainda segundo o estudo, 49% querem que os agentes tenham empatia.

Nesse cenário, a Myra, criada em 2020 como uma spin-off da Mutant, holding especialista em business performance e CX, se tornou essencial na estratégia de crescimento do grupo, ajudando empresas a humanizar o relacionamento com o cliente apoiada por tecnologias de Speech Analytics – ou análise da fala do consumidor.

Em um ano, a empresa viveu uma grande transformação, investiu em seniorização e desenvolvimento da equipe, evolução de processos, tecnologia, big data e analytics, e conquistou clientes de peso como Kroton, Zurich, Riachuelo, iFood, 99, Pagseguro. “É também dessa forma que estamos empoderando o nosso time. Os nossos analistas não só imputam se o operador da empresa fez certo ou fez errado. Nosso trabalho tem uma função muito maior, que é ouvir e entender o que o consumidor está dizendo, quais são as dores dele, o que precisa ser feito para gerar mais vendas ou reverter algum cenário de crise, por exemplo. Isso tem um valor muito grande para as empresas”, comemora.

Danielle provoca os paradigmas do mercado. Segundo ela, tem gente que acha que analisar qualidade no atendimento ao cliente é seguir um check-list, um roteiro de “conforme e não conforme”, checar se o operador chamou o cliente pelo nome. “Isso não é qualidade. É o básico. Qualidade é tratar o cliente com respeito, ser prestativo em todas as etapas do ciclo de relacionamento, estar presente na maior parte dos canais. O cliente aceita um “não”, mas ele quer entender o porquê do não. Ele quer transparência. Quer ser tratado como gente”. 

Com esse novo posicionamento, que deixa de operacionalizar o que o cliente pede para, de fato, entregar diagnósticos profundos com causa raiz e recomendações de como melhorar o atendimento dele, a Myra pretende crescer mais de 30% até 2022. O grupo Mutant – presente em mais de 15 países – chega a um faturamento próximo a R$ 1 bilhão em 2021.

Saber ouvir o cliente e realizar mudanças significativas no negócio para melhorar a satisfação do consumidor é sempre um desafio para o mercado. “A voz é uma fonte preciosa de insights, pois quando o consumidor busca um produto ou serviço e um representante se comunica com ele, ocorre um momento totalmente verdadeiro e espontâneo. A partir daí, tanto a performance do atendente pode ser capturada quanto o comportamento do cliente, o que ele expressa, o motivo por trás do que ele disse, a dor dele, posso compreender a experiência – se houve esforço, se ele é um possível detrator”, explica Danielle Francis.

Assim, o Speech Analytics permite um verdadeiro raio X do cenário, mas é essencial que haja uma análise minuciosa do que ocorre por um time consultivo. Hoje, a Myra analisa anualmente mais de 9 milhões de interações entre marcas e consumidores, sendo 60% com Speech e Text Analytics (email, chat, WhatsApp, redes sociais) e 40% com base na avaliação humana para análises críticas e checagem de processos. 

“A necessidade e expectativa do consumidor evolui o tempo todo e o negócio tem que acompanhar esse dinamismo. Encantar o cliente é uma jornada e a melhoria precisa ser contínua, de verdade”, aponta.

 

Pessoas felizes são mais produtivasA consultoria afirma que tem muito trabalho pela frente, e ele só faz sentido se o ganho for para todos. “Entendemos que ações de saúde e bem-estar precisam ser consistentes dentro da empresa e a ideia é continuar acompanhando de perto a saúde emocional de nossos colaboradores. Temos um grupo para entender o que dá para adotar e seguir planejando sempre novas atividades”, conta Francis. 

As datas de folgas, por exemplo, foram planejadas com antecedência para os funcionários se programarem e também para não prejudicar nenhuma entrega. A empresa manterá trabalhando uma equipe de funcionários que atua com atendimento ao público, e todos eles poderão agendar suas folgas em outras datas.

A primeira reunião com a liderança após o retorno do final de semana prolongado será acompanhada de workshop sobre “Organização no home office e estruturação de trabalho coletivo” com o profissional Dorly Neto, diretor executivo da Power Nap, consultoria de Design Organizacional. O que colabora para deixar mais madura a política de trabalho da empresa em uma realidade pós-covid que, segundo a CEO da Myra, deve estabelecer que a maior parte dos colaboradores trabalhe em regime híbrido. “O escritório físico se tornará mais um centro de convivência, socialização e desenvolvimento para nossa equipe”, conclui Danielle Francis.

Website: https://myrabr.com/



PayPal lança a sétima edição da pesquisa “Perfil do e-commerce brasileiro”. Conheça agora.

Neste Podcast conversei com Felipe Facchini, Head de Vendas do PayPal Brasil e Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp. Falamos sobre sobre a sétima edição da pesquisa “Perfil do e-commerce brasileiro”, que ambas as empresas lançaram e agosto.

Os números em relação à sexta edição tiveram expressivo aumento em praticamente todos os itens pesquisados e um dos fatores principais foi a pandemia. Um exemplo: desde o começo da crise sanitária há cerca de 18 meses, houve um crescimento do mercado de pagamentos online que estava projetado para os próximos 5 anos.

Ouça agora o Podcast para conhecer detalhes da pesquisa.

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Jornada do Tesoureiro capacita profissionais para as demandas partidárias

trabalho em casa

Com eleições à vista em 2022 e com demandas vitais para as siglas, como a organização da prestação de contas e administração de recursos do Fundo Eleitoral e Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, o tesoureiro ganha lugar de destaque dentro dos partidos políticos.

De acordo com Frederico Almeida, professor de direito eleitoral, a qualificação dos representantes partidários é fundamental para campanhas eleitorais de sucesso. “O tesoureiro bem-preparado organiza a burocracia partidária, potencializa a arrecadação de recursos e sua correta aplicação. Além disso pode evitar multas altíssimas previstas na legislação ou cassações por abuso do poder econômico por falhas nas prestações de contas”, afirma.

Pensando em qualificar esses profissionais, a Rede Essent Jus, em parceria com a Ousadia Política, criou a Jornada do Tesoureiro: um guia para partidos com muito ou com pouca movimentação financeira: é o passo a passo, desde o início até o fim do mandato na tesouraria do partido. A Jornada do Tesoureiro apresenta oito etapas para aplicar na rotina de tesourarias de partidos políticos de todo o país.

“Nossa intenção ao criar a Jornada não é o de tornar os tesoureiros especialistas em contabilidade ou regras eleitorais, mas sim, trazer dicas, sugestões, ferramentas para facilitar o seu dia a dia e, principalmente, reduzir o retrabalho. Para isso, organizamos esse conteúdo”, explica Guilherme Sturm, CEO da Rede Essent Jus.

De acordo com Sturm, a Jornada do Tesoureiro é composta por oito momentos decisivos desta função durante a execução das demandas partidárias. Por exemplo, o passo a passo ao iniciar o mandato, como a troca de senhas e assinaturas em Banco, acesso às prestações de contas de anos anteriores. A Jornada segue com o diagnóstico financeiro do partido, diagnóstico fiscal, principais regras para receitas e gastos, calendário de obrigações legais, dicas para melhorar a organização e arrecadação (conceito IKIGAI), o papel do tesoureiro em anos de eleições, e, por fim, a organização para encerrar o mandato.

Todas as etapas da Jornada possuem dicas práticas para serem aplicadas de imediato à rotina das siglas – é um panorama geral de como um partido deve funcionar, de forma transparente e legal. “São dicas que trarão muita qualidade e segurança à gestão dos tesoureiros”, pontua Sturm.  



Estilo, sustentabilidade e decoração: como as lavanderias passaram a ser foco em projetos de decoração

Foi-se o tempo em que lavanderia era aquele espaço na casa que ninguém frequentava, era quase esquecido e sempre bagunçado. Hoje as lavanderias ganharam ares modernos, criativos e já fazem parte da decoração da casa, em plantas de projetos que deixam inclusive a área aberta e integrada à cozinha muitas vezes. E se antes economia era a palavra de ordem para esse espaço, hoje os clientes buscam por performance, sofisticação e sustentabilidade. Arquitetos e decoradores atentos à mudança deste cenário, passaram a dar atenção especial a esse ambiente e projetar lavanderias com personalidade e cheias de estilo.

Essa mudança de pensamento do consumidor fez com que toda cadeia do mercado de lavanderias pensasse não só em seus modelos de negócios mas principalmente no design e na performance de seus equipamentos. Pesquisas informais conduzidas por diversos pontos de venda, como lojas especializadas em projetos de decoração, concluíram que um dos itens de maior preocupação do consumidor no que diz respeito a eletrodomésticos são os equipamentos da lavanderia: máquina de lavar, de secar ou a que combina as duas funções.

A maior parte dessa preocupação é com relação à performance dos aparelhos, incluindo gasto energético, uso consciente da água, manutenção das peças e o mais importante, a vida útil da máquina. Em um patamar abaixo, mas ainda assim primordial, muitos clientes reclamavam do design dos modelos oferecidos, quase sempre iguais, sem diferenciação de cores e materiais. As marcas que ouviram seus consumidores – algo que todas deveriam fazer – souberam ouvir o pedido do mercado e adaptaram seus produtos a essa nova realidade.

Uma dessas marcas é Speed Queen, pertencente ao grupo Alliance Laundry Systems. “Quando se fala em lavanderia, uma das principais queixas das pessoas realmente é a recorrência de manutenção e a baixa durabilidade de máquinas disponíveis no mercado. Nossos produtos têm duração média de 25 anos ou 10.400 ciclos de lavagem”, conta Anselmo Santana, Gerente Comercial da marca no Brasil.

“Nunca quisemos um produto que ficasse escondido na lavanderia, mas que desse a ela ares de modernidade e tecnologia através dos nossos produtos, mesmo em projetos mais clássicos ou clean”, continua Anselmo. O resultado foi dar aos clientes a liberdade de escolha seja ela para aquisição de produtos da linha Inox ou da linha Branca, atendendo assim aos mais diferentes públicos e ajudando a sanar uma das grandes dores dos decoradores e arquitetos – combinar determinado produto a determinado projeto. Clientes que gostam de espaços com ares tecnológicos preferem o inox e muitas máquinas só tinham a opção em branco, o que limitava o trabalho do decorador. Ou então, ele entregaria design, mas renunciaria à qualidade. A escolha da Speed Queen foi produzir todos os equipamentos em duas opções: branco e inox. Liberdade para o cliente, facilidade no projeto do decorado”, diz o executivo.

O desafio fica agora para decoradores e arquitetos que precisam de muita criatividade para ressignificar a (até então) esquecida lavanderia. Novos tempos, novas demandas.



Ativar a motivação e o interesse pode ser decisivo no tratamento da depressão

São Paulo – SP 23/8/2021 – A motivação para realizar atividades do dia a dia é afetada com a depressão. Mas encontrar maneiras para se motivar é fundamental para a reversão deste quadroDe acordo com o médico psiquiatra Cyro Masci, a capacidade de gerar motivação e interesse para as atividades cotidianas pode contribuir para o tratamento da depressão

O isolamento social e outras medidas de emergência levadas a cabo pela população em decorrência da pandemia de Covid-19, somadas ao temor gerado por uma situação sanitária e social inédita, com alto número de contágios e óbitos, teve um reflexo imediato no país: o aumento dos casos de transtornos mentais na sociedade.

Estudo realizado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) entre março e abril de 2020, com 1.460 brasileiros, indicou que casos de depressão praticamente dobraram entre os entrevistados, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80%, nesse período.

De acordo com dados da OMS de 2017, o número de pessoas afetadas pela depressão chega a 322 milhões em todo o mundo. Somente no Brasil, são cerca de 5,8 milhões de pessoas com o transtorno, que segundo a entidade internacional, deve se tornar, até 2030, a doença mais comum do mundo, à frente de outros problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas.

Gatilhos para o auxílio no tratamento do transtorno mental

As alterações comportamentais desencadeadas pelo transtorno depressivo, de acordo com o médico psiquiatra Cyro Masci, podem ser revertidas como uma peça importante no auxílio ao tratamento da enfermidade.

“A motivação para realizar atividades do dia a dia – mesmo aquelas que eram as mais prazerosas – é afetada com o acometimento da depressão. Mas encontrar maneiras para se motivar é algo fundamental para a reversão deste quadro”, diz o especialista, ressaltando que, assim, é possível “superar o isolamento, aumentar o desejo de encarar a vida e de enfrentar os problemas do dia a dia sem cair na armadilha da desesperança”.

Segundo Masci, algumas mudanças no comportamento cotidiano podem favorecer o aumento da motivação, auxiliando o tratamento. A primeira delas é justamente não esperar estar motivado para agir. “A crença de que ‘primeiro é preciso se sentir motivado para fazer alguma coisa’ é um dos mitos que contribuem para manter a depressão”, diz ele. 

A ação, de acordo com o médico, deve vir antes da motivação, e não o contrário. “Aja primeiro, que o ânimo pode nascer e ir aumentando”, orienta Masci, ressaltando que, para isso, a lembrança de atividades realizadas no passado pode ser de grande valia. 

“Anote numa lista tudo que você fazia antes de estar deprimido. Essas são atividades que já são familiares e que você pode e deve retomar. Insisto mais uma vez: é agindo que a motivação aparece, e não o contrário!”, aconselha o psiquiatra.

A última dica de Masci é: comemore cada passo. Para ele, “pessoas que sofrem de depressão têm dificuldade em celebrar suas vitórias, seja por comparar com sucessos maiores no passado, seja por um perfeccionismo que não admite vitórias parciais”. Sendo assim, “a falta de estímulos no sistema de recompensas do cérebro pode reduzir ainda mais a motivação, que é o oposto do que se deseja no tratamento”.

Busca por motivação deve ser acompanhada por tratamento especializado

O especialista diz que “essas mudanças nas crenças e no comportamento são primordiais para gerar motivação e interesse”, mas pontua que “ao mesmo tempo, é aconselhável conversar com o médico que acompanha o tratamento”. 

A recomendação é especialmente relevante no contexto nacional, onde, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade (52%) dos brasileiros que afirmaram ter diagnóstico de depressão não faziam uso de medicação.

“Um dos principais transmissores químicos do cérebro envolvidos na motivação é a dopamina, e várias medicações podem favorecer o funcionamento saudável do cérebro, promovendo mudanças benéficas que facilitam o retorno da motivação, do interesse na vida, na autoestima, e no bem-estar”, finaliza o psiquiatra.

Cyro Masci é psiquiatra em São Paulo e trabalha integrando a medicina convencional com diversas formas de abordagem não convencional.

Site: www.masci.com.br

Instagram: @cyromasci

Facebook: ClinicaMasci

LinkedIn: cyromasci

Website: http://www.masci.com.br



Inscrições abertas para o Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico em Contextos Ibero-americanos

São Paulo, SP 23/8/2021 – O evento traça um paralelo entre Patrimônio Histórico no Brasil e em Portugal e terá a participação da Universidade de Coimbra, entre outras instituições.Nesta quarta edição, palestrantes de Brasil e Portugal discutem o tema central do evento ‘Para além das bibliotecas e dos arquivos: patrimônio em papel e outras histórias’ em várias perspectivas

No dia 25 de agosto, acontece o lançamento do 4° SIGESPH – Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico em Contextos Ibero-americanos. Este ano, o tema central do evento será “Para além das bibliotecas e dos arquivos: patrimônio em papel e outras histórias”. O evento é gratuito, online e com certificado. Para participar, é preciso fazer a inscrição através do site https://www.even3.com.br/sigesph/.

A principal característica do evento é traçar um paralelo entre Patrimônio Histórico no Brasil e em Portugal, graças à participação de representantes da Universidade de Coimbra e outras instituições portuguesas que atuam em diversas áreas relacionadas ao tema central, com o objetivo de debater as principais questões que envolvem Patrimônio em Papel nos dois países.

Composto por cinco encontros virtuais, com temas distintos, entre os meses de agosto e novembro, o Seminário trará como novidade a parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo – 8ª região (CRB-8), que passa a integrar o time de participantes e está totalmente integrado ao assunto principal.

No primeiro encontro, o tema que dará início à discussão será “No princípio eram as bibliotecas e os arquivos”, com as apresentações do Prof. João Paulo Avelãs Nunes, da UC/FL/DHEEAA e Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, e da Profa. Alícia Duhá Lose, Filólofa e Paleografa da Universidade Federal da Bahia, seguidas do debate proposto por Marcos Miranda, Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Essa mesa será presidida por Ana Claudia Martins, presidente do CRB-8.

O público-alvo do evento é formado por bibliotecários e arquivistas, técnicos de Prefeituras e Governos Estaduais, técnicos de turismo e lazer, técnicos em outras empresas e organizações, associações, professores, estudantes e público em geral.

O evento é resultado do esforço do Centro Paula Souza e da Faculdade de Tecnologia São Roque, e conta com o apoio da Faculdade de Letras e Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra, do Departamento de História da PUCSP, do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), da UFBA, da Escola Paulista de Política e Negócios da UNIFESP – campus Osasco, do Governo do Estado de São Paulo, da ARInter (Assessoria de Relações Internacionais) e da Siegel Press.

Para participar do 4° SIGESPH, no dia 25 de agosto, às 18h, é preciso fazer a inscrição antecipada no site do evento https://www.even3.com.br/sigesph/. Será emitido certificado de participação.

Serviço – IV Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Cultural em Contextos Ibero-americanos
Data: 25 de agosto, às 18h (horário de Brasília)
Investimento: gratuito e com certificado
Informações e inscrições: https://www.even3.com.br/sigesph/

Website: https://www.even3.com.br/sigesph/



Cresce procura por tratamentos ortodônticos com alinhadores estéticos

Recife, PE 23/8/2021 – As pessoas se incomodam com os aparelhos fixos por vários motivos. Além do visual carregado por conta dos metais, eles quebram com mais facilidadePopularmente conhecidos como aparelhos invisíveis, alinhadores garantem mais higiene, praticidade e resultados mais rápidos para o paciente

Por muito tempo, alinhar os dentes para ter um sorriso mais harmônico foi sinônimo de anos de tratamento, muitas vezes dolorosos, através do uso dos tradicionais aparelhos fixos, feitos de metal com borrachas coloridas e elásticos. Com o passar dos anos, novas técnicas foram desenvolvidas, trazendo mais modernidade e sofisticação para a ortodontia. Um dos exemplos desse avanço é o alinhador estético, popularmente conhecido como aparelho invisível.

A novidade vem movimentando o segmento de ortodontia em todo o mundo. Segundo levantamento da Technavio, o mercado de “ortodontia invisível” deve crescer, em média, cerca de 12% nos próximos anos e uma das principais razões para este crescimento é, justamente, a busca por alinhadores estéticos. Outra pesquisa, conduzida pela consultoria Radiant Insights, reforça o crescimento da busca por aparelhos invisíveis em diversos países, apontando razões como a busca por melhorias estéticas e o crescimento da procura por cuidados odontológicos principalmente entre a população de terceira idade.

Em ambas as pesquisas, é apontado que os continentes americanos – América do Sul, Norte e Central – lideraram o mercado de ortodontia invisível, o que demonstra o potencial de crescimento desta inovação inclusive no Brasil. Segundo o ortodontista Saulo Fernandes, franqueado da Ortoestética em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o principal diferencial para os pacientes dos aparelhos invisíveis é o fato de serem esteticamente mais favoráveis, além de removíveis.

“As pessoas se incomodam com os aparelhos fixos por vários motivos. Além do visual carregado por conta dos metais, eles quebram com mais facilidade, dificultam a alimentação, machucam o interior da boca, entre tantos outros. Com o aparelho estético, você remove quando quiser e consegue comer sem restrições”, explica. Além disso, os alinhadores facilitam a higiene bucal, já que não possuem braquetes coladas aos dentes, diminuindo a possibilidade do aparecimento de cáries ou desenvolvimento de doenças periodontais.  

“Outra grande vantagem é a previsibilidade do tratamento. Além de ser duas vezes mais rápido do que o aparelho convencional de metal, o paciente vai saber, logo de início, por quanto tempo usará o alinhador estético e como ficará o resultado. Seu uso também requer menos idas ao dentista para manutenção. Para quem tem o dia a dia corrido, essa praticidade faz a diferença, além de baratear os custos para o cliente”, completa o ortodontista da Ortoestética.

A previsibilidade é possível pois todo o planejamento para a correção do sorriso com o aparelho estético é feito por meio de um escaneamento personalizado digital da arcada dentária do paciente, substituindo a técnica de moldagem convencional feita com gesso. Para tanto, é utilizado um scanner intraoral que captura uma imagem em 3D com o máximo de precisão. Com base nas informações obtidas com o uso deste equipamento, o ortodontista consegue já simular como ficará o sorriso do paciente e solicita a confecção de uma série de alinhadores personalizados que serão utilizados durante todo o tratamento.

Website: https://redeortoestetica.com.br/



Evento vai debater o cuidado como responsabilidade coletiva

23/8/2021 – Pessoas de todas as idades precisam umas das outras – e a pandemia da Covid-19 escancarou isso como nunca

Os dados estatísticos e as pesquisas de percepção realizadas nos últimos meses mostram que a necessidade de cuidados com crianças, idosos, enfermos e pessoas com necessidades especiais disparou – e isso caminha para se aprofundar ainda mais em um futuro próximo: segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT, um organismo vinculado à ONU) 2,3 bilhões de pessoas em todo o planeta precisarão ser cuidadas por outras até 2030, um número que é impulsionado por mais 200 milhões de idosos e crianças nas sociedades.

“Cuidar das pessoas, investir no futuro” é o lema do Fórum Family Talks, que vai debater, de 24 a 26 de agosto, o papel das famílias, das empresas e dos poderes públicos de modo a oferecer insights para que a sociedade brasileira possa se reorganizar em suas diferentes esferas em torno do cuidado com seus cidadãos.

“Uma criança precisa de tempo em família mais intenso em seus primeiros anos de vida para se tornar um adulto saudável e equilibrado; as empresas devem oferecer aos seus empregados, especialmente à sua mão de obra feminina, condições concretas de manejar o tempo entre trabalho e família; os poderes públicos precisam instituir leis que assegurem esse equilíbrio. O cuidado privado tem repercussão pública, e isso precisa ser discutido”, aponta Rodolfo Canônico, especialista em Políticas Públicas para a Família pela Universidade Internacional da Catalunha e fundador e diretor-executivo do Family Talks.

O evento, que será virtual e com participação confirmada do ator Juliano Cazarré e de Patrícia Frossard, presidente da Philips no Brasil, reunirá pediatras, empresários, dirigentes de organizações da sociedade civil, professores universitários e colunistas especializados. As inscrições, abertas a todos os interessados, podem ser feitas no site fórum.familytalks.org.

Tripé social – O Fórum Family Talks terá três painéis, um por dia de evento. O primeiro, focado no seio da família e sob o tema “Experiência com os filhos e a importância ao cuidar”, vai expor, entre outros tópicos, a importância do tempo dedicado pelos pais durante a primeira infância. Participam da programação a médica Pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luci Pfeiffer, a fundadora da ONG Tempojunto e colunista da Revista Crescer, Patrícia Marinho, e o ator e pai de quatro filhos Juliano Cazarré.

“Sabe-se, por exemplo, que nos primeiros anos de vida o cérebro do bebê forma novas conexões ao ritmo de 1 milhão por segundo, taxa que nunca mais se repete na vida, segundo revelou um estudo do Harvard University’s Center”, destaca Canônico.

O segundo painel se debruçará sobre a importância do equilíbrio trabalho-família – especialmente a premência, em nosso mercado de trabalho, de que as empresas criem e facilitem programas e políticas de apoio às famílias para as suas tarefas de cuidado. Um exemplo a ser seguido é o Care Economy Business Council, uma coalizão de 200 empresas, que inclui McDonald’s, Google, Uber e Spotify, que já atua nesse sentido.

Os convidados para a discussão são a country manager da Philips no Brasil, Patricia Frossard, a fundadora do Flux Institute e colunista da Revista Forbes, Flávia Camanho, e o diretor-geral do ISE Business School, José Paulo Carelli.

No terceiro painel o tópico será a necessidade de apoio público para o cuidado, cujas premissas são o aumento da expectativa de vida da população e os novos arranjos familiares, que ampliam a demanda por cuidadores e desafiam a gestão pública.

Os convidados nesse painel são o cofundador e diretor presidente do Grupo Tellus, Germano Guimarães, o professor da USP e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), Marcos Kisil, e o diretor pedagógico do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP), Paulo Neiva.

Nesse tópico estão inseridos projetos para os quais o Family Talks já advoga, como o Imposto de Renda das Famílias – que propõe mudanças no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) prevendo uma adoção de cálculos de modo a proteger as famílias com menor renda e mais dependentes -, a ampliação da licença parental e a adesão de mais empresas ao Programa Empresa Cidadã.

Como participar? Para participar do evento é preciso se inscrever em forum.familytalks.org e obter gratuitamente o ingresso na plataforma Sympla. Também é necessário ter o Zoom instalado.

A iniciativa – Family Talks é o programa de advocacy da Associação de Desenvolvimento da Família (ADEF), que busca assegurar proteção especial à família (artigo 226 da Constituição Federal) através da atuação junto ao governo e à opinião pública, com a promoção de ações públicas e privadas para o fortalecimento das relações familiares. A ADEF está vinculada à International Federation for Family Development (IFFD), que congrega mais de 200 associações, está em 66 países e possui status consultivo geral na ONU.

Serviço

O quê:
Fórum Family Talks – Cuidar das pessoas, investir no futuro

Quando:
24 a 26 de agosto de 2021

Horário:
das 19h às 21h

Onde:
Videoconferência
via Sympla Streaming

Site para inscrições gratuitas:
forum.familytalks.org

Website: http://forum.familytalks.org



Don Taspcott, um dos mais influentes executivos do mundo, confirma presença no Score Summit 2021

Um dos mais disputados e influentes escritores do mundo, o canadense Don Taspcott é presença confirmada no Score Summit 2021. Autor de 13 livros (traduzidos para mais de 25 idiomas), pesquisador, palestrante e consultor especializado em estratégia corporativa e transformação organizacional fará uma palestra gratuita na primeira manhã do evento (24/8).

Nascido para quebrar paradigmas: assim é o Score Summit, que acontece nos dias 24 e 25 de agosto em São Paulo. Com a devida curadoria, o evento visa promover discussões que tratarão desde a visão regulatória e legislativa que moldarão o mercado financeiro, até visões plurais e dinâmicas sobre o pragmatismo de empreendedores e especialistas. Tudo isso a partir dos mais importantes nomes do ecossistema de Score do Brasil e do mundo, como especialistas de órgãos reguladores, empresários, executivos.

Ainda compõem o grupo de keynote speakres Walter Longo, especialista em Inovação e Transformação Digital, publicitário e ex-presidente da Editora Abril, cuja temática será “Idade Média X Idade Mídia, Como a tecnologia e inovação estimulam a meritocracia e a valorização do indivíduo nas Empresas e na Sociedade”, Ana Carla Abrão Costa, head do escritório da Oliver Wyman no Brasil e sócia nas práticas de Finanças & Risco e Políticas Públicas e vice-presidente do Conselho de Administração da B3, que versará sobre o “Brasil pós-pandemia: as soluções tecnológicas como propulsionadores da retomada econômica” e, por fim, João André, Chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro Banco Central, que trará informações importantes e explanatórias sob o viés do “Movimento regulatório como quebra da inércia de mercado, fomento à finança sustentável e acesso a múltiplos dados”.

Criado por Mellissa Penteado, sócia-fundadora e CEO do grupo proScore, bureau digital de crédito e authority de score, especializado em Big Data, Analytics e motores de decisão, o Score Summit pela ausência do tema nos atuais eventos: “Queremos promover uma discussão profunda, que mostre o potencial desse mercado e do Score como importante ferramenta de negócios para diversos setores”, enfatiza Mellissa.

ScoreX
Essa edição do Score Summit será híbrida e vai oferecer a tendência do ‘experience’. Batizado de ScoreX a ideia é que um grupo limitado de pessoas possa assistir ao evento ao vivo e ter a experiência de interagir com palestrantes e convidados, tendo acesso aos bastidores e conteúdos exclusivos. Os ingressos do último lote estão à venda por R$ 999,00 no site do evento.

É possível assistir ao evento gratuitamente pela internet. Basta fazer o cadastro no site.

Open Banking e Open Finance
Acompanhando os mais importantes marcos do sistema regulatório o Score Summit terá uma plenária sobre o Open Banking e Open Finance – que visa o compartilhamento de transações de pagamento entre as instituições participantes – com importantes players, como Albert Morales (Belvo), Rogério Melfi (TecBan), Ingrid Barth (Linker) e Caroline Gladyer (ABBC).

Ainda no âmbito do ‘open’, o evento abordará essa tendência diante do mercado securitário a partir da visão de Antônio de Penteado Mendonça (ANSP), Ícaro Demarchi (B3), Ricardo Ramires (Sami) e Marcos Andrade (proScore).

Do Figital, passando pela infoxicação e, por fim, os influenciadores
Dalmer Sella (Power of Data), Breno Costa (Neurotech), Marcelo Queiroz (Clearsale) e Loise Nascimento (ABO2O) compõe a primeira plenária da segunda manhã. Juntos discutirão sobre o mundo Figital e de que forma as soluções financeiras e plataformas tecnológicas geram eficiência operacional e disrupção.

Como contornar a infoxicação e usar a inteligência de dados para geração de negócios e resultados por meio de cases e posicionamentos relevantes de especialistas em geomarketing e infoprodutos, como Danuza Mattiazzi (New Vegas), Leandro Bortolassi (Eight Data Inteligence), Gustavo Furtado (Economapas) e Talita Lombardi (Stars).

A influência da educação financeira comportamental e seu impacto na sociedade da informação encerra essa edição do Score Summit. Influenciadores digitais, com seus diferentes perfis e públicos de interesse, como Pâmela Margarida, (@facoascontas), Janina Jacino (influenciadora), Felipe Pontes (TC Rádio), Misael Montana (Seu Crédito Digital) e Simone Luvizan (Octua)

Transmissão aberta e gratuita
O evento será transmitido gratuitamente pelo YouTube da proScore, da B3 e ainda pelo Portal Terra. Segundo Mellissa, essa medida visa disseminar o conteúdo. “Mais do que falar com as empresas e players deste setor, é preciso que as pessoas na ponta tenham ciência e conhecimento sobre de que forma as novas regulações impactam positivamente seu dia a dia”

Para assistir ao evento é preciso se inscrever em no site para receber o link de acesso à transmissão.

Serviço

Score Summit

Quando: 24 e 25 de agosto

Horário: 8 às 13 horas

Formato: online

Ingressos www.scoresummit.com.br

Online: gratuito

ScoreX (presencial): Investimento: último lote R$ 999,00



Segurança Online: bem-estar digital é uma preocupação dos pais nos dias de hoje

À medida que as escolas começam a retornar as aulas, um novo estudo da McAfee mostra que, embora os pais estejam cada vez mais preocupados com a segurança on-line de seus filhos, muitos estão finalmente levando isso a sério e procurando educar melhor as crianças sobre o bem-estar digital.

Com mais da metade das crianças em idade escolar participando do aprendizado online no ano letivo devido à pandemia, apenas 34% dos pais não viram nenhum risco aumentado para a segurança online de seus filhos. Os pais estão preocupados com a segurança online de seus filhos com exposição a golpes (85%), compartilhamento de informações pessoais (85%), fakenews (81%), conteúdo ilegal (82%) e cyberbullying (79%).

Agora, à medida que as escolas voltam presencialmente, 91% dos pais acreditam que seus filhos devem aprender sobre bem-estar digital e segurança online na sala de aula. Mas, apesar de apenas 5% acreditarem que é de sua própria responsabilidade, muitos pais já estão tomando medidas para proteger seus filhos. Dos pais brasileiros que participaram da pesquisa, 36% afirmaram ter adotado medidas para educar sua família sobre bem-estar digital e outros 17% optaram por adquirir uma nova proteção de segurança online.

“Levar os alunos de volta à escola com segurança é um imperativo para os pais após as interrupções do último ano letivo e essa preocupação se estende às condições sanitárias”, diz Paula Xavier, Head de Marketing da McAfee para América Latina. “Sabemos que muitos pais procuram tranquilidade online e estamos percebendo que estão cada vez mais conscientes dos perigos do mundo digital, por isso procuram escolas que os ajudem a educar os filhos sobre o comportamento online seguro. No entanto, é bom ver que muitos também estão fazendo o mesmo em casa e muitas vezes é o mais efetivo.

Na McAfee, sabemos a importância do bem-estar digital e reunimos aqui dicas importantes para que os pais prepararem seus filhos para voltarem à escola com segurança:

– Prepare seus dispositivos: assim como preparar as crianças para a volta à escola arrumando mochilas com antecedência, é bom se certificar de que qualquer dispositivo que as crianças usarão para a escola ou lição de casa esteja atualizado com suas configurações mais recentes, incluindo soluções de segurança.

– Acesso de casa com segurança: Use uma VPN quando as crianças acessarem serviços de aprendizagem online de casa para garantir a privacidade da conexão de internet com criptografia em nível de banco, e impedir que hackers roubem informações pessoais, como senhas ou dados.

– Ensine a responsabilidade pessoal: com a fake news sendo uma grande preocupação para muitos pais, é importante que os pais eduquem seus filhos sobre notícias falsas e como identificá-las. Peça às crianças que questionem o conteúdo que lêem ou chequem a veracidade para determinar se é confiável.

– Discuta o bem-estar digital ao redor da mesa de jantar: embora possa parecer um assunto enfadonho, é importante que as famílias discutam regularmente a segurança online em casa. Os pais devem conversar com seus filhos sobre como detectar um esquema de phishing, o que fazer se houver uma violação de dados e como manter o bem-estar digital.

Metodologia da Pesquisa
A McAfee encarregou a MSI International de conduzir uma pesquisa com mais de 1.000 adultos em cada país em abril de 2021, com idades entre 18 e 75 anos. Este comunicado à imprensa inclui apenas dados da pesquisa do Brasil. Pesquisas adicionais foram realizadas no Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Estados Unidos, México, Austrália, Cingapura, Indonésia e Índia. Os dados para essas regiões podem ser solicitados por meio do contato de mídia abaixo.

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Empresa lança projeto para degustação de vinhos

Uma degustação às cegas consiste em realizar a prova de alguns vinhos sem saber quais são, para isso as garrafas possuem seus rótulos tapados por uma capa. Nesse formato de degustação é possível ser completamente isento na avaliação de um vinho, deixando de lado os conceitos padrões e principalmente o preconceito.

Através de degustações às cegas são feitas as avaliações e premiações oficiais por sommeliers e especialistas de todo o mundo. Além disso, para os enófilos, é uma oportunidade de aprender mais sobre o mundo do vinho.

De acordo com o time de sommeliers da Boccati, empresa de vinhos e acessórios localizada em Caxias do Sul/RS, muitas pessoas ainda não sabem identificar quais os tipos de vinhos disponíveis no mercado. Conhecer o vinho apenas pelo cheiro ou sabor, não é fácil e com este projeto será possível entregar uma experiência única, possibilitando o exercício de degustar sem ver o rótulo, e entregando um treino intelectual além de uma brincadeira educativa e divertida.

O time de sommeliers da Boccati irá selecionar mensalmente alguns combos especiais para serem degustados em casa e auxiliar nos estudos sobre esses rótulos. Quem se interessar pelos combos de Vinhos às Cegas poderá desfrutar da curadoria de um profissional do vinho e ao mesmo tempo avaliar cada rótulo de acordo com o paladar.

Em uma degustação às cegas é possível aguçar os sentidos de olfato e paladar. Com o tempo e prática, se tornará mais fácil descobrir com qual uva o vinho foi produzido, sua procedência, safra aproximada e arriscar outros detalhes.

Conhecendo os clientes, a Boccati notou que estão em constante evolução, por isso o objetivo é proporcionar através destes combos que com o mesmo valor que se investe em vinhos, poderá provar vinhos melhores e aos poucos estudar e evoluir o paladar.

A primeira edição do Vinhos às Cegas possui quatro combos em variados níveis de preços e temáticas. O sommelier da Boccati, Rodrigo Webber, foi o responsável por escolher os rótulos dessa primeira edição.

Os combos da primeira edição são:
• Uvas Diferentes: dois exemplares de vinhos brasileiros de vinícolas renomadas elaborados com duas castas de uva pouco comuns em vinhos varietais.
• Argentinos Diferentes: dois exemplares de vinhos argentinos muito bem elaborados por pequenas vinícolas. A quantidade limitada de garrafas reflete diretamente na qualidade do produto.
• Novo x Velho Mundo: dois exemplares de vinhos da mesma casta, porém com uvas cultivadas em terroirs completamente diferentes e métodos de elaboração igualmente distintos.
• Cabernets do Velho Mundo: dois exemplares de vinhos Cabernet, porém com uvas cultivadas em um terroir do Velho Mundo onde o resultado é um vinho completamente diferente do tradicional.

Para mais informações sobre o projeto, basta acessar: https://www.boccati.com.br/



Oficial de Náutica com engenharia de segurança se torna um diferencial na segurança de embarcações de apoio marítimo e de plataformas

São Paulo, SP 20/8/2021 – A presença de um Engenheiro de Segurança a bordo contribui muito para atividades mais estáveis e segurasAlém da segurança, o Oficial de Náutica também é responsável por: navegação, radiocomunicações, manobra, controle de custos, controle e monitoramento de cargas, salvamento, planejamento de manutenções e controle de certificações

Com a expansão dos mercados de exportação por meio marítimo, o sistema de transporte tem o desafio de desenvolver uma cadeia eficiente, segura e eficaz que possa sustentar o crescimento econômico e a expansão do comércio, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ. De acordo com a agência, o uso da navegação para transportar cargas no Brasil aumentou consideravelmente, a partir do ano de 2019, e cresceu 20,7% na navegação interior. A navegação marítima entre portos e deles para hidrovias da navegação interior – modalidade conhecida como cabotagem – subiu 6% no período. Os principais produtos transportados foram combustíveis e óleos minerais (56,5%), contêineres (23,5%), minério de ferro (6,3%), bauxita (5,8%) e produtos siderúrgicos (2,4%), entre outras mercadorias (5,6%), com isso, a segurança das embarcações e das plataformas se tornaram cada vez mais cruciais para o melhor desenvolvimento e segurança de todos.

O Oficial de Náutica com engenharia de segurança é o profissional que utiliza dos conhecimentos de navegação baseados em códigos e normas, nacionais e internacionais, para atuar no setor de segurança náutica, com o intuito de mitigar riscos e acidentes com embarcações e plataformas, afirma Gabriel Kehdi Barros Araújo, Oficial de Náutica graduado em Engenharia Química, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e com MBA em Finanças. “AInternational Maritime Organisation – IMO define os códigos e diretrizes de segurança que devemos seguir, dentre eles, está o COLREG , no Brasil denominado RIPEAM – que determina as regras de tráfego marítimo”, informa Gabriel.

Além da segurança da navegação, o engenheiro de segurança explica que os oficiais de náutica também se encarregam de garantir a segurança das operações internas e externas da embarcação. Em que, diariamente, são abordados tópicos de segurança, instruções de registros e investigações de acidentes ocorridos na frota e em unidades marítimas.

O profissional também relata que mapas de riscos localizados nos decks das embarcações ajudam a tripulação a verificar quais os potenciais de riscos em determinados locais (risco físico, químico, biológico, de acidentes, ergonômico). E sempre que alguma atividade de risco é realizada, é emitida uma AST (Análise de Segurança do Trabalho).

Segundo a Marinha Mercante do Brasil, os acidentes náuticos são causados, em sua maioria, pelo não cumprimento das regras de segurança da navegação. Dados divulgados recentemente pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha mostram que nas ocorrências de Acidentes e Fatos da Navegação (AFN), em 2020 foram registrados 916 acidentes e este ano (2021), até o mês de julho, já são 501. 

Em função do alto índice de acidentes e do alto grau de risco das operações, Gabriel diz que a preocupação com a segurança aumentou exponencialmente na última década. “Um dos motivos para eu ter me especializado em Engenharia de Segurança foi justamente para tentar encurtar a ponte entre base e navio”, menciona o Oficial de Náutica, com cursos, pela Marinha Mercante Brasileira, de Adaptação a Oficial de Náutica, Oficial de Segurança de Navios, Operador de Posicionamento Dinâmico, Especial de Operações com Cargas Perigosas no Trabalho Aquaviário, Gerenciamento de Procedimentos de Passadiço para Oficiais, entre outros.

Conforme o especialista, os navios e as plataformas são plantas industriais flutuantes, portanto, também precisam cumprir as Normas Regulamentadoras do Trabalho – NRs. O setor de QSMS (Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança) é o responsável por orientar os oficiais no cumprimento das normas, por meio de um corpo de técnicos e engenheiros.

Nas embarcações, assim como nas plataformas, Araújo informa que são realizados treinamentos de emergência periodicamente, além da auditoria da Sociedade Classificadora do Port State Control e do cliente (Petrobras, Equinor, Shell, etc.). Por isso, as inspeções, os testes de equipamentos, EPIs, cabos e calibrações também ocorrem periodicamente, a fim de cumprir a legislação e ao mesmo tempo manter a embarcação segura para a tripulação.

Alguns dos problemas de segurança são identificados através de inspeções mensais realizadas pelos técnicos de terra quando da estadia do navio no porto, alega o engenheiro de segurança, e que na maioria das vezes o técnico responsável não conhece o dia a dia da embarcação, o que dificulta em alguns diagnósticos. Neste sentido, ele afirma que a formação de um Oficial de Náutica com Engenharia de Segurança se torna um diferencial, já que o profissional adquire um olhar mais crítico com relação à percepção de potenciais riscos e os encaminha ao QSMS.

“A presença de um Engenheiro de Segurança a bordo contribui muito para atividades mais estáveis e seguras”, conclui Gabriel Araújo, com experiência em transporte marítimo, especialmente em Platform Supply Vessels, manobras de aproximação a plataformas, atracações, procedimentos e normas de segurança do trabalho (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) – HSE.



Comparativos de preços e reviews: ferramenta pode ampliar crescimento de sites

São Paulo – SP 20/8/2021 – A demanda por reviews e por comparação de preços existe e ainda vai aumentar muito. O digital é o futuro, mas também já é o presenteDados recentes apresentados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) indicam a consolidação cada vez maior do e-commerce no mercado brasileiro

A transformação digital no hábito de consumo do brasileiro tem se deslocado gradativamente do campo da tendência para a consolidação. Se antes da pandemia de Covid-19 o consumidor já tinha uma predisposição cada vez maior para realizar compras por meio do formato on-line, hoje pode-se dizer que esta maneira de consumir produtos e serviços já é uma prática devidamente estabelecida no Brasil. E acompanhando tais mudanças, costumes arraigados na maneira “tradicional” de comprar algo, como pesquisar os melhores preços ou buscar mais informações sobre aquilo que será adquirido, também têm ganhado força no meio digital.

São emblemáticos os dados recentes apresentados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) sobre essa consolidação do e-commerce no mercado brasileiro: em 2020, 42,9 milhões de pessoas realizaram compras on-line no país, sendo que 47% deste público jamais havia consumido produtos desta maneira antes – a estimativa realizada pela associação para o período antes da atual crise sanitária era de apenas 3 milhões de “consumidores de primeira viagem”. 

Da mesma maneira, e ainda segundo informações fornecidas pela ABComm, a abertura de novas lojas virtuais em 2020 foi da ordem de 150 mil, superando em dez vezes a previsão total para o ano, feita antes do início da pandemia de Covid-19.

Tal expansão das compras on-line, como não poderia deixar de ser, é acompanhada pelos mesmos hábitos de consumo de quem também o faz de forma presencial. Nesse sentido, a busca pelo melhor preço é o fator que mais influencia o consumidor em transações realizadas pelo meio digital. De acordo com estudo realizado em janeiro deste ano pela Opinion Box, empresa especializada em pesquisa de mercado on-line, 79,4% dos consumidores que utilizam o e-commerce levam em consideração o preço dos produtos em primeiro lugar para comprar algo. 

Estas comparações de preço, além disso, há tempos já têm sido feitas por sites e aplicativos especializados, sendo um hábito de 36,9% dos consumidores digitais consultá-los antes de uma compra, de acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) realizada de forma conjunta com o SPC (Serviço de Proteção de Crédito) em julho de 2017.

Outro comportamento “adaptado” para o formato digital diz respeito à busca por maiores informações sobre determinados produtos e serviços. Se no modelo “tradicional” de compras era comum consultar amigos e conhecidos que já tivessem comprado algo, para saber se valeria a pena prosseguir no intuito, no formato on-line vale a pena consultar todo e qualquer review sobre o produto disponível na rede. 

Uma pesquisa recente realizada pela consultoria estadunidense BrightLocal apontou que 91% dos consumidores com idade entre 18 e 34 anos são mais influenciados por reviews do que até mesmo amigos e familiares. E, de acordo com o mesmo estudo, quatro em cada cinco consumidores desistem de comprar algo quando se deparam com reviews negativos.

Reviews mais técnicos e comparação de preços ajudam consumidores digitais

O feedback de outros compradores pode influenciar muito em uma compra (ou na desistência dela), mas muitas vezes não é feito de forma racional – quem nunca se deparou com situações em que um mesmo produto ou serviço exatamente iguais foram avaliados de maneiras distintas por consumidores diferentes? Reviews mais técnicos, publicados em sites especializados, então, têm sido uma opção para aqueles que buscam informações mais seguras – e desprovida de avaliações subjetivas. 

“Um mesmo produto pode gerar experiências positivas para alguns e desagradar totalmente outros. Um bom review, então, tem que levar em conta o maior número possível de elogios, reclamações e comentários sobre o objeto em questão para seja traçado uma análise mais objetiva possível sobre ele”, diz Augusto Eduardo Pereira, especialista em tecnologia e CEO da empresa Melhor do Lar, site que realiza comparação de preço de produtos acompanhados de reviews técnicos.

A consolidação do e-commerce em outros países, segundo Pereira, fez com que este tipo de serviço também crescesse muito, passando a ser amplamente utilizado por consumidores que buscavam resenhas mais objetivadas sobre produtos e serviços. “Analisando mercados externos, vimos que sites como esses tinham grande acesso, sinalizando a necessidade dos usuários por esse tipo de artigo”, afirma o empresário.

O “Relatório E-commerce no Brasil”, de abril de 2021, da AbComm, aponta que a aposta de Pereira tem sido acertada, visto que o setor de casa e móveis teve alta de 86,62% no ano imediatamente anterior à divulgação da pesquisa em relação ao mesmo período da temporada anterior. 

“O e-commerce no Brasil só tende a crescer e isto mostra que esta demanda por reviews e comparação de preços existe e ainda vai aumentar muito”, diz. “O digital é o futuro, mas também já é o presente”, aposta Pereira.

Para saber mais, basta acessar: https://melhordolar.com.br/

Website: https://melhordolar.com.br/



Sennheiser apresenta nova linha de áudio para vídeo

Em tempos de alto consumo e produção de vídeos e podcasts é importante que a qualidade sonora adotada no audiovisual tenha o mesmo padrão dos vídeos e imagens. Os microfones já embutidos nos dispositivos não possuem alta capacidade, pois estão presos na caixa do produto e captam todo som ambiente, além de exigirem que o usuário permaneça sempre na mesma distância do dispositivo para que os níveis de áudio e a qualidade sonora sejam consistentes.

Para solucionar diferentes problemas e limitações, a Sennheiser lança no Brasil opções para aqueles que estão sempre em busca de melhorar ainda mais seus conteúdos.

O microfone MKE 400 foi redesenhado, trazendo tudo o que é necessário para a captura de áudios incríveis. Projetado para focar no personagem em ação, eliminando os ruídos de fundos, o MKE 400 atinge sua direcionalidade com um tubo de interferência acústica, enquanto cancela o ruído incômodo do ambiente. Os resultados são gravações de diálogos com clareza, que ajudarão a dar vida ao conteúdo.

Aos amantes de microfones em lapela, a marca traz a novidade da família XS. Colocando o XS Lav próximo a fonte sonora, será possível isolar a voz do usuário e atenuar ruídos do ambiente ao redor – oferecendo mais liberdade ao usuário para se mover na frente da câmera. Seu design discreto permite que seja escondido entre a roupa, garantindo uma aparência profissional e sendo ideal para gravar podcasts e/ou videoconferências em aparelhos como laptop, já que são leves e sóbrios.

As gravações de vídeo, em sua maior parte, são realizadas em vários dispositivos diferentes e, muitas vezes, simultaneamente. Pensando nos criadores de conteúdo que estão sempre atrás de soluções práticas e que ofereçam a melhor qualidade possível, a marca alemã de tecnologia idealizou kits para atender as necessidades daqueles que estão sempre na correria do cotidiano.

Kits Mobile MKE 200 e MKE 400
Os kits do MKE 200 e do MKE 400 são perfeitos para vloggers e filmmakers, já que incluem um mini shotgun, um tripé Manfrotto PIXI e cabos conectores TRS e TRRS de 3,5 mm, possibilitando o uso em câmeras profissionais e smartphones, respectivamente.

XS LAV USB Mobile Kit
Com entrada USB-C, ele é o companheiro perfeito para gravações de voz em smartphones, já que possui um suporte acoplado. Pensado para vloggers e criadores de conteúdo em movimento, o mobile kit é composto por um Manfrotto PIXI que possui pivô rotativo com trava que pode ser ajustada com um botão, facilitando a escolha do plano de quadro.

XSW-D PORTABLE LAV USB Mobile Kit
Com um sistema de áudio sem fio, este Mobile kit é controlado por apenas um botão, além de utilizar uma transmissão digital para conectar fontes de áudio de forma fácil e confiável. Também inclui um tripé Manfrotto PIXI com suporte para celulares.

Mais do que um acessório
O cabo CL 35-USB-C é a solução para aqueles que ainda utilizam dispositivos com conector USB-C. Disponível separadamente como um acessório, o cabo é ideal para os usuários que desejam utilizar o MKE 200 Mobile Kit, o MKE 400 Mobile Kit e o XSW-D Portable Lav Mobile Kit sem precisar realizar a troca do aparelho, deixando-o pronto para gravação com smartphones com conector USB-C.

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Empreendedorismo Feminino ganha cada vez mais força no Brasil e no mundo

20/8/2021 – O empreendedorismo feminino colabora para a construção de uma sociedade mais justa, gerando oportunidades de renda e liderança para as mulheres.

O empreendedorismo feminino é o movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres, trazendo à tona discussão sobre o impacto econômico e social dos negócios comandados por mulheres e fortalecendo o protagonismo feminino.

Para se ter uma ideia de sua importância, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 19 de novembro como o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data é comemorada desde 2014 e vem ganhando o apoio de diversas organizações pelo mundo. A própria entidade criou a ONU Mulheres, que tem por objetivo unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres.

O empreendedorismo feminino colabora para a construção de uma sociedade mais justa, gerando oportunidades de liderança para as mulheres. Assumir o próprio negócio é uma forma de empoderamento social e econômico, com o potencial de mudar a realidade de milhares de mulheres.

Além de oxigenar as ideias de negócio, a inclusão de novas empreendedoras teria um impacto significativo no PIB mundial. De acordo com um estudo divulgado no final de 2019 pelo Boston Consulting Group, o aumento do número de negócios liderados por mulheres poderia elevar o PIB mundial entre US$ 2,5 trilhões e US$ 5 trilhões.

 

Dados do empreendedorismo feminino

De acordo com o Sebrae, o Brasil conta com 24 milhões de mulheres à frente de uma empresa, sendo que 45% delas são chefes de família. Em comparação com os homens que empreendem, elas possuem escolaridade 16% superior, porém, seus negócios faturam 22% menos.

Os dados apontam também que o empreendedorismo tem despertado mais interesse das mulheres. A proporção de novos empreendedores – os que têm um negócio com menos de 3,5 anos – é maior entre elas: 15,4% contra 12,6% de homens.

Elas representam 48% dos microempreendedores individuais (MEI) no país e geralmente escolhem os setores de estética, moda, beleza, alimentação (trabalhando em casa ou em seu próprio restaurante) – justamente alguns dos setores mais afetados pela crise da pandemia de covid-19.

Além de contribuir para o crescimento da economia e para a criação de empregos, o empreendedorismo feminino transforma também as relações sociais. Quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos e violentos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentar.

 

Luta contra a desigualdade

A desigualdade de gênero ainda é uma grande barreira para aquelas que sonham em ter seu próprio negócio: em 2018, os empreendedores brasileiros registraram rendimento mensal médio de R$ 2.344, enquanto as empreendedoras faturaram, em média, R$ 1.831 por mês.

Ainda de acordo com dados do Sebrae, as mulheres empresárias acessam um valor médio de empréstimos de R$ 13.000 a menos que a média liberada aos homens. Apesar disso, elas pagam taxas de juros 3,5% acima do sexo masculino. “O mercado financeiro é muito duro. Os bancos e as financeiras, por exemplo, não foram pensados por ou para as mulheres, para suas necessidades e desejos”, afirma Cristina Famano, sócia-fundadora e CEO da eutbem , o primeiro consórcio exclusivo para mulheres. 

Uma opção para a aquisição de bens e serviços é o consórcio, um produto regulado pelo Banco Central do Brasil. O produto é uma alternativa para quem quer poupar com consistência e sem riscos – principalmente em ofertas em que a taxa de administração é cobrada somente após a contemplação.

A startup eutbem veio com a missão de ajudar as mulheres que precisam de crédito para realizar diversos planos, como empreender, reformar a casa, viajar, pagar um curso, procedimentos estéticos e o que mais desejarem sem pagar altas taxas de juros de empréstimos ou financiamentos tradicionais. Ou ainda como uma alternativa à poupança tradicional, sem a cobrança de taxas e com rendimento muito mais atrativo.

Para saber mais, basta acessar www.eutbem.com.br

 

Crédito da imagem: Free Pik, DC Studio

 

 

Website: https://www.eutbem.com.br/



Teleassistência é utilizada em 40% dos casos médicos atendidos em viagens

São Paulo, SP 20/8/2021 – Aplicativo mobile que inclui a inovação digital de autogestão médica móvel.Desde o início da pandemia o setor de turismo está passando por uma importante mudança e o seguro viagem, já é considerado item essencial quando alguém pensa em viajar. Além disso, a tecnologia transformou a vida das pessoas.

De janeiro a abril de 2021, 40% dos casos médicos atendidos na Universal Assistance foram resolvidos pelo serviço de teleassistência. Através da videochamada, os viajantes realizaram consultas virtuais e o ranking dos cinco atendimentos mais comuns foram: suspeita de COVID-19, traumatismo leve, odontologia, dor abdominal e em alergias, respectivamente.

Desde o início da pandemia o setor de turismo está passando por uma importante mudança e o seguro viagem, já é considerado item essencial quando alguém pensa em viajar. Além disso, a tecnologia transformou a vida das pessoas.

A Universal Assistance, empresa de seguro viagem com mais de 40 anos de atuação no mercado, por exemplo, lançou aplicativo mobile que busca a inovação digital de autogestão médica móvel. “Visando acompanhar as inovações do mercado, o lançamento tem por objetivo apresentar ao novo perfil de viajante canais de atendimento ágeis e que possam atender à demanda desse público”, afirma Federico Siri, presidente da Universal Assistance Brasil.

O APP está disponível para Android e IOS em três idiomas – português, espanhol e inglês. Para saber mais sobre seguro viagem basta acessar: www.universal-assistance.com

 

Website: http://www.universal-assistance.com



Arábia Saudita se prepara para a Expo 2020 Dubai

Dubai 20/8/2021 – Pavilhão de Exposições Saudita receberá feira internacional que reúne empresas privadas, ONGs e instituições governamentais

Faltando menos de dois meses, o Reino da Arábia Saudita se prepara para receber turistas na Expo 2020 Dubai. No Pavilhão Saudita — o segundo maior depois do dos Emirados Árabes Unidos — os visitantes irão vivenciar o passado rico, o presente vibrante e o futuro promissor do Reino.

Uma tela curva de LED de 68 metros quadrados saúda os visitantes, enquanto embarcam em uma jornada tecnológica por cinco ecossistemas que fazem referência aos espaços naturais, às costas, aos desertos, aos mares e às altas montanhas do Reino. A jornada percorrerá da flora do Vale de Al Bardani, na região de Asir, até as montanhas de Tabuk e das dunas do Rub’ al-Khālī, no sudeste da Arábia Saudita, até o Mar Vermelho.

Os visitantes do Pavilhão Saudita passarão então por 14 marcos culturais ao longo de um circuito em escada rolante. Estes incluem patrimônios mundiais da UNESCO, como o Distrito de At-Turaif em Ad-Diriyah, o sítio arqueológico de Hegra em Al-’Ula, a parte histórica de Jeddah, a arte rochosa na região de Ha’il e o Oásis de Al-Ahsa.

Por meio de um guia audiovisual, os visitantes poderão explorar outros 23 destinos, incluindo alguns projetos sobre desenvolvimento sustentável, como Qiddiya, Diriyah Gate e King Salman Park. 

Em seguida, os visitantes entrarão na “Vision”, uma exposição de arte com curadoria de artistas sauditas. Os destaques incluem uma esfera virtual flutuante de 30 m e um piso interativo sob medida. 

Por fim, o pavilhão levará os visitantes ao “Discovery Center”, onde uma plataforma conectará líderes de todo o mundo para gerar parcerias e discutir oportunidades de investimentos visualizadas por meio de um mapa digital interativo da Arábia Saudita.

Pessoas, oportunidades, natureza e patrimônio são os quatro pilares que ancoram a experiência do visitante no pavilhão de 13 mil metros quadrados do Reino; uma aventura tecida em uma das estruturas mais sustentáveis da Expo 2020 Dubai. O pavilhão recebeu a certificação LEED Platinum pelo US Green Building Council (USGBC), uma classificação de sustentabilidade reconhecida internacionalmente em Liderança em Energia e Design Ambiental.

Além disso, o pavilhão detém três recordes mundiais do Guinness: o maior piso de iluminação interativa com cerca de 8 mil lâmpadas de LED, o maior recurso interativo de água em mais de 32 metros e a maior tela interativa de espelho digital de LED em 1.302,5 metros quadrados. 

Para mais informações basta acessar: https://www.expo2020dubai.com/



Pesquisa mostra que Brasil possui 152 milhões de usuários de internet

São Paulo – SP 20/8/2021 – A banda larga fixa é o principal tipo de conexão domiciliar, representando 68% dos usuários brasileiros

O número de brasileiros conectados à internet é de 152 milhões. A constatação é do Comitê Gestor da Internet do Brasil (ICG) através da pesquisa ITC Domicílios 2020 que foi lançada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic). De acordo com o levantamento, isso representa 81% da população acima dos 10 anos. 

A pesquisa também apontou que é a primeira vez que foi identificada uma proporção maior de domicílios com acesso à rede (83%) do que indivíduos usuários (81%). Em uma comparação com 2019, o aumento registrado foi de 12% e de 7%, respectivamente.

O levantamento do ICG ainda constatou que mais usuários procuraram (42%), ou realizaram (37%) serviços públicos na internet em 2020. As atividades foram realizadas na maioria das vezes entre moradores de áreas urbanas, com mais escolaridade, além de pessoas que fazem parte das classes A e B. 

Foi constatado ainda pela pesquisa o crescimento da realização de transações financeiras dentro do ambiente digital (43%, contra 33% em 2019). Esses números, segundo o estudo, se devem provavelmente ao surgimento do Pix.

Conexão banda larga e aumento de usuários

A banda larga fixa foi apontada como o principal tipo de conexão domiciliar, representando 68% dos usuários. O levantamento constatou ainda um aumento de 39% na presença de computador ou tablet nos domicílios em 2020.

Também foi detectado um aumento da proporção de usuários de Internet na comparação com o mesmo período do ano anterior, especialmente entre os moradores das áreas rurais (de 53% em 2019 para 70% em 2020). O crescimento ainda foi constatado entre os habitantes com 60 anos ou mais (de 34% para 50%).

Os usuários também começaram a usar mais a internet para assistir programas de televisão e produções em streaming, além dos estudos à distância que cresceram durante a pandemia da Covid-19.

Website: https://globedia.com.br/



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