Home Tech Digital Segurança Online: bem-estar digital é uma preocupação dos pais nos dias de...

Segurança Online: bem-estar digital é uma preocupação dos pais nos dias de hoje

Novo estudo mostra que a maioria dos pais está preocupada com o bem-estar digital de seus filhos



À medida que as escolas começam a retornar as aulas, um novo estudo da McAfee mostra que, embora os pais estejam cada vez mais preocupados com a segurança on-line de seus filhos, muitos estão finalmente levando isso a sério e procurando educar melhor as crianças sobre o bem-estar digital.

Com mais da metade das crianças em idade escolar participando do aprendizado online no ano letivo devido à pandemia, apenas 34% dos pais não viram nenhum risco aumentado para a segurança online de seus filhos. Os pais estão preocupados com a segurança online de seus filhos com exposição a golpes (85%), compartilhamento de informações pessoais (85%), fakenews (81%), conteúdo ilegal (82%) e cyberbullying (79%).

Agora, à medida que as escolas voltam presencialmente, 91% dos pais acreditam que seus filhos devem aprender sobre bem-estar digital e segurança online na sala de aula. Mas, apesar de apenas 5% acreditarem que é de sua própria responsabilidade, muitos pais já estão tomando medidas para proteger seus filhos. Dos pais brasileiros que participaram da pesquisa, 36% afirmaram ter adotado medidas para educar sua família sobre bem-estar digital e outros 17% optaram por adquirir uma nova proteção de segurança online.

“Levar os alunos de volta à escola com segurança é um imperativo para os pais após as interrupções do último ano letivo e essa preocupação se estende às condições sanitárias”, diz Paula Xavier, Head de Marketing da McAfee para América Latina. “Sabemos que muitos pais procuram tranquilidade online e estamos percebendo que estão cada vez mais conscientes dos perigos do mundo digital, por isso procuram escolas que os ajudem a educar os filhos sobre o comportamento online seguro. No entanto, é bom ver que muitos também estão fazendo o mesmo em casa e muitas vezes é o mais efetivo.

Na McAfee, sabemos a importância do bem-estar digital e reunimos aqui dicas importantes para que os pais prepararem seus filhos para voltarem à escola com segurança:

– Prepare seus dispositivos: assim como preparar as crianças para a volta à escola arrumando mochilas com antecedência, é bom se certificar de que qualquer dispositivo que as crianças usarão para a escola ou lição de casa esteja atualizado com suas configurações mais recentes, incluindo soluções de segurança.

– Acesso de casa com segurança: Use uma VPN quando as crianças acessarem serviços de aprendizagem online de casa para garantir a privacidade da conexão de internet com criptografia em nível de banco, e impedir que hackers roubem informações pessoais, como senhas ou dados.

– Ensine a responsabilidade pessoal: com a fake news sendo uma grande preocupação para muitos pais, é importante que os pais eduquem seus filhos sobre notícias falsas e como identificá-las. Peça às crianças que questionem o conteúdo que lêem ou chequem a veracidade para determinar se é confiável.

– Discuta o bem-estar digital ao redor da mesa de jantar: embora possa parecer um assunto enfadonho, é importante que as famílias discutam regularmente a segurança online em casa. Os pais devem conversar com seus filhos sobre como detectar um esquema de phishing, o que fazer se houver uma violação de dados e como manter o bem-estar digital.

Metodologia da Pesquisa
A McAfee encarregou a MSI International de conduzir uma pesquisa com mais de 1.000 adultos em cada país em abril de 2021, com idades entre 18 e 75 anos. Este comunicado à imprensa inclui apenas dados da pesquisa do Brasil. Pesquisas adicionais foram realizadas no Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Estados Unidos, México, Austrália, Cingapura, Indonésia e Índia. Os dados para essas regiões podem ser solicitados por meio do contato de mídia abaixo.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleEmpresa lança projeto para degustação de vinhos
Next articleDon Taspcott, um dos mais influentes executivos do mundo, confirma presença no Score Summit 2021