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Trilhas Temáticas intensificam o debate sobre Sociedade 5.0 no Latam Retail Show 2021

São Paulo-SP 10/8/2021 – Evento 100% digital promovido pela Gouvêa Ecosystem reúne líderes varejistas da América Latina e do mundo para discutir as novas tendências do consumo no pós-vacina

De 14 e 16 de setembro ocorre o Latam Retail Show 2021, o mais importante evento de varejo e consumo B2B da América Latina. A expectativa é reunir líderes de diversos segmentos para compartilhar com o público suas experiências e debater as transformações que as novas tecnologias geram nos negócios, além das novas tendências do consumo no pós-pandemia.

Ao todo serão mais de 80 horas de conteúdo e cerca de 200 especialistas convidados do Brasil e do mundo. Entre eles, Ana Luiza Mclaren (Cofundadora do Enjoei), Ana Szasz (Head de E-commerce do Rappi), Paula Andrade (Vice-Presidente de Varejo da Natura & Co América Latina), Paulo Camargo (CEO do McDonald’s) e Paulo Correa Jr. (CEO da C&A Brasil).

Nessa edição, o consumo e o varejo na Sociedade 5.0 é o tema principal do evento. E, para entender como o conceito se aplica no pós-pandemia, o Latam Retail Show 2021 apresenta Trilhas Temáticas alicerçadas em quatro pilares centrais: Estratégia 5.0, Marketing 5.0, Experiência 5.0 e Cultura 5.0. Cada uma contém pontos fundamentais para a compreensão da tendência, que visa aplicar recursos tecnológicos à vida humana com o objetivo de trazer bem-estar e potencializar indivíduos em todas as esferas sociais.

Trilha Estratégia 5.0

A primeira trilha temática a ser abordada no Latam Retail Show 2021 será Estratégia 5.0. Trata-se da discussão de temas do negócio, com o objetivo de aumentar lucros, vendas ou a participação no mercado. Entre eles estão: os impactos no consumo na Sociedade 5.0; análise macroeconômica; novos modelos financeiros; governança – a base da sustentabilidade; e estratégias de expansão em tempos difíceis. Todos apresentados em painéis com a presença de executivos de renome que irão fomentar o debate em diferentes vertentes.

Os principais destaques da Trilha Estratégia 5.0 são:

Resultado Pesquisa Sociedade 5.0: Tendências de Comportamento e Impactos no Futuro do Consumo

A Mosaiclab (unidade da Gouvêa Ecosystem especializada em market intelligence) e Offerwise entregam aos participantes o resultado da pesquisa Consumo 5.0. O estudo apresenta a percepção dos consumidores latino-americanos sobre expectativas futuras, impactos na sociedade e negócios e tendências sobre consumo e comportamento em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Venezuela.

A Sociedade 5.0 no Japão

Yoko Ishikura (Professora emérita da Universidade Hitotsubashi – Tóquio – e Membro do Fórum Econômico Mundial) apresenta o conceito da Sociedade 5.0, relacionando-o às mudanças no consumo e no varejo no Japão.

Impactos no Consumo na Sociedade 5.0

Os CEOs João Carlos Brega (Presidente da Whirlpool), Juliano Ohta (CEO da Telhanorte Tumelero) e Paulo Camargo (Presidente-Div. Brasil do McDonald’s) discutem os resultados da pesquisa Sociedade 5.0 e suas perspectivas com foco no seu setor.

Consumo e o comportamento do consumidor no pós-pandemia

André Sacconato (Assessor Econômico da Fecomércio-SP), Caio Megale (Economista-Chefe da XP) e Manoel Fernandes (Diretor da Bites) promovem reflexões sobre as principais tendências do comportamento dos consumidores pós-pandemia.

Novos modelos financeiros para a potencialização do Varejo

Sergio Zimerman (CEO da Petz), Belmiro Gomes (CEO do Assaí Atacadista) e Paulo Correa Jr. (CEO da C&A Brasil) apresentam os impactos das tecnologias que impulsionaram a criação de novos modelos financeiros e alavancaram o segmento.

O poder de predizer quem vai clicar, comprar, mentir ou morrer

Eric Siegel (PhD, Professor da Columbia University e autor do livro Análise Preditiva), mostrará como o Machine Learning – também conhecido como análise preditiva – funciona e as maneiras como ele agrega valor ao setor de varejo.

Estratégias de expansão de empresas de varejo em tempos difíceis

Barry McGowan (CEO do Fogo de Chão), Einar Gustafsson (CEO da Americas & Europe e Gong Cha Americas), F. Javier Pelayo (Vice President of Corporate Development do Jeff App) e Taddeo Bruno (Global Franchising Manager do Kiko SPA) apontam as principais soluções para o crescimento das organizações e dos negócios em tempos de crise.

O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz – 2ª edição

O Latam Retail Show 2021 marca ainda o lançamento dos resultados da segunda edição da pesquisa “O Futuro do Varejo na Visão de Quem Faz”, desenvolvida pelo Centro de Excelência em Varejo da FGV EAESP (FGVcev) em parceria com a Gouvêa Experience. O objetivo do estudo é compreender a visão dos dirigentes varejistas sobre as tendências do setor e seus reflexos no ambiente de negócios.

Sobre o Latam Retail Show

Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 850 horas de conteúdo, 1.000 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos.

Mais informações no site

Organizador – Gouvêa Ecosystem

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
fabio.barros@gsmd.com.br

Website: http://www.gouveaecosystem.com



Empresa de moda atrai fundo de investimento para lançamento de flagship

São Paulo 10/8/2021 – “A qualidade e o perfeccionismo do Camargo em seus trajes de luxo foram decisivos para o investimento”, afirma Marcio Barbero, diretor da Downwind Group.Downwind Group acredita em novo ciclo da marca de moda masculina Camargo Alfaiataria que atua há 15 anos no mercado de luxo brasileiro

A Camargo Alfaiataria, empresa que atua no mercado de moda masculina desde outubro de 2005, entrou para o time de investimento da Downwind Group, união de empresas sócias que são voltadas para o desenvolvimento de negócios em potencial e que recentemente anunciou o investimento de R$ 20 milhões em empresas de tecnologia e aquisição de startups.

A negociação com a Camargo se iniciou em 2020 a partir da decisão do empresário João Camargo de reestruturar a gestão de sua empresa, iniciando uma nova fase, em seu conceito de moda e marketing da marca. O objetivo principal da nova estratégia da Camargo Alfaiataria será inovar na forma de atendimento a partir do conceito flagship, ambiente criado para estabelecer e comunicar a força e potência da marca.

Diante de um cenário mundial difícil, decorrente da pandemia, todos os modelos de negócios se viram obrigados a reinventarem suas ações. E com isso, João Camargo, em fevereiro de 2021, reforçou seu plano, investiu e inaugurou a flagship Camargo que, por meio de negociações e com objetivos voltados a receber investimentos, alinhou-se com o advogado e empresário Marcio Barbero, diretor da Downwind Group. Barbero trouxe indicações de empresas que compõem o grupo de sua direção, para o plano de expansão da Camargo se consolidar, a partir da sincronização de todos os setores da empresa.

O investimento realizado pelo diretor da Downwind Group foi consolidado de duas maneiras: com soma de capital para a realização do espaço e serviços na reestruturação do suporte à gestão.

O alfaiate e empresário João Camargo conta que foi muito importante a entrada da Downwind nos negócios de sua empresa: “Depois de quinze anos, sinto que de fato formamos um time preparado para evoluir com nossa expansão”, afirma.

De acordo com os dados da Infracommerce, o mercado de luxo apresentou crescimento de 93% quando comparado os seis meses antes e os seis meses depois do início da pandemia. Só no Brasil, este mercado movimentou 26 bilhões de reais em 2018, segundo um estudo sobre luxo feito pela Consultoria Euromonitor International. O levantamento prevê que, até 2023, o valor crescerá para 29 bilhões de reais, sendo que o potencial do canal on-line desse segmento pode chegar a 30% do mercado até 2025.

O fundo Downwind acredita no potencial de crescimento da marca Camargo devido ao diferencial de estilo, qualidade, elegância, prestígio e credibilidade que possuem no mercado de luxo brasileiro.

Para Marcio Barbero, a Downwind sempre está atenta às oportunidades do mercado nesse segmento de luxo. “A qualidade e o perfeccionismo do Camargo em seus trajes de luxo foram decisivos para o investimento. Assim, o Grupo Downwind, prevê crescimento mútuo com a marca Camargo e prepara ambas as empresas para a retomada da economia”, finaliza Barbero.

Website: https://www.camargoalfaiataria.com.br/



Tradicional evento de distribuidores de bebidas reunirá cerca de 2.000 profissionais do setor

O maior evento de distribuidoras de bebidas do Brasil está confirmado para agosto e irá acontecer em formato digital nos próximos dias 13 e 14. Organizado pela Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição (Confenar) desde 2003, o Agenda Confenar ON21 deve reunir centenas de empresários e fornecedores para discutir tendências do setor que cumpre importante função na economia brasileira.

O encontro online destacará a importância nacional da Confenar, junto à sua rede de revendas composta por 110 unidades espalhadas pelo Brasil, além de uma das maiores frotas de transporte do país, com 7.200 veículos (caminhões, automóveis e utilitários), tudo isso articulado por sua operação de logística, que é reconhecida em todo o mundo. Com o intuito de aproximar as lideranças de suas revendas associadas, o evento o evento chega a sua 19ª edição.

“Com o evento ocorrendo virtualmente, mais colaboradores poderão participar, o que é uma vantagem exclusiva do formato. Dessa forma, o encontro se propõe a entregar conteúdo e capacitação para um número maior de revendas, trazendo proximidade ao nosso time e nos preparando para enfrentar os desafios e seguir identificando novas oportunidades de negócios com o apoio”, afirma Ataíde Gil Guerreiro, presidente da Confenar. Para ele, o objetivo deste encontro é continuar gerando informação e preparo para os revendedores garantirem a credibilidade da empresa no mercado de bebidas, uma vez que a empresa responde por cerca de 25% do volume total comercializado no Brasil.

A programação deste ano terá várias novidades. Além das dinâmicas de compartilhamento de conhecimento, apresentações de tendências e uma visão estratégica da diretoria sobre gestão e o setor. O evento contará com apresentações sobre novos produtos que serão lançados e diversas interações dos empresários das revendas com a Ambev, como palestras e treinamentos em formato de webinar.

Também é prevista a utilização da nova assinatura da conferência deste ano, o E, representado no símbolo do evento, que é a letra E em braile. “Estamos na Era do E, o que significa que é necessário acolher a diversidade, como valor e riqueza; estamos falando de inclusão, ao mesmo tempo em que acreditamos que não é possível fazer concessões e acolher apenas um lado. É necessário aceitar as dualidades e diferenças, para construir nossa identidade e mentalidade frente aos desafios que ainda estão por vir”, afirma Guerreiro.

O evento é fechado para associados, mas conta com participação externa de apoiadores e de patrocinadores, além de transmissão ao vivo via uma plataforma de navegação em 3D, permitindo a visita de stands como a Feira de E-Negócios e o Cyber Café, além de tirar fotos, obter crachá virtual e muito mais.



Em 2021, busca por sistemas de ERP para pequenas empresas cresce 10%

Belo Horizonte, MG. 10/8/2021 – Segundo o CEO da GestãoClick, Ronei Marques, a pandemia acelerou o processo de vendas digitais profissionais no Brasil. Sistema de ERPs vêm sendo mais buscados por microempreendedores desde o início da pandemia. Necessidade de controle de estoque e fluxo de caixa chamam a atenção.

Diante de um mercado em transformação por conta da COVID-19, os negócios locais precisaram se reinventar para continuar funcionando. Com isso, a alternativa foi transferir as lojas tradicionais, ambientadas no universo físico, para o universo digital.

Entretanto, muitos negócios de bairro perceberam que não estavam preparados para operar como o formato da internet pede nos últimos tempos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil, em 2020, apenas 10% das novas lojas tinham um sistema ERP capaz de controlar o estoque, mostrar o fluxo de caixa e otimizar a gestão do pequeno empreendedor. 

Inicialmente, essa barreira acabou fazendo com que muitos empreendedores iniciassem a jornada digital de maneira amadora, vendendo em redes sociais e sem demonstrar um profissionalismo adequado com as novas normas da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, por exemplo.

Segundo os dados do Google Trends, plataforma pública de pesquisas do Google, o crescimento para a busca de termos como “sistema de gestão” e “sistema ERP” cresceu mais de 20% apenas no último ano.

João Cortez, empreendedor de Santos/SP à frente de uma loja de roupas infantis, também se viu na necessidade de buscar uma solução como um software de gestão para conseguir fazer o controle ideal da loja nas vendas online. Até a pandemia, ele também não atuava com vendas digitais. 

“Com tudo fechado, a pandemia trouxe uma outra perspectiva de mercado. Percebi que tudo o que fazia com um caderninho na loja, não seria mais viável. Precisei buscar alternativas para fazer o controle e hoje, acredito que tenha sido uma das melhores coisas que consegui fazer pelo negócio, já que consigo gerenciar de forma simultânea minha loja física e a virtual”, disse.

Diante deste cenário, a empresa especializada em softwares de gestão GestãoClick, já estava se preparando para o crescimento contínuo dos negócios.

Segundo o CEO do negócio, Ronei Marques, a pandemia acelerou o processo de vendas digitais profissionais no Brasil. 

“A GestãoClick conseguiu se posicionar como uma das mais importantes plataformas de gestão para o pequeno empreendedor nos últimos anos. Então, conseguimos entender e enxergar as necessidades desse público. A busca de empreendedores do ramo de vestuário por um sistema de gestão, por exemplo, cresceu em torno de 19% em nossa empresa, mostrando o impacto da situação diante dos negócios”, comentou. 

Marques também disse que essa foi uma boa oportunidade para que as micro e pequenas empresas pudessem se profissionalizar. “Com um controle total da empresa nas mãos, a tomada de decisão se torna muito mais assertiva e profissional. O empreendedorismo do Brasil só tem a crescer com essa mudança de comportamento”, afirmou. 

O futuro das vendas digitais também é um ponto que chama a atenção. De acordo com a Smarthint, empresa especializada em e-commerces no Brasil, o e-commerce global deve atingir a marca de US$% 3,4 trilhões vendidos em 2025. 

Diante deste cenário, o empreendedor brasileiro que busca novas oportunidades e deseja se reinventar em um mercado com espaço de crescimento para aumentar a lucratividade, pode aproveitar para organizar a operação e construir uma base sólida desde o início utilizando este tipo de sistema para otimizar seu cotidiano no longo prazo. 

“Acreditamos que em um futuro próximo, quando falarmos sobre empreendedorismo, todos terão uma ideia de que um sistema de ERP é necessário para otimizar as operações. Estamos trabalhando forte para que esse futuro aconteça”, finalizou o CEO da GestãoClick. 

Website: https://gestaoclick.com.br/



Book Friday 2021: até 70% de desconto em milhares de livros e leituras

A Amazon anunciou a sétima Book Friday brasileira – a Black Friday da leitura, que ocorrerá do dia 19 de agosto às 18h até 22 de agosto às 23h59, com ofertas antecipadas pelo app por quatro horas antes da Book Friday, e descontos de até 70% em milhares de títulos durante o período. Serão mais de 4 mil obras que terão valores especiais durante a semana.

Haverá ainda o Esquenta Book Friday, que começa dia 16 de agosto e vai até às 14h do dia 19. Durante esse período de aquecimento, leitores poderão adquirir eBooks gratuitos e aproveitar lives de autores como Jenna Evans Welch, autora do best-seller Amor & Gelato.

Junto com o Esquenta, a Amazon lançou a Loja de Pequenas Editoras e Autores Independentes, que traz uma curadoria de centenas de títulos. Ao longo de todo o evento, parte das vendas da Loja serão revertidas para a ONG Vaga Lume, que tem como missão empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias.

Confira as principais ofertas:

Esquenta Book Friday – de 16 a 19 de agosto:

– 3 meses de Kindle Unlimited por R$ 1,99;
– Novos títulos em Prime Reading;
– Cupom para eBook gratuito;
– Ofertas em Livros exclusivas para membros Prime;

Book Friday – de 19 a 22 de agosto:

– Até 70% de desconto em milhares de leituras;
– 3 meses de Kindle Unlimited por R$ 1,99;
– Leve 4 pague 3 em Livros Importados;
– Até 50% de desconto em Livros para a Faculdade, em Quadrinhos e Mangás, e em Boxes e Coleções;
– Saldão: 3 livros por R$30;
– Desconto em e-readers Kindle de 10ª geração.

Apoie pequenas editoras e autores independentes
A partir do dia 16 de agosto, leitores podem contribuir para incentivar pequenas e médias editoras e autores independentes. Na Loja de Pequenas Editoras e Autores Independentes, terão destaque eBooks de autores como Marília Arnaud, vencedora da 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, e de editoras como a 3DEA. Os leitores que adquirirem esses livros ajudarão a ONG de promoção da leitura Vaga Lume, com parte do valor das vendas dos títulos listados revertidos para a entidade.

A Vaga Lume é uma organização sem fins lucrativos que há 20 anos tem como missão empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia a partir da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias como espaço para compartilhar saberes. Atualmente, a Vagalume está presente em 86 comunidades rurais da Amazônia Legal brasileira.

Esquenta Book Friday
O Esquenta Book Friday vai de 16 de agosto até às 14h do dia 19 e os clientes irão encontrar promoções como eBooks gratuitos, valor promocional para novos assinantes de Kindle Unlimited, e cupons de desconto exclusivos para assinantes de Amazon Prime.

Membros Prime também aproveitam novos títulos disponíveis no Prime Reading, um dos benefícios do Amazon Prime, programa que combina compras e entretenimento. Entre os destaques, estão 1984, de George Orwell, e Anne de Green Gables de Lucy Maud Montgomery. No Prime Reading é possível ter acesso a uma seleção rotativa de eBooks, revistas digitais, guias de viagem e mais. Todos os títulos de Prime Reading estão inclusos na assinatura de Prime e podem ser lidos sem custo adicional nos e-readers Kindle ou em smartphones e computadores com o app gratuito Kindle.

Além dessas ofertas, o Esquenta Book Friday também terá uma programação de 7 lives com grandes nomes da literatura nacional e autores independentes como Aline Bei, João Paulo Cuenca, e Thalita Rebouças, que serão transmitidas ao vivo.

Todos os clientes terão também um cupom para 1 eBook grátis de diversos gêneros como romance, história, negócios e biografias. São mais de 40 obras para escolher, incluindo sucessos como DezesseisComo lidar com pessoas manipuladoras, e Nujeen: a incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas. A lista completa está disponível na página e os leitores podem resgatar seu eBook gratuito do começo do Esquenta até o final da Book Friday, no domingo.

Book Friday – a Black Friday dos livros
A Book Friday vai das 18h da quinta-feira, 19 de agosto, até às 23h59 do domingo, 22. Serão mais de 4 mil obras com descontos de até 70%, em livro físico ou eBook. Além de novos títulos a cada dia, a Book Friday também terá ofertas relâmpago começando a partir das 0h, 12h e 18h todos os dias.

Dispositivos Kindle de 10ª geração também terão valores promocionais durante o período da Book Friday, permitindo que os leitores aproveitem seus novos eBooks com um novo e-reader da Amazon. O Kindle de 10ª geração estará disponível por R$ 299 até o final do evento.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Jogo mágico de match 3 para celular Harry Potter: Puzzles & Spells da Zynga convida jogadores para se unirem para uma nova série de eventos no jogo chamada Club Challenge

Hoje, a Zynga Inc. (Nasdaq: ZNGA), líder global em entretenimento interativo, anunciou hoje que seu mágico jogo móvel Match-3, Harry Potter: Puzzles & Spells, lançou o primeiro evento Club Challenge no jogo. Já disponível para jogadores em todo o mundo, esta primeira série do eventos recorrentes em tempo limitado desafia clubes de jogadores a entrar na Floresta Proibida para explorar, superar e caminhar por um novo mapa interativo repleto de obstáculos ocultos, encontros especiais e recompensas.

Desbloqueado no nível 55 do jogador, o Club Challenge apresenta um novo caminho interativo e separado para a jornada solitária do jogo, oferecendo um sistema de pontos, recompensas e ‘vidas’ exclusivo e independente em cada um dos seus eventos. Abrangendo até três semanas de cada vez, cada evento Club Challenge transportará jogadores para uma localização exclusiva no mapa interativo, marcada com enigmas para resolver para continuar seu progresso. Ganhando pontos com cada enigma concluído, os jogadores receberão três ‘vidas’ diárias específicas para o recurso Club Challenge no Harry Potter: Puzzles & Spells. Enquanto os companheiros do clube colaboram navegando pelo mapa labirinto, eles encontrarão armadilhas e recompensas, ganhando pontos e trabalhando juntos para contribuir para o ranking da liga do seu clube.

Para o evento Club Challenge inaugural, jogadores deixarão a segurança de Hogwarts e entrarão na misteriosa, e geralmente perigosa, Floresta Proibida. Conforme os companheiros do clube exploram a mítica floresta, eles descobrirão Artefatos raros, mas reverenciados do mundo mágico, como a cobiçada Casa Cup ou a Espada de Gryffindor, para ter acesso ao enigma final. No confronto final, os jogadores devem se reunir para derrotar algumas das criaturas mais ferozes encontradas na floresta, incluindo o Trasgo da Montanha e o Rabo-Córneo Húngaro, ou o inimigo mais odioso de Ron, Aragog.

“Com elementos de colaboração social, estratégia e jogabilidade mágica completa, com feitiços icônicos e Sapos de Chocolate, Harry Potter: Puzzles & Spells oferece uma robusta experiência de Match 3 como nenhum outro,” disse Yaron Leyvand, vice-presidente executivo de jogos da Zynga. “O evento Club Challenge apresenta uma combinação de entusiasmo, mistério e amizade que é fundamental para a série Harry Potter e permite que os jogadores se conectem e colaborem com companheiros do clube de maneiras mais significativas”.

Em Harry Potter: Puzzles & Spells, os jogadores entram em uma aventura de match 3 repleta de feitiços, humor, cores e personagens da série Harry Potter. Com a trilha sonora e as vozes dos filmes originais da saga Harry Potter, os fãs revisitam de forma autêntica em dispositivos móveis a jornada de Harry pelo Mundo Mágico. Ao conquistarem feitiços e poderes especiaisàmedida que avançam pela aventura, os jogadores solucionam enigmas de match 3 cheios de sapos de chocolate saltitantes, chaves aladas, peças de xadrez mágicas de batalha, além de outros obstáculos e objetos inesperados. No espírito de competição amigável e positiva em Hogwarts, os jogadores podem se associar ou formar clubes com outros fãs para se socializar, colaborar com estratégias de enigma, compartilhar lives e concorrer a prêmios em eventos exclusivos do clube.

Harry Potter: Puzzles & Spells pode ser jogado mundialmente em dispositivos iOS e Android, além de Amazon Kindle e Facebook. Para saber mais acesse o site do jogo em www.harrypotterpuzzlesandspells.com.



Lightbeam Health Solutions anuncia parceria com empresa de testes genéticos Ambry Genetics

A Lightbeam Health Solutions, líder em soluções e serviços completos de gestão de saúde para populações, tem o orgulho de anunciar sua parceria com a Ambry Genetics, uma empresa Konica Minolta Precision Medicine (KMPM). A parceria fornece dados de testes genéticos de precisão no aplicativo Lightbeam para ajudar organizações a prever risco aumentado para cânceres comuns e condições crônicas em populações de pacientes.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, 1,6 milhão de pessoas é diagnosticado anualmente com câncer nos Estados Unidos. Espera-se que a parceira Ambry Genetics-Lightbeam reduza este fardo com ferramentas para detecção e prevenção precoces, permitindo que provedores identifiquem, avaliem, e envolvam rapidamente pacientes que atendem a fatores de risco específicos. À medida que a estrutura da evidência genética se expande, também será ampliado o valor entregue a clientes em comum da Lightbeam e da Ambry Genetics.

O CARE (Comprehensive, Assessment, Risk and Education) Program™ será integrado na plataforma Lightbeam, oferecendo um fluxo de dados clínicos adicionais para que clientes aprimorem a pontuação de risco proprietária de habilidade para impacto (Ability-to-Impact, ATI) da Lightbeam. Informações de risco genético são críticas porque orientam o cuidado personalizado do paciente para incluir cirurgias preventivas, triagem aumentada de câncer, e em alguns casos, terapias direcionadas.

“Na Lightbeam, parte da nossa visão é ajudar organizações a transformar a entrega de cuidados de reativa para proativa”, afirmou Pat Cline, diretor executivo da Lightbeam. “Acreditamos que essa parceria com a Ambry Genetics impactará vidas positivamente com sua habilidade para indicar se uma pessoa possui alto risco para câncer ou outras doenças. Combinados com nossa plataforma de análises líder no setor, os dados genéticos da Ambry aprimorará ainda mais como os clientes da Lightbeam podem melhorar a qualidade, reduzir custos e impactar positivamente os resultados para as populações atendidas.”

“Hoje, apenas uma fração das pessoas com uma predisposição hereditária para doenças são testadas”, disse Rob Guigley, diretor comercial da Ambry Genetics. “Nossa parceria com a Lightbeam busca proporcionar maior acesso para a comunidade e empoderar pacientes e provedores para tomar decisões preventivas informadas que podem melhorar os cuidados e gestão da saúde. O impacto potencial desse relacionamento é significativo para pacientes, provedores e pagadores.”

Para mais informações sobre essa inovadora parceria, visite o estande da Lightbeam Health, número 2060 na Sands Expo, na HIMSS21 em Las Vegas, Nevada, entre 9 e 13 de agosto de 2021.



Jamaica impulsionando seu setor de energia

A Jamaica, líder caribenha em energia renovável, está fazendo significativos avanços impulsionando a diversificação do seu setor de energia, enquanto o governo busca implementar o ambicioso plano de recurso integrado (Integrated Resource Plan, IRP) da ilha.

A iniciativa definiu uma meta para adicionar aproximadamente 1.600 megawatts (MW) de capacidade de geração nos próximos 20 anos para expandir os recursos de energia da ilha. O alvo é facilitar a redução dos preços de energia e reduzir a vulnerabilidade do setor de energia quanto a impactos externos como o preço do petróleo. O IRP cria oportunidades de negócios na forma de solicitações de propostas (requests for proposals, RFPs), que buscam investidores para atenderàdemanda por mais geração de energia.

As metas do IRP incluem 1.260 MW de energia eólica e solar, 330 MW de gás natural liquefeito (GNL), e 74 MW de energia hídrica, de biomassa ou de resíduos até 2037. A JAMPRO, a agência de promoções de investimentos da Jamaica, está encarregada de garantir investimentos locais e estrangeiros que orientarão o sucesso do plano e o cumprimento dessas metas.

A ilha está no caminho certo. A Jamaica quer ter 33% da geração de eletricidade a partir de renováveis até 2030, e já existem incríveis projetos de energia renovável na ilha que estão provando ser uma sólida base para o plano de recursos de energia da ilha. A usina de geração de energia solar Content Solar Ltd., de 20 megawatts (MW), de propriedade da WRB Energy Company, em Clarendon, é um desses exemplos. Em Westmoreland, a maior usina de energia fotovoltaica da Jamaica, o parque solar de 51 MWp (pico de megawatts) Paradise Park, é uma das produtoras de energia mais baratas da ilha.

Há também a Wigton Windfarm em Rose Hill, Manchester, que é a maior instalação do seu tipo no Caribe, com uma usina de 20,7 MW e uma instalação de extensão de 18 MW. A fornecedora de energia da Jamaica, a Jamaica Public Service (JPS), possui a Munro Wind Farm com capacidade de 3 MW, enquanto a Blue Mountain Renewable (BMR) Jamaica Wind gera 34 MW. Em St. Elizabeth, a empresa de serviços públicos JPS opera uma usina hidroelétrica de 7,2 MW em Maggoty.

Sobre esses projetos, Don Gittens, gerente de logística, energia e infraestrutura da JAMPRO, afirmou: “Os atuais projetos de energia renovável representam aproximadamente 14% da geração de energia na Jamaica, mas nossa meta é de 50%. Há, portanto, uma oportunidade significativa porque temos essa lacuna entre 14% e 50% que pretendemos preencher com investimentos adicionais de energia renovável.”

A Jamaica atualmente está buscando adquirir 320 MW de energia eólica e solar, 120 MW de GNL e 74 MW de energia hídrica, de biomassa ou de resíduos para este ano. Gittens complementou: “Esta é a oportunidade que existe no momento para investidores, por isso, é um momento muito empolgante”.

Alto interesse no setor de energia da Jamaica

De acordo com a JAMPRO, existe um verdadeiro interesse no setor de energia da Jamaica. A Agência está cativando diversos investidores locais e internacionais que estão interessados em participar na RFP que está por vir com as oportunidades de geração de energia mencionadas acima.

Esse interesse foi mantido pela JAMPRO durante a pandemia, quando a organização decidiu intensificar suas atividades de marketing. A empresa aumentou sua orientação digital e engajamentos diretos com líderes do setor e executivos, localmente e internacionalmente.

Diane Edwards, presidente da JAMPRO, disse: “Enquanto havia um sentimento de incerteza, especialmente no início da pandemia, sabíamos que tínhamos que continuar nutrindo nossos relacionamentos e a oportunidade de energia renovável na Jamaica, e aumentar nossas atividades de marketing. A COVID-19 reenfatizou o fato que setores como logística, energia e agricultura devem ser grandes prioridades, por isso o governo jamaicano realmente utilizou esse momento para identificar as áreas que precisavam de mais foco enquanto continuamos o desenvolvimento da Jamaica.”

As iniciativas de desenvolvimento do setor continuam, e a JAMPRO tem feito parcerias com entidades como a New Energy Events e a Associação para Energia Renovável e Tecnologia Limpa (REA) no Reino Unido para continuar sua promoção global do setor de energia. A Jamaica também começou a trabalhar no desenvolvimento de uma rede de carregamento de veículos eletrônicos, confirmando o comprometimento do país com fontes alternativas de energia.

Este é um momento muito empolgante no setor de energia local e global, enquanto tudo está indo em direção da energia renovável”, enfatizou Gittens. “Quando as RFPs estiverem prontas, estamos confiantes que muitos investimentos serão feitos.”



Em cenário de pandemia, comércio exterior recorre a feiras de exposição online

Com os impactos da pandemia sentidos no comércio internacional e com as viagens para o exterior ainda limitadas, muitas das mudanças em importação que vêm ocorrendo desde março de 2020 têm se mostrado eficientes o suficiente para continuarem existindo, mesmo após o fim da pandemia.

Segundo dados da Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e compartilhados pela Agência Brasil – São Paulo, 46% das empresas adotaram o modelo de trabalho em casa (home office) durante a pandemia.

Enquanto isso, dentre as mudanças, citadas por especialistas em importação e exportação, que devem se manter no comércio exterior, está o aumento das negociações virtuais, que se intensificou e proporcionou algo que não era concebido tão facilmente no passado: importadores na América Latina negociando ao vivo com fornecedores chineses, sem precisarem pegar voos por mais de 20 horas.

Outra tendência que é possível observar é a migração do conceito de live commerce, que teve origem na China, do mundo da moda para outros setores. Este conceito se fortaleceu durante a pandemia, onde a possibilidade de tirar dúvidas sobre produtos diretamente com os(as) vendedores(as) durante lives acabou por movimentar cerca de US$ 200 bilhões no país asiático em 2020. Já no Brasil, estudos desenvolvidos pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) mostraram que a proporção de usuários(as) de internet que acompanharam lives praticamente dobrou entre 2016 e 2020.

Com os avanços tecnológicos decorrentes do cenário atual, e para garantir a continuidade das negociações internacionais entre fornecedores e compradores ao redor do mundo, a Made-in-China.com – plataforma chinesa de e-commerce B2B – organizará sua maior feira de exposição online, a Sourcing Expo Virtual, de 16 a 27 de agosto de 2021, em seu site e aplicativo de celular.

Utilizando novas tecnologias e inovação para dar vida à experiência de participar virtualmente de feiras de exposição online, novos recursos da EXPO – feiras de exposição online – foram criados com o objetivo de permitir que os(as) visitantes possam ter maior praticidade e agilidade para negociar com fornecedores expositores, fazer pedidos instantaneamente e se comunicar no idioma que preferirem.  

Nesta nova modalidade de feira de exposição à distância, os(as) visitantes do evento poderão:

  • Descobrir e interagir com mais de 3.000 fornecedores qualificados, sem precisar viajar para a China;
  • Entrar em oito salões com descrições de produtos e funcionalidades em vários idiomas;
  • Fazer pedidos instantaneamente por meio do comércio online para uma variedade de bens de consumo duráveis e semiduráveis; 
  • Receber um cartão de visita digital personalizado, para facilitar as negociações com expositores do evento e proporcionar a sensação de estar em uma feira de exposição presencialmente;
  • Aproveitar amostras grátis, cupons, RTS, estandes virtuais em 3D para exibição de produtos, transmissões ao vivo e vídeos de produtos de fornecedores; e 
  • Utilizar serviços de concierge para agendar videoconferências ao vivo com fornecedores.

Durante o evento on-line, importadores(as) poderão se cadastrar gratuitamente na plataforma para fazer compras online ou para entrar em contato diretamente com os fornecedores. Também poderão assistir a lançamentos de centenas de produtos, fazer visitas em 3D e 360º a fábricas e showrooms na China, e acompanhar lives com apresentação de produtos em primeira mão, de forma livre. 

A tecnologia de reconstrução tridimensional na China levará a experiência do(a) participante a um novo nível, com roaming imersivo, autonavegação, guias de compras baseados em cenários e links diretos para mercadorias. Um participante de EXPOs anteriores e que já experimentou alguns desses recursos, avaliou: “Podemos rotacionar o modelo 3D e ampliar partes dele. É interessante e muito eficiente, já que antes era difícil conseguir detalhes suficientes sobre o produto”.  

Para saber mais, é possível se informar clicando em August Sourcing Expo ou entrando em contato pelo e-mail buyerservice@made-in-china.com ou pelo número + 86-25-6667 7777.

Fundada em 1998, a Made-in-China.com é uma plataforma de serviços integrados, especializada em comércio internacional B2B e que busca proporcionar oportunidades de negócios, oferecendo serviços comerciais e soluções one-stop para compradores globais e fornecedores chineses.



Como sair da zona de conforto? 5 dicas para entender melhor o seu cérebro

Mas você sabe o que é estar na zona de conforto? Isso é mesmo ruim? Como saber se eu estou na minha zona de conforto?  Para responder a todas essas perguntas, é preciso entender como o cérebro processa as tarefas que executamos e porque é tão importante dar a ele os estímulos corretos.

Menos tarefas, mais espaço – Trocamos as agendas telefônicas pelo WhatsApp, o autocompletar do Gmail torna dispensável a tarefa de escrever todo o endereço daquele que queremos contatar, as calculadoras fazem em milésimos de segundos contas para as quais dedicamos, por vezes, alguns minutos. Tecnologias como essas imitam funcionalidades que antes eram exclusivamente desempenhadas pelo nosso cérebro.

Embora algumas pessoas acreditem que a inserção das tecnologias tornou nosso cérebro preguiçoso, não é bem assim. Ao armazenar informações e delegar funções aos aparelhos, otimizamos nosso cérebro para desempenhar outras funções, tornando possível ampliar o leque de conhecimentos. É importante entender, no entanto, como o nosso cérebro recebe as informações que recebe. “Ao longo da vida o cérebro precisa ser estimulado com novidade, variedade e grau de desafio crescente. O conceito científico de neuroplasticidade, mostra que o cérebro pode se modificar, ou seja, ao estimular o cérebro com atividades novas, variadas e cada vez mais desafiadoras este órgão humano consegue se reorganizar conforme vivenciamos estas atividades. Atividades para o cérebro são traduzidas como estímulos, então é por meio dos estímulos de qualidade organizados é que ele é capaz de criar conexões, restabelecer conexões neurais e melhorar seu desempenho”, lembrou Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do Supera – Ginástica para o cérebro.

O cérebro econo​miza energia? – Nosso cérebro pesa aproximadamente 1,5kg e utiliza cerca de 20% do oxigênio do nosso corpo, e essa quantidade pode variar quando desempenhamos funções mais complexas, como por exemplo estudar, podendo atingir até 50% do oxigênio de todo o corpo. Formado por cerca de 86 bilhões de neurônios, esse órgão é capaz de formar até 700 mil conexões entre os neurônios a cada segundo. Muita coisa acontece enquanto utilizamos o cérebro, né? O cérebro é uma verdadeira máquina e trabalha o dia todo fazendo milhares de conexões por segundo. Esse processo demanda muita energia deste órgão e é por isso que os neurônios têm uma tendência de economizar energia. Sabe como?

Como o nosso cérebro entra na zona de conforto? – Quando desempenhamos situações rotineiras, como escovar os dentes, andar ou pegar um objeto, o cérebro cria conexões neurais para essas atividades que se repetem visando não gastar mais tanta energia com tarefas repetitivas. Pense assim: para cada atividade, cada coisa que sabemos, há um conjunto de conexões neurais específicas. É como um endereço de um mapa para chegar em uma residência: para chegar na casa de número 140 você faz um caminho diferente do que faria para chegar na de número 300, por exemplo. Assim também é com as tarefas que executamos. Nosso cérebro acessa essa memória por meio de um conjunto de ligações específicas. Com isso, quanto mais rotineiras forem essas atividades, menos energia ele gastará para desempenhá-la.

Procrastinando nas redes sociais?  – Sabe aquela espiadinha nas redes sociais que fazemos enquanto trabalhamos ou estudamos? É simplesmente nosso cérebro tentando economizar energia e buscando liberar dopamina, um neurotransmissor responsável por nos proporcionar uma sensação de prazer. “Estamos dando aqui exemplos simples que nos ajudam a entender por que fazemos o que fazemos. No entanto, essa rápida olhada no celular pode se transformar em um ciclo que vai tirar nosso foco e consequentemente interferir na nossa produtividade, por isso é tão importante entender porque fazemos o que fazemos e como o nosso cérebro reage a tudo isso. É importante lembrar que finalizar tarefas e conseguir estudar de forma efetiva também são ações compensatórias que liberam a dopamina”, lembrou a especialista.

Aprendendo novos caminhos
Da mesma forma que o cérebro entra no piloto automático, ele também pode ser estimulado para criar conexões, novos caminhos, que levarão para outras “residências” no nosso grande mapa mental.

Toda vez que damos a ele novidade, variedade e grau de desafio crescente, criam-se conexões que contribuem para a saúde desse órgão tão importante que é o cérebro.

Como tirar o cérebro da zona de conforto?  – Confira quatro dicas simples para incluir no seu dia a dia e manter seu cérebro sempre ativo:

– Leitura: a leitura é um verdadeiro exercício para o cérebro por envolver a prática da imaginação, mentalização, aprendizagem e a associação com conteúdos já aprendidos. Além disso, uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex demonstrou que a leitura pode reduzir em até 68% os níveis de estresse.

– Palavras cruzadas: as palavras cruzadas também são uma ótima ferramenta para cuidar da saúde do cérebro. Elas aceleram o raciocínio e podem rejuvenescer em até 14 anos o cérebro de idosos. Muito utilizada por médicos para tratar doenças como a perda de memória, essa técnica também se faz presente em cursinhos pré-vestibulares, em que os centros educacionais fazem parceria na distribuição de livros com palavras-cruzadas, pois estas auxiliam os alunos a manter o foco e ainda ficar por dentro dos assuntos da atualidade. O mais legal é que você pode praticar essa atividade em revistas ou em dispositivos móveis que oferecem esse tipo de atividade.

– Atividade física: que a atividade física faz bem para o corpo e cérebro todo mundo já sabe, mas é sempre bom relembrar, não é mesmo? A prática de exercícios físicos, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida, ativa áreas relacionadas à memória, aprendizado e planejamento, também é responsável por estimular a neuroplasticidade, um processo importantíssimo que é capaz de tornar nosso cérebro cada vez mais apto a aprender coisas novas, fazendo com que ele se mantenha sempre em atividade e jovem.

– Novidade, variedade e grau de desafio crescente: uma vez que entendemos como o nosso cérebro assimila as informações, você pode buscar ‘surpreendê-lo’ realizando tarefas cotidianas de um jeito diferente. Por exemplo, comer ou escovar os dentes com a mão que não está acostumado, caminhar por outra rota, ler em locais diferentes, aprender uma receita nova ou até mesmo fazer cálculos sem calculadora, você pode usar ferramentas como o ábaco para isso.

“É importante dizer que nosso cérebro precisa ser estimulado ao longo de toda a vida. Vamos viver tempos bons e ruins, mas o senso de autocuidado é integral e não deve ignorar nosso órgão mais importante. Ao fazer isso estamos cuidando de nós mesmos e daqueles que nos cercam”, concluiu.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Vídeo promovido pelo Sindalcool-PB destaca biotecnologia presente na produção de etanol

O etanol é gerado através de biotecnologia. Essa tecnologia é responsável por melhorar a produtividade nos canaviais e, consequentemente, aumentar a produção de etanol. Para mostrar como a biotecnologia está inserida nas usinas de açúcar e etanol, o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) produziu o vídeo Usina é Biotecnologia, que destaca o ciclo para a obtenção do biocombustível.

O vídeo do Sindalcool-PB mostra desde o início da plantação da cana até a chegada do biocombustível aos automóveis. As imagens foram captadas em usinas da Paraíba.

A produção de etanol acontece de forma totalmente sustentável. A cana capta a luz solar e a transforma em energia na forma de sacarose, que também é conhecido como o açúcar do dia a dia, por isso, o etanol também pode ser considerado a energia solar convertida em biocombustível.

O etanol que chega aos veículos é fruto da biotecnologia e não tem qualquer aditivo químico. No vídeo, é possível observar a modernização dos sistemas de irrigação e da colheita da cana nas usinas da Paraíba. As folhas, que antes viravam cinzas, agora protegem e fertilizam o solo dos canaviais com matéria orgânica.

A usina também pode ser chamada de biorrefinaria e o biocombustível que produz faz bem para um planeta mais limpo. Segundo o Sindalcool-PB, o etanol é renovável e, quando substitui a gasolina, gera 90% menos de emissão de dióxido de carbono (CO2), o que torna o ar mais limpo e dá mais qualidade de vida. Só em 2020, o consumo de etanol na Paraíba evitou a emissão de 171 mil toneladas de CO2.

Além de benefícios ambientais, o setor sucroalcooleiro reúne as indústrias mais dinâmicas da economia brasileira. É um dos principais geradores de emprego e renda no Brasil. Segundo o último levantamento do Sindalcool-PB, em 2018 o setor movimentou R$ 1,5 bilhões com salários, impostos e insumos na Paraíba. A estimativa do sindicato é que esse valor é injetado anualmente na economia local.

Em um panorama geral, a cadeia produtiva reúne usinas e destilarias, incluídos 1.500 mil produtores rurais, 21.800 empregos diretos e 44.000 postos de trabalho indiretos em mais de 26 municípios paraibanos. Atualmente, o setor é o que mais emprega no campo.

O presidente do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa, avalia que os próximos anos serão ainda mais promissores para o setor.

“Nós vamos continuar buscando a sustentabilidade, ou seja, produzir maior volume de cana nas mesmas áreas de produção atuais através da utilização na cana de bactérias das raízes do mandacaru, por exemplo, que irão reduzir os efeitos do estresse hídrico. A expansão da irrigação é outro desafio para manter maior volume de cana por hectare, além de maiores teores de açúcar. A utilização da conectividade no campo irá favorecer a agricultura de precisão. As usinas deverão gerar mais energia elétrica com o bagaço da cana para suprir o sistema elétrico nacional e o etanol passará a ser muito mais valorizado por suas contribuições na transição energética para a economia de baixo carbono”, disse Barbosa.

O vídeo pode ser conferido abaixo:



Produção de automóveis tem nova queda pela falta de semicondutores. Estoques são os menores das últimas duas décadas

Pelo segundo mês consecutivo a produção de autoveículos recuou no Brasil, de acordo com levantamento mensal feito pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA). A queda é creditada às paralisações de algumas fábricas em função da falta de semicondutores, item que integra centenas de equipamentos eletrônicos dos veículos. Em julho, a produção total foi de 163,6 mil unidades, 2% a menos do que no mês de junho e 4,2% abaixo de julho de 2020. Foi a pior produção para um mês de julho desde 2003.

As dificuldades no ritmo de produção obviamente têm seus reflexos tanto nas vendas internas quanto nas exportações. O mês de julho teve 8 mil licenciamentos diários, pior média em 12 meses. O total de 175,5 mil unidades licenciadas representou queda de 3,8% em relação a junho. O recuo foi ainda mais dramático nas exportações, com 23,8 mil veículos enviados a outros países, volume 29,1% inferior ao do mês anterior.

“Há demanda interna e externa por um volume maior de veículos, mas infelizmente a falta de semicondutores e outros insumos tem impedido a indústria de produzir tudo o que vem sendo demandado, apesar dos esforços logísticos empenhados pelas empresas”, afirmou o Presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes. “Os estoques de 85 mil unidades nas fábricas e nas concessionárias são os menores das últimas duas décadas, o que comprova a gravidade da situação”, complementou o dirigente, lembrando que não há previsão de normalização no fornecimento de semicondutores até meados de 2022.

A situação é especialmente delicada para os fabricantes de automóveis, em função dos maiores volumes de produção necessários para abastecer o mercado. O segmento de caminhões, em contrapartida, vem sofrendo de forma mais amena esses impactos negativos, embora também tenha seus percalços e poderia ter desempenho ainda melhor. Em julho a produção foi de 14,8 mil unidades, alta de 1,1% sobre junho. Já os licenciamentos totais de 12 mil caminhões foram 5,3% superiores aos do mês anterior.

Durante a coletiva de imprensa, a ANFAVEA apresentou dados que mostram que mesmo com a baixa oferta para tanta demanda, os preços dos automóveis e comerciais leves cresceram em média 8,3% nos últimos 12 meses, segundo acompanhamento da KBB, multinacional especializada em preços de carros. Esse índice é bem inferior ao da inflação do período, que foi superior a 35%, de acordo com o IGPM. É menor também que a valorização dos veículos seminovos em 12 meses (cerca de 17% pelo índice KBB) e dos insumos que impactam o custo de produção, como resinas e elastômeros (109%), siderurgia (84%) e plásticos (43%), entre outros aferidos pelo IBGE.

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Aproveitamento energético de biogás: quais são as vantagens?

Maranhão 9/8/2021 – Além de proteger o meio ambiente, o reaproveitamento de gás também oferece economia para empresas

Dados disponibilizados pela Agência Internacional de Energia, IEA, trouxeram à tona uma projeção da utilização do biogás e biometano no mundo até o ano de 2040. A expansão esperada é de 40%, e o cenário aponta oportunidade de crescimento na América do Sul. Além disso, o estudo também diz que a energia moderna deve superar a utilização do gás comum, uma vez que o seu custo pode diminuir diante da larga adesão.

No Brasil, a utilização do biogás cresce há algum tempo. No ano de 2019, foram contabilizadas 548 plantas de biogás com fins energéticos no país. Estes produziam 1,3 bilhões de metros cúbicos por ano, de acordo com dados disponibilizados pela UNIDO, Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial. O valor representou crescimento de 36% em relação ao ano anterior.

A empresa Ener, por exemplo, acompanha o crescimento desse mercado desde 2009 quando forneceu sua primeira planta de reaproveitamento de biogás para uma grande empresa de bebidas. “Nos últimos dez anos, vimos o mercado se organizar e a demanda crescer continuamente, a ponto de podermos, hoje, ofertar produtos de alta performance, com tecnologias consagradas e valores de investimentos cada vez mais competitivos para os clientes”, diz o diretor Alfredo Curioni. 

Segundo o empreendedor, grandes empresas dos setores de bebidas e alimentos vêm adotando uma visão de oportunidade econômica e ambiental para seus efluentes e resíduos orgânicos. A área ambiental que tinha uma natureza apenas de compliance, que absorvia recursos das operações, passa agora ter um destaque na geração de energias renováveis, contribuindo para a redução das emissões e subsidiando os custos de energia, seja térmica, elétrica ou mesmo de logística, uma vez que o biometano pode também ter utilização veicular.

Biogás para indústria 

A Ener foi inaugurada em 2010 com objetivos específicos na área de tratamento e purificação de gases, buscando trazer soluções inovadoras para recuperação de energia e de efluentes de processo: um negócio com tendência mundial. A empresa faz parte da HBR Holding Brasil, com mais de 36 anos de experiência no mercado nacional e internacional.

Alfredo ressalta que reutilizar o biogás é sempre vantajoso, em qualquer que seja a aplicação, embora muitas vezes o mesmo ainda seja queimado. “Com as tecnologias oferecidas, recuperamos esse gás, purificamos e devolvemos para o cliente como um gás natural, podendo ser usado como substituto do gás natural ou para geração termelétrica.”

Além da venda de equipamentos e plantas completas de compressão e purificação de biogás, empresas como a Ener buscam uma modalidade de negócio, como a locação com operação e manutenção incluída em contratos de longo prazo. Nesse caso o cliente pode participar do investimento em qualquer percentual acordado. “Recentemente comissionamos três plantas de biometano, uma vendida e duas em contrato de locação, feitas com investimento próprio. Essas plantas vão processar mais de 3,5 milhões de metros cúbicos de biogás por ano, o que representa um potencial de economia de mais de 4 milhões de reais e uma redução de mais de 5.000 toneladas de CO2 emitido por ano em cada unidade”, finaliza Curion.

Para saber mais sobre a Ener, basta acessar: 

https://www.youtube.com/watch?v=r_gdjCNe7rI

https://www.enerbr.com

Website: https://www.enerbr.com



Segundo dados, setor de segurança eletrônica aponta possível crescimento em 2021

Curitiba, PR 9/8/2021 – Dados do Sistema de Informações Criminais registraram cerca de 12 mil assaltos em casas e condomínios no ano de 2019. Para aumentar a segurança, portarias remotas podem se tornar tendência neste ano

O Sistema de Informações Criminais, por meio da Lei de Acesso à Informação, divulgou em 2019 o número de furtos e roubos em casas e condomínios no Brasil, foram registrados mais de 12 mil casos. Tendo isso em vista, a procura por soluções tecnológicas voltadas à segurança também aumentou.

Segundo dados divulgados pela Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), em decorrência do elevado número de assaltos, o setor de segurança eletrônica cresceu em 13% no Brasil em 2020. De acordo com o estudo, houve investimento alto em empresas de segurança, pois a procura por dispositivos inteligentes, como as portarias remotas, aumentou significativamente.

No final de 2020, a Abese divulgou ainda um e-book indicando as tendências de mercado para 2021. A previsão é de que, ainda neste ano, ocorra um crescimento acima de 16% no setor. Além disso, por conta da retomada econômica, 60% das empresas esperam contratar novos profissionais.

Tecnologia e segurança

Atualmente, a segurança tem se tornado um ponto importante ao buscar por moradia. Um dos fatores que podem explicar isso é o aumento da taxa de roubos em condomínios no país. No estado de São Paulo, por exemplo, foram mais de 7.800 casos em 2019, de acordo com o Sistema de Informações Criminais.

Nesse contexto, a portaria remota, ferramenta que permite o atendimento em condomínios e empresas à distância, virou uma opção. Apesar da tecnologia ser relativamente nova no mercado, a busca pelo serviço cresceu cerca de 20% em 2020, segundo a Abese.

Para Cássio Kienen, diretor da Folk, empresa especialista em portarias remotas, essa tecnologia pode auxiliar na diminuição de assaltos e invasões, já que não há a necessidade de ter um profissional presente no local realizando a vigilância. “Durante a noite o risco de o porteiro ser rendido pode ser grande, mas ao optar por essa tecnologia, a taxa de invasões em condomínios tende a diminuir. Porque o profissional que fará o controle de entrada e saída ficará num local protegido realizando o monitoramento”, afirma.

Segundo a Associação Brasileira de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o Brasil tem cerca de 180 mil condomínios, sendo 50 mil só em São Paulo. No e-book divulgado, a Abese estimou que duas mil portarias já são atendidas remotamente. Com esses dados é possível perceber o potencial do mercado, que vem crescendo consideravelmente.

Fábio Kienen, também diretor da Folk, conta que esse é um setor muito promissor. “O segmento de portarias remotas está em constante crescimento no mercado, é uma tecnologia que visa melhorar os processos e otimizar os recursos. A nossa expectativa é que o serviço cresça mais de 30% ainda neste ano, principalmente por conta da retomada econômica no pós-pandemia”, conclui Fábio.

Para mais informações basta acessar: https://folkportariaremota.com.br/

Website: https://folkportariaremota.com.br/



Dados apontam que o número de brasileiros endividados bateu recorde histórico em abril de 2021

O mês de abril de 2021 entrou para a história nacional, mas de uma forma negativa. Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o período registrou o recorde de brasileiros endividados, com cerca de 67,5% das famílias do país em situação de inadimplência. Esse foi o quinto período consecutivo de alta, atingindo um crescimento de 0,2% em relação a março deste ano e de 0,9% na comparação com abril de 2020.

O levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, em números totais, o Brasil tem hoje quase 63 milhões de pessoas endividadas, representando 39,5% da população adulta do país, sendo que metade teve toda a sua renda comprometida e o “nome sujo” no Serasa.

Apesar de preocupante, a CNC afirma que o resultado já era esperado, principalmente se levados em conta os impactos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19, responsável pelo fechamento de vários setores e da consequente diminuição de renda de boa parte da população. De acordo com a instituição, mesmo com o repasse de auxílio emergencial do governo e o avanço na oferta de vagas de emprego, é natural que a regularização de dívidas seja um pouco mais lenta.

Se, por um lado, mais brasileiros estão endividados, por outro a taxa de famílias com contas em atraso diminuiu de 25,3% em abril de 2020 para 24,2% no mesmo período deste ano. Em março, esse valor era de 24,4%. Outro importante número que sofreu queda foi o de declarações de incapacidade de quitação das dívidas, retraindo 10,4% de março para abril. Na comparação anual, houve um ligeiro aumento de 0,5%.

Maiores causadores de dívidas

Dentre os motivos que mais impactaram as dívidas de brasileiros, o principal foi o cartão de crédito, responsável pelas contas de 80,9% das famílias brasileiras, considerado um novo recorde. Logo atrás, aparecem modalidades como cheque especial e o crédito consignado, além de outras cobranças de commodities, como água, luz e gás.

Como a higienização e o enriquecimento de dados ajudam no score de crédito?

Para quem trabalha com tecnologia da informação e inteligência de mercado, o enriquecimento de dados é uma ação fundamental para tornar sua base mais eficiente, trazendo vantagens competitivas não só para a empresa em questão como também benefícios para o cliente. Quanto mais completos e atualizados esses dados estiverem, mais eles contribuirão para a comunicação, negociações e vendas.

Com um sistema de higienização e enriquecimento de dados completo, capaz de eliminar informações incorretas e adicionar referências mais relevantes, muitas companhias oferecem soluções completas para diferentes tipos de negócios. Para se ter ideia, existem hoje no mercado serviços de consultas cadastrais, ações antifraudes e análises de score de crédito que ajudam a verificar a probabilidade de um indivíduo ser ou não um bom pagador.



Dados apontam que indústria brasileira cresceu 4,9% em um ano

Novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no dia 2 de julho, revela que a indústria brasileira teve um crescimento de 4,9% em um ano. O desempenho de diferentes setores fez com que o valor acumulado dos primeiros cinco meses de 2021 tenha alcançado um avanço de 13,1% na comparação com o ano anterior.

Somente em maio, último período analisado pela pesquisa, houve um salto de 24% em relação ao mesmo intervalo de tempo em 2020 (segundo maior crescimento na série histórica e a nona taxa positiva consecutiva nessa base de comparação) e de 1,4% no paralelo com abril. A alta no quinto mês do ano representou a quebra de uma sequência negativa que já durava três meses, com queda acumulada de 4,7% entre fevereiro e abril.

O levantamento do IBGE também constatou que a evolução industrial brasileira em maio teve contribuição direta de 15 das 26 atividades analisadas, sendo que nos meses anteriores as taxas de disseminação foram negativas. Entre os segmentos que apresentaram os melhores resultados, se destacaram os produtos farmoquímicos e farmacêuticos (+8%), artigos de vestuário e acessórios (+6,2%) e metalurgia (+3,2%).

Além deles, outras áreas que também apresentaram resultados positivos e contribuíram com o bom momento da indústria brasileira foram: itens derivados do petróleo e biocombustíveis (+3%), produtos químicos, alimentícios e bebidas, todos com alta de 2,9%, e as indústrias extrativas (+2%).

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, é normal que a maioria das atividades voltem a evoluir após perdas significativas, demonstrando “algum grau de recomposição”. Um bom exemplo é o segmento de derivados do petróleo, que havia retraído cerca de 10% e em maio apresentou um dos maiores crescimentos.

Crescimento de 1,4% na produção industrial

Os números apresentados em maio de 2021 fizeram com que a indústria brasileira retomasse o patamar de produção do período anterior à pandemia da Covid-19, indicando boas perspectivas para o restante do ano. Mais do que os números positivos do período de 31 dias, a alta no acumulado dos últimos 12 meses teve um outro dado importante: pela primeira vez desde outubro de 2018, todas as categorias econômicas fecharam em alta no indicador anual.

Produção industrial cresce em 11 dos 15 locais avaliados em maio ante abril

Na análise geográfica, o IBGE revelou um aumento produtivo em 11 dos 15 locais pesquisados entre abril e maio. Principal polo da indústria brasileira, o estado de São Paulo registrou expansão de 3,9%. Também no Sudeste, Minas Gerais (+4,6%), Rio de Janeiro (4,3%) e Espírito Santo (2,1%) apresentaram alta nas taxas. No restante do Brasil, outros destaques positivos foram Goiás (+4,8%), Ceará (+4,4%), Mato Grosso (+3,4%), Pernambuco (+1,4%), Amazonas (+0,5%), Rio Grande do Sul (+0,3%) e Santa Catarina (+0,1%).

Evolução da indústria brasileira

A recuperação da economia nacional tem participação importante da indústria, que, por sua vez, move o país distribuindo seus produtos. Todo o avanço apresentado nos últimos meses se dá por conta do avanço do processo produtivo nas fábricas e usinas, impulsionado pela capacidade tecnológica de equipamentos e maquinário, como centro de usinagem.



Negócios da área de eventos corporativos têm boas perspectivas no pós-pandemia

9/8/2021 – Os eventos corporativos presenciais, não importa se internos ou externos, ainda seguirão sendo importantes. Com a reabertura dos espaços físicos e a volta à “normalidade”, as empresas de eventos corporativos já devem estar preparadas para o boom da demanda por seus serviços

Sem uma perspectiva para o fim da pandemia, há cerca de um ano as empresas migraram para o home office e descobriram como tornar seus processos eficientes e a equipe mais produtiva, mesmo à distância. 

A partir da experiência “forçada”, os gestores começaram a entender que levar o escritório para dentro das casas de cada um de seus colaboradores é vantajoso. E o que isso significa? Provavelmente, esse formato veio para ficar, ainda que a jornada de trabalho seja híbrida.

Todas essas mudanças impactaram profundamente o segmento de eventos corporativos, obrigando os negócios a se reinventarem para oferecer soluções inovadoras, que se adequem ao novo momento do mercado. Conforme o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse mercado teve um prejuízo de R$ 270 milhões entre março e dezembro de 2020.

Com os encontros presenciais reduzidos — e em alguns momentos proibidos —, aulas, reuniões, palestras, workshops, treinamentos, seminários e congressos (entre muitas outras variações dos tipos de eventos corporativos) seguiram acontecendo, no entanto, através de transmissões online. Mas, o que está reservado para o pós-pandemia? 

Com empresas mantendo uma jornada híbrida, a tendência é que exista uma forte procura por auditórios e salões para reuniões

Os eventos corporativos presenciais, não importa se internos ou externos, ainda seguirão sendo importantes. Com os espaços físicos das empresas desativados, a tendência é que exista uma busca permanente (e cada vez mais alta) por ambientes que possam ser locados. 

Segundo pesquisa da Associação de Marketing Promocional (Ampro), 56,7% das empresas participantes afirmaram que irão manter a jornada híbrida definitivamente. Isso porque todas elas observaram aumento na produtividade, proporcional à melhora no bem-estar dos colaboradores.

Isso significa que, mesmo os coworkings, provavelmente, passarão a ter agenda cheia e capacidade máxima atingida. Além de reduzir custos, os encontros esporádicos mantêm a conexão das equipes com a empresa como um todo.

Empresas de buffets e coffee breaks poderão ter oportunidades de fechar mais negócios, após vacinação

Seja qual for o evento corporativo em questão, das pequenas reuniões até as grandes feiras, uma boa refeição nunca poderá faltar. Oferecer coquetel, finger food, coffee break e, até mesmo, brunch no intervalo dos eventos causa sempre uma boa impressão, além de ser um momento agradável de interação e networking.

Neste pós-pandemia, com empresas bastante motivadas pela ansiedade de realizar alguns encontros, é bastante provável que a terceirização do serviço de buffet ocorra com bastante frequência. Já para este segundo semestre de 2021, Fátima Facuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), é otimista: “Esperamos que boa parte da população esteja vacinada e que as empresas possam voltar a funcionar, movimentando toda a cadeia de produtos e serviços nela envolvida”, pondera.

E aí está o desafio: quem atua no ramo, deverá estar preparado para atender as expectativas dos participantes (que estarão ávidos pelo contato físico), promovendo ótimas experiências gastronômicas. Isso é um dos gatilhos que garantirão muitas indicações e, consequentemente, boas oportunidades de expandir os negócios.

Empresas já estão investindo na contratação de coordenadores de conteúdo e editores de vídeo

Cada vez mais as grandes empresas irão procurar profissionais especializados na captação de imagens, para oferecer eventos online impecáveis. O Brasil, desde o início da pandemia lidera o ranking mundial da transmissão de lives, revela estudo do YouTube.

Já observa-se e serão paulatinamente comuns essas contratações para a produção qualificada de lives nas redes sociais; gravação de conteúdo para infoprodutores; transmissão de festas online — como festas juninas de empresas; entre outros. Conforme o Relatório de Empregos em Alta do LinkedIn, divulgado no primeiro semestre deste ano, são diversas as empresas que estão investindo em coordenadores de conteúdo e editores de vídeo, com um aumento de 74% no recrutamento e seleção.

Com a ajuda da internet, os eventos híbridos serão rotineiros. Inclusive, de fato, isso abre uma boa oportunidade para as marcas expandirem seus negócios e atingirem públicos que antes as barreiras físicas dificultavam.

Sendo assim, a excelência na experiência de interação no evento online será tão importante quanto aquela proporcionada pelo fator presencial. Empresas que trabalham com essas produções — filmagens, iluminação, sonorização — terão um papel fundamental para ajudar a promover tal benefício.

É necessária boa organização para lidar com o que está por vir

O tempo é um ativo valioso para o segmento de eventos, e os prazos precisam ser cumpridos de forma impecável. Para conseguir fazer uma boa gestão dos negócios, é que existem tecnologias como o aplicativo MeEventos.

Ao utilizar plataformas como essa, as empresas conseguem acompanhar a qualidade de suas propostas através de um funil de vendas específico para o seu mercado; criar e compartilhar todo o planejamento dos seus serviços com clientes, colaboradores e fornecedores; organizar e monitorar as finanças; gerenciar contratos; entre outras funcionalidades bastante úteis.

Website: https://meeventos.com.br/



Entidade de apoio ao câncer de mama oferece curso para voluntárias em saúde integrativa

São Paulo 9/8/2021 – “O objetivo é oferecer um serviço que vai além de apenas o pedido de exames e a prescrição de medicamentos, destaca Clarisia Ramos”, presidente da UNACCAM.Com o objetivo de trazer e desenvolver o conceito de saúde integrativa, a UNACCAM- União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama completa em setembro 20 anos de trabalho na formação de voluntárias para o apoio a pacientes oncológicas e suas famílias. Diante disso, está promovendo novo curso para voluntárias, que vai até 6 de dezembro, on-line, todas as segundas-feiras, às 8h30

A UNACCAM – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama completa mês que vem 20 anos de trabalho na formação de voluntárias para o apoio a pacientes oncológicas e suas famílias. Está promovendo novo curso para voluntárias, que vai até 6 de dezembro, on-line, todas as segundas-feiras, às 8h30. O objetivo é trazer e desenvolver o conceito de saúde integrativa.

Segundo Clarisia Ramos, presidente da UNACCAM, a ideia do curso é que as voluntárias possam desenvolver uma visão mais global do corpo, buscando a saúde de forma a integrar corpo, mente, emoções e espiritualidade, não focando apenas na doença.

“Em primeiro lugar, com este curso as voluntárias poderão ter um cuidado maior com sua própria saúde e, ao mesmo tempo, terão maior conhecimento para orientar as pacientes oncológicas a buscarem tratamentos mais completos, eficazes, individualizados e personalizados, sem efeitos colaterais, com segurança e a custo acessível”, destaca a presidente.

Somente no SUS são 29 tratamentos focados em saúde integrativa, que podem dar suporte e complementar os tratamentos convencionais, apoiando, reforçando e agilizando os mesmos. Entre as terapias integrativas estão reiki, acupuntura, yoga, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, biodança, ozonioterapia e terapia de florais entre outras.

Partindo da premissa de que o ser humano é um todo, a saúde integrativa busca o equilíbrio, pensado e tratado do ponto de vista de se ter, buscar e prevenir sempre com a perspectiva e foco da saúde, do que é ser saudável. E o resultado é o bem-estar; maior resposta aos tratamentos convencionais e a humanização do atendimento médico. “O objetivo é oferecer um serviço que vai além de apenas o pedido de exames e a prescrição de medicamentos”, destaca Ramos.

Inscrições

São 9 aulas ministradas em plataforma digital. O curso está em andamento, mas as voluntárias podem se inscrever agora. Ele acontece toda segunda-feira, das 8h30 às 12h30. Inscrições. . Voluntárias de projetos sociais usufruem de gratuidade (contato pelo e-mail unaccam@unaccam.com.br).

Inscrição Contribuitiva de uma mamografia em prol do Projeto Mamografia para Todas da UNACCAM (que tem como objetivo distribuir mamografias para população gratuitamente).

Website: http://www.unaccam.com.br/



Otto Home Xperience ultrapassa meta de público e atinge mais de 900 inscritos

São Paulo, SP 9/8/2021 – Nos cercamos dos principais players de saúde para oferecer o que há de mais atual no setor, em termos de conteúdo, inovação e futuro – Alberto Leite

O Otto Home Xperience – Fórum de Inovação e Gestão em Saúde, que aconteceu nos dias 4 e 5 de agosto, foi marcado por 934 inscrições, tendo sido assistido por 1.556 pessoas, nos dois dias, que acompanharam as novidades sobre o setor através do site do evento e dos canais do YouTube da Otto Hx e da FBAH, um dos parceiros do evento.

“Nos cercamos dos principais players de saúde para oferecer o que há de mais atual no setor, em termos de conteúdo, inovação e futuro. Reunimos um time muito atuante e que se sobressai no segmento justamente por estar alinhado à uma relação mais saudável com a saúde e menos com a doença. Desde o keynote, os três painéis apresentados, com cases, soluções e experiências pessoais, e o talk show pontuaram um novo alinhamento no setor. Temos a certeza de que o futuro é agora e que estamos preparados, rumo a novas descobertas”, declara Alberto Leite, Diretor Executivo da Otto Hx e Fundador da Health Minds Academy.

No dia 4, o keynote Kip Garland, fundador da innovationSEED, juntamente com Mario Bracco, innovationSEED, abordaram o tema Inovação e Transformação: como explorar as mudanças e aproveitá-las de forma estratégica. Físico, Garland destacou a inovação como ponto crucial para mudanças, enquanto Bracco, médico e professor de Medicina, destacou exemplos práticos.

Logo em seguida, o painel sobre Genética foi moderado pela Dra. Lídia Abdalla, Grupo Sabin, e teve a participação do Dr. Rafael Jácomo, Grupo Sabin, Dr. José Antônio Diniz de Oliveira, ConectGene, e Gustavo Riedel, Clínica LATAM da Dasa. Um dos recortes do painel foi a medicina preventiva a partir da genética.

O painel Dados e Tecnologia destacou que a trilha tecnológica seguida pelas empresas determinará o sucesso financeiro, principalmente em função do destaque para a saúde digital e a forma como os serviços médicos são oferecidos e entregues para a população. Mediado por Marcelo Murilo, da Benner, o painel teve a participação de Lilian Quintal Hoffman, A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Jacson Barros, SUS – DATASUS do Ministério da Saúde, e Patrícia Hatae, Grupo São Cristóvão Saúde.

No segundo dia, Alberto Leite, da Otto Hx, foi o keynote e abordou o tema O futuro da saúde na prática, com apresentação de cases de sucesso e fracasso, entre outros insights.

Guilherme Montoro, Otto Hx, foi o mediador do painel sobre Farmacoeconomia, acompanhado de Antônio Carlos Endrigo, Nexodata, Erickson Blun, Hospital Vera Cruz, e Fabiana Gatti, Chiese Brasil. Inovação em farmacoeconomia, a evolução dos estudos e das tecnologias dessa ciência e o que esperar pelos próximos anos foram os tópicos centrais, incluindo a telemedicina nesse processo.

Um talk show encerrou o evento com Alberto Leite, Otto Hx, Severino Benner, Presidente do Grupo Benner, e Salim Lamha Neto, MHA Engenharia. O bate-papo fomentou uma importante discussão sobre a consolidação do seteor pelos grandes players e como o avanço rápido da tecnologia irá nos levar para um futuro diferente do que vemos hoje.

O fórum Otto Home Xperience contou com a parceria das empresas Nexodata, Benner, Health Minds Academy, Newpen, Abradi e FBAH. Para rever ou assistir novamente ao evento, basta acessar o canal do YouTube da Otto Hx.



Pesquisa mostra que 80% das pessoas nascidas na geração Z preferem comprar de empresas alinhadas às métricas ESG

Estudo feito pelo Bank of America, em 2020, a partir de entrevistas com 14.500 pessoas da geração Z (nascidos entre 1996 e 2016), vivendo em 10 países, aponta que 80% desse público prefere investir e comprar de empresas alinhadas com as métricas ESG (Environment, Social and Governance, ambiente, social e governança).“A pandemia mostrou que todos – pessoas, empresas, países – dependem uns dos outros para seguir vivos. Essa verdade está acelerando a disseminação dos conceitos e métricas do modelo ESG entre empresas de todas as verticais e regiões. Para estar em conformidade com o ESG, a empresa precisa entrar num ciclo de melhoria contínua. Torna-se essencial rever seu próprio DNA, analisar como a companhia se posiciona em relação à sociedade e ao planeta e, a partir daí, tornar-se mais transparente para o mercado”, explica Luis Arís, gerente de desenvolvimento de negócios da Paessler LATAM.

Para o executivo, os ganhos para quem aderiu ao ESG são concretos. Relatório divulgado pela Merryll Lynch Global Research, em setembro de 2019, mostra que a rentabilidade das ações de empresas com o selo ESG superou a média de mercado em 3 pontos percentuais a cada ano entre 2014 e 2019. “A empresa que busca alinhar-se às melhores práticas ESG tem de gerar relatórios sobre essa jornada, estudos que partem de um imenso e variado data lake para construir análises precisas o grau de maturidade da organização”, afirma Arís. “Isso explica o estudo da  S&P 500, divulgado em julho de 2020,  apontando que 90% das 500 maiores empresas dos EUA tenham publicado em 2019, relatórios sobre suas políticas ESG.

De acordo com o porta-voz da Paessler, empresa especializada em monitoração de redes, que possui em sua carteira de clientes, mais de 300 mil gestores de TI em mais de 170 países que usam sua plataforma para monitorar os sistemas e dispositivos críticos utilizados em seus ambientes de negócios e infraestrutura de rede, é impossível coletar dados sobre aspectos tão diferentes da vida da empresa sem o uso da tecnologia. Para ele, os times de TI são estratégicos para o alinhamento às métricas ESG. “São esses profissionais que, a partir de uma visão holística, estão monitorando de forma digital latas de lixo, impressoras, UPS, elevadores, sistemas de ar-condicionado, chãos de fábricas, aplicações de negócios e processos de trabalho para medir o quanto e quando esses e muitos outros elementos estão contribuindo, ou não, para o alinhamento da organização às métricas ESG”, garante Arís.

O gerente da Paessler Latam, conta que os principais relatórios ESG medem a Sustentabilidade: nível de emissões de carbono, ações da empresa para preservar a qualidade do ar e da água, programas de reciclagem de lixo etc. O Social: adesão a programas de diversidade, satisfação do cliente e dos colaboradores, proteção de direitos humanos, respeito à legislação trabalhista; e a Governança: a heterogeneidade do conselho da empresa e dos comitês de auditoria, problemas de corrupção ou suborno, políticas de pagamento aos executivos. Para o executivo outro dado que mostra a importâncias das empresas aderirem ao modelo ESG é o que  é apresentado na pesquisa da consultoria State Street Global Advisors, realizada em 2018, a partir de entrevistas com 475 grandes empresas de investimento de todo o mundo mostra que 80% desse universo prioriza empresas alinhadas às normas ESG. Entre jovens investidores e consumidores, a bandeira ESG é algo intrínseco à sua identidade.  “Nesse contexto, é essencial usar plataformas de monitoração para, a partir da coleta de dados feita por sensores, gerar dashboards e relatórios sob medida para os casos de uso acima e muito mais. Há empresas que já estão colhendo os resultados dessa estratégia”, conclui Luis Arís. 



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