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Comprar energia de forma eficiente – como estruturar as melhores estratégias?

São Paulo, SP 25/6/2021 – Com um grande potencial de mercado pela frente, da parte do consumidor, diversas dúvidas surgem em relação a como estruturar as melhores estratégias e como obter vantagem em um mercado ainda pouco explorado

Embora tenha crescido muito nos últimos anos, o Brasil tem grande potencial de ampliação para o mercado de compra e venda de energia. Geralmente, as empresas no Brasil compram energia em um ambiente de livre mercado. Os consumidores podem adquirir eletricidade no atacado — e, assim, recorrem a estruturas de contratos de energia renovável, como os acordos de compra de energia.

Como estruturar as melhores estratégias para comprar energia de forma eficiente

Desde o início da década de 2000, quando foi criado o ambiente de contratação livre, o mercado de energia passa por constantes alterações estruturais – regulatórias que, junto com questões macroeconômicas e aspectos específicos inerentes ao mercado de energia, dificultam a previsibilidade da direção do setor. Segundo Mathieu Piccin, diretor de Serviços de Energia e Sustentabilidade da Schneider Electric para América Latina, 2021 ainda deva apresentar alguns sintomas do que aconteceu na crise de 2020: imprevisibilidade da carga, mudanças regulatórias e incerteza hidrológica.

Do ponto de vista do consumidor, o mercado de energia de 2021 deve continuar apresentando muitas oportunidades e um book de alternativas para cada perfil de cliente que queira atingir metas econômicas e/ou de sustentabilidade. As práticas do mercado, ao longo dos anos, tendem a enxergar a energia como serviço em vez de produto, o que acaba abrangendo as alternativas para os consumidores que desejem eficiência na compra de energia.

Embora o mercado livre de energia esteja caminhando em direção a uma abertura cada vez maior, atualmente, ainda existem alguns pré-requisitos que as empresas precisam atender para que possam comprar energia neste mercado. Não há restrições quanto ao segmento em que as empresas atuam, porém, um dos principais pré-requisitos refere-se à demanda contratada junto à distribuidora, sendo que a soma de todas as unidades consumidoras que possuírem mesma raiz de CNPJ e estiverem localizadas no mesmo submercado – divisões do SIN (Sistema Interligado Nacional) -, deve atingir o mínimo de 500 kW para que sejam elegíveis a migrar para o mercado livre de energia.

“Quando falamos de estratégia para compra de energia, o ponto mais importante a ser levado em consideração é que a definição e execução da estratégia é um trabalho feito a quatro mãos, entre consultoria e cliente”, afirma Piccin.

Cabe à consultoria entender as necessidades e particularidades de cada empresa e adaptar estes pontos em um modelo personalizado de gestão da energia, alimentando o modelo com ferramentas de gerenciamento de risco, informações de mercado e sendo a voz do cliente junto aos fornecedores no momento de negociar valores e condições comerciais.

Ao cliente, cabe assimilar os conceitos de gestão internamente, adaptando procedimentos quando necessário e otimizando o processo de tomada de decisão para que a estratégia esteja 100% alinhada com os objetivos de negócio da empresa e para que haja celeridade no momento em que as melhores oportunidades surgirem. Com este contexto em mente, é possível ilustrar algumas estratégias mais simples e comuns como:

Estratégia conservadora – tomada de preços em longo prazo (4 anos ou mais) e volumes integrais (100% do consumo);

Estratégia agressiva – tomada de preços a curto e médio prazo (no máximo 2 anos) e volumes parciais (várias compras fracionadas com percentuais reduzidos de consumo);

Estratégia híbrida – basicamente, uma composição das duas anteriores. Com parte do portfólio atrelado a contratos de longo prazo e preços bem definidos e parte exposta aos riscos (e oportunidades) de mercado.

 Comprar energia de forma eficiente é essencial para a competitividade das empresas no longo prazo, principalmente, para aquelas em que a parcela do custo de energia tem grande impacto nos gastos totais da companhia, assim como aquelas que possuem compromissos com o meio ambiente. Definir estratégias que envolvam uma gestão de risco refinada pode trazer uma economia de milhões de reais ao se evitar a compra de energia em momentos inoportunos”, completa Piccin. 

Além de entender o melhor momento para a contratação de energia, definir os volumes e os prazos do contrato também são itens fundamentais para que o consumidor se beneficie a médio e longo prazo. Ademais, não é apenas no âmbito financeiro que há formas eficientes de se contratar energia, mas também no que diz respeito à sustentabilidade, uma vez que existem contratos de energia que beneficiam o consumidor ao reduzir suas emissões de gás carbono já que são provenientes de fontes de geração renovável. Essas são algumas das justificativas pelas quais o apoio de uma consultoria especializada no setor é recomendada para consumidores de energia que buscam extrair o melhor de suas estratégias de contratação.

Website: https://www.se.com/br/pt/



Junho Violeta faz alerta para o ceratocone

Brasília – DF 25/6/2021 – Embora seja genético, fatores comportamentais podem agravar o ceratocone, como esfregar ou coçar o olho com frequênciaCampanha chama atenção para essa doença ocular e adverte sobre a importância de não coçar os olhos

O Distrito Federal está entrando na época de seca, quando a baixa umidade do ar permite que a poeira, a poluição, polen e pelos de animais fiquem mais tempo suspensos no ar, aumentando os casos de alergia.  Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, 35% da população sofrem com algum tipo de alergia e sete em cada dez desenvolvem alergia ocular. Os alérgicos integram o principal grupo de risco de portadores de ceratocone, doença ocular genética, que não tem cura e danifica a estrutura da córnea, parte do olho responsável por cerca de 60% da nossa visão.

A campanha Junho Violeta tem como objetivo a prevenção e conscientização sobre a patologia, que atinge cerca de 150 mil brasileiros todos os anos, segundo o Ministério da Saúde. ““Embora seja genético, fatores comportamentais podem agravar o ceratone, como esfregar ou coçar o olho com frequência. Esse ato, que pode parecer simples, quando se torna algo costumeiro e repetitivo pode causar danos na estrutura da córnea, fazendo com que a doença alcance estágios mais avançados e prejudique ainda mais a visão”, afirma o Dr. Rodrigo T. Santos, especialista em Córnea, Ceratocone, Lente de Contato e Cirurgia Refrativa, e coordenador do Setor de Lentes de Contato do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), empresa do Grupo Opty, que respondeu às principais dúvidas dos pacientes sobre o ceratocone:

O que é ceratocone?

Ceratocone é o que chamamos de ectasia da córnea. Uma doença que causa um aumento da curvatura da córnea e da irregularidade do astigmatismo, e também há um afinamento, que geram alteração na visão. Com essas alterações, a córnea apresenta uma saliência semelhante a um cone. É uma doença que tem mecanismos genéticos associados, mas que depende da associação principal da alergia nos olhos, que pode ser relacionada com a rinite alérgica e também com a dermatite atópica.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas são o embaçamento e a baixa de visão. O perfil é de pacientes jovens: adolescentes e adultos até os 30 anos, com associação de alguma alergia ou coceira nos olhos. Pessoas com Síndrome de Down também apresentam maior predisposição.

A doença pode estar associada a outros problemas de visão?

Astigmatismo alto que, mesmo corrigido, não resulta em melhora da visão. O desenvolvimento do ceratocone é gradual e depende muito de cada indivíduo e da associação à alergia. Quando o paciente tem o aparecimento do astigmatismo, continua coçando os olhos e não procura o oftalmologista, a tendência é que a condição piore.

A doença tem cura? Quais os tratamentos possíveis?

Ceratocone não tem cura, mas há vários tratamentos disponíveis. Fazemos a abordagem em dois aspectos. O primeiro é para evitar a piora, ou seja, não coçar os olhos e tratar a possível alergia ocular. Também temos que cuidar da rinite alérgica ou dermatite atópica, que são alergias sistêmicas do organismo, com o acompanhamento de um alergista, otorrinolaringologista, pediatra ou dermatologista. Se o oftalmologista perceber pelos exames que o paciente está tendo uma piora das curvaturas, existe um tratamento chamado crosslinking, que é uma cirurgia na qual o especialista faz uma raspagem do epitélio e vai pingando riboflavina. Essa vitamina penetra nas fibras de colágeno da córnea, na parte mais interna. Na etapa final da cirurgia, expomos o paciente à luz ultravioleta controlada, que causa uma reação química de maior entrelaçamento dessas fibras, provocando maiores ligações e dando mais estabilidade e rigidez à córnea, tornando-a mais resistente.

O segundo aspecto da abordagem do ceratocone são os tratamentos para a reabilitação visual. Verificamos como está a visão do paciente com ceratocone, realizando refração. Se alcançar uma boa visão, o paciente pode usar óculos – às vezes, há um grau mais alto de miopia e ou astigmatismo –, mas se der uma boa visão, é um passo importante. Porém, se a visão não for satisfatória, a opção é realizar os testes de lentes de contato, que ajudam a corrigir a óptica do ceratocone e permitem uma visão mais nítida, corrigindo o astigmatismo irregular.

O terceiro é o anel intraestromal, conhecido como anel de Ferrara. São segmentos de material acrílico implantados dentro da córnea que promovem um estiramento dessas fibras e um aplanamento da córnea na parte central, diminuindo os valores de curvatura, mas também ajudando a regularizar o astigmatismo, permitindo uma melhora na visão. Porém, na maioria dos casos, é necessário continuar usando os óculos de grau ou uma adaptação de uma lente de contato.

O último recurso é o transplante de córnea,  utilizado quando o paciente já tem uma córnea com uma curvatura muito extrema, um afinamento grande ou alguma cicatriz na córnea – ou seja, casos em que não são indicados fazer o anel, ou em que a lente de contato ou os óculos não tenham resolvido satisfatoriamente. Hoje, há técnicas mais avançadas, em que se retira apenas uma camada da córnea, a parte anterior, o chamado transplante lamelar anterior. A cirurgia de transplante é muito importante, mas corre-se o risco de falência e rejeição.

Alguma última orientação para quem tem ceratocone?

É fundamental fazer consulta e exames de rotina com seu médico oftalmologista que, se necessário, vai encaminhar o paciente a um especialista em córnea e ceratocone. Há vários tratamentos para ajudar a melhorar a visão e a qualidade de vida, evitando a progressão da doença. E lembrem-se de evitar coçar os olhos.

 

O Grupo Opty é maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 21 empresas oftalmológicas, mais de 2100 colaboradores e 750 médicos oftalmologistas. Nasceu em abril de 2016, a partir da união de oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, dando origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. No Distrito Federal, fazem parte do Opty o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o HOB Taguatinga, o HOB Hélio Prates, o HOB no Jardim Botânico, o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), além do centro cirúrgico HOBrasil. Mais informações: www.opty.com.br

Website: http://www.hobr.com.br



Tratamento cirúrgico da obesidade é tema de reunião com Ministro da Saúde

Brasília – DF 25/6/2021 – Cirurgia bariátrica não é cirurgia estética. Precisamos pensar que os pacientes com obesidade grave, reduzem a cada dia suas chances de vidaO número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS caiu em 69,9% em um ano, saindo de 12.568 em 2019,  para  3.772 em 2020.

Com o avanço da vacinação entre a população idosa e em pacientes com doenças crônicas, a obesidade e suas consequências são evidentes fatores de risco nos casos graves de COVID-19 em pessoas mais jovens no Brasil.

Aliado a isso, o tratamento cirúrgico da obesidade foi restrito em todo o país com a pandemia. O número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS caiu em 69,9% em um ano, saindo de 12.568 em 2019,  para  3.772 em 2020.  Em 2021, até o mês de maio, foram realizadas 484 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde.

A redução impacta diretamente no tempo de espera dos pacientes que precisam ser operados devido as comorbidades associadas ao excesso de peso, em todas as faixas etárias.

Na saúde suplementar, por meio de planos de saúde, foram realizadas 52.699 cirurgias em 2019, os números de 2020 ainda não foram divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para debater este e outros aspectos referentes à obesidade representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reuniram-se na última  segunda-feira (21), em Brasília, com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

“Os mais recentes estudos realizados no mundo comprovaram que a perda de peso proporcionada pela cirurgia bariátrica reduz em 48% o risco de mortalidade por Covid-19, diminui em 113% o risco de internação, em 74% o risco de UTI e em 64% o risco de intubação”, apontou o presidente da SBCBM, Fábio Viegas.

O presidente da SBCBM defendeu o retorno das cirurgias no Brasil, tendo em vista que muitos pacientes estão morrendo nas filas de espera, devido ao coronavírus ou pelas doenças crônicas associadas à obesidade, como o diabetes, hipertensão, cardiopatias, insuficiências renais e outros.

“Cirurgia bariátrica não é cirurgia estética. Precisamos pensar que os pacientes com obesidade grave reduzem a cada dia suas chances de vida”, disse Viegas.

Integração – Outro ponto importante abordado na audiência foi a integração entre o banco de dados da SBCBM e o Datasus no que se refere ao acompanhamento dos pacientes bariátricos.

“Estamos propondo uma integração para garantir um bom acompanhamento ao paciente, especialmente no pós-operatório, com acesso aos procedimentos de cirurgia bariátrica e metabólica realizados, resultados obtidos e a redução de riscos”, completou Viegas.

Capacitação – A oferta de serviços realizados por profissionais capacitados em cirurgia bariátrica é ponto comum entre o Ministério e a SBCBM. A Sociedade ofereceu suporte no que se refere à atualização dos requisitos e melhores variáveis para identificar desfechos clínicos dos pacientes já operados, roteiros de avaliação dos serviços de cirurgia existentes e também para ampliar a oferta de atendimento e capacitar serviços que ainda não estão habilitados em cirurgia bariátrica pelo SUS.

No Brasil apenas quatro estados da federação estão contemplados: Amazonas, Roraima, Amapá e Rondônia.

“Os cirurgiões associados à Sociedade estão dispostos a contribuir com este processo, já que existe desinformação quanto a habilitação e credenciamento dos estabelecimentos, no SUS, bem como dificuldades para estruturação de Unidade Especializada de Alta Complexidade para realização das cirurgias bariátricas. A ideia é desenvolver um plano estratégico para a demanda de procedimentos eletivos postergados durante a pandemia, diminuindo o tempo de espera para realização do procedimento cirúrgico”, destacou Viegas.

Participaram da audiência a coordenadora geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Ana Patricia de Paula; o diretor do DataSus, Jacson Barros; o vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti; o diretor médico da SBCBM, Luiz Fernando Córdova e o ex-presidente do Capítulo da Paraíba e conselheiro dos Capítulos da SBCBM, Augusto Almeida Junior.

 

Website: https://www.sbcbm.org.br/



Pesquisa aponta que morar perto do trabalho não é mais prioridade

Rio de Janeiro 25/6/2021 – Pesquisa revela que economia, espaço e tranquilidade ganharam mais relevância

Morar perto do trabalho não está mais no topo da lista na hora de se mudar. Pesquisa do QuintoAndar, plataforma de moradia da América Latina, mostra que ficar mais próximo do trabalho deixou de ser prioridade quando se planeja a mudança, perdendo lugar para fatores como economia, espaço e tranquilidade. O levantamento aponta queda de 42% na importância que uma casa próxima ao trabalho tem para a decisão de para onde se mudar. Já a economia e a tranquilidade ganharam 13% e 7%, respectivamente, em relevância. A pesquisa comparou os motivos que influenciaram a decisão de mudança seis meses atrás com os fatores que hoje mais importam para quem está para trocar de casa. 

Segundo Marcelo Fróes, diretor da Pró Lotes, com a pandemia o trabalho remoto ganhou ainda mais fôlego, antecipando tendências e encurtando a distância com o home office. Durante o isolamento social no Brasil, as pessoas optaram por alugar ou comprar imóveis e trocaram os centros urbanos por cidades menores, com mais qualidade de vida, e acabaram tornando essa moradia alternativa como a principal.. “Esse movimento também foi percebido no segmento de terrenos, pois as famílias passaram a investir na construção de uma casa com quintal, ou seja, com muita área verde. Lembrando que nessas regiões o acesso à internet também é fundamental para o trabalho remoto”, analisa o diretor.

Para Bruno Mendes, gerente Comercial do Holiday, esse mercado está muito aquecido porque as pessoas procuram espaço, lazer e ar puro. “No Holiday Park Land, em Itaboraí, por exemplo, observamos uma alta de 87% na venda de terrenos em 2020. Foram mais de 500 unidades vendidas em quatro meses. E as previsões para este ano são ainda mais positivas”, completa Mendes.

Prova de que este mercado está aquecido é que em abril a Pró Lotes lançou um condomínio de terrenos em Vargem Pequena e já vendeu todas as unidades, tendência que é reforçada por outra pesquisa, desta vez do Secovi Rio (Sindicato da Habitação). De acordo com a entidade, em abril foram negociados 140 terrenos na cidade do Rio. Foi o segundo mês com mais transações no período de janeiro a maio, perdendo apenas para março com 146. O estudo é feito com base no recolhimento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Para fechar, o levantamento da plataforma de moradia revela ainda que pessoas com menos de 30 anos apontam espaço como o principal fator para a próxima mudança, enquanto os mais velhos querem economia. Para quem tem mais de 50 anos, a palavra-chave é tranquilidade. A proximidade com o trabalho, além de ter perdido importância nos últimos seis meses para todos os grupos, também é cada vez menos relevante à medida que as pessoas ficam mais velhas.

Website: https://www.prolotes.com



Lavoura e pecuária podem registrar aumento de 11,8% no valor de produção

Mato Grosso 25/6/2021 – Com aumento de 15,8% na lavoura e 3,8% na pecuária, 2021 deve se consolidar como o melhor ano no Valor Bruto da Produção Agropecuária. O especialista Carlos César Floriano comenta os indicadores.

O relatório com o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), obtido pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) da Fundação Getulio Vargas, exibe a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao faturamento bruto. A periodicidade de divulgação deste relatório é mensal com atualização e divulgação até o dia 15 de cada mês.

O VBP é calculado com base na produção da safra agrícola e da pecuária e nos preços recebidos pelos produtores dos 26 maiores produtos agropecuários do Brasil. “Para constatar o valor real da produção é necessário descontar a inflação no período”, explica Carlos César Floriano, CEO do Grupo VMX Agropecuária.

O mês de maio de 2021 apresentou o Valor Bruto da Produção Agropecuária de R$ 1,11 trilhão, o que corresponde a um aumento de 11,8% quando comparado ao ano de 2020, que foi de R$ 993,9 bilhões.

As duas atividades que mais se destacaram na apuração do Valor Bruto da Produção Agropecuária foram a lavouras e a pecuária, que evidenciaram um acréscimo de 15,8% e 3,8% respectivamente. Juntas estas áreas do agronegócio brasileiro apresentaram o valor mais elevado dos últimos 32 anos.

Após apresentarem forte aumento de preços reais nos dois anos mais recentes, os produtos que mais contribuíram para o crescimento apontado no relatório VBP de maio foram o arroz (aumento de 5,7% quando comparado ao período anterior), milho (incremento de 20,3%), soja (crescimento de 31,9%), carne bovina (ampliação de 7,6%) e trigo (acréscimo de 35,1%).

Por outro lado, os produtos que menos contribuíram para o crescimento do Valor Bruto da Produção Agropecuária foram o cacau (aumento de apenas 1,5%) e a cana de açúcar (crescimento de 1,7%). Já alguns itens vêm trazendo contribuições negativas ao crescimento da agropecuária, como a batata-inglesa (-9,8%), café (-17,7%), feijão (-5,1%), laranja (-5,0%), tomate (-20,7%), uvas (-2,3%) e na pecuária, leite (-0,3%), suínos (-3,8%) e ovos (-6,5%) em decorrência aos efeitos de períodos de seca que afetaram lavouras, de menores quantidades produzidas ou de seus preços.

Especialmente nos estados do Paraná e em Mato Grosso, o milho foi particularmente prejudicado por estes efeitos na segunda safra, que é considerada como a mais importante, onde apresentou uma redução de 5 milhões de toneladas quando comparada com 2020, ao apresentar menor produtividade de grãos.

Apesar de problemas de falta de chuvas em algumas localidades no período em estudo, as projeções da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são de uma safra expressiva, em boa parte explicada pelo lucrativo desempenho das exportações de soja em grãos e carnes, preços favoráveis e a safra de grãos, como já destacados nos relatórios anteriores.

O Relatório com os Valores Brutos da Produção (VBP), quando analisados os dados regionais, demonstram a liderança de Mato Grosso com participação de 17,2% no valor, Paraná 13,2%, São Paulo 11,2%, Rio Grande do Sul 10,8% e Minas Gerais 10%.

Website: http://vmxagro.com.br/



Open Banking chega à segunda fase, mas empresas e consumidores ainda desconhecem sistema

São Paulo, SP 25/6/2021 – Proximidade do fim do prazo para cumprir segunda fase deve gerar corrida nas próximas semanas, diz fundador da Teros.Proximidade do fim do prazo para cumprir segunda fase deve gerar corrida nas próximas semanas, diz fundador da Teros.

O Open Banking, novo modelo de negócios que vai mudar definitivamente os padrões do sistema financeiro, ainda é pouco compreendido e tem gerado muitas dúvidas tanto para as empresas que deverão operá-lo quanto para os consumidores que deverão ser impactados diretamente.

Por um lado, o desconhecimento faz com que ainda grande parte das mais de centenas de empresas que aderiram ao sistema voluntariamente ainda não estejam prontas com os requisitos de implementação da segunda e terceira fases, que acontecem em 15 de julho, e 30 de agosto, respectivamente, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Banco Central.

Entre os consumidores, que já começam a receber informações e solicitações para compartilhar seus dados entre os grandes bancos, nem mesmo o termo Open Banking é muito bem compreendido. Uma pesquisa realizada pelo C6 Bank/Ipec mostrou que 56% das pessoas com acesso à internet nunca ouviram falar dele.

Segundo Juan Ferrés, fundador da Teros, empresa especializada em soluções e estratégia aliada à gestão inteligente de dados, apesar das dificuldades iniciais, o Brasil tem aprendido com as iniciativas de outras partes do mundo, principalmente com a experiência inglesa.

Por lá, a novidade também demorou a cair no gosto popular. Três anos após a implantação do Open Banking, apenas 3 milhões de cidadãos e empresas usam produtos e serviços ligados a ele, o que representa apenas 7% da população adulta do país. “Observar o que deu certo lá e o que não funcionou contribui para evitar um grande número de erros que poderiam ocorrer nessa fase de implantação”, avalia Ferrés.

Já de início, o desafio das 276 instituições financeiras que aderiram ao sistema é lidar com a criação das chamadas APIs — padrão de comunicação definido para o compartilhamento de dados entre os bancos — e a armazenagem segura das informações. “O exemplo europeu nos ensinou que é preciso um padrão entre as APIs para viabilizar a integração”, conta Ferrés.

Além disso, investir na melhor experiência para o usuário dar o seu consentimento e autorizar a liberação de seus dados, será um fator crítico de sucesso. O mercado precisará de uma solução flexível e que compatibilize a adequação regulatória e sua estratégia de negócio.. “As empresas precisam se atentar ao arcabouço legal e a todos os processos que protegem e regulam o tráfego dos dados”, explica.

Ferrés acredita que no próximo mês deverá ocorrer uma corrida por soluções de integração de sistemas que contemplem a segurança de dados. “Mesmo as grandes empresas que decidiram criar internamente sentem a necessidade de buscar ferramentas que aceleram a implantação para poder atender ao cronograma do Bacen e garantir o cumprimento das normas sem risco de receber multas ou outras penalidades”, avalia. Aqui, mais uma vez, vale lembrar do exemplo inglês. Na data prevista para a implantação do programa, cinco instituições não estavam prontas e tiveram que pedir mais prazo. Assim, o funcionamento pleno do sistema, previsto para janeiro de 2018, ocorreu apenas em março daquele ano.

De acordo com Ferrés, o passo seguinte está ainda mais fora do radar das empresas que, segundo o executivo, ainda não se atentaram ao fato de que mais do que armazenar dados, é preciso ter capacidade de inovar e antecipar a geração de novos negócios e a integração ao business. “É nesse momento que o consumidor deverá realmente entender os benefícios do Open Banking ou, ainda mais, toda a diversidade de possibilidades oferecidas pelo conceito de Open Finance”, diz.

Segundo Ferrés, em pouco tempo o consumidor deverá, por exemplo, receber duas ou mais propostas de parcelamento ao finalizar uma compra em uma loja física ou mesmo em um market place. Preencher cadastro será algo bem mais simples com o open banking, sempre que o consumidor permitir o acesso aos seus dados cadastrais. Além disso, a oferta de crédito deve ser muito mais assertiva e competitiva, sob medida para cada cliente, a partir do conhecimento do histórico financeiro do consumidor

“A oferta de produtos é apenas o primeiro passo que deverá chegar ao consumidor final. Com o avanço do que chamamos de Open Finance e as possibilidades que o compartilhamento de dados irá oferecer, em breve será possível, por exemplo, locar um carro ou fazer check-in em um hotel com apenas um clique, utilizando seus dados disponibilizados de forma segura e eficiente pelo novo modelo”, exemplifica o executivo.

Website: https://agenciafr.com.br/



Anunciados os resultados de um novo teste rápido de antígeno em estudo clínico brasileiro

Toronto 25/6/2021 – Empresa canadense apresenta resultados satisfatórios do seu teste de antígeno da COVID-19 em estudo clínico realizado em Minas Gerais

A Therma Bright, empresa tecnológica de dispositivos médicos e desenvolvedora do AcuVid ™ COVID-19, forneceu uma atualização sobre o desempenho excepcional de seu estudo clínico de teste rápido de antígeno em amostra de saliva, que está sendo conduzido em Minas Gerais.

“O estudo clínico em andamento para nosso teste rápido de antígeno em saliva, o AcuVid ™ COVID-19, teve um desempenho extremamente bom”, disse o CEO da empresa, Rob Fia. “Em 16 de junho, 63 indivíduos foram inscritos e fornecidos com um swab nasal para um teste de RT-PCR e uma amostra de saliva para o teste AcuVid ™. Dos 63, foram recebidos os resultados de RT-PCR para 56 indivíduos, com 28 positivos e 28 resultados negativos. Os resultados de RT-PCR para os outros 7 indivíduos serão recebidos nos próximos dias. O teste AcuVid ™ demonstrou uma especificidade de 100% para as amostras RT-PCR negativas. Dos 28 resultados positivos de RT-PCR, o teste AcuVid ™ teve uma sensibilidade de 100% para resultados de RT-PCR com valores de Ct abaixo de 27.”

Atualmente, a empresa está aguardando os resultados finais de 7 testes adicionais do total de 63 indivíduos válidos no estudo clínico, e que forneceram um swab nasal para um teste de RT-PCR e uma amostra de saliva. Os resultados de RT-PCR e Ct para os 7 testes restantes serão comparados com seu teste rápido AcuVid ™. A empresa espera atingir os 30 requisitos positivos / 30 negativos, exigidos pela FDA (EUA), para então apresentar todos os resultados finais recebidos e a documentação final e conseguir a autorização da agência americana. Além disso, a empresa planeja continuar o estudo clínico no Brasil além dos requisitos iniciais, caso qualquer órgão regulador exija dados adicionais do teste rápido AcuVid ™ COVID-19.

“Estamos extremamente satisfeitos com o desempenho do teste AcuVid ™ e sua sensibilidade de 100% para valores de Ct abaixo de 27, bem como a especificidade de 100%”, compartilhou o Dr. Ricardo Fujiwara, investigador principal do estudo na Universidade Federal de Minas Gerais. “Pacientes com valores de Ct abaixo de 27 geralmente estão nas fases iniciais desta infecção viral e são os mais contagiosos. Não só é importante, mas também crítico, identificar esses pacientes o mais preciso e rapidamente possível para mitigar a disseminação, e este teste de saliva fará exatamente isso! No geral, os primeiros 56 resultados de testes clínicos são impressionantes e demonstram a confiabilidade, facilidade de uso e precisão do teste AcuVid ™ da Therma Bright. Além disso, nossa equipe clínica e as cobaias encontraram este teste rápido de saliva até agora mais fácil de administrar e muito melhor tolerado do que os testes de cotonete nasal padrão.”

O teste rápido de antígeno em saliva AcuVid ™ COVID-19 foi projetado especificamente para permitir que os indivíduos coletem sua própria saliva em um tubo de coleta. Este processo de autocoleta reduz significativamente o risco de infecção/transmissão COVID-19 para os profissionais de saúde responsáveis pela coleta e teste de amostras. Além disso, em uma versão futura do teste AcuVid ™, o tubo de coleta de saliva tornará mais fácil para os indivíduos realizarem o autoteste em um ambiente doméstico e, assim, conter melhor sua amostra de saliva e cartucho de teste em uma embalagem descartável segura.

O estudo clínico brasileiro AcuVid ™ que está decorrendo é um projeto completo para indivíduos, tanto sintomáticos quanto assintomáticos, que se apresentam na clínica de testes de COVID-19 do hospital universitário. Cada indivíduo fornece primeiro um swab nasal para um teste RT-PCR de alta sensibilidade aprovado pela ANVISA e, em seguida, fornece uma amostra de saliva para uso com este teste rápido de saliva. Os resultados do teste AcuVid ™ são registrados e posteriormente comparados aos respectivos resultados do teste RT-PCR pós-laboratório, que leva um ou dois dias e inclui o valor Ct.

“Esta é uma conquista significativa para a Therma Bright e nosso teste AcuVid ™ COVID-19”, expressou ainda o CEO da Therma, Rob Fia. “Esses dados clínicos não serão apenas usados para o nosso pedido à FDA, mas também serão enviados e registros na Health Canada, ANVISA (Brasil) e INVIMA (Colômbia), bem como serão usados para apoiar ainda mais nossa recente aprovação da CE recebida em abril de 2021.”

A empresa esclareceu ainda que não está fazendo nenhuma afirmação expressa ou implícita de que seu produto de teste tem a capacidade de eliminar ou curar COVID-19 ou o vírus SARS-CoV-2.

Website: https://www.thermabright.com/



Terceirização de equipamentos de TI pode trazer benefícios para pequenas e médias empresas

25/6/2021 – Redução de custos e equipamentos atualizados estão entre as principais vantagens

A tecnologia, que anteriormente era somente um suporte para as companhias, já se consolidou como a principal fonte de soluções para pequenas e médias empresas. Segundo dados do Sebrae, a participação das PMEs no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil é de aproximadamente 27%.

A transformação digital veio para contribuir com as operações em diversos modelos de negócios. As empresas passaram a recorrer à terceirização de equipamentos de TI para intensificar a eficiência operacional e, consequentemente, reduzir custos.

Associada ao outsourcing de equipamentos TI, de acordo com a consultoria IDC Brasil, há uma tendência de alta para 2021 e um crescimento de 8,6% do mercado de computadores, devido à continuidade da pandemia e o aumento da aceleração digital. Ao trazer benefícios associados à transformação digital, a terceirização de equipamentos de TI permite serviços personalizados de acordo com a demanda de cada empresa, além de agilidade e eficiência durante o contrato.

Pensando nisso, Ricardo Marcelino, fundador da Aluga.com, empresa especializada em locação de equipamentos de TI, elencou alguns benefícios da terceirização de TI para pequenas e médias empresas:

Controle e redução de custos

Ao contratar serviços de outsourcing de equipamentos de TI, as empresas percebem que uma das primeiras mudanças é a redução de custos. Os custos, que antes eram variáveis, passam a ser fixos. A empresa pagará pelo serviço apenas quando precisar e ainda tem a possibilidade de fazer orçamentos de acordo com a demanda do negócio.

No caso de aluguel de equipamentos de TI, por exemplo, os produtos estarão sempre atualizados e com os reparos em dia. “Ao optar por alugar, a empresa economizará ao invés de investir logo na implantação da tecnologia. Com isso poderá investir em outras áreas, sem se preocupar com manutenção e atualizações”, destaca Ricardo Marcelino. É importante atentar-se ao custo-benefício.

Garantia de suporte e qualidade

Qualidade e suporte são garantidos com os serviços de outsourcing de TI. Ao contratar empresas especializadas, há agilidade e rapidez na locação e nos chamados da assistência técnica.

Com a contratação de serviços e equipamentos de TI, as companhias terão sempre disponíveis os produtos especializados, com maior segurança e boa infraestrutura.

Tecnologias modernas e atualizadas

Com o outsourcing de TI, os equipamentos são utilizados por um período determinado em contrato. Isso pode possibilitar a atualização dos produtos no fim desse período, mantendo o parque de máquinas sempre moderno e atualizado.

Website: https://aluga.com/



Gartner divulga que as vendas mundiais de smartphones aumentaram 26% no primeiro trimestre de 2021

25/6/2021 – Melhoria da perspectiva dos consumidores e demanda reprimida impulsionaram o crescimento

Após um acentuado declínio em 2020, as vendas globais de smartphones para usuários finais cresceram 26% no primeiro trimestre de 2021, de acordo com a mais recente pesquisa do Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. As vendas globais de celulares para usuários finais cresceram 22% na comparação ano após ano.

“A melhoria na perspectiva dos consumidores, o aprendizado sustentado e o trabalho em casa, junto com a demanda reprimida de 2020 impulsionaram as vendas de smartphones no primeiro trimestre. Os consumidores começaram a gastar em itens discricionários à medida que a situação da pandemia melhorou em muitas partes do mundo e os mercados se abriram”, avalia Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “No entanto, não se pode ignorar que a base de comparação, uma vez que 2020 foi um ano com menos vendas do que em 2019. Isso explica o crescimento de dois dígitos.”

Os três principais fornecedores globais de smartphones mantiveram suas respectivas posições no primeiro trimestre de 2021 (1T21). O lançamento de smartphones de preço médio, como telefones com preços abaixo de US$ 150, impulsionou as vendas de unidades da Samsung em todo o mundo. O lançamento antecipado de seus principais smartphones 5G também contribuiu para o crescimento das vendas de aparelhos da empresa.

A Apple voltou à segunda posição da lista global no primeiro trimestre de 2021, depois de garantir o primeiro lugar no quarto trimestre de 2020. O lançamento de seu primeiro iPhone 5G levou a um aumento em 2021. “O 5G continuará a ser o principal impulsionador de crescimento da Apple em 2021. As atualizações de dispositivos irão alimentar a demanda pelo telefone carro-chefe da Apple ao longo do ano”, diz Gupta.

Todos os cinco principais fornecedores globais de smartphones registraram forte crescimento na comparação com 2020, indicando que o mercado de telefonia está se consolidando em torno dos cinco principais fornecedores. Os fabricantes chineses Xiaomi, Oppo e Vivo testemunharam a crescente demanda por smartphones 5G e capitalizaram as oportunidades devido ao enfraquecimento das vendas da Huawei e LG globalmente neste trimestre.

A escassez global de chips ainda não impactou a indústria de smartphones, uma vez que o equilíbrio entre a demanda e a oferta foi atendido. No entanto, isso pode mudar nos próximos trimestres e pode resultar em um aumento no preço médio de venda dos smartphones em todo o mundo.

Website: http://www.gartner.com



GIGABYTE leva sua vanguarda para MWC e abre caminho para implantações 5G

TAIPEI 25/6/2021 –
GIGABYTE, líder mundial em tecnologia da computação, está entusiasmado em fazer parte da MWC (Mobile World Congress) para apresentar seus produtos e insights sobre Computação de ponta, e ter a companhia de inovadores e tomadores de decisão que moldarão o futuro das implantações 5G e do planejamento 6G.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210625005077/pt/

GIGABYTE leva sua vanguarda para MWC e abre caminho para implantações 5G (Photo: Business Wire)

GIGABYTE leva sua vanguarda para MWC e abre caminho para implantações 5G (Photo: Business Wire)

A GIGABYTE apresenta uma série de servidores que são “pequenos e agradáveis” e estão disponíveis em x86 ou plataformas Arm para suportar diversos aplicativos. Esses servidores de ponta não são encurtados para profundidades que variam de apenas 400-600mm para caber em mais ambientes para implantações de telecomunicações, mas também prontos para servir como HPCs e lidar com cargas de trabalho desafiadoras para IA e processamento de dados que estão mais próximos dos aplicativos dos usuários.

  • E152-ZE0 – Suporta processadores AMD EPYC 7003 e 7002 de 3ª geração, é extremamente curto com profundidade de 400 mm, vem com 8 slots DIMM e suporta dois SSDs U.2 NVMe. A câmara E152 para GPUs de slot duplo também pode ser usada para dois cartões de slot único operando em Gen4 x16, e dois slots de expansão de baixo perfil na frente para fornecer ao usuário um desempenho poderoso e flexibilidade para implementação.
  • E162-220 – Projetado para processadores escalonáveis Intel Xeon de 3ª geração e tem 16 DIMMs para memória de 8 canais padrão da indústria, e suporta dois SSDs U.2 e três conectores M.2 integrados com transmissão Gen4 PCIe. Todos os I/Os são projetados na mesma direção, tornando-os adequados não apenas para instalação em data centers, mas também para implantação em estações base para fornecer MEC 5G ou computação de ponta para serviços.
  • E251-U70 – O primeiro servidor de borda GIGABYTE projetado para processadores escaláveis Intel Xeon de segunda geração, suportando seis baias SATA/SAS de 2,5” na parte frontal esquerda e uma GPU de dois slots mais uma placa FHFL de um único slot na parte frontal direita. Notavelmente, este servidor foi escolhido por NVIDIA Aerial Developer Kit para desenvolvimento e implantação de pilha vRAN. O E251-U71, uma variante SKU pronta para o projeto NEBS, é projetado para condições extremas, como alta temperatura, umidade ou altitude.
  • E252-P30 – Criado para cargas de trabalho na arquitetura Arm e usando processadores Ampere Altra com até 80 núcleos e 16 DIMMS para uma grande variedade de possibilidades na nuvem, o servidor é uma opção viável ao considerar o TCO. Tem seis baias SSDs e muitos slots de expansão para aceleradores de baixo perfil, armazenamento ou rede.

O chassi “curto” dos servidores de ponta GIGABYTE e a “doçura” de seus recursos de desempenho provarão ser um patrimônio indispensável em telecomunicações, já que o sucesso nas implantações 5G exige uma ampla difusão de redes MEC que sejam conectadas de maneira próxima e inteligente.

GIGABYTE é uma engenharia, visionária e líder no mundo da tecnologia que usa sua experiência em hardware, inovações patenteadas e liderança da indústria para criar, inspirar e avançar. Com mais de 30 anos de experiência consagrada, a GIGABYTE tem o prazer de ser a espinha dorsal da infraestrutura de TI e fornecer ao setor experiência em data center e produtos de servidor de última geração que podem acelerar avanços científicos e tecnológicos.

https://www.mwcbarcelona.com/exhibitors/gigabyte-technology

Veja mais apresentações: https://www.gigabyte.com/Tech-Tune-In

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato de mídia: Michael Pao brand@gigabyte.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Modalidade de empréstimo entre pessoas sem intermediação bancária reduz juros em 20%

São Paulo 25/6/2021 – Atualmente, a plataforma já conta com cerca de 137 mil pessoas cadastradas e mais de R$ 3 milhões acumulados em empréstimos.Taxa média para quem toma emprestado pela fintech Bullla está em 3,6%; No ano passado, o percentual era de 4,5%

Com a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central em elevar a Selic para 0,75 ponto percentual — passando de 3,50% para 4,25% ao ano —, os juros tendem a aumentar e impactar a oferta de crédito no mercado, afetando empréstimos, parcelamentos e financiamentos, que ficam mais caros.

Segundo levantamento da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média de juros das operações de crédito registrou alta no mês de maio para pessoas físicas e jurídicas. Para pessoa física, por exemplo, a taxa média geral apresentou elevação de 1,38% no mês, passando de 5,8% (96,71% ao ano) em abril para 5,88% ao mês (98,50% ao ano) em maio.

Por outro lado, a modalidade de empréstimo entre pessoas físicas sem intermediação de bancos registrou, em maio de 2021, uma redução de 20% nos juros, de acordo com estudo da fintech Bullla. A taxa média de juros nas transações pela plataforma está em 3,6%, enquanto, no mesmo período de 2020, esse percentual correspondia a 4,5%. A queda nas taxas está diretamente ligada às pessoas que utilizam recorrentemente a ferramenta e pagam sem atrasos, por isso, quando precisam tomar emprestado novamente, conseguem juros cada vez mais baixos.

“Com a disparada da inflação e juros elevados, as compras parceladas e o crédito pessoal acabam sendo mais impactados. Por isso, seguindo na contramão, nosso propósito é ser uma solução cada vez mais acessível para todos”, afirma o CEO e cofundador do Bullla, Marcelo Villela.

 

 

 

Website: https://www.bullla.com.br/



Aneel anuncia conta de luz mais cara e consumidores buscam por energia solar

Cascavel – Paraná 25/6/2021 – Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil enfrenta a pior estiagem dos últimos 91 anos

A conta de energia elétrica vai ficar ainda mais cara. É o que diz a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No último dia 15 de junho, o diretor-geral da agência reguladora de energia no Brasil, André Pepitone, afirmou que o País está enfrentando uma das piores crises hídricas já registradas na história e que nas próximas semanas as bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha patamar 1 e 2) devem sofrer um reajuste de, pelo menos, 20% mais cara, mexendo no orçamento e no bolso dos consumidores.

A Aneel estima também que em 2022 a conta de luz deve ter uma alta de 5% e não descarta a possibilidade de reajustes para todo o ano. Em 2021, os reajustes já aplicados na conta de luz estão na casa dos 7%, isso só primeiro trimestre deste ano. Esse aumento dos preços da energia tem relação com a falta de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde ficam os principais reservatórios do país, causando uma grave estiagem, a pior estiagem dos últimos 91 anos.

Diante dessa situação grave e para suprir uma queda de geração das usinas hidrelétricas, as usinas termelétricas foram acionadas, elas geram energia por meio da queima de combustíveis fósseis, uma ação que contribui com a poluição do meio ambiente e prejudica cada vez mais a sustentabilidade.

Grande parte das pessoas está olhando para o sol e enxergando-o como um potencial meio para a geração de energia limpa, renovável e sustentável, através de uma tecnologia inovadora que são os sistemas fotovoltaicos. Muitos consumidores de energia elétrica buscam outras alternativas de fontes, como a energia solar, uma solução econômica e eficiente cada vez mais presente em telhados de residências, comércio, empresas, indústrias e aumentando a produtividade do agronegócio brasileiro.

Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar), com o uso desta tecnologia que vem do sol, os ganhos podem chegar a mais de R$ 150 bilhões nos próximos anos para o país, somente reduzindo os custos com o uso de termelétricas fósseis, contribuindo para o aumento na fatura da conta de luz e a emissão de gases fósseis para o efeito estufa.

De acordo com a Absolar, no Brasil, a fonte solar já evitou a emissão de mais de 2,7 milhões de toneladas de CO2 e trouxe R$ 24 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, que geraram mais de 150 mil empregos acumulados durante o período, distribuídos por todas as regiões do Brasil.

As vantagens da geração própria de energia com a fonte solar superam eventuais custos aos consumidores brasileiros e podem trazer R$ 139 bilhões apenas em novos investimentos ao país até 2050, conforme levantamento feito pela Absolar. É mais redução na conta de luz de todos os consumidores brasileiros e mais geração de emprego e renda, ao mesmo passo em que se combate os problemas climáticos que ameaçam a sobrevivência da humanidade. 

Website: http://www.ilumisolenergiasolar.com.br



Workshops abordam assuntos relacionados a concessão do Cais Mauá em Porto Alegre

25/6/2021 – A concessão do Cais Mauá, em Porto Alegre, foi tema de workshops nesta segunda e terça-feira, nos dias 14 e 15 de junho de 2021.

A concessão do cais Mauá, em Porto Alegre, foi tema de workshops nesta segunda e terça-feira, nos dias 14 e 15 de junho de 2021. Os eventos são organizados pelas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e de Parcerias (Separ) do governo do Estado, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Consórcio Revitaliza.

Neste projeto de estruturação da revitalização do cais Mauá, estão previstos dez workshops com o objetivo de escutar e entender as demandas da sociedade civil organizada e da população de Porto Alegre, para que se possa estruturar a revitalização do cais Mauá de forma adequada à realidade local.

Na primeira etapa, os seminários trataram de temas como Vocação Imobiliária, Mercado Imobiliário POA e entorno cais Mauá e a Comunidade local, entorno e interessados diretos no cais Mauá (sociedade civil organizada).

A finalidade do evento, realizado no dia 14 de junho, era dialogar e apresentar questões relacionadas, para subsidiar a elaboração do projeto de revitalização do cais. Os públicos-alvo do evento foram os setores imobiliários, a prefeitura e as construtoras e incorporadoras Locais e associações de lojistas (CDL).

A exposição foi feita entre diálogos e levantamentos sobre aspectos e elementos imobiliários próximos ao cais, com participação de representantes da área, empresas como SECOVI/AGADEMI (Sindicato da Habitação e Associação Gaúcha de Emp. do Mercado Imobiliário), SINDUSCON (Comissão de Responsabilidade Ambiental (CMA)) e outros.

No dia 15 de junho, a explanação foi acerca da comunidade local e entorno do cais Mauá. Os moradores e associações de bairros puderam participar propondo visões, ideias, sugestões e questões coletivas relacionadas aos interesses da elaboração do projeto de Revitalização do cais Mauá, possibilitando, assim, a coconstrução de cenários desejados também pela comunidade.

Estão sendo utilizadas metodologias de abordagem como o Conceito de Investigação Apreciativa (IA), que compreende a arte de perguntar incondicionalmente questões positivas que fortalecem a capacidade dos sistemas para antecipar o significado e intensificar o potencial positivo. É a prática de usar questões positivas para guiar diálogos, interações entre pessoas, aprendizado e mudança. Procurar perceber o que as pessoas têm de melhor e descobrir como usar estes recursos em outras situações.

De acordo com Leonardo Busatto, secretário de Parcerias do Governo do Rio Grande do Sul, a comunicação e colaboração entre a comunidade local é de total interesse do projeto, a fim de conhecer os cenários e a perspectiva da população para construir o programa em concordância com as necessidades especuladas. “É um projeto que será construído com amplo debate. Manteremos o padrão de todos os projetos do governo Eduardo Leite, que é o diálogo. O cais é uma das áreas mais relevantes de Porto Alegre e, certamente, terá um plano à altura. Os porto-alegrenses e gaúchos merecem ter esse espaço de volta”, alegou.

Entre os meses de junho até agosto deste ano, estão programados cerca de dez workshops como estes citados acima, previstos para acontecer antes da publicação do edital, que está prevista para o fim deste ano.

Cronograma com os temas e datas dos próximos eventos:

Os próximos workshops presenciais acontecerão nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2021. No dia 22 de junho, o tema abordado pelo Workshop será “Arquitetura e Urbanismo – desafios e oportunidades para regiões portuárias” e acontecerá de 14h às 18h. O workshop seguinte acontecerá no dia 23 de junho, de 09h às 12h e será sobre “Imprensa e veículos de comunicação”. O último workshop presencial será no dia 24 de junho, de 09h às 16h (intervalo de almoço – 13h às 14h), com o tema de “Singularidades Criativas de Porto Alegre” e contará com atividades práticas em grupo para a promoção do diálogo sobre as singularidades de Porto Alegre. Os workshops agendados serão realizados no Auditório do cais Mauá, na avenida Mauá, 1050 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS.

Contato: consorciorevitaliza@380volts.com.br



Mavenir e Qualcomm colaboram para fornecer soluções de rádio Open RAN 4G/5G para ambientes internos e externos para redes públicas e privadas

CAMBRIDGE, Reino Unido 24/6/2021 –
A Mavenir1, a fornecedora de software de rede construindo o futuro de redes com software nativo na nuvem que roda em qualquer nuvem e transforma a maneira como o mundo se conecta, anunciou hoje uma colaboração com a Qualcomm Technologies, Inc. para desenvolver soluções internas e externas para implantações de rede pública e privada com o objetivo de ampliar as opções para clientes Open RAN.

Com as crescentes demandas de capacidade e cobertura de 5G, impulsionadas por diversos requisitos empresariais e de consumidores, há uma necessidade crescente de densificação de rede que aproveite todo o espectro disponível com base em soluções de rádio flexíveis e econômicas. Esta colaboração visa alavancar o poder das soluções de software da Mavenir e a liderança da plataforma da Qualcomm Technologies, para fornecer um conjunto de soluções de rádio com base na arquitetura Open RAN.

O software Mavenir em execução nas plataformas Qualcomm® 4G e 5G RAN para células pequenas (FSM), oferecendo uma gama completa de soluções de rádio atualizáveis ​​por software Open RAN, foi projetado para atender às demandas de escalabilidade de redes internas e externas de próxima geração. Isso é possível devidoàflexibilidade da arquitetura oferecida pelas soluções nativas da nuvem da Mavenir e ao design de baixo consumo de energia, além do suporte de banda de espectro global oferecido pelas plataformas Qualcomm 4G e 5G RAN. Os produtos visam atender às necessidades dos segmentos de provedor de serviços de comunicação (Communications Service Provider, CSP) e corporativo.

Os principais destaques incluem:

  • O desenvolvimento e a integração da solução de software compatível com Mavenir Open RAN split 2 com as plataformas Qualcomm 4G e 5G RAN
  • Adaptação da solução Mavenir Software em uma variedade de produtos de rádio internos e externos baseados em plataformas Qualcomm 4G e 5G RAN para Small Cells (FSM) desenvolvidos pelo ecossistema Small Cell ODM

“O papel da Mavenir no crescimento do ecossistema tem sido garantir que a demanda do mercado seja atendida com uma gama de opções de rádio para atender a todas as implantações e casos de uso”, disse Aniruddho Basu, vice-presidente sênior e gerente geral de negócios emergentes da Mavenir. “O Open RAN em contêineres da Mavenir, software de análise de IA e automação, juntamente com as poderosas plataformas de ponto de acesso 4G e 5G da Qualcomm Technologies, objetivam criar uma ampla gama de soluções de rádio econômicas de alto desempenho para vários segmentos e aplicativos com total flexibilidade arquitetônica”.

“A plataforma Qualcomm RAN 5G para células pequenas, com suporte para espectro 5G mmWave e Sub-6 GHz, foi projetada para oferecer cobertura de rede aprimorada, capacidade e eficiência de energia superior”, disse Gerardo Giaretta, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm Technologies, Inc. “Estamos entusiasmados com esta colaboração com um líder do setor de RAN aberto como Mavenir, pois ajudará a impulsionar a proliferação de RAN 5G aberta e virtualizada globalmente em locais como aeroportos, estádios e hospitais”.

1 Por meio de sua afiliada ip.access, uma empresa Mavenir

Sobre a Mavenir

A Mavenir está construindo o futuro das redes e é pioneira em tecnologia avançada, focando na visão de uma rede única automatizada, baseada em software que roda em qualquer nuvem. Como a única fornecedora de software do setor para redes de ponta a ponta e nativas na nuvem, a Mavenir está focada em transformar a maneira como o mundo se conecta, acelerando a transformação de rede de software para mais de 250 provedores de serviços de comunicação em mais de 120 países, que atendem mais de 50% dos assinantes do mundo.

www.mavenir.com

Qualcomm é uma marca comercial registrada da Qualcomm Incorporated.

As plataformas Qualcomm 4G e 5G RAN são produtos da Qualcomm Technologies, Inc. e/ou de suas subsidiárias.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Maryvonne Tubb

Mavenir

PR@mavenir.com

Loren Guertin

MatterNow

mavenir@matternow.com

Kevin Taylor

GlobalResultsPR

mavenir@globalresultspr.com

Fonte: BUSINESS WIRE



Cães e gatos – como funciona a doação de sangue?

São Paulo 24/6/2021 – A doação de sangue é bastante debatida quando o assunto são os seres humanos. Vale lembrar que ela também é importante no caso dos pets. Cães e gatos passam por situações em que, muitas vezes, são necessárias transfusões de sangue – como é o caso de acidentes ou doenças como Felv em gatos e babesiose em cães.

Assim como os seres humanos, existem restrições na doação de sangue entre pets. Cachorros e gatos, por exemplo, não podem doar ou receber uns dos outros já que a tipagem sanguínea é diferente entre as espécies. Existem mais de 12 tipos de sangue de cachorros e quatro tipos no caso dos gatos, mas sempre que uma doação é necessária, são feitos testes de compatibilidade entre doador e receptor.

De acordo com a médica veterinária e consultora de Assuntos Veterinários da Hill’s Pet Nutrition, Larissa Risolia, o processo de doação é bastante simples, indolor e dura cerca de 20 minutos. “Os cães e gatos passam por alguns testes clínicos para atestar as condições de saúde e, em seguida, o sangue é coletado – geralmente pela jugular do animal”.

Entre os requisitos para cães doarem sangue estão ter oito anos de idade e mais de 25kg. É preciso ter todas as vacinas e a vermifugação em dia e, como o procedimento de coleta de sangue é feito com o animal acordado, é preciso que ele seja dócil.

Já no caso dos gatos, é preciso que eles tenham sete anos de idade e mais de 4kg. Assim como no caso dos cães, é preciso que o felino também seja dócil, já que a coleta de sangue é feita com o animal acordado. É preciso que as vacinas e a vermifugação também estejam em dia.

Website: https://www.hillspet.com.br/



Tecnologia na educação: por que a sua presença tornou-se importante?

São Paulo – SP 24/6/2021 – O digital tornou-se uma extensão do mundo real. Diante do cenário atual, a Samsung SDS trouxe à tona ferramentas que apoiam e edificam o setor estudantil

Desde a chegada do advento da internet, pode-se notar mudanças em processos do cotidiano. Com a possibilidade da inovação, o estudo, lazer e trabalho foram modulados – mesmo que a pequenos passos – diante de necessidades particulares e individuais de cada setor. 

Ainda assim, no ano de 2020 tudo mudou. Com a chegada da pandemia causada pela COVID-19, acompanhada da necessidade de manter o distanciamento social, a adesão de ferramentas que possibilitassem a continuidade das atividades foi decisiva para que muitas coisas continuassem acontecendo.

Na educação não foi diferente. De acordo com dados disponibilizados pelo DataSenado, 32,4 milhões de alunos da educação básica e superior obtiveram contato com o Ensino a Distância no último ano.

Ainda que, de acordo com o Censo Escolar, realizado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, somente 52,7% das escolas municipais e 85% das escolas particulares obtivessem banda larga presente no ano de 2020, a necessidade de mudar o cenário foi iminente. Com isso, planos de ação foram traçados para atender a demanda emergente. 

Soluções para o EaD

O Ensino a distância trouxe muitos desafios. Entre eles, a adesão das aulas e o novo formato de transmitir conhecimento. Outro ponto também se sobressaiu: a dificuldade dos professores em reconhecer a participação ativa de seus alunos. 

Com intuito de construir uma ponte que afaste todos da desigualdade digital, a Samsung SDS criou o projeto Smart School. “Vislumbramos um futuro educacional onde os alunos que vivem em áreas rurais e remotas interajam com o mundo e descubram seus talentos por meio da tecnologia. Com uma solução personalizada para cada escola, a Escola Inteligente cria um ambiente favorável e atento para que os alunos maximizem suas capacidades”, diz Gabriel Reynard, Gerente de Marketing.

Ao construir uma nova experiência educacional, a Samsung SDS busca lapidar o futuro da educação, diminuindo a lacuna educacional em escolas rurais com baixo acesso à tecnologia. Para isso, aulas interativas, atividades colaborativas, ambiente motivacional e conteúdo digital são utilizados como pilares.

E, para conseguir disponibilizar mais segurança nas atividades, a corporação atrelou a solução de Reconhecimento Facial da Samsung SDS para ser utilizada em Chromebooks e Tablets Samsung no Ensino. “Com esta ferramenta é possível criar um fluxo mais fluido e seguro. Podemos, por exemplo, escanear o rosto de um aluno para verificar sua presença em uma prova. Este é apenas um passo em direção ao ambiente tecnológico que desejamos proporcionar”, finaliza Gabriel. 

Tecnologia para diferentes setores

A Samsung SDS é uma multinacional do segmento de TI com faturamento superior a US$ 11 bilhões e escritórios em 60 países. A corporação fornece soluções de TI para o mercado B2B e público, com atuação em diversos setores, como indústria, varejo, entre outros. É considerado o “braço” de tecnologia do grupo Samsung e, agora, está focado em soluções para educação.

Para saber mais, basta falar com um especialista: business.sdsla@samsung.com

Website: http://samsungsds.com



Triton Digital Lança Podcast Report América Latina de Maio de 2021

NOVA YORK 24/6/2021 – Triton Digital®, líder mundial em tecnologia e serviços para o setor de áudio digital e podcast, anunciou hoje o lançamento do mais recente Podcast Report América Latina. O relatório fornece uma visão dos 100 melhores podcasts na América Latina de 3 a 30 de maio de 2021, conforme medido pelo serviço de medição Podcast Metrics da Triton.

Uma série de novas entidades estreou no relatório dos 100 Principais Podcasts neste período de relatório, incluindo Inteligência Ltda. (audio.ad Podcast Network),ResumoCast | Livros para Empreendedores (audio.ad Podcast Network), Reporter CBN no Spotify (Radios Grupo Globo), e Lo Que Tienes Que Saber (Prisa Radio).

As entidades que retornaram incluemMais Recentes (Radios Grupo Globo), Prancheta do PVC (Radios Grupo Globo), e Morbid: A True Crime Podcast (Audioboom). LOS40 MX – La Corneta (Prisa Radio)permaneceu em 1º lugar como o podcast mais baixado na região durante o período do relatório, seguido por Leyendas Legendarias (Sonoro | ATC) at #2.

Os 100 Principais Podcasts são responsáveis por 24 milhões de downloads no total durante este período de relatório.

Para ver todos os resultados do Podcast Report América Latina, acesse https://www.tritondigital.com/resources/podcast-reports.

Para receber relatórios de podcast da Triton por e-mail, preencha este formulário: https://www.tritondigital.com/pmsignup.

O serviço de medição Podcast Metrics da Triton Digital é certificado pelo IAB Tech Lab como em conformidade com a versão 2.1 das Diretrizes Técnicas de Medição de Podcast IAB. Ele oferece dados precisos e perspicazes sobre como, quando e onde o conteúdo do podcast está sendo consumido em várias plataformas de hospedagem, com a capacidade de visualizar métricas por intervalo de datas, local, dispositivo, rede, programa, episódio e muito mais.

Sobre a Triton Digital

Triton Digital® Triton Digital® é líder mundial em tecnologia e serviços para o setor de áudio digital e podcast. Operando em mais de 80 países, a Triton oferece tecnologia inovadora que permite que emissoras, podcasters e serviços de música online formem seu público, maximizem sua receita e otimizem suas operações diárias. Além disto, a Triton capacita o setor mundial de áudio online com o Webcast Metrics®, o serviço líder de medição de áudio online e Podcast Metrics, um dos primeiros serviços de medição de podcasts com certificação IAB do setor. Com integridade, excelência, trabalho em equipe e responsabilidade sem comparação, a Triton permanece comprometida em conectar áudio, público e anunciantes para alimentar continuamente o crescimento do setor mundial online. Para mais informação, acesse www.TritonDigital.com.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kristin Charron

Triton Digital

+1 514 448 4037

Kristin.Charron@TritonDigital.com

Fonte: BUSINESS WIRE



realme 8 pro chega ao Brasil com câmera de 108MP

A realme acabou de trazer para o Brasil o aguardado modelo realme 8 Pro, a mais bem sucedida linha entre os celulares “Pro” da marca, com mais de 33 milhões de unidades vendidas. O grande destaque do realme 8 Pro é sua poderosa câmera com sensor de 108 MP e modos de fotografia únicos. 

Seu display é de 6.4 polegadas Full HD Super Amoled. Sua taxa de amostragem por toque chega a 180Hz para melhor resposta durante os jogos. O brilho da tela pode chegar a 1000nits sob a luz do sol e também oferece escurecimento por corrente contínua, que diminui a cintilação da tela. Ele vem equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 720G, um poderoso octa-core de 8 nm com design de baixo consumo. O aparelho conta ainda com 4GB de RAM e 128GB de espaço para armazenamento, tem certificação Hi-Res para alta qualidade de áudio e oferece recurso Dual SIM Dual Standby e memória expansível em até 256 GB.

Fotos mais nítidas e melhor qualidade de imagem noturna
O novo sensor HM2 da Samsung de 108MP de 1 / 1,52 polegadas vem com a resolução máxima de 12000×9000, o que proporciona uma qualidade de fotografia enorme. Ele oferece suporte à tecnologia de combinação de pixel 9 em 1, que permite que nove pixels de 0.7μm sejam combinados em um pixel de 2.1μm, o que melhora a qualidade da imagem principalmente em situações de baixa exposição à luz. 

Além disso, o smartphone traz uma nova tecnologia de Zoom, o In-Sensor Zoom. Ele consegue recortar um pedaço da imagem inicial de 108MP, gerando uma nova imagem ainda com muita qualidade. Esta tecnologia também possui um algoritmo que aproveita a melhor informação de 8 imagens geradas instantaneamente a cada clique, gerando uma nova imagem de 12 MP com alta nitidez.

Primeiro vídeo time-lapse do céu estrelado e vídeo time-lapse com efeito tilt-shift (miniatura)
O modelo possui um exclusivo algoritmo de vídeo time-lapse do céu estrelado. A câmera pode levar 480 segundos para tirar 30 fotos e então gerar um vídeo de um segundo, que pode mostrar a constante mudança do universo a uma velocidade 480 vezes mais rápida.

O modo Tilt-shift pode transformar o mundo real em um mundo em miniatura usando um tipo de ilusão de ótica. Quando olhamos para um objeto que está muito perto de nós, o primeiro plano e o fundo geralmente estão fora de foco. Se adicionarmos um efeito de desfoque adequado a essa imagem, nosso cérebro pensa que estamos olhando para uma paisagem em miniatura muito perto de nós.

Normalmente, esse efeito embaçado é obtido com uma lente tilt-shift cara, que torna uma parte da foto clara e outra embaçada. Com nosso novo algoritmo de fotografia tilt-shift, o realme 8 Pro agora pode transformar o mundo real em um mundo mágico em miniatura.

O modo Tilt-shift também permite ajustar manualmente a forma, o ângulo, a posição e o tamanho do efeito de desfoque. Você pode selecionar e personalizar facilmente os efeitos desfocados de acordo com a cena. O realme 8 Pro é o primeiro smartphone que tem esse modo de vídeo time-lapse em tilt-shift.

Carregador rápido e bateria
O realme 8 Pro é equipado com bateria de 4500mAh e acompanha um carregador rápido (na caixa!) de 65W. Isso significa que, na prática, você pode carregar qualquer aparelho compatível com carregamento de até 65w na velocidade máxima e pode carregar a bateria de 4500mAh do realme 8 pro de 0 a 100% em apenas 47 minutos. 

Utilizando a tecnologia charge pump de alta tensão, este carregador SuperDart atinge 97% de eficiência energética e é equipado com proteção de carga de cinco dimensões. Com o Modo de Super Economia de Energia habilitado, 5% da bateria pode durar 32 horas em standby ou 98 minutos em uma chamada de telefone.

Design, espessura, peso
A parte traseira do realme 8 Pro traz a textura do cristal mineral natural, com um acabamento fosco único, nas opções de cores Infinite Blue e Infinite Black. O modelo pesa apenas 176g e tem a espessura de 8,1 mm, o que o torna bem confortável para segurar na mão.

Sistema UI 2.0 com o novo modo de jogos “não perturbe” e melhor política de proteção à privacidade
A interface realme UI 2.0 já vem instalada no modelo, e permite a customização da cor do tema na barra de notificações, botão de atalho, configuração dos ícones da interface e três opções de modo escuro.

O novo “game space” pode travar o brilho de tela e definir uma rede dupla de canais para garantir a estabilidade da rede, além de também bloquear alarmes, notificações e chamadas recebidas. O novo “Espaço Privado” permite que os usuários escondam os seus aplicativos e arquivos privados com uma senha de segurança. A barreira de segurança fornece um escudo para pagamentos e aplicativo para monitoramento das permissões.

A interface realme UI 2.0 também otimizou a utilização dos recursos de sistema em 45%, de acordo com o realme lab, e o tempo para abrir um app foi reduzido em 22.63%.

Preço e disponibilidade
A pré-venda do realme 8 pro será de 23 a 28 de junho, com o preço promocional de R$2.099,00, nos sites da Americanas, Submarino e Shoptime. Depois desse período, o preço sugerido é de R$2.599,00. 

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Soul Brasília comemora aniversário com concurso cultural

Brasília 24/6/2021 – Grupo de relacionamento realiza concurso inspirado na cidade e movimenta o segmento de arquitetura e design de interiores

A arquiteta Vanessa von Glehn é a grande vencedora do ‘Soul Cobogó’, concurso do programa de relacionamento Soul Brasília. O grupo, que comemorou seu primeiro ano de existência este mês apoia negócios segmentados na construção civil, arquitetura, design de interiores e paisagismo.

Marcando o aniversário de Brasília, a exposição sediada na Urban Arts do CasaPark foi sucesso absoluto entre os profissionais do meio, reunindo 11 obras, com os mais diversos estilos e pontos de vista artísticos e arquitetônicos. A votação aberta aos cadastrados no programa durou 15 dias.

O cobogó vencedor foi colocado sobre um suporte de vidro, que permitiu um efeito diferenciado à peça. A profissional vencedora acredita que a iniciativa valoriza o talento local. “Estou grata e muito feliz! Além de muito interessante, essa oportunidade foi incrível! Parabenizo o grupo Soul Brasília pela ideia maravilhosa”, comentou.

Para Vanessa von Glehn, a junção da arte, criatividade, parceiros e profissionais do meio resultou em algo sensacional, totalmente ligado a Brasília e suas fortes influências arquitetônicas. “Estar entre os 11 finalistas e conquistar este prêmio é indescritível para mim. Considero esta competição democrática, ofertada a todos, me sinto lisonjeada, acredito em sonhos e oportunidades. Lembro que peguei o regulamento e lutei por ele, acreditei e alcancei a vitória. Agradeço ao grupo Soul Brasília, aos meus parceiros, em especial a Sia Glass pelo patrocínio e a todos que participaram e contribuíram”, finaliza.

Além da premiação especial dada à arquiteta Vanessa von Glehn uma das peças assinadas pelo artista plástico Douglas Viana será vendida e terá sua renda doada a uma instituição beneficente parceira.

Soul Brasília

O Soul Brasília mantém o propósito de, sem fins lucrativos, promover encontros de relacionamento, ações e projetos voltados ao mercado corporativo. Com comprovado sucesso entre profissionais da área, o grupo é formado por 19 representativas empresas do setor. Entre elas: Automatize; Campeão da Construção; Casa Albuquerque Galeria de Arte; Casa Blanca Decorações; Casa de Vidro; Cerrado Chic; Galpão; Mainline; MB Ambientes; Modernizza; Mondi, Paper House; Pepe Tintas; Sia Glass; Star Luz; Studio Pro+; Urban Arts; Veggas Design Solutions e Villela Mármores.

Website: https://www.soulbrasilia.com/



EFestival: final da etapa de inscrições do concurso tem blitzes musicais digitais

São Paulo 24/6/2021 – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site oficial do projetoDimi Zumquê, Fernando Molinari e Mazin Silva, vencedores de edições anteriores do eFestival, participam de blitzes digitais nas redes sociais do concurso.

A poucos dias para o encerramento das inscrições, o eFestival 2021 reúne artistas que venceram o concurso em outras edições para a realização de blitzes digitais apresentadas por Ruriá Duprat, um dos curadores do projeto, com o intuito de divulgar a reta final das inscrições do concurso que revela novos talentos da música instrumental brasileira.

Dimi Zumquê, Fernando Molinari e Mazin Silva, vencedores de 2004, 2017 e 2018 respectivamente, presenteiam os internautas com músicas de seus repertórios, em apresentações que serão transmitidas nos dias 24 (19h), 25 (19h) e 26 de junho (10h), no canal oficial do Facebook e no Instagram do projeto.

Considerada uma das plataformas precursoras no Brasil para a valorização da cultura e o estímulo a novos talentos da música, em 2021 o eFestival tem também a missão de movimentar o cenário cultural do país, bastante afetado pela pandemia de COVID-19. Além disso, o projeto, traz, como reconhecimento e inovação, duas novas subcategorias: corretores de seguros e profissionais da saúde. Outra novidade é que a edição de 2021 possibilita, além da inscrição de música autoral ou original, a interpretação de músicas de terceiros.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site oficial do projeto www.efestival.com.br até o dia 30 de junho de 2021. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores se apresentarão ao lado de artistas renomados, receberão coaching e a oportunidade de gravar um single. No site, Carlinhos Brown e Tony Bellotto explicam o passo a passo como se inscrever, além de apresentar um breve histórico do projeto.

A edição 2021 do eFestival Instrumental tem patrocínio máster da SulAmérica e apoio da UNINASSAU. Com produção da Dançar Marketing, que neste ano inicia as celebrações de seus 40 anos como empresa de marketing e entretenimento do Brasil, a plataforma eFestival é realizada em parceria com o Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, e com o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Informações para a Imprensa:
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos
Jornalista responsável: Luiz Carlos Franco
ppagina@ppagina.com
www.ppagina.com
(11) 99475-0413

Website: https://www.efestival.com.br/



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