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Mercado de dados e inteligência artificial vive momento histórico

São Paulo 28/6/2021 – Em meio à pandemia mais de 400 milhões de dólares serão injetados, de acordo com estimativaEm meio à pandemia mais de 400 milhões de dólares serão injetados, de acordo com estimativa

Portas fechadas, luzes apagadas e funcionários demitidos. Essa situação foi vivida por 1.044 milhão de empresas no Brasil ao longo do ano passado, de acordo com dados do Ministério da Economia, enquanto em 2018, por exemplo, 762 mil companhias encerraram suas atividades, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As pequenas empresas que sobreviveram, por exemplo, tiveram retomada interrompida. Segundo a pesquisa O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, divulgada em fevereiro deste ano, a queda média das receitas foi de 40%, comparada à pré-pandemia.

Na contramão desse panorama, o setor de Big Data está em crescimento. Esse termo se refere ao volume de dados gerados, de forma variada e em grande velocidade. De acordo com um levantamento do site MediaBistro, a cada segundo, mais de 2.8 milhões de e-mails são enviados no mundo. E em um minuto são feitas mais de 694 mil pesquisas no Google, o maior site de buscas da internet. A cada dia a humanidade cria 2.5 quintilhões de bytes de informação que só são compreensíveis para fins comerciais e de pesquisa se o Big Data for utilizado para compreender os padrões ali presentes.

Toda essa atividade online pode ser convertida em informações importantíssimas. O processo de analisar, catalogar e direcionar toda essa informação para um determinado fim é chamado de Big Data. As maiores empresas do mundo hoje baseiam-se em Big Data para desenvolver seus projetos, avaliar o engajamento de seus conteúdos, interesse dos clientes, entre outras tarefas.

Hipoteticamente, por exemplo, hospitais e sistemas de saúde podem compreender padrões das doenças e comportamento dos pacientes, o que lhes evita quantidades enormes de gastos desnecessários em exames e tratamentos. Trazendo isso para um serviço ainda mais conhecido, a Netflix em 2020 deixou de perder 1 bilhão de dólares ao utilizar essa ferramenta na retenção dos seus clientes.

Para que seja possível ter uma ideia do tamanho do impacto de Big Data nas empresas, segundo a Finances Online, 75% das organizações que usam essa ferramenta o fazem para acelerar seus crescimentos, e seu aumento de lucro está entre 8 e 10%. Além de as empresas enxergarem resultados melhores no mundo pós-Big Data, as startups que atuam no ramo têm recebido cada vez mais atenção e, consequentemente, maiores investimentos e aporte financeiro.

Ascensão

Até o final de 2025 estima-se que as receitas de serviços de Big Data alcançarão a incrível cifra de 119 bilhões de dólares. Em 2021, os investimentos em inteligência artificial (IA) no Brasil podem chegar aos US$ 464 milhões, cerca de R$ 2,4 bilhões. É o que estima a IDC, consultoria especializada em inteligência de mercado.

A Neoway já recebeu mais de US$ 105 milhões de investidores globais e locais, como Temasek, Accel Partners, em rodadas desde 2014. A Ramper anunciou, no começo deste mês, aporte de R$ 8 milhões, liderado pela DOMO Invest e pelo fundo Smart Money Ventures. E, no começo de fevereiro, a startup Cortex, após receber 170 milhões de reais, comprou a ITB360.

A Speedio, plataforma de geração de leads B2B, também cresce no mercado de maneira significativa, mas optou por não buscar investimentos até o momento. O cofundador da empresa, Maucir Nascimento, relata que a média de crescimento da organização é de cerca de 16% ao mês desde julho de 2020. E, entre janeiro deste ano e hoje, o número de usuários cresceu em quase 100%. “A partir do começo desse ano, o mercado ganhou força e quem não está vindo para cima está perdendo o momento histórico”, pontua o especialista em Growth.

Posicionamento

Os impactos causados pela pandemia foram superados com olhar empreendedor. Para ter sucesso, é preciso inovar e procurar soluções. “Mesmo no começo da pandemia, quando a maior parte dos empresários ficou atordoada, resolvemos não demitir ninguém e apostar no negócio. Nossa percepção é que os empresários teriam a visão de que ‘os boletos vão continuar chegando’”, conta Maucir.

Entre os meses de abril e junho de 2020, o faturamento da startup apresentou queda. “O mercado demorou para entender a situação. Perdemos clientes, alguns grandes, mas esse período de retração só se deu até junho. Depois as empresas perceberam a força do outbound como um diferencial para superar a crise e entramos em um crescimento sem igual”, finaliza.

A dificuldade em vender os produtos e serviços é um desafio enfrentado pelas empresas e que se intensificou durante a pandemia. No Brasil, existem quase 22,5 milhões de empresas ativas, de acordo um levantamento realizado pela a Speedio, com base na Receita Federal. Sendo que 88,40% são microempresas e 4,97% são empresas de pequeno porte. Segundo análise da empresa, 9,3 milhões de empresas são B2B. Destas, cerca de 2,2 milhões têm como maior desafio de sobrevivência as suas vendas, principalmente as micro e pequenas empresas.

Ainda de acordo com os dados analisados, somente 33 mil dos negócios contam com uma pessoa em tempo integral para fazer prospecção ativa e, se considerado meio período, esse número pode chegar a 120 mil. “Existem dois milhões de empresas que precisam desesperadamente vender. E apenas 5% delas entenderam o que precisam fazer para suprir essa necessidade que desafia suas existências”, complementa Nascimento.

Para ajudar esses negócios a crescerem, a startup oferece informações de empresas – como atividade, gestores, telefones e e-mails -, que podem ser segmentadas em 70 filtros, em um valor acessível para empresas de qualquer porte. Nesse oceano de oportunidades do mercado, as estratégias definem quem sai na frente. “Por isso estamos nadando de braçada”, finaliza Maucir Nascimento.



Atendimento de gestantes ganha destaque em Niterói

Niterói – RJ 28/6/2021 – Inauguração do CHN Mulher conta com 12 especialidades para atendimento ambulatorial, incluindo cuidado com gestantes de alto risco

O Complexo Hospitalar de Niterói, que faz parte da Dasa – maior rede de saúde integrada do Brasil, inaugurou o CHN Mulher, a única unidade das regiões Leste e Norte Fluminense dedicada aos cuidados com a saúde feminina. O espaço, localizado em frente à Unidade III do hospital, no Centro de Niterói, contará com atendimento ambulatorial em 12 especialidades focadas em mulheres, neste primeiro momento no cuidado de gestantes, mas que o objetivo é em breve ampliar o atendimento e serviços para pacientes mulheres, gestantes ou não.

A Dra. Daniela Gomes Machado Selano, ginecologista e obstetra, coordenadora da Maternidade e do CHN Mulher, explica que o objetivo é oferecer uma linha de cuidado integral ao público feminino, especialmente para os casos complexos como os de endometriose, câncer de mama e gestações de alto risco para mãe e/ou bebê.

“Reunimos diversos especialistas renomados em um único local onde a mulher – gestante ou não – contará com suporte médico ambulatorial de excelência, poderá realizar exames, terá acesso a um acompanhamento multidisciplinar com psicólogos e nutricionistas, tudo isso resguardado pelo CHN, hospital de alta complexidade que coloca à disposição toda a sua estrutura e tecnologia para os casos mais urgentes.”, afirma a dra. Daniela.

A nova unidade CHN Mulher, que tem capacidade para 2.400 atendimentos mensais, tem disponíveis consultas obstétricas e ginecológicas; serviços de nutrição e psicologia; centro de fertilidade feminina com realização de check-ups; endocrinologia; cardiologia e reumatologia especializada em gestantes; acompanhamento para gravidez de alto risco; especialistas em medicina fetal; todos os exames de pré-natal; cardiotocografia fetal; biópsia de vilo corial e atendimento focado em amamentação.

A estrutura conta com quatro consultórios, duas salas de exames, uma sala de cardiotocografia fetal, laboratório e cafeteria. O CHN Mulher ainda contará com um banco de dados integrado à emergência obstétrica do hospital, para que o histórico de saúde, exames e consultas das pacientes que fizerem o pré-natal na unidade ambulatorial esteja com o acesso disponível caso, porventura, precisem de atendimento de urgência. O hospital é referência no atendimento materno-infantil e em 2020 realizou 1.200 partos e 600 atendimentos mensais no serviço de urgência obstétrica.

 

Serviço

CHN Mulher

Endereço: Rua Doutor Celestino 122, térreo, no Centro de Niterói – RJ

Telefone: (21) 2729-1000

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h

Informações: https://chniteroi.com.br/pt



Estudo revela que acordar uma hora mais cedo pode reduzir o risco de depressão em até 23%

Segundo estudo feito por pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder, em parceria com o Instituto Broad do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) e Harvard, localizados nos Estados Unidos, acordar uma hora mais cedo pode reduzir o risco de depressão em até 23% em indivíduos que possuem hábitos noturnos.

Os resultados do estudo genético, realizado com mais de 840 mil pessoas, foram publicados na revista científica JAMA Psychiatry. Pesquisas anteriores também mostraram os efeitos do sono no humor e na saúde mental e física das pessoas, porém, uma pequena parcela desses estudos conseguiu relacionar o cronotipo (relógio biológico) ao risco de desenvolver um quadro depressivo.

“Também há evidências da associação de síndrome do sono retardado – o que pode ser considerado uma preferência noturna extrema – com risco de desenvolver transtorno de depressão grave e sintomas depressivos”, informam os pesquisadores.

Hábitos do sono
De acordo com os pesquisadores, os genes de uma pessoa, que são definidos no momento do nascimento, podem explicar de 12% a 42% dos hábitos do sono. A fim de analisar os reflexos dos hábitos de sono com o risco de depressão, eles observaram a variação genética das pessoas que participaram voluntariamente do estudo quando eram expostas a um fator em específico: a preferência por acordar mais cedo.

Como as pessoas foram avaliadas
Ao todo, mais de 840 mil indivíduos tiveram seus dados genéticos avaliados. Esses dados estavam disponíveis nos bancos de dados de projetos que realizam análise de DNA (o UK Biobank, no Reino Unido, e o 23andMe, nos Estados Unidos).

Do total de voluntários, 85.502 usaram rastreadores de sono durante sete dias. Além disso, 250 mil responderam questionários sobre os seus hábitos de sono. As pessoas que dormiam mais de doze horas ou menos de três horas por dia não participaram do estudo.

Os resultados encontrados mostram que aproximadamente um terço dos indivíduos que participaram (280 mil) possuía hábitos matinais e 9% (75,6 mil), hábitos noturnos. A parcela restante tinha hábitos intermediários.

O estudo mostrou, portanto, que indivíduos com predisposição genética a acordar mais cedo apresentam risco menor de ter depressão. Ainda foi apresentado que, quanto mais cedo o indivíduo se deita para dormir, maior é a sua possibilidade de reduzir o risco de depressão.

Assim, foi estimado que, se uma pessoa dorme uma hora mais cedo do que o habitual, ela pode reduzir o risco de depressão em 23%. Se a mesma pessoa for dormir duas horas mais cedo, tal risco pode ser reduzido em até 40%. É importante ressaltar que os hábitos do sono também estão ligados ao fato de dormir melhor.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Como a mobilidade urbana interfere no desenvolvimento da primeira infância

São Paulo – SP 28/6/2021 – Trajeto entre a casa e a escola influencia na forma como as crianças aprendem e percebem o mundo

A primeira infância compreende o período que se inicia na gestação e vai até aos seis anos de idade. As experiências vivenciadas nesses primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento da criança e a formação do indivíduo como um todo, afetando o potencial de aprendizado e a saúde física e emocional durante toda a vida.

Por isso, garantir um ambiente favorável para o cotidiano de bebês e crianças significa proporcionar melhores condições para o futuro das cidades. A mobilidade urbana também possui um papel importante na primeira infância, uma vez que, em seus deslocamentos, as crianças estão formando conexões com a cidade de maneira contínua.

Calçadas largas e acessíveis, passagens seguras para a travessia, redução na velocidade das vias e a construção de rotas interativas são algumas das práticas que as cidades podem aplicar para melhorar a experiência da primeira infância.

Da casa à escola

O estudo “Primeiros passos: mobilidade urbana na primeira infância”, desenvolvido pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), aponta como a estrutura do trajeto de casa até a escola, seja a pé ou por meio de algum transporte, influencia diretamente no modo como as crianças aprendem e percebem o mundo.

Conforme a pesquisa, a caminhada é o modo de transporte mais usado para trajetos cotidianos dentro do próprio bairro, fortalecendo a relação e a conexão das crianças com a cidade. Isso porque os espaços públicos oferecem diversos estímulos sensoriais que impulsionam os processos de aprendizagem e o desenvolvimento global da criança. Assim, elementos e mobiliários lúdicos podem potencializar esses fatores, como a presença de vegetação, paisagismo, cores e texturas nos muros ou nas calçadas.

As viagens de transportes, sejam eles públicos ou privados, oferecem oportunidades para que crianças e bebês possam sair dos espaços restritos de suas residências e interagir com os mais diversos ambientes. Desse modo, a infraestrutura dos meios de transporte deve ser receptiva às necessidades encontradas na primeira infância, permitindo esse processo de descoberta e diversão.

A pesquisa ainda indica que, em relação aos transportes públicos, a maior integração desses com outros modos de transporte e a realização de treinamentos destinados às equipes responsáveis pelas operações estão entre as medidas que auxiliariam o aprimoramento das infraestruturas de mobilidade urbana e a oferta de um transporte público mais adequado à primeira infância.

O aprendizado e a percepção do mundo, que começam a ser construídos nos primeiros anos de vida, também são influenciados pela infraestrutura das creches e escolas. Uma infraestrutura escolar de qualidade pode oferecer oportunidades de vivências práticas mais interessantes e que estimulam bebês e crianças. A socialização dos alunos, o estímulo à criatividade e o maior interesse pelos estudos são alguns dos fatores que podem ser alcançados com uma boa infraestrutura escolar.

Pandemia e o fechamento das escolas

O contexto atual, marcado pela pandemia da Covid-19, foi responsável pelo fechamento das escolas. Encerrando as experiências proporcionadas pelo trajeto de casa até a escola e pela infraestrutura escolar, esse fechamento afeta significativamente as crianças. De acordo com uma análise elaborada pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, o impacto do fechamento das escolas durante a pandemia pode se prolongar por 15 anos e refletir no processo de aprendizagem e produtividade do trabalho.

Mobilidade urbana sustentável

Os estudos evidenciam a relevância da presença de uma mobilidade urbana de qualidade para o desenvolvimento durante a primeira infância, ou seja, uma mobilidade mais sustentável e que seja capaz de integrar as dimensões social, ambiental, cultural, econômica e política.

A segurança e o conforto nos espaços públicos incentivam pais e cuidadores com a tarefa de apresentar as cidades para bebês e crianças, o que significa mudanças de comportamento e infraestrutura urbana.

Website: https://www.cidadessustentaveis.org.br/inicial/home



Presidente e Diretor Executivo do Project Management Institute, Sunil Prashara, Anuncia Decisão de Deixar seu Cargo

PHILADELPHIA 26/6/2021 –
O Conselho Administrativo do Project Management Institute (PMI) declarou hoje que Sunil Prashara, Presidente e Diretor Executivo, deixará o PMI em 31 de dezembro de 2021.

“Foi uma honra conduzir o PMI”, disse Sunil. “No ano passado, fui inspirado pelo principal foco em Governança Ambiental, Social e Corporativa referente a negócios e investimentos e, após cuidadosa consideração, decidi me inscrever em um programa de mestrado em tempo integral na London Business School (LBS). Isto irá exigir toda a minha dedicação, e devido a isto tomei a difícil decisão de deixar o PMI. Amo esta organização e sentirei falta de pessoas maravilhosas aqui com quem tive o privilégio de trabalhar e contribuir.”

Sunil continuou: “Estou grato por ter tido a chance de ajudar a desenvolver e avançar a estratégia do Instituto nos últimos dois anos. Foi uma jornada incrível: desde a execução bem-sucedida do PMI 2.0 até a liderança da missão de crescimento do PMI 4.0 que aumentou substancialmente sua relevância e visibilidade entre as comunidades de partes interessadas em todo o mundo. Criamos um modelo regional para o PMI, permitindo ao Instituto atender com eficiência a constituintes mundiais de modo exclusivo que jamais haviam sido feito antes. E navegamos por desafios da COVID-19 e mantivemos nossos funcionários seguros, ao mesmo tempo que aumentamos a receita e agregamos valor àqueles que atendemos. O PMI está em uma rota intensa para avançar suas metas no futuro, e não poderia estar mais orgulhoso do que fizemos juntos.”

Ele acrescentou: “Agradeço o apoio da Equipe de Liderança Executiva do PMI e do Conselho Administrativo para chegar a esta decisão e irei trabalhar em estreita cooperação com eles para garantir uma transição tranquila e contínua no futuro.”

“Somos gratos ao serviço prestado por Sunil ao PMI e desejamos a ele o melhor em seus futuros empreendimentos”, declarou Tony Appleby, Presidente do Conselho Administrativo. “Começamos o processo de busca pelo próximo Presidente e Diretor Executivo do PMI. Neste entretempo, o Conselho designou Michael DePrisco para administrar as atividades organizacionais do dia-a-dia. Assim, damos as boas-vindas a ele nesta função.”

Tony acrescentou: “A resiliência dos líderes de gestão de projetos em todo o mundo durante a pandemia foi inacreditável. Eles demonstraram capacidade de se ajustar a um mundo em transformação que enfrenta desafios extraordinários e elevaram o nível a todos em nosso setor. O trabalho que vem sendo feito no PMI hoje para dar suporte a estes dedicados profissionais nunca foi tão importante, e estamos animados com as muitas iniciativas que temos mantido para apoiar e servir ainda mais a nossa grande comunidade. Este é um momento da muita empolgação ao PMI, e estamos com expectativa por continuar nossa missão e entregar resultados consistentes a nossos membros em todo o mundo.”

O Instituto tem mais de 650.000 membros em quase todos os países atendidos por mais de 320 seções em todo o mundo. Mais de 1,9 milhão de profissionais foram certificados pelo PMI.

O PMI irá compartilhar detalhes sobre a busca pelo próximo Presidente e Diretor Executivo do PMI nos próximos meses.

Sobre o Project Management Institute (PMI)

O PMI é a associação profissional com liderança mundial para uma crescente comunidade internacional de milhões de profissionais de projetos e agentes de transformação em todo o mundo.

Como autoridade líder mundial em gestão de projetos, o PMI capacita as pessoas a tornar ideias em realidade. Mediante a defesa internacional, networking, cooperação, pesquisa e educação, o PMI prepara organizações e pessoas em cada estágio de sua jornada de carreira para trabalhar de modo mais inteligente, a fim de que possam ter sucesso em um mundo em mudança.

Tendo por base um orgulhoso legado que vem desde 1969, o PMI é uma organização “direcionada ao propósito” que trabalha em quase todos os países do mundo para avançar na carreira, reforçar o sucesso organizacional e capacitar os agentes de transformação com novas habilidades e formas de trabalhar para maximizar seu impacto. As ofertas do PMI incluem normas, certificações, cursos online, liderança inovadora, ferramentas, publicações digitais e comunidades reconhecidas em todo o mundo.



Como a gestão de contas é a alma do controle financeiro

Uberlândia MG 25/6/2021 – Mas o que é a gestão de contas? A grosso modo, pode-se dizer que é saber para onde estão indo os recursos empresariais.Boa parte das empresas surge por conta das aptidões e gostos de seus fundadores. Seja para cozinhar, vender, negociar ou qualquer outra atividade. Muitas vezes, não está inclusa aí a habilidade na gestão de contas. Uma coisa que pode até parecer simples à primeira vista, mas faz toda a diferença no longo prazo e pode interferir diretamente no sucesso do negócio.

Mas o que é a gestão de contas? A grosso modo, pode-se dizer que é saber para onde estão indo os recursos empresariais. Isso só é possível com uma radiografia de quais são os reais custos dessa operação. Só assim é possível ter controle financeiro total.

A gestão de contas consiste no controle das contas a pagar e contas a receber. Em empresas com estrutura um pouco maior há um departamento específico para isso, com profissionais focados em cada uma dessas funções. Em estruturas menores, isso pode ficar a cargo de uma só pessoa, que pode ainda ter outras funções. Por isso, a definição de processos e fluxos de informações é essencial para que nada se perca.

O objetivo final é o equilíbrio financeiro. Isso advém da gestão correta dos compromissos financeiros e das entradas de caixa, bem como das cobranças. Contas quitadas e recebimento em dia é sinal de empresa saudável.

Contas a pagar

Esse é um passo primordial para garantir o controle financeiro de sua empresa. É necessário saber quais são todas as contas a serem pagas. Isso inclui as despesas fixas e aquelas não programadas (pode-se fazer uma média de meses anteriores). Só assim é possível fazer uma provisão de curto, médio e longo prazo para evitar eventuais surpresas desagradáveis.

O que são despesas fixas? Tudo aquilo que é recorrente e que é possível prever. Folha de pagamento, aluguel, condomínio, contas de consumo como água energia e telefone, serviços terceirizados, fornecedores, impostos e taxas, além de outros gastos, conforme o ramo de atuação de cada negócio.

E as despesas que não podem ser previstas? O ideal é torná-las o mais previsíveis possível. Seja fazendo uma média deles nos últimos 12 meses ou reservando uma parte da receita para esse fim. Desta forma, a empresa fica menos vulnerável a imprevistos e com o caixa mais protegido.

A correta gestão dessas contas evita juros, multas e é essencial para o acompanhamento do fluxo de caixa.

Contas a receber

Só é possível haver controle de contas se houver dinheiro em caixa para quitá-las. Por isso, tão importante quanto a gestão de contas a pagar é o gerenciamento das entradas no caixa. Isso inclui todas as contas a receber e as cobranças a serem feitas, bem como a data em que tais recursos entrarão no caixa.

Dessa forma, é possível fazer uma previsão de receita de acordo com as projeções feitas por meio das contas a receber. Um controle rígido e minucioso não deixa escapar qualquer indício de inadimplência. Da mesma forma, os dados gerados permitem que o gestor faça um planejamento a longo prazo, estabeleça metas e desenvolva ações para ampliar o faturamento.

A importância de uma boa gestão de contas

Gerir e entender as contas da sua empresa é algo que está intimamente ligado ao sucesso. Por exemplo, não adianta o dono de uma pequena cafeteria ter encontrado o blend perfeito, servir o melhor café da região e atrair muitos clientes se ele não tiver percebido que está cobrando um preço que não cobre os seus custos. E ele só tem como saber isso se fizer uma gestão de contas correta.

Uma boa gestão financeira ajuda não apenas a precificar os seus produtos e serviços corretamente, mas também, como já citado acima, a planejar todos os passos da empresa, tenha ela o tamanho que for.

O caminho para uma boa gestão

Parece ser muito difícil ter o controle de tudo isso. A complexidade de entender todos os gastos e cuidar de todos os recebíveis parece algo bem distante, especialmente às empresas menores. Além de contar com um time de confiança, é preciso recorrer também à tecnologia.

Ter uma ferramenta de gestão de contas é imprescindível. Além de tornar o controle dos processos muito mais seguros, um bom ERP permite que você tenha sempre em mãos de forma rápida e prática todas as informações para tomar decisões e manter a empresa sempre em evolução e saudável financeiramente.

E engana-se quem pensa que apenas grandes empresas podem lançar mão de sistemas. A tecnologia é algo que está acessível a todos e pode contribuir muito com as pequenas e médias empresas, uma vez que economizam tempo e pessoal.

Uma boa gestão começa pelo controle e isso só é possível com informações completas confiáveis. Sem o controle de contas correto, nenhuma empresa consegue evoluir.

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Tratamento fetal (intraútero) pode aumentar a sobrevida de fetos com hérnia diafragmática congênita

Campinas-SP 25/6/2021 – Dr. Márcio Miranda, cirurgião pediátrico, reforça a importância da assistência pré-natal, que auxilia diagnósticos precoces

Decorrente do não fechamento dos canais pleuroperitoneais, a hérnia diafragmática congênita atinge um em cada quatro mil nascidos vivos e um a cada dois mil natimortos no mundo. Nas primeiras semanas de gestação, as vísceras abdominais migram para o tórax por um orifício aberto, aumentando a pressão intratoráxica e comprimindo pulmão e coração. Isso enfraquece a área, aumentando a predisposição para HDC, que pode ser diagnosticada a partir da 10ª semana de vida intrauterina através do ultrassom pré-natal, no qual pode-se observar a presença das alças intestinais (e até do fígado) no tórax de forma precisa.

Com o intuito de aumentar a sobrevida, a medicina do Século XXI encontrou uma solução: realizar um procedimento intraútero a partir da 27ª semana de gestação. “O defeito no diafragma faz com que estômago, fígado e intestino subam para o tórax e comprimam coração e pulmão, cujo desenvolvimento acaba comprometido devido à pressão intratorácica. Assim, o pulmão não cresce e acaba hipoplásico (pequeno), culminando em morte por insuficiência respiratória em 100% dos casos não diagnosticados precocemente, mesmo com intervenção e assistência ventilatória no pós-parto. Por isso a importância de a gestante ser bem assistida; com um pré-natal bem feito descobre-se o defeito a tempo de tratá-lo intraútero para melhorar a sobrevida no pós-natal e oferecer condições para que seja operada, já que muitas crianças não têm condições clínicas de concluir o procedimento cirúrgico definitivo”, explica o Prof. Dr. Márcio Miranda, cirurgião pediátrico especialista em procedimentos fetais e intrauterinos.

O tratamento intraútero demanda uma reunião multidisciplinar com a participação de vários especialistas – incluindo médicos fetais, ultrassonografistas, obstetras, cirurgiões pediátricos, neonatologistas, anestesistas, nefrologistas e até de psicólogos. O objetivo é munir a família – especialmente a mãe que, na medicina fetal, também é paciente – com o máximo de informação possível, ponderando não só os riscos, mas os benefícios desse tipo de procedimento para o feto. Numa chance mínima de sobrevivência, a cirurgia fetal oferece uma oportunidade de sobrevida maior, inclusive com a possibilidade do tratamento definitivo no pós-natal.

Durante a cirurgia fetal, mãe e feto são anestesiados. Com uso de uma câmera (fetoscópio de 3mm) introduzida no útero, o profissional entra através da boca do feto e insere um balão para obstruir a traqueia. “Com essa obstrução, o pulmão volta a se desenvolver e a produzir seus líquidos próprios. Com isso, a hipoplasia cessa, favorecendo a melhora da capacidade respiratória do feto”, comenta o médico, reforçando que o desenvolvimento do pulmão é fundamental para a sobrevivência da criança. “Na 34ª semana voltamos a entrar no útero da mãe para retirar o balão, pois é preciso desobstruir as vias respiratórias antes do nascimento para que a criança respire normalmente após o parto”, completa.

O parto precisa ser realizado em uma unidade especializada em terapia intensiva neonatal e, após o nascimento, a criança segue assistida. Alguns bebês demandam uso de assistência ventilatória, outros precisam até de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), por isso o tempo de tratamento difere caso a caso e a cirurgia definitiva só acontece depois da melhora respiratória do neonato (recém-nascido). “Essa criança, na verdade, percorre um caminho longo desde o diagnóstico. Mas apesar de tudo parecer invasivo, é o que lhe oferece uma expectativa melhor de sobrevida e até de qualidade de vida, já que a cirurgia permite que o crescimento do pulmão siga acontecendo normalmente até próximo dos oito anos de idade”, conclui Miranda.

O Prof. Dr. Márcio Miranda e o Prof. Dr. Kléber Cursino de Andrade são professores na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, e integram o Instituto de Medicina Materno-Fetal de Campinas.

Website: https://www.entreaspas.jor.br/



Fluxo de caixa tem papel de radar na vida das empresas

Uberlândia MG 25/6/2021 – De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2014 e 2018, o Brasil perdeu 382,5 mil empresas e 2,9 milhões de pessoas O fluxo de caixa tem papel importante na vida das empresas. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2014 e 2018, o Brasil perdeu 382,5 mil empresas e 2,9 milhões de pessoas assalariadas.

No ano passado (2020), em meio à pandemia, 1,044 milhão de empresas fecharam. Porém, 3,359 milhões de empresas abriram. Uma inversão que vem confirmar tendência apontada pela série histórica. Ano após anos, o saldo negativo diminui. Mas, além de quem comemora o fato, a exemplo do Ministério da Economia, há quem considere o momento econômico um “voo de galinha”.

Seja qual for a perspectiva, otimista, indiferente ou pessimista, todo empreendedor reconhece a crescente importância que o fluxo de caixa desempenha na gestão de qualquer negócio – tenha propósito de lucro ou excedente revertido em benefício de uma ou mais causas socioambientais.

O papel do fluxo de caixa das empresas não pode prescindir dos inovadores recursos tecnológicos disponíveis e acessíveis.

Além do dinheiro que entra e que sai do caixa de determinada empresa, assim como likes e cancelamentos nas redes sociais configuram, desde sempre, um fluxo de mão dupla. Ao ser verificado, conferido e analisado, o fluxo de caixa oferece uma leitura realista e segura da saúde financeira da organização. E, também, subsidia ajustes no planejamento estratégico e no plano de metas. Incluindo o valor da marca.

O bom controle de fluxo de caixa passa por registros disciplinados, detalhados e corretos de ganhos e gastos. Diário, semanal ou mensal, constitui instrumento de verificação e análise. Pela eficiência do processo, todas as receitas e despesas devem ser registradas. Lógica indissolúvel da comunicação que requer feedback.

Esse levantamento torna possível uma autêntica base de dados; equivalente às informações processadas em bancos gerenciados por um CRM Customer Relationship Management. Ou seja: sob a mais absoluta transparência, o dono do negócio tem os dados necessários para as tomadas de decisões.

O sucesso de qualquer empreendimento requer que o gestor tenha uma visão cada vez mais precisa sobre o momento financeiro da empresa. Além de evitar sobressaltos e dores de cabeça, fazer a gestão correta do fluxo de caixa permite que o empresário enxergue melhor o que se passa no seu negócio; por entender o andamento de desempenho e alcance de resultados.

Em síntese, o fluxo de caixa consiste em um instrumento valioso, que também evolui com os avanços constantes nos recursos que sistemas de gestão empresarial empregam sob demanda.

Técnicas

A configuração do instrumental de coleta, consistência e análise dos dados compilados e checados requer, entretanto, aplicação técnica, cada vez mais, facilitadas por algoritmos.

Ter clareza sobre o significado dos valores, das oscilações positivas e negativas é a base à análise preditiva, que permite prever cenários e antecipar decisões estratégicas quanto, por exemplo: estoque, precificação, prazo de entrega, entre outras.

Tem mais: realizar campanhas promocionais e liquidações com recursos financeiros próprios em parcerias do tipo ganha-ganha.

Escalabilidade

Um fluxo de caixa negativo nem sempre é algo ruim. Pode refletir período pontual da empresa, especialmente em negócios que envolvem economia de escala. No caso, o valor inicial do produto é alto. Porém, com o aumento da base de clientes e, consequentemente, da produção, o preço diminui. Se o preço fosse muito alto logo no início, não conseguiria entrar no mercado.

Tecnicamente, há o fluxo de caixa projetado e o livre. O primeiro é uma projeção, que permite ao gestor conhecer entradas, saídas e planejar as ações futuras do negócio com base nos resultados. Já o fluxo de caixa livre mede a capacidade de geração de capital em curto, médio e longo prazos, indicando o saldo existente na comparação com o chamado fluxo de caixa operacional, ou seja, após descontado o pagamento do serviço da dívida ou o recebimento de novos empréstimos.

Em última análise, o que o futuro reserva para as empresas: pagar dívidas, abrir uma nova unidade, pedir empréstimo, ampliar o estoque ou fechar as portas? A resposta pode estar no seu fluxo de caixa livre.

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Alerta: uso excessivo de eletrônicos pode causar danos à saúde dos olhos

Brasil 25/6/2021 – Vista cansada, queimação nos olhos e cansaço são alguns dos incômodos enfrentados por quem passa muito tempo em frente às telas de eletrônicos

Atualmente as pessoas passam o dia expostas à luz azul emitida por dispositivos digitais. Os chamados “home office” e “homeschooling” levaram milhares de pessoas a passarem longas horas em frente a computadores, celulares e tablets, o que faz com que, muitas vezes, sintam desconfortos como vista cansada, vermelhidão e queimação nos olhos, dores de cabeça, cansaço e dificuldade para dormir. O uso exacerbado de telas pode gerar ainda diversos problemas à saúde, sobretudo à visão.

De acordo com a American Optometric Association, esse cansaço visual é uma consequência direta da utilização prolongada de dispositivos digitais. Chamada de “vista cansada digital”, ou “síndrome da visão computacional” (SVC), a condição pode atingir pessoas em qualquer idade.

E a SVC não é o único agravante dessa nova realidade “conectada”. A incidência de doenças oculares entre crianças e adultos tem crescido consideravelmente. A miopia, ou dificuldade de ver de longe, por exemplo, está aumentando a um ritmo alarmante, sobretudo entre as crianças. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil há aproximadamente 35 milhões de pessoas míopes. A OSM estima que o número de casos nos próximos 20 anos deve aumentar 89% no país e 49% em nível mundial.

Mas como aliviar a vista cansada e reduzir riscos à visão?

A ZEISS, referência mundial em tecnologia voltada à saúde ocular, convidou a Dra. Alessia Braz, oftalmologista que atuou como orientadora do setor de cirurgia refrativa da Unifesp, e hoje é diretora clínica da Univi – centro oftalmológico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças oculares, para falar sobre prevenção às doenças oculares. Abaixo, dicas para ajudar manter a saúde ocular.

  1. Realizar um exame oftalmológico completo periodicamente: é essencial consultar regularmente o oftalmologista, ao menos uma vez ao ano. Começar a sentir a visão turva ou fadiga ocular poderá ser um sinal de que está na hora de agendar uma nova consulta;
  2. Fazer pausas regularmente durante o trabalho ou estudo: da mesma forma que o corpo precisa de atividades físicas, exercícios para os olhos também podem beneficiar a saúde. O ideal é parar para relaxar os olhos a cada 20 minutos, mantendo-os fechados por 20 segundos e olhar para distâncias variadas por algum tempo, pois nem todos têm a chance de abrir uma janela e olhar para o horizonte. Os intervalos “20-20” são preciosos, pois é preciso lembrar ao cérebro a necessidade de olhar para todas as distâncias;

  3. Piscar sempre para evitar olhos ressecados: ao usar o computador ou o smartphone, tende-se a piscar menos e a não se fechar completamente as pálpebras. Piscar umedece os olhos e evita que ressequem e fiquem irritados. Por isso, é fundamental fazer intervalos para piscar intensa e prolongadamente.

  4. Umedecer os olhos: algumas pessoas sofrem de ressecamento nos olhos. Nesses casos, deve-se procurar um oftalmologista para avaliar a necessidade de lágrimas artificiais. Trata-se de um colírio lubrificante que aumenta a eficácia do filme lacrimal, evitando que a umidade evapore dos olhos rápido demais. Mas, atenção, os colírios devem ser usados com orientação médica e sem excesso, pois alguns deles possuem conservantes que podem ser nocivos quando aplicados incorretamente.

  5. Limitar o tempo que as crianças passam em frente de telas: as crianças em crescimento, cujos olhos ainda estão em desenvolvimento, não devem usar dispositivos digitais durante longos períodos. Para elas, mais ainda do que para os adultos, é essencial fazer pausas e limitar o tempo de exposição às telas.

  6. Evitar a luz azul por pelo menos duas horas antes da hora de dormir: todos os dispositivos digitais emitem algum tipo de luz azul. Quando os olhos são expostos a uma certa intensidade e espectro de luz azul, o corpo liberta menos melatonina (o hormônio do sono). Com isso, a pessoa permanece mais alerta e fica acordada por mais tempo.

  7. Fazer escolhas saudáveis na alimentação: os olhos adoram hortaliças. Comer legumes verdes, como brócolos, espinafre e couve – e também cenouras, ajuda a manter a saúde dos olhos. A hidratação também é importante, pois garante que os olhos recebam a umidade de que necessitam.

  8. Passar mais tempo ao ar livre: ambientes fechados, com luminosidade artificial e ar-condicionado, por exemplo, geram uma série de malefícios à saúde. É muito importante passar períodos ao ar livre, seja no quintal ou na varanda, para que o organismo possa absorver a luz natural e a vista possa relaxar.

  9. Criar um posto de trabalho/estudo ergonômico: para uma maior proteção dos olhos, é importante prestar atenção em onde e como os dispositivos eletrônicos são utilizados. O ideal é que estejam a uma distância confortável do rosto e na altura dos olhos.

Como os óculos podem ajudar

Os óculos podem ajudar a reduzir a sensação de vista cansada, e há várias opções disponíveis. Existem até lentes concebidas especificamente para esse estilo de vida conectado e móvel – intensificado pela pandemia, como as ZEISS SmartLife. O desenvolvimento dessas lentes considera as necessidades de cada pessoa, seu perfil comportamental e idade, pois a fisiologia do olho muda com o envelhecimento. Elas devem ser combinadas com o grau específico e preciso que cada usuário necessita. O resultado será um par de óculos personalizado, otimizado para o estilo de vida on-line, que diminuirá a sensação de vista cansada.

Há ainda lentes para quem não precisa de óculos de grau, como as Digital Shield da ZEISS, desenvolvidas exclusivamente para bloquear a luz azul dos dispositivos eletrônicos e preservar os olhos. A tecnologia é grande aliada da saúde ocular de não usuários de óculos.

Para incentivar o cuidado com a saúde ocular, a alemã ZEISS lançou a campanha “Dia dos Namorados ZEISS”, válida até 30/06/2021, que sorteará 10 viagens com acompanhante para Paris. A campanha contempla também desconto de R$ 550 na aquisição de lentes com tratamento antirreflexo DuraVision® BlueProtect, que protege os olhos da luz azul emitida por dispositivos eletrônicos. O regulamento completo está disponível em https://www.diadosnamoradoszeiss.com.br/

Website: https://www.diadosnamoradoszeiss.com.br/



Iron Mountain cria solução para ajudar empresas nos processos de recuperação tributária

São Paulo, SP 25/6/2021 – Em muitos casos, as organizações enfrentam dificuldades na hora de fazer um planejamento tributário, que pode reduzir seus custos.Somente nos últimos dois anos, mais de 30 grandes empresas contrataram a solução Tax Recovery para gestão documental das informações contábeis e fiscais, o que as ajudou a recuperar mais de R$ 500 milhões em créditos.

Somente nos últimos dois anos, mais de 30 grandes empresas contrataram a solução Tax Recovery para gestão documental das informações contábeis e fiscais, o que as ajudou a recuperar mais de R$ 500 milhões em créditos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cerca de 95% das empresas pagam mais tributos do que deveriam em razão da complexidade da legislação tributária no Brasil. A Iron Mountain Brasil, líder global em armazenamento e gerenciamento de dados e simplificação de processos, irá realizar um webinar, com advogados especialistas da área, com o tema “Gestão documental para recuperação tributária”.

O evento será virtual no próximo dia 29, às 17h. As inscrições podem ser feitas acessando o site: http://ironmountainbrazil.com/.

A própria legislação assegura a possibilidade de recuperar os valores pagos irregularmente ou em excesso. Porém, a empresa precisa tomar a iniciativa de ingressar com um processo administrativo ou judicial para ver reconhecido seu direito à recuperação/compensação tributária.

Mas além de iniciar o processo, é preciso que a empresa esteja com a sua gestão documental em dia, pois, sem os documentos comprobatórios do pagamento irregular ou em excesso, a compensação dos tributos pode não ter efeitos práticos.

Por isso, são comuns os casos de empresas que têm êxito em processos administrativos e judiciais de recuperação tributária, mas não conseguem se beneficiar de seus créditos fiscais por não conseguirem comprovar os pagamentos indevidos ou em excesso através da documentação fiscal e contábil. Na maioria dos casos, tais informações estão perdidas, deterioradas ou, ainda, desorganizadas a ponto de não permitir sua localização.

Diversas oportunidades, inclusive, a chamada ‘Tese do Século’
Todos os setores empresariais têm a possibilidade de realizar a recuperação tributária, por exemplo, para aqueles tributos previstos na Lei 9.430/1996, de âmbito federal, como PIS, COFINS, ICMS, IPI, ICMS-ST, IRPJ, CSLL, FGTS, INSS e ICMS, e outros de âmbito estadual e municipal.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal resolveu uma disputa fiscal entre empresas e governo que já durava mais de 20 anos: a chamada ‘Tese do Século’, na qual foi reconhecido que o ICMS não integra a base de cálculo do PIS/COFINS. Tal decisão deve atingir uma série de processos administrativos e judiciais de recuperação de tributos.

Assim, atenta a essa realidade e à necessidade das empresas em questões tributárias, a Iron Mountain criou uma solução totalmente voltada à simplificação e otimização da gestão de documentos fiscais e contábeis.

A solução
Com o objetivo de facilitar o processo de Recuperação Tributária das empresas, a Iron Mountain, líder mundial em armazenamento e gerenciamento de informações, criou a solução Tax Recovery, que, por meio da automação de processos e da Gestão Documental eficiente, reduz o desperdício de tempo na localização de informações, facilita a identificação de falhas e riscos, e disponibiliza de forma mais ágil os dados para serem analisados por especialistas tributários e contábeis da companhia.

Somente nos últimos dois anos, mais de 30 grandes empresas de todos os setores contrataram a solução Tax Recovery para gestão documental de suas informações contábeis e fiscais, o que já as ajudou a recuperar mais de R$ 500 milhões em tributos.

“Em muitos casos, as organizações enfrentam dificuldades na hora de fazer um planejamento tributário, que pode reduzir seus custos e melhorar a sua saúde financeira. Por isso, é recomendado procurar um parceiro especializado para tratar do assunto. A equipe da Iron Mountain trabalha para dar suporte aos especialistas tributários, visando a efetividade do processo de recuperação tributária”, diz Orlando Souza, presidente da Iron Mountain Brasil.

Diferenciais
Em todo o mundo, mais de 225 mil organizações confiam no trabalho da Iron Mountain quando se trata de armazenagem e proteção de suas informações e ativos.

O time de especialistas da Iron Mountain é capaz de identificar os documentos certos em um diretório físico ou inventário, indexar de forma que facilite a busca, digitalizar, certificar digitalmente e disponibilizar as imagens em uma plataforma em nuvem, com aplicação de Inteligência Artificial e Machine Learning.

O serviço de Gestão Documental da Iron Mountain organiza o acervo documental físico, tornando o processo de recuperação tributária mais ágil.

Fundada em Nova York, EUA, em 1951, a Iron Mountain hoje é líder mundial em serviços de armazenamento e gerenciamento de informações para empresas, presente em 50 países, com 1.450 instalações. Está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) com o código IRM. A companhia armazena e protege bilhões de ativos e dados valiosos de mais de 225 mil clientes, incluindo 95% das maiores empresas do ranking Fortune 1000.

No Brasil, a empresa completa 20 anos de atuação em 2021 e está presente em oito estados e no Distrito Federal, com 42 unidades, 1.800 funcionários e mais de cinco mil clientes, nos mais diversos setores, como Serviços Financeiros, Energia, Entretenimento, Saúde, Serviços, Seguro, Varejo, Setor Público e milhares de PMEs.

Website: https://www.ironmountain.com.br/



Área de Recursos Humanos passa por intensa transformação

São Paulo – SP 25/6/2021 – Os profissionais mais do que nunca são encarados como o principal bem de uma organizaçãoCom os avanços tecnológicos e a automação de setores proporcionada pela Era Digital, o RH estão cada dia mais distante de sua versão original. Com o surgimento do chamado RH 5.0, foi preciso ir além e mudar a mentalidade nesse departamento.

Com os avanços tecnológicos e a automação de setores proporcionada pela Era Digital, o RH está cada dia mais distante de sua versão original. Antes marcado por funções voltadas para a parte operacional, de controle e de registros de informações, este setor evoluiu para funções mais estratégicas, proativas e que objetivam alcançar os melhores resultados nas empresas onde está inserido. Para que isso fosse possível, o uso de novas tecnologias e inteligência de dados e a automação de processos foram essenciais.

Mas isso, por si só, ainda não resume os novos padrões: foi preciso ir além e mudar a mentalidade nesse departamento. É nesse momento que surge o chamado RH 5.0.

Esse conceito está relacionado às novas tendências dos Recursos Humanos, baseadas não somente em tecnologias avançadas, como também na implementação de uma mentalidade estratégica e focada nas pessoas. O modelo representa tudo que o setor de RH de uma empresa deve se tornar para estar apto a lidar com a competitividade e a automação do mercado.

Isso porque o conceito coloca as novas tendências e inovações em conjunto, identificando as principais tecnologias, estratégias e práticas que já são ou serão empregadas pelas empresas e seus respectivos setores nos próximos anos. Entre algumas possibilidades, as mais citadas são a utilização da inteligência de dados, a automação de processos e setores, a transformação digital, o incentivo à gamificação e o foco no desenvolvimento dos colaboradores.

A preocupação com um novo RH pensado para lidar com as demandas futuras não é por acaso. Esse processo é fruto de uma série de mudanças que vêm sendo implantadas no setor, transformando-o de um mero cumpridor de ordens ou recrutador de talentos em um departamento que atua ativamente no planejamento e na tomada de decisões da organização.

Isso porque, há algumas décadas, era comum que o setor de Recursos Humanos estivesse vinculado à esfera operacional das empresas, onde ficava responsável por atividades burocráticas e padronizadas, como questões relacionadas às folhas de pagamento, contratos e treinamentos, entre outras possibilidades. Até então, não havia preocupação neste departamento com avaliação de processos ou análises para entender os impactos de determinadas ações para a organização.

O modelo operacional, no entanto, está se tornando defasado diante das novas demandas e vem sendo substituído pelo chamado RH estratégico, cada vez mais presente nas empresas. Essa nova versão dos Recursos Humanos responde às necessidades do negócio e, portanto, auxilia no seu crescimento e desenvolvimento. Isso acontece porque, ao participar das decisões estratégicas e organizacionais, o RH ajuda a aperfeiçoar os processos, principalmente no recrutamento e seleção de candidatos, o que torna possível contratar de forma mais assertiva por considerar aspectos comportamentais e, consequentemente, formar times mais qualificados.

No mercado de trabalho atual, as empresas investem mais no desenvolvimento de seu Capital Humano – elas entendem que seu sucesso como um todo está diretamente relacionado à produtividade dos seus profissionais. Os colaboradores são cada vez mais estimulados a se tornarem criativos, proativos e inovadores e, dessa forma, auxiliarem no crescimento da organização onde trabalham. Mas, para isso, desenvolver um RH estratégico é essencial, já que este modelo é muito focado nas pessoas e em seu desenvolvimento.

Uma gestão estratégica permite alinhar comportamentos e cargos, o que faz com que os colaboradores trabalhem melhor e mais felizes ao realizarem atividades que são naturais para eles. Isso proporciona resultados mais significativos, agrega valor à cultura organizacional da empresa, aumenta o engajamento dos times, além de implantar novas tecnologias e soluções, procedimento cada vez mais necessário no cenário atual.

O modelo 5.0 propõe mudanças significativas na relação entre empresa e colaborador. Antes vistos como meras peças inseridas em um sistema de produção, os profissionais mais do que nunca são encarados como o principal bem de uma organização, o que faz com que haja investimento em sua qualidade de vida (e de trabalho) para que consigam gerar resultados ainda melhores utilizando meios saudáveis para tal. Nesse cenário, as organizações prezam pela saúde e bem-estar de seus colaboradores, o que ajuda a humanizar as relações e tornar o desempenho ainda mais eficiente, visto que o aumento de produtividade está diretamente relacionado à felicidade e satisfação das equipes.

Website: https://etalent.com.br/



Microsoft anuncia o Windows 11, com novo design, menu Iniciar e muito mais (com vídeo!)

A Microsoft confirmou oficialmente o nome para seu próximo sistema operacional: Windows 11. Depois de meses de provocações, dicas do número 11 e um vazamento gigante do Windows 11, o novo sistema operacional da Microsoft é oficial. 

O grande foco do Windows 11 é a simplificação da interface do usuário do Windows, uma nova loja e muitas melhorias de desempenho e multitarefa. O Windows 11 também incluirá suporte para a execução de aplicativos Android pela primeira vez.

A primeira coisa que você notará sobre o Windows 11 é que ele inclui um novo menu Iniciar e um botão Iniciar atualizado, ambos centralizados na barra de tarefas. Essa IU é muito semelhante ao que vimos pela primeira vez no Windows 10X, projeto originalmente planejado para dispositivos de tela dupla que a Microsoft acabou cancelando. Muito do trabalho da IU que foi incluído no Windows 10X está aparecendo no Windows 11.

O novo menu Iniciar remove os Live Tiles que foram originalmente introduzidos com o Windows 8 e opta por mais do iniciador típico que você encontraria no Chrome OS ou Android. Existem aplicativos, documentos recentes e uma interface de pesquisa separada. Muito da aparência centralizada é claramente influenciada pelo macOS e ChromeOS, e o Windows 11 também inclui os cantos arredondados que vimos no Android e no iOS.

O chefe do Windows, Panos Panay, disse que “a equipe está obcecada por cada detalhe”. O Windows 11 também incluirá modos claros e escuros atualizados que parecem muito melhores do que os que vimos no Windows hoje.

Também há algo que a Microsoft está chamando de Snap Layouts, que permitem que você encaixe rapidamente os aplicativos nos vários modos que o Windows 11 suporta. Esta nova versão também lembrará onde seus aplicativos estão armazenados, graças ao chamado Snap Groups.

Parece uma maneira útil de oferecer suporte a vários monitores e garantir que os aplicativos sempre abram na tela correta. Isso é particularmente útil se você estiver usando um laptop conectado a um monitor ou uma máquina de desktop tradicional com vários monitores.

Desempenho
O desempenho também é o grande foco para o Windows 11. As atualizações do Windows são 40% menores e mais eficientes, pois agora acontecem em segundo plano. Esperamos que isso signifique que o Windows 11 não o atrapalhe no meio do trabalho.

A Microsoft também falou sobre melhorias de velocidade e desempenho para o Windows 11. DirectStorage fará parte do Windows 11, um grande novo recurso do Xbox Series X / S. DirectStorage exigirá as unidades NVMe mais recentes para acelerar o tempo de carregamento do jogo no Windows 11, e os desenvolvedores de jogos precisarão habilitar essa tecnologia para aumentar ainda mais os tempos de carregamento.

A Microsoft também está integrando o Microsoft Teams diretamente ao Windows 11 para consumidores. O Teams está diretamente na barra de tarefas, permitindo que os usuários liguem para amigos, familiares ou colegas de trabalho. É claro que esta é uma grande mudança em relação ao Skype (será que continuará existindo?), que foi incluído como parte do Windows 10, e há até um botão universal de mudo na bandeja do sistema para que você possa silenciar o microfone facilmente em todos os aplicativos.

Os Widgets do Windows e os gestos de toque também receberam destaque no Windows 11. Widgets é um feed personalizado, desenvolvido por IA, e se baseia nos widgets que vimos a Microsoft introduzir no Windows 10. Ele desliza do lado esquerdo do Windows 11 e você também pode colocá-lo em tela inteira. Os widgets integrados incluem um feed de notícias, previsão do tempo e mapas.

Curiosamente, esses widgets também incluem um que permite dar dicas aos criadores locais diretamente do Windows 11.

A Microsoft também está aprimorando os gestos que você pode usar em tablets e sistemas sensíveis ao toque. Em vez de mudar para o modo tablet, o Windows 11 simplesmente se adapta para permitir que você toque no sistema operacional facilmente.

Além disso, estão as melhorias no toque e na digitação por voz. Com algumas canetas, o Windows 11 também suporta feedback tátil. Isso pode significar que veremos muitos novos hardwares que darão suporte a essas mudanças de caneta no Windows 11.

Xbox
O Xbox é uma grande parte da Microsoft e também ouvimos a executiva do Xbox, Sarah Bond, sobre jogos para PC com Windows 11. Auto HDR, um recurso do Xbox Series X / S, fará parte do Windows 11. Ativar o modo Auto HDR adicionará uma alta faixa dinâmica (HDR) a um grande número de jogos DirectX 11 e DirectX 12, aprimorando a imagem (desde que você tenha um monitor HDR compatível).

O Xbox Game Pass também está sendo integrado ao Windows 11, graças a um novo aplicativo do Xbox que a empresa vem testando há meses. Isso também inclui o xCloud integrado a este aplicativo Xbox, para que você também possa fazer streaming de jogos da nuvem da Microsoft.

Android
Uma das maiores novidades (e mais esperadas) do Windows 11 é a nova loja e suporte para aplicativos Android no Windows. A Microsoft Store foi remodelada e oferecerá suporte a uma série de aplicativos que normalmente não estão disponíveis na loja de aplicativos do Windows. Isso inclui aplicativos do Adobe Creative Suite e aplicativos Android, incluindo TikTok e Instagram.

Os desenvolvedores podem usar seus próprios métodos de comércio, sem aceita cortes; os desenvolvedores podem até usar seus próprios sistemas de pagamento, se quiserem. “O Windows sempre representou a soberania dos criadores”, disse o CEO da Microsoft, Satya Nadella.

O Windows 11 também rodará aplicativos Android. A Microsoft fez uma parceria com a Amazon e a Intel para tornar isso realidade, e o Windows usará a tecnologia Intel Bridge para dar vida a isso. A Microsoft demonstrou o TikTok e outros aplicativos Android rodando junto com os aplicativos do Windows no Windows 11, e a empresa planeja compartilhar mais informações sobre isso “nos próximos meses”. Aguardemos.

Lançamento e disponibilidade
Não há uma data oficial de lançamento para o Windows 11, mas a Microsoft prometeu disponibilizá-lo como uma atualização gratuita para usuários do Windows 10 muito em breve. Um ponto importante é: confira se sua máquina atende as configurações mínimas necessárias para executar o novo sistema operacional, afinal ele pede alguns recursos específicos (especialmente no quesito segurança). Mesmo máquinas mais recentes podem não estar aptas para rodar o Windows 11.

Veja abaixo as especificações mínimas e, caso ainda tenha dúvidas, baixe o app da Microsoft para verificar se sua máquina é compatível com o novo Windows:

Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível ou System on a Chip (SoC)

RAM: 4 gigabytes (GB)

Armazenamento: Dispositivo com armazenamento de 64 GB ou mais

Firmware do sistrema: UEFI, compatível com Inicialização Segura

TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0

Placa gráfica: Compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0

Tela: Tela de alta definição (720p) maior que 9 polegadas diagonalmente, 8 bits por canal de cor

Conexão à Internet e contas da Microsoft: A edição Windows 11 Home requer conectividade com a Internet e uma conta da Microsoft para concluir a configuração do dispositivo no primeiro uso.

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Saúde mental: pesquisa aponta que brasileiros querem viajar para descansar a mente

São Paulo – SP 25/6/2021 – Resultados mostram que viagens priorizando a saúde mental devem se tornar rotina pós-pandemia da Covid-19

Pesquisa chamada “Jornada de Retorno”, realizada pela Collinson, especialista mundial em fidelização de clientes e experiência dos viajantes, mostra que os viajantes começaram a levar em consideração, com mais frequência, a saúde mental quando vão eleger o local para onde ir no momento de fazer as malas.

A empresa responsável pela pesquisa realizou um comparativo entre as informações de dois levantamentos executados em 13 países nos anos de 2019 e 2020, ou seja, antes da pandemia da Covid-19. O resultado mostra que as viagens para oferecer descanso mental às pessoas estão aumentando e devem ser ainda mais frequentes em um contexto pós-pandemia.

Ainda de acordo com a pesquisa, 90% dos brasileiros irão colocar o bem-estar como prioridade no momento de viajar, em comparação com o período pré-pandemia. Nos outros 12 países pesquisados, espalhados pela Europa, Oriente Médio, Ásia e América do Norte, essa porcentagem é de 73%.

Outro ponto apresentado pela pesquisa é sobre o nível de preocupação com os protocolos de saúde em combate à pandemia da Covid-19. De acordo com a análise, os brasileiros foram os que mais se mostraram preocupados com tais protocolos e o distanciamento social antes de pensarem em realizar alguma outra viagem. O forte impacto da pandemia da Covid-19 no Brasil é uma possível justificativa para esse resultado. O levantamento obteve, ao todo, respostas de 18,5 mil viajantes de 2019 e outras 12.607 de 2020.

Cuidado com a saúde mental é fator importante no momento de viajar

No momento de arrumar a mala de viagem, a saúde mental ainda continua presente como motivação dos viajantes. De acordo com pesquisa independente realizada pelo site Booking.com, em novembro de 2020, 88% das pessoas entrevistadas viajam para conseguir um descanso para a mente. A pesquisa foi realizada com 47.728 pessoas em 28 países. Desse número, quase 2 mil entrevistados eram brasileiros.

A pesquisa ainda trouxe outros resultados: 85% dos brasileiros viajam para descansar e também conhecer o máximo do destino escolhido. Além disso, 81% têm como motivação a possibilidade de redescoberta de algum momento do passado com a viagem. Nesse ponto, os brasileiros ocupam o primeiro lugar da lista.

Outros dados obtidos pela pesquisa também foram: 90% dos brasileiros têm preferência por lugares com belezas naturais e locais onde se sintam seguros; 89% dos entrevistados disseram que se importam com a limpeza dos locais escolhidos para viajar; 86% prezam lugares com uma boa culinária; e 85% preferem cenários com belas praias.

Além disso, o levantamento ainda mostra que 94% se sentem confortáveis em viajar, futuramente, para destinos nacionais. Entre os entrevistados, 79% alegaram que as viagens domésticas permitem a companhia de familiares e amigos (o que não ocorre nas viagens internacionais), e 54% dos brasileiros preferem as viagens nacionais às internacionais.

Website: https://www.delsey.com.br/



Concorrentes se unem para formar profissionais especializados em ERP

São Paulo – SP 25/6/2021 – As concorrentes Alfa, G2, Ramo, Grupo Skill, SPS Group, Tango.Tech e Trade One se uniram para formar profissionais e suprir a demanda desse mercadoCurso online de consultor SAP oferece a possibilidade de contratação pelas consultorias e oferecem também vagas para trabalho remoto.

Depois de um ano de pandemia, o Brasil registrou o recorde histórico de 14,4 milhões de pessoas em busca de emprego, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. O índice de desemprego ultrapassou o patamar de 14%. Na contramão, o setor de tecnologia vive um outro drama: a falta de mão de obra, em especial de profissionais especializados.

De acordo com a Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, entre 2019 e 2024, o setor terá demandado 420 mil novos profissionais, necessidade que deve aumentar ainda mais com os sinais de recuperação da economia. Ainda segundo a Brasscom, são formados cerca de 45 mil profissionais de TI por ano no Brasil, enquanto as empresas abrem 70 mil vagas anualmente.

As empresas que trabalham com o sistema de gestão SAP Business One vivem um desafio adicional: formar especialistas no sistema de gestão. Para essas empresas, mesmo com a pandemia, o mercado anda muito aquecido e a necessidade de contratar pessoas é ainda mais alta. Esse cenário levou algumas das consultorias de implementação do SAP Business One a se juntarem para criar um programa de capacitação de consultores para a plataforma.

Alfa, G2, Ramo, Grupo Skill, SPS Group, Tango.Tech e Trade One estão unidas para promover a formação de profissionais para esse mercado. A capacitação é gratuita e os candidatos a consultores SAP Business One precisam ter formação superior e especialização em processos empresariais, além de conhecimentos no software usado para gerenciar todas as áreas de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.

As empresas irão absorver ao menos parte dos formados, o que incluirá vagas para trabalho remoto de qualquer lugar.

Nesse curso, o participante aprenderá:

  • Usar o sistema de gestão e realizar todas as operações necessárias para controlar uma empresa;
  • Instalar e configurar o software;
  • Explorar todos os recursos para obter informações de uma empresa – custos, despesas, vendas, logística.

Informações do Curso

  • Inscrições até 30/6 pelo site https://www.cursosapb1online.com.br
  • Curso gratuito
  • Início em 03/08/2021
  • De 3ª a 5ª das 19:00 às 21:30
  • 40 Horas de aula
  • Aulas ao vivo, em ambiente virtual
  • Ambiente online para esclarecer dúvidas e trocar experiências
  • Apostilas digitais com conteúdo atualizado
  • Canal no YouTube e diversos links interessantes

Pré-requisitos

Ter graduação em TI, Ciências Contábeis, Administração ou Finanças. 5 Anos de experiência profissional dentro das áreas de graduação.

Website: https://www.cursosapb1online.com.br



Os benefícios de equipamentos médicos em comodato

São Paulo – SP 25/6/2021 – Esse modelo de contrato fornece materiais de alto nível por um preço acessível, além de eliminar burocracias e problemas técnicos.Optar por equipamentos médicos em comodato pode ajudar a diminuir os custos sem interferir na alta qualidade.

Melhorar o atendimento aos pacientes requer, muitas vezes, um aporte financeiro significativo. Desse modo, as melhorias devem ser feitas utilizando os recursos da forma mais racional possível, podendo, assim, dar maior poder de investimento.

No caso de clínicas médicas e hospitais, uma das despesas mais altas são referentes aos equipamentos médicos. Sejam elas por manutenção programada, avarias e peças estragadas ou compra de novas máquinas.

Portanto, para racionalizar os custos deste setor, uma alternativa que surge é a de ter equipamentos médicos em comodato. De forma simples, esse modelo de contrato fornece materiais de alto nível por um preço acessível, além de eliminar burocracias e problemas técnicos.

No Blog Telecárdio é possível acompanhar quais são as vantagens de ter equipamentos médicos em comodato e quais são os principais equipamentos contratados por esta modalidade.

O que é e como funciona o comodato?
Para obter os aparelhos necessários para fazer os exames médicos, as instituições de saúde têm algumas opções no mercado. De modo geral, a compra ou aluguel dos equipamentos é a alternativa mais buscada.

No entanto, o comodato surge como uma opção de parceria com baixo custo. Isso porque o comodato consiste na cessão de equipamentos sem custos pelo empréstimo. O locatário tem como responsabilidade manter os aparelhos em perfeito estado físico e técnico.

Porém, quando o consultório contrata os equipamentos médicos em comodato, ele também necessita da emissão de laudos a distância, para oferecer o serviço médico de forma completa. Assim, a empresa terceirizada e a instituição médica firmam um contrato para estes serviços, definindo valores de manutenção e prestação dos serviços.

Ademais, ao contratar o serviços de equipamentos médicos em comodato, a clínica está terceirizando para outra empresa o uso de equipamentos, mas também de profissionais e espaço físico. Ou seja, além de baixar custos com aparelhos, é possível também reduzir despesas com capital humano.

Vantagens em obter equipamentos médicos em comodato
Além da vantagem de reduzir custos, os equipamentos médicos em comodato oferecem ainda outros benefícios.

Em uma clínica que está iniciando as operações, nem sempre é possível investir altos valores em equipamentos. No entanto, para tratar os pacientes da melhor forma é fundamental oferecer exames e diagnósticos apurados.

Assim, o comodato oferece os equipamentos de ponta e ainda processa os exames em tempo real. Com isso, hospitais que têm grande volume de exames por dia podem oferecer ainda mais agilidade nos resultados.

É importante avaliar quais são os equipamentos médicos em comodato, quais são os principais benefícios e se eles atendem as demandas do atendimento médico.

Equipamentos de alta tecnologia
Comprar equipamentos médicos tem alto custo financeiro, como mencionado anteriormente. Desse modo, para clínicas, hospitais e consultórios que estão iniciando o atendimento, a opção mais viável é contratar equipamentos médicos em comodato. Além de permitir o investimento em outras áreas da empresa, o comodato fornece os aparelhos mais recentes do mercado, com tecnologia de alto nível, o que aumenta a confiabilidade nos resultados.

Agilidade na emissão de laudos
Exames que podem detectar doenças ou alterações clínicas precisam ser realizados o quanto antes. Mas além de fazer o exame, é preciso ter o laudo para se fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Através do uso de equipamentos médicos em comodato que incluem o serviço de telemedicina, os laudos são feitos em tempo real. No momento em que está sendo feito o procedimento, a equipe de telemedicina acompanha o andamento do exame, emitindo o laudo em poucas horas.

Principais exames com equipamentos médicos em comodato
Apesar de ser poder ter diversos opções em equipamentos médicos em comodato, há alguns segmentos e tipos de aparelhos que costumam ser mais procurados. Nesse sentido, equipamentos para exames cardíacos são os principais utilizados na telemedicina.

Além disso, os exames ambulatoriais também contam com o auxílio do comodato. O exame MAPA, que investiga o histórico da pressão arterial do paciente, por exemplo, pode ser realizado através de aparelhos terceirizados.

No entanto, não é apenas em procedimentos dentro da clínica que a telemedicina atua. Para casos de exames feitos durante o sono do paciente, a empresa de telemedicina disponibiliza os equipamentos na casa do paciente, ou ainda um espaço físico para fazer o exame.

Na lista abaixo estão alguns dos principais exames e aparelhos que utilizam equipamentos médicos em comodato:

Holter;
Mapa;
ECG;
Eletroencefalograma;
Espirometria.

Restrições de clínicas e hospitais ao modelo de comodato
Apesar dos diversos benefícios de equipamentos médicos em comodato, é necessário pontuar que algumas clínicas e consultórios médicos têm restrições ao modelo. Uma das principais alegações é o risco da quebra de contrato. Caso uma das partes não cumpra o acordo e quebre o acordo, é possível que haja problemas para fazer os exames. Além disso, a variação dos custos com o comodato também incomoda alguns contratantes.

Para evitar esse tipo de situação, a Telecárdio oferece equipamentos médicos em comodato de forma personalizada, entendendo as necessidades dos clientes. A telemedicina pode fornecer laudos no mesmo dia em que o exame for realizado.

É possível saber mais sobre os equipamentos médicos em comodato da empresa entrando em contato.

Website: https://telecardio.com.br/



Balança comercial de amendoim in natura atinge US$ 70,8 milhões até abril

25/6/2021 – Já a exportação de amendoim em grão, produtos à base de amendoim, entre outros, cresceu mais de 433% em valor de exportação nos últimos 10 anos

O setor brasileiro de amendoim in natura registrou Balança Comercial de US$ 70,8 milhões entre janeiro e abril de 2021, um aumento de mais de 10% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da ComexStat. Quando analisados os últimos 10 anos, a exportação, – considerando: amendoim em grão; óleo; produtos à base de amendoim, exceto óleo; torta e resíduos de amendoim –, cresceu mais de 433% em valor de exportação. O saldo comercial da leguminosa em grão e processada também foi positivo e registrou superávit, atingindo US$ 438 milhões ano passado.

Já segundo dados apresentados pelo estudo “Agronegócio do Amendoim: Produção, Transformação e Oportunidades”, o setor registrou uma receita de US$ 443 milhões em exportações durante 2020, o valor foi de US$ 303 em 2019. Quando analisados os últimos 10 anos, a exportação de amendoim em grão, óleo, produtos à base de amendoim, torta e resíduos de amendoim cresceu mais de 433% em valor de exportação. O saldo comercial também foi positivo e registrou superávit e atingiu US$ 438 milhões ano passado.

A pesquisa ainda traça os principais resultados de desempenho dos diversos elos da cadeia produtiva de modo a contribuir para o desenvolvimento do setor na economia brasileira. O estudo foi feito pelo Departamento do Agronegócio (Deagro), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

O estudo também revelou que, em uma década, a indústria quase dobrou o número de países atendidos pelas exportações, subindo de 56 em 2010 para 100 países em 2020. Atualmente, com relação à exportação de grãos, o Brasil ocupa a 5ª posição com US$ 230 milhões, seguido por Índia (US$ 627 milhões), Estados Unidos (US$ 475 milhões), Argentina (US$ 433 milhões) e China (US$ 264 milhões).

Segundo Renato Fechino, vice-presidente da Abicab, isso reflete um amadurecimento da cadeia de amendoim no Brasil, que se especializou e intensificou seu processo de profissionalização. “Esses desempenhos têm alguns fatores de sucesso por trás, como a sinergia entre os agentes da cadeia produtiva, o investimento realizado em pesquisa e na mecanização, especialização do produtor e inovação na indústria”, destaca.

 

Mercado nacional de amendoim e Festa Junina em casa

Apesar do aumento significativo nas exportações, os produtos da indústria de amendoins são majoritariamente consumidos pelo mercado interno, representando 96%, em 2020. Diante disso, a Abicab observa que ainda há muita oportunidade de crescimento, tanto no mercado internacional quanto no interno, visto que o brasileiro consome cerca de 1,1 quilo de amendoim por ano, enquanto a média global é de 6 quilos por pessoa.

Junho é o mês mais importante para o setor de amendoins em função das festas juninas que, em mais um ano, acontece durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a Abicab, as indústrias conseguiram se planejar e acreditam em boas vendas, tendo em vista que os consumidores se adaptaram para comemorações em casa de forma segura.

“Em contraste com o cenário de incertezas de 2020, neste ano, observamos o consumidor mais habituado aos formatos digitais e os avanços das empresas nas operações on-line. Com isso, houve um plano diferenciado na preparação para a data, desde campanhas de marketing, passando por novas estratégias de vendas, criação de promoções, lançamentos de produtos e até a ampliação de novos canais de atendimento, como redes sociais”, analisa o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca.

O executivo afirma ainda que, com as ações no período de pandemia, as indústrias trabalharam em forte parceria com o varejo e conseguiram trazer mais comodidade ao consumidor que tem à disposição um leque maior de canais de venda para comprar e ser atendido com segurança e qualidade. “As empresas, além de investirem no on-line, concentraram esforços na organização dos produtos incrementando os espaços e a visibilidade por meio de material de ponto de venda”.

 

Versatilidade e saudabilidade são pontos fortes do amendoim para a festa junina em casa

O amendoim é um alimento versátil, que pode ser consumido em várias ocasiões, e as indústrias do setor oferecem um portfólio amplo de produtos, com opções para diversos perfis e demandas do consumidor.

O alimento é fonte de vitaminas e tem alto valor nutricional: é rico em vitamina E, que atua como antioxidante e preserva o sistema imunológico; vitaminas do complexo B, essenciais para o sistema nervoso e que ajudam na formação de neurotransmissores e, possui Ômega 3 e Ômega 6, combinação que promove renovação celular, prevenindo o envelhecimento precoce. 

Entre outros compostos, a leguminosa também tem ácidos graxos monoinsaturados, conhecidos como gorduras do bem, que contribuem para prevenir doenças cardiovasculares, além de fibras que garantem saciedade por um período superior a duas horas, tornando-se uma aliada em planos de reeducação alimentar para consumos de lanches intermediários. A porção diária indicada é de 30 g/dia.

Website: http://www.abicab.org.br/



Comprar energia de forma eficiente – como estruturar as melhores estratégias?

São Paulo, SP 25/6/2021 – Com um grande potencial de mercado pela frente, da parte do consumidor, diversas dúvidas surgem em relação a como estruturar as melhores estratégias e como obter vantagem em um mercado ainda pouco explorado

Embora tenha crescido muito nos últimos anos, o Brasil tem grande potencial de ampliação para o mercado de compra e venda de energia. Geralmente, as empresas no Brasil compram energia em um ambiente de livre mercado. Os consumidores podem adquirir eletricidade no atacado — e, assim, recorrem a estruturas de contratos de energia renovável, como os acordos de compra de energia.

Como estruturar as melhores estratégias para comprar energia de forma eficiente

Desde o início da década de 2000, quando foi criado o ambiente de contratação livre, o mercado de energia passa por constantes alterações estruturais – regulatórias que, junto com questões macroeconômicas e aspectos específicos inerentes ao mercado de energia, dificultam a previsibilidade da direção do setor. Segundo Mathieu Piccin, diretor de Serviços de Energia e Sustentabilidade da Schneider Electric para América Latina, 2021 ainda deva apresentar alguns sintomas do que aconteceu na crise de 2020: imprevisibilidade da carga, mudanças regulatórias e incerteza hidrológica.

Do ponto de vista do consumidor, o mercado de energia de 2021 deve continuar apresentando muitas oportunidades e um book de alternativas para cada perfil de cliente que queira atingir metas econômicas e/ou de sustentabilidade. As práticas do mercado, ao longo dos anos, tendem a enxergar a energia como serviço em vez de produto, o que acaba abrangendo as alternativas para os consumidores que desejem eficiência na compra de energia.

Embora o mercado livre de energia esteja caminhando em direção a uma abertura cada vez maior, atualmente, ainda existem alguns pré-requisitos que as empresas precisam atender para que possam comprar energia neste mercado. Não há restrições quanto ao segmento em que as empresas atuam, porém, um dos principais pré-requisitos refere-se à demanda contratada junto à distribuidora, sendo que a soma de todas as unidades consumidoras que possuírem mesma raiz de CNPJ e estiverem localizadas no mesmo submercado – divisões do SIN (Sistema Interligado Nacional) -, deve atingir o mínimo de 500 kW para que sejam elegíveis a migrar para o mercado livre de energia.

“Quando falamos de estratégia para compra de energia, o ponto mais importante a ser levado em consideração é que a definição e execução da estratégia é um trabalho feito a quatro mãos, entre consultoria e cliente”, afirma Piccin.

Cabe à consultoria entender as necessidades e particularidades de cada empresa e adaptar estes pontos em um modelo personalizado de gestão da energia, alimentando o modelo com ferramentas de gerenciamento de risco, informações de mercado e sendo a voz do cliente junto aos fornecedores no momento de negociar valores e condições comerciais.

Ao cliente, cabe assimilar os conceitos de gestão internamente, adaptando procedimentos quando necessário e otimizando o processo de tomada de decisão para que a estratégia esteja 100% alinhada com os objetivos de negócio da empresa e para que haja celeridade no momento em que as melhores oportunidades surgirem. Com este contexto em mente, é possível ilustrar algumas estratégias mais simples e comuns como:

Estratégia conservadora – tomada de preços em longo prazo (4 anos ou mais) e volumes integrais (100% do consumo);

Estratégia agressiva – tomada de preços a curto e médio prazo (no máximo 2 anos) e volumes parciais (várias compras fracionadas com percentuais reduzidos de consumo);

Estratégia híbrida – basicamente, uma composição das duas anteriores. Com parte do portfólio atrelado a contratos de longo prazo e preços bem definidos e parte exposta aos riscos (e oportunidades) de mercado.

 Comprar energia de forma eficiente é essencial para a competitividade das empresas no longo prazo, principalmente, para aquelas em que a parcela do custo de energia tem grande impacto nos gastos totais da companhia, assim como aquelas que possuem compromissos com o meio ambiente. Definir estratégias que envolvam uma gestão de risco refinada pode trazer uma economia de milhões de reais ao se evitar a compra de energia em momentos inoportunos”, completa Piccin. 

Além de entender o melhor momento para a contratação de energia, definir os volumes e os prazos do contrato também são itens fundamentais para que o consumidor se beneficie a médio e longo prazo. Ademais, não é apenas no âmbito financeiro que há formas eficientes de se contratar energia, mas também no que diz respeito à sustentabilidade, uma vez que existem contratos de energia que beneficiam o consumidor ao reduzir suas emissões de gás carbono já que são provenientes de fontes de geração renovável. Essas são algumas das justificativas pelas quais o apoio de uma consultoria especializada no setor é recomendada para consumidores de energia que buscam extrair o melhor de suas estratégias de contratação.

Website: https://www.se.com/br/pt/



Junho Violeta faz alerta para o ceratocone

Brasília – DF 25/6/2021 – Embora seja genético, fatores comportamentais podem agravar o ceratocone, como esfregar ou coçar o olho com frequênciaCampanha chama atenção para essa doença ocular e adverte sobre a importância de não coçar os olhos

O Distrito Federal está entrando na época de seca, quando a baixa umidade do ar permite que a poeira, a poluição, polen e pelos de animais fiquem mais tempo suspensos no ar, aumentando os casos de alergia.  Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, no Brasil, 35% da população sofrem com algum tipo de alergia e sete em cada dez desenvolvem alergia ocular. Os alérgicos integram o principal grupo de risco de portadores de ceratocone, doença ocular genética, que não tem cura e danifica a estrutura da córnea, parte do olho responsável por cerca de 60% da nossa visão.

A campanha Junho Violeta tem como objetivo a prevenção e conscientização sobre a patologia, que atinge cerca de 150 mil brasileiros todos os anos, segundo o Ministério da Saúde. ““Embora seja genético, fatores comportamentais podem agravar o ceratone, como esfregar ou coçar o olho com frequência. Esse ato, que pode parecer simples, quando se torna algo costumeiro e repetitivo pode causar danos na estrutura da córnea, fazendo com que a doença alcance estágios mais avançados e prejudique ainda mais a visão”, afirma o Dr. Rodrigo T. Santos, especialista em Córnea, Ceratocone, Lente de Contato e Cirurgia Refrativa, e coordenador do Setor de Lentes de Contato do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), empresa do Grupo Opty, que respondeu às principais dúvidas dos pacientes sobre o ceratocone:

O que é ceratocone?

Ceratocone é o que chamamos de ectasia da córnea. Uma doença que causa um aumento da curvatura da córnea e da irregularidade do astigmatismo, e também há um afinamento, que geram alteração na visão. Com essas alterações, a córnea apresenta uma saliência semelhante a um cone. É uma doença que tem mecanismos genéticos associados, mas que depende da associação principal da alergia nos olhos, que pode ser relacionada com a rinite alérgica e também com a dermatite atópica.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas são o embaçamento e a baixa de visão. O perfil é de pacientes jovens: adolescentes e adultos até os 30 anos, com associação de alguma alergia ou coceira nos olhos. Pessoas com Síndrome de Down também apresentam maior predisposição.

A doença pode estar associada a outros problemas de visão?

Astigmatismo alto que, mesmo corrigido, não resulta em melhora da visão. O desenvolvimento do ceratocone é gradual e depende muito de cada indivíduo e da associação à alergia. Quando o paciente tem o aparecimento do astigmatismo, continua coçando os olhos e não procura o oftalmologista, a tendência é que a condição piore.

A doença tem cura? Quais os tratamentos possíveis?

Ceratocone não tem cura, mas há vários tratamentos disponíveis. Fazemos a abordagem em dois aspectos. O primeiro é para evitar a piora, ou seja, não coçar os olhos e tratar a possível alergia ocular. Também temos que cuidar da rinite alérgica ou dermatite atópica, que são alergias sistêmicas do organismo, com o acompanhamento de um alergista, otorrinolaringologista, pediatra ou dermatologista. Se o oftalmologista perceber pelos exames que o paciente está tendo uma piora das curvaturas, existe um tratamento chamado crosslinking, que é uma cirurgia na qual o especialista faz uma raspagem do epitélio e vai pingando riboflavina. Essa vitamina penetra nas fibras de colágeno da córnea, na parte mais interna. Na etapa final da cirurgia, expomos o paciente à luz ultravioleta controlada, que causa uma reação química de maior entrelaçamento dessas fibras, provocando maiores ligações e dando mais estabilidade e rigidez à córnea, tornando-a mais resistente.

O segundo aspecto da abordagem do ceratocone são os tratamentos para a reabilitação visual. Verificamos como está a visão do paciente com ceratocone, realizando refração. Se alcançar uma boa visão, o paciente pode usar óculos – às vezes, há um grau mais alto de miopia e ou astigmatismo –, mas se der uma boa visão, é um passo importante. Porém, se a visão não for satisfatória, a opção é realizar os testes de lentes de contato, que ajudam a corrigir a óptica do ceratocone e permitem uma visão mais nítida, corrigindo o astigmatismo irregular.

O terceiro é o anel intraestromal, conhecido como anel de Ferrara. São segmentos de material acrílico implantados dentro da córnea que promovem um estiramento dessas fibras e um aplanamento da córnea na parte central, diminuindo os valores de curvatura, mas também ajudando a regularizar o astigmatismo, permitindo uma melhora na visão. Porém, na maioria dos casos, é necessário continuar usando os óculos de grau ou uma adaptação de uma lente de contato.

O último recurso é o transplante de córnea,  utilizado quando o paciente já tem uma córnea com uma curvatura muito extrema, um afinamento grande ou alguma cicatriz na córnea – ou seja, casos em que não são indicados fazer o anel, ou em que a lente de contato ou os óculos não tenham resolvido satisfatoriamente. Hoje, há técnicas mais avançadas, em que se retira apenas uma camada da córnea, a parte anterior, o chamado transplante lamelar anterior. A cirurgia de transplante é muito importante, mas corre-se o risco de falência e rejeição.

Alguma última orientação para quem tem ceratocone?

É fundamental fazer consulta e exames de rotina com seu médico oftalmologista que, se necessário, vai encaminhar o paciente a um especialista em córnea e ceratocone. Há vários tratamentos para ajudar a melhorar a visão e a qualidade de vida, evitando a progressão da doença. E lembrem-se de evitar coçar os olhos.

 

O Grupo Opty é maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 21 empresas oftalmológicas, mais de 2100 colaboradores e 750 médicos oftalmologistas. Nasceu em abril de 2016, a partir da união de oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, dando origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. No Distrito Federal, fazem parte do Opty o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o HOB Taguatinga, o HOB Hélio Prates, o HOB no Jardim Botânico, o Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), além do centro cirúrgico HOBrasil. Mais informações: www.opty.com.br

Website: http://www.hobr.com.br



Tratamento cirúrgico da obesidade é tema de reunião com Ministro da Saúde

Brasília – DF 25/6/2021 – Cirurgia bariátrica não é cirurgia estética. Precisamos pensar que os pacientes com obesidade grave, reduzem a cada dia suas chances de vidaO número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS caiu em 69,9% em um ano, saindo de 12.568 em 2019,  para  3.772 em 2020.

Com o avanço da vacinação entre a população idosa e em pacientes com doenças crônicas, a obesidade e suas consequências são evidentes fatores de risco nos casos graves de COVID-19 em pessoas mais jovens no Brasil.

Aliado a isso, o tratamento cirúrgico da obesidade foi restrito em todo o país com a pandemia. O número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS caiu em 69,9% em um ano, saindo de 12.568 em 2019,  para  3.772 em 2020.  Em 2021, até o mês de maio, foram realizadas 484 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde.

A redução impacta diretamente no tempo de espera dos pacientes que precisam ser operados devido as comorbidades associadas ao excesso de peso, em todas as faixas etárias.

Na saúde suplementar, por meio de planos de saúde, foram realizadas 52.699 cirurgias em 2019, os números de 2020 ainda não foram divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Para debater este e outros aspectos referentes à obesidade representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) reuniram-se na última  segunda-feira (21), em Brasília, com o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

“Os mais recentes estudos realizados no mundo comprovaram que a perda de peso proporcionada pela cirurgia bariátrica reduz em 48% o risco de mortalidade por Covid-19, diminui em 113% o risco de internação, em 74% o risco de UTI e em 64% o risco de intubação”, apontou o presidente da SBCBM, Fábio Viegas.

O presidente da SBCBM defendeu o retorno das cirurgias no Brasil, tendo em vista que muitos pacientes estão morrendo nas filas de espera, devido ao coronavírus ou pelas doenças crônicas associadas à obesidade, como o diabetes, hipertensão, cardiopatias, insuficiências renais e outros.

“Cirurgia bariátrica não é cirurgia estética. Precisamos pensar que os pacientes com obesidade grave reduzem a cada dia suas chances de vida”, disse Viegas.

Integração – Outro ponto importante abordado na audiência foi a integração entre o banco de dados da SBCBM e o Datasus no que se refere ao acompanhamento dos pacientes bariátricos.

“Estamos propondo uma integração para garantir um bom acompanhamento ao paciente, especialmente no pós-operatório, com acesso aos procedimentos de cirurgia bariátrica e metabólica realizados, resultados obtidos e a redução de riscos”, completou Viegas.

Capacitação – A oferta de serviços realizados por profissionais capacitados em cirurgia bariátrica é ponto comum entre o Ministério e a SBCBM. A Sociedade ofereceu suporte no que se refere à atualização dos requisitos e melhores variáveis para identificar desfechos clínicos dos pacientes já operados, roteiros de avaliação dos serviços de cirurgia existentes e também para ampliar a oferta de atendimento e capacitar serviços que ainda não estão habilitados em cirurgia bariátrica pelo SUS.

No Brasil apenas quatro estados da federação estão contemplados: Amazonas, Roraima, Amapá e Rondônia.

“Os cirurgiões associados à Sociedade estão dispostos a contribuir com este processo, já que existe desinformação quanto a habilitação e credenciamento dos estabelecimentos, no SUS, bem como dificuldades para estruturação de Unidade Especializada de Alta Complexidade para realização das cirurgias bariátricas. A ideia é desenvolver um plano estratégico para a demanda de procedimentos eletivos postergados durante a pandemia, diminuindo o tempo de espera para realização do procedimento cirúrgico”, destacou Viegas.

Participaram da audiência a coordenadora geral de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Ana Patricia de Paula; o diretor do DataSus, Jacson Barros; o vice-presidente executivo da SBCBM, Luiz Vicente Berti; o diretor médico da SBCBM, Luiz Fernando Córdova e o ex-presidente do Capítulo da Paraíba e conselheiro dos Capítulos da SBCBM, Augusto Almeida Junior.

 

Website: https://www.sbcbm.org.br/



Pesquisa aponta que morar perto do trabalho não é mais prioridade

Rio de Janeiro 25/6/2021 – Pesquisa revela que economia, espaço e tranquilidade ganharam mais relevância

Morar perto do trabalho não está mais no topo da lista na hora de se mudar. Pesquisa do QuintoAndar, plataforma de moradia da América Latina, mostra que ficar mais próximo do trabalho deixou de ser prioridade quando se planeja a mudança, perdendo lugar para fatores como economia, espaço e tranquilidade. O levantamento aponta queda de 42% na importância que uma casa próxima ao trabalho tem para a decisão de para onde se mudar. Já a economia e a tranquilidade ganharam 13% e 7%, respectivamente, em relevância. A pesquisa comparou os motivos que influenciaram a decisão de mudança seis meses atrás com os fatores que hoje mais importam para quem está para trocar de casa. 

Segundo Marcelo Fróes, diretor da Pró Lotes, com a pandemia o trabalho remoto ganhou ainda mais fôlego, antecipando tendências e encurtando a distância com o home office. Durante o isolamento social no Brasil, as pessoas optaram por alugar ou comprar imóveis e trocaram os centros urbanos por cidades menores, com mais qualidade de vida, e acabaram tornando essa moradia alternativa como a principal.. “Esse movimento também foi percebido no segmento de terrenos, pois as famílias passaram a investir na construção de uma casa com quintal, ou seja, com muita área verde. Lembrando que nessas regiões o acesso à internet também é fundamental para o trabalho remoto”, analisa o diretor.

Para Bruno Mendes, gerente Comercial do Holiday, esse mercado está muito aquecido porque as pessoas procuram espaço, lazer e ar puro. “No Holiday Park Land, em Itaboraí, por exemplo, observamos uma alta de 87% na venda de terrenos em 2020. Foram mais de 500 unidades vendidas em quatro meses. E as previsões para este ano são ainda mais positivas”, completa Mendes.

Prova de que este mercado está aquecido é que em abril a Pró Lotes lançou um condomínio de terrenos em Vargem Pequena e já vendeu todas as unidades, tendência que é reforçada por outra pesquisa, desta vez do Secovi Rio (Sindicato da Habitação). De acordo com a entidade, em abril foram negociados 140 terrenos na cidade do Rio. Foi o segundo mês com mais transações no período de janeiro a maio, perdendo apenas para março com 146. O estudo é feito com base no recolhimento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Para fechar, o levantamento da plataforma de moradia revela ainda que pessoas com menos de 30 anos apontam espaço como o principal fator para a próxima mudança, enquanto os mais velhos querem economia. Para quem tem mais de 50 anos, a palavra-chave é tranquilidade. A proximidade com o trabalho, além de ter perdido importância nos últimos seis meses para todos os grupos, também é cada vez menos relevante à medida que as pessoas ficam mais velhas.

Website: https://www.prolotes.com



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