Home Blog Page 1535

Novo telescópio submarino traz melhorias inovadoras de visão e operações subaquáticas

23/6/2021 – A nova tecnologia trouxe avanços no campo de aprimoramento e restauração de imagens em meios de difusão

A captação de imagens subaquáticas é uma ferramenta importante para pesquisas científicas e tecnológicas, bem como para atividades populares. Além das grandes contribuições, principalmente para o estudo da ciência marinha, ela se faz útil para submarino-icn, defesa militar, proteção ambiental, segurança marítima, indústria da pesca, infraestrutura e portos, indústria de petróleo e gás. 

Atualmente, o aprimoramento dos equipamentos de captação dessas imagens contribui para o avanço de pesquisas e a melhoria de serviços voltados para outras finalidades, e os laboratórios trabalham ainda mais para oferecer sistemas que removem fácilmente os efeitos de degradação na visão subaquática.

Com base em estudos realizados pela SeaErra, nova startup da Universidade de Haifa, foram desenvolvidas novas soluções para a visão subaquática, baseadas em inteligência artificial, que permitem melhor visibilidade, contraste e cores em tempo real. A origem do projeto se deu em 2018, no The Marine Imaging Lab, na Universidade de Haifa, pela Dra. Tali Treibitz. Os principais acionistas da startup são Carmel e CA Innovations 2.

O desenvolvimento do projeto foi realizado com base em tecnologia patenteada e proprietária, inseridas no campo de aprimoramento e restauração de imagens em meios de difusão. Os métodos são desenvolvidos através da análise do modelo de formação de imagem física e nos algoritmos que revertem o efeito óptico.

Os algoritmos patenteados são aplicáveis ​​em qualquer tipo de água ou condições de luz, sendo de baixa complexidade e necessitando de calibração mínima. Tal mecanismo permite uma câmera com algoritmo integrado, solução de software e SDK, integrando a tecnologia aos produtos dos parceiros, como câmeras de veículos, sistemas de aquicultura, sistemas de segurança e muito mais.

Com vídeo em tempo real, extensão do alcance de visibilidade (2x-4x), luz artificial adepta a qualquer profundidade, fidelidade na imagem e não há necessidade de conhecimento prévio da cena, sendo compatível com uma ampla gama de tipos de hardware.

Os resultados e qualidade de sistema da SeaErra são cada vez mais promissores, tendo em vista que startups em aquacultura arrecadou US$ 193 milhões em 2016, um aumento de 271% em dois anos segundo dados da Forbes divulgados em 2019. A cultura marinha é prevista a ser a que mais cresce no segmento de mercado.

Website: https://www.haifa.ac.il/?lang=en



Inverno é oportunidade para férias em Curitiba

São Paulo 23/6/2021 – As férias de inverno podem ser uma boa oportunidade para aproveitar os charmes de Curitiba, que reúne diversas atrações para famílias que buscam temperaturas baixas e muito lazer.

As férias de inverno podem ser uma boa oportunidade para aproveitar os charmes de Curitiba. A capital paranaense é um dos destinos preferidos para quem gosta do clima frio e reúne diversas atrações para famílias que buscam temperaturas baixas e muito lazer. Para o momento as opções mais indicadas são as atividades ao ar livre em parques e centros culturais, ou as visitas ao centro histórico e à Rua das Flores.

Para hospedagem, os viajantes podem optar pelo Transamerica Prime Batel. “O hotel está instalado em um prédio no estilo neoclássico e localizado em um dos principais bairros da cidade, ao lado do shopping Pátio Batel e dos melhores bares e restaurantes da cidade. Temos suítes para viagens em família, equipadas com uma cama king size ou duas camas de solteiro, possibilidade de cama adicional, e diárias pet friendly”, é o que conta o gerente Luis Felipe P. Lopes.

Curitiba conta com 40 parques e bosques aos seus moradores e visitantes. O mais frequentado deles é o Barigui, que tem mais de 1.400.000 m², localizado a cerca de 20 minutos de bike do Transamerica Prime Batel. Outro parque da cidade é o Tanguá, situado em uma antiga pedreira com 235 mil m², com lago, cachoeira, chafariz, jardins, lanchonete, lojas de souvenires e um mirante de 65 metros, que oferece vista do parque e da região. No inverno acontece a florada das cerejeiras, que deixa a paisagem ainda mais atrativa.

As opções gastronômicas da cidade também são muitas. No Transamerica Prime Batel, o restaurante Elegance Gastronomia oferece pratos contemporâneos para quem optar por refeições sem sair do hotel. Ainda na região há o SoHo curitibano, um espaço que abrange 10 quarteirões, onde é possível encontrar exemplos das gastronomias brasileira, italiana, japonesa, francesa, espanhola, árabe e de diversos outros cantos do mundo.

A Ópera de Arame também é uma opção. Um espaço cultural no Parque das Pedreiras que vale a visita mesmo sem um espetáculo em cartaz. O Jardim Botânico, também cartão postal de Curitiba, pode conquistar crianças e adultos e serve como um ambiente para caminhada ou piquenique. Para os pequenos, o Parque São Lourenço e o Passeio Público também reúnem atrações divertidas e educativas em meio à natureza.

Além dessas dicas, o hóspede do Transamerica Prime Batel recebe na recepção hotel a programação da cidade e as principais dicas de lazer e entretenimento de Curitiba.

Para quem acha que ainda é cedo para pegar avião, mas não quer abrir mão de uma programação diferente para as férias, os hotéis da cidade de São Paulo também oferecem facilidades para hospedagens em família, próximas às melhores atrações da capital e do interior. É o caso dos hotéis Transamerica Executive Chácara Santo Antônio, Transamerica Executive Congonhas e Transamerica Ribeirão Preto, que estão com tudo pronto para receber o público com segurança e conforto.

Website: http://transamericagroup.com.br/



Parceria entre InHaus e Incentiv.me movimenta o cenário cultural paulistano

São Paulo, SP 23/6/2021 – Agência InHaus forma parceria com startup de inovação tributária capaz de otimizar a captação de recursos de sucesso para projetos incentivados

Os setores culturais e criativos, no Brasil, representam R$170 bilhões do PIB anual, o que equivale a cerca de 2,5% do Produto Interno Bruto nacional – de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Os números significam quase 5 milhões de pessoas empregadas pela cultura.

Toda a visibilidade e resultados positivos que o setor demonstra para a economia do país, são ainda mais intensificados quando ligados às leis de incentivo à cultura – seja em âmbito federal, estadual ou municipal – que facilitam o acesso a recursos necessários para manter a saúde financeira da categoria.

Através das leis de incentivo fiscal, as empresas e pessoas, em vez de pagar 100% dos impostos ao Governo Federal, podem direcioná-los diretamente a um projeto ou causa social. A startup Incentiv.me atua como mediadora neste processo, dando o suporte para que o imposto seja direcionado para os projetos com os quais a marca se identifica.

Cerca de 70% das produções culturais do país são originadas na Lei Federal de Incentivo à Cultura. Um estudo da FGV mostra, também, que para cada R$ 1 investido em projetos na Lei Federal de Cultura, é movimentado R$ 1,59 em toda cadeia produtiva ligada aos setores culturais.

Resultados da pesquisa de Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil mostram que foi justamente esse o setor mais afetado pela pandemia do novo coronavírus. Esse é o setor também que será protagonista na retomada econômica pós-pandemia, é o que apontam estudiosos. Afinal, a cultura é algo inerente à vida das pessoas.

Pensando em potenciar o cenário é que grandes iniciativas se unem para tirar do papel projetos culturais de impacto. É o caso da InHaus, agência conhecida por levar ao público projetos inovadores, com a Incentiv.me, textech de inovação tributária que, desde 2018, trabalham em conjunto para permitir grandes iniciativas na prática.

O Sampa Jazz Festival, por exemplo, projeto da InHaus, já captou mais de R$ 300 mil com a ajuda da Incentiv.me para promover um evento de música, arte e cultura na cidade de São Paulo, impactando cerca de 30 mil pessoas. A InHaus é uma das principais produtoras culturais de São Paulo, e atualmente apresenta 43 projetos em captação na plataforma Incentiv.me.

Na cidade de São Paulo, inclusive, quase 1,5 milhão de pessoas vivem da cultura. Luiz Restiffe, Sócio Diretor da InHaus, relata que a parceria representa uma trajetória de sucesso. “A Incentiv.me é uma parceira estratégica do setor comercial. Acompanhamos de perto a evolução da plataforma ao longo dos anos e esta é uma parceria que nos possibilita alcançar nossos objetivos e de nossos clientes.”

Fundada em 2012, a agência possui um portfólio de grandes projetos culturais bem-sucedidos e busca surpreender sempre. Agora, por conta da pandemia, a maioria de de seus projetos passou por um processo de inovação para focar no entretenimento com segurança, ainda captando recursos através dos serviços da Incentiv.me.

Dentre seus projetos, estão: o Festival Sons da Rua, atualmente o maior evento de hip-hop e estilos associados à arte urbana da América Latina; o Nômade Festival propõe um ambiente de trocas entre estilos musicais, moda, arte e diversidade; o Sampa Jazz reúne grupos renomados do estilo musical, com programação de shows e talks; NaLata Festival Internacional de Arte Urbana, realizado em 2020, que trouxe para o horizonte de São Paulo o trabalho de artistas mundialmente reconhecidos, deixando um legado de 15 empenas assinadas e reforçando o grafite como uma forma genuína e democrática de arte urbana.

Website: http://site.incentiv.me



Hotéis e restaurantes têm queda histórica de 44% no faturamento e 397 mil de empregos perdidos. Setor prevê recuperação plena somente em 2023

Brasília – DF 23/6/2021 – Entre março de 2020 e janeiro de 2021 o setor amargou prejuízos que chegaram a mais de R$ 274 bilhões.Além da crise gerada pela pandemia, entidades acreditam que o endividamento dos estabelecimentos é um dos maiores desafios a ser superado. Prejuízos somam R$ 274 bilhões.

Um dos setores mais afetados pelas restrições impostas na pandemia, o Turismo e Hospitalidade (serviço que envolve recepção, acomodação, alimentos e bebidas) sofreu uma queda histórica de 44,8% na arrecadação, entre em 2020, com relação ao ano anterior.

Os dados são de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostrando que entre março de 2020 e janeiro de 2021 o setor amargou prejuízos que chegaram a mais de R$ 274 bilhões. “Foram cerca de 350 mil estabelecimentos fechados desde o início da pandemia. Estamos falando do Turismo e Hospitalidades, área que gera cerca de 7,4 milhões de empregos diretos e indiretos, que é responsável por 7,7% do Produto Interno Bruto no Brasil e que precisa de apoio para se reerguer”, afirma Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Para Sampaio, apesar da crise histórica, as férias no meio do ano podem ajudar na reação do setor. O empresário acredita que regiões onde a temperatura de julho é mais amena, como Nordeste, ajudam na recuperação do turismo de lazer. “Atrelado a isso, viagens e hospedagens relacionadas a petróleo, fronteiras agrícolas, mineração e geração de energia já estão bem aquecidos. E temos ainda o turismo interno como uma forte tendência nos próximos anos, o que ajuda na recuperação do setor. Mas a recuperação total dos prejuízos só em 2023”, avalia.

De acordo com a Contratuh, confederação que representa mais de quatro milhões de trabalhadores no Turismo e Hospitalidade no Brasil, os números do desemprego também atingiram marcas históricas. “Fizemos vários acordos para mitigar esses números, dialogamos com o setor empresarial por alterações nas convenções e acordos coletivos que reduzissem os números de demissões, mas infelizmente ainda tivemos cerca de 397 mil postos de trabalho perdidos, de acordo com nosso levantamento junto ao CAGED”, diz Wilson Pereira, presidente da confederação.

Wilson Pereira fala ainda da segurança dos trabalhadores, além das questões empregatícias e econômicas. “Além da preocupação em manter empregos, também visamos a segurança de quem está trabalhando. Entidades filiadas estão sempre fiscalizando locais de trabalho e enviamos vários ofícios aos chefes do Congresso Nacional e à Presidência da República para priorizar nosso setor na vacinação, visto o nível de exposição que esses profissionais enfrentam”, reforça.

Endividamento do setor é o maior desafio

Outro desafio para reaquecer o setor de Turismo e Hospitalidade é como lidar com o endividamento dos estabelecimentos. Segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (associação de bares e restaurantes), 73% dos bares e restaurantes no Brasil estão com dívidas de aluguel, impostos e empréstimos bancários. “Essa situação de endividamento irá demorar de dois a cinco anos para voltar à normalidade. Entramos com ações de reparação nos 275 municípios que atuamos, em todos os estados. Queremos que o governadores e prefeitos reconheçam que o setor pagou uma conta injusta e desproporcional. O fato é que puseram restrições e fechamentos que provocaram perdas imensuráveis, e precisamos de reparos para reduzir esses danos, a exemplo do que ocorre nos EUA e na Europa”, explica.

Solmucci alerta ainda para a questão da mão de obra qualificada, que avalia ser bem escassa. “Já estamos com dificuldade de achar profissionais qualificados, com o mercado voltando a ficar aquecido no segundo semestre. Várias pessoas que trabalhavam no setor migraram para outras áreas, o que prejudicou a busca por esses profissionais”.

Para a Contratuh, o desafio de gerar emprego qualificado passa pela união de todas as entidades envolvidas. “Nossas entidades oferecem cursos, mas não é o bastante para a demanda. Vamos conversar com a CNC e com outras entidades de representação patronal para criarmos uma força tarefa conjunta de qualificação, visando os setores que mais precisam de profissionais. Assim, todos iremos ganhar, com geração de emprego, renda e aumento na receita”, esclarece Wilson Pereira.



MDS anuncia novo Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais

23/6/2021 – Em virtude da implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), surgiu nesse novo contexto uma nova profissão, a de ”Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais” (na União Europeia é denominado como ”Data Protection Officer” ou simplesmente DPO).  A MDS Brasil, uma das principais corretoras no Brasil no segmento de seguros, resseguros, gestão de benefícios e consultoria de riscos, contratou para a função de Encarregado, um profissional específico da área de Tecnologia da Informação, que terá o papel muito importante para garantir o tratamento de dados pessoais.

Mauro Vitiello, gerente responsável pelo escritório de projetos e profissional nomeado a Encarregado na MDS, com mais de 20 anos de experiência na gestão de produtos, negócios e projetos de tecnologia da informação, comenta esta nova função: ”O DPO tem um papel fundamental em garantir a implementação de todas as ações necessárias para estar de acordo com a legislação em vigor. A MDS, em virtude da natureza do seu negócio, sempre teve o compromisso com o controle e tratamento dos dados pessoais de seus clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. A nomeação de um encarregado apenas reforça este compromisso com a excelência de seus serviços. Estou muito contente em poder colaborar para que estes compromissos continuem sendo o norte para negócios bem sucedidos”, disse Mauro.

Na MDS, o Encarregado será responsável por implementar ações que auxiliem no tratamento e na proteção dos dados pessoais, agindo sempre de acordo com a legislação. Mauro assumirá ainda, o recebimento e comunicações de Titulares, sendo o ponto focal de contato com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Atenta às legislações vigentes, segurança digital e comprometida em respaldar a evolução tecnológica empresarial, a MDS tem o compromisso e o respeito aos direitos dos titulares e a proteção dos dados pessoais.

Website: https://www.mdsgroup.com.br/pt/



Atendimento da Weclix recebe certificado de excelência no site Reclame Aqui

Ribeirão Preto, SP 23/6/2021 – Provedora de internet fibra óptica cumpriu todos os critérios do selo RA 1000, obtendo, por exemplo, nota superior a 7 e 100% das solicitações respondidas

O trabalho da Weclix para manter a satisfação de seus clientes foi reconhecido pelo Reclame Aqui, site destinado à pesquisa sobre reputação de marcas e empresas, considerado a maior plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina.

A provedora de internet fibra óptica recebeu na última semana o Certificado de Excelência no Atendimento com o Selo RA1000, que tem como objetivo destacar as empresas que possuem excelentes índices de atendimento no Reclame Aqui. Empresas que possuem este selo demonstram a seus consumidores o compromisso que possuem com o pós-venda, elevando o grau de confiança em sua marca, produtos e serviços.

Para conquistar este certificado, a Weclix cumpriu os requisitos do Reclame Aqui ao manter, por 6 meses consecutivos, os critérios do selo RA 1000 obtendo, por exemplo, nota superior a 7 e 100% das solicitações respondidas.

De acordo com o Gerente de Customer Experience da Weclix, Wesley Kroll, o empenho da equipe e a máxima que sempre direcionou todo o trabalho foi o foco no cliente. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento e temos trabalhado cada vez mais para que os índices de satisfação cresçam constantemente”, ressaltou Kroll.

Para Kátia Andrade, Diretora de Marketing, Comercial e Atendimento na Weclix, o certificado RA1000 é sinal de que a empresa está cumprindo todas as etapas do ciclo de relacionamento com a marca. “Satisfação de verdade dos nossos clientes é um dos principais pilares da companhia e, desde o início da operação, o time de relacionamento foi estruturado e treinado alinhado com o conceito de proporcionar a melhor experiência na resolução de qualquer solicitação e de forma descomplicada, ou seja, o cliente consegue falar com a Weclix para resolver tudo. A certificação reforça que todas as ações planejadas voltadas para proporcionar a melhor experiência ao cliente estão sendo aplicadas, cumpridas com muito empenho e comprometimento por 100% do time Weclix. Estamos todos muito honrados com essa conquista”, diz.

“Seguiremos trabalhando para manter nossos clientes satisfeitos e felizes com a Weclix, concluiu Kátia”.

Website: https://weclix.com.br/.



Programa de compliance se torna crucial para o sucesso e a perenidade das organizações

São Paulo, SP 23/6/2021 – O programa de compliance deve estabelecer a capacidade em identificar os riscos internos e externos já existentes e os propensos a existiremDe acordo com o estudo de Maturidade do Compliance, o programa ganha cada vez mais destaque devido ao empenho da fiscalização de recursos na prevenção de atos de corrupção tanto no âmbito público como no privado

Uma estrutura dedicada ao programa de compliance com recursos, autonomia e independência para exercer funções é considerada uma boa prática de governança, tanto no setor privado como no público, segundo o estudo de Maturidade do Compliance, da KPMG. Conforme dados do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros 2020, 83% das maiores companhias do país contam com uma área de compliance interno. Este total vem aumentando consideravelmente desde 2015, ano em que foi regulamentada a Lei Anticorrupção e o percentual chegava a 68%.

Após a entrada em vigor da Lei Anticorrupção, nunca se ouviu tanto falar em transparência, honestidade, sustentabilidade, crimes de responsabilidade e corrupção como nestes últimos anos no Brasil, o que deu início a programas de compliance, declara Natanael Pinheiro da Cruz, graduado no curso de Direito, com atuação na área criminal, cível, de família e empresarial.

As instituições públicas e privadas, consoante Natanael, não se veem mais sem esses requisitos positivos (transparência, honestidade, sustentabilidade), como também não aceitam mais os requisitos negativos (crimes de responsabilidade e corrupção). “Hoje se faz cada vez mais necessário e fundamental uma política de compliance em empresas públicas e privadas, devido ao grande envolvimento dos entes público com as organizações privadas”, afirma Cruz.

Compliance não tem tradução específica, diz o advogado. É adotado o entendimento amplo de conformidade jurídica, fiscal, financeira e administrativa. Ou seja, toda empresa pública e privada que adota o programa visa estabelecer um compromisso dentro das normas estabelecidas pela legislação brasileira e internacional, com a sociedade. Com intuito de entregar o produto ou serviço de acordo com os princípios norteadores da honestidade, legalidade e transparência.

Segundo a Legislação Brasileira, são várias as tentativas do ordenamento jurídico em construir barreiras para inibir os atos de fraude e corrupção, algumas leis que dão a base de sustentabilidade do programa de compliance são: dos Servidores Públicos Lei nº 8.112/90, do Estatuto das Estatais Lei nº 13.303/16, das Agências Reguladoras Lei n° 13.848/19, das Licitações Públicas Lei nº 8.666/93, de Improbidade Administrativa Lei nº 8.429/92, a Lei Complementar Ficha Limpa nº 135-10, de Lavagem de dinheiro Lei nº 9.613-98, de Defesa da Concorrência Lei nº 12.529-2011, Contra o Crime Organizado Lei nº 12.850/13, de Anticorrupção Lei nº 12.849/13 (pautada no Decreto legislativo nº 8.420/2015) e da Lei Geral de Proteção de Dados Lei nº 13.709/18.

“Com a entrada em vigor destas leis, criou-se então no Brasil uma política de ambientes diferenciados para empresas que detém o programa de compliance, trazendo em seu bojo a análise de riscos, implementação de códigos de ética e de conduta, canal de denúncias de desvios financeiros e administrativos, estancando assim possíveis desvios e ilicitudes. Outra novidade é a Lei de Responsabilidade Objetiva das Organizações, no âmbito civil e administrativo, pelos atos lesivos e ilícitos praticados objetivando seus objetivos ou interesse”, informa Cruz, que possui cursos de Compliance e Investigações Corporativas, Ética Profissional, Sensibilidade para Práticas Inovadoras da Gestão Pública, Doutrina Política, Papel do Legislativo, Introdução a Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais, entre outros.

Conforme o especialista, o compliance na organização pública deve levar em conta se os objetivos estratégicos para alocação dos recursos públicos estão sendo realizados de acordo com as políticas públicas prioritárias, além de avaliar se a estratégia se transformou em ação. Natanael avisa que no mundo moderno não existe mais espaço para práticas exploratórias e expurgas de negócios entre a administração pública e privada, as corporações devem se adaptar e procurar inovações práticas de governança. E que os princípios de governança quando aplicados às corporações são fatores determinantes que vão assegurar o desempenho econômico, a transparência, a ética e a integridade de mercado. “O programa de compliance deve estabelecer a capacidade em identificar os riscos internos e externos já existentes e os propensos a existirem, implementar normas de ética, conduta, auditoria independente dos processos e treinamento dos agentes”, relata o advogado criminalista. 

A falta de adoção de medidas de conformidade para mitigar os efeitos dos ilícitos praticados tanto pela administração privada quanto pela pública, lembra Cruz, traz efeitos devastadores na sociedade e na economia de um país. Ele exemplifica o caso do escândalo da Lava Jato, em que o efeito da corrupção generalizada acabou com prejuízo de bilhões de investimentos públicos, fazendo a economia e o mercado de trabalho desabar.

“Compliance nada mais é do que a ferramenta que as corporações devem adotar no mundo moderno, para que haja um maior desempenho econômico-financeiro e social, pautada na honestidade, competitividade e transparência. As empresas passam a ter maiores responsabilidades sociais, advindas da legislação que asseverou ainda mais as punições, tornando-as cada vez mais responsáveis pelos atos praticados por seus proprietários e gestores, restringindo tal responsabilidade a obrigatoriedade de pagamento de multa e reparação do dano causado”, finaliza Natanael Cruz, que também é consultor e assessor jurídico empresarial e membro da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da Associação Brasileira de Advogados.



Onça-parda prenhe é flagrada pela primeira vez no Parque das Neblinas

São Paulo, SP 23/6/2021 – Espécie ameaçada encontra na reserva condições favoráveis para a reprodução

As armadilhas fotográficas (camera trap) instaladas no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano gerida pelo Instituto Ecofuturo, registraram pela primeira vez uma onça-parda (Puma concolor) prenhe. O flagra da espécie em período de gestação é inédito na área, mas o animal já apareceu outras vezes na frente das lentes do Parque: passeando com filhotes, vocalizando, marcando território, arranhando árvores, entre outros registros.

O mamífero, que é o segundo maior felino das Américas, é classificado como vulnerável (VU). Apesar de estar presente em todos os biomas, sua população encontra-se bastante reduzida: na Mata Atlântica, estima-se que haja apenas mil indivíduos, segundo dados do ICMBio. As principais ameaças são a caça ilegal, a destruição de habitat e a ocupação humana desordenada. Por já ter populações naturalmente baixas e uma reprodução lenta, a perda de indivíduos causa grande impacto na sobrevivência da espécie.

A reprodução das suçuaranas, como também são conhecidas, acontece em média a cada 2 anos, e o período de gestação varia aproximadamente entre 80 e 100 dias, podendo dar à luz a até seis crias de uma única vez, embora o mais comum sejam apenas duas. Ao nascer, os filhotes possuem manchas escuras que se mantêm até o início da vida adulta. Além disso, são animais muito ágeis – conseguem saltar de alturas de até 5m – e, diferente de outros grandes felinos, como a onça-pintada, eles não esturram ou urram, sua vocalização está mais próxima a um miado.

“A onça-parda precisa de um amplo território para habitar. No Parque das Neblinas temos 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração. Confirmar a presença da espécie prenhe é um indicativo de que seguimos pelo caminho correto nos trabalhos de restauração e conservação da área, pois além de ser um local próprio para sua circulação, é também um ambiente adequado para sua reprodução”, afirma Paulo Groke, Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo.

O registro foi possível a partir da gestão de 15 câmeras implantadas na reserva, um importante recurso para o registro e monitoramento da biodiversidade no Parque e, também, para contribuir com ações de fiscalização e conservação da área. Outros animais também já foram flagrados no local, como o gambá-de-orelha-preta, o gato-mourisco e a anta. A instalação e manuseio dos equipamentos são feitos pela equipe de guarda-parques do Ecofuturo. Para assistir ao vídeo, basta acessar o canal do Instituto no YouTube.

Website: http://www.ecofuturo.org.br/



NEC lança Serviços de Transformação para 5G xHaul com o estabelecimento de Centros de Excelência regionais para Rede de Transporte 5G

São Paulo 23/6/2021 – Com esse lançamento e nossos CoEs, a NEC irá acelerar a implantação de ofertas de serviço para ajudar as operadoras a aprimorarem suas redesOs CoEs estão localizados nas regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e LATAM (América Latina), este com sede em São Paulo

A NEC anunciou o lançamento de Serviços de Transformação para 5G xHaul com o estabelecimento de Centros de Excelência (CoE) para Rede de Transporte 5G nas regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e LATAM (América Latina).

Prevendo a demanda crescente para melhorar as redes das operadoras a fim de permitir os casos de uso diversificado com o 5G, há uma necessidade de transformar todos os domínios da rede, do core ao acesso. A transformação das redes xHaul é fundamental para desbloquear todo o potencial do 5G, para que os Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs) fiquem à frente do jogo.

No entanto, cada CSP tem sua arquitetura e requisitos exclusivos que precisam ser ajustados de acordo com as respectivas especificações. Para atender a essas necessidades, a NEC lançou serviços profissionais baseados em um ecossistema de parcerias premiadas que atendem às demandas de negócios específicos dos clientes. Os serviços apoiarão todo o ciclo de vida das redes dos CSPs, desde a análise e planejamento até a implantação e operação, com o objetivo de otimizar o custo total das operações (TCO) para as redes. As ofertas também incluirão a validação e pré-integração de um ambiente de vários fornecedores. Por meio desses serviços, a NEC visa ajudar a realizar uma transformação perfeita para o xHaul, permitindo que as operadoras acomodem dinamicamente as demandas de desempenho de rede exigidas na era 5G.

Os CoEs recém-criados pela NEC desempenharão papéis importantes no fornecimento desses serviços de transformação xHaul, centralizando a expertise de domínio construída em décadas de experiência e compromissos em redes de transporte, global e regionalmente. Além disso, a instalação de um laboratório universal foi estabelecida para complementar os CoEs na condução de validações de ecossistemas específicos do cliente, bem como apoiar o desenvolvimento de soluções.

Além do Open RAN CoE criado no ano passado no Reino Unido, o lançamento desses serviços e o estabelecimento de novos CoEs de Transporte irão aprimorar as capacidades da NEC como uma “Integradora de Rede One-stop-shop” e ajudar a impulsionar a evolução das redes 5G por meio da entrega de redes abertas ponta a ponta e com nível para atender às operadoras em todo o mundo. Na América Latina, o centro foi implementado em São Paulo, sede da operação regional.

“Aproveitando nossa forte experiência global em IP, óptico e microondas, a NEC atua como integradora de rede de primeira linha para fornecer serviços que atendem às necessidades exclusivas de cada cliente. Com esse lançamento e nossos CoEs, a NEC irá acelerar a implantação de ofertas de serviço para ajudar as operadoras a aprimorarem suas redes”, afirma Mayuko Tatewaki, gerente geral da Divisão de Soluções para Provedores de Serviços da NEC Corporation.

Website: http://www.nec.com.br



Lucro real: em quais negócios esse regime de tributação é mais vantajoso?

Curitiba 23/6/2021 – A escolha do regime tributário da empresa é uma decisão anual e definitiva, ou seja, não pode ser alterada no decorrer do anoO principal benefício do lucro real é a chance das empresas com altos custos de operação e/ou com pequenas margens de lucro reduzirem o valor dos impostos mantendo-se dentro da lei.

A escolha do regime tributário é uma das decisões mais importantes para a saúde financeira da empresa, afinal, em cima de uma dessas três opções se dará o planejamento anual financeiro dos negócios: lucro real, lucro presumido ou simples nacional. “Essa deve ser uma escolha orientada, pois a possibilidade de mudança do regime acontece uma vez ao ano, e objetiva a redução no impacto dos impostos a serem pagos de forma legal”, afirma o consultor fiscal e tributário Tiago Assumpção, sócio-diretor da Premier Contabilidade.

“A escolha do regime tributário da empresa é uma decisão anual e definitiva, ou seja, não pode ser alterada no decorrer do ano”, alerta o também diretor da Premier, Paulo Henrique Borges. O escritório conta com uma equipe de consultores fiscais e tributários que dão orientações sobre a escolha do regime lucro real.

Definição do Lucro Real
Lucro real é um regime de tributação conhecido como “regime geral” para a apuração do cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), com base no lucro real (líquido) da empresa – receitas menos despesas -, com ajustes previstos em lei.

Alíquotas do Lucro Real
No caso do IRPJ, a alíquota sobre o lucro real é de 15% para empresas que apresentam até R$ 20 mil de lucro mensal. Já para os negócios que excedem esse valor, a alíquota é 15% sobre o lucro, mais 10% sobre o valor que excede R$ 20 mil.

Vantagens do Lucro Real
O principal benefício do lucro real é a chance de empresas com altos custos de operação ou com pequenas margens de lucro reduzirem o valor dos impostos mantendo-se dentro da lei. Os encargos aumentam ou diminuem de acordo com o lucro registrado, ou seja, caso a empresa apresente prejuízo fiscal, ela não precisa pagar os tributos sobre o lucro. “Na prática, significa que não há possibilidade de pagamento maior ou menor do que o devido, por isso é considerado o regime mais justo. Pois caso o empreendedor tenha prejuízo ao fim do ano fiscal e tiver optado pelo Lucro Real, não precisará arcar com os dois impostos IRPJ e CSLL”, explica o diretor da Premier, Elton Borges, especialista em lucro real.

Desvantagens do Lucro Real
Essa escolha exige conhecer muito bem as operações da empresa e torna o processo de pagamento dos impostos muito mais burocrático, obrigando a empresa a apresentar à Receita Federal, de maneira periódica, registros específicos do sistema contábil e financeiro, a fim de comprovar os cálculos realizados.

Os consultores são unânimes em afirmar que apesar de justo, o lucro real também é o mais complexo. Ao optar por este regime, é essencial ter um controle preciso sobre as rendas e as despesas do negócio para calcular com precisão o lucro e os tributos a serem pagos. Contar com um escritório de contabilidade especializado nesse regime tributário é fundamental.

Existem algumas empresas que, segundo a legislação, já estão enquadradas no lucro real. São elas:
Bancos comerciais, de investimentos ou desenvolvimento.
Sociedades de crédito, financiamento e investimento;
Créditos imobiliários;
Corretoras ou distribuidoras de títulos, valores mobiliários e câmbio;
Cooperativas de crédito;
Empresas de seguros privados e de capitalização;
Entidades de previdência privada aberta;
Empresas com lucros, rendimentos ou ganhos oriundos do exterior.
Empresas com receita bruta acima de R$ 78 milhões também devem, obrigatoriamente, adotar o lucro real como regime de tributação.

Website: https://www.premiercontabil.com.br



Novo modelo de escritório para quem quer flexibilizar sua rotina

São Paulo, SP 23/6/2021 – Para aqueles que trabalham na indústria criativa, ter vivência com pessoas de outros perfis e mentalidades pode ser enriquecedor para a produção de conteúdo.Como nem todos os profissionais estão trabalhando de forma presencial, foi criado o novo escritório, para quem quer reduzir custos.

Novas tendências de mercado surgiram durante a pandemia do novo coronavírus. A ausência do trabalho presencial, por exemplo, é uma das principais marcas desse tempo, apesar do crescimento nos últimos anos.

Dessa forma, o novo escritório pode levar em conta que nem todos os profissionais atuarão de modo presencial. Com isso, surge a opção de compartilhar escritórios com outras empresas, alugar salas de coworking e serviços de startups.

Portanto, se a empresa está buscando reduzir custos e otimizar os investimentos feitos, vale a pena conferir as opções de home office flexível.

O que é o novo modelo de escritório?
Para empresas onde o home office é a forma de trabalho mais utilizada, mas ainda prezam por encontros presenciais, o novo escritório parece ideal. Isso porque o modelo flexibiliza algumas regras antigas, como horário de trabalho.

Na medida em que o empregado entregue a demanda no prazo definido, ele pode estabelecer seu próprio horário, de acordo com a rotina diária. Mas por outro lado, a empresa acaba dando ao funcionário regras como trabalhar presencialmente alguns dias, em espaço de trabalho de alta qualidade.

Além dessa flexibilização, o novo modelo ainda pode ajudar na criatividade e interação com outros profissionais. Conforme o tamanho da sala comercial e a quantidade de trabalhadores alocados, é possível que duas empresas dividam o mesmo espaço.

O home office flexível acaba resultando também em redução de custos, o que é fundamental em tempos de crise econômica.

Vantagens do home office flexível
Alguns dos principais benefícios do home office flexível já foram abordados no item anterior, como a redução de custos e a flexibilidade de horários. No entanto, estas vantagens podem ser ainda mais interessantes, de acordo com algumas situações.

Por exemplo, uma empresa que passa a contratar serviço de coworking ao invés de sala comercial, ganha toda a infraestrutura técnica e administrativa para o negócio. Isso elimina burocracias na gestão da empresa, o que reduz tarefas para os funcionários.

No entanto, os funcionários sentem os benefícios do novo modelo de escritório de maneira diferente. Para aqueles que trabalham na indústria criativa, ter vivência com pessoas de outros perfis e mentalidades pode ser enriquecedor para a produção de conteúdo.

Ademais, abaixo tem mais detalhes duas das principais vantagens do home office flexível:

Interação com diferentes pessoas: conhecer novas perspectivas de mundo e visões sobre diferentes assuntos estimula o profissional a repensar o produto, melhorar nas escolhas e perceber mais oportunidades na empresa.

Redução de custos para o empresário: para buscar os melhores profissionais e oferecer a melhor estrutura possível, a empresa deve sempre buscar cortar despesas onde é possível. Dessa forma, o home office flexível pode ser decisivo na otimização de recursos.

Como a pandemia interferiu no novo modelo de escritório?
Recentemente o empresário, criador da Microsoft, investidor e filantropo Bill Gates falou sobre como o isolamento social impactaria o mundo de 7 maneiras diferentes !link.

Entre as mudanças citadas pelo magnata está a adesão ao home office. Segundo ele, cada vez menos as empresas vão precisar ceder espaço físico para seus funcionários, podendo flexibilizar o trabalho presencial.

A mudança, que coincide com o lançamento de novo escritório no mercado, também vai interferir em onde as pessoas moram, já que podem trabalhar de forma isolada ao menos alguns dias da semana.

Ademais, Gates também mencionou que o uso de home office flexível pode abrir caminho para a divisão de espaço de trabalho por duas empresas diferentes. Bem como a vantagem financeira e de convívio que foi citado acima, isso também pode significar o início de uma parceria profissional, onde as duas empresas cooperam em torno de um projeto.

Onde encontrar escritório para home office flexível?
Pois bem, sabendo as principais características e benefícios do novo escritório, essa é a hora de buscar por opções no mercado.

Mas afinal, as soluções para home office flexível !link em grandes centros comerciais e urbanos, atualmente pode ser encontrada em coworkings, e tem se tornado providencial para diversificar as opções de sala comercial no Brasil.

Com salas e estações de trabalho pensadas exclusivamente para os clientes, o coworking tem espaços fixos para cada cliente ou estações de trabalho coletivas. Nesta segunda opção, cada empresa tem direito a um número de vagas no coworking.

Além dos serviços básicos, como mesa, cadeira e afins, pode ser oferecida ainda assistência administrativa e técnica. Recebimento de encomendas e recados ou instalação de rede de internet e telefonia são serviços inclusos no pacote.

Website: http://gowork.com.br



Soft Skills: o que são as habilidades comportamentais procuradas pelas empresas

As soft skills estão relacionadas à capacidade de interagir com outras pessoas no ambiente de trabalho. Elas também incluem as habilidades de realizar tarefas sob pressão e se adaptar a cenários adversos como momentos de crise e novos formatos de trabalho.

As habilidades comportamentais como resiliência, comunicação e empatia são exemplos de soft skills que os empregadores procuram em candidatos. Além disso, são essenciais para os gestores, ou seja, para quem precisa desenvolver soluções criativas e inovadoras a partir da colaboração de equipes. A seguir, uma lista com 7 fatores que podem fazer a diferença no ambiente de trabalho, melhorando não somente o convívio entre as pessoas como a produtividade:

Autoconhecimento: apesar de o feedback ser um mecanismo de identificação com relação às competências que um colaborador precisa desenvolver, é essencial que o próprio indivíduo saiba quais habilidades possui. Para isso, conhecer limites e percepções torna-se um exercício diário.

Comunicação: a capacidade de se comunicar com clareza no trabalho é fundamental para quem busca ter relações profissionais positivas. Fazer isso de forma eficaz vai muito além de falar a mesma língua. É preciso transmitir para o outro exatamente o que está querendo dizer sem dar margens a interpretações ambíguas. Essa habilidade envolve: escrever bem, ouvir atentamente, saber como se portar em diversas situações e ter a capacidade de trabalhar em equipe.

Empatia: colocar-se no lugar do outro parece uma tarefa fácil, porém não é tanto quanto se imagina. No âmbito profissional, a empatia assume duas funções. Em primeiro lugar, é essencial na interface entre líderes e colaboradores para criar relações de confiança. Segundo, para ser pioneiro no mercado é preciso levar em consideração exatamente o que o cliente deseja, logo, se colocar no lugar dele ou colocar o consumidor no centro das preocupações é uma tarefa que envolve empatia.

Resiliência: é a capacidade de recuperar-se depois de enfrentar alguma adversidade que exige maturidade e força. Um profissional com essa habilidade consegue lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e resistir a pressões no ambiente de trabalho. É aquele que conhece a si mesmo e não permite que fatores externos abalem a produtividade e a tomada de decisões.

Pensamento analítico: atuar com uma visão analítica ajuda qualquer profissional a se adaptar melhor a situações de urgência ou problemáticas, além de auxiliá-lo na própria solução dessas situações. Ter como base a análise de dados, usando todas as variáveis para encontrar e resolver cenários que possam minar o bem estar da organização.

Colaboração: desenvolver o espírito colaborativo melhora a produtividade nas tarefas conjuntas. O aprendizado dessa habilidade pode vir de diferentes esferas, tanto familiar quanto profissional, o mais importante é saber que a competitividade entre semelhantes não agrega nada ao produto final.

Flexibilidade: saber trabalhar dentro da realidade da organização é essencial. Recursos e tempo são escassos, mas o cumprimento do projeto é necessário. Descubra como distribuir a atenção, alocar os recursos e tempo da melhor forma, e controle isso através da produtividade. Mas, lembrando que ser flexível não significa se comprometer com tudo e permanecer insistente.

Para saber mais sobre como desenvolver soft skills e conhecer os cursos da FM2S voltados para comunicação, basta acessar os canais.



Empresas do transporte apresentam maior turnover no segundo semestre de 2020

23/6/2021 – Instituto de pesquisa especializada identifica períodos com maior rotatividade de colaboradores no setor de transporte de cargas

Apesar de ser um termo popular no setor de recursos humanos, é preciso entender que turnover vai além do registro de rotatividade de colaboradores nas corporações. Há uma série de variáveis a serem consideradas durante essa análise, como expansão acelerada da organização ou períodos de festividade, além de levar em conta o setor em questão.

De acordo com o Relatório de Cargos e Salários do TRC, pesquisa conduzida pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), órgão vinculado ao Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), é possível identificar um padrão de aumento do turnover nas empresas do setor de transporte rodoviário de cargas (TRC) em determinados períodos do ano.

A pesquisa apontou um turnover médio mensal de 3,72% para a base do SETCESP. O município de São Paulo, por sua vez, contou com uma média mensal de 3,26%, e a média apresentada por Jundiaí foi de 4,29%.

A partir do relatório, foram identificados dois limites no cálculo mensal de turnover para as empresas do TRC na base do SETCESP, sendo maio o mês com menor porcentagem de rotatividade entre os colaboradores, apresentando 2,49%, e novembro o mês com a maior taxa, de 4,49%. Além disso, a pesquisa mostra que há uma tendência de aumento do turnover nas organizações a partir do mês de julho, tendo o seu pico em novembro.

Deste modo, é possível identificar que os meses que apresentam maior rotatividade de funcionários antecedem períodos festivos, já que essas datas demandam de forma mais intensa serviços e produtos. Fernando Zingler, diretor executivo do IPTC, aponta que o aumento do consumo impacta diretamente o aumento de cargas. “A partir de agosto, principalmente entre setembro e outubro, as empresas de transporte começam a realizar contratações, justamente para suprir essa demanda de aumento de carga gerada pelo consumo maior em decorrência das festas”, afirma.

O diretor executivo explica que esse aumento de contratações acaba impulsionando um turnover maior, já que muitas pessoas optam por trocar de emprego. “No mercado de transporte, as transportadoras procuram profissionais com mais experiência na função e conhecimento sobre o setor, fazendo com que o turnover aumente. Afinal, as empresas captam pessoas que já estão empregadas em outras empresas de transporte”, explica.

A presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge, observa a relevância desses dados para o setor. “Essa identificação é de suma importância para a gestão do capital humano das transportadoras, uma vez que o turnover mal administrado gera custos desnecessários e perda de produtividade, além de representar um risco para a cultura e para o clima organizacional da empresa, afetando o seu bem maior: o cliente”, aponta.

Outro fator importante apontado no relatório é o aumento na adoção do contrato intermitente, um advento que foi resultado da Reforma Trabalhista instituída pela Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Essa modalidade de trabalho permite maior flexibilidade, uma vez que é possível acordar horas ou dias trabalhados, desde que esteja explicitado no documento.

“Hoje, com a minirreforma trabalhista, existe a possibilidade de realizar a contratação do empregado intermitente, justamente para suprir aquela necessidade de mão de obra esporádica, como para cobrir férias, trabalhar somente aos finais de semana ou em dias de ‘pico’ de trabalho no final do mês, contando com a segurança jurídica”, afirma Jarrouge.

Foram identificadas 1.519 admissões no setor por meio de contratos intermitentes, sendo a segunda maior forma de contratação realizada em 2020, ficando atrás apenas do trabalho geral, contratado pela CLT (Consolidações das Leis Trabalhistas). “É uma nova modalidade que garante produtividade e um melhor controle de custo com mão de obra. O transportador deve somente estar atento em cumprir todas as formalidades que a legislação vigente exige para essa modalidade de contratação”, conclui a presidente executiva.



Como a Autoridade de Concorrência da França irá impactar a publicidade no Brasil

São Paulo 23/6/2021 – Esta decisão é um marco importante para revigorar a concorrência e a inovação no espaço de tecnologia de anúncios publicitários.O Google concordou em realizar mudanças em seu negócio de publicidade global, cedendo à pressão antitruste em um acordo inédito com as autoridades francesas que irá impactar a publicidade digital em todo o mundo.

No último dia 7 de Junho, a Autoridade de Concorrência francesa tomou uma importante decisão para punir e corrigir condutas anticompetitivas no setor da publicidade digital praticada pelo Google. Foi a primeira vez que a gigante da tecnologia concordou em realizar mudanças em seu negócio num acordo que também incluiu uma multa de 220 milhões de euros. 

O processo conduzido pelas autoridades francesas estabeleceu que o servidor de anúncios do Google, o DoubleClick for Publisher (DFP), favoreceu a sua plataforma de monetização de publicidade digital, o Google Ad Exchange (AdX), assim como o Ad Exchange favoreceu seu servidor de anúncios DoubleClick for Publisher. 

Dessa forma, foram constatados dois tipos de abusos:

Primeiro, o Google usou seu servidor de anúncios DFP para compartilhar com o AdX o preço oferecido para compra de anúncios de plataformas concorrentes. O AdX usou essas informações para otimizar seus lances, variar a comissão cobrada pelos publishers e, assim, vencer os leilões em cima de plataformas concorrentes. 

O segundo ponto encontrado foram as limitações técnicas e contratuais impostas ao uso do AdX para as plataformas de terceiros para gerenciarem os inventários de mídia. As restrições colocadas aos servidores de anúncios de concorrentes do Google, penalizaram a compra e venda de anúncios tanto para as plataformas como para os publishers.

Para as autoridades, o Google aumentou sua participação no mercado de ambos os serviços, compartilhando dados estratégicos entre eles e impedindo-os de operar bem com sistemas rivais, privando os publishers de se apoiarem de uma concorrência mais benéfica para a indústria.

“A decisão de penalizar o Google é importante porque é a primeira no mundo com foco nos complexos processos de leilão algorítmicos dos quais o negócio de anúncios online depende”, declarou Isabelle de Silva, chefe antitruste da França. 

O Google não apelará da decisão e se comprometeu em três anos melhorar sua plataforma para atuar com um administrador independente monitorando a situação. Algumas mudanças serão implementadas até o primeiro trimestre de 2022. Como o mercado de tecnologia de publicidade é global, os efeitos dessas mudanças serão aplicados em todo o mundo, inclusive no Brasil.

As consequências da decisão antitruste

O acordo anunciado pode ajudar a reequilibrar a autonomia dos publishers e produtores de conteúdo, que deveriam ser o principal proprietário de seus ativos, mas perderam esse controle com a rápida ascensão do Google e do Facebook.

“Esta decisão é um marco importante para revigorar a concorrência e a inovação no espaço de tecnologia de anúncios, e os publishers que foram vítimas dessas práticas serão um dos principais beneficiados”, disse Arnaud Creput, CEO da Smart Adserver, plataforma de tecnologia para monetização de publicidade digital. 

Este é um primeiro movimento para que publishers possam recuperar a liberdade de escolher seus parceiros de tecnologia e retomem o controle de seus principais ativos: conteúdo, dados e audiência, criando um ambiente competitivo mais saudável para o desenvolvimento de uma web aberta.

Website: http://www.smartadserver.com



Mercado hoteleiro enxerga possível retomada gradual do turismo

23/6/2021 – Avanço da vacinação é um dos fatores que animam o mercado

Desde a situação decretada de pandemia ocorrida em março de 2020, o impacto sentido foi imediato em diversas esferas da sociedade, tanto na evidente perda humana, como nas consequentes crises sociais, econômicas e culturais. Dentre os segmentos que foram prejudicados pela pandemia da COVID-19, está o turismo, que registrou no Brasil um prejuízo de R$ 270 bilhões de março a dezembro de 2020, segundo levantamento realizado pela CNN, com cerca de 3 milhões de pessoas que trabalhavam no ramo perdendo os empregos em todo o país. Além disso, o estado do Rio de Janeiro teve uma perda de mais de 150 mil empregos diretos e um prejuízo de R$ 10 bilhões apenas no período da temporada de verão.

Entretanto, com o início da vacinação em massa no Brasil em 2021, a visão do mercado quanto a uma possível retomada do turismo tornou-se mais otimista. No Rio de Janeiro, foi anunciado que há a intenção de vacinar todos os adultos acima de 18 anos até 31 de agosto. O movimento é similar em outras cidades pelo Brasil, como no caso de São Paulo, que pretende vacinar todas as pessoas acima de 18 anos até o fim de setembro.

De acordo com levantamento realizado pela rede Accor, 42% das pessoas tem intenção de realizar uma viagem até setembro. Além disso, uma pesquisa realizada pelo site de reservas Booking.com aponta que 76% dos brasileiros entrevistados desejar viajar ainda em 2021.

Nesta semana, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), e representantes de diferentes religiões assinaram um termo de cooperação técnica focado no turismo religioso no Rio de Janeiro, com o intuito de destacar pontos turísticos históricos ligados à fé e incentivar a retomada do setor no estado em 2021.

Membro do mercado hoteleiro, um dos mais atingidos pela pandemia, a rede B&B Hotels aposta na retomada gradual do turismo no Rio de Janeiro e anunciou a inauguração de sua unidade B&B Hotels Rio de Janeiro Norte, o terceiro hotel da marca na cidade. Além disso, a rede mantém a visão otimista da retomada do turismo e da economia, não só no Rio de Janeiro, como no país, possuindo um plano de expansão de contar com mais de vinte hotéis até 2025.

Website: https://www.hotelbb.com/pt/br



Nino Pastori aposta em Amor Fatal, ao vivo

Guarulhos, SP 23/6/2021 – Amor fatal tem “Vamos Recomeçar” como música de trabalho e promete conquistar os corações apaixonados.Amor Fatal é o nome do álbum gravado ao vivo, lançado a partir de 9 de julho, pelo pagodeiro Nino Pastori.

Samba e pagode tem tudo a ver com nossa cultura, e Nino Pastori, nascido e criado em Guarulhos/SP, é um legítimo representante desse gênero musical. Filho da dona Dina, Nino e seus dois irmãos herdaram o dom do pai “seu Didi”, que era vocalista e guitarrista quando jovem. Emerson toca bateria e teclado e Edson também canta e fez até uma participação em Amor Fatal, na música “Te Amo Mãe”.

Além de cantor e compositor, Nino Pastori é multi-instrumentista e dono de uma voz cheia de personalidade. Ele conta que quando participou do programa “Astros” no SBT, foi convidado pelo saudoso Arnaldo Sacomani pra assumir o posto de vocalista do Soweto. Na época Nino recusou o convite, apostando no grupo que tinha com seus irmãos, chamado “Sem Mistério”, mas que se desfez pouco tempo depois. Romântico assumido, Nino agradece sempre, e diz que a vida é um aprendizado.

Amor Fatal é o nome do álbum, gravado ao vivo em São Paulo antes da pandemia, e que foi finalizado durante o distanciamento social com muita calma e dedicação. Também é o nome da música mais popular entre seus fãs. O lançamento tem um total de 11 faixas, sendo 3 com pout-pourri de 2 músicas cada. Apenas duas, das 14 canções autorais praticamente inéditas para o grande público, não foram compostas por Nino. “- Praticamente um trabalho autoral”, acrescenta o cantor.

O pagode romântico “Vamos Recomeçar” será a música de trabalho para divulgação do álbum. Antes disso, “Quero Com Você” serviu apenas como amostra do álbum e foi lançada inicialmente nas plataformas de streaming assim que ficou pronta, comenta Nino, “- ajudou que o tempo passasse mais rápido enquanto o vídeo era editado”. Rick Oliver, produtor de Nino, acrescenta: “leve, alto astral e contagiante, como as outras faixas de Amor Fatal, foi interpretada com alma e verdade, por Nino Pastori.” Depois foi a vez de “Vai Sofrer”, que segundo Rick, atingiu também algumas rádios brasileiras e permitiu, junto com a primeira, que Nino tivesse destaque no site do Palco MP3 com mais de 32.000 plays em pouquíssimo tempo.

A partir de 9 de julho o resultado de toda essa caminhada e dedicação poderá ser conferido no YouTube, nas plataformas digitais e redes sociais do artista.

Website: https://ffm.bio/ninopastori



Climate FieldView promove aula gratuita de agricultura digital com Marcos Fava Neves

23/6/2021 – Aula virtual organizada pela plataforma da Bayer abordará transformação

A construção de valor a partir da digitalização do agronegócio será o tema de um curso gratuito organizado pela Climate FieldView, a plataforma de agricultura digital da Bayer. A aula será ministrada no dia 24 de junho, às 18h, e é aberta a profissionais agrícolas interessados no assunto.

O conteúdo será ministrado pelo professor e agrônomo Marcos Fava Neves, conhecido como “Dr. Agro”. Ele e Pedro Antonelli, gerente de especialistas em ativação de clientes da Climate, vão analisar a transformação digital no campo, como o segmento já afeta o mercado, e abordar casos reais de uso da agricultura digital para melhoria de resultados e ganho de eficiência nas operações. Interessados devem se inscrever no site https://go.bayer.com/UFVXP.

A aula gratuita é uma oportunidade de mostrar como a digitalização e o uso de dados podem melhorar os resultados na lavoura, tanto para os produtores que não têm contato com agricultura digital, quanto para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o tema, afirma Carolina Cardoso, coordenadora de comunicação da Climate FieldView no Brasil.

“A agricultura digital pode apoiar os produtores no aumento de produtividade e na melhoria em rentabilidade, o que pode ocorrer não só com sacas a mais, mas também, por redução de custos operacionais, por exemplo. Soluções digitais como a nossa permitem que os  produtores tenham uma visão muito precisa do cultivo e,  desta forma, ainda é possível ser mais sustentável e assertivo. As aplicações de sementes, fertilizantes, defensivos e insumos podem ser melhor direcionadas, adaptadas à realidade de cada propriedade e cada talhão”, afirma Cardoso.

Ainda de acordo com a executiva da Climate “A aula gratuita ajudará a mostrar como a digitalização pode auxiliar a geração de valor no campo de diferentes formas e contará como o produtor pode se preparar para estar à frente, em um cenário tão desafiador como o que temos hoje”, diz ela. Os participantes da aula gratuita também terão o primeiro contato com algumas das ações previstas pela Climate FieldView para a Semana de Agricultura Digital, que ocorrerá entre os dias 28 de junho e 2 de julho. A semana será dedicada a impulsionar a digitalização do campo e, a partir do esforço da Bayer e de parceiros comerciais, ampliará o acesso dos agricultores à experiência FieldView, através de promoções e descontos em equipamentos, compatibilização de maquinário e serviços,como as agtechs FarmBox, Perfect Flight e Precision Planting.

Para mais informações, basta acessar o marketplace da Orbia pelo endereço: https://www.orbia.ag/

Website: https://go.bayer.com/UFVXP.



5 tendências de inovação no varejo físico puxadas pela aceleração digital

A pandemia do novo coronavírus não só impulsionou o forte crescimento do comércio eletrônico, como também trouxe algumas tendências para as lojas físicas. Com medidas de distanciamento social e restrições de circulação de pessoas, alguns estabelecimentos passaram a oferecer novos serviços para manter o ritmo das atividades e disponibilizar conveniência e segurança para os clientes.

“Essas transformações têm contribuído de certa forma com a aceleração digital nos pontos de venda também”, explica Anderson Locatelli, fundador e CEO da Sled. Por conta disso, o executivo lista algumas das principais tendências em andamento no comércio.

Confira:

Digitalização do troco
Com o maior receio em manusear dinheiro em espécie, seja em moedas ou cédulas, o troco digital virou uma alternativa com maior segurança sanitária para os consumidores, que podem fazer a opção após o operador fechar a venda em locais que oferecem o serviço. Já para o varejista, a solução evita a falta de troco e diminui a necessidade de fazer sangrias de caixa, aquele momento em que o operador interrompe o seu trabalho para contar as cédulas, gerando filas indesejadas para os clientes e vulnerabilidade para a segurança de todos. 

Saque no varejo
Com a constante diminuição no número de caixas eletrônicos e de agências bancárias pelo país, soluções de saque no varejo, por meio de cartões de débito ou pré-pago nos caixas dos pontos de venda, são uma alternativa bem-vinda. “A grande inovação é conseguir oferecer esse serviço sem que o cliente precise comprar nada em troca ou pagar pela operação”, aponta Locatelli. Segundo ele, a tendência é que as lojas não sejam apenas mais que um mero local de compras, mas sim, um hub de conveniência com um mix variado de produtos e novos serviços como o saque. “Essa solução vai ajudar muito as pessoas que vivem mais afastadas dos grandes centros, que são as que geralmente não tem um caixa eletrônico por perto”, avalia.

PIX como meio de pagamento
Apesar de a adesão ainda ser relativamente baixa, o uso do Pix como meio de pagamento começa a crescer. Para o consumidor, o sistema pode trazer maior rapidez para confirmar a compra. Já para o varejista, é a forma de pagamento mais barata, por conta da taxa menor se comparada com os cartões de crédito e débito, além do recebimento acontecer no ato.

Compras personalizadas
Com o aumento do uso de novos canais de atendimento, como aplicativos de mensagens e aplicativos de entregas, muitos pontos de venda estão apostando na criação da figura do personal shopper, profissional disponível nos estabelecimentos para receber os pedidos e personalizar as compras, de acordo com os gostos dos consumidores. Por meio deste profissional, o cliente recebe informações mais precisas dos produtos desejados e tem maior agilidade na hora de escolher. Assim, a figura do personal shopper permite que os consumidores escolham os produtos com mais assertividade, sem precisar se deslocar até as lojas.

Doação do troco digital
Dentro de algumas soluções que oferecem o troco digital, já é possível selecionar a opção de doação do troco. Nesses casos, ao invés de receber o montante no seu CPF, o consumidor escolhe alguma instituição filantrópica para contribuir dentro de uma lista de ONGs cadastradas no sistema integrado ao caixa. Segundo Locatelli, o serviço é uma opção transparente e acessível, já que a doação tem origem no CPF do cliente, o que elimina custos tributários para o varejista, além de viabilizar que o valor seja creditado instantaneamente na conta da entidade beneficiada. “É uma maneira de consumidores e lojistas contribuírem sistematicamente com causas de impacto social”, completa Locatelli.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Tecnologia Educacional abre inscrições para a nova temporada do projeto social FIRST LEGO League

A Fundação FIRST e a Walt Disney Company, por meio da Tecnologia Educacional, distribuidora oficial da LEGO Education no Brasil, acabam de abrir o edital para a nova edição do FIRST LEGO League, programa criado para incentivar a educação e o ensino da robótica nas escolas públicas do Brasil.

As inscrições podem ser feitas pelo site, vão até o dia 7 de julho e estão abertas para escolas, organizações, fundações e demais instituições dedicadas ao ensino de crianças que, obrigatoriamente, sejam da rede pública. As instituições nomeadas receberão conjuntos da LEGO Education, formação de professores e inscrição da equipe para os programas FIRST LEGO League Discover e FIRST LEGO League Explore.

Serão selecionados 290 times novos para a categoria FIRST® LEGO® League Discover (3 a 6 anos) e 18 times novos e 11 times antigos para o programa FIRST® LEGO® League Explore (6 a 10 anos) para competirem no desafio PLAY Makers.

As equipes contempladas também vão receber todo o suporte LEGO durante a competição que, nesta edição e em parceria com a Walt Disney Company e a Lucasfilm, elegeu o esporte como tema do desafio 2020-2021: FIRST GAME CHANGERS SM, desenvolvido por Star Wars: Force for Change.

“A comunidade FIRST está construindo uma cultura que reconhece o atleta em cada um de nós. Nesta temporada, os programas representam a evolução dos esportes e atividades que nos tornam física e mentalmente fortes”, diz Alex Paiva, head da LEGO® Education na unidade de Tecnologia Educacional da Positivo Tecnologia.

Para participar do Edital, acesse aqui.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?



Empresas reciclam até 100% de suas embalagens

São Paulo 22/6/2021 – Como as embalagens pós-consumo têm destino disperso, aderimos ao selo eureciclo para garantir 100% a compensação ambientalEmpresas de cosméticos aderem a serviço de logística reversa para garantir que a cada embalagem produzida, uma outra seja reciclada.

Durante a pandemia, houve um aumento significativo do volume de lixo plástico. Entre as explicações para isso estão o avanço do delivery de alimentos e das compras on-line e o maior consumo de material hospitalar descartável, como máscaras e luvas. O problema se torna ainda mais preocupante quando se sabe que o Brasil recicla apenas 1,28% desse tipo de material, segundo dados da WWF citados pelo Atlas do Plástico, um estudo inédito realizado pela organização sem fins lucrativos Fundação Heinrich Böll, da Alemanha. Porém, quando se faz um recorte sobre essa cadeia de reciclagem, olhando exclusivamente para a maior certificadora de logística reversa de embalagens do país, a situação muda completamente.

Dados divulgados pela eureciclo mostram um crescimento de 40% no volume de reciclagem realizada em 2020 pela empresa, que aponta que um dos muitos fatores por trás desse número está a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Criada em 2010, esse projeto de lei prevê que as empresas também são responsáveis pelo que acontece com suas embalagens depois que elas saem das prateleiras, vão para a casa do consumidor e, dali, para o lixo.

“Como é impossível rastrear onde todas as nossas embalagens foram parar depois do produto ser consumido, bem como comprovar nossas ações para reduzir o impacto ambiental provocado por elas, aderimos à logística reversa das embalagens através do conceito de compensação ambiental. Nele, a cada produto que vendemos, uma quantidade equivalente do mesmo material da embalagem é reciclada em um operador no Brasil, através da parceria com diversas cooperativas e operadores de reciclagem por meio da nossa adesão ao selo eureciclo”, esclarece a líder da equipe de gestão ambiental da Bio Extratus Cosméticos Naturais, Luciana Repolês. 

A Bioextratus usou o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho último, como marco para a adesão ao serviço prestado pela eureciclo. Assim, a partir de agora, todos os cosméticos da marca terão o selo eureciclo, para que o consumidor saiba que escolheu um produto com responsabilidade socioambiental. Mais de quatro mil empresas oferecem o mesmo selo, entre elas Arezzo, Swift, Azul Linhas Aéreas, Bonafont, 3M e Adidas. “Esse tipo de investimento não é uma novidade para a Bio Extratus. Antes de se tornar lei, no ano de 2010, nós já investíamos em iniciativas de compensação ambiental das embalagens pós-consumo. E agora, apesar da lei obrigar a compensação de 22% das suas embalagens, decidimos investir na compensação de 100% para garantir uma atuação ainda mais sustentável”, completa Luciana Repolês.

Consumidor engajado

Ao lado da tecnologia e da personalização, conceitos como valor social e sustentabilidade passam a ser decisivos na hora da escolha de um produto, aponta o Caderno de Tendências da ABIPHC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. Com isso, as empresas do setor têm pela frente um admirável mundo novo de oportunidades, mas, também, um grande desafio, já que o que fará uma marca crescer ou desaparecer é seu real entendimento das demandas desse novo consumidor. Afinal, é ele quem está determinando os rumos do mercado. “E, com 75% dos millenials falando que estão em busca de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos com preocupação sustentável, segundo levantamento da Nielsen Global Survey of Corporate Social Responsability and Sustainability, é muito importante levar essa questão a sério”, destaca Luciana Repolês, da Bio Extratus.

Todos só têm a ganhar com essa tendência, especialmente quando se sabe que, no Brasil, 50% do lixo é coletado, porém, somente 3% do resíduo reciclável é reciclado, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Nesse quesito, é importante que a população também faça a sua parte, já que 77% dos brasileiros sabem que o plástico é reciclável, segundo pesquisa Ibope de 2018, mas, mesmo assim, o Brasil ocupa a 16ª posição no ranking dos maiores poluidores do oceano por plástico, de acordo com o Atlas do Plástico.

Website: https://bioextratus.com.br/



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Podcast – A tecnologia de áudio e vídeo Dolby faz parte...

0
Para saber como ela nasceu e ganhou o mercado global, ouça ou veja agora o Podcast, que está bem legal, curta o vídeo, inscreva-se no canal e compartilhe nas redes sociais.

Podcast – Fusca na veia

Últimas Notícias

Translate »