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Ambarella expande portfólio de segurança de SoC de visão de IA com duas novas famílias; duplica a resolução para 32MP30 para câmeras panorâmicas 4K com IA avançada

SANTA CLARA, Califórnia 21/6/2021 – Novas famílias CV5S e CV52S fornecem combinação líder de mercado de codificação 4K, desempenho avançado de IA e consumo de energia extremamente baixo

A Ambarella, Inc. (NASDAQ: AMBA), uma empresa de visão de IA sediada no Vale do Silício, anunciou hoje a expansão de seu portfólio de sistemas integrados (system on chips, SoC) de visão de IA com as novas famílias de segurança CV5S e CV52S. Baseados na arquitetura e tecnologia de processo 5nm avançada do CVflow®, os novos SoCs suportam codificação 4K simultânea e processamento de IA avançado em um único design de baixo consumo de energia, que fornece desempenho SoC IA de ponta por watt. A família CV5S é ideal para aplicações de câmeras de segurança que requerem vários sensores para cobertura de 360 graus, em área ampla e com um longo alcance, como ambientes urbanos ao ar livre ou grandes edifícios. A família CV52S foi projetada para câmeras de segurança de sensor único com desempenho avançado de IA que precisam identificar com mais clareza indivíduos ou objetos em uma cena, incluindo rostos e placas de veículos em longas distâncias, como câmeras de sistema de tráfego inteligente (Intelligent Traffic System, ITS).

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20210621005796/pt/

Ambarella announces the CV5S and CV52S edge AI vision SoC families for next-generation multi-imager and single-imager video security, smart city, smart building, smart retail and smart traffic AIoT camera applications. (Photo: Business Wire)

Ambarella announces the CV5S and CV52S edge AI vision SoC families for next-generation multi-imager and single-imager video security, smart city, smart building, smart retail and smart traffic AIoT camera applications. (Photo: Business Wire)

“Os projetistas de sistemas de segurança desejam resoluções mais altas, aumento do número de canais e recursos de IA cada vez mais rápidos e onipresentes”, explicou John Lorenz, analista sênior de mercado e tecnologia, setor de computação da Yole Développement (Yole). “Os mais novos SoCs de visão de IA da Ambarella para segurança, CV5S e CV52S, são soluções competitivas para atender às crescentes demandas do setor de circuito integrado (integrated circuit, IC) de segurança, que prevemos ultrapassar US$ 4 bilhões em 2025, com dois terços desse valor sendo com chips com recursos de IA.” (1)

A nova família SoC CV5S suporta modelos de câmeras panorâmicas e pode processar e codificar simultaneamente quatro canais de geradores de imagens de até 8MP, ou resolução de 4K, cada um a 30 quadros por segundo (fps), enquanto executa IA avançada em cada gerador de imagem 4K. Esses SoCs dobram a resolução de codificação e a largura de banda da memória, consumindo 30% menos energia do que a geração anterior da Ambarella.

A nova família SoC CV52S visa câmeras de segurança de sensor único e suporta resolução 4K a 60 fps, enquanto fornece 4x o desempenho de visão computacional de IA, 2x o desempenho da CPU e 50% mais largura de banda de memória do que seus predecessores. Esse aumento no desempenho da rede neural (neural network, NN) permite que um maior processamento de IA seja executado na borda, em vez de na nuvem.

“A indústria de segurança global está avançando rapidamente para resoluções mais altas de 4K, enquanto aumenta as funcionalidades do algoritmo de IA, para alcançar melhor reconhecimento de pessoas e objetos, junto com múltiplos geradores de imagem para um campo de visão mais amplo e alcance mais longo”, disse Jerome Gigot, diretor sênior de marketing, Ambarella. “Nossas novas famílias de SoC de visão de IA de segurança CV5S e CV52S suportam, respectivamente, modelos de geradores de imagem 4K ou alta taxa de quadros 4K com processamento de IA de borda de alto desempenho, permitindo o desenvolvimento de câmeras que priorizam tanto a resolução da imagem quanto a precisão de processamento de IA.”

Além da segurança, há muitos outros aplicativos AIoT que podem aproveitar a alta resolução e o processamento avançado de IA fornecido por essas novas famílias de SoC. Por exemplo, as cidades inteligentes podem aproveitar o alto desempenho de IA de borda e alta resolução de imagens para melhorar o gerenciamento de tráfego, detecção de acidentes e controle de velocidade automatizado, bem como a localização rápida de veículos perdidos e roubados. Da mesma forma, as operações de varejo inteligentes podem usar esta resolução e IA avançada para gerenciar melhor a colocação de produtos, ajustar a equipe de caixa para gerenciamento de linha em tempo real, melhorar o rastreamento de produtos do armazém e fornecer inteligência mais acionável nos níveis de loja e corporativo.

Recursos adicionais das novas famílias CV5S e CV52S incluem:

  • SDK robusto criado especificamente para o mercado de câmeras de segurança
  • Ferramentas CVflow que são compatíveis com todas as famílias de segurança
  • CPUs Dual Arm® A76 1.6 GHz com 1 MB de memória L3; um ganho de desempenho 2x maior em relaçãoàgeração anterior para aplicativos de cliente mais rápidos
  • ISP aprimorado com HDR, ISO de baixa luminosidade, tecnologia dewarping e desempenho de rotação excelentes
  • Máscara de privacidade no chip para bloquear uma parte da cena capturada
  • Novas interfaces PCIe e USB 3.2, permitindo designs de sistema de segurança com múltiplos chips mais complexos do que a geração anterior
  • Hardware robusto de segurança cibernética no chip para garantir câmeras IP seguras, incluindo inicialização segura, OTP e tecnologia Arm TrustZone
  • Várias entradas de vídeo, com suporte para até 14 câmeras usando canais virtuais MIPI
  • Interface SLVS-EC no CV5S para complexidade reduzida do design do sistema
  • Suporte para LPDDR4x, LPDDR5 e LPDDR5x DRAM

Disponibilidade

Espera-se que as famílias SoC CV5S e CV52S estejam disponíveis para amostragem em outubro. Para mais informações entre em contato com a Ambarella pelo site: https://www.ambarella.com/contact-us/.

Sobre a Ambarella

Os produtos da Ambarella são usados em uma ampla variedade de aplicativos de visão humana e computacional, incluindo segurança por vídeo, sistemas avançados de assistência ao condutor (advanced driver assistance systems, ADAS), espelho eletrônico, câmeras para carros, monitoramento de motorista/cabine, direção autônoma e para aplicações robóticas. Os sistemas integrados (system on chips, SoC) de baixo consumo de energia da Ambarella oferecem compactação de vídeo de alta resolução, processamento avançado de imagens e um poderoso processamento de rede neural profunda para permitir que câmeras inteligentes extraiam dados valiosos de fluxos de vídeo de alta resolução. Para saber mais, acesse www.ambarella.com.

Todos os nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas registradas pertencem a seus respectivos titulares. A Ambarella reserva para si o direito de alterar as ofertas, especificações e preços dos produtos e serviços a qualquer momento sem comunicado prévio. © 2021 Ambarella. Todos os direitos reservados.

1. Fonte: Relatório sobre câmeras e informática para vigilância e segurança, Yole Développement, 2020

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Contato com a mídia: Eric Lawson, Ambarella, elawson@ambarella.com, (480) 276-9572

Contato com investidores: Louis Gerhardy, Ambarella, lgerhardy@ambarella.com, (408) 636-2310

Fonte: BUSINESS WIRE



Com mais de 100 mil holdings no Brasil, modelo de negócio abre perspectivas

São Paulo/SP 21/6/2021 – A holding é uma empresa-mãe que se destina a compartimentalizar riscos variados, aumentando a eficiência tributária e economizando dinheiro para o controladorCEO da Learmachs, Roger Mitchel, fala sobre redução de impostos a partir da atuação de holdings

Criado no país pela Lei das S/As, o tipo de empresa nomeado de “holding” ainda tem pouco tempo de história no país, menos de 40 anos no total. Mas, segundo dados da Receita Federal, o Brasil já tem mais de 100 mil holdings constituídas, e São Paulo concentra o maior percentual de todas as holdings brasileiras. O termo, que vem do inglês “manter”, passou a ser usado para definir a empresa que se destina a concentrar e controlar o patrimônio de um indivíduo ou de um grupo empresarial.

Este conceito nasceu entre empresários e investidores, e foi John Rockefeller que, em 1889 nos Estados Unidos da América, criou a primeira holding dos tempos modernos para concentrar suas participações societárias. No Brasil, o tipo de empresa foi criado quase um século depois, através da Lei nº 6.404, de 1976, ou a Lei das Sociedades Anônimas (Lei das S/As).

Atualmente, em todo o mundo, grandes empresas, companhias financeiras, bancos, multinacionais, conglomerados e grupos empresariais passaram a ser estruturados hierarquicamente com uma ou mais holdings no topo da cadeia societária. Há muitas razões para que as grandes empresas sejam holdings, esses benefícios fizeram com que pessoas físicas também passassem a utilizar holdings como um mecanismo de proteção patrimonial, economia tributária e gestão de ativos.

Gestão que resulta em economia tributária

De acordo com a empresa Learmachs, uma das especialistas no assunto, os benefícios de uma holding que concentre participações societárias, bens móveis e bens imóveis, papéis e outros ativos, estão acessíveis também para indivíduos e famílias que busquem nessa prática uma solução eficiente de gestão de patrimônio, proteção, sucessão rápida e economia tributária. 

Há várias estratégias que precisam ser adotadas ao se constituir uma empresa desse tipo, segundo Roger Mitchel, “a holding foi criada pela mesma lei que criou as Sociedades Anônimas no Brasil, e este é o seu formato natural. Adicionar o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de holding numa Sociedade Limitada pode se tornar um equívoco, e o indivíduo vai colher poucos dos benefícios que esse tipo de empresa pode realmente proporcionar. Se a holding como Sociedade Limitada fosse o melhor formato, as holdings de bancos e de montadoras de veículos seriam LTDAs. Não são”.

Com o crescimento do número de empresas abertas no Brasil recentemente, 2,3 milhões de acordo com levantamento do Ministério da Economia publicado pela Veja, mais pessoas se deparam com a oportunidade de aderir às holdings. Entretanto, um questionamento pontual surge: “por que os brasileiros estão abrindo holdings?”. Analisando o cenário atual do país, o empresário entende que a resposta está na economia de impostos “por exemplo, uma pessoa física pode pagar até 27,5% de IR em todas as rendas, mas, com uma holding ele pagará 0% em todas as suas rendas”, argumenta Mitchel.

Dentre os benefícios exclusivos da holding como Sociedade Anônima, o executivo cita a blindagem, a sucessão automática, o anonimato do proprietário, a discrição, a ausência de inventariante, a livre transferência de capital, a possibilidade da empresa ter um único dono, a livre entrada e saída de acionistas, melhores controles de governança, e o capital da empresa ser o único determinante da participação societária, em vez de percentuais, como as cotas de participação da sociedade limitada.

“A holding LTDA é regida pelo Código Civil, e a holding S/A é regida pela Lei das Sociedades Anônimas. As exigências, os benefícios, as vantagens e as desvantagens são diferentes. Como exemplo, a sucessão leva 30 dias na S/A a um custo menor, e a sucessão e o inventário podem levar de 2 a 5 anos na LTDA a um custo altíssimo”, afirma Mitchel.

De acordo com o executivo, a holding é uma empresa-mãe que se destina a compartimentalizar riscos variados, implementando processos modernos de governança corporativa, delimitando ameaças operacionais, diminuindo impostos, aumentando a eficiência tributária e economizando dinheiro para o controlador.

Para mais informações basta acessar o site da Learmachs, Receita Federal ou IBGE.

Website: https://www.learmachs.com.br



Terceirização de equipamentos de TI: confira os benefícios para pequenas e médias empresas

A tecnologia, que anteriormente era somente um suporte para as companhias, já se consolidou como a principal fonte de soluções para pequenas e médias empresas. Segundo dados do Sebrae, a participação das PMEs no PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil é de aproximadamente 27%. 

A transformação digital veio para contribuir com as operações em diversos modelos de negócios. As empresas passaram a recorrer a terceirização de equipamentos de TI para intensificar a eficiência operacional e, consequentemente, reduzir custos. 

Associado ao outsourcing de equipamentos TI, de acordo com a consultoria IDC Brasil, há uma tendência de alta para 2021 e um crescimento de 8,6% do mercado de computadores, devido a continuidade da pandemia e o aumento da aceleração digital. Ao trazer benefícios associados à transformação digital, a terceirização de equipamentos de TI permite serviços personalizados de acordo com a demanda de cada empresa, além de agilidade e eficiência durante o contrato. 

Pensando nisso, Ricardo Marcelino, fundador da Aluga.com, elencou alguns benefícios da terceirização de TI para pequenas e médias empresas: 

Controle e redução de custos 
Ao contratar serviços de outsourcing de equipamentos de TI, as empresas percebem que uma das primeiras mudanças é a redução de custos. Os custos, que antes eram variáveis, passam a ser fixos. A empresa pagará pelo serviço apenas quando precisar e ainda tem a possibilidade de fazer orçamentos de acordo com a demanda do negócio. 

No caso de aluguel de equipamentos de TI, por exemplo, os produtos estarão sempre atualizados e com os reparos em dia. “Ao optar por alugar, a empresa economizará ao invés de investir logo na implantação da tecnologia. Com isso poderá investir em outras áreas, sem se preocupar com manutenção e atualizações”, destaca o executivo. É importante atentar-se ao custo-benefício! 

Garantia de suporte e qualidade 
Qualidade e suporte são garantidos com os serviços de outsourcing de TI. Ao contratar empresas especializadas, há agilidade e rapidez na locação e nos chamados da assistência técnica.

Com a contratação de serviços e equipamentos de TI, as companhias terão sempre disponíveis os produtos especializados, com maior segurança e boa infraestrutura. 

Tecnologias modernas e atualizadas 
Com o outsourcing de TI, os equipamentos são utilizados por um período determinado em contrato. Isso possibilita a atualização dos produtos no fim desse período, mantendo o parque de máquinas sempre moderno e atualizado. 

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Case: Healthtech expande negócios com a pandemia

Neste Podcast conversei com Rodrigo Correia da Silva, fundador da Suprevida, uma empresa de distribuição de insumos do setor de saúde tanto para hospitais e clínicas quanto para usuários finais.

Ela ainda pode ser considerada uma startup, pois começou a ser planejada em 2018, entrou no mercado em 2019 e cresceu rapidamente a partir de 2020, por conta da pandemia. Seu fundador gosta de falar que a empresa é uma healthtech, pois sem tecnologia a operação não existiria.

Para conhecer esse case, ouça agora o Podcast e compartilhe em suas redes sociais.

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realme iniciará as vendas de sua série C no Brasil

No Brasil desde janeiro de 2021, a realme anuncia a chegada de mais uma linha de seu portfólio. A partir do dia 23 sua série C também estará disponível para os brasileiros. A linha de entrada é conhecida pelos celulares com baterias de longa duração e preços acessíveis. 

O modelo de estreia da linha no Brasil é o realme C25, o primeiro smartphone do mundo com a certificação de alta confiabilidade da TÜV Rheinland. Equipado com o processador Helio G35 octa-core de 2GHz, ele é capaz de rodar jogos intermediários com bom desempenho. Sua bateria de 6000mAh e carregador rápido de 18 W garantem o uso diário ininterrupto – ele possibilita, inclusive, que o usuário fique em uma chamada por 43,17 horas.

Para marcar essa novidade, a realme realiza evento de lançamento para o público no dia 23 de junho, às 12:00, no canal oficial do Youtube e Facebook da marca no Brasil.

Essa é a segunda linha de smartphones que a realme apresenta para o mercado brasileiro. A primeira, a série 7, lançada em janeiro de 2021, já se consolidou como sucesso de vendas e de crítica. Com a novidade no portfólio, a expectativa é oferecer mais opções e atender ainda mais as demandas dos consumidores, que são ávidos por tecnologia de ponta, design e performances a valores acessíveis. 

“A chegada da linha C é mais um passo na nossa trajetória de nos tornarmos uma das principais marcas de smartphones do Brasil. Temos certeza que a alta durabilidade desses telefones, a bateria de longa duração que impressiona, a excelente performance e o preço muito competitivo vão conquistar os consumidores locais, assim como conquistaram pessoas do mundo todo”, resume Marcelo Sato, gerente de vendas sênior da realme no Brasil. 

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Evento da M&A Community discutirá fatos, tendências e percepções sobre fusões e aquisições na América Latina

No dia 24 de junho, às 14h, será transmitido ao vivo o webinar “M&A Latam, fatos, tendências e percepções para 2021”, produzido e organizado pela M&A Community, fórum que aborda o mercado de investimentos, fusões e aquisições em todo o mundo. Na ocasião, os participantes debaterão sobre os rumos de fusões e aquisições na América Latina.

A atividade de M&A está se recuperando rapidamente em todo o mundo. A América Latina segue o mesmo caminho e provavelmente atingirá níveis recordes em 2021. Os investidores internacionais observam a região e como a atividade do mercado de capitais está se reposicionando. São vários e grandes desafios para cada país da região, mas o cenário geral é positivo.

“Nossos especialistas fornecerão as percepções em termos da situação atual durante nosso próximo webinar. O painel discutirá os desafios que a região continuará enfrentando e sua influência nas atividades de M&A. Os especialistas também debaterão sobre quais são as percepções e tendências que aconteceram na LATAM durante o primeiro semestre, quais são os setores mais ativos e como as economias estão se preparando para a recuperação global e local”, explica Lina Alejandra Giraldo, gerente de marketing da M&A Community na América Latina.

Os participantes serão Alexandre Pierantoni, diretor de M&A no Brasil e, do México, Miguel Peleteiro, diretor executivo e Diogo Pais diretor do escritório da Cidade do México, todos representando a consultoria multinacional Duff & Phelps, a Kroll business.

Perguntas e respostas moderadas pela patrocinadora do evento, a iDeals Solutions Virtual Data Rooms. A participação no evento é gratuita.

Serviço

Evento: Webinar ““M&A Latam, fatos, tendências e percepções para 2021”

Data: 24/06/2021

Horário: 14h (Brasília)

Idioma: inglês

Inscrição: gratuita no link

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Tadeu Cendón destaca projetos que serão discutidos no XVIII Seminário Internacional do Comitê de Pronunciamentos Contábeis

São Paulo, 17/06/2021 21/6/2021 – A FACPC (Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis) realizará, em 01 e 02 de setembro de 2021, o XVIII Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais, por meio de plataforma digital fechada.

Tadeu Cendón, Board do IASB (International Accounting Standards Board), realizará palestra em 02 de setembro de 2021, de 08:50 às 10:20, no XVIII Seminário Internacional CPC, sobre os projetos relacionados a instrumentos financeiros com características de patrimônio; atividades com tarifas reguladas; e requisitos de divulgação nas normas IFRS (International Financial Reporting Standards).
O XVIII Seminário Internacional CPC está com as inscrições abertas e ocorrerá em 01 e 02 de setembro de 2021, por meio de plataforma digital.
Tadeu Cendón deverá discorrer sobre o projeto sobre Instrumentos Financeiros com características de Patrimônio, que ainda encontra importante diversidade de interpretações no mundo. Tratará, também, dos Ativos e Passivos Regulatórios nas concessionárias de serviço público, com a provável volta ao modelo contábil praticado no Brasil antes da adoção do IFRS, especialmente no setor elétrico, embora a proposta tenha potencial impacto sobre outros segmentos.
Cendón comentará, também, sobre o documento que pretende estabelecer uma nova abordagem para inclusão de Requisitos de Divulgações nas normas. Essa abordagem usará, na primeira fase, as normas sobre benefícios a empregados e mensuração ao valor justo como projetos-pilotos.
O programa do XVIII Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais tem o objetivo de proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros no Brasil.
Serão aprofundados os seguintes temas durante os painéis: combinações de negócios com foco em Combinações de Entidades sob Controle Comum e revisão pós-implementação das IFRS 10, 11 e 12; EESG (Economic, Environmental, Social and Governance), evolução e reflexos na Contabilidade; Destaques do IASB (International Accounting Standards Board); e Demonstrações Financeiras Primárias.
O CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) é formado por: ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas); APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) Nacional; B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); CFC (Conselho Federal de Contabilidade); FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras); e IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis foi criado com o objetivo de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade e divulgar informações para permitir a emissão de normas pelas entidades reguladoras brasileiras, objetivando centralizar e uniformizar o processo de produção, levando sempre em conta a convergência da contabilidade brasileira aos padrões internacionais.
Segue vídeo com Tadeu Cendón sobre projetos do IASB que serão discutidos no XVIII Seminário Internacional CPC:
https://www.youtube.com/watch?v=6MPsTioxnh0

Evento: XVIII Seminário Internacional CPC – Normas Contábeis Internacionais
Datas: 01 e 02/09/2021 (quarta e quinta-feira)
Horário: 08:20 às 12:40
Local: evento on-line em plataforma digital fechada
Para inscrições e mais informações sobre o XVIII Seminário Internacional CPC, basta acessar:
http://www.eventos.facpc.org.br

Assessoria de Comunicação e Imprensa do XVIII Seminário Internacional CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis)
Digital Assessoria-Comunicação Integrada
Rodney Vergili / Rafael V. Pereira / Natália Martins
Fones (11) 5081-6064
+ 55 (11) 9 9123-5962
rodney@digitalassessoria.com.br

Website: http://www.eventos.facpc.org.br



Blog sobre saneamento destaca notícias, estudos e a importância do setor para a vida das pessoas e ao meio ambiente

São Paulo, SP 21/6/2021 – Hoje somos responsáveis por beneficiar mais de 11 milhões de pessoas com nossos serviços e queremos ir além. Plataforma criada pela Aegea, empresa privada do segmento, quer dar visibilidade às iniciativas da empresa para modernizar o setor

Desde a aprovação do novo marco regulatório do saneamento, em junho de 2020, o setor tem ganhado visibilidade e interesse tanto da mídia quanto da população que busca entender a dimensão dos desafios para a universalização do sistema e a importância do tema. O setor apresenta déficit gigantesco com 100 milhões de pessoas sem acesso à coleta e tratamento de esgoto e cerca de 35 milhões sem acesso à água potável. Com o intuito de aproximar a população da companhia, informando sobre como a empresa tem tratado temas como ESG, Integridade, além de trazer atualizações sobre os desafios e o momento do segmento, a Aegea lançou o Aegea Blog.

Com navegação simples, o blog traz as principais iniciativas da empresa e de suas concessões em 126 cidades atendidas, em 12 estados brasileiros. Os visitantes do blog podem conhecer ações como os projetos sociais da companhia, como a inovação e tecnologia são incorporadas na operação e de que forma a Aegea capacita e qualifica seus colaboradores por meio do seu programa corporativo socioeducativo – a Academia Aegea. Ainda, é possível encontrar podcasts com importantes representantes do setor, como o Instituto Trata Brasil e as edições da Revista Aegea.

“O Aegea Blog foi construído com o objetivo de demonstrar para a população a importância do saneamento e a necessidade do uso consciente do principal recurso da vida: a água. Hoje somos responsáveis por beneficiar mais de 11 milhões de pessoas com nossos serviços e queremos ir além. Levar informação à população reflete nosso compromisso de atuar de modo transparente e íntegro. Com esta premissa buscamos proporcionar vidas mais dignas e saudáveis nas regiões que atuamos”, destaca Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea Saneamento.

Um dos assuntos que também será abordado na plataforma, é o tema do momento: ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês), pois saneamento está intrinsecamente atrelado às necessidades de inovação e tecnologia para preservação ambiental e aos impactos sociais que o acesso à água e a coleta e tratamento de esgoto promovem na sociedade, tais como diminuição dos índices de doenças, valorização imobiliária e melhoria no rendimento de crianças na escola. No blog será possível conhecer como a Aegea trabalha esses pilares.

Acredita-se que a disseminação de informações sobre saneamento é fundamental para que a população conheça os desafios do setor, as soluções que a Aegea tem encontrado, o que tem sido feito e as perspectivas para os próximos anos. Desde 2010, a companhia desenvolve iniciativas que transformam a realidade de milhões de brasileiros. O lançamento do blog tem como objetivo a aproximação com as comunidades e de potencializar o senso de consciência social, de governança e ambiental que o setor necessita.

Website: https://aegea.blog.br/



Digital Start: Cadastra abre portas para seu programa de estágio

21/6/2021 – Empresa de performance digital, consultoria e tecnologia abre processo seletivo em seis áreas de estágio para candidatos de todo o Brasil

A Cadastra, empresa que alia serviços de consultoria em negócios e performance em marketing, abriu processo seletivo para vagas de estágio, o Digital Start.

As inscrições abriram em 24 de maio para o programa que está na quinta edição através do link https://cadastra.gupy.io/jobs/890132 e candidatos de todo o país podem participar. Na inscrição a pessoa consegue direcionar a área de interesse dentro da Cadastra e a empresa analisa internamente a compatibilidade entre o setor e o candidato.

São seis áreas disponíveis:

SEO, dedicada a criar estratégias que geram um melhor posicionamento nos resultados orgânicos de buscadores;

Mídia, com foco em planejamento e compra de espaços publicitários nos principais formatos e veículos;

CRM, direcionado a estratégias e plataformas de automação de marketing visando à gestão de relacionamento de clientes;

Business & Strategy, voltado para solucionar problemas de negócios, marketing e comunicação, sendo responsável pelo atendimento e criação de estratégias com os clientes;

Data Hub, setor responsável por cuidar do processamento, transformação, geração e categorização de dados conforme a necessidade de cada negócio;

Creative Hub, área que engloba os times de Design, Conteúdo e Social Media.

A empresa busca estudantes de administração, comunicação, engenharia ou/e marketing, que sejam pessoas curiosas, proativas, tenham foco em resultados e sejam adaptáveis a mudanças. Pluralidade é palavra de ordem na Cadastra. A empresa pratica no ecossistema a equidade de raça, cor, religião, identidade de gênero, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, ascendência ou idade, valorizando as diferenças e promovendo oportunidades e condições justas para todas as pessoas e grupos.

O processo seletivo acontece em três etapas, sendo a primeira uma fase de testes on-line, a segunda um vídeo de apresentação e a terceira uma entrevista. O estagiário receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.500 se morar em São Paulo (para demais localidades o valor é R$ 1.250), além de vale-refeição, vale-alimentação, auxílio psicológico, flexibilidade de horário (6 horas diárias) e treinamentos que irão complementar a formação.

Após a contratação, os selecionados irão participar de um curso de formação introdutória que possibilita a aceleração e qualificação do desenvolvimento. A dinâmica contempla disciplinas de conhecimentos técnicos e comportamentais, etapas de avaliação e acompanhamentos de evolução e crescimento, acontecendo às sextas-feiras, com horários flexíveis de modo que o estagiário equilibre a formação com a vivência prática. As principais etapas do projeto são: onboarding, englobando um processo de aculturamento, visão 360º, mapeamento de perfil e construção de plano de desenvolvimento; a segunda etapa é a estrutura de aprendizagem prática, formal e de observação dentro da área de atuação num nível introdutório sobre as principais disciplinas de rotina, além de treinamentos comportamentais e, após dois meses, o novo integrante será alocado dentro da área de atuação.

“Digital Start procura pessoas com iniciativa, que tomam decisões e têm alto grau de comprometimento, que sejam inquietas, curiosas e gostem de mudanças. A Cadastra acredita que essa geração de futuros profissionais tenha isso e agregue ao time da Cadastra”, afirma Victor Magalhães, Digital Operations Director da Cadastra.



Plano que norteará investimentos e ações na bacia do Paraíba do Sul até 2036 foi aprovado

21/6/2021 – Conduzido por técnicos do CEIVAP/AGEVAP, da Agência Nacional de Águas e Saneamento, dos órgãos gestores estaduais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o Plano prevê a operacionalização de 35 programas e 94 ações na Bacia em um horizonte de 15 anos

A bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul tem destacada importância no cenário nacional por estar entre os maiores polos industriais e populacionais do Brasil, responsável pela geração de 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Totalizando uma área de drenagem de aproximadamente 62.074 km², a bacia está localizada na região sudeste abrangendo 184 municípios, sendo 88 em Minas Gerais, 57 no estado do Rio de Janeiro e 39 em São Paulo.

Desde 1996 atuando na viabilização de programas de gerenciamento, recuperação e proteção dos recursos hídricos na área da bacia do Paraíba do Sul, o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) vem cumprindo seu papel em prol da preservação e conservação dos mananciais da bacia. Uma das atribuições deste Comitê é intermediar a contratação e aprovação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paraíba do Sul e acompanhar sua execução. Os Planos de Recursos Hídricos são planos diretores que visam fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos.

Em sua 2ª reunião extraordinária do ano, o CEIVAP protagonizou um momento histórico, a aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (PIRH-PS). Resultado de uma construção conjunta, o Plano retrata a atual situação da bacia, os cenários e especificidades de cada região hidrográfica, apresenta as necessidades da bacia e, o principal, consolida uma agenda de trabalho para os próximos 15 anos na Bacia.

A especialista em recursos hídricos da AGEVAP, Marina Assis, ressaltou o longo processo de discussão do Plano e o seu diferencial, que foi a reestruturação para garantir a integração das ações e entes envolvidos. “Tivemos o olhar local das regiões, para agregar tudo em um plano verdadeiramente integrado. Hoje temos um projeto que reflete a Bacia como um todo. Finalizamos a elaboração e iniciamos o principal desafio, que é executar o Plano”.

O diferencial deste Plano, é ter passado por uma reorganização estrutural visando a garantia da integração dos instrumentos de planejamento, o fortalecimento do processo participativo e decisório, facilitar a operacionalização da execução das ações previstas, bem como a otimização dos recursos. De maneira geral, as ações a serem custeadas com recursos do CEIVAP ao longo de 15 anos totalizam o valor de R$ 656 milhões.

Para o Especialista em Recursos Hídricos da ANA, Sergio Ayrimoraes, o PIRH-PS representa um marco na trajetória de recursos hídricos do país, um momento histórico para a bacia do Paraíba do Sul. “O Plano reflete a importância estratégica da Bacia, por qualquer critério que se utilize. Uma Bacia com tamanha relevância, precisava de um planejamento integrado, mais que isso, de um propósito comum, que todos enxergassem que a partir disso é possível organizar, executar melhor as ações, com racionalidade, com mais sinergia entre as ações dos CBHs Afluentes, do CEIVAP, da ANA, dos Estados”, pontuou.

Agendas e Subagendas do Plano

• Agenda 1 – Gestão de Recursos Hídricos, com as subagendas: Fortalecimento Institucional, Instrumentos de Gestão, Unidades Especiais de Gestão e Eventos Críticos.
• Agenda 2 – Recursos Hídricos, com as subagendas: Água Superficial, Água Subterrânea e Monitoramento Quali-quantitativo da Água Superficial e Subterrânea.
• Agenda 3 – Saneamento Urbano e Rural, com as subagendas: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Resíduos Sólidos e Drenagem Urbana.
• Agenda 4 – Infraestrutura verde e produção de água, com as subagendas: Planejamento Territorial e Intervenções na Paisagem.
• Agenda 5 – Produção de Conhecimento, com as subagendas: Produção de Conhecimento Técnico e Científico, Escola de Projetos e Estudos Setoriais.
• Agenda 6 – Comunicação e Educação Ambiental, com as subagendas: Comunicação e Educação Ambiental.

Processo de Construção do Plano

O CEIVAP investiu cerca de R$ 2,1 milhões neste projeto, que foi elaborado pela empresa Profill Engenharia, com acompanhamento técnico da AGEVAP, secretaria executiva do Comitê, e do Grupo de Trabalho Ampliado para Acompanhamento da Revisão dos Planos de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul e Bacias Afluentes. Ainda no âmbito do CEIVAP, o plano também foi acompanhado pela Câmara Técnica Consultiva (CTC) e pelo Grupo de Trabalho de Articulação Institucional (GTAI).

O processo de construção compartilhada do Plano contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA); Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ); Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM/MG); Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE/SP); Comitê Médio Paraíba do Sul; Comitê Piabanha; Comitê Rio Dois Rios; Comitê Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana; Comitê Preto e Paraibuna; Comitê Pomba e Muriaé; Comitê das Bacias do Rio Paraíba do Sul Trecho Paulista.

Atuação do CEIVAP na bacia

Criado pelo Decreto Federal nº 1.842, de 22 de março de 1996, CEIVAP é o parlamento no qual ocorrem os debates e decisões descentralizadas sobre as questões relacionadas aos usos múltiplos das águas da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. O Comitê é constituído por representantes dos poderes públicos, dos usuários e de organizações sociais com importante atuação para a conservação, preservação e recuperação da qualidade das águas da Bacia.

Website: http://www.ceivap.org.br



Saiba como como proteger seus dispositivos e dados pessoais

Atualmente é muito comum vermos muitos ataques e vazamentos de dados pessoais dos usuários, especialmente por meio de dispositivos móveis. Os hackers têm aumentado as tentativas de invasão em busca de dados sensíveis, como senhas de banco, a fim de aplicar golpes.

Com isso reunimos aqui algumas dicas de como podemos aumentar o nível de proteção para o usuário. Acompanhe!

Violação de privacidade
Um ponto importante é que os próprios usuários acabam contribuindo para essa exposição, publicando informações pessoais, dados e materiais que pertencem ao domínio privado e, em seguida, compartilhando-os com outros usuários, especialmente em redes sociais.

A rede fornece diretamente uma oportunidade para que suas informações pessoais sejam mal utilizadas. A privacidade é então violada pela própria publicação de qualquer tipo de informação, pois automaticamente pertencem à empresa e permanecem armazenadas nos seus servidores mesmo quando o utilizador encerra sua conta. Especialistas observam que um problema adicional é a aceitação de estranhos como amigos nas redes, o que significa que os usuários correm o risco de que os dados que publicaram sejam usados ​​para diversos fins.

Dados privados, como endereços de e-mail, podem chegar a listas de spam, para que o usuário receba e-mails por sua própria vontade, o que geralmente é de natureza comercial ou de propaganda. Visitar links suspeitos coloca o usuário em risco de ser infectado por software “prejudicial”, expondo os dados ao público, tornando-se objeto de conteúdo multimídia falso e, então, simplesmente não pode ser interrompido.

É claro que o princípio das redes sociais é que, ao coletar banalmente os dados necessários para se encontrar e se comunicar com outras pessoas, elas estão, na verdade, coletando informações que depois são utilizadas para fins de marketing.

A função da internet é facilitar nossas vidas em tantos aspectos quanto possível. Podemos concluir cada vez mais trabalhos online (pagar contas online, enviar relatórios, candidatar-se a um emprego, contactar clientes e amigos), poupando-nos tempo e recursos, o que não é desprezível. Mas, assim como ao retirar dinheiro em um caixa eletrônico você não permitirá que todos vejam sua senha, você não deve publicar seus dados pessoais (número do cartão de identificação, conta bancária, etc) em todos os lugares, mas apenas em sites que você sabe que são confiáveis.

Se você usar informações privadas em um computador que não seja seu, não use a opção “lembrar”. Tente não dizer a ninguém suas senhas de acesso e use a opção de sair ao fechar um site, para que ninguém possa ter acesso a sua conta. Se você estiver em um cybercafé, não permita que ninguém veja sua senha ou dados que possam ser usados ​​indevidamente.

Proteções seguras na Internet contra vírus e outros inconvenientes
Existem muitos arquivos no seu computador que podem estar infectados por um vírus, e eles se espalham em seu computador usando algum arquivo executável do sistema operacional em que estão localizados. Eles duplicam, fazem cópias em várias pastas, infectam arquivos executáveis ​​e usam as propriedades dos arquivos do sistema.

Além disso, os vírus podem infectar aplicativos dentro do sistema operacional. Vários aplicativos têm scripts de macro incorporados que executam automaticamente certas sequências ao trabalhar no programa e, muitas vezes, esses scripts podem ser infectados por um vírus (vírus de macro).

Medidas preventivas que você pode realizar são a melhor maneira de se proteger contra vírus de computador, porque é muito mais fácil realizar algumas etapas com antecedência do que quando um vírus aparece em seu computador para tentar removê-lo.

Você precisa usar as ferramentas certas na Internet para estar seguro e protegido. Você nunca deve relaxar muito quando estiver na Internet. Para executar as ações necessárias sem preocupações, uma das melhores opções é instalar o programa antivírus McAfee.

Atualmente, o programa McAfee é um dos mais populares entre seus concorrentes e milhões de usuários já utilizam. Na verdade, este complexo produto contém um grande número de ferramentas auxiliares destinadas a garantir o bom funcionamento do computador pessoal, bem como a proteção contra vírus. Esta é uma ótima ferramenta para proteção, bem como para executar um sistema de verificação de erros e ameaças.

A segurança da Internet está ligada a todas as regras e medidas criadas para combater os ataques na Internet. A McAfee é uma dessas empresas que oferecem seus serviços nessa área. Seus recursos importantes incluem: proteção em tempo real, proteção contra roubo de identidade, firewall, proteção de mensagens instantâneas, remoção de spyware, proteção de e-mail, anti panda e controle dos pais.

Como a Internet é vulnerável a ataques de hackers que podem roubar sua identidade, detalhes de cartão de crédito ou até mesmo números de previdência social, é importante ter um produto antivírus instalado em seu computador. O antivírus McAfee oferece uma interface gráfica do usuário que não é apenas fácil de usar, mas também autoexplicativa. Ele fornece proteção em tempo real para o seu sistema. Ele tem um novo recurso de segurança de e-mail que ajuda a proteger seu e-mail. Você está até seguro contra a ameaça de um vírus.

E-mails suspeitos e anúncioos pop-up
Muito cuidado, não abra e-mails de remetentes desconhecidos e nunca os anexos que acompanham essas mensagens.

Os vírus podem ser facilmente transmitidos por e-mails suspeitos. Se você receber essa mensagem e abri-la ou o plug-in que a acompanha, o vírus automaticamente infectará seu computador.

A maneira mais eficiente é ignorar e excluir mensagens como essa quando chegarem à sua caixa de entrada.

Já os anúncios pop-up aparecem enquanto você navega na web em seu navegador. Quando você se encontra em um determinado site, um anúncio pop-up é exibido. Esses anúncios podem ser inseguros e conter malware. Para evitar que tais anúncios apareçam, basta não clicar neles e instalar bloqueadores de tais anúncios.

Mantenha seu sistema operacional atualizado
A liberação periódica de atualizações de segurança é uma atividade regular que serve para garantir que os usuários do sistema operacional tenham a melhor proteção possível.

Esses tipos de atualizações evitam ataques de vírus aos quais o sistema operacional está exposto. Aqui, estamos falando sobre como fechar as brechas de segurança que os desenvolvedores encontram.

Seria melhor ter sempre a opção de atualização ativada para automatizar o processo de instalação das atualizações e ter sempre as atualizações mais recentes.

Quando você navega na Internet, todas as informações sobre os sites visitados são armazenadas no navegador da Internet. Esses dados também podem ser de natureza confidencial.

Por esses motivos, é necessário excluir esses dados do navegador da Internet de vez em quando.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Aumento da Selic não inviabiliza a compra do imóvel

Rio de Janeiro 21/6/2021 – Financiamento imobiliário continua com juros ainda mais baixos

A compra do imóvel financiado ainda continua vantajosa mesmo com o aumento da Selic (taxa básica de juros) de 3,5% para 4,25% ao ano anunciado pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Isso porque os juros do crédito imobiliário seguem em patamares baixos e o setor se mantém atrativo tanto para investidores quanto para os interessados na aquisição da casa própria. A afirmação é da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). Aliada a isso, a associação ressalta que há uma expectativa de recuperação do PIB (Produto Interno Bruto) que traz mais confiança, fortalece os diversos setores econômicos e contribui para o crescimento do emprego e da renda no Brasil.

O diretor da Pró Lotes, Marcelo Fróes, complementa que o cenário permanece propício mesmo com a elevação da Selic porque o percentual sempre foi alto. “Com o patamar mais baixo, na hora do repasse quando vai para a ponta, ou seja, para o consumidor na aprovação do financiamento, conseguimos aplicar uma taxa muito baixa e bastante atraente, contribuindo para que mais pessoas tenham acesso à compra do imóvel. Além disso, o cenário está refletindo em um reaquecimento do mercado imobiliário pós pandemia”, analisa Fróes. O executivo lembra ainda que a empresa fez um lançamento de terrenos em abril que foi 100% comercializado em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio. “Diante do excelente resultado estamos antecipando outro lançamento para julho em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O importante é unir localização, preço e condições de pagamento, pois o mercado conta com crédito farto e as empresas também passaram a financiar direto o interessado na compra de uma unidade”, explica Fróes.  

Para se ter ideia de como o mercado está reagindo, pesquisa do Secovi Rio (Sindicato da Habitação) mostra que de janeiro a maio houve crescimento de 80% nas negociações residenciais e de 60% nas comerciais em relação aos mesmos meses do ano passado. Na análise dos imóveis residenciais negociados apenas no mês de maio, o sindicato observou que 2021 teve o melhor resultado desde 2012.

Website: https://www.prolotes.com



Audiometria ocupacional pode prevenir e identificar a perda de audição de trabalhadores que ficam constantemente expostos a ruídos

São Paulo, SP 21/6/2021 – Com a realização de exames de audiometria periódicos, a possível perda de audição pode ser precocemente detectada e devidamente tratada, evitando uma evoluçãoSegundo o relatório da OMS ainda existe muito preconceito com as pessoas com baixa audição e, muitas vezes, isso as inibem a buscar o tratamento adequado

A perda auditiva é mais comum do que a maioria das pessoas imagina, no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva, 2,3 milhões têm deficiência severa, segundo o estudo feito pelo Instituto Locomotivo, em conjunto com a Semana da Acessibilidade Surda. De acordo com o estudo, entre as pessoas com deficiência auditiva, 9% nasceram com essa condição e 91% a adquiriram ao longo da vida, sendo que a metade foi antes dos 50 anos. A perda auditiva pode ser descoberta a partir de exames de audiometria ocupacional, os quais previnem e identificam possíveis sinais.

O exame de audiometria é um procedimento simples que tem a função de detectar alterações, doenças auditivas e de medir o grau de audição, informa Ana Lúcia Siqueira Pirovani Antonialli, graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, com atuação nas áreas de audiologia clínica e audiologia ocupacional. “Durante a realização do exame o paciente entra em uma cabine acústica para que não seja afetado por nenhum ruído externo e coloca fones de ouvido transmissores de estímulos sonoros gerados no aparelho de audiometria, sendo assim, é possível analisar a percepção de intensidade sonora do sujeito examinado”, explica a fonoaudióloga.

Ana Lúcia relata que a execução do teste em trabalhadores constantemente expostos a ruídos intensos é o que mais caracteriza o exame de audiometria ocupacional. Também afirma que é extremamente relevante as empresas possibilitarem o exame aos funcionários, até mesmo porque é previsto por leis trabalhistas de acordo com os critérios determinados pela NR 7.

A exposição a altos níveis de ruído de forma contínua pode ocasionar consequências auditivas graves, diz Antonialli, como a perda de audição, zumbidos ou a surdez súbita. Os quais, por vezes, levam muito tempo para serem percebidas pelo próprio operário, que acaba demorando a ser encaminhado a um médico especialista.

“Com a realização de exames de audiometria periódicos, a possível perda de audição pode ser precocemente detectada e devidamente tratada, evitando uma evolução do problema”, observa a fonoaudióloga, com curso avançado em Audiologia Clínica pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo – USP e com conhecimentos em exames de audiometria de alta frequência pesquisando os limiares de sons bem agudos, acima de 9.000Hz.

De acordo com o Relatório Mundial sobre Audição, lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que um quarto da população global, ou o equivalente a cerca de 2,5 bilhões de pessoas, terá algum grau de perda auditiva em 2050. O estudo destaca, entretanto, que cerca de 60% das perdas podem ser evitados com investimentos em prevenção e tratamento de doenças ligadas à surdez.

Conforme a especialista, o exame de audiometria ocupacional é de extrema importância, pois acompanha a saúde auditiva dos trabalhadores de maneira preventiva e possibilita intervenções médicas precoces, antes mesmo da ocorrência de distúrbios auditivos mais significativos.

“Deve-se ressaltar que para uma prevenção e detecção efetivas, o exame deve ser realizado em três principais momentos no setor trabalhista: no processo de admissão, periodicamente a cada 6 meses de serviço e no desligamento ocasional do funcionário”, finaliza Ana Lúcia Antonialli, com experiência em monitoramento audiológico para adaptação de próteses auditivas e implante coclear em clínica de especialidades médicas e em unidade móvel para realização dos exames audiológicos em trabalhadores que tenham contato frequente com ruídos intensos.

Website: http://www.linkedin.com/in/ana-antonialli



Hotéis seguem normas de proteção contra a COVID-19

21/6/2021 – Pandemia leva estabelecimentos a reforçarem protocolos de segurança e limpeza

Desde o início da pandemia, decretada em março de 2020, os impactos ainda estão sendo fortemente sentidos em diversos mercados: do turismo, dos eventos, da hotelaria, entre outros. Segundo o portal World Travel and Tourism Council (WTTC), é estimado que a pandemia já tenha impactado 53% do total de empregos gerados pelo setor do Turismo globalmente. 

Apenas no Brasil, estima-se que o turismo nacional teve um prejuízo de aproximadamente R$ 70 bilhões, valor 38% menor que o período de março de 2019 a fevereiro de 2020. Segundo dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o setor de companhias aéreas foi o que sofreu maior impacto, perdendo aproximadamente 60% de sua receita neste período, enquanto o setor de hotelaria e hospedagem foi o segundo setor que mais sofreu, com queda de 41% no faturamento. 

Enquanto diversos estabelecimentos foram obrigados a fechar as portas devido à queda no faturamento causada pela pandemia, outros locais continuaram de portas abertas, porém, com a necessidade de atender a uma série de atualizações e protocolos visando à proteção contra a COVID-19.

A rede francesa de hotéis B&B Hotels, fundada em 1990 e que chegou ao Brasil em 2017, assim como todo o restante do mercado, foi obrigada a passar por mudanças na estrutura e no andamento das atividades de seus hotéis no Brasil. A marca realizou treinamentos com a equipe, modificou materiais físicos optando por versão virtual, instalou totens de check-in em algumas unidades para evitar contato humano e implantou placas e sinalizações com frequência de limpeza das áreas e normas de distanciamento social.

Além disso, a rede B&B Hotels comunicou que recentemente a sua quinta unidade no país, localizada em Copacabana, recebeu o selo Safeguard, que atesta que o local segue os protocolos de limpeza recomendados e está apto a receber hóspedes.

Website: https://www.hotelbb.com/pt/br



Samsung prorroga inscrições para programa em que escolas públicas encontram soluções com ciência e tecnologia

A Samsung anuncia a prorrogação do prazo de inscrições até 19 de julho para quem deseja participar da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global que desafia todos os envolvidos na rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). As inscrições podem ser feitas tanto no website quanto no aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download de graça.

Em 2021, a iniciativa, que tem edições anuais no país desde 2014, tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo com professores e alunos, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas inclusive por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas, que serão anunciados em agosto, e os finalistas, que serão conhecidos em outubro. Em novembro, ocorrerá o anúncio dos vencedores que serão definidos por uma Comissão Avaliadora e, também, por júri popular (confira o calendário abaixo).

O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Em 2020, mesmo com o distanciamento social, atraiu 1.749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes, tendo como temas mais explorados educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde. O projeto vencedor no ano passado foi desenvolvido por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará: um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes.

“Temos recebido projetos de todo o país, com professores e estudantes já desenvolvendo suas ideias com a ajuda de nossas mentorias, dicas e orientações para trabalho remoto. O propósito do Solve For Tomorrow é aprimorar nos jovens habilidades para uma transformação social positiva, utilizando criatividade e inovação para soluções de desafios da vida real. Ao ampliarmos o prazo de inscrição, queremos expandir esse alcance e estimular uma mobilização ainda maior de educadores e alunos de todo o Brasil. A Samsung reafirma seu compromisso de contribuir de forma direta na melhoria da qualidade da educação pública e promoção da equidade, para minimizar desigualdades e motivar as futuras gerações a alcançarem seu pleno potencial, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“Fortalecer a escola como um ambiente fértil para a criatividade e para a pesquisa, apoiando professores e valorizando o protagonismo dos jovens, é muito importante, especialmente nos tempos atuais. A expansão do prazo de inscrições amplia as oportunidades de participação de escolas públicas de diferentes regiões do país. Com objetivo de apoiar os docentes, desenvolvemos alguns materiais, dos quais destacamos o Guia Prático – Inovações no Ensino de Ciências e o infográfico sobre Prototipagem, oferecido exclusivamente a quem está inscrito, para orientação na construção da proposta. A criação e disponibilização desses materiais reforça ainda mais o caráter formativo da premiação”, afirma Ana Cecília Arruda,Coordenadora de Programas e Projetos do CENPEC Educação.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Serviço:

PROGRAMA RESPOSTAS PARA O AMANHÃ

Inscrições: website ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download
Até quando: 19/07/2021
Investimento: Gratuito
Quem pode se inscrever: Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

Projetos: O projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.

Professor orientador: A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

Professores parceiros: Até dois docentes das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esses professores devem lecionar à equipe participante e ser indicados pelo professor orientador no ato da inscrição .

Equipes: Devem ser formadas por 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e os professores parceiros lecionem.

Confira o cronograma para a edição brasileira de 2021 do Solve For Tomorrow:

Até 19 de julho – Inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes

1 de julho a 02 de agosto – Avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação

3 de agosto – Anúncio dos Semifinalistas

9 de agosto a 30 de setembro – Mentorias aos semifinalistas

8 de outubro – Anúncio dos finalistas

13 de outubro a 12 de novembro – Mentorias aos finalistas

11 a 17 de novembro- Votação para definir vencedores do Júri Popular

17 de novembro – Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para o Amanhã

18 de novembro – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri Popular

PREMIAÇÃO

Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung Flash.

Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.

Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.

Vencedores nacionais
Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung

1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.

2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Pets vips: conheça os cães mais caros do mundo

Pessoas que têm animais de estimação estão dispostas a oferecer a eles o que há de melhor: cama quentinha, comida nutritiva, vacinas anuais, petiscos e uma quantidade bastante significativa de carinho.

Os bons cuidados garantem não apenas a criação de laços entre dono e pet, mas a longevidade do animalzinho. Em outros tempos, cachorros viviam, no máximo, 10 anos. Hoje, há pets que ultrapassam os 20.

A expectativa é que, com o avanço da medicina veterinária e das medicações, possamos tê-los por muito mais tempo, graças ao tratamento adequado. Abaixo, listamos algumas das raças que custam mais caro, assim como as suas particularidades e expectativa de vida. Confira.

Mastim Tibetano

A raça mais cara é, sem sombra de dúvidas, o Mastim Tibetano. Além de ser bastante rara, ela só pode ser adquirida por pessoas com muito dinheiro: ele custa aproximadamente US$ 750 mil ou seja, cerca de R$ 3,75 milhões.

A raça surgiu junto aos povos nômades da China, do Tibete e da Índia. Em 1800, foi recriada pelos britânicos, que começaram a utilizar os cães para cuidar de seus rebanhos.

São animais de porte grande: os machos podem ter em torno de 75 cm de altura e 70 kg, enquanto as fêmeas podem pesar mais de 50 kg e chegam a, cerca de, 70 cm de altura.

Eles têm expectativa de vida de 12 a 15 anos e, embora o tamanho possa assustar, possuem temperamento amigável e tranquilo. A única ressalva está no fato de que pets dessa raça são muito protetores, o que pode fazer com que sejam desconfiados e um pouco agressivos com desconhecidos que se aproximarem de seus donos.

Lulu da Pomerânia

O Spitz Alemão Anão, também conhecido como Lulu da Pomerânia, é muito famoso entre as celebridades e as pessoas da alta sociedade. Ele é um animal de pequeno porte, muito brincalhão e dócil, cujo preço pode passar dos R$ 10 mil.

Apesar de sua aparência frágil, o Lulu da Pomerânia tem boa saúde e expectativa de vida, que varia entre os 12 e 15 anos. Se forem bem tratados, o que geralmente acontece, e não tiverem doenças congênitas, podem chegar e até passar dos 18 anos.

Esquimó Canadense

Também conhecido como Canadian Inuit Dog, é um pet que não pode ser criado no Brasil, já que está adaptado a temperaturas baixíssimas. Os cães machos dessa raça podem passar dos 60 kg, enquanto as fêmeas pesam cerca de 40 kg.

Os Esquimós Canadenses, geralmente, tem uma vida mais curta, que varia entre os 10 e 15 anos.

Por conta de sua estrutura física e força, é um animal criado para caçar e puxar trenós. Como estão acostumados a lidar com seres humanos, tendem a ser amigáveis com seus donos. No entanto, convém não deixá-los próximos de animais que estão fora de sua matilha, já que têm tendência a brigar e proteger seu território.

Como já comentamos, não é possível comprar cães dessa raça no Brasil, nem por meio da importação, já que eles não sobreviveriam ao nosso cotidiano e temperatura. Nos locais em que pode ser comercializado, o Esquimó Canadense pode custar mais de US$ 7 mil, algo próximo dos R$ 35 mil.

Chihuahua

As piadas da internet contam que esse pet é 50% tremedeira e 50% desconfiança. Apesar disso, quem tem um Chihuahua é totalmente apaixonado por ele. Esses cães são extremamente apegados aos donos e um tanto barulhentos.

Criada no México, em meados do século XIX, a raça é caracterizada pela sua coragem, pelo latido um pouco fino e pela lealdade. Isso não é tudo: Chihuahuas sentem bastante frio e, quando estão estressados, ansiosos ou com raiva, podem tremer e passar mal.

Têm expectativa de vida alta, de 15 a 20 anos, embora sejam animais suscetíveis a problemas cardíacos. Check-ups anuais são uma boa solução para aumentar a longevidade dos pequenos, que podem custar de R$ 1,4 a R$ 4 mil no Brasil.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Brasil é um dos principais alvos de ataques cibernéticos, empresas precisam contratar seguro contra hackers

Na mesma velocidade em que a tecnologia evolui, os crimes cibernéticos também crescem. Só os ataques ransomware em 2019 custaram aos Estados Unidos cerca de US$ 7,5 bilhões. No Brasil, os números também impressionam. De acordo com o AV-Test – The Independent IT Security Institute, em 2020, foram 137,75 milhões de novas amostras de malware. No mesmo ano, 50% dos computadores de escritório e 53% dos computadores domésticos não só foram infectados, como reinfectados por vírus, segundo dados da Webroot Threat Report.

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais sofre com ataques de segurança digital no mundo e, segundo levantamento da Ponemon, os prejuízos às organizações afetadas são na ordem de R$ 3,96 milhões.

De acordo com Rogério Brito Reis, diretor de negócios da Howden Harmonia Corretora de Seguros, “se pensarmos que o lucro global obtido por crimes cibernéticos é estimado em trilhões de dólares por ano e este lucro é maior do que o faturamento de muitas empresas em conjunto e até mesmo do que o comércio mundial de drogas ilegais, a tendência é aumentar significativamente”, afirma. “Há especialistas que dizem que, provavelmente, haverá uma pandemia causada por um vírus de computador”.

A questão central é a falta de investimento em cyber security, incluindo a contratação de uma apólice de seguro cyber. “Salvo algumas multinacionais, que aderiram ao seguro cyber por meio de seus programas globais, e poucos empresários preocupados com a mitigação de seus riscos, o mercado brasileiro ainda não aderiu à proteção contra ataques cibernéticos como deveria. Apesar das consultas por este produto terem aumentado recentemente, já que mais pessoas estão trabalhando em casa – o que aumenta os riscos -, ainda temos um número muito baixo de contratação de apólices”, explica o especialista.

A cada período, surgem novas modalidades, que vão do ransomware (sequestro de dados) e trojans (vírus tipo cavalo de troia) ao phishing (em que os hackers “pescam” dados dos usuários, lançando uma “isca”), smishing (mensagem de texto SMS ou whatsapp) e cryptojacking (mineração de criptomoedas).  A tendência é que os riscos e os ataques sigam aumentando e com prejuízos cada vez mais relevantes para as organizações.

Quanto mais informação gerenciada por uma empresa (dados corporativos e pessoais), como por exemplo cartões de crédito, identidade, passaporte, relação de clientes, prontuários médicos entre outros, maior o risco de sofrer cyber attacks, bem como maiores prejuízos serão causados.

Segundo Reis. “Sua empresa depende da tecnologia para gerenciar o seu negócio e informações? Então, ela está vulnerável”, afirma. “Há quem pergunte: ‘será que minha empresa sofrerá um ataque cibernético?”,  e eu penso que a pergunta devia mudar para “quando sofrerei um ataque cibernético e se estarei preparado para responder ao mesmo e ter continuidade do negócio? ’”.

E o que fazer para proteger a empresa desse tipo de ataque?
Vale ressaltar que, para garantir a proteção das informações, há várias ações a serem tomadas pelas empresas, em especial, investir em antivírus e firewalls, fazer backups frequentes, estabelecer políticas de segurança de informação, realizar treinamentos e, não menos importante, contratar uma apólice de seguro. Esse serviço oferece amplas coberturas, como:

– Cobertura dos custos de defesa e danos causados a terceiros decorrentes de uma violação de segurança de dados por ataque cibernético;
– Garantia para os custos com a investigação e mitigação de danos decorrentes de violação de privacidade;
– Garantia do pagamento de extorsão e despesas na investigação administrativa, além de custos de defesa e de restituição de imagem;
– Lucros Cessantes

“A atualização tecnológica é muito dinâmica e evolui a passos largos. Até o final desse texto, os dados apresentados podem não ser mais os mesmos, por isso é fundamental que as empresas estejam protegidas”, finaliza o especialista.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


OSF Digital adquire a Werise, para expandir capacidade de marketing cloud

A OSF Digital anuncia a aquisição da Werise, empresa brasileira fornecedora de soluções em Salesforce Marketing, Sales e Service Clouds. A aquisição acelera a estratégia da OSF de fortalecer sua oferta de Salesforce na América Latina. Os valores da aquisição não estão sendo divulgados.

A empresa, reconhecida como Salesforce Expert Navigator em B2B e B2C Commerce Cloud e nos ramos de Bens de Consumo e Varejo, está focada em se tornar a primeira opção de parceiro global para transformação no comércio digital. Com uma profunda expertise em indústria e tecnologia, a empresa consegue identificar os requisitos particulares de cada cliente e desenvolver soluções comerciais inovadoras para mercados e verticais específicos de cada setor.

No ano passado, a OSF aplicou esse conhecimento lançando mais de 20 soluções prontas para uso e específicas para diferentes setores, além de aceleradores comerciais para ajudar as marcas em todo o mundo a lançarem lojas on-line rapidamente, superando os desafios relacionados à pandemia. Os clientes da OSF Digital incluem algumas das maiores marcas do mundo, como L’Oréal Canada, Brooks Running, Ubisoft, e.l.f. Cosmetics, Fanalca, La Polar, Hites e muitas outras.

A Werise desenvolve e implementa soluções inovadoras que expandem o marketing e as vendas on-line com automações inteligentes para otimizar os processos de negócios. Com expertise em Marketing Cloud, a equipe de consultoria composta por experts em Salesforce também possui experiência com Salesforce Sales, Service e Community Clouds, além de Pardot. Sediada em São Paulo (Brasil), a Werise foca na criação de soluções customizadas em plataformas Salesforce para ajudar os clientes a escalarem os seus negócios, com especialidade em startups. Os clientes incluem Vidi, GRI Club, Laiob, Vindi e muitos outros.

Com essa aquisição, a OSF Digital expande seus recursos globais de Marketing Cloud lançando produtos e serviços focados em torno do Marketing e Commerce Clouds. A OSF também aproveitará a experiência da Werise no trabalho com startups e expandirá sua agilidade e criatividade em direção às grandes empresas de rápido crescimento no varejo e na indústria, empresas essas para as quais a OSF presta serviço. Combinando os recursos das duas companhias, a OSF Digital fornecerá aos clientes uma estratégia de transformação digital mais abrangente.

“A expertise e a presença da Werise em Salesforce Marketing Cloud no Brasil ampliarão nossos recursos para fornecer soluções multi-cloud. A experiência de nossa equipe ajudará no aprimoramento das capacidades de Clouds da Salesforce, além de fornecer suporte e recursos para nosso time global.

Juntos, reforçaremos nossa posição como parceiro líder de transformação digital para empresas B2B e B2C”, disse Gerard (Gerry) Szatvanyi, CEO da OSF Digital.

“Nós compartilhamos com a OSF Digital a missão de focar no sucesso dos clientes e entregar soluções inovadoras que os ajudem a crescer. Juntos, expandiremos nossos recursos para fornecer soluções abrangentes de transformação digital”, disse Eric Bueno, fundador da Werise.

“Nossa empresa agora está ainda mais bem posicionada para entregar soluções de excelência mundial para os clientes. Estamos ansiosos para expandir nosso alcance não apenas na América Latina, mas globalmente, com o apoio de uma equipe experiente.” disse Lucas Casimiro, cofundador da Werise.

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Quais os cuidados com os cães no verão?


Huawei lança fone FreeBuds 4i globalmente

A Huawei acaba de apresentar sua mais recente novidade no segmento de fones de ouvido TWS, o HUAWEI FreeBuds 4i. O produto foi lançado globalmente, e suas principais características são bateria de longa duração, cancelamento ativo de ruído (ANC) e excelente qualidade de áudio.

Ouça apenas a sua música
O fone de ouvido detecta os barulhos do ambiente por meio dos microfones e gera uma onda sonora reversa para reduzir o ruído, “cancelando” o som externo. O algoritmo de cancelamento de sons externos visa cenários comuns como um shopping movimentado, transporte público, uma estação de trem, o escritório ou a voz humana para otimização do ANC, proporcionando aos usuários uma confortável experiência de cancelamento de ruído.

Ele também conta com o Awareness Mode, o modo de reconhecimento que permite que os usuários ouçam o que acontece à sua volta sem tirar os fones de ouvido. Para isso, basta que pressionem e segurem o fone de ouvido, assim, o HUAWEI FreeBuds 4i alternará automaticamente entre o modo de reconhecimento e o modo de cancelamento ativo de ruído.

Para reduzir a interferência do ruído ambiente durante as chamadas, o modelo adota três tecnologias anti interferência para melhorar a qualidade da chamada. A tecnologia exclusiva de formação de feixe permite que os microfones captem a voz do usuário com precisão, o sistema de microfone duplo vem com design de duto com fenda para reduzir efetivamente o ruído do vento externo, enquanto a tecnologia IA de redução de ruído filtra o ruído adicional.

Bateria de longa duração
A bateria é outra característica muito importante para os consumidores. No caso do FreeBuds, quando o ANC está desligado, ele é capaz de oferecer até 10 horas de reprodução contínua de música ou 6,5 horas de chamada de voz. Junto com o estojo de carregamento, ele mais que dobra a capacidade, podendo chegar a 22 horas de reprodução de música ou 14 horas de chamada de voz.

Se o ANC estiver ligado a autonomia é reduzida mas ainda sim é confortável, ele pode oferecer 7,5 horas de reprodução contínua de música e 5,5 horas de chamada de voz. Além disso, a tecnologia de carregamento alto oferece 4 horas de áudio com uma carga de apenas 10 minutos para que os usuários não fiquem na mão.

Design
O modelo mantém design moderno e discreto, combinando com qualquer estilo. Seu estojo de carregamento é projetado para se ajustar ao arco da palma da mão do usuário. O fone passou por milhares de rodadas de testes de conforto, finalmente adotando um design que se ajusta ao canal auditivo, melhorando significativamente o conforto no uso de longa duração.

Áudio balanceado
O modelo foi projetado para atender às necessidades de música do usuário. A equipe profissional de afinação combinou diferentes instrumentos, ritmos e estilos vocais para ajustar a qualidade do áudio de acordo com a frequência da música pop, oferecendo uma saída de áudio balanceada adequada para as necessidades diárias dos usuários. Junto com o cancelamento ativo de ruído, o HUAWEI FreeBuds 4i oferece um áudio cristalino, mesmo em ambientes barulhentos.

O HUAWEI FreeBuds 4i apresenta componentes personalizados, incluindo grandes drivers dinâmicos de 10mm para oferecer maior amplitude para um desempenho com graves fortes. Os fones de ouvido também adotam o composto de polímero “PEEK + PU” que é flexível e poderoso, fornecendo alta sensibilidade e rica resposta dinâmica, permitindo aos usuários ouvir mais detalhes nas músicas. Ao mesmo tempo, a excelente estrutura de redução do ruído do vento garante a consistência dos efeitos sonoros para torná-los confortáveis ​​para ouvir.

Controles fáceis
A interação com o modelo é simples e eficiente. Com toques no fone, os usuários podem controlar facilmente a reprodução de música, a chamada de voz e ativar o ruído. Ao usar o HUAWEI FreeBuds 4i com smartphones Huawei com sistema operacional EMUI 10.0 ou superior, ele suporta o pareamento rápido com uma notificação pop-up que avisará quando o estojo de carregamento for aberto. Durante o pareamento, as informações da bateria dos fones de ouvido e do estojo de carregamento serão exibidas claramente.

Além disso, a redução ativa de ruído, a pura qualidade de áudio e a poderosa bateria permitem que os usuários aproveitem uma experiência auditiva inovadora a qualquer hora, em qualquer lugar.

Para mais informações, consulte o site do fabricante.

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Projeto “Fartura – Gastronomia do Brasil” lança websérie “Expedição Fartura – Saudades de São João”

Belo Horizonte, MG 18/6/2021 – Conteúdo online leva a maior festa de São João do mundo para a casa das pessoas, de 23 a 29 de junho

O Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil tem como ponto de partida as Expedições Fartura, viagens de pesquisa que já percorreram 88 mil quilômetros e dão origem ao conteúdo digital, livros, filmes e também festivais. Em maio de 2021, a equipe colocou o pé na estrada com destino ao agreste paraibano, para buscar o que fez da região a casa da maior festa de São João do mundo. Como resultado, entre os dias 23 e 29 de junho, a plataforma lança, em seu canal do YouTube, a websérie de sete episódios “Expedição Fartura – Saudades de São João”.

Sob o comando da curadora gastronômica Carolina Daher e seguindo todos os protocolos sanitários, a equipe contou com valiosas participações. Entre elas, o chef Onildo Rocha, Cumpade João, Dona Lia, Bethoven Picuí e Nalva do Nascimento. Além de mostrar, por meio desses personagens e suas histórias, que o espírito junino e suas tradições continuam vivos, será uma oportunidade de trazer ao público uma festa de São João diferente, mas cheia de sabores e receitas diretamente de Campina Grande e região.

“Foi uma expedição marcada por muita emoção. Uma das coisas que me impressionou foi o quanto as pessoas estão carentes e saudosas de festejar, receber, abraçar. O paraibano é muito carinhoso e apaixonado pela terra. São orgulhosos de sua culinária, história e cultura. E dizem que nessa época, das festas juninas, eles arrastam ainda mais o sotaque, ficam mais paraibanos que nunca. É bonito de ver esse Brasil feito de pessoas que não desistem de acreditar em suas próprias raízes e tradições. A ideia dessa expedição é mostrar esse São João pessoal, marcado por histórias individuais. E mais, fazer com que todos nós, brasileiros, possamos matar um pouco de saudades da melhor época do ano”, conta Carolina Daher.

No episódio de abertura, os chefs Onildo Rocha e Cumpade João falam sobre Parque do Povo, em Campina Grande, a fábrica de sonhos do paraibano. Lá eles contam sobre o impacto do evento não acontecer na cidade pelo segundo ano e o que ele representa para a comunidade.

Em seguida, no primeiro episódio, Cumpade João recebe a curadora com a simplicidade da vida na roça, ensina a escolher uma galinha gorda e, também, a diferença entre a caipira e a capoeira. Conta, ainda, sobre a influência da colheita do milho nas festas de casamento que acontecem durante o período de São João, entre outros ensinamentos. E, é claro, dá a receita da galinha capoeira com farofa de bolão do Cumpade João.

Em Ingá, a Expedição Fartura conheceu a história de Dona Lia, que estrela o segundo episódio. Ela conta que, depois de passar fome, criou seus filhos vendendo cuscuz e fundou o Memorial do Cuscuz na cidade. Ao final, o público poderá aprender a receita especial que mudou a vida dessa personagem.

O terceiro episódio traz muitos aprendizados. “Visitamos a Fazenda Carnaúba, em Taperoá, que produz queijos de vaca e de cabra, sendo este sua especialidade. Por lá aprendemos que é possível domar a seca. Que o sertão não é castigo ou sina. Que para viver da terra é necessário saber trabalhá-la e respeitá-la”, conta a curadora. O escritor paraibano Ariano Suassuna viveu por alguns anos nessa fazenda, quando investiu o valor de um prêmio na compra de 200 cabras. Foi chamado de louco, afinal, como conseguiria criar os animais no clima do sertão? Hoje são cerca de três mil cabras e ovelhas que garantem a produção de um premiado queijo, ingrediente usado pelo chef Onildo Rocha para uma torta com caramelo de cumaru.

A carne de sol não poderia faltar em uma websérie que se passa no sertão. No quarto episódio, Carolina Daher conhece Bethoven Picuí, que viu sua avó, Marilene Cordeiro, preparar sozinha 1.500 kg de carne para vender aos finais de semana e decidiu manter a tradição familiar. A carne de sol é um processo desenvolvido por necessidade, para conservar a carne. E Bethoven ensina esse preparo.

A Caiana dos Crioulos, uma comunidade quilombola, que fica em Alagoa Grande é o cenário do quinto episódio. Reconhecida pela Fundação dos Palmares como um dos treze legítimos quilombos brasileiros, mantém viva sua tradição por meio da comida e do trabalho coletivo. Quem conta essa história é a Nalva do Nascimento, que também ensina a preparar a Quarentena, comida de milho quilombola, aprendida com seus antepassados.

Cachaça, rapadura e doces com frutas da região estão no último episódio, quando os expedicionários chegam em Areia. Eles passaram pelo Engenho Triunfo, Engenho Quati e Restaurante Vó Maria, que só trabalha com ingredientes de produtores locais. Lá, sua filha Lúcia, junto a sua neta Lucineide, preparam o bolo de pé de moleque da Vó Maria.

Website: http://www.farturabrasil.com.br



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