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LEGO Education celebra 40 anos com sorteio de 40 mini kits para educadores

Para comemorar os 40 anos da LEGO Education, a Tecnologia Educacional, distribuidora da LEGO Education no Brasil, vai sortear no próximo dia 11 de fevereiro, ao vivo, em sua página do Instagram, 40 mini-kits.

Para participar da ação que tem cunho comemorativo e não promocional, basta ser profissional da educação (mantenedores/as, diretores/as, coordenadores/as e professores/as), preencher o formulário online e torcer.

Sorteio 40 anos LEGO Education

Quando: 11 de fevereiro de 2021

Horario: às 18 horas (de Brasília)

Inscrições: no site



Proteção de Dados: empresa promove webinar sobre o que fazer para estar em Compliance com a LGPD

27/1/2021 – Durante o evento, o Grupo Daryus oferecerá bolsas de estudo de até 100% em comemoração ao Dia Internacional da Proteção de Dados

No dia 28 de janeiro é comemorado o Dia Internacional da Proteção de Dados. A data, que é pouco conhecida ainda pelos brasileiros, foi criada em 2006 pelo Conselho Europeu com o objetivo de aumentar a consciência da sociedade sobre a importância da privacidade na internet, além de promover a proteção de dados pessoais no mundo digital.

Em uma sociedade cada vez mais conectada, o compartilhamento de dados pessoais aumentou muito. Com isso, surge a necessidade das pessoas e das empresas de proteger essas informações em razão do crescente risco de manipulação e utilização desses dados. Em setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) entrou em vigor no Brasil com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, a qual estabeleceu direitos e obrigações no tratamento de dados, sejam eles digitais ou materiais.

Webinar e Bolsas de estudos

Para celebrar o Dia Internacional da Proteção de Dados, o Grupo Daryus, referência na prestação de serviços de Consultoria e Educação, preparou diversas ações. O especialista em segurança e privacidade de dados há mais de 20 anos, Cláudio Dodt, comandará o webinar “Como ficar em Compliance com a LGPD”, no dia 28 de janeiro, às 14h30. As inscrições devem ser realizadas pelo link e são gratuitas.

“Estamos em um período de adaptação à LGPD, muitas empresas não estavam preparadas para lei que entrou em vigor recentemente no Brasil. Com isso, Compliance é uma das áreas que precisa de mais atenção. O profissional que trabalha na área precisará ter uma integração maior com os departamentos de tecnologia e de negócios da empresa para superar os desafios impostos pela lei”, explica Cláudio Dodt.

Durante o webinar, serão sorteadas duas bolsas de estudos para quem quer seguir a carreira de Data Protection Officer (DPO), profissional encarregado pelo tratamento de dados pessoais. Uma bolsa terá 100% de desconto, enquanto a outra contará com 30%. O resultado será revelado ao vivo no evento.

Para dar um ar mais descontraído ao assunto, o Grupo Daryus também preparou uma paródia sobre a LGPD. O vídeo está disponível no canal do YouTube da empresa: https://www.youtube.com/watch?v=YaI85nsGiX8

Website: https://www.daryus.com.br/



Janeiro Branco: cinco fatos sobre felicidade e psicologia positiva

27/1/2021 – Para refletir sobre o Janeiro Branco, campanha em prol da saúde mental, especialista em felicidade aborda os principais fatos sobre o tema

Em 2014, psicólogos de Uberlândia (MG) criaram o Janeiro Branco para representar a causa da saúde mental. Desde então, a campanha entrou para o calendário de saúde e é uma forma de levar a sociedade a refletir sobre a importância do autoconhecimento e de tratar transtornos como a depressão e a ansiedade. O mês foi escolhido por ser uma época de recomeços para muitas pessoas, e a cor remete a uma folha em branco que pode ser preenchida com a construção de boas histórias pessoais. A analista de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Geap Autogestão em Saúde, Maria Braz, é psicóloga e especialista em felicidade. Por meio da psicologia positiva e formação de facilitadores de felicidade, Maria traz informações sobre como ser feliz e cuidar da saúde mental. 

O que é felicidade?

“A felicidade enquanto ciência está alicerçada em quatro pilares: a neurociência, a economia, a filosofia e a psicologia positiva. Quando falamos em felicidade, temos que nos lembrar de um ponto muito importante. Não há como falar em felicidade para quem está abaixo da linha da pobreza. A felicidade é estar feliz, não é estar em busca. É uma tomada de decisão consciente. Não temos como exigir que alguém que está abaixo da linha da pobreza que ele seja feliz. Quais são as perspectivas que ele tem, se no dia a dia ele não tem nem como se alimentar corretamente? Por isso, a economia é um dos pilares importantes quando se fala da felicidade enquanto consciência.”

Por ser uma tomada de decisão consciente, o ser humano escolhe ser feliz?

“Ser feliz não significa que você tem que ser uma líder de torcida, que tenha que estar sorrindo o tempo todo e, de alguma forma, estar agradando a Deus e a todo mundo. A decisão consciente que você toma para ser feliz, você tem que entender que você tem que se esforçar. Terão dias ruins? Sim. Um exemplo: estamos passando por uma pandemia, algo que a nossa geração nunca vivenciou, não temos isso na nossa memória, é tudo novo. Tivemos perdas reais e significativas, até a nossa mobilização foi limitada. Muitos tiveram que ficar em casa, perderam trabalho, perderam entes queridos, e tudo isso não tira a sua felicidade, a partir do momento que você entende que a felicidade é um processo, você é feliz e não está feliz. Muitas vezes você pode estar alegre e contente, não é a mesma coisa que ser feliz. Ser feliz é saber que dias ruins existirão, mas aprender com todos esses dias, utilizando-se da resiliência, de ter um propósito de vida, e ter seus valores e objetivos, entender que esse momento vai passar, e saber o aprendizado que você tira dessa situação para chegar do outro lado”.

Existe uma fórmula mágica para ser feliz?

“Não, nós não temos uma fórmula para a felicidade. Alguns estudos até tempos atrás traziam uma fórmula que era: 50-40-10, mas a própria criadora da teoria esclareceu que foi uma má interpretação. Não tem como falar que a genética vai ser um complemento às questões sociais para ser essa fórmula da felicidade. Ela pode ser somada, pode ser sobreposta, então não existe uma fórmula. Até porque a forma que eu vejo o mundo é diferente de todas as outras pessoas. Como eu daria uma fórmula de bolo para que todo mundo fosse feliz? Eu tenho meus valores e as outras pessoas têm os delas. Com isso, há um direcionamento daquilo que me proporciona felicidade. A forma que eu manifesto também é diferente de cada um. Muitas vezes a gente vê uma pessoa, e pensa que ela não sorri muito, não traz muitas informações, e tira a conclusão de que ela é infeliz. Tire da bagagem qualquer julgamento, tire a máscara, a lente de imaginar que felicidade são sempre pessoas sorrindo”.

Maria, você é especialista em psicologia positiva. O que é isso?

“A psicologia positiva não é uma dissidência da psicologia tradicional. Ela já existe desde a década de 1950, e até antes, porque ela também bebe no berço da filosofia. Maslov foi o primeiro a falar sobre a psicologia positiva, ele a chamava de psicologia humanista. Somente no início do ano 2000 que o Martin Seligman começou a falar sobre psicologia, e foi quando o nome ganhou força. Muitas pessoas acreditam que seja algo novo, mas não é algo tão recente. Ela não é uma dissidência da psicologia tradicional, e entendo que elas caminhem de mãos dadas. Quando falamos de alguns pontos de doenças ou transtornos, como algumas pessoas gostam de chamar, a psicologia tradicional é fundamental, mas a positiva também dá esse suporte. Vamos imaginar um grande salão de festas: nesse grande salão, temos todas as correntes de psicologia, e uma antessala que é muito especial, nós podemos estar lá com a psicologia positiva, ou seja, ela dá um suporte muito na prevenção, na forma que prevenimos até alguns transtornos mentais. E quando já tem a psicologia tradicional, como podemos dar esse suporte? Por meio da autocompaixão, da resiliência, da definição de proposito e de tudo aquilo que está dentro da psicologia positiva”.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, e está em quinto no ranking da depressão. O que podemos fazer para mudar esse cenário?

“Primeiro ponto: identificou? Procure ajuda especializada. Muito se tem de estigma sobre transtornos mentais. Quando a gente fala de janeiro branco e saúde mental, é importante ter muito claro: é um mês no qual reforçamos a saúde mental, mas a atenção tem que ser dada de janeiro a dezembro, de dezembro a janeiro e sucessivamente. A ansiedade e a depressão não se manifestam apenas no mês de janeiro, mas é o mês que foi escalado para representar essa questão da saúde mental. O que fazer com essas questões para minimizarmos essas dores e transtornos? Como saber que estamos saindo de um momento que estamos sãos para um momento de não saúde mental? É uma linha tênue, é invisível, e qualquer pessoa está sujeita a cruzar essa linha”.

Saúde mental é um assunto muito sério e deve ser tratado com profissionais da área. Ao perceber sinais de depressão e ansiedade, é recomendável procurar a ajuda de um psicólogo. Emoções e sentimentos também merecem atenção.

Website: http://www.geap.com.br



Segundo especialista, vender empresas torna-se cada vez mais simples no Brasil

São Paulo, SP 27/1/2021 – A maior vantagem é comprar um bom negócio que tem um histórico de resultados. Desta forma, não é necessário começar uma empresa desde o início.Especialista reforça que a compra e venda de empresas deixou de ser um “bicho de sete cabeças” e aponta oportunidades mais acessíveis e práticas para vender um negócio.

Processo considerado burocrático em épocas passadas, comprar ou vender empresa passou a ser uma operação comum do dia a dia. Diante da evolução tecnológica e do acesso cada vez mais facilitado à internet, os anúncios desse tipo de comercialização ficaram mais fáceis de serem vistos e divulgados e os resultados estão surpreendendo o mercado.

Assim como todo tipo de negócio, as transações envolvendo aquisições e fusões de empresas foram impactadas nos primeiros meses de 2020, mas retornaram no segundo semestre com força total. Prova disso foi a pesquisa realizada pela Refinitiv, empresa global de dados e especializada no mercado financeiro, que mostrou que o índice de negócios de compra, venda e fusões no Brasil, considerando o terceiro trimestre do ano, cresceu 46% na comparação com o mesmo período de 2019. Em valores, esse volume representou mais de 12 bilhões de dólares.

Para a própria Refinitiv, parte dessa retomada expressiva dos negócios se deve ao sentimento de esperança do mercado quanto à pandemia do novo coronavírus, visto que no período analisado a curva de contaminação no país teve um declínio em muitas regiões.

Essa também é a opinião de Felippe Ferreira, fundador do site meuBiZ , referência em compra e venda de empresas e pontos comerciais . Ele, no entanto, ressalta outro ponto que ajudou a fomentar o setor, e está relacionado às facilidades para comprar ou vender empresas. Usando o meuBiZ como exemplo, Ferreira cita que plataformas especializadas nesses anúncios se expandiram e trouxeram um novo conceito de comercialização, com ferramentas que auxiliam e facilitam empresários a fecharem negócios. É tudo muito prático e a compra ou venda da empresa pode ser feita através de um smartphone no conforto de casa.

Guardadas as devidas proporções, Felippe explica que as operações envolvendo empresas são como comprar um aparelho eletrônico na internet. Nos sites, os investidores interessados podem checar informações sobre o empreendimento, como faturamento e potencial, e informações sobre o vendedor, como os motivos para a venda. “A maior vantagem é comprar um bom negócio que tem um histórico de resultados. Desta forma, não é necessário começar uma empresa desde o início, construindo nome, marca, carteira de clientes, selecionando fornecedores e investindo em outras áreas do negócio. O empreendedor já inicia com um negócio previamente ativo e, com isso, pode-se ganhar tempo, dinheiro e reduzir os riscos”, revela.

Para o empresário que tem interesse em vender a empresa, os sites prometem a mesma facilidade. Segundo, Ferreira, o empreendedor pode inserir o anúncio e alcançar um público nacional, o que facilitaria e aceleraria o processo de venda. De acordo com ele, “somente na cidade de São Paulo são quase 900 empresas à venda disponíveis, além de pontos comerciais para alugar . Além disso, há diversos outros filtros disponibilizados para facilitar a busca pelo negócio”, destaca.

Diante das oportunidades disponíveis, o especialista orienta que os interessados no assunto façam uma boa pesquisa para que, além das facilidades de comprar ou vender a empresa, eles possam também fazer um bom negócio ao empreenderem.

Website: https://meubiz.com.br/



Plataforma de vinhos aposta em rótulos para o verão na loja virtual – e-commerce de bebidas cresce 960% na pandemia

Belo Horizonte, MG 27/1/2021 – Com o comércio, bares e restaurantes fechados devido à pandemia, a demanda por compras on-line de bebidas alcoólicas teve um crescimento acima da média em 2020. Segundo um levantamento da Synapcom, líder em inteligência de mercado, especializada em e-commerce, o segmento de bebidas alcoólicas cresceu em 960% em volume de vendas no ano passado. Para 2021, a tendência é a mesma.

No topo da lista das bebidas mais compradas está o vinho. A bebida atingiu máxima histórica no segundo trimestre de 2020. A média de quantidade por habitante chegou a 2,81 litros, um crescimento de 72% em relação ao mesmo período em 2019.

A mineira “Winecom” surgiu neste cenário, uma plataforma e-commerce da Menimport, especializada em vinhos, spirits e espumantes finos e exclusivos. Neste momento, a aposta é nos rótulos perfeitos para a estação mais quente do ano.

De acordo com um dos sócios da “Winecom”, Guilherme Menin, esta é a temporada de aproveitar os vinhos brancos e rosés. “Os rosés e espumantes ganham os holofotes e combinam bem para quem quer acompanhar um churrasco, uma massa mais leve ou frutos do mar”, ressalta.

Há opções de tintos que também caem bem, podendo ser gelados sem perder suas características. É o caso do Beaujolais Nouveau, o Shiraz de Luiz Argenta e os vinhos jovens, aqueles que não passaram por barris, que são mais frescos e que viajaram menos.

Para manter a bebida gelada por mais tempo, manter as garrafas em salmouras ajuda muito. Basta misturar dois litros de água, meio litro de álcool, 250 gramas de sal e misturar. Na sequência, é só colocar cinco quilos de gelo e o recipiente permite que chegue a -3 graus, sem congelar a água.

Até mesmo os tintos, conhecidos por aquecer o “winelovers”, têm lugar garantido no verão. Muito consumido na Europa, o tinto de verano se destaca. “Feito com um merlot ou cabernet sauvignon jovem, com gelo picado e um refrigerante de limão, esse drink é perfeito, com muito sabor, alta drinkabilidade e refrescância”, recomenda Menin. Loleas e outros drinks como mimosas, clericots e opções de drinks com espumantes também caem muito bem.

Website: http://www.winecomvoce.com.br



Google vai doar US$ 150 milhões para ajudar na distribuição das vacinas

Em postagem em seu blog na última segunda-feira (25), o CEO do Google e Alphabet, Sundar Pichai, informou que a empresa doará US$ 150 milhões a fim de promover a educação sobre vacinas e distribuição equitativa, tornando mais fácil encontrar informações relevantes localmente, incluindo quando e onde obter a vacina. “Também abriremos espaços do Google para servir como locais de vacinação, conforme necessário”, diz o executivo.

Desde o início da pandemia, o Google ajudou mais de 100 agências governamentais e organizações não governamentais globais a veicular anúncios essenciais de saúde no serviço público por meio de nosso programa Ad Grants Crisis Relief.

“Hoje, estamos anunciando um adicional de US$ 100 milhões em doações publicitárias para a Fundação CDC, a Organização Mundial da Saúde e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. Investiremos outros US$ 50 milhões em parceria com agências de saúde pública para alcançar comunidades carentes com conteúdo e informações relacionados a vacinas”, relatou o CEO.

No post ele afirmou que “nossos esforços se concentrarão fortemente no acesso equitativo às vacinas. Os primeiros dados nos Estados Unidos mostram que as populações desproporcionalmente afetadas, especialmente pessoas de cor e aquelas em comunidades rurais, não estão tendo acesso à vacina nas mesmas taxas que outros grupos. Para ajudar, o Google.org comprometeu US$ 5 milhões em doações a organizações que tratam das disparidades raciais e geográficas nas vacinações COVID-19, incluindo o Satcher Health Leadership Institute da Morehouse School of Medicine e a CDC Foundation”.

Informações oficiais e locais de vacinação locais na pesquisa e no Maps
Para ajudar a encontrar informações precisas e oportunas sobre vacinas, o Google vai expandir os painéis de informações na Pesquisa para mais de 40 países e dezenas de idiomas, com mais lançamento na próxima semana. Começará mostrando informações de distribuição estadual e regional na Pesquisa para que as pessoas possam descobrir facilmente quando são elegíveis para receber uma vacina. Em breve, lançará uma iniciativa “Get The Facts” no Google e no YouTube para divulgar informações confiáveis ao público sobre vacinas.

“As pesquisas por “vacinas perto de mim” aumentaram 5 vezes desde o início do ano e queremos ter certeza de que estamos fornecendo respostas relevantes localmente. Nas próximas semanas, os locais de vacinação COVID-19 estarão disponíveis na Pesquisa Google e no Maps, começando com Arizona, Louisiana, Mississippi e Texas, com mais estados e países por vir. Mais detalhes serão divulgados, como se um compromisso ou indicação é necessário, se o acesso é limitado a grupos específicos ou se há um drive-through. “Estamos trabalhando com parceiros como VaccineFinder.org, uma iniciativa do Hospital Infantil de Boston, e outras fontes confiáveis, como agências governamentais e farmácias de varejo, para reunir informações sobre o local de vacinação e disponibilizá-la”, diz o CEO, acrescentando que as informações se estenderão para locais de vacinação nos resultados da Pesquisa e do Maps.

Google Cloud
Pichai também publicou em seu post que o Google Cloud está ajudando organizações de saúde, farmácias de varejo, empresas de logística e instituições do setor público a usar tecnologias inovadoras para acelerar a entrega de vacinas.

“Por exemplo, as empresas de logística estão usando nossa IA para otimizar as operações de transporte por caminhão, adaptando-se ao tráfego ou às intempéries e detectar flutuações de temperatura durante o transporte. Assim que as vacinas chegam ao seu destino, nossas ferramentas ajudam a facilitar a pré-triagem, o agendamento e o acompanhamento. E nossa Plataforma Inteligente de Impacto de Vacinas está ajudando estados como Nova York e Carolina do Norte a gerenciar a distribuição e prever onde as vacinas, equipamentos de proteção individual e equipe hospitalar serão mais necessários”, explica.



Projeto Dodói promove atendimento humanizado a crianças com câncer em hospitais de todo o país

São Paulo – SP 27/1/2021 – “A ideia do Dodói é promover a humanização deste momento tão delicado na vida da criança”, afirma a presidente da Abrale, Merula SteagallAção desenvolvida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia beneficia pacientes em dezenas centros de tratamento

O câncer infantil representa 3% do total dos tumores malignos no Brasil, o que equivale a 12 mil novos casos por ano, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). Os tipos de câncer mais frequentes nessa faixa etária são as leucemias, os linfomas e o tumor cerebral.

O bem-estar das crianças com câncer é um desafio para familiares e equipes de saúde. Para promover um cuidado diferente e especial para estes pacientes, a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e o Instituto Mauricio de Sousa desenvolvem, desde 2009, o Projeto Dodói. A iniciativa aborda, de forma lúdica, os conceitos sobre a doença e o tratamento, ajudando a criança a expressar suas necessidades e enfrentar as dificuldades do período.

Um kit criado especialmente para a ação é distribuído para as crianças hospitalizadas e inclui bonecos da Turma da Mônica, gibis, revista de atividades, jogos que auxiliam a expressar sensações e sentimentos, além de escala de dor e cartazes.

“A ideia do Dodói é promover a humanização deste momento tão delicado na vida da criança, prepará-la emocionalmente para o tratamento, integrá-la com a equipe de enfermagem, o corpo médico e, principalmente, com o ambiente hospitalar. Acreditamos que, além de amenizar sofrimento e insegurança, é possível uma recuperação mais rápida e confortável”, afirma Merula Steagall, presidente da Abrale.

De 2009 a 2020, o projeto foi implementado em 44 centros de tratamento de todo o Brasil e beneficiou mais de 8 mil pacientes com o Kit Dodói. “É um desafio para os pais passarem para os filhos o que está acontecendo. E é importante que as crianças saibam a verdade para compreender melhor o procedimento e as etapas do tratamento. O kit ajuda a tirar o medo do desconhecido. A brincadeira ajuda nesse sentido”, afirma Merula.

Para a implantação e desenvolvimento do projeto, a Abrale e o Instituto Maurício de Sousa contam também com um importante parceiro institucional, a Associação Viva e Deixe Viver. A partir desta parceria, o Kit Dodói passou a ter o jogo Eu Conto.

“Esta parceria da Viva e Deixe Viver com a Abrale e Instituto Mauricio de Sousa na produção de uma edição especial do Jogo Eu Conto para o Projeto Dodói auxiliará crianças, famílias e profissionais da saúde e educação a construir histórias que desmistifiquem a palavra câncer e como lidar com a doença”, diz Valdir Cimino, fundador da Viva e Deixe Viver, um dos parceiros do projeto.

Existe um jeito melhor

Durante o mês de dezembro do ano passado, foi realizada a campanha #existeumjeitomelhor, que teve como objetivo a arrecadação de doações para o Projeto Dodói. A iniciativa contou com o apoio de quase 20 artistas, como Rodrigo Faro, Sophia Abrahão, Evaristo Costa e Gabigol, e nove empresas embaixadoras.

Ao todo, foram 660 contribuições, garantindo que 440 crianças tratadas em dez hospitais de todo o Brasil possam agora receber o Kit Dodói.

Essa campanha faz parte de um plano de ação da Abrale para beneficiar três mil pacientes que estão internados nos centros especializados de tratamento do câncer infantil.

Website: https://www.abrale.org.br/projeto-dodoi/



Medidas de saúde, econômicas e tecnológicas devem alavancar o transporte de cargas no Brasil

Curitiba – PR 27/1/2021 – O principal objetivo da logística de suprimentos é reduzir os custos de produção e comercialização, considerando desde as cargas que serão transportadasEmpresários do setor portuário e do agronegócio desenvolveram um sistema eletrônico de gestão e cotação de frete que oferece uma economia de até 30% nos custos com o transporte de cargas para todo o Brasil.

A inclusão dos profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a covid-19 e a notícia de que os pneus para transporte de cargas entrarão no Brasil sem pagar Imposto de Importação – decidida pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), com o objetivo de reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas – demostram a relevância do setor para o país.

A redução de impostos passa a valer já nos próximos dias com a publicação no Diário Oficial da União. Já o cronograma de vacinação está sendo definido pelo Ministério da Saúde. A Confederação Nacional de Transporte (CNT) colocou à disposição do Governo Federal as 157 unidades operacionais do SEST SENAT como pontos de vacinação. 

Importância – As medidas têm como objetivo a manutenção da economia, uma vez que as redes logísticas integradas auxiliam no fortalecimento dos níveis de comércio em todo o mundo e protegem as fontes de sustento dos cidadãos.

“Por serem considerados essenciais para o desenvolvimento do Brasil, o Ministério da Saúde atendeu a reivindicação da Confederação Nacional de Transporte (CNT). Esse é um reconhecimento da importância do trabalho que vem sendo desempenhado pelo setor, essencial para a manutenção das atividades de todo o país”, afirma o presidente da CNT, Vander Costa, em entrevista recente.

O transporte pelas estradas é o modal mais utilizado no país. Consequentemente, devido às condições das rodovias brasileiras, os custos logísticos representam 12,1% do PIB – segundo estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ) – e podem comprometer até metade do orçamento das transportadoras.

Para que se tenha ideia, a logística no agronegócio se firmou como um diferencial competitivo de peso.

Segundo o empresário Valdécio Bombonatto, que tem mais de 30 anos de atuação no setor de logística portuária, um dos maiores desafios do agronegócio é fazer a gestão dos insumos necessários para a produção agrícola e agropecuária, com eficiência e economia. “O principal objetivo da logística de suprimentos é reduzir os custos de produção e comercialização, considerando desde as cargas que serão transportadas até os prazos exigidos pelas empresas agropecuárias para manter a produtividade em alta”, afirma Valdécio.

Conforme estudos do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, se o Brasil solucionasse os problemas no escoamento de produtos do agronegócio, produtores teriam um ganho 35% superior ao atual.

Evolução tecnológica – Pensando neste mercado, empresários do setor portuário e do agronegócio desenvolveram um sistema eletrônico de gestão e cotação de frete que oferece uma economia de até 30% nos custos com o transporte de cargas para todo o Brasil.

A plataforma FastFrete possibilita a realização de cotações e a integração entre embarcadores e transportadoras – principais atores no cenário da logística brasileira. Ao todo  são mais de  300 transportadoras cadastradas para grãos e granel em todo o país.

“O mercado de transportes e logística está atravessando uma rápida revolução tecnológica – especialmente neste momento em que estamos vivendo – que está conectando toda cadeia, do motorista de caminhão aos transportadores e embarcadores, da indústria ao varejo”, conta o diretor comercial da FastFrete, João Bombonatto Neto .

Ele ressalta que, por meio da tecnologia, empresas e profissionais da estrada obtêm maior eficiência no planejamento das viagens e redução de custos.

Segundo a NTC & Logística, o Brasil tem cerca de 2 milhões de caminhões em atividade com uma ociosidade de 60%, o que resulta num excesso de 300.000 caminhões nas estradas.

Novidade  – O próximo passo da Fastfrete agora é lançar o aplicativo para o caminhoneiro.“Conectados, os caminhões trocam dados em tempo real com as transportadoras e entre si sobre riscos potenciais, como eventos meteorológicos, roubos, interrupções de rotas, motoristas com comportamentos de direção perigosa ou trechos com alto índice de acidentes”, menciona o diretor operacional da Fastfrete, Paulo Henrique Tonello.

Como funciona – Acessando www.fastfrete.com.br  ou baixando o aplicativo FastFrete os usuários realizam o cadastro da carga a ser transportada e inserem os dados que serão utilizados pela plataforma para operacionalizar a cotação. As transportadoras recebem um aviso de cadastro por email e mensagem de texto, gerando um maior número de propostas feitas. Ao término da cotação, levará a carga o transportador com a proposta de menor valor de frete.

Além da praticidade, economia e agilidade, a FastFrete apresenta a opção de acompanhamento de todos os lances em tempo real, informações sobre a quantidade de cargas aprovadas fretadas por transportadoras e o custo de frete.

Website: http://www.fastfrete.com.br 



Vulnerabilidade no TikTok expõe dados de milhões de usuários

A Check Point descobriu uma vulnerabilidade no recurso “Find Friends” ou “Encontrar Amigos” do TikTok que contornou suas proteções de privacidade. Se não fosse corrigida, a vulnerabilidade teria permitido a um atacante acessar os detalhes de perfil de um usuário (nome, número de telefone, foto, avatar, identificações exclusivas e até configurações) tornando possível construir um banco de dados para uso em atividades maliciosas.

A falha foi comunicada aos responsáveis pelo TikTok que já disponibilizaram uma atualização que soluciona essa vulnerabilidade.

Em janeiro de 2020, as condições de proteção de dados do TikTok foram pela primeira vez questionadas pela Check Point devido a problemas de segurança que permitiam um atacante acessar informações pessoais salvas nas contas de um usuário, podendo descarregar ou tornar vídeos públicos, bem como extrair dados pessoais ou realizar ações em nome de um usuário sem seu consentimento.

Desta vez, a vulnerabilidade encontrada diz respeito à funcionalidade “Encontrar Amigos” que, se não fosse atualizada, possibilitaria o acesso indesejado a detalhes de um perfil e ao número de telefone associado ao mesmo. Com isso, os dados pessoais seriam importantes na construção de uma base de informações a ser utilizada para atividades maliciosas. Entre estas informações constavam ainda o nome de usuário único, fotografias de perfil e algumas definições de conta que determinam se um usuário segue ou não outras contas ou se o seu perfil é privado.

Metodologia de exploração da vulnerabilidade

– O cibercriminoso cria uma lista dos dispositivos (IDs de dispositivos) que serão utilizados para consultar os servidores do TikTok.

– Cria uma lista de tokens de sessão (cada token de sessão é válido por 60 dias) que também serão utilizados para consultar os servidores do TikTok.

– Ignora os mecanismos de subscrição por mensagem HTTP, utilizando antes um serviço próprio, executado em segundo plano.

– Une todos esses elementos para modificar as solicitações HTTP, declinando-as e utilizando vários tokens de sessão e IDs de dispositivo para contornar os mecanismos de proteção do TikTok.

“Desta vez, nossa principal motivação foi explorar a privacidade do TikTok. Estávamos interessados em saber se a plataforma do TikTok poderia ser utilizada para acessar os dados privados dos usuários. E a resposta foi sim; pois, fomos capazes de nos esquivar de vários mecanismos de proteção do TikTok que levam à violação de privacidade”, explica Oded Vanunu, chefe de pesquisa de vulnerabilidades de produtos da Check Point Software Technologies.

“A vulnerabilidade permitiria que um atacante construísse um banco de dados detalhado do usuário. Um atacante com esse grau de informações confidenciais poderia executar uma série de atividades maliciosas, como spear phishing ou outras ações criminosas. Nossa recomendação aos usuários do TikTok é compartilhar o mínimo de dados quando se trata de informações pessoais, além de atualizar seu sistema operacional e aplicativos para as versões mais recentes”, ressalta Vanunu.

A equipe da CPR, divisão Inteligência em Ameaças da empresa, compartilhou devidamente suas descobertas com a ByteDance, responsável pelo TikTok. Uma solução foi prontamente disponibilizada pelos desenvolvedores do aplicativo, de modo a garantir que os seus usuários podem fazer uso de forma segura.

Os responsáveis pelo TikTok destacaram que “a segurança e privacidade da comunidade é a nossa maior prioridade, e agradecemos o trabalho de parceiros confiáveis na identificação de potenciais questões de segurança, já que só assim podemos resolvê-las antes de afetarem os usuários”. “Nós continuamos fortalecendo as nossas defesas por meio do constante aprimoramento das nossas capacidades internas, investindo em proteções automatizadas, e também mediante a colaboração com terceiros”, finaliza a equipe do TikTok.



Gaming Festival reúne pro players, influenciadores e streamers em transmissão nesta quinta

A Logitech G anuncia que no dia 28/01, às 18h, acontece a primeira edição do Logitech Gaming Festival, live streaming de cinco horas com muita diversão, showmatches, gameplays e descontos exclusivos em produtos selecionados Logitech G.

Apresentado pela dupla Tawna e Bruna Balbino na arena BBL, o festival reúne grandes nomes e transmite tudo no canal oficial do Logitech G Challenge na Twitch.

A programação, que promete muita interação com a audiência, conta com um eletrizante Showmatch de CS:GO com um mix de jogadores pro players femininos e o time da INTZ; um gameplay especial vai colocar as tarefas mais malucas no quadro As Jogadas de Patife; o quarteto Camilota, Sidão, Cauê e convidados prometem muita diversão no GameShow Logitech; Rawrafaela, Fabricio, Spok e Stereonline jogarão Among Us; Thiago Alves apresentará o quadro Legendary Laps; com muita interação com os participantes da live, muitas outras surpresas estão garantidas na programação.

O evento conta ainda com a parceria do Submarino, que vai garantir descontos mais que especiais em produtos selecionados.

De acordo com Ricardo Filó, Head de Marketing da Logitech no Brasil, o evento promete entregar a experiência que os gamers amam. “2020 foi um ano difícil para todos e sabemos que os jogadores sentiram muita falta dos eventos presenciais. Para amenizar um pouco essa falta, a Logitech trouxe dois de seus parceiros à arena da BBL para uma noite com muitas atrações e diversão”, explica.

Participantes e as atrações do Logitech Gaming Festival:

Os Apresentadores
Tawna
Bruna Balbino

Convidados Especiais
Stereonline
Patife
INTZ – CS:GO
Rawrfaela
Fabrício_SDW
Muuhpro
Max
Vitor Genz
Nox

Convidados Especiais/Terceiros – Festival
Babi (Narradora CS:GO)
Comentarista CS:GO (TBD)
Jogadoras da Showmatch CS:GO (TBD)
Thiago Alves (Narrador Grid)

Convidados Especiais – Conteúdo de Apoio
Camilota XP
Sidão do Game
Cauê Moura

Atrações
Abertura do Logitech Gaming Festival
Apresentação: Tawna e Bruna Balbino
Horário: 18h00 às 18h15

Showmatch CS:GO
Apresentação: Babi
Participantes: INTZ e convidados
Horário: 18h15 às 19h00

As Jogadas do Patife
Apresentação: Patife
Participantes: Patife
Horário: 19h30 às 20h30

GameShow Logitech
Apresentação: Tawna e Bruna Baldino
Participantes: Camilota, Sidão, Cauê e Bruna Baldino
Horário: 20h30 às 20h45

Legendary Laps
Apresentação: Thiago Alves
Participantes: Vax, Vitor Genz, Nox, StereOnline e Convidados
Horário: 20h45 às 21h20

As Jogadas de Muuhpro
Apresentação: Muuhpro
Participantes: Muuhpro e Comunidade
Horário: 21h20 às 22h00

Among Us
Apresentação: Rawrfaela, Fabricio, Stereonline, Spok e comunidade
Horário: 22h00 às 22h50

Encerramento
Apresentação: Tawna e Bruna Balbino
Horário: 22h50 às 23h00



Confira 4 Dicas para evitar o sedentarismo durante o isolamento social

Recentemente, o diretor de Promoção da Saúde da Organização Mundial da Saúde, Ruediger Krech, fez um alerta sobre uma nova pandemia que pode acometer a população mundial: o sedentarismo.

Hoje, de acordo com a autoridade, aproximadamente 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população global fosse mais ativa. A prática regular de exercícios é fundamental para a prevenção de diversas doenças como câncer, diabetes tipo 2 e disfunções cardíacas. Além disso, o movimento do corpo também beneficia a mente com a redução dos sintomas da depressão, ansiedade e melhora o raciocínio lógico, memória e atenção. 

“Antes as pessoas caminhavam na rua, subiam escadas, se movimentavam mais. Agora, devido ao isolamento social, o sedentarismo envolve muito mais fraqueza muscular, dores nas articulações, aumento do peso corporal, dentre outras consequências. Antes da pandemia, 34% da população brasileira fazia Exercício Físico. Atualmente, menos da metade está se movimentando”, aponta Caroline Pederneiras, educadora física na TopMed.

É importante ressaltar que um estudo realizado por pesquisadores brasileiros, divulgado no final de novembro, aponta que a prática de atividades físicas pode reduzir em 34,3% a prevalência de hospitalizações por Covid-19.

Pensando nisso, separamos dicas valiosas para manter o corpo em movimento sem precisar frequentar a academia.

Confira:

Frequência é o segredo
Muitas pessoas não estão acostumadas a fazer exercícios físicos e costumam exagerar na intensidade das atividades em casa. A recomendação é fazer 60 minutos de movimentação corpórea todos os dias. Vale yoga, alongamento, subir escadas e caminhar pelos cômodos.

Fazer exercícios em casa com próprio peso do corpo, como apoio, agachamento e prancha, também são válidos. Além deles, atividades aeróbicas como polichinelo e correr no lugar, também são boas opções.

A especialista aponta que ao realizar exercícios de intensidade moderada, semanalmente, de maneira sistemática e planejada o corpo humano produz em mais quantidade a enzima antioxidante (superóxido dismutase), na qual tem a finalidade de proteger os órgãos vitais como, pulmão e coração. Contribuindo com a restauração dos órgãos diante de inflamações geradas por  diversas doenças. 

Tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ser uma ótima aliada para quem busca se mexer mais. Procure músicas que te animem na hora de se exercitar e faça movimentos que estão de acordo com as suas limitações. Começou a doer, está incomodando muito?  Pare. Respire. E, depois, retome!

Para todas as idades
Vale lembrar que o movimento do corpo é importante para todas as fases da vida. Para tornar esse momento mais agradável dance, faça atividades em parceria. Seja presencialmente ou por videochamada convide familiares e amigos a participar desse momento.

Ar livre
Caso seja liberado na sua cidade e se sinta seguro, saia para caminhar na rua ou até mesmo na praça mais próxima. Mantendo o distanciamento, o uso da máscara e seguindo o protocolo de cuidados ao voltar para a residência não há problema.

Esqueça o tempo
Para quem não possui o hábito do exercício, prender-se ao tempo de execução dá a sensação de angústia, porque a pessoa quer acabar logo. “A dica é procurar conteúdos que tenham o tempo exato da atividade. Pode ser um vídeo, podcast ou até mesmo músicas que sirvam como cronômetro para o momento. Assim, fica muito mais fácil tornar a prática prazerosa”,  finaliza Caroline.



A LGPD e o valor precioso dos dados

Por Alexandre Resende *

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) tem sido assunto frequente no mundo corporativo e na imprensa. Sancionada em 2018, ela entrou em vigor em setembro de 2020 com o objetivo de regulamentar o tratamento de dados pessoais de clientes e usuários por parte de empresas, sejam elas públicas ou privadas.

O objetivo é assegurar que as informações disponibilizadas não sejam usadas de formas que não tenham sido autorizadas. Uma proteção aos consumidores e uma grande responsabilidade para as companhias que hoje enxergam dados como ouro.

Para se ter ideia do valor de uma informação pessoal, é importante saber que grandes empresas já fazem a medição de seu “valuation” (termo em inglês que significa “Valoração de Empresas”) pelos ativos de dados que têm. A Coca-Cola, por exemplo, uma das marcas mais valiosas do globo, tem informações de consumo do mundo inteiro que estão começando a fazer parte de seu valor global.

No entanto, esses dados não são da companhia, mas sim do João, da Maria e de tantos outros consumidores do popular refrigerante e de outros famosos produtos.

E por que a atribuição de tamanho valor a algo que pertence a terceiros? Porque dados pessoais são usados para gerar inteligência de negócio, além de poder proporcionar maiores fluxos de caixa futuros às companhias. Marcas que sabem com quem estão falando saem na frente. Entender o público profundamente nunca foi tão precioso.

E uma vez que nós, pessoas físicas, cedemos nossas informações às empresas precisamos ter consciência do que será feito com elas – como serão usadas, armazenadas e quem terá acesso a elas. Termos de concordância se tornaram mandatórios e, a partir do momento em que aceitamos compartilhar nossas informações, as empresas são obrigadas a cuidar delas, evitando ao máximo seu vazamento.

Da teoria para a prática
Lanço aqui um questionamento: A LGPD vai fazer com que as empresas não troquem dados entre si? É provável que não. Inclusive, o consumidor já vem sendo avisado sobre essa possibilidade. Recentemente, o WhatsApp enviou aos usuários uma atualização de sua política de privacidade, e informou que passará a compartilhar os dados do seu público com as empresas do Facebook. Imaginam quantas empresas o Facebook tem?

É importante que esses termos passem a ser lidos pelos consumidores com atenção, antes de serem assinados, evitando assim, que se espantem caso temas centrais de suas conversas com colegas no aplicativo de mensagens começarem a surgir em forma de anúncio no seu feed.

Voltando ao início da reflexão e considerando que o valor dos negócios hoje se baseia em dados, seria inocência pensar que eles não serão usados como moeda. Mas o que pode ocorrer em alguns casos é a troca de dados sem a identificação da pessoa. A quem aquele dado pertence não seria o que mais importa. O que vale é contar com os atributos como fonte de aprendizado de máquina. Dessa forma, se creditaria mais ética ao processo.

O Brasil já conta com a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) e uma de suas atribuições é punir empresas que estiverem desrespeitando a lei. O órgão, porém, ainda está em maturação e não existe uma equipe 100% definida para dar conta do desafio. Hoje, a fiscalização na prática ocorre em contratos, sob pena de multa, nos quais se exige que fornecedores estejam aderentes à lei. Como não era de se estranhar, o cumprimento das regras se deu antes pelo fórceps econômico do que pela consciência em si.

Aqui, o compartilhamento de dados ainda costuma ser mais visto como algo que fere a nossa privacidade de forma negativa. Um exemplo é o caso emblemático de uma conhecida empresa que foi multada porque estava usando a geolocalização de usuários e trabalhando esses dados sem o consentimento deles. Quando o consumidor toma um grande susto ao, por exemplo, passar em frente a uma loja e imediatamente receber uma mensagem com sugestão de compra naquele local, ele pode se sentir invadido e exigir seus direitos de privacidade.

Sob outra perspectiva
Mas se pararmos para pensar, a personalização – tão importante nas relações comerciais atuais, e valorizada pelos cidadãos – só é possível graças ao uso de dados. Importante lembrar que a utilização correta das informações pessoais pode trazer benefícios para os dois lados – empresa e consumidor.

Imagina se na hora de passar no caixa de uma farmácia, por exemplo, você soubesse como o seu CPF pode ser usado depois daquela compra? Se o atendente deixasse claro que a drogaria usa alguns dados para entender o padrão de consumo e avaliar se pode oferecer condições melhores para produtos diversos, inclusive para seus medicamentos de uso contínuo? Se a farmácia deixasse bem claro que, se puder compartilhar sua informação com o laboratório fabricante do medicamento, para ele analisar a possiblidade de te vender sempre com desconto um remédio que vai usar para o resto da vida, você não iria achar legal?

Claro que tudo isso precisa ser feito com o aceite dos consumidores. Assim, eles saberiam tudo o que estão fazendo, qual a intenção de uso e, também, teriam o total direito de falar no caixa da farmácia, “por favor apaga meu CPF”. E o atendente na mesma hora responder: “Sim senhor(a), veja aqui, não tem mais nada registrado”.

As preferências sugeridas pela Netflix são outro exemplo claro. Quanto maior a personalização, melhor tende a ser a experiência do usuário. O grande problema é que muitos business, na ânsia de coletar o máximo possível de informações, se esqueceram, ou não se preocuparam tanto em tomar conta delas. Se isso acabou acontecendo nos últimos anos, foi motivo para acender um alerta vermelho perante as autoridades de defesa do consumidor, o que incentivou a criação da LGPD.

Espero que, em um futuro próximo, possamos reconhecer os benefícios que a lei nos trouxe e ainda nos trará, e que a conduta responsável de empresas seja, de fato, colocada em prática. Dados são tesouro, para consumidores e companhias. Que cada um faça a sua parte a fim de usufruí-los com a máxima sabedoria.

* Alexandre Resende é CIO da Sercom e CEO da ContactOne

Colaboraram Rodrigo Branco, CDO, e Ricardo Simonato, gerente de Segurança da Informação, ambos da Sercom.



Dicas de otimização para mecanismos de busca

Rio de Janeiro, RJ 25/1/2021 – Além de otimizar a página e artigos, é importante investir em otimização de imagens.Rodrigo Darzi, especialista em marketing digital da Agência IMMA, cita dicas de otimização voltadas a sites de busca.

SEO é um elemento muito importante para qualquer estratégia de marketing digital. Por isso, para uma empresa, é crucial descobrir algumas dicas de otimização para mecanismos de buscas.

No entanto, existem muitas dicas que podem ajudar uma marca nesse quesito. Rodrigo Darzi, especialista em marketing da Agência IMMA, agência de marketing digital, explica algumas das principais dicas:

O primeiro conselho dado por Rodrigo é usar palavras-chave. Segundo ele, as palavras-chave são os termos que são digitados pelo usuário na barra de buscas do Google. Esses termos são usados pelo algoritmo da plataforma para selecionar os resultados mais relevantes de acordo com a busca.

Para o especialista, é fundamental utilizar esse fator de forma inteligente. Isso significa que toda página ou conteúdo produzido por uma marca deve conter uma palavra-chave. “O ideal é que essa palavra-chave seja específica e que ela seja repetida ao longo da página de forma orgânica. Fazer isso de forma forçada e artificial pode resultar em penalizações por parte do Google”, explica Darzi.

Otimizar as imagens é a segunda dica dada por Rodrigo. As imagens de um site, segundo ele, são muito importantes para o SEO. A razão para isso é que o Google possui um serviço de busca visual, o Google Imagens. Assim, através dele, diversos usuários podem encontrar um site por conta de uma palavra-chave. Desse modo, a otimização de imagens se faz necessária para aumentar o alcance da página de uma marca.

A terceira e última dica dada por Darzi é transformar as URLs em URLs amigáveis. URLs amigáveis são URLs legíveis, que não contêm muitos números ou símbolos. “Essas URLs atuam de forma positiva na otimização. Portanto, é uma boa ideia garantir que as URLs do site sejam legíveis e que elas contenham as palavras-chave de cada página”, concluiu.

Para aproveitar dicas de otimização de mecanismos de busca da maneira correta, o ideal é contar com a ajuda de uma equipe especializada no assunto. E uma forma de conseguir acesso a esse tipo de time é contratando uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA.

Website: https://www.agenciaimma.com.br/



Janeiro Branco: campanha chama atenção para saúde mental da população

O Brasil ocupa o 1º lugar do ranking de países com a população mais ansiosa do mundo. Segundo o último levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), são 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de transtorno emocional, mas quando procurar ajuda ainda é um tabu.

Dá para entender, portanto, porque a psicóloga carioca Ana Café enfatiza a importância da campanha Janeiro Branco, que tem por objetivo chamar atenção para a saúde mental e promover conhecimento e compreensão sobre temas como depressão, ansiedade e fobias.

Ainda de acordo com a OMS, uma a cada quatro pessoas vai sofrer com algum transtorno mental durante a vida. Só a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e é a principal causa de algum tipo de incapacidade, e os números vêm crescendo ainda mais por conta da pandemia mundial da covid-19.

Mesmo assim, os investimentos dos países no tratamento não correspondem à alta demanda. Para Ana Café, “um dos principais focos da campanha visa alertar principalmente os jovens, e alertar que depressão é uma doença e tem tratamento”, explica a psicóloga.

A escolha do mês de janeiro não é por acaso, já que o fim do ano e início de um novo pode causar ou aumentar a ansiedade pela frustração de não ter cumprido metas ou anseio por mudanças, principalmente na atual circunstância em que é preciso seguir regras de isolamento social e muitas famílias estão perdendo parentes e pessoas próximas. “Embora seja liderada por psicólogos, a ideia é que, aos poucos, essa cultura sobre a saúde mental seja fortalecida e disseminada na sociedade brasileira, com desmistificação de crenças populares e estigmas sobre o assunto”, ressalta Ana.

A demora em procurar ajuda piora a condição do paciente. “As duas frases que eu mais ouço na clínica são: ‘eu não queria tomar remédio’, na primeira consulta, e ‘eu não queria parar de tomar os remédios’, na consulta seguinte. A gente tem muita resistência porque existem muitos mitos: ficar viciado, bobo, impotente, engordar. Isso tem que acabar, porque depressão é doença e deve ser tratada da forma adequada”, finaliza.



A importância de os pais entenderem como funcionam os corpos de seus filhos e como isto afeta a saúde e a qualidade de vida deles

Rio de Janeiro, RJ 26/1/2021 – A pior coisa para os pais é ver um filho doente. Saber como e quando agir é fundamental aos pais de forma a evitar que problemas que podem ser resolvidos sem maiores esforços se tornem uma dor de cabeça.

Cuidar e manter os filhos sempre saudáveis é, sem dúvidas, a maior preocupação de pais, sobretudo quando esses são pais de primeira viagem. Independentemente disso, é muito comum ficarem confusos sobre o que fazer quando surge algum problema de saúde com os filhos. Saber como agir quando algum problema aparece, e mais cedo ou mais tarde isso acaba acontecendo, é o desejo de todo pai e mãe comprometidos com a boa saúde de seus filhos.

Pensando nisso os pediatras e professores universitários, Pedro Paulo Rodrigues e Yvon Toledo Rodrigues escreveram o livro: “Noções básicas do recém-nascido à adolescência”, onde respondem dúvidas mais frequentes dos pais e trazem informações sobre a saúde de crianças e adolescentes. A intenção do livro não é substituir o acompanhamento médico, mas tão somente, desmistificar crenças acerca da saúde infantil e fazer com que pais e mães se tornem mais atentos e assertivos em relação à saúde dos filhos.

Com 11 capítulos, o livro pode ser considerado um manual de consulta sobre cuidados com os filhos, onde os especialistas tratam de questões como vacinação, primeiros socorros domésticos e de emergência, doenças comuns na infância, administração de medicações infantis, alimentação, idade escolar, drogas, acidentes, dentre muitos outros tópicos de interesse daqueles que assumiram a importante tarefa de criar filhos.

Trata-se de um livro completo, que oferece ao leitor um leque amplo de informações, com mais de 400 perguntas e respostas, abordando questões desde a preparação da família para a chegada do bebê à escolha do pediatra, remédios proibidos na gestação, o parto etc.

Para mais informações, basta acessar o link:
https://www.lojabarralivros.com/nocoes-basicas-do-recem-nascido-a-adolescencia

Website: http://www.barralivros.com



Dependência digital, um problema de todos, em especial pais, professores, gestores de recursos humanos e psicólogos

Rio de Janeiro, RJ 26/1/2021 – O tema vem crescendo em importância, ano a ano, tanto no Brasil como no mundo, diante dos impactos nocivos que a dependência digital vem provocando, afetando negativamente a saúde, o desempenho profissional e as relações interpessoais.

Um mundo mais acessível, regido pela comunicação instantânea e informação abundante, aproximou as pessoas e proporcionou novas formas de consumir notícias e cultura, mudando de forma decisiva o jeito como as pessoas interagem entre si e com o mundo a sua volta.

Todo esse avanço nas comunicações e informação aproximou pessoas e proporcionou novas formas de interação social e profissional. Mas tanta inovação também veio acompanhada de novos problemas. Tais avanços criaram uma preocupante relação de dependência de usuários com seus respectivos aparelhos digitais. E por estranho que pareça, a mesma tecnologia que aproxima pessoas antes distantes, também pode afastar os indivíduos do convívio social.

No âmbito profissional, embora os avanços tecnológicos proporcionem ganho de produtividade, e novas formas de fazer negócio, o uso abusivo da internet pelas equipes de trabalho acaba, em muitos casos, anulando esse ganho. Em algumas situações, esse uso descontrolado da tecnologia chega a provocar queda significativa na produtividade da equipe.

O livro: “Dependência digital: tecnologias transformando pessoas, relacionamentos e organizações”, de autoria de Lucio Laje Gonçalves, estudioso do assunto e colaborador do Instituto DELETE da UFRJ, explora bem o tema, ao mostrar tanto os benefícios do uso consciente das tecnologias, mas também as mazelas do uso ininterrupto das mídias eletrônicas e como isso pode afetar a saúde, a produtividade e as relações interpessoais.

Trata-se de leitura recomendada para psicólogos, pais e educadores, profissionais da saúde e a todos que se preocupam em viver com mais qualidade.

Mais informações podem ser obtidas no link:
https://www.barralivros.com/dependencia-digital

Website: http://www.barralivros.com



Diferença entre marcas e patentes e como identificá-las

Jundiaí, São Paulo. 26/1/2021 – Ambos os serviços são feitos pelo INPI, mas será que todos os empreendedores sabem a real diferença entre a marca e a patente?Quais as diferenças entre marcas e patentes? E para que servem?

No momento atual, em que o empreendedorismo e as startups crescem a cada dia, torna-se mais atrativa a procura para registrar uma marca ou patentear um produto.

Ambos os serviços são feitos pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), e têm como base a Lei nº 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial), mas será que todos os empreendedores sabem a real diferença entre a marca e a patente?

A marca é a vitrine de um negócio ou a identidade do produto/serviço, ou seja, é o sinal, o desenho, o nome pelo qual um negócio será conhecido pelos clientes e concorrentes. O registro da marca impede que outras pessoas ou outras empresas usem o nome da marca protegida, sem o consentimento do seu dono, ou seja, o registro da marca é uma proteção para o negócio e para os serviços e produtos oferecidos.

Além disso, com o registro da marca e com o tempo, aquela marca pode se tornar mais valiosa, como é o exemplo da Nike, McDonald’s e outras marcas, que apenas com um simples desenho ou símbolo já é possível identificar a sua força e significância no mercado.

As marcas podem ser registradas para:
1. Produtos ou serviços, ou seja, a marca é utilizada para distinguir produtos ou serviços de outros idênticos;
2. De certificação, que é usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas técnicas;
3. Coletivas, que são as marcas utilizadas para identificar produtos ou serviços que pertencem à mesma entidade, como é o exemplo do grupo P&G, The Coca Cola Company etc.

As marcas podem ser compostas por palavras (nominativa), desenhos e símbolos (figurativa), a junção destes elementos ou uma grafia estilizada própria (mista) ou ainda seu formato (tridimensional), como a garrafa estilizada no refrigerante Fanta, da Coca-Cola – o formato da garrafa do produto faz parte da sua marca.

Quando uma marca é registrada no INPI, seu uso no Brasil torna-se exclusivo por 10 anos, a partir da data da concessão desta marca, e este período pode ser prorrogado por sucessivos períodos de 10 anos.

Já as patentes, são uma forma de proteção para produtos/métodos de produção inovadores. É uma proteção às invenções, ligadas a novos produtos, novas tecnologias, novos processos de fabricação etc.

A proteção das patentes é concedida por um determinado período, e passado este tempo, a invenção perde a exclusividade no mercado comercial e outras empresas podem utilizá-la.

Importante mencionar que uma vez registrada a patente, esta já torna-se pública. Por este motivo a empresa Coca-Cola nunca registrou a fórmula do famoso refrigerante, por exemplo.

Com a concessão da patente, tem-se a exclusividade da comercialização e do uso da inovação do produto como um todo, pelo período entre 15 e 20 anos, além de possibilitar a exploração comercial via licenciamento.

Para ser patenteável, a invenção deve atender a alguns requisitos, como: 1. Novidade: quando a invenção constituir algo desconhecido para a comunidade científica; 2. Atividade Inventiva: quando o autor da invenção demonstrar que a invenção veio através de seu esforço, e não por mero acaso; 3. Aplicação Industrial: diz respeito à utilidade que a invenção possui, ou seja, a invenção deve ser útil.

Para concluir, é importante destacar quais são os tipos de patentes que existem, ou seja, quais são suas naturezas:
1. De Invenção – quando é um ato original decorrente da criação e esforço do homem;
2. De Modelo de Utilidade – quando há um ato inventivo que melhore o funcionamento de um produto, ou ainda em sua fabricação.

Tanto a marca quanto a patente são destinadas ao INPI, e são controladas e fiscalizadas por este órgão do Governo Federal, para que recebam o Certificado de Registro, no caso das marcas, ou a Carta-Patente, no caso das patentes.

Em média, a concessão pelo INPI pode demorar cerca de 3 anos, somente em casos excepcionais este prazo pode chegar a 10 anos (caso de patentes de difíceis complexidades, por exemplo), mas, apesar da demora, a importância destes registros e proteções sobressai o tempo de espera.

Desta forma, apesar do processo relativamente longo para a concessão, a proteção que este traz aos empresários torna-se ainda mais importante para o desenvolvimento do negócio.

Giovanna Luz Carlos
Advogada, graduada em direito com ênfase em Direito Civil pelo Centro Universitário Padre Anchieta – FADIPA (2019) inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB/SP). Pós graduanda em Processo Civil pela Faculdade Damásio de Jesus. Advogada na TM Associados.

Website: https://tmassociados.com/



Cor, forma e ação são tendências de design para 2021

Maringá, PR 25/1/2021 – Logotipos responsivos, fotografias autênticas e tie-dye estão entre as tendências de design para este ano. E, claro, liberdade criativa sempre em alta.

Apesar das incertezas do cenário econômico para este ano, um setor que vem se destacando é o do design. Devido à pandemia, houve uma transformação das formas de comprar e vender, além do aumento da presença de empresas nas mídias sociais. Como consequência, o mercado vem exigindo cada vez mais profissionais capacitados na área do design.

Um designer pode exercer o seu trabalho de forma livre, autêntica, autoral ou baseado em referências diversas, em muitos níveis de profissionalismo. Entretanto, as rápidas e constantes mudanças no mercado de comunicação vêm fazendo com que esses profissionais precisem aprimorar cada vez mais suas técnicas e conhecimentos, além de estarem sempre a par de novas tendências de estilo, técnica e mecanismos de publicidade.

A seguir, algumas tendências para o design em 2021:

Animações lúdicas e intimidades na natureza

Em se tratando de vídeos e animações, os dados da empresa global Shutterstock apontam um aumento nas pesquisas por estilos de animação excêntrica e lúdica, em termos como “fantasia” e “abstrato líquido”. Há também um aumento de pesquisa por cenas sublimes e íntimas na natureza, como “vista aérea da montanha”, “praia tempestuosa”, “vista aérea de penhasco” e “dunas”.

Logotipos responsivos

Da mesma forma que os sites precisam ser responsivos para proporcionarem uma melhor experiência ao usuário, os logotipos também precisam se adaptar ao tamanho da tela. Sendo assim, devido ao grande número de acesso às redes através de dispositivos móveis, essa responsividade dos logotipos está entre as tendências do design para 2021.

Post carrossel

Os carrosséis são compartilhados principalmente no Instagram e no LinkedIn e continuarão em alta nessas redes. De acordo com uma pesquisa da Socialinsider, os posts carrossel têm uma taxa média de engajamento maior do que a de imagens estáticas e vídeos.

Fotografias autênticas

Segundo a Epics, a demanda por fotos autênticas e espontâneas é uma tendência que vem crescendo nos últimos anos. Com o bombardeio de informações o tempo todo, o foco da fotografia mudou para coisas mais tangíveis. A ideia é retratar o cotidiano, com fotografias que capturam momentos únicos.

Tons fluídos e tie-dye

Os termos “mármore líquido”, “arte fluida”, “kintsugi” e “tinta à base de álcool” tiveram destaque nas pesquisas pelo relatório da Shutterstock, demonstrando o aumento do interesse das pessoas por tons fluídos e translúcidos. A busca por “tye-dye” também cresceu bastante, e é um padrão que vem marcando presença nas campanhas.

Cordas e músicas empolgantes

Em relação a músicas, o relatório da Shutterstock apontou um crescimento no número de downloads de faixas com cordas, notando-se uma tendência para músicas que emocionam. Músicas empolgantes e divertidas, com instrumentos ousados e intensidades sonoras arrebatadoras, também vêm se mostrando em alta.

O time de criação e desenvolvimento da agência de marketing digital Digimax Brasil está sempre a par das tendências de design, assinando boas plataformas, acompanhando os principais canais de informação, feiras do setor e plataformas de referência. Dessa forma, o time consegue alinhar técnica e estética e entregar sempre os melhores resultados para os clientes.

Website: https://www.digimaxbrasil.com.br/



Meditação guiada oferece 5 minutos de pausa para conectar

25/1/2021 – Disponível gratuitamente pelo canal do YouTube, meditação de Fernanda Cunha é acessível para iniciantes, trazendo estado de presença e paz interior para qualquer pessoa, mesmo aquelas que desistem da ideia de meditar porque acreditam que não conseguem.

Depois de um ano muito intenso, com tantos desafios, incertezas e perdas para muitas pessoas, o momento da pausa se faz urgente para a saúde mental. Mais do que importante, a pausa neste início de ano é necessária e renovadora, para que aconteça um reset em todo o sistema e, assim, um novo ciclo se inicie, renovados na fé, na esperança e na confiança.

“Estamos todos exaustos e passando por situações que deixam nosso cérebro e nossas emoções sobrecarregados, nos tirando do estado de presença e trazendo consequências como ansiedade, irritabilidade, insônia e até depressão”, explica Fernanda Cunha, professora de yoga e yoga dance.

As pausas proporcionadas pelas meditações e pela presença que elas proporcionam permitem uma desintoxicação de tantas informações e estímulos externos. São uma oportunidade para digerir emoções que não tiveram tempo de serem acessadas diante das mudanças rápidas que acontecem e exigem um agir veloz de cada indivíduo.

“A meditação guiada permite um momento para parar e se conectar com você mesmo, com a sua respiração para que você escute o que seu corpo diz e possa descansar sua mente. As pausas são medicinais porque elas nos dão a oportunidade de olhar e sentir com mais profundidade que vida estamos levando e o que é realmente importante e essencial para nós. Sem a pausa, ficamos adormecidos no automático e não sentimos ou enxergamos. Somos literalmente engolidos pelo mundo”, finaliza Fernanda.

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=A-v5KsBNG5s&t=9s

Website: http://www.fernandacunhayoga.com.br



Empresa líder em aplicativos de negócios investe em mudanças para o mundo pós-pandemia

25/1/2021 – Consolidada mundialmente, Zoho busca conquistar novos clientes no Brasil por meio de seus serviços

Qualquer empresa que se dedique a proporcionar uma boa experiência para seus clientes precisa investir em ferramentas que atendam às necessidades de seus usuários. As plataformas de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente são a melhor maneira de fornecer uma experiência satisfatória para consumidores e prestadores de serviços.

Com tantas alternativas no mercado, é importante pesquisar para conhecer todas as ferramentas disponíveis e selecionar a que melhor se adapta às necessidades dos clientes. De acordo com um estudo da Zoho, uma das empresas que oferece maior diversidade de aplicativos empresariais com integração de serviços, mais da metade das empresas tem problemas em se comunicar ou acompanhar seus clientes.

Entendendo que essa é a realidade da maioria das empresas, a Zoho analisou as demandas do mercado para oferecer ferramentas que melhor atendam às organizações, visto que existem variáveis e especificidades dentro de cada negócio. Desenvolvendo assim serviços que auxiliam no controle e gestão de empresas, de startups a grandes companhias, com softwares para gestão do RH às Redes Sociais. Com mais de 20 anos de experiência no mercado e uma ‘app suite’ com mais de 40 aplicativos agrupados para criar um sistema operacional completo para empresas, a empresa possui atualmente mais de 50 milhões de usuários em mais de 180 países em todo o mundo.

Novo normal

Devido à pandemia, o uso da internet e as vendas on-line mais do que dobraram globalmente, resultado de mudanças no padrão de consumo da população mundial. As empresas buscam adotar novas estratégias de gestão que possibilitem uma experiência de primeira linha ao cliente, desde o momento da navegação até a escolha de um produto ou serviço para compra até o pós-venda, principalmente se houver necessidade de assistência.

À medida que as pessoas se ajustavam a um novo normal – do trabalho remoto ao aprendizado virtual – empresas introduziram diversos programas e ferramentas para ajudar organizações necessitadas em todos os mercados. Foram softwares para aulas on-line, para ONGs, para ajudar no trabalho remoto e para auxiliar na volta ao escritório com segurança. A grande maioria deles, disponibilizados gratuitamente, para ajudar o maior número de empresas possíveis, como iniciativas desenvolvidas por empresas para aproximar a digitalização das empresas, possibilitando que elas tenham acesso a um serviço de software de qualidade em um momento de necessidade. Ações que ficarão na história da empresa e guiarão ações futuras.

Solução completa para gestão empresarial

As pequenas empresas são o coração e a alma das comunidades, e com os proprietários de negócios lutando mais do que nunca, empresas têm como objetivo trazer tecnologia de gerenciamento de relacionamento com o cliente de classe mundial para empresas de todos os tamanhos a um preço extremamente acessível, como uma solução de CRM centrada em pipeline focada exclusivamente em pequenas e microempresas que ainda não precisam de um CRM completo e elaborado.

Com muitas opções no mercado, empresas se destacam por seu sistema operacional voltado para negócios. A amplitude e integração de serviços garantem um sistema informatizado e interligado entre todas as áreas da empresa. Tudo isso, é claro, seguindo os protocolos de segurança e garantindo a proteção dos dados da companhia. No Brasil, empresas se preparam para expandir suas atividades no país para dar apoio a uma forte rede de parceiros que representam suas soluções em vendas e suporte.

Website: https://bit.ly/zoho-br



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