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Brasil é um dos líderes mundiais em fuga de talentos digitais

O Brasil é um dos países mais propensos à fuga de talentos locais na área digital. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) e pela The Network em 180 países aponta que os profissionais brasileiros que atuam no segmento estão entre os que mais desejam construir uma carreira no exterior.

De acordo com o relatório Decoding Digital Talent, nada menos que 87% dos experts digitais desejam sair do país, uma porcentagem bem superior à média global, que é de 67%.

Os Estados Unidos, citados por 63%, aparecem como destino de preferência do brasileiro, seguidos de Canadá (51%), Portugal (37%), Alemanha (34%) e Austrália (37%). Entre as cidades, Nova York (EUA), Londres (UK), Lisboa (POR), Barcelona (ESP) e Toronto (CAN) foram, em ordem decrescente, as mais mencionadas pelos entrevistados locais.

Para a realização do estudo, foram entrevistadas 27 mil pessoas com os seguintes perfis: conhecimento especializado (expert-level) em programação e desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos, inteligência artificial, robótica, entre outras habilidades digitais.

Os dados foram recortados do relatório Decoding Global Talent 2018, que, na ocasião, entrevistou 366 mil pessoas de 197 países para identificar as principais tendências entre os profissionais de diversos setores em âmbito global.

Profissionais digitais são mais propensos a sair
Levando em conta todos os segmentos profissionais, na área digital a tendência à imigração é maior. Enquanto 55% dos não especialistas afirmaram estar dispostos a se mudar para uma oportunidade de carreira no exterior, no segmento digital esse índice chega a 67%. E o interesse varia muito de país para país.

Em lugares como o Brasil e a Índia, a disposição para tal mudança é de mais de três quartos, enquanto na China, por exemplo, menos de um em cada quatro entrevistados consideraria tal movimento.

Os Estados Unidos são o principal destino para especialistas digitais em todo o mundo. A lista dos cinco países mais atraentes inclui também Alemanha, Canadá, Austrália e Reino Unido, em ordem decrescente. Londres foi a cidade mais citada no âmbito global, seguida de Nova York, Berlim (ALE), Amsterdã (HOL) e Barcelona (ESP).

De acordo com o estudo, uma das razões que priorizam a escolha dos países, além da proximidade geográfica, linguística e cultural, é a possibilidade de maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e as possibilidades de aprendizado, treinamento e de crescimento na carreira.

Brasil atrai pouco
Enquanto os experts digitais brasileiros pensam em partir para o exterior, são poucos os estrangeiros que se atraem pelo mercado local. O Brasil ocupa a 23ª posição no ranking geral de atratividade. Os estrangeiros que mais têm vontade de trabalhar no mercado digital brasileiro são de Angola (35%), Peru (34%), Argentina (29%), Costa Rica (22%) e Nicarágua (17%).

BCG indica ações para reter os talentos
Em um momento em que as empresas têm alta demanda por pessoas com habilidades digitais, esses profissionais estão mais dispostos a se mudar para outro país com o propósito de ganhar experiência ou avançar em suas carreiras.

Dessa forma, desenvolver ações para atrair ou reter talentos digitais surge como um ponto de atenção para as organizações. O relatório do BCG mostra alguns dos caminhos para enfrentar esse desafio.

“O primeiro passo para as empresas é entender o impacto que tendências digitais – como inteligência artificial, robótica e automação – terão sobre a força de trabalho e como podem melhorar a qualificação de suas equipes nessas especialidades, viabilizando o recrutamento de especialistas digitais para preencher possíveis lacunas”, afirma Manuel Luiz, sócio do BCG que lidera a prática de Pessoas e Organizações.

Startups não são as mais atraentes
Além da tendência imigratória dos especialistas na área digital, o relatório identificou outras características desses profissionais. Uma delas é que, ao contrário do que se imagina, a preferência deles é em trabalhar para uma grande empresa, e não para uma startup.

Entre os experts digitais brasileiros, a preferência por local de trabalho são, em ordem decrescente, uma grande empresa, uma startup, pequenas ou médias empresas, órgãos governamentais e de maneira autônoma.

Déficit em Inteligência artificial
Na pesquisa global, foram identificadas 3.666 pessoas como especialistas em Inteligência Artificial (IA); isto é, com conhecimento especializado e capacidade de ensinar o que sabem. Esse número coloca o talento da IA em cerca de 14% dos especialistas digitais.

Como os especialistas digitais em geral, esses profissionais preferem trabalhar para grandes empresas, mas, nesse recorte, a análise do BCG encontrou uma lacuna de gênero ainda maior, com os homens respondendo por 72% dos talentos em IA, em comparação com 68% dos especialistas em digital em geral.

Setenta por cento das pessoas com habilidades de Inteligência Artificial estão dispostas a se mudarem em razão de uma proposta de trabalho, um pouco mais do que outros especialistas digitais.

As preferências desses especialistas são os Estados Unidos (38%) e a Alemanha (34%), sendo Nova York e Berlim grandes centros de tecnologia que oferecem amplas oportunidades de emprego.

 

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Pets criados em espaços pequenos: dicas e cuidados

pet

Residir em apartamentos e casas pequenas é algo comum nas grandes cidades e os pets precisam acompanhar seus tutores nesse novo costume. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

A adaptação a ambientes reduzidos exige uma série de cuidados, a fim de evitar riscos como obesidade e transtornos emocionais. A principal dica é induzir a prática de exercícios físicos, seguindo uma rotina de acordo com o tipo e a raça do animal.

No caso de cachorros de grande e pequeno porte, é fundamental levá-los para passear de uma a duas vezes por dia e, se possível, aproveitar o momento para estimular o contato com outros animais.

Já os gatos, embora sejam aparentemente bem diferentes, seguem com a mesma prática, já que qualquer pet pode desenvolver fobias e depressão se permanecerem por muito tempo trancados dentro de casa. Inclusive, quando acostumados desde pequenos, os felinos adquirem o hábito de passear com seus donos sem medo ou agressividade.

Por fim, mas não menos importante, outra dica é incluir na rotina brinquedos e exercícios lúdicos, que ajudam no alívio do estresse. Com o dia-a-dia corrido, muitos tutores não encontram tempo para essas necessidades básicas dos animais e uma das apostas é deixá-los em creches apropriadas, que contam com programação e atividades que estimulam a interação com outros bichos, o que é fundamental para o processo psicológico do animal.

 

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Flexdoc Nomeia Virgílio Rocca para a Diretoria Regional

A Flexdoc acaba de nomear o executivo Virgílio Rocca para a recém-criada Diretoria Regional Sul – Sudeste. Virgílio Rocca tem 20 anos de atuação em vendas, marketing e desenvolvimento de mercado para tecnologias voltadas à transformação digital e à automação de processos de negócios.

Ao longo dos últimos anos, ocupou postos como a diretoria da área de Serviços de Processos Cognitivos da IBM para a América Latina.

Além disso, conduziu e participou de diversas ondas de renovação de processos bancários e financeiros, ocupando posições-chave em influenciadores da indústria como Procomp, Wincor-Nixdorf, Xerox e HP.

“A experiência do Virgílio em áreas de ponta da computação vai ajudar a Flexdoc nesse momento de eclosão de um grande leque de demandas abrangendo praticamente todas as áreas da indústria”, comenta Eduardo Borém, Diretor Comercial da empresa.

Na visão de Virgílio Rocca, sua entrada na Flexdoc coincide com uma conjuntura em que a digitalização dos negócios sofreu uma alavancagem inédita e inesperada, por conta da pandemia.

“Se antes a preocupação com tópicos como onboarding digital estava circunscrita aos bancos, hoje interessa também às redes de varejo físico ou online, à cadeia de suprimento da indústria e até a áreas antes pouco cogitadas, como RH, hotelaria e saúde”, conclui Rocca.

Virgílio Rocca ficará à frente das operações no Sul-Sudeste a partir do novo escritório que a Flexdoc está inaugurando em São Paulo.

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Lavar na mão ou na máquina? Veja o que é mais indicado

Dentre as tarefas do dia a dia, lavar roupa é uma das que mais causam dúvidas. Afinal, o que precisa ser feito? É mesmo necessário separar a roupa colorida da branca? O que deve ir para a máquina ou não?

Estas questões são bastante frequentes e importantes. Para cuidar das suas roupas, é essencial saber como higienizá-las da maneira correta, garantindo que elas durem mais tempo, sem esgarçar, desbotar ou rasgar.

Antes de ligar para a mãe e perguntar como lavar a roupa, que tal ler as dicas que preparamos?

Roupa delicada
Alguns tecidos são realmente mais delicados do que outros e merecem atenção especial na hora da lavagem. Lã, seda, bordados e tramas de tricô são alguns dos que devem idealmente ser lavados na mão.

Para fazer isso, basta colocar um pouco de sabão em um balde com água, diluir e deixar a roupa de molho por alguns minutos. Em seguida, esfregue as partes mais sujas entre as mãos, delicadamente.

Se houver alguma mancha, pode usar produtos específicos para ajudar a diluir a sujeira e removê-la de forma mais eficiente. Para isso, pode ser necessário deixá-la mais um tempo de molho ou até passar uma escova macia sobre a mancha.

Na hora de enxaguar, troque a água do balde e molhe a peça em abundância, até remover todos os resquícios de sabão. Se preferir, coloque-a em outro recipiente, com um pouco de água e amaciante, por meia hora.

Na sequência, basta repetir o procedimento de enxágue, removendo a peça do balde e deixando a água correr por todo o comprimento, até tirar o produto. Remova o excesso de água sem torcer e estenda a peça em um local ventilado.

Uso da máquina
Não é proibido usar a máquina de lavar para limpar as roupas mais delicadas, mas elas não podem ser lavadas junto de outras vestimentas. Se possível, separe as peças por tipo de tecido e cor.

Nesse caso, o ideal é lavar apenas a peça em um ciclo adequado ao seu tipo de tecido, o que a maioria das máquinas oferece em seu menu. Também é válido lavar roupas assim ao avesso e em sacos protetores.

Se não tiver sacos desse tipo em casa, uma solução é colocar a peça dobrada dentro de uma fronha de algodão, antes de colocá-la na máquina de lavar. Isso é essencial para evitar que a roupa enganche em algo ou se danifique.

Também é importante separar as roupas coloridas das brancas para evitar que alguma peça que solte tinta possa manchar as mais claras de forma permanente. Isso leva um “tempo a mais”, mas é algo que vale a pena.

Dependendo do tipo de tecido, o ideal é deixar secar à sombra, em local ventilado. Apesar de ser uma grande aliada, a secadora pode ressecar e danificar as fibras da trama, reduzindo sua beleza e seu tempo de uso.

Instruções simples
A etiqueta da roupa traz informações preciosas sobre como a lavagem deve ser feita. Isso inclui se ela pode ou não ser utilizada na máquina, permite alvejante ou possui uma forma correta de secar — no varal, pendurada, ou na secadora.

Saber ler esses dados ajuda a garantir que suas roupas durem mais tempo e fiquem limpas corretamente. Algumas peças também demandam a limpeza profissional, a seco ou a vapor, o que deve ser feito na lavanderia.

Este tipo de higienização é feito com produtos químicos, sem uso de água, sendo indicado para tecidos que podem se deformar se forem molhados.

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PODCAST – Como ficam os funcionários em uma recuperação judicial da empresa?

Neste Podcast com o Luiz Deoclecio, CEO da consultoria OnBehalf, conversamos sobre recuperação judicial de empresas – a antiga concordata – e suas consequências para seus funcionários.

A situação é complexa, sem muita margem de erro por parte de uma companhia que tem que aderir a esse procedimento para não fechar as portas e quem acaba levando a pior geralmente são os empregados demitidos e isso é um problema enorme para quem perde o emprego.

Pior ainda é uma falência, pois nesse caso o processo se arrasta por décadas, sem que as pessoas demitidas tenham a menor perspectiva de quando irão receber o que é devido.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.



Cinco mitos e verdades sobre baterias e carregadores

Os smartphones já fazem parte do cotidiano da população, mas a pandemia intensificou muito o uso de celular, um aumento de 88%, de acordo com estudo realizado pela Squid.

Para se manter conectado e poder o usar os aparelhos durante todo dia, as pessoas criam alguns hábitos que provocam aumento no consumo de energia e podem danificar o equipamento como manter o carregador na tomada ou deixar o celular a noite toda carregando.

Com intuito de contribuir com os milhões de usuários brasileiros, o responsável pela unidade de negócios da Anker no Brasil, Marcus de Paula Machado, reuniu alguns mitos e verdades sobre carregadores que ajudarão a melhorar o desempenho dos dispositivos, além de trazer dicas de como otimizar seu uso. Acompanhe:

Usar o smartphone enquanto ele carrega danifica a bateria
MITO.  Hoje, as tecnologias de carregamento e bateria são bem mais avançadas e não há mais preocupação em utilizar o aparelho enquanto carrega. Mas utilizar carregador de baixa qualidade ou falsificados podem danificar o dispositivo.

Por isso, escolha sempre marcas conhecidas, produtos com selo do Inmetro e compre em lojas autorizadas.

Você deve carregar um aparelho recém comprado até 100% antes de poder utilizá-lo
MITO. Todos os carregadores e a maioria dos modelos de aparelhos celulares comercializados oficialmente possuem baterias de lítio, as quais funcionam com maior eficiência quando carregadas entre 40% e 80%.

“O tipo de bateria pode ser verificado nas inscrições como Li, Li-Ion, Li-Po na etiqueta do produto ou nos manuais que o acompanham. Tendo em vista que leis que garantem a segurança do transporte de eletrônicos com bateria exigem que estes sejam transportados com 50% de carga, você pode utilizar seu dispositivo assim que tirá-lo da caixa sem problemas”, explica Marcus. 

Deixar o celular carregando depois que ele chegar a 100% estressa a bateria
VERDADE. Como dissemos anteriormente, essas baterias operam melhor quando estão entre 40% e 80% de carga. Contudo, os celulares hoje em dia são inteligentes e possuem um circuito de proteção que corta o carregamento quando o dispositivo está totalmente carregado.

Desconectar o aparelho do carregador antes que ele esteja completamente carregado impacta negativamente na vida útil da bateria
MITO.  O recomendado é justamente o contrário. O Ideal é carregar seu aparelho quando a bateria chegar a 10%, além disso, carregar continuamente sua bateria por um longo período pode estressá-la.

É errado carregar o seu aparelho até 100% e depois usá-lo até 0% para fazer a manutenção da bateria
VERDADE. Novamente, como estamos falando de baterias modernas feitas de lítio, colocá-las nos extremos definitivamente não é a melhor escolha.

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Transformação Digital, a grande aliada do home office

Por Bruno Consul *

Quando falamos em transformação digital, é preciso considerar que não basta, apenas, investir em inovação tecnológica. É preciso, e com muita urgência, promover uma mudança de mindset.

Pode até parecer óbvio e soar batido o que eu estou dizendo, mas posso comprovar na prática que não há outro caminho efetivo que não este. Transformação digital é sobre cultura e como integrar novas tecnologias em cenários diferentes. É sobre agilidade. É sobre entender de fato a interface homem-máquina para ganhar eficiência.

Tomemos o exemplo da China. O país, que é considerado um dos berços da inovação tecnológica mundial, também dita as tendências – muito do que acontece no país asiático reflete diretamente em outros continentes, e isso acaba por nos dar uma ideia do que vem por aí para os próximos anos.

Você deve estar se perguntando: “e daí?”.

Bom, para se ter uma ideia, a corrida pela liderança no segmento tecnológico é tão levada a sério pelo governo chinês que o país pretende investir US$ 1,4 trilhão em um período de seis anos. Mais precisamente em projetos de redes sem fio e inteligência artificial.

Você deve estar novamente se perguntando: “certo, mas… e daí?”

Vamos considerar o cenário da pandemia, e como o home office foi tão importante para transformar a mentalidade das empresas, que correram para migrar rumo ao ambiente digital, e sem deixar de lado as suas respectivas atividades. Sem as redes sem fio e sem a inteligência artificial, o teletrabalho seria inviável, não é mesmo? E sabe de onde veio uma das tecnologias usadas massivamente nos últimos tempos, e que tornou tudo isso possível?

Bom, acho que você já sabe a resposta. Agora, pense em como o consumo de produtos e serviços via internet aumentou nos últimos tempos, e em como as empresas sofreram, num primeiro momento, para se adaptar e, principalmente, dar conta de todas as demandas e dúvidas dos consumidores, principalmente aquelas que são tão frequentes.

O fato é que a introdução de chatbots para garantir essa primeira interação entre os vendedores online e os webconsumidores se tornou muito popular. E, mesmo com a retomada parcial das atividades, muitos estabelecimentos ainda seguem fechados, e para prosseguirem com suas operações, as empresas estão insistindo nos chatbots para suprir as demandas dos clientes.

Trata-se de um caminho sem volta. Trazendo este contexto para o Brasil, e analisando como essa tendência também se consolidou por aqui, cito uma pesquisa da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) em parceria com a Fundação do Instituto de Administração (FIA).

O estudo demonstrou que, entre 1.566 profissionais trabalhando a distância, 70% desejam continuar no regime de home office. Ainda de acordo com o mesmo relatório, 71% enxergam o trabalho em casa como uma possibilidade de aumentar a produtividade, precisão e qualidade.

Entretanto, o trabalho remoto impôs um outro desafio, que é o de manter as equipes devidamente integradas. Mas, para isso, é importante investir nas ferramentas corretas.

Robôs são capazes de otimizar as interações com os consumidores durante o processo de atendimento, permitindo diálogos humanizados e próximos aos da linguagem natural.

Em resumo, a combinação inteligência artificial + computação em nuvem + big data resulta em alta performance no atendimento. É a inovação no home office, apoiada na transformação digital, o que dá impulso e fôlego às organizações.

* Bruno Consul é Chief Digital Officer da Neobpo

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CommScope anuncia parceria com o Google para a oferta do Orion Wifi em locais públicos

A CommScope anunciou uma parceria com a Area 120 (divisão do Google para o desenvolvimento de novos projetos) para o lançamento do Orion Wi-Fi, uma plataforma projetada para oferecer roaming privado e seguro para os clientes, enquanto ajuda locais públicos a acabar com as chamadas zonas mortas de telefonia celular, colaborando para aumentar a monetização de suas redes.

O controlador RUCKUS SmartZone do Orion Wi-Fi do Google permite às operadoras oferecerem uma experiência segura e estável ao conectar seus assinantes às redes Wi-Fi em locais públicos.

“O offload Wi-Fi da Operadora em locais públicos pode ser frustrante para os consumidores e ainda mais para os administradores e proprietários destes locais, uma vez que precisam negociar as taxas na tentativa de reduzir custos de roaming entre as operadoras”, afirma Ben Cardwell, vice-presidente sênior da CommScope para área de redes públicas.

“O desenvolvimento desta nova plataforma para offload Wi-Fi com o Google ajuda a criar as conexões duradouras que a CommScope sempre forneceu aos consumidores, ao mesmo tempo que permite às empresas monetizarem e protegerem suas redes”, finaliza o executivo.

O RUCKUS oferece suporte ao Hotspot 2.0, permitindo que os dispositivos detectem automaticamente e se conectem à rede Wi-Fi. Além disso, fornece segurança avançada e suporte para RadSec.

“O Orion Wi-Fi significa mais conectividade para os consumidores, mais opções para as operadoras, maior receita e visitantes mais felizes para os proprietários de redes Wi-Fi”, afirma Raj Gajwani, diretor da Area 120, do Google.

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PODCAST – PayPal passa a aceitar cartão de débito no Brasil

Neste Podcast com Carlos Nomura, Head de Pagamentos do PayPal Brasil, falamos sobre a nova modalidade aceita pela empresa, ou seja, cartão de débito.

Esse meio de pagamnento já é aceito nos EUA, Inglaterra e México e chega agora no Brasil, onde o executivo acredita que terá muita aderência, pois mais de 38 milhões de pessoas têm apenas cartão de débito para fazer compras e cerca de 20 milhões têm cartões múltiplos em que a função crédito não está ativada. Em perspectiva, a ampla utilização do débito online permitirá a entrada no e-commerce de mais de 58 milhões de cartões.

Para saber tudo sobre essa novidade, ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.



Concurso de Design premia soluções em plástico para pós pandemia

A Electro Plastic acaba de lançar o 1º Concurso de Design plastificARTE. A iniciativa tem por objetivo apresentar soluções produzidas a partir do plástico que tragam benefícios para o cotidiano no pós pandemia do Covid-19.

Os projetos deverão ser desenvolvidos com filme plástico flexível de fontes renováveis da cana-de- açúcar com diferentes gramaturas de plástico, das mais finas às mais resistentes, e poderão utilizar-se de materiais como madeira e ferro metalon.

Os projetos devem auxiliar as pessoas na locomoção em transporte público, proteger das aglomerações e contato físico nas atividades do cotidiano ou facilitar a socialização de maneira segura.

As inscrições podem ser feitas pelo site até 16/10. Em 20/10, serão selecionados os cinco projetos finalistas que participarão da segunda fase do Concurso, que irá de 26/10 a 04/11. O vencedor será anunciado em 05/11, às 19h, após apresentação à banca julgadora.

O prêmio será de R$ 10 mil reais e o projeto, dependendo de algumas questões técnicas e comerciais, poderá ser produzido pela Electro Plastic.

Paula Lopes, diretora comercial da Electro Plastic, reforça que é importante observar todos os pontos relacionados ao projeto. “É preciso levar em consideração estratégias de descarte inteligente e a logística reversa para que o material seja reutilizado e não se torne poluente. A ideia do concurso é também trazer uma discussão positiva sobre o uso consciente do plástico”, diz a executiva.

A inscrição é gratuita e para participar basta ter mais de 18 anos.

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O MDM como a fundação da sua empresa

Por Rodrigo Boschetti *

O que é o MDM?
O gerenciamento de dados mestres (MDM) é o processo de coleta, gerenciamento, priorização e publicação de dados de acordo com as estratégias de vendas, marketing e negócios de uma empresa.

MDM garante que as informações essenciais estejam completas no tempo certo para canais como e-commerce, ERP, sites, aplicativos sempre atualizadas e disponíveis.

Trata-se de uma linguagem lógica orientada por critérios que vinculam todos os seus dados críticos em um único ambiente. Esta solução pode incluir informações sobre produtos, clientes, fornecedores e funcionários, além de outras fontes de informações essenciais aos seus negócios que podem estar duplicadas em diferentes locais.

A adoção do MDM permite que empresas criem hubs únicos de dados com funcionalidades muito mais sofisticadas do que os depositórios convencionais (planilhas, por exemplo).

Onde estão os seus dados?
Pense comigo: seus dados hoje estão em quantas centrais de informação flutuando em diferentes nuvens no mercado? Serasa, bancos, redes de varejo, provedores de email, operadoras de telefonia e TV a cabo, aplicativos de entregas, prefeituras, governos, sistemas de saúde, investimentos, provedores de streaming – apenas para citar algumas…

Mas estas informações espalhadas podem ser organizadas de maneira lógica e uniforme, não só para se referir as pessoas, mas também para se relacionar a produtos, serviços e empresas de maneira singular. E organizar estes dados pode não só evitar, mas também resolver uma série de problemas e, em última análise, diminuir perda de tempo e energia e gerar novas fontes de capital.

MDM no DNA de uma empresa
Uma operação grande de varejo online por exemplo: da chegada de uma nova linha de produtos em um centro de distribuição até o momento em que ele se torna disponível à venda pode se levar até um mês no processo todo. Um produto sem grandes atributos tecnológicos como uma chuteira profissional: ao chegar a um CD (centro de distribuição) ela precisa ser desembalada, conferida, medida, precisa ter suas cores, modelos e tamanhos registradas, depois segue para ser fotografada, ter sua modelagem em 3D desenvolvida pelo departamento de arte da companhia.

Em seguida o produto segue para um setor de marketing para ter sua descrição escrita, preço estipulado, promoção atribuída. Depois seu registro segue para departamento fiscal que irá definir seu SKU (uma espécie de número de registro único de produto), pensar em seus os impostos e tributações e custos incididos em seu transporte e pré-definir seus diferentes prazos e custos de entrega. Lembre-se que estamos falando aqui da oferta de um par de chuteiras… Agora imagine esse processo com produtos de diferentes cores, tamanhos, modelos, matérias primas, acessórios, níveis de qualidade para usuários amadores e profissionais, modelos femininos, infantis etc… Uma operação normal esse processo pode leva até um mês. Um MDM bem afinado pode reduzir esse tempo para poucos dias.

Time to Marketplaces
Não é raro ver um marketplace de médio porte disponibilizar produtos idênticos com preços, prazos de entrega, tipos de parcelamentos totalmente diferentes. O consumidor não gosta de perder tempo garimpando pela melhor oferta em um mesmo site de varejo. O MDM consegue identificar produtos iguais e apontar a melhor oferta de acordo com cada cliente. Assertividade no atendimento online pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso neste nosso mercado supercompetitivo.

Além de solucionar problemas o MDM também pode transformar-se numa nova fonte de receita. Com o big data e a inteligência artificial cada vez mais acessíveis, o uso inteligente dos dados traz benefícios ao se alinhar com tendências de consumo nas situações adversas que passamos.

Empresas de diferentes setores enfrentam desafios relacionados ao gerenciamento de dados de negócios. Portanto, os dados corporativos podem ser um recurso inexplorado que pode potencialmente gerar valor e trazer lucro a diversas operações.

* Rodrigo Boschetti Lunardelli é Executivos de Vendas da Stibo Systems no Brasil

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Grupo HEINEKEN anuncia criação de vice-presidência de Digital & Tecnologia no Brasil

O Grupo HEINEKEN no Brasil, anuncia a criação de uma vice-presidência de Digital & Tecnologia a partir de 1º de setembro.

A movimentação está alinhada à estratégia global da empresa, que em 2019 lançou uma quinta prioridade de negócio, focada em conexões digitais. A área será liderada pelo executivo Celso Bica, atual diretor de TI da companhia.

Há um ano na HEINEKEN, EINECelso deu início à jornada de transformação tecnológica da empresa, traduzindo as necessidades e objetivos de negócio em processos e ferramentas modernas, de forma cada vez mais ágil.

Antes de integrar o time da cervejaria, o executivo acumulou experiências nas áreas de Tecnologia da Informação, Inovação e Estratégia em grandes empresas do setor de consumo, como Unilever e Coty.

Sob a liderança de Celso Bica, a nova vice-presidência de D&T terá como missão acelerar a transformação digital do Grupo HEINEKEN no Brasil, buscando as melhores formas de capturar e acelerar todo o valor que a tecnologia e os dados podem trazer para consumidores, clientes e colaboradores, sempre colocando as pessoas no centro das decisões.

“O mundo está mudando rapidamente, com enormes oportunidades para a indústria de bebidas e para o Grupo HEINEKEN. Todos esperam uma experiência digital perfeita ao interagir com nossas marcas e nossa companhia. Esse movimento global, também realizado aqui no país, reforça a ambição de nos tornarmos a cervejaria mais conectada do mundo. Sou grato pela oportunidade de liderar essa transformação e esse time no Brasil”, comenta Bica.



Code Week abre inscrições com cursos online e gratuitos para educadores e professores da rede pública de ensino

Estão abertas as inscrições para as duas próximas turmas do Code Week, em que é oferecida gratuitamente para professores do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico de Escolas Públicas e educadores de ONGs uma agenda com conteúdos de capacitação com base no Code IoT, plataforma de capacitação em Internet das Coisas realizada pela Samsung em parceria com o LSI-TEC, Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, e apoio da Universidade de São Paulo.

São 150 vagas para cada um dos períodos.

O primeiro Code Week ocorrerá em 3 e 10 de outubro, ambos sábados, das 14h às 17h (horário de Brasília), e é atrativo para iniciantes.

Terá como base o curso Aprendendo a Programar e usará a programação em blocos Scratch para abordar conceitos básicos de pensamento computacional. Scratch é uma ferramenta digital que possibilita ao educador usar artifícios visuais para contar histórias ou ilustrar um problema de matemática, por exemplo, em suas aulas. A inscrição para Code Week Scratch pode ser feita por este link .

O segundo período de Code Week está marcado para 24 e 31 de outubro, também sábados e das 14h às 17h (horário de Brasília). Será abordada a programação física com Arduino, com curso voltado para professores que já possuem experiência em programação e ensinará, também, conceitos de eletrônica para aprimorar o uso da plataforma, que facilita a criação de protótipos eletrônicos.

Quem não tiver a placa Arduino poderá acompanhar as aulas pelo Tinkercad, um simulador online do funcionamento dos circuitos. A inscrição para Code Week Arduino pode ser feita por este link .

Todos os participantes que assistirem às duas aulas e realizarem a atividade prática à distância receberão um certificado de formação de 8 horas. Os participantes serão orientados a planejar e conduzir atividades práticas com seus alunos, se enviarem um relato dessa atividade com os alunos até 30 de novembro, o certificado de formação passará a ser de 16 horas.

Os certificados serão emitidos em dezembro de 2020 e encaminhados por e-mail.

Depois dos cursos, os participantes poderão interagir em fórum de discussão para educadores. Exemplos de atividades realizadas com alunos de professores participantes em edições anteriores podem ser acessadas em http://naescola.codeiot.org.br/relatos/

“Devido às recomendações de isolamento social, optamos por continuar com os cursos totalmente à distância. Os Code Weeks reforçam como a Samsung está conectada a novas tendências para capacitar pessoas na busca por oportunidades melhores no mercado de trabalho, consolidando a visão global da empresa na área de cidadania corporativa, Together for Tomorrow! Enabling People”, declarou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Confira a programação completa:

Code Week Scratch
03/10/2020 (14h-17h)
10/10/2020 (14h-17h)

Code Week Arduino
24/10/2020 (14h-17h)
31/10/2020 (14h-17h)

Para mais informações, acesse o site.

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Aplicativo para meditação é relançado com Concerto em homenagem ao Dia Internacional da Paz da ONU

A meditação vem para nos ensinar a pensar coisas boas sobre nós mesmos. Não como uma religião, mas como uma prática cognitiva que fortalece e capacita a mente a aumentar os nossos limites de paciência, tolerância e coragem, tão necessários no dia a dia.

Ela deixou de ser algo místico e passou a ser uma prática aliada à saúde pública, sendo hoje utilizada em hospitais públicos e privados com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

E para celebrar o Concerto da Paz, a homenagem ao Dia Internacional da Paz da ONU, acontece no dia 20 de setembro, domingo, das 18:30h às 19:30h uma atividade online gratuita.

Com apresentações musicais, depoimentos e mensagens de praticantes de meditação, o concerto tem o objetivo de proporcionar um resgate dessa paz que já existe dentro de cada um, mas que está ofuscada pelas influências dos acontecimentos externos, os quais não temos controle.

APP MeditaBK
O aplicativo MeditaBK, estará disponível no dia seguinte ao evento. Em sua nova versão, terá muitos conteúdos para exercitar a mente e aumentar o poder da positividade diante das situações imprevisíveis com que nos deparamos na vida.

Ele traz, a cada dia, uma nova mensagem positiva e inspiradora que pode ser compartilhada com outras pessoas. O app oferece meditações guiadas em áudio e vídeo.

Permite também fazer as estatísticas do tempo de meditação diário, semanal e mensal para acompanhar o próprio rendimento. Possui diversos vídeos com reflexões, palestras e entrevistas para auxiliar na jornada pessoal. Além disso, toda a programação de workshops, palestras, cursos EAD de meditação e do programa de qualidade de vida oferecidos pela Brahma Kumaris estará acessível.

Serviço:

Concerto da Paz: evento de relançamento do APP Medita BK e homenagem ao Dia Internacional da Paz da ONU

Programa online e gratuito

Data: 20 de setembro de 2020, domingo, às 18:30h

Link da transmissão: no site

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Google anuncia lançamento do Android 11

A partir desta semana, o Android 11 passa a ser liberado globalmente com atualizações e novos recursos desenvolvidos com mais proteção, transparência e controle sobre seus dados.

Comunicação mais prática e fácil
Agora, as conversas em aplicativos de mensagens serão movidas para um espaço dedicado na Seção de Notificações, que permite o usuário visualizar, responder e gerenciar todas as conversas em um só lugar.

Além disso, a nova versão do sistema operacional também conta com o Bubbles, que permite que o usuário responda as mensagens em um balão diretamente em sua tela de notificações, sem ter que alternar entre os aplicativos.

Outra funcionalidade disponível no Android 11 é a gravação de tela integrada sem que seja necessário nenhum aplicativo extra para capturar e compartilhar o que está na tela do smartphone.

Novas ferramentas para seus dispositivos conectados
O Android 11 permite o acesso a dispositivos inteligentes a partir do botão liga/desliga do smartphone. Basta pressionar esse botão para, por exemplo, acender as luzes ou destrancar a porta.

O sistema também conta com novos controles de mídia que permitem que o usuário alterne a mídia reproduzida rapidamente entre fones de ouvido, caixas de som inteligente e até TVs, sem interromper a reprodução.

O recurso Android Auto também recebeu atualizações nessa nova versão do sistema operacional e agora funciona totalmente sem fio nos veículos compatíveis, tornando possível receber instruções com apenas um toque, enviar mensagem de texto ou reproduzir uma mídia utilizando comandos de voz.

Inclusive, o acesso por voz no Android 11 também foi atualizado e está muito mais rápido e fácil de usar.

Maior controle da privacidade e dados para os usuários
As Permissões Únicas darão mais controle aos usuários ao acesso às ferramentas confidenciais como câmera, microfone e localização, sendo possível optar pelo acesso único a esses recursos.

Caso algum aplicativo preciso acessar os sensores novamente, o usuário que escolhe se quer conceder novamente ou não. Além disso, caso tenha algum aplicativo que é utilizado há algum tempo, as permissões são redefinidas automaticamente e o usuário é notificado.

O Android 11 também traz com módulos adicionais de atualização do sistema do Google Play. Dessa forma, as correções de segurança e privacidade serão enviadas para o dispositivo a partir da plataforma, não sendo necessário aguardar pela atualização completa do sistema operacional.

Para usuários do Android Enterprise , o Android 11 conta com a mesma privacidade de um dispositivo pessoal para o da empresa. O perfil de trabalho oferece, ao departamento de TI, ferramentas para gerenciar um telefone sem monitorar dados pessoais ou atividade de uso.

O Android 11 começará a ser lançado hoje em telefones Pixel, OnePlus, Xiaomi, OPPO e Realme selecionados, com mais parceiros lançando e atualizando dispositivos nos próximos meses.

Para mais informações, acesse o site.

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Imposto de Renda de Pessoa Jurídica: tire suas principais dúvidas

O Imposto de Renda (IR) é um tributo conhecido por todos os brasileiros. Ele é um imposto federal, cobrado anualmente, sobre toda a renda de uma pessoa física.

O não pagamento dele pode trazer consequências graves para o contribuinte, com o risco de ser processado por sonegação fiscal, com pena de reclusão entre dois e cinco anos.

Entretanto, existe outro tipo de IR, cobrado para as empresas: o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Quem trabalha com gerenciamento empresarial precisa entender do que ele se trata, como declará-lo e quais são as suas formas de pagamento.

Diferença entre IR e IRPJ

Você sabe qual é a diferença entre o IR e o IRPJ? No primeiro, a pessoa deve declarar tudo o que acumulou e movimentou no ano anterior, independentemente de sua origem. Esse acúmulo pode ser proveniente de trabalho formal ou não, herança, locação de imóvel, investimentos, poupança ou prêmio na loteria.

Entretanto, no caso de empresas, aplica-se o IRPJ. Nele, declara-se todo o faturamento anual de uma empresa, incluindo a sua movimentação financeira e o seu patrimônio acumulado. Assim, o Governo pode verificar a evolução patrimonial dos brasileiros e de seus negócios.

A Receita Federal, então, cobra um tributo dos cidadãos. O valor declarado pelas pessoas vai indicar se o que foi cobrado no ano anterior realmente equivale ao que o indivíduo deveria ter pago. Se o valor for menor que deveria, cobra-se uma taxa extra. Caso contrário, ou seja, se ele tiver sido maior, então, o contribuinte é ressarcido.

Quem declara o IRPJ?

O IRPJ é obrigatório para todos os tipos de empresa que tenham o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Isso independe da tributação que pode ser cobrada, uma vez que existem vários tipos: Lucro Arbitrado, Lucro Presumido e Lucro Real.

São duas as maneiras possíveis de se fazer a declaração do IRPJ. Uma delas é a trimestral, com os pagamentos acontecendo nos meses de março, junho, setembro e dezembro. A outra opção é um pagamento anual, referente ao ano todo, pago de uma única vez, feito ao final de dezembro.

Vale citar que, no caso das empresas que têm o regime de tributação Simples Nacional, não é necessário realizar a declaração do Imposto de Renda. Elas podem fazer o pagamento de seus impostos de uma maneira simplificada. Entretanto, mesmo assim, elas ainda são obrigadas a declarar o seu faturamento anualmente.

Como declarar o IRPJ?

A Receita Federal disponibiliza, todos os anos, um programa próprio para que se realize a declaração. O mais recomendado é que você deixe essa tarefa nas mãos do contador de seu empreendimento, para que ele a faça adequadamente. Caso não conte com este profissional, procure os serviços de um contador de confiança.

Quais são as modalidades de declaração?

Existem quatro modalidades de pagamento para o IRPJ: sobre o Lucro Real, Presumido e Arbitrado, além do Simples Nacional. Com exceção do último, todos possuem uma alíquota de 15%, que deve ser paga.

O Lucro Real é a opção adotada pela maioria das empresas, sendo obrigatória para instituições financeiras. O IRPJ é declarado com base no valor real do lucro do empreendimento durante o período.

O Lucro Presumido é recomendado para os negócios com faturamento anual que varia entre R$ 4 milhões e R$ 78 milhões, pago trimestralmente. Além da alíquota de 15%, a empresa pode atribuir um percentual de lucro tributável ao seu faturamento.

Ele é presumido pelo Governo com base no segmento e na atividade do negócio. Uma tabela disponível no site da Receita Federal ajuda a determinar essa porcentagem. Ela varia de 1,6% a 32% do faturamento da organização.

As empresas do regime Simples Nacional fazem o pagamento do IRPJ de maneira simplificada, por meio do guia de impostos municipais, estaduais e federais, o DAS (Documento de Arrecadação Simples). Ele varia de acordo com a taxa de faturamento da empresa.

Por fim, há a modalidade especial do Lucro Arbitrado. Ela é destinada para aquelas empresas que não correspondem às condições das categorias anteriores, com a existência de suspeita de fraude por parte da Receita Federal.

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PODCAST – Pesquisa: 86% das pessoas não sabem se seus dados estão na Dark Web. Você sabe?

Nesta entrevista com Vanessa D´Angelo, Head de Marketing da LogMeIn para a América Latina, conversamos sobre segurança cibernética dos usuários e ela apresentou uma pesquisa surpreendente.

Um dos grandes problemas dos usuários, sejam eles corporativos ou pessoas físicas, é administrar uma quantidade enorme de senhas no dia a dia da navegação pela internet, bancos online, contas de e-mail, lojas de e-commerce e tantas outras operações necessárias que somos obrigados a colocar uma série de números, letras e caracteres especiais na tentativa de preservar nossos dados.

Porém, mesmo com tantos avisos, as pessoas continuam a utilizar senhas muito fracas ou mesmo repetitivas para todas as ações onde elas são necessárias e os hackers adoram isso. Porém, existe uma maneira de ficar protegido facilmente e é sobre isso que conversamos.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais.



Conheça 4 exercícios preciosos para quem passa muito tempo sentado

Nosso corpo foi feito para se mexer. Nossos ancestrais precisavam de mobilidade, velocidade, força e flexibilidade para poder caçar e sobreviver. Logo, um corpo sadio fazia toda a diferença nessa hora.

Hoje, já não precisamos mais correr atrás do alimento como antigamente, mas nosso corpo ainda requer movimento e exercícios regulares para se manter saudável e ativo. Até mesmo a saúde mental sai ganhando com isso.

O problema é que estamos cada vez mais sedentários e com menos tempo disponível para malhar. Passamos longos períodos trabalhando sentados e, na hora de produzir, até quem consegue se exercitar regularmente acaba tendo vantagens, uma vez que a atividade física ajuda a oxigenar o cérebro, favorecendo novas ideias.

Começo gradativo

Se você quer começar a se exercitar e sentir os benefícios da prática de atividade física na saúde, não precisa pegar pesado logo no início. Ao contrário, estima-se que nosso corpo leve até três meses para considerar algo “um hábito”, então, o principal é ter constância na atividade.

Também encontre algo que goste para poder se sentir mais motivado. Se a ideia é não ter que sair de casa para se exercitar, o que realmente pode dar aquela preguiça, separamos alguns exercícios que vão ajudar a ganhar saúde.

Você pode fazer esses exercícios sozinho, no home office mesmo, entre um intervalo e outro do trabalho. Assim, consegue até ganhar um pouco mais de pique para enfrentar aquela reunião mais comprida, por exemplo.

1.         Agachamento

Este é um exercício simples, mas que vai ajudar a manter a saúde das suas pernas e da coluna. Encoste na parede, mantendo as costas totalmente apoiadas, e agache, como se fosse sentar. Mantenha os joelhos a um ângulo de 90 graus e sustente essa posição por 30 segundos. Retorne à pose original.

Você vai sentir bastante dor nas pernas no início, mas vale a pena insistir. Com a frequência, vai passar a aguentar mais tempo na mesma posição e até agachar mais baixo. Repita a série por três vezes.

2.         Prancha

No chão ou sob um colchonete, deite-se apoiando o peso do corpo nos antebraços e na ponta dos pés. Inspire e expire concentradamente enquanto sente a musculatura abdominal ser trabalhada.

Esse exercício é muito importante para o fortalecimento do core, que é a musculatura abdominal que dá sustentação à coluna. Apesar de ser uma atividade simples, ela requer bastante equilíbrio e perseverança, porque pode ser dolorosa no começo.

Fique 30 segundos nessa posição, descanse 30 segundos e retome o exercício em mais duas séries.

3.         Alongamento de pé

Com o auxílio de uma cadeira ou banqueta, apoie o calcanhar e tente levar o corpo em direção a essa perna que está apoiada, sem dobrar o joelho e mantendo as costas retas.

Fique 30 segundos na posição e troque o lado. Repita esse exercício mais duas vezes em cada perna e sinta melhora na flexibilidade e na circulação.

4.         Alongamento dos braços

Outro exercício simples e extremamente funcional, o alongamento dos braços ajuda a prevenir a lesão por esforço repetitivo (LER) e pode ser feito durante o expediente, a qualquer momento.

Estique um dos braços, com a mão voltada para baixo. Puxe todos os dedos levemente em direção ao seu peito e sinta os tendões alongarem. Sustente por 30 segundos e faça o mesmo do outro lado.

Após três séries em cada braço, é hora de voltar a palma da mão para frente e puxar os dedos para trás. Agora, outros músculos e tendões serão alongados e fortalecidos.

Se você passa muito tempo na mesma posição, faça intervalos a cada hora para dar uma esticada. Dar uma volta, ir ao banheiro, tomar água e se alongar um pouco é essencial para um dia produtivo.

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Samsung anuncia The Sero, a TV que gira, no Brasil

A Samsung anunciou hoje (04), em evento online hoje, sua nova TV. A The Sero é um modelo um pouco diferente, ela possui tela de 43″ com tecnologia QLED e resolução 4K, com som de 60W RMS (cerca de 3x mais potente que uma TV comum) com subwoofer integrado e um modo retrátil giratório.

Voltada para os consumidores da Geração Z e os “millennials”, a The Sero tem funcionalidades exclusivas e um design diferenciado, podendo alternar do modo paisagem para o modo retrato sozinha. Ela se encaixa como um produto premium, e tem compatibilidade com os assistentes virtuais Bixby (da própria Samsung) e Alexa, além de uma variedade de recursos de exibição diferentes para quando não está em uso.

O produto foi anunciado na Coreia ano passado e iniciou sua expansão global este ano, durante a CES 2020. Agora, chega ao Brasil nesta primeira semana de setembro para atender à demanda de uma geração conectada e atenta a inovações. Uma geração que procura gadgets versáteis que acompanhem sua ampla rotina de interação social e digital.

TV + Smartphone
A TV traz como grande mote a incomparável conectividade com os smartphones, fazendo com que os conteúdos verticais do aparelho fiquem perfeitos quando reproduzidos na TV.

É possível rotacionar a tela de três maneiras: pressionando um botão no controle remoto único¹, acionando a rotação da tela via aplicativo SmartThings ou por um ícone exclusivo presente em alguns smartphones específicos da marca. 

Embalagem Eco-Package

Até a embalagem da TV é diferenciada! É só acessar um site e você poderá fazer, com o papelão, algo para a sua casa, como um porta-revistas ou mesmo… Uma casinha para seu gato!

Preço e disponibilidade
Ela já está disponível no site da Samsung, com preço sugerido de R$ 9.999. Aparentemente o preço oficial é de R$ 12.499, porém ela tem um desconto no lançamento.

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Confira 7 dicas para economizar em casa e ainda ganhar uma graninha

Para evitar o atropelo nas contas e se organizar melhor com as finanças, especialistas indicam algumas ações que podem ser adotadas no nosso dia a dia. Repensar hábitos, por exemplo, além de fazer substituições, são iniciativas que podem interferir diretamente nas despesas e auxiliar na busca por uma vida financeira saudável.

De acordo com a Simplic, a organização financeira se tornou algo ainda essencial e pode ajudar principalmente em momentos de corte de orçamento.

Com isso, listamos 7 dicas para ajudar as pessoas a economizarem e também conseguirem uma grana extra com pequenas ações. Confira:

Crie uma lista de compras para ajudar a economizar
Fazer uma lista de compras não traz apenas economia financeira, mas também poupa algum tempo e possíveis desperdícios. Se planejar – seja para ir ao supermercado e até mesmo para realizar compras pela internet – é essencial para não extrapolar as contas.

Tome cuidado com as compras por impulso – principalmente nos sites e e-commerces, elas interferem diretamente no orçamento do mês. E se possível, evite fazer compras quando se está com fome, essa ação pode causar gastos extras.

Organize as refeições e congele alimentos
Para economizar em casa com a alimentação uma dica é fugir, se possível, dos deliverys, utilizando o serviço, por exemplo, apenas em ocasiões especiais ou aos finais de semana.

Comprar ingredientes e preparar os pratos que mais gosta de comer em casa pode garantir uma boa economia. A internet disponibiliza muitas receitas, vídeos e tutoriais que podem ajudar na hora de cozinhar, evitando gastos que podem deixar a conta negativa no final do mês.

Outra dica importante é congelar! Grande parte da economia com alimentação pode ser obtida com o congelamento de produtos. O processo é um aliado perfeito para não pesar o bolso com compras desnecessárias e desperdício.

A dica aqui é congelar as refeições que sobrarem e os alimentos em excesso na despensa (ou que não se destinem a consumo imediato). Isso irá ajudar com o cardápio para as próximas semanas.

Aposte na luz natural para reduzir a conta
A luz é uma das contas que mais pesa no orçamento familiar. Utilizar a luz do sol, deixando portas e janelas abertas por exemplo, pode reduzir até 5% os gastos mensais, conforme a ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Outra dica: o Brasil é um país tropical e tem dias muito quentes. E para as crianças, os pais devem orientar para sempre apagar as luzes, não deixar a televisão, computador e videogame ligados na tomada caso não estejam utilizando.

Crie novos hábitos para diminuir a conta de água
Para impactar diretamente nas contas da casa é preciso criar novos hábitos. Lavar a louça, por exemplo, pode desperdiçar mais água do que imaginamos e por isso vale ficar atento. Na hora do banho, recomenda-se alguns cuidados: banhos mais curtos e ações como deixar o chuveiro desligado enquanto se ensaboa ou passa shampoo, podem ajudar. Outra dica, que muitas vezes passa despercebida, é manter a torneira fechada enquanto lava as mãos, o rosto ou escova os dentes. Com essas medidas, o uso de água no banho cai de 180 para 48 litros. Para casas com crianças, vale também reforçar a mensagem, ensinando os pequenos sobre a importância do tema, explicando que economizando, ajudamos também o meio ambiente.

Separe itens “encalhados” para fazer uma grana extra

Poucas famílias têm o hábito de se desfazer de móveis, brinquedos, roupas, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, que não usam mais. Se a ideia é economizar, porque não dar uma geral em casa e relacionar tudo que pode servir as outras pessoas. Separe os itens que podem ir para doação e outros que é possível vender.

Por meio de sites de produtos usados como o Enjoei ou de Marketplaces como o Mercado Livre é possível divulgar o produto na internet e quem sabe, gerar uma graninha extra.

Outra dica é divulgar os itens nas redes sociais, grupos dos amigos pelo whatsapp e até mesmo criar uma loja virtual. A plataforma Loja Integrada, por exemplo, oferece recursos gratuitos e permite criar um e-commerce em poucos clientes.

Aposte em aulas de reforço escolar e idiomas
As escolas estão fechadas e muitas crianças e jovens estão estudando em casa. Caso seja bom em alguma matéria e goste de ensinar, uma dica é oferecer aulas de reforço escolar para os moradores do seu prédio.

Este é um ótimo jeito de ganhar dinheiro, já que as aulas podem ser feitas à distância, com cada um na sua casa, por meio de ferramentas gratuitas como o Skype, Hangouts meet, entre outras. A mesma coisa vale para quem sabe algum idioma: aproveite esse conhecimento para ensinar outras pessoas em troca de uma graninha extra.

Responda pesquisa remuneradas
Responder pesquisas é uma das maneiras mais simples de ganhar dinheiro na Internet, sendo uma oportunidade de ajudar também as marcas a conhecerem melhor o seu público.

O primeiro passo é se cadastrar em sites que agregam pesquisas remuneradas, como Toluna, Lifepoints e Greenpanthera – procure sempre sites com credibilidade. Ao informar dados do seu perfil, os portais te enviam questionários sobre produtos ou serviços por e-mail para você avaliá-los.

A recompensa pode ser em forma de transferência PayPal, como é o caso da LifePoints, ou pontos que podem ser trocados por dinheiro ou crédito em lojas.

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