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Conheça cinco aplicativos que podem salvar o seu dia sem sair de casa

Com os smartphones cada vez mais presentes no nosso cotidiano, já é possível resolver (quase) todos os problemas do dia a dia com apenas alguns cliques – ou até menos que isso. Empresas especializadas em serviços estão ao alcance de um simples toque, com facilidades que vão de pedir uma refeição, passando por solicitar um motoboy, alugar um imóvel e até conseguir hospedagem para o seu cachorro! [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

 

Esse crescente mercado tem nome, é o chamado O2O (Online to Offline). Basicamente, o setor consiste em serviços que são contratados virtualmente para serem realizados na vida “real”. Somente no Brasil, 24 milhões de pessoas consomem diariamente produtos relacionados à esse segmento, segundo dados da ABO2O (Associação Brasiliera de O2O).

Conheça cinco aplicativos que podem ajudar a simplificar sua rotina:

– Esqueceu algo ou precisa fazer uma entrega?

Já está no aeroporto e esqueceu o passaporte em casa? Sem problemas! A Loggi é uma plataforma digital de entregas expressas que atua com 5 mil motoboys cadastrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Com o aplicativo, é possível solicitar um mensageiro para entregar um pacote ou então buscar um documento importante que você precisa naquele momento. Em parceria com restaurantes, a Loggi também faz delivery de alimentos com um sistema que avisa quando o pedido está chegando por SMS. Atualmente, são 25 mil entregas feitas todos os dias.

– Quer contratar um pintor, eletricista ou até um churrasqueiro?

Com a missão de facilitar o encontro dos profissionais liberais com seus clientes, o GetNinjas é o maior plataforma de contratação da América Latina e possui 200 mil profissionais cadastrados que atendem cerca de 150 mil pedidos mensalmente. Ao conectar usuários a prestadores de serviços, o GetNinjas resolve o  que você precisa, atendendo áreas que vão de Aulas Particulares, Assistência Técnica, , Consultoria, Design e Tecnologia, Eventos, Moda e Beleza, Reformas, Saúde, até Serviços Domésticos.

– Cansado de procurar imóvel?

O VivaReal possui mais de 5,5 milhões de anúncios de imóveis para compra ou locação em mais de mil cidades brasileiras reunidos em um só lugar. A plataforma digital conecta imobiliárias, incorporadoras e corretores com consumidores que buscam um imóvel. Com mais de 18 milhões de visitas por mês em seu site e aplicativos móveis, o VivaReal é líder em seu segmento de atuação, possui mais de 600 colaboradores (e a cachorrinha Dalila) e está presente com escritórios locais em 14 cidades brasileiras.

– Vai viajar e não sabe com quem deixar seu animal de estimação?

Para quem deseja viajar e encontra dificuldades na hora de escolher onde deixar o pet, a DogHero facilita esse processo: a plataforma digital de hospedagem domiciliar de cães disponibiliza anfitriões – como são chamadas as pessoas que recebem os animais – para cuidar dos hóspedes na ausência de seus tutores. Atualmente, são 10 mil Anfitriões em mais de 650 cidades brasileiras. A hospedagem pela DogHero é, em média, 60% mais barata do que os hotéis para pets, que acaba sendo um ponto importante para quem precisa economizar. Além disso, o serviço é mais pessoal e confiável, pois o cliente recebe fotos e vídeos diariamente sobre a estadia do cãozinho, e há seguro saúde.

 – Precisa de uma carona ou quer rachar os custos de uma viagem?

A fim de conectar condutores que fazem viagens de longa distância a passageiros que vão para o mesmo destino, a BlaBlaCar já promoveu o compartilhamento de 1 milhão de assentos no primeiro ano no Brasil. O aplicativo criou uma comunidade segura e de confiança, com perfis completos dos seus participantes – que podem ser avaliados após a viagem. Presente em 22 países e com mais de 40 milhões de usuários em todo o mundo, a plataforma permite ainda que os usuários declarem se são “Bla”, “BlaBla” ou “BlaBlaBla” de acordo com sua disposição em conversar durante a viagem.

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Márcia Nakahara é nova country-manager da BMC no Brasil

A BMC Software, de softwares de TI, anuncia Márcia Nakahara como a nova líder e country-manager das operações no Brasil. São mais de vinte e cinco anos de experiência em cargos que exigem motivar e treinar equipes de vendas para alcançar resultados, além da profunda compreensão em cada aspecto da cadeia de valor do cliente.

“Márcia é comprovadamente uma líder e, além de compreender os clientes, entrega resultados notórios”, declara Paul Appleby, vice-presidente executivo de vendas e marketing global da BMC. “Sua experiência e paixão em garantir o sucesso do cliente são imprescindíveis para o cargo e permitirão que a BMC Brasil continue a encantar seus clientes e a superar consistentemente suas expectativas”.

“Estou entusiasmada com esta nova oportunidade na BMC”, afirma Márcia Nakahara, country-manager da BMC Brasil. “No Brasil, as grandes corporações têm enfrentado uma enorme disruptura digital, e a BMC está bem posicionada e preparada para impulsioná-las a alcançar o sucesso. Como parte das atividades deste novo cargo, irei liderar e motivar equipes, garantindo a entrega de tudo o que nossos clientes precisam, assim como capacitar nossos colaboradores com as ferramentas, a cultura e a energia certas para impulsionar o sucesso da BMC e suas equipes, como também de nossos clientes”.

Com ampla experiência na indústria de tecnologia brasileira, Márcia esteve à frente de grandes equipes, foi reconhecida por sua liderança e contribuições significativas para o cumprimento de suas cotas regionais de vendas, com a formação de equipes de alta performance.

Currículo
Anteriormente à BMC, a executiva exerceu as funções de diretora de operações regionais e diretora de vendas para grandes empresas na McAfee e Symantec, respectivamente. Assim como ocupou posições de vendas com responsabilidades crescentes, bem como funções em pré-vendas, serviços profissionais e programação no início de sua trajetória.

Márcia é bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Osasco (FEAO) e possui MBA em Gestão Estratégica para Executivos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A executiva estará baseada no escritório da BMC em São Paulo e responde diretamente ao vice-presidente para América Latina.

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Esgrima: um esporte completo e democrático

Esgrima

A esgrima é considerada como o esporte mais antigo do Ocidente e oferece inúmeros benefícios para o praticante. E o uso da espada ainda faz a cabeça de muita gente. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Acredita-se que é na pré-história, quando o homem se utilizava de armas para a caça e a defesa de animais, que é encontrada a origem da esgrima. E foi na França do século XVII que surgiram as primeiras escolas.

“Muitas coisas vem da antiguidade. As pistas de esgrima surgiram nos primeiros castelos medievais, sendo adaptadas de acordo com o espaço dos corredores”, conta Abel Melián,  professor da modalidade e com mais de 40 anos de experiência na área. “Hoje, as dimensões oficiais são 14 metros de comprimento, com um espaço para recuo, e até dois metros de largura”, diz.

Mas a esgrima moderna é bem diferente, é um esporte divertido e ao mesmo tempo de muita habilidade, inteligência e controle emocional, trazendo inúmeros benefícios para o praticante, fazendo com que muitos profissionais e executivos de diversas áreas busquem a modalidade. O Vida Moderna esteve em uma escola e pode conferir isso de perto.

A primeira impressão é de um esporte muito democrático, podendo ser praticado por qualquer pessoa independente da idade. sexo, tamanho, condição física ou até mesmo no caso de cadeirantes.  Por não haver distinção de sexo, homens e mulheres podem jogar entre si. Muitos praticantes estão na modalidade especialmente para ganhar condicionamento físico e também perder peso.

Alunos de esgrima
Abel Melián com alguns de seus alunos

“Todos podem jogar contra todos. E em uma aula de cerca de 2h é possível perder até 1200 calorias. A intensidade é muito alta, e por isso o atleta ganha muito condicionamento físico praticando”, afirma Melián.

Custos e Materiais
Um mito em relação a modalidade é ser algo “caro” por conta dos custos dos equipamentos utilizados, além da própria arma. As roupas específicas para a prática são brancas e muito resistentes, acompanhadas de luvas na mão que empunhará a arma, máscara protetora e colete protetor. No caso das mulheres, há ainda um colete protetor especial para os seios. Os professores usam roupas pretas nos treinos.

“Normalmente a escola empresta para o aluno todo o material por alguns meses, para ele se adaptar e se ‘apaixonar’ pelo esporte. Após esse período o próprio aluno já pensa em adquirir os equipamentos, e orientamos para primeiro adquirir a arma e a luva, e aos poucos os outros materiais. Assim o custo é bem pequeno”, conta Abel.

No caso de mensalidades, os valores são menores do que academias de musculação. “Academias de Crossfit, por exemplo, cobram muito mais caro do que uma escola de esgrima”, diz o professor.

Armas
São três armas diferentes utilizadas na esgrima, a espada, o sabre e o florete:

1. Espada: É a maior (110 centímetros), mais pesada (770 gramas) e mais rígida das armas, e pode atingir – com a ponta – todo o corpo do adversário. Por isso, o esgrimista deve se posicionar mais verticalmente. As disputas com espadas só entraram no calendário olímpico em 1900, em Paris, quatro anos depois da estreia do florete e do sabre (a introdução da esgrima nos Jogos Olímpicos se deu logo na sua primeira edição da era moderna: Atenas, 1896);

2. Florete: É uma arma menor que a espada (mede aproximadamente 90 centímetros) e mais leve (500 gramas). Os pontos no florete são marcados quando a ponta acerta o tronco (a parte da frente e das costas) do adversário, até a região ventral. A categoria faz muito sucesso entre os brasileiros

3. Sabre: É a mais flexível das três armas, por isso os jogos são muito rápidos e movimentados. O contato é válido é da cintura para cima – incluindo os braços – e golpes podem ser aplicados não só com a ponta, mas também com o lado da lâmina. Exige boa preparação física do atleta.

Nas disputas, quem chega aos 15 pontos primeiro é o vencedor. Apenas na espada, se dois competidores se tocarem ao mesmo tempo, ambos levam o ponto. Nas outras duas armas (sabre e florete) quem começa a jogada ou se defende antes do contra-ataque leva o ponto.

Benefícios
São muitos os benefícios para quem pratica, pois o esporte exige bom preparo físico, agilidade, equilíbrio, foco e concentração. Segundo Abel, “a esgrima sempre serviu de base para outras modalidades, especialmente os treinos, devido sua alta exigência tanto física quanto psicológica”. E em conversa com alguns alunos, percebi que os motivos (e a paixão) para a prática são bem distintos.

Para professora de educação física Cristiane, 37 anos e aluna há cerca de 40 dias, o esporte foi paixão a primeira vista. “Já pratiquei outros esportes, mas quando conheci a esgrima não quis largar, lidar com profissionais da área é muito diferente do que aprendemos na faculdade, a experiência é muito boa, eu adorei!”.

Ataque x defesa

Já para Daniel, programador de Banco de Dados, 31 anos e atleta de esgrima há pouco mais de dois anos e bastante ativo, o principal motivo foi a perda de peso. “Em cerca de 2 anos eu perdi 12kg, a intensidade dos treinos me ajuda muito nisso e no preparo físico. E eu quero disputar mais campeonatos”.

Esgrima
Ataques rápidos!

Outra aluna com quem eu conversei, a “Nenê”, 46 anos,  disse que a modalidade a ajudou muito na questão de concentração e do físico. “Eu fico muito tempo sentada na frente do computador, e a esgrima me ajudou muito nesse sentido. Aqui nós temos tanta coisa pra prestar atenção, o trabalho mental é tão intenso que realmente nos desligamos de todo o resto. A parte física é intensa, e a turma é muito divertida! Aqui jogamos tanto contra homens como mulheres, não existe distinção”, diz.

Disputa mista! Olha a Nenê indo para cima…

Para o Executivo de Segurança da Informação Bruno, 39 anos, a esgrima foi uma vocação, um chamado. “Sempre tive vontade pela questão de espada, de crescer vendo Star Wars e os duelos com os sabres de luz. A esgrima te permite entrar nessa fantasia, no mundo real. você vai duelar com outra pessoa de verdade”.

Já para sua esposa, a Gerente de Gestão de Talentos Ana, 38 anos e também praticante de esgrima, a motivação foi a busca por um esporte completo. “Sempre quis fazer um esporte de combate que utilizasse agilidade, estratégia e postura, e ao comparar com outras modalidades a esgrima atendeu a todos os meus requisitos”.

Esgrima
Disputa de casal…

“A esgrima chama a atenção de muitas pessoas. Quando ocorrem competições grandes, como as Olimpíadas a procura sempre cresce, e esperamos que esse interesse continue, pois é sempre bom divulgar uma modalidade tão completa”, conclui Melián.

Gostou, se interessou? Quer mais informações? Acesse o site da escola e faça uma aula experimental!

 

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Cards Payment & Identification 2017 apresenta novidades em meios de pagamento

A transformação digital está alterando cada vez mais os hábitos do consumidor, que cada vez mais utiliza o smartphone para realizar suas transações financeiras. Para acompanhar essa evolução, soluções mais simples, ágeis e eficientes em transações financeiras são necessárias, e o setor precisa investir constantemente em inovação e infraestrutura. É esta abordagem que a Cards Payment e Identification 2017, que acontece de 23 a 25 de maio no Transamérica Expo Center, em São Paulo, trará aos participantes, ao apresentar novidades em soluções de reconhecimento facial, controle de acesso, pagamentos sem contato, biometria, self checkout (autosserviço), quitação de empréstimos online, e-commerce, assinatura digital com valor legal e soluções integradas de pagamento muticanal (mobile, POS, internet e outros).

Uma das atrações do evento será um quiosque de autoatendimento (ATM) de impressão de cartões, que poderá ser utilizado em vários segmentos: shoppings, transporte público, eventos – shows e jogos de futebol – , bancos, benefícios (VR, VT), cartão fidelidade, crachás, escolas e Universidades, como também em estacionamentos. No caso dos Gift Cards, os cartões poderão ser impressos com motivos comemorativos e de maneira personalizada.

Os visitantes poderão participar de uma experiência de reconhecimento facial em tempo real com a tecnologia NeoFace Watch em um dos estandes. O sistema é recomendado para validação e autenticação de clientes na concessão de crédito e realização de vendas de alto valor agregado. Com essa ferramenta é possível comparar a imagem capturada pela webcam com a imagem extraída do documento e das mídias sociais, oferecendo mais segurança para as empresas, além de auxiliar na redução de fraudes.

Outra novidade que será apresentada é uma plataforma de assinatura digital, que realiza transações e assina documentos eletrônicos com valor legal, de forma segura, utilizando smartphones e tablets inclusive. A empresa é credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para atuar como prestadora de serviços de suporte no âmbito da IPC-Brasil.

Com o objetivo de oferecer uma solução eficiente e segura para o setor bancário, serão apresentadas soluções de emissão instantânea de cartões e credenciais mais duráveis. A entrega imediata de cartões de crédito é uma solução completa para as instituições financeiras, pois reduzem custos operacionais, evitam extravios e fraudes, além de atrair mais clientes e proporcionar uma nova experiência para o consumidor, que poderá usufruir de um serviço personalizado.

Congresso 

O Congresso discutirá como será o futuro sem dinheiro, experiências de pagamento online mais seguras, regulamentação de fintechs e bitcoins, os benefícios que o varejo pode ter com as soluções de IoT e o mercado de adquirentes no futuro – quando a tecnologia e os pagamentos se encontram. Também haverá painéis sobre mudanças de hábitos de consumo, mobile payment, tendências de crescimento do setor de meios de pagamento no Brasil, fidelização dos clientes, Design Thinking no mundo digital, além de novas tecnologias de prevenção e detecção de fraudes (cybersecurity).

A questão “segurança” também será amplamente discutida no Congresso, no V Seminário Nacional de Certificação Digital, no Fórum e-Commerce e no Fórum Varejo, durante a Cards, especialmente após o ataque cibernético mundial da última sexta-feira (12), que fez mais de 200 mil “vítimas” em 150 países.

“Um dos principais objetivos do evento é reunir instituições financeiras, fintechs, empresas de tecnologia e varejo para que cheguem à conclusões, desafios, oportunidades e caminhos positivos para suas empresas, seus clientes e a sociedade”, destaca Luis Veiga, diretor da Cards Payment & Identification 2017.

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Resource mira expansão com quarta unidade nos EUA

A Resource, uma das principais multinacionais brasileiras de serviços de TI e Integração Digital, anuncia a abertura de sua quarta filial nos Estados Unidos. A nova unidade será em Chicago, Illinois. A iniciativa faz parte da meta de expansão internacional da companhia, um dos destaques de seu Plano Global de Crescimento para os próximos cinco anos.

“Estruturamos nossa atuação na América do Norte em 2014 e, desde então, já temos operações em Miami (Flórida), Vale do Silício (Califórnia) e Dalas (Texas). Agora vamos acelerar a internacionalização em regiões com boa alavancagem de negócios e potencial de crescimento para atingirmos um novo patamar de mercado. Escolhemos Chicago para abrir mais uma unidade por se tratar de um centro financeiro importante no cenário norte-americano e onde já temos alguns clientes”, diz Gilmar Batistela, fundador e Chairman da Resource, responsável pela estratégia internacional da organização que também possui unidades no Chile, Colômbia e México.

Com a expansão, a Resource garante um atendimento ainda mais próximo às empresas norte-americanas que estão nessas regiões. “Vários clientes possuem atuação global, principalmente nos Estados Unidos. Dessa forma, continuaremos a investir na abertura de novas unidades para garantir um atendimento personalizado e de excelência”, diz Paulo Marcelo, CEO da companhia. Segundo ele, a opção pela capital de Illinois foi estrategicamente pensada. Das 134 companhias da lista Fortune Global 500 que são americanas, 14 são de Illinois. O mercado de TI emprega mais de 230 mil profissionais no estado, de acordo com a CompTIA (Computing Technology Industry Association) e a previsão é de forte crescimento até 2025.

Para aumentar a capilaridade de atendimento e a relevância internacional, diversas iniciativas estão incluídas no Plano Global de Crescimento da companhia para os próximos anos. “Adotamos um modelo de governança ainda mais forte, visando a futura abertura de capital, e estamos estudando novas possibilidades de crescimento com parceiros estratégicos e fundos de investimento. Com isso, nossos clientes podem esperar uma empresa ainda melhor e que ofereça mais inovação aplicada às suas soluções”, reforça Paulo Marcelo.

Coordenação
O líder responsável pela unidade de Chicago será Roberto Martins, que atuará sob a gestão de Fabio Back, Vice-Presidente para América do Norte da Resource. Com cerca de 30 anos de experiência na área de Tecnologia, o executivo, que mora há mais de dez anos nos Estados Unidos, é formado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez cursos de Marketing e Tecnologia da Informação. Atuou como diretor em empresas como Citibank, Hitachi Consulting e Stefanini. “É muito bom entrar para o time da Resource, uma grande integradora brasileira com presença internacional e líder em transformação digital com inúmeros diferenciais. Espero colaborar com o desenvolvimento da companhia nos Estados Unidos e com o crescimento da carteira de clientes”, comenta o executivo.

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Frente Parlamentar de Economia Digital será lançada hoje

A discussão sobre os rumos dos projetos que tratam de diversas tecnologias inovadoras no Congresso Nacional terá uma nova força de pressão e ações. Entidades e empresas participarão hoje, 17 de maio, às 17 horas, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, da criação da Frente Parlamentar Mista de Economia Digital e Colaborativa.

O objetivo é que esse grupo aja para inserir de forma efetiva o debate sobre Economia Digital e Colaborativa no Congresso Nacional. Afrente é presidida pelo deputado federal Thiago Peixoto (PSD-Go) e seu lançamento contará com a presença do Ministro Gilberto Kassab, de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Essa nova frente trará o debate sobre Economia Digital para dentro do Congresso de forma organizada. A ideia é identificar todas as proposições que estão em andamento sobre temas relacionados com novas tecnologias.

Também estarão presentes, além de deputados, senadores e outras autoridades federais, estaduais e municipais, representantes da sociedade civil organizada e de grandes empresas do segmento, como Facebook, Google, Apple, IBM, Microsoft, Uber, 99, Airbnb, Spotify, Totvs e Netflix, além de entidades que representam o setor.

Ponte entre o analógico e o digital
“Valorizamos a criação de espaços de diálogo como esse onde todos os lados podem ser ouvidos. Esta nova frente facilitará a comunicação entre o Parlamento, as empresas de Economia Digital e a sociedade. Precisamos de pessoas esclarecidas para fazerem a ponte entre o passado analógico e o futuro digital, pessoas que entendam o espírito do tempo e não tentem deter o progresso por meio de regulamentos e normas”, afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Francisco Camargo.

A frente foi organizada pelo deputado. Peixoto começou as articulações durante o debate sobre os aplicativos de transporte, como o Uber, e diz ter notado que há diversos interesses envolvidos em temas de tecnologia que, não necessariamente, são ouvidos em projetos desse porte sobre tecnologias.

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WordPress recompensará quem achar vulnerabilidades

A plataforma aberta de conteúdo WordPress juntou-se ao grupo de empresas que premiam quem achar bugs e vulnerabilidades em suas tecnologias. Os termos do programa de caça ás falhas (bug bounty, em inglês), foram publicados no site HackerOne, uma comunidade de especialistas de segurança que agrega formas de controle de divulgação de bugs e tem sido atrativa para as empresas divulgarem esses tipos de programas de premiação.

O WordPress é o gerenciador de conteúdo e blog mais usado no mundo. Sua parte comercial é ligada à empresa Automatic, mas a parte aberta do CMS (Content Management System) é mantida por uma comunidade, coordenada pelos criadores da tecnologia.

A Fundação WordPress não estabeleceu valores específicos para pagar por bugs descobertos. Mas Aaron Campbell, líder da equipe de segurança do WordPress, observou em seu blog que já foram concedidos mais de US$ 3.700 em prêmios a sete achados diferentes.

O programa de bug bounty da fundação era mantido de forma privada. A crescente pressão por melhorias, devido a várias tentativas de ataques à plataforma e a complicação do cenário de segurança digital no mundo fizeram a organização abri-lo ao público.

“O WordPress é um alvo interessante – é bem conhecido, de código aberto e bastante difundido – e parece que os hackers são atraídos por isso”, observa Campbell. Com a abertura do programa para desenvolvedores de todo o mundo, a organização aponta que ganhará mais tempo para que seus programadores trabalhem em melhorias diversas da plataforma.

Os termos do programa podem ser acessados no HackerOne. Os principais focos para a caça são as ferramentas e plug ins:

  • WordPress (content management system)
  • BuddyPress (social networking plugin suite)
  • bbPress (forum software)https://hackerone.com/wordpress
  • GlotPress (collaborative translation tool)
  • WP-CLI (command line interface for WordPress)

 

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62% das empresas de mídia apostam em tecnologias para mudar negócio

Segundo um levantamento realizado pela KPMG, 62% das empresas de mídia utilizam tecnologias disruptivas para reformular os seus modelos de negócio e 51% possuem, no mínimo, um orçamento aplicado em projetos-piloto e implementação de novas tecnologias. Os dados constam no estudo Tecnologias Disruptivas – Mídia (Disruptive Technologies Barometer: Media sector), realizado pela KPMG Internacional e que ouviu 580 empresas de 16 países (Brasil incluso).

A pesquisa apontou também que a fim de proteger a própria empresa e a participação no mercado, 69% dos participantes fazem investimentos tangíveis e estratégicos em dispositivos e aplicativos móveis. Já 68% investem em computação em nuvem e outros 61% focam em redes sociais e plataformas de colaboração.

As tecnologias disruptivas estão ajudando as empresas de mídia entrar em novos mercados (57%), ainda mostra a pesquisa.

“Agilidade e visão de mercado definem as empresas de mídia. Elas perceberam a movimentação do setor e apostaram nas novas tendências tecnológicas antes mesmo de empresas de outros segmentos. Os líderes de mídias veem as tecnologias disruptivas como uma forma de ajudar a estimular melhorias no atendimento ao cliente e no desempenho operacional dentro de suas organizações”, afirma o sócio da KPMG no Brasil, Marcelo Gavioli.

Tecnologias em foco
A Internet das Coisas (50%), a robótica (49%) e a moeda e os pagamentos digitais (47%) estão ajudando a aumentar a produção dentro das empresas. Contudo, somente 23% dizem que as diretorias de suas empresas estão “muito preparadas”, incluindo o tema tecnologias emergentes na pauta de suas reuniões

A Internet das Coisas (48%), a inteligência artificial/computação cognitiva (47%) e a moeda e os pagamentos digitais (47%) estão ajudando as empresas a prestar um suporte pós-compra a clientes de modo mais eficaz.

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Samsung lança processador Exynos Série 9 construído sobre a nova tecnologia de processo de 10nm

A Samsung anunciou na Mobile Word Congress, em Barcelona, o lançamento do seu mais recente processador (AP), o Exynos 8895 Série 9. Este é o primeiro chipset da Samsung para tirar proveito da tecnologia de processo FinFET de 10 nanômetros (nm) mais avançada, com estrutura de transistor 3D melhorada, que permite um desempenho de até 27% maior enquanto consome 40% menos energia quando comparada à tecnologia 14nm.

O novo Exynos 8895 Série 9 é o primeiro processador do seu tipo a incorporar um modem Gigabit LTE que suporta cinco agregações de canais (portadoras), ou 5CA. Ele oferece velocidade de dados rápida e estável para downloads de até 1 Gbps (Cat.16) com 5CA e uploads de até 150 Mbps (Cat.13) com 2CA.

O Exynos 8895 é um processador octacore, composto por quatro núcleos de processadores de 2ª geração da Samsung, para desempenho aprimorado e eficiência de energia, além de quatro núcleos Cortex®-A53. Com a tecnologia Samsung Coherent Interconnect (SCI), o recente processador integra uma arquitetura de sistema heterogênea que permite uma computação mais rápida para uma ampla gama de aplicações, como inteligência artificial e deep learning.

O Exynos 8895 também oferece ótima experiência multimídia com sua GPU e codec multiformato (MFC), além de um desempenho gráfico 3D superior que minimiza a latência para UHD 4K VR e experiência de jogo com a mais recente GPU Mali-G71 da ARM.

Além disso, com seu avançado MFC, o processador suporta gravação de vídeo e reprodução com uma resolução máxima de 4K UHD em 120fps. Ele também vem com tecnologia de processamento de vídeo que permite uma experiência de alta qualidade, melhorando a resolução da imagem; por exemplo, para aplicações de Realidade Virtual, o Exynos 8895 oferece uma experiência de vídeo realista e imersiva com resolução 4K.

O Exynos 8895 tem uma unidade de processamento separada para soluções de segurança aprimoradas necessárias para pagamentos móveis que usam reconhecimento de íris ou impressões digitais, bem como uma Unidade de Processamento de Visão (VPU) que pode reconhecer e analisar itens ou movimentos para melhor monitoramento de vídeo, processamento de imagem panorâmica e tecnologia de sistemas de visão.

“Além de ser construído com a mais avançada tecnologia de processo de 10nm FinFET, o novo Exynos 8895 Série 9 incorpora as tecnologias de ponta da Samsung, incluindo uma CPU de 2ª geração, um modem Gigabit LTE e muito mais”, disse Ben Hur, vice-presidente de Marketing de Sistema LSI da Samsung Electronics. “Com as tecnologias líderes da indústria como VPU, o Exynos 8895 irá impulsionar a inovação de smartphones da próxima geração, headsets VR e sistema de entretenimento automotivo”.

O Exynos 8895 Série 9 está atualmente em produção em massa. Para mais informações sobre o processador, acesse o site da empresa.

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Pesquisa vai mapear mercado de SaaS no Brasil

Em plena ascensão no mercado brasileiro, as empresas SaaS – que oferecem acesso a um software como um serviço (pago através de uma mensalidade) – ainda são um território desconhecido até mesmo para os principais players deste segmento. Com o objetivo de compreender padrões e métricas relevantes para esse modelo de negócio, a primeira pesquisa sobre o mercado de SaaS e Cloud computing no Brasil se propõe a criar um grande benchmarking e mapear esse ecossistema.

Um formulário detalhado, com questões que investigam desde a estrutura física das empresas até o Lifetime Value (LTV) de seus clientes, está no ar desde 8 de maio. Ele se destina a toda e qualquer empresa que oferece algum tipo de software vendido como assinatura e fica no ar até o próximo dia 22 de maio aqui. O resultado vai ser divulgado na segunda semana de junho, nos canais das empresas parceiras.

“Hoje não sabemos muito sobre o mercado SaaS no Brasil, de uma forma mais ampla. Não temos grandes pesquisas como, por exemplo, a famosa pesquisa da Pacific Crest sobre SaaS nos EUA e a da Signal Hill na Índia. Por isso decidimos mudar esse cenário: vamos fazer a maior pesquisa sobre SaaS no Brasil”, aponta Diego Gomes, sócio e CMO da Rock Content, curador da pesquisa.

Para além de identificar tendências de mercado como, por exemplo, se empresas tradicionais de software estão transmutando para ofertas de software como serviço, a pesquisa também se dedica a promover um melhor entendimento de investidores nacionais e internacionais sobre como esse mercado se comporta. Com isso, planejar investimentos em startups brasileiras de SaaS tende a ficar mais fácil e, por consequência, mais recorrente.

O fundo de investimentos internacional Redpoint eVenture apoia a pesquisa, que também contou com a expertise da Signal Hill e resulta de uma grande parceria entre Rock Content, Superlógica, Resultados Digitais, Conpass, Meetime, Vindi, Iugu, SaaSholic, Cubo e SaaS Forum. Todas as respostas são confidenciais e anônimas, uma vez que o foco do mapeamento é ter um overview deste mercado como um todo no território nacional.

Informações
Pesquisa sobre o mercado SaaS no Brasil – https://bit.ly/saas-brasil
De 08/05 a 22/05, com divulgação dos resultados a partir de 08/junho

 

 

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Como a Inteligência Artificial é utilizada no atendimento ao cliente?

Os avanços tecnológicos têm interligado todas as esferas de nossas vidas em níveis antes inimagináveis. Hoje o mundo está completamente interligado e nossa decisões são afetadas por esta percepção desta nova realidade.

Isto levou as pessoas a desenvolverem uma necessidade de resolver tudo com rapidez. Neste cenário, o atendimento ao cliente foi forçado a reinventar-se, os antigos processos baseados em etapas e dados já ficaram obsoletos e hoje o foco voltou-se para a intenção do cliente e suas reais necessidades.

Os assistentes virtuais, também conhecidos mais recentemente como bots ou chatbots, estão tendo um papel fundamental no atendimento ao cliente, já que representam a inovação dentro empresas que tem grandes demandas de atendimento ao cliente, não apenas pela incorporação da novidade por si só, mas principalmente pela redução de custos, retenção de atendimentos, e aumento satisfação do usuário que entregam como resultado após sua implementação.

A tecnologia que os assistentes virtuais usam é baseada em Inteligência Artificial.

Geralmente este termo é usado para explicar como uma máquina imita as funções “cognitivas”, que nós humanos normalmente associamos somente a outras mentes humanas, tais como: “aprender” e “resolver problemas”. A Inteligência Artificial utilizada nos assistentes virtuais permite criar modelos de relações semelhantes aos que um ser humano usaria para encontrar uma determinada informação (uma representação do conhecimento e compreensão). Emulando a forma de pensar de um ser humano, compreendendo a forma coloquial de se dialogar, os assistentes virtuais conseguem catalogar essas informações e procurar nela a resposta certa.

Os assistentes virtuais podem entender o que o usuário deseja ou seja, sua intenção, através das Redes Neurais. Uma rede neural simula o funcionamento de um cérebro biológico, o seu objetivo é resolver os problemas da mesma forma que cérebro humano o faria. Cada neurónio está interligado um ao outro, e o efeito dessa ligação influencia o estado de outras unidades neuronais conectadas. Estes sistemas são conhecidos como formação e auto-aprendizagem, onde ao invés de uma programação tradicional destacam-se funções de solução ou detecção, o que é difícil conseguir em uma ordenação tradicional.

A mais notável capacidade dos assistentes virtuais é de conseguirem aprender automaticamente com o usuário, isso é alcançado através de Machine Learning (Aprendizagem Automática). Este termo refere-se a uma divisão da inteligência artificial cujo objetivo é, basicamente, desenvolver técnicas que permitem os computadores aprenderem. Especificamente, trata-se da criação de programas capazes de padronizar comportamentos a partir das informações recebidas. Dentro dos diferentes modelos existentes, é desejável que um assistente virtual use o modelo probabilístico, que tenta determinar a distribuição das probabilidades descritivas da função e estabelece valores as essas características e as liga a valores pré determinados.

Desta forma, o Machine Learning permite que o assistente virtual aprenda novas palavras e significados a cada dia, aumentando sua precisão e compreensão diariamente.

Inteligência Artificial e os conceitos derivados a partir dela, são palavras que estão na moda e agora estão no discurso de todo provedor de soluções tecnológicas; e cada vez há mais tecnologias ao nosso alcance.

Os assistentes virtuais revolucionaram o modelo tradicional de comunicação entre as empresas e seus clientes, porque usam e capitalizam as informações e conhecimentos obtidas do usuário permitindo entregar um atendimento melhor, personalizado e preciso, e ao final agregando resultados positivos nos negócios a curto e médio prazo .

Não é tarefa fácil escolher um fornecedor de assistentes virtuais para uma empresa. Para fazer isso, é importante ter em conta as reais necessidades da sua empresa e de seus clientes, a informação e conteúdo que estão disponíveis, o nível de maturidade tecnológica da organização, além da experiência prévia deste fornecedor no segmento em que sua empresa atua.

Por Bruno Dalla Fina, country manager da Aivo, empresa que propõe uma nova experiência de relacionamento com os clientes nos canais digitais.

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O que Bob Dylan e a tecnologia RASP têm em comum?

* Por David Vergara

Ok. Agora que eu tenho a sua atenção explicarei melhor essa chamada. No último mês de março, o ícone da música folk finalmente foi até Estocolmo, mais precisamente até a sede da Academia Sueca, para aceitar formalmente o Prêmio Nobel de Literatura de 2016 e o valor de 8 milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 900.000) que acompanha a premiação.

Acontece que uma de suas mais conhecidas músicas (integrante do álbum The Freewheelin) tem como título “Não pense duas vezes, está tudo certo”. Estou certo de que o ex-Robert Zimmerman não tinha o conceito de segurança em mente quando escreveu esta letra. E, apesar disso, com base em uma recente pesquisa feita no Reino Unido mostrando com que despreocupação os cidadãos britânicos estão baixando aplicativos para seus dispositivos móveis antes de levar em consideração os riscos dos crimes cibernéticos a que se expõem ao agir dessa maneira, eu penso que há uma ampla identificação entre o título do álbum de Dylan e esse comportamento.

A pesquisa, revelada em um artigo da SC Magazine apontou que mais de 25% dos britânicos nunca verificam o quanto é seguro um aplicativo antes de instalá-lo. Fale sobre não pensar duas vezes, mas, espere, ainda há mais. Outro estudo promovido no ano passado pelo desenvolvedor de aplicativos de segurança Promon analisa as responsabilidades tanto do ponto de vista do desenvolvedor como do usuário.

Quando as pessoas são questionadas sobre o quanto elas acreditam que os seus bancos mantêm suas contas e dados financeiros seguros de ataques e roubos, 91% responderam que suas instituições são “de alguma forma capazes, muito capazes ou completamente capazes”. Para sublinhar essa constatação, a pesquisa também apontou que 89% dos participantes admitiram não saber se seus aparelhos foram infectados através de um ataque cibernético.

Em uma descoberta de alguma forma encorajadora, o estudo também revelou que os usuários estão ficando mais cientes dos riscos de ter seus dados pessoais associados ao uso de qualquer aplicativo. Dito isso, há ainda uma considerável expectativa entre os consumidores de que cabe aos bancos ou aos desenvolvedores de aplicativos tomar a iniciativa quando de trata de prevenir ataques de hackers ou de proteger seus dados.

Então, qual é o primeiro passo para os bancos e outros players blindarem os aplicativos? Bem, aqui é onde ganha importância a tecnologia RASP (Runtime application self-protection). Uma solução de software que protege os aplicativos contra os hackers, a RASP gerencia de forma proativa o perigo de um vírus ao prevenir que o aplicativo execute atividades fraudulentas mesmo antes de ele ser iniciado.

Descobrir e reagir
Ela opera assim: a tecnologia RASP é integrada de forma nativa no aplicativo móvel e minimiza os ataques criminosos que têm o aplicativo como alvo. Ela detecta os ataques e, instantaneamente, reage e fecha o aplicativo antes que dados sensíveis sejam comprometidos e empregados em fraudes.

O resultado? A RASP fortalece a segurança do aplicativo ao neutralizar os potenciais perigos e protege dados sensíveis e transferências de valores elevados dos hackers. Mas, e aqui está a chave, a RASP precisa ser planejada e mesmo priorizada na fase de desenvolvimento ou de atualização de um aplicativo. A contrapartida, todavia, é clara: a RASP torna o portfolio de um aplicativo mais seguro e, particularmente os móveis, mais confiáveis.

Consumidores, desenvolvedores ou ambos?
Para definir, afinal, em quais ombros deve recair a responsabilidade pela existência de aplicativos seguros, a resposta realmente só pode ser compartilhada por ambos. Os consumidores necessitam dar maior atenção aos perigos reais dos ataques móveis, onde eles baixam e usam aplicativos com os quais eles não possuem familiaridade. Mas, em última instância, pertence aos desenvolvedores e aos que comercializam aplicativos a responsabilidade de protegerem os consumidores através da oferta de aplicativos mais seguros. E, todos nós já sabemos disso, esperança não é uma estratégia.

Assim, nas palavras do novo (ou quase novo) ganhador do prêmio Nobel de Literatura, se você está baixando um aplicativo de um distribuidor que emprega a tecnologia RASP “não pense duas vezes, está tudo certo”.

chefe global de Marketing de Produtos da Vasco Data Security International

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Como a música pode influenciar no desenvolvimento de uma criança?

A música faz o cérebro evoluir de modo único. A constatação é da neuropsicóloga Catherine Loveday, da Universidade de Westminster. Mas vem reiterar aquilo que educadores e famílias já sentem na prática: o ensino musical contribui para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos.

De acordo com a pesquisadora, ao afetar as emoções, a música é capaz de estimular profundamente o cérebro, como nenhuma outra forma de manifestação artística. “Trata-se de um forte estímulo cognitivo e há fortes evidências de que a prática musical melhore a memória e a linguagem”.

O cientista do Instituto canadense Rotman, Sylvain Moreno, liderou uma pesquisa que avaliou o efeito da prática musical no desenvolvimento do cérebro de crianças de oito anos. Elas receberam aulas gratuitas de música por um período de seis meses e foram avaliadas antes e depois. Os testes mediram habilidades cognitivas, auditivas e de leitura. Na avaliação final, as crianças demonstraram melhora nas habilidades de leitura e eram mais capazes de conectar palavras escritas com seus sons falados – um componente crítico da alfabetização. Além disso, foram identificadas mudanças de entonação ou emoção durante uma conversa. Os pesquisadores também monitoraram as ondas cerebrais das crianças usando técnicas de neuroimagem, o que comprovou um aumento da atividade em regiões associadas com escuta cuidadosa, fala e música.

“Desde o útero da mãe, as crianças respondem a estímulos musicais”, aponta Claudia Freixedas, Diretora Educacional da Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri no litoral e interior de São Paulo. Maior projeto sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri proporciona educação musical gratuita a crianças e jovens entre 6 e 18 anos. De acordo com Claudia, “a partir da 21ª semana de gravidez, os bebês já podem perceber estímulos sonoros, como sons internos do corpo da mulher, batimento cardíaco, respiração e a voz da mãe. Nos primeiros meses de vida, o bebê já demonstra interesse pelos sons ao seu redor e se assusta facilmente com ruídos altos. Entre os 4 e 6 meses de vida, já começa a tentar identificar de onde vem o som e qual a fonte sonora, demonstrando grande sensibilidade auditiva. Por isso, destacamos a importância da valorização do estímulo musical a crianças desde os primeiros anos”, afirma a diretora educacional.

Elaine Rodrigues, de São José dos Campos, matriculou sua filha, Gabriela, aos 9 anos no Projeto Guri local, seguindo a orientação de sua terapeuta. Segundo Elaine, ela foi diagnosticada com TDAH, epilepsia e déficits de aprendizado.  Após um ano de aulas de piano, a menina apresentou melhorias significativas em seu desenvolvimento. “Surpreendentemente, a Gabriela recebeu alta da terapeuta e os resultados dos exames dela foram muito satisfatórios. Deu para notar que a prática musical a ajudou a desenvolver uma concentração maior e a melhorar sua autoestima. Hoje, ela se sente mais segura, mais confiante e até socializa melhor.  Mesmo a média escolar dela melhorou”.

De acordo com a Pesquisa de Avaliação de Impacto, encomendada à Ipsos Public Affairs pela Associação Amigos do Projeto Guri de 2011 a 2013, as atividades musicais incentivam e impactam de forma positiva o comportamento dos alunos. Os familiares que responderam à entrevista avaliaram o comportamento de seus filhos comparando antes e depois do início da prática musical no programa. Mais de 60% notaram um aumento da disciplina e organização das crianças. Já no quesito relação com os amigos e família, 80% declararam que sentiram seus filhos mais sociáveis e abertos para compartilhar momentos em família.

Segundo a Diretora Educacional do Guri, a música possibilita muitas coisas. “Esses dados confirmam que a prática musical, principalmente quando realizada coletivamente, pode promover a desenvoltura, além de possibilitar novas formas de pensar e ver o mundo, de ter uma visão crítica e reflexiva de si mesmo e dos outros e trabalhar questões de solidariedade, formando, assim, pessoas mais tolerantes”, comenta a Diretora Educacional, finaliza Claudia Freixedas.

Ainda segundo a Diretora Educacional, além dos benefícios já citados acima, crianças e jovens também podem encontrar na música uma outra linguagem para se expressar, desenvolvendo a acuidade auditiva, a escuta atenta, a prontidão, o senso imaginativo e criativo.

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VMware compra empresa de analytics mobile

Melhorar a experiência do cliente é um dos mantras atuais da tecnologia e algo profundamente ligado à chamada “transformação digital”. É até chato ver isso constantemente repetido por executivos e propaganda de empresas. Mas é a mais pura verdade. Todos estão em busca disso e, às vezes, é mais rápido comprar do que desenvolver internamente. Esse foi o caminho da Vmare, que anunciou ontem, 15 de maio, a aquisição da startup Apteligent, especializada em analytics mobile.

A tecnologia da Apteligent ajuda técnicos da TI e desenvolvedores, o público principal da VMware, a não apenas gerar relatórios de falhas ou insights, ela proporciona um cruzamento de informações e dados que dão a exata noção do que o usuário deseja e como ele se comporta usando os sistemas.

Com isso, fica mais fácil e rápido propor melhorias ou criar novas funcionalidades.

Os termos da aquisição não foram revelados, o que é comum em compras de startups. A Apteligent havia arrecadado quase US$ 50 milhões desde sua fundação em 2011, com uma lista de investidores que incluem Scale Venture Partners, GV, Shasta Ventures, KPCB, AngelPad e AOL Ventures. Outros financiadores estratégicos incluem a Accenture e – advinhem – a VMware.

Analistas apontam que a compra é um complemento da aquisição da AirWatch, juntada à VMware em 2014, e que deixou clara a estratégia da empresa de ter um domínio sólido em tecnologia mobile e funcionalidades para o cenário desafiador do big data.

“A VMware planeja alavancar e integrar as tecnologias de gerenciamento de desempenho móvel da Apteligent com a Digital Workspace Platform VMware para empresas que desenvolvem e entregam aplicativos móveis para seus usuários finais. Com a tecnologia Apteligent do nosso lado, a VMware prevê uma proposta de valor significativa que beneficiará as organizações através de sua jornada de transformação digital com gerenciamento de desempenho móvel, insights de negócios e análise de comportamento de aplicativos”, diz o comunicado oficial.

 

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Electronic Arts encerra escritório no Brasil; operações agora serão concentradas no México

A produtora Electronic Arts decidiu fechar o escritório que mantinha no Brasil. Em comunicado oficial enviado ao UOL Jogos, a empresa informou que todas as operações que eram realizadas por aqui agora vão acontecer em outro escritório da empresa, na Cidade do México.

Pelo tom do comunicado oficial, fica a impressão de que isso em nada deve impactar os jogos já lançados no país, assim como futuros lançamentos e outras características, como dublagens e legendas em português.

Veja abaixo na íntegra o comunicado que a EA enviou sobre o assunto:

“A Electronic Arts tomou a decisão de unificar as operações de todos os países da América Latina em um escritório localizado na Cidade do México. A mudança será feita nos próximos meses e dará à empresa a capacidade de concentrar expertise enquanto dimensiona estratégias e alavanca franquias por meio de uma única e empolgante voz.

Esta é uma decisão bem pensada que levou em consideração os jogadores, os funcionários e os negócios – todos os quais se beneficiarão imensamente. A estrutura do hub foi projetada para servir melhor os jogadores brasileiros e fortalecer as operações em toda a região. A Electronic Arts também estará dando aos funcionários locais a possibilidade de desenvolverem suas carreiras através de um ambiente multicultural, enquanto os coloca no centro da tomada de decisão global.

A empresa está orgulhosa de continuar o trabalho com os parceiros de longa data no Brasil, garantindo que o relacionamento com varejistas, imprensa e comunidade continuará forte – as mesmas pessoas que você já conhece continuarão como representantes locais. Essas equipes estarão trabalhando mais perto do que nunca, dada a importância do mercado e dos fãs que foram conquistados ao longo dos anos”.

 



Brasil apresenta maior crescimento global na adoção de transgênicos

O Brasil cultivou nada menos que 49,1 milhões de hectares com culturas transgênicas em 2016, um crescimento de 11% em relação a 2015 ou o equivalente a 4,9 milhões de hectares a mais. Nenhum outro país do mundo apresentou um crescimento tão expressivo. Com essa área, a agricultura brasileira está atrás apenas dos Estados Unidos (72,9 milhões de hectares) no ranking global de adoção de biotecnologia agrícola. As informações são do relatório do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA), divulgado mundialmente no início deste mês.

De acordo com a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, a expressiva adoção da biotecnologia agrícola no País está relacionada aos seus benefícios. “A agricultura tropical precisa superar diversos obstáculos e, em virtude disso, o produtor brasileiro tem uma demanda natural por ferramentas que o ajudem a superar esses desafios; a transgenia faz isso com eficiência e segurança”. No País, a taxa de adoção para a soja geneticamente modificada (GM) é de 96,5%, para o milho (safras de inverno e verão), 88,4% da área foi plantada com variedades transgênicas e no algodão o índice foi de 78,3%.

O levantamento do ISAAA também revela que a biotecnologia agrícola resultou em benefícios ambientais e socioeconômicos. A adoção de organismos geneticamente modificados (OGM) globalmente gerou uma redução das emissões de dióxido de carbono (CO²) equivalente à retirada de cerca de 12 milhões de carros das ruas em um ano. Esses dados mostram que a biotecnologia agrícola é uma das ferramentas que contribuem para que os países cumpram a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir significativamente a emissão de gases do efeito estufa até 2030. Além disso, se a biotecnologia não estivesse disponível para as culturas de soja, milho, algodão e canola plantadas em todo o mundo em 2016, seriam necessários 19,4 milhões de hectares a mais para obter a mesma produção.

Do ponto de vista socioeconômico, nos países em desenvolvimento, essa tecnologia contribuiu para o aumento de renda de aproximadamente 18 milhões de agricultores. Para o presidente do conselho do ISAAA, Paul S. Teng, as culturas transgênicas se tornaram um recurso essencial tanto para iniciativas de preservação da biodiversidade quanto para a melhoria da rentabilidade dos agricultores. No Brasil, um levantamento da consultoria britânica PG Economics revelou que, entre 2013 e 2015, os benefícios econômicos acumulados chegam a R$ 52 bilhões.

Em todo o mundo, 26 países plantaram 185,1 milhões de hectares com variedades GM, um crescimento de 3% se comparado com os 179,7 milhões cultivados em 2015. Além de Estados Unidos e Brasil, se sobressaem as áreas plantadas com OGM na Argentina (23,8 mi/ha), no Canadá (11,6 mi/ha) e na Índia (10,8 mi/ha).

Outros destaques do relatório global do ISAAA sobre variedades GM:

Adoção sem precedentes

A transgenia é a tecnologia mais rapidamente adotada na história da agricultura moderna. Se em 1996 (ano em que os OGM foram cultivados pela primeira vez) a área plantada era de 1,7 milhão de hectares, em 2016 passou a ser 185,1 mi/ha.

Países desenvolvidos x Países em desenvolvimento

Pelo quinto ano consecutivo, países em desenvolvimento adotaram mais transgênicos (54% ou 99,6 mi/ha) do que os industrializados (46% ou 85,5 mi/ha). Além disso, das 26 nações que utilizam a biotecnologia, 19 estão em desenvolvimento.

– Estados Unidos – Em 2016 o País aprovou novas culturas transgênicas com características inéditas: duas variedades de batata e uma de maçã, que podem contribuir para a redução do desperdício de alimentos.

– Europa – Quatro países da Europa plantaram OGM em 2016. Ao todo, Espanha, Portugal, Eslováquia e República Checa cultivaram aproximadamente 136 mil hectares de milho transgênico resistente a insetos.

– Comércio Internacional – Diversos países que não cultivam OGM importam grãos transgênicos de outras partes do mundo. O país que mais conta com aprovações no mundo é o Japão, com 311 autorizações.

 

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Ransomware WCry: Instalem a PØ*Ӆ$%ЖȺ do patch!

O avanço do ransomware WannaCry (#Wcry), ocorrido durante a última sexta-feira, 12 de maio, quase deixou o mundo de joelhos. Quem teve de sair mais cedo da empresa porque os gestores da TI mandaram desligar tudo que não era essencial, mal soube, quando voltou ao trabalho, que por muito pouco não havia mais empresa.

Isso porque a disseminação desse malware foi contida quase por acaso, quando um especialista em segurança descobriu uma chave que fazia o Wcry não infectar mais computadores remotamente. Foi uma providencial barreira para a crise que estava se espalhando de forma geométrica e prometia o armageddon cibernético.

Os números variam, mas os primeiros dados mostram mais de 100 países e pelo menos 200 mil máquinas infectadas.

Estão chamando a proliferação do WCry de mega-ataque, superataque, o maior ataque de todos os tempos etc. Ataque? Dá pra chamar de ataque quando a TI da empresa não instala uma atualização (patch) publicada há dois meses e deixa uma brecha aberta num sistema operacional antigo?

Há termos melhores para definir isso. Bobeira, sono, inércia, vergonha, viver perigosamente, amor ao risco desnecessário, etc. Escolha um.

Dez entre dez especialistas em segurança digital são enfáticos sobre eventos como o ocorrido. “Instalem o patch!” E hoje, com o impacto do #Wcry razoavelmente controlado, mais algumas centenas de experts de ocasião estão fazendo lista de dicas para as empresas se protegerem. E a pricipal delas continua sendo: “instalem o patch”.

Quando gente reconhecidamente competente e aproveitadores de ocasião convergem para uma mesma lição essencial, não há saída, é melhor escutá-los. Instalem o patch!

A Microsoft, fabricante dos sistemas afetados (Windows XP, Windows 8 e Windows Server 2003 – os usuários de Windows 10 não foram alvos) está tentando alertar novamente para as pessoas instalarem a porcaria do patch! Isso porque estamos há dois meses após ele ter sido publicado. E em pleno rescaldo de quase uma carnificina digital em sistemas empresariais. Dois meses! E tem empresa que ainda não instalou o diacho do patch.

“À medida que os cibercriminosos se tornam mais sofisticados, simplesmente não há maneira de os clientes se protegerem contra ameaças a menos que atualizem seus sistemas. Caso contrário, eles estão literalmente lutando contra os problemas do presente com ferramentas do passado”, escreve o vice-presidente jurídico da Microsoft, Brad Smith, em um post no qual discute a necessidade de uma ação coletiva urgente para garantir a segurança cibernética dos clientes. E adivinhem qual a lição principal? Pois é.

Outro alerta (ou melhor, bronca) vem de um veterano da segurança digital, Beau Woods. Para ele, a maioria dos sistemas digitais mais críticos para o funcionamento da sociedade estão vulneráveis, e o Wcry expôs isso de forma avassaladora. “Já gastamos US$ 1 trilhão com segurança digital e ainda temos eventos como esse”, comenta em sua conta do Twitter.

Mais custos
Todos sabem porque as empresas adiam essas medidas simples. Trocar os sistemas operacionais exige investimentos, por vezes pesados. Também tomam horas de máquinas paradas e ainda é necessário mudar SLAs (contratos de serviços), novas certificações para os técnicos, frameworks e até contratação de seguro novo para o negócio.

Mas o que temos após o Wcry se espalhar pelo mundo? Necessidade de mais investimentos, trocas de tecnologia e especializações… e um seguro contra ransomware não cairia nada mal.

Então, não há como fugir das responsabilidades. A lição deixada pela quase catástrofe digital do ransomware Wcry é simples: Instalem a porcaria do patch!

 

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TecnoMultimídia InfoComm Brasil apresentará novidades da indústria audiovisual

Voltada ao mercado de sistemas de áudio, vídeo, automação residencial, digital signage e comunicações unificadas, a TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2017 traz para os profissionais da área o ambiente ideal para quem busca se atualizar sobre as novas tecnologias do setor. A feira, que acontece de 23 a 25 de maio, no São Paulo Expo, irá reunir os principais fabricantes mundiais, assim como distribuidores regionais, nacionais e as mais importantes empresas integradoras no São Paulo Expo.

Os sistemas de projeção estão entre as novidades mais aguardadas. A Casio apresenta seu novo projetor 4K, em primeira mão para o Brasil. A BenQ lança a linha completa de projetores 4K para home cinema, o primeiro no mundo com a tecnologia DLP (Processamento Digital da Luz) e que pode ser desenvolvido sob medida para ambientes residenciais. Mas para quem busca projeções para grandes áreas, eventos e de vídeo mapping, o grande destaque da Epson será a linha profissional Epson Pro L, que incorpora uma fonte de luz laser para uma incrível qualidade de imagem, durabilidade e confiabilidade.

Os visitantes poderão conferir também as soluções de automação residencial e comercial. O Grupo Discabos, apresenta as soluções de automação da SBUS, uma linha cabeada e Wireless com Energy Cloud – sistema de gestão e controle para eficiência energética, e as tecnologias para o mercado AV da ATEN, uma solução para controle de salas de áudio e vídeo, com equipamentos para gestão de energia em racks – PDU.

A Munddo Distribuidora está lançando o iEAST, sistema para sonorização de ambientes sem fio, compatível com os principais serviços de música online. Em paralelo, Flex Automation traz a nova linha Hubless, sistema para automação com Wi-Fi e bluetooth, que não necessita de central para ser comandada por smartphones e tablets.

A feira também apresenta soluções para o ambiente corporativo. AKramer mostra o VIA GO, que permite conexão instantânea para iniciar apresentações com a mais alta qualidade, e o VIA AWARE, que pode exibir até seis telas de usuário em uma principal ou até 12 telas em dois monitores, dependendo do hardware. Além de possibilitar a interação e colaboração entre salas e escritórios, seja em prédios, cidades ou países diferentes, essa tecnologia também pode ser utilizada na área educacional, já que os alunos com acesso remoto podem facilmente participar da turma e colaborar em tempo real com videoconferências e aplicativos de escritório de terceiros.

“A TecnoMultimídia InfoComm é uma oportunidade para os profissionais acompanharem toda a evolução dessa indústria. Além do que está em alta e lançamentos, a feira também conta com fóruns, palestras, programas acadêmicos e seminários”, diz Victor Alarcón, gerente de projetos da feira.

Serviço

TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2017

Data e horário: de 23 a 25 de maio (de terça-feira a quinta-feira), das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Vila Água Funda  –  São Paulo/SP

Para mais informações acesse o website do evento.

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Transformação digital deve começar pelo básico

* Por Edivaldo Rocha

Nasci em Japurá, no noroeste do Paraná, uma cidade que tem 9 mil habitantes e foi ali, no meio de uma fazenda de gado, e um ambiente simples, que comecei a compreender sobre o que realmente faz diferença no sucesso de qualquer empreendimento: o gerenciamento do capital humano. Desde cedo notei que todos gostam de ser bem tratado e ter o seu trabalho reconhecido e é essa a política que busco implementar. Sabemos que as pessoas são o nosso ativo mais importante.

Uma boa gestão de pessoas entende a necessidade do outro, sabe atrair, conquistar, reter, sabe o que cada um precisa para viver bem. Eu tenho prazer em poder contribuir com a evolução dos empregados da empresa, tenho conversas diárias, com muitos colaboradores para ensinar coisas simples como, por exemplo, a fazer um fluxo de caixa, sobre os objetivos de sua vida pessoal e profissional, como estão se preparando e o que os motiva a evoluir.

Como líder e gestor eu sei que é preciso que meus colaboradores tenham a vida pessoal e financeira bem resolvida, uma pessoa cheia de dívidas não vai conseguir produzir de forma adequada, vai estar sempre com a cabeça em outro lugar, e quero ajudá-los para não ter este tipo de preocupação, pois preciso deles 101% focados em nossos clientes. Decidi ajudar estas pessoas a olhar para o básico, fazer o simples, de maneira eficiente, que gere resultados reais para suas vidas e para a empresa, sendo assim, busco o melhor que cada colaborador pode entregar.

Cada gestor sabe que precisa manter os colaboradores engajados, fazer com que todas as tarefas e metas sejam cumpridas de acordo com o planejado. E cabe aos líderes encontrar formas de adaptar a empresa e todos que dela fazem parte às mudanças do mercado.

Reinventar
Sei que os funcionários também podem ter este crescimento como meta. Eu incentivo para que cada líder pense como dono e encontrem os caminhos da mudança, temos sempre que nos reinventar, criar coisas novas. Toda empresa de tecnologia precisa respirar a mudança.

Além de identificarmos os líderes, programamos investir na formação da equipe. Isso garante com que os funcionários reciclem seus conhecimentos e consequentemente, passem a oferecer um melhor serviço e um melhor atendimento aos nossos clientes porque somos preocupados com a qualidade da prestação de nossos serviços.

E não há nada de espetacular nisso, é algo bem simples, mas que muitas vezes é esquecido pelas grandes corporações, pelos CEOs das maiores empresas. E voltando ao básico da boa administração estamos transformando a empresa, sendo mais produtivos e com uma equipe mais feliz.

CEO da CorpFlex

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Conheça o novo escritório ultra tecnológico da Nokia, em São Paulo

Sim, a Nokia não morreu e está firme e forte entre nós! A nova sede da gigante finlandesa no bairro da Lapa, em São Paulo, foi projetada para ter o melhor que a tecnologia pode oferecer.  Mobilidade e ultra tecnologia são as palavras de ordem para a empresa. Lá, tudo é conectado, acessível e móvel. Os profissionais podem desfrutar de ambientes virtuais e trabalhar de qualquer lugar, física ou virtualmente, com a alta tecnologia 100% fibra óptica, última novidade no mundo em termos de tráfego de dados. Os espaços – mesas e cadeiras – ficam livres para que os mais de 800 funcionários decidam onde querem trabalhar, para uma maior integração entre as áreas da empresa. Como resultado, mais segurança, maior velocidade de acesso e menores custos de implantação e operação. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

 

Cada profissional, ao acessar a rede no novo escritório, que iniciou suas operações no último dia 8 de maio, contará com Wi-Fi ou com conexões físicas (cabos) interligados com tecnologia POL (Passive Optical LAN), denominação que descreve as conexões feitas por uma fibra óptica próxima de onde aquele profissional estiver sentado, seja em área informal de convivência, sala de reunião ou na própria mesa de trabalho. Todos os dados relativos a e-mails, conferências, chamadas de voz, câmeras de segurança, controle de acesso são transmitidos via raios lasers.

Os sinais ficarão disponíveis, basicamente, em duas redes de distribuição: uma por baixo do piso e, outra, dentro do forro. A rede do piso será responsável pelos cabos físicos em mesas e espaços de reuniões, por meio de aparelhos telefônicos. Já nas estações de trabalho, a cada quatro posições, haverá uma possibilidade de conexão pelo cabo de rede, pois a principal conexão será feita via Wi-Fi, controlada pela rede do forro, juntamente com as câmeras de vídeo. Tudo foi dimensionado para que a rede tenha total redundância e maior capacidade de transporte de dados, a fim de não travar videoconferências nem outras situações, como quando o profissional assiste a sessões via reuniões virtuais.

“Quem faz a Nokia são as pessoas e elas têm que ser valorizadas. Por isso, somos o primeiro escritório da empresa no mundo a ter disponível a tecnologia de fibra óptica, com tráfego 100 vezes mais potente do que o de um cabo de cobre. Isso permite que sejamos mais velozes, que possamos otimizar nossos recursos e ter ganhos em produtividade. Além de toda essa inovação tecnológica, incentivamos e estimulamos o engajamento entre as áreas da empresa, convidando os profissionais a estarem sempre mais próximos uns dos outros no dia a dia”, ressalta o diretor de Estratégia e Operações de Negócios para a América Latina da Nokia e Diretor Geral da Nokia no Brasil, Cleri Inhauser.

Em uma visita, é possível notar que a empresa preza por espaços abertos e menos hierarquizados para os funcionários. Não existem salas específicas para as diretorias e a presidência; os colaboradores não têm mesa fixa, podendo escolher um lugar diferente sempre que desejarem e, assim, aproveitam os diversos ambientes, projetados para favorecer a descontração, dentro do escritório. São muitas as salas de reuniões e cabines telefônicas, para que os colaboradores tenham a opção de participar de reuniões presenciais, por telefone ou por videoconferência, com a necessária privacidade.

As mesas, mais especificamente, não têm gaveteiros nem telefones fixos. Todos usam o softphone, que pode ser acessado por laptop ou celular. Para imprimir um documento, por exemplo, basta enviar a impressão para o follow-me printer, passar o crachá em qualquer impressora do escritório e, por fim, retirar seu documento.

Mais um ponto em destaque é a preocupação da Nokia com o meio ambiente. A iluminação do novo escritório é de LED e os espaços foram pensados para aproveitar a luz natural do dia. Além disso, foi instalado um sistema para o reúso da água de chuva.

Essas são algumas das novidades da sede da Nokia, mas não para por aí. A empresa também vem buscando formas diferentes de contribuir com o bem-estar dos colaboradores e meio ambiente. Um exemplo é a parceria com o aplicativo Bynd, onde os colaboradores podem oferecer e receber carona de forma criativa e rápida, trazendo integração e acumulando pontos em programas de fidelidade, podendo trocar esses pontos por passagens aéreas ou produtos.

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