Home Blog Page 1762

Vendas de drones voam alto

A queda de preço e facilidade de acesso para comprar um drone elevou as vendas desse produto em 2015 e dá sinais que continuarão voando alto em 2016. Um levantamento da Juniper Research aponta que a receita anual com vendas de drones comerciais devem chegar aUS$ 481 milhões este ano, cerca de 84% acima do índice do ano passado.

O estudo aponta que o preço baixo tem reduzido significativamente a barreira de entrada em muitos setores, com modelos de alto desempenho agora disponíveis por menos de US $ 3 mil. A queda de valor ajudou a abrir portas para o uso comercial dos…[MAIS]



Indústria brasileira desconhece o que é digitalização

Levantamento da Siemens e da IDG Connect ouviu executivos de empresas com mais de 500 funcionários no Brasil; mais de 90% dos entrevistados afirmam que suas indústrias estão “completamente digitalizadas” ou “quase totalmente digitalizadas”

O universo digital começa a ganhar corpo na linha de produção em países como Alemanha e Estados Unidos, abrindo espaço para uma nova revolução industrial, batizada de Indústria 4.0, também conhecida como a Indústria do Futuro. Mas qual o nível de conhecimento desta tendência por parte das empresas brasileiras?

Para responder a essa e a outras questões, a Siemens, em parceria com a IDG Connect, promoveu uma pesquisa com 50 diretores e gerentes de engenharia e manufatura de empresas com mais de 500 funcionários localizadas no Brasil.

O resultado mostra pouco conhecimento sobre o que é Indústria 4.0 e sobre o conceito de digitalização. Prova disso é que 44% dos entrevistados afirmaram que a manufatura em suas companhias está “completamente digitalizada”, enquanto 48% dos respondentes dizem que o processo de…[MAIS]



Tendências do marketing digital para 2016

* Por Scott McCorkle

 

O ano está começando e você, profissional de marketing, deve estar traçando seu plano de ação para 2016, certamente revendo acertos e erros e tentando antecipar os destaques do próximo ano. Para ajudá-lo, listo abaixo insights sobre as principais tendências de marketing de 2015 e 2016.

Ad Blocking

Na segunda metade de 2015, o ad blocking foi um dos principais temas de discussão envolvendo tecnologias de marketing, e um dos assuntos mais importantes do Ad:Tech, maior evento de marketing digital do planeta, realizado em Nova York em novembro. As conversas giraram em torno da quantidade de usuários que baixaram ad blockers e da validade de se “furar” esse programa.

Uma vez que os ad blockers estão se tornando cada vez mais populares e sofisticados, os profissionais de marketing irão valorizar crescentemente os publisher premiums, que privilegiam os anúncios relevantes, consistentes com uma boa experiência para o usuário e que não interrompem a navegação. Nesse contexto, o CRM exerce um papel importante para garantir que qualquer comunicação digital tenha como alvo um certo público adequado, e seja…[MAIS]



Gartner afirma que investimentos mundiais em semicondutores atingirão US$59,4 bilhões em 2016

O Gartner, Inc. anuncia que os investimentos mundiais em semicondutores devem diminuir 4,7% em 2016, atingindo US$59,4 bilhões. Esse número indica uma diminuição de 3,3% em relação ao crescimento previsto no trimestre anterior.

“As perspectivas para 2016 no mercado de equipamentos de fabricação de semicondutores refletem uma expectativa preocupante para a demanda de eletrônicos direcionados a usuários finais e para o ambiente econômico mundial. As políticas de investimento de capital dos maiores vendedores de semicondutores permaneceram cautelosas em um contexto de baixa demanda eletrônica. No entanto, as perspectivas de longo prazo mostram um retorno ao crescimento, embora o mercado de equipamentos de fabricação de semicondutores estreitos deva entrar em um ciclo delicado de queda em 2016 devido à perda do equilíbrio entre o fornecimento e a demanda no mercado de Memória de Acesso Aleatório Dinâmico (DRAM)”, afirma David Christensen, Analista Sênior de Pesquisas do Gartner.

As despesas com equipamentos de fabricação de semicondutores estreitos devem diminuir 2,4% em 2016. Dentro da previsão, diversos segmentos devem cobrar tarifas diferenciadas em resposta à variação de condições do mercado final. Por exemplo, o segmento de litografia vai crescer 1,4%, enquanto os mercados de equipamentos de erosão, limpeza e planarização devem recuar 2,9% em 2016. O segmento de equipamentos de deposição deve registrar um declínio de 3,2%. Depois de 2016, o mercado deverá se tornar mais positivo, com previsão de crescimento relativamente forte até 2018.

Esta pesquisa foi produzida pelo Programa de Fabricação de Semicondutores do Gartner, parte do Grupo Global de Pesquisas de Semicondutores, e oferece uma visão abrangente de toda a indústria de semicondutores, desde a fabricação de dispositivos até a aplicação das tendências do mercado.



EUA propõem gastar US$ 4 bi para legalizar carros-robôs

A administração Obama quer investimentos de US$ 4 bilhões na elaboração de normas e políticas para facilitar o rápido lançamento de carros-robôs (self-driving cars, também chamados driverless cars – carros sem motorista).

A decisão, se tomada, será em âmbito federal. Isso garantirá leis nacionais consistentes e obedecidas em todo o país. O que há atualmente nos Estados Unidos é uma verdadeira colcha de retalhos de regulamentos em cada estado, aprovadas ou em processo de aprovação.

Empresários do ramo, como o dono da Tesla, Elon Musk, são constantes nas críticas ao atual quadro legal para veículos autônomos. O executivo cheou a twittar algumas vezes sobre os avanços do produto. Segundo ele, a tecnologia deve evoluir muito nos próximos dois anos e a lei atual não será capaz de acompanhar.

Sentido que algo possa dar errado e a dificuldade se tornar um problema, com conflitos entre a demanda dos consumidores, fabricantes e o sistema legal, o governo Obama criou o projeto de investimento. A proposta depende de…[MAIS]



Zenvia contrata em São Paulo e Porto Alegre. Vagas em TI

A Zenvia, de serviços de mobilidade, anuncia processo seletivo para a contratação de 14 profissionais em Porto Alegre (RS) e em São Paulo.

Entre as vagas oferecidas, os destaques são para: Analista de planejamento e gestão, Analista de relacionamento, Analista de projetos, Analista de qualidade, Analista de sistemas, Analista de suporte, Assistente financeiro, Desenvolvedor e Executivo de negócios.

“Somos líderes brasileiros em plataformas digitais de interação com consumidores, queremos profissionais com…[MAIS]



Índia tem mais mortes por selfie do que qualquer outro lugar do mundo

O selfie, aquela inocente foto que tiramos de nós mesmos em situações que gostaríamos de compartilhar com amigos, está causando polêmica na Índia. Mais da metade das 27 mortes ocorridas no mundo se deram no país. A situação parece estar fora de controle e nas primeiras semanas de 2016 já foram três fatalidades.

Tirar um selfie é uma verdadeira mania pelo mundo todo. Mas na Índia algo a mais está ocorrendo e especialistas e autoridades estão preocupados em descobrir o que, exatamente, faz disso algo fora do normal e trágico por lá.

O país tem um primeiro-ministro que adora selfie. Narendra Modi é regularmente visto tirando fotos em…[MAIS]



As 4 principais características do CIO moderno

*Por Ana Claudia S. Reis

O processo de recrutamento de executivos é composto por várias etapas, que buscam extrair de um candidato informações e características que transcendem o seu currículo. Nesses processos, analisamos o comportamento, personalidade e atitude em diversas situações, claro, baseadas no cargo que o profissional irá assumir dentro da sua área de atuação.

Além de fatores fundamentais, como a formação acadêmica, consideramos as habilidades particulares de cada candidato, justamente aquelas que o diferencia de seus concorrentes. Em muitas vezes, é desafiador identificá-las, visto que as empresas procuram profissionais específicos, de acordo com a necessidade dos negócios naquele período.

Como especialista da área de tecnologia e headhunter, procuro nos candidatos a CIOs características primordiais que se fazem necessárias em todos os profissionais dessa posição. São elas:

1. Comunicação: É essencial que o CIO possua uma boa capacidade de comunicação. Ela não se faz necessária apenas no ambiente corporativo, onde as reuniões e apresentações são constantes, mas em todos os outros processos do negócio, como o relacionamento com o time, fornecedores, Conselho e os próprios colegas. A falta dessa habilidade interfere na satisfação dos profissionais que se relacionam com esse executivo, desencadeando falhas nas linhas de negócios.

2. Mentoria e engajamento: O sucesso de uma empresa não é conquistado somente pela ótima gestão de seus líderes. O retorno das ações surge pelo esforço de…[MAIS]



Cibercriminosos: País é um dos mais perigosos para os usuários digitais

A Kaspersky Lab acaba de publicar relatório sobre o “Submundo cibernético no Brasil”. Inédito, estudo revela a vida secreta dos cibercriminosos daqui e classifica o País como um dos mais perigosos para os usuários digitais, principalmente por conta de ataques maliciosos específicos que roubam dinheiro e dados privados. A cooperação internacional com grupos criminosos da Europa Oriental também contribui para a evolução do malware nacional.

“Há muitas campanhas criminosas voltadas especialmente para os brasileiros. Além disso, a legislação nacional é muito vaga em relação à crimes digitais. Se você une tudo isto ao vasto comércio de produtos e serviços entre criminosos locais, nota o quanto a realidade digital brasileira pode se tornar complexa para empresas que não contam com especialistas em segurança de TI no País”, afirma Fabio Assolini, autor da pesquisa e analista sênior de segurança da Equipe de Pesquisa e Análise Global (GReAT) da Kaspersky Lab.

Roubando os compatriotas
Diferentemente dos cibercriminosos de outros países que, em geral, não respeitam fronteiras e atuam no mundo inteiro, o cibercrime local se concentra em fraudes contra pessoas e empresas brasileiras. Uma das razões é a legislação vaga, que não pune estes criminosos de forma eficaz. O relatório detalha alguns exemplos em que bandidos virtuais passaram pouco ou nenhum tempo presos. A pesquisa mostra que não é necessário investigar muito para rastrear os culpados. Por conta desta percepção de impunidade, os criminosos locais ostentam seus lucros e vendem seus produtos e serviços despreocupadamente, como se estivessem dentro da lei, inclusive com promoções chamativas em redes sociais e sites.

Expansão internacional
O foco local não significa que os criminosos virtuais não interajam com pares de outros países. O relatório revela uma colaboração entre bandidos brasileiros e da Europa Oriental. Eles compartilham conhecimento, trocam favores e compram serviços, tais como…[MAIS]



Sabia que os sites contribuem para a poluição? Plantio de árvores ajuda a neutralizar impacto do CO2

De forma geral, todas as páginas da web, pelo simples fato de estarem no “ar”, contribuem para a poluição ao meio ambiente e, isso ocorre, pois todos os sites estão hospedados em máquinas (servidores) – que consomem muita energia e emitem CO2, por causa do tráfego de dados nas páginas.

Para compensar essas emissões, algumas empresas, como a Buona Vita, firmaram parceria com a empresa Site Sustentável. No caso, essa empresa mede e calcula o índice de CO2 gerado nos servidores e, dessa forma, estabelece a quantidade de árvores que deverá ser plantada.

“Com foco em políticas de sustentabilidade e responsabilidade social, nós adotamos a medida de plantar árvores para neutralizar a quantia de CO2 emitida ao meio ambiente, com base no tráfego do nosso site e impacto na emissão de poluentes pelos servidores”, destaca o diretor executivo da Buona Vita, Luiz Carlos Caramori.

A Buona Vita obteve o Selo Site Sustentável – que comprova nossa adesão a essa causa e…[MAIS]



Conheça o robô salva-vidas que ajudará na crise de refugiados da Europa

A crise de refugiados no continente europeu foi um dos principais problemas de 2015 e provavelmente não dará tréguas em 2016. Só na fronteira da Síria, mais de 1 milhão de pessoas cruzaram a fronteira fugindo de guerras e fome. Desses, mais de 4 mil perderam a vida tentando alcançar uma nova terra com a família.

Nenhum país da Europa está satisfeito com esse quadro e as estratégias para combater isso variam da construção de barreiras às melhorias do serviço de ajuda. Ambos os lados procuram os mais significativos avanços da tecnologia para impulsionar seus projetos. Mas um, de ajuda, merece destaque. É o robô Emily (Emergency Integrated Lifesaving Lanyard), que começa a ser usado na Grécia para resgatar refugiados em alto-mar.

O aparelho é uma mistura de jet ski com robô e ainda conta com a ajuda de uma esquadrilha de drones para realizar seu trabalho. O robô foi criado pelo Departamento de Robótica da Universidade Texas A&M e o projeto-piloto começou nessa segunda quinzena do ano.

O aparelho mede pouco mais de 1 metro e tem uma corda de 600 metros atrelada a ele. Os quadricópteros auxiliam na localização de vítimas e ajudam a…[MAIS]



Investe SP busca investimento de R$ 12,8 bi para data center em Campinas e Sorocaba

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, atendeu nesta terça-feira, 12 de janeiro, em Campinas, a empresa americana TechxAct, com sede em Washington, que tem projetos de implantação de data centers hubs de abrangência internacional para armazenamento e administração de dados de clientes mundiais.

A empresa vai investir, em Campinas e Sorocaba, cerca de R$ 12,8 bilhões, gerando aproximadamente 20 mil empregos diretos em cada município e 43 mil indiretos ao longo da execução total do programa.

A pedido do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, Quirós mostrou aos dirigentes da empresa os serviços da Investe São Paulo. O chairman G.H. Paryavi e o vice-presidente da TechxAct, Carlos Tavares, explicaram que, em 2013, o mundo terá 250 bilhões de equipamentos conectados na internet.

“Todos dependerão do armazenamento e gerenciamento de dados em nuvens. Os data centers já se apresentam como o maior prestador de serviços do mundo. É um setor que garante estabilidade, rentabilidade e…[MAIS]



Bulgari realiza serviço de customização de anel

Enquanto as principais marcas do mundo da moda estão se voltando para coleções mais minimalistas, as joias estão trazendo de volta as cores e diversão. Para isso, a Bulgari está realizando um serviço de customização em seu anel modelo B. Cocktail Ring, com a ideia de que a cliente faça suas próprias combinações inusitadas.

A escolha começa a partir das gemas coloridas preciosas e semipreciosas, incluindo peridoto, topázio azul, ametista, rubelita ou turmalina rosa, que serão cravadas em ouro branco, amarelo ou rosé. Já o toque final fica por conta dos diamantes. No total podem ser feitas 100 combinações diferentes, incluindo a opção de revestir a parte de cima do anel de turquesa, madrepérola ou opala rosa.

No Brasil, a grife está localizada no shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

bulgari-customizacao-anel-1

 



Stefanini Inspiring e Fujitsu firmam parceria em cloud computing

A Fujitsu, empresa líder em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), e a Stefanini Inspiring, braço de telecom do Grupo Stefanini, anunciam parceria em cloud computing. Por meio do acordo, a cloud Fujitsu atuará como hosting das soluções software as a service (SaaS) da Inspiring, que passam a contar com a confiabilidade e compliance exigidos pelos mercados em que seus clientes atuam. A expertise e as certificações conquistadas pela Fujitsu ao longo de sua história contribuem, ainda, para que a Stefanini amplie sua atuação, expandindo ofertas para novas verticais de negócio, como é o caso do mercado financeiro.

Com mais de 25 anos de atuação no segmento de soluções de negócios baseadas em tecnologia, a Stefanini lançou a Inspiring com o objetivo de prover um centro de excelência e inovação e aprimorar, assim, as relações entre clientes e operadoras. A escolha pela Fujitsu como provedora de cloud para o novo braço do grupo foi baseada na necessidade de um parceiro sólido para a entrega de soluções críticas, ágeis, flexíveis e escaláveis. Além de suportar as ofertas da empresa, a infraestrutura da Fujitsu é usada pela Stefanini Inspiring como ambiente de desenvolvimento e homologação. ​

Dentre as soluções embarcadas na cloud Fujitsu, estão as plataformas de Engajamento (Inspiring Engagement Platform), Rastreabilidade de Medicamentos (Inspiring Track and Trace) e Originação de Crédito. “A Fujitsu é o…[MAIS]



5 vezes nas quais David Bowie foi um visionário da tecnologia e negócios

David Bowie, o cantor e compositor que marcou gerações e faleceu no último domingo, 10 de janeiro, era mais do que um artista excepcional. Esse gênio inquieto das artes era também um visionário da tecnologia sem medo de experimentar coisas novas. Bowie tinha plena noção que a música estava se transformando para algo novo e desconhecido. A digitalização acabaria, segundo ele, com o mercado conhecido naquela época. Seu instinto o fez entrar em novos modelos. Hoje, parece claro que ele acertou em todos e, talvez, se mais empresários tivessem seguido seu exemplo iniciado há duas décadas, o mundo teria avançado muito mais rápido.

Conheça 5 vezes em que David Bowie mostrou essa inquietação e visão sobre o futuro dos negócios e do mundo digital. E, acredite, essa é apenas uma pequena lista introdutória.

1 – Música pela Internet – Era apenas1996, três anos antes da Bolha Pontocom colocar a palavra “internet” no vocabulário popular. Bowie, que já tinha um site próprio, resolveu liberar o single “Telling Lies” para download fora de seu domínio. O anúncio foi feito em uma seção de bate-papo. Foi um marco na distribuição digital da música. Na época, o tempo médio dos usuários on line era de 30 minutos ao mês, a conexão era fraca e fazer o download de apenas uma faixa demorava invariavelmente toda essa meia hora.

2 – Moeda Digital – Se em pleno 2015 o conceito de moeda em bits é complicado, imagina em 1997. Nesse ano, o artista lançou os Bowie Bonds, um instrumento financeiro apoiado em royalties de suas obras.

3 – Webcast – Ainda em 1997, Bowie tornou-se o primeiro artista de grande relevância a fazer um show ao vivo e transmitido pela internet. Outros cantores e bandas menos conhecidos já haviam feito isso, mas faltava…[MAIS]



Tendências para a experiência do cliente em 2016

*Por Marcelo Menta

Estamos novamente naquela época do ano em que os nostálgicos sentem-se saudosos e os visionários gostam de compartilhar previsões interessantes sobre o novo período que se inicia.

Admito que faço parte do segundo grupo, especialmente quando se trata de falar sobre minha área de especialização: o uso de tecnologia para melhorar a experiência do cliente. Em 2015, vimos grandes avanços, incluindo o surgimento de relógios inteligentes e pagamentos realizados via smartphones. No entanto, a grama do vizinho parece sempre mais verde e, com a chegada da Internet das Coisas, é difícil não se entusiasmar com o potencial da união, cada vez maior, entre tecnologia e experiência do consumidor.

Portanto, gostaria de compartilhar minhas previsões sobre três principais pontos de experiência do cliente nos quais as empresas deverão prestar atenção em 2016:

1. Os dados ganharão vida

Há anos, ouvimos que o Big Data definirá o futuro dos negócios, já que as transações e interações costumam deixar rastros de informações que podem ser analisadas para melhorar o desempenho dos negócios. Porém, durante o próximo ano, acredito que veremos a questão dos dados entrar em um estágio completamente novo, já que o intervalo entre a coleta e a análise de informações desaparece em um ciclo de feedback em tempo real. O resultado? Experiências de usuários imediatas e personalizadas, impulsionadas por negócios operados de forma mais eficiente e marketing precisamente direcionado.

Considere o seguinte: os clientes do Apple Watch já podem analisar dados pessoais sobre sua frequência cardíaca e calorias queimadas acionando um botão e seus iPhones rastreiam todos os seus movimentos através de um preciso GPS. Os dados do GPS oferecem informações personalizadas para solicitações no aplicativo Siri ou buscas no Fousquare. Mas o que acontecerá quando as gerações X ou Millennials sentirem-se livres para compartilhar suas informações de saúde e fitness? Ofertas especiais de restaurantes locais serão oferecidas para os clientes do Apple Watch, “recompensando-os” no momento em que atingirem suas metas diárias de exercícios? E se esses clientes tiverem o iBeacon ativado em seus celulares, serão alertados sobre ofertas e promoções de produtos saudáveis, na medida em que fazem compras em seu supermercado de costume?

Este é apenas um dos possíveis cenários, mas deu pra você entender. À medida em que mais dados gerados pelas …[MAIS]



Realidade virtual vira mainstream na CES 2016. Qual o impacto no seu negócio?

Uma das grandes estrelas da maior feira de tecnologia do mundo para consumo final, a Consumer Electronics Show 2016, que ocorre até dia 9 de janeiro, em Las Vegas, é a realidade virtual (VR). Considerada até pouco tempo atrás coisa de filmes de ficção científica, a imersão em mundos paralelos construídos digitalmente mostra-se madura e pronta para ganhar o mercado.

Diversos produtos de VR estão presentes entre as 3.600 empresas expositoras e alguns já estão prontos para o mercado. O maior destaque é o Oculus Rift, empresa comprada pelo Facebook em 2014 por US$ 2 bilhões. O aparelho teve preço divulgado, US$ 600 (R$ 2.400 pelo câmbio atual), e começará a ser vendido até o abril de 2016, com pré-venda já iniciando após o fim da CES.

O Oculus deve ganhar imediatamente o mercado de games, assim como seus principais concorrentes. Entre eles, só grandes empresas como HTC , Sony, Samsung e Microsoft. Esse segmento de jogos e o de entretenimento são os mais ávidos por usar VR. Durante a feira, a Universal Music Group anunciou uma parceria com a iHeartMedia para que a realidade virtual dessa última seja usada para ampliar a audiência e a experiência de shows ao vivo.

A solução da iHeartMedia é madura o suficiente para ser usada em outros eventos ao vivo, como esportes ou coberturas jornalísticas. Com isso, o impacto da VR na publicidade que conhecemos é quase certo.

A realidade virtual pode entrar em qualquer setor, já a partir de 2016. Na CES, a empresa chinesa New Tempo mostrou seu N-show Virtual Dressing Mirror. É um espelho para ser instalado em lojas de roupas e…[MAIS]



BUDD-e, a kombi tecnológica que a VW fez para os geeks

A van BUDD-e que a montadora Volkswagen mostrou na CES 2016 é apenas um conceito, mas já está ganhando o coração e os suspiros dos amantes de tecnologia pelo mundo. Menos futurista e cinematográfica do que outros modelos mostrados pelo maior evento de tecnologia para consumo do mundo, a perua é o que se poderia imaginar para uma kombi high-tech.

A VW definiu o carro, durante o lançamento assim: “BUDD-e é uma interface móvel que conecta o veículo com o mundo ao seu redor”. E não parece exagero. Várias interfaces embarcadas fazem do automóvel uma extensão de tudo que faz parte do nosso dia-a-dia. Eletricidade, eletrônica e interação estão por todo o produto.

O carro está preparado para fazer 600 quilômetros com uma única carga de bateria e promete chegar a 150 km/h. Bem menos rápido do que modelos esportivos de outras marcas, mas o suficiente para qualquer viagem tranquila e rápida. O desempenho é resultado de um novo projeto de baterias e sistemas de carga, que economizam o máximo de energia. Esse projeto de autonomia energética está previsto para ganhar as ruas em 2019.

O painel do carro é um destaque à parte, e, talvez, não devêssemos chamá-lo mais de painel. É na verdade um sistema de informação mostrado em telas. Elas ocupam toda a frente parte atrás do volante e estendem-se até o lado do passageiro. Com ela, o motorista controla completamente o carro, incluindo direção, estatísticas de desempenho e consumo de conteúdos dos diversos apps embarcados.

A forma de controlar tudo é igualmente fantástica. É baseada nos avanços que permitem a comunicação com máquinas por meio de gestos. E isso começa até para abrir o carro. Basta passar a…[MAIS]



Apple compra a Emotient, de reconhecimento facial

O jornal Washington Post diz, na edição desta quinta-feira, 7 de janeiro, que a Apple adquiriu a Emotient, uma startup que trabalha com vários dos novos conceitos tecnológicos que são apontados como inovadores para os próximos anos. As soluções da empresa unem reconhecimento facial, detecção de emoções, cloud e inteligência artificial.

Não está definido o uso final de todo esse pacote de inovações. O WSJ aponta que “um porta-voz da Apple confirmou a compra utilizando uma declaração padrão da empresa após uma aquisição, dizendo que: a Apple ‘compra empresas de tecnologia menores de tempos em tempos,. E nós geralmente não discutimos o propósito ou planos”. Também não se sabe nada ainda sobre os termos do acordo.

O site da Emotient passou toda essa quinta-feira sem…[MAIS]



Experiência do cliente é prioridade na transformação digital

Melhorar a experiência geral do cliente é uma das prioridades de negócios para as empresas e um dos principais motivadores pela transformação digital, de acordo com um novo estudo elaborado pela consultoria Accenture. Porém, a maioria das organizações ainda não se diferencia das concorrentes por meio da experiência digital oferecida.

O estudo, intitulado “Digital Transformation in the Age of the Customer” (Transformação Digital na Era do Cliente), é baseado em uma pesquisa realizada globalmente com cerca de 400 executivos responsáveis pela tomada de decisão nas empresas. O levantamento foi encomendado pela Accenture Interactive, parte integrante da Accenture Digital, e conduzido pela Forrester Consulting.

“Melhorar a experiência do cliente” ficou no topo da lista das prioridades das empresas para os próximos 12 meses. Este item foi o mais votado globalmente nos rankings (21%), seguido por “ampliar a receita” (17%) e “melhorar diferenciação no mercado” (16%). No Brasil, foi identificada uma pequena alteração: “ampliar a receita” (28%) aparece como prioridade, seguido por “melhorar a experiência do cliente” (24%) e “melhorar diferenciação no mercado” (14%).

“Melhorar a satisfação do cliente” foi citada como uma das três principais motivações para a transformação digital, juntamente com “aumento da lucratividade” e “aceleração da comercialização no mercado”. As empresas estão dando foco aos canais digitais para tornar as interações com clientes mais envolventes: 63% estão planejando “melhorar a experiência online do consumidor”, 46% planejam “criar ou melhorar a experiência móvel”, mas apenas 39% querem “melhorar a experiência na loja”.

O Brasil segue novamente um movimento distinto: localmente, as empresas priorizam o foco em “criar ou melhorar a experiência móvel do consumidor” (62%), seguido de “melhorar a experiência na loja” (52%) e só então “melhorar a experiência online” (48%).

“A experiência do cliente está claramente no centro da transformação digital, e o digital está no centro dessa experiência do cliente”, avalia Rodolfo Eschenbach, lider da Accenture Digital para a América Latina. “Mas muitas empresas ainda têm muito o que fazer em seu caminho para se tornar empresas digitais. Elas são desafiadas a criar uma visão digital estratégica, buscar as pessoas certas e medir o sucesso digital”.

Três desafios para se tornar uma empresa digital focada no cliente:

1. Definir a visão digital e estratégia: a confusão sobre quem define a visão digital e a estratégia dificulta a transformação digital, conforme indica o estudo. Atualmente, a propriedade é dividida entre o CEO (38%), CIO (33%), CDO (10%) e o CMO (8%). Quando perguntados sobre quem deve possuir a visão digital e a estratégia de uma organização, o CIO apareceu em primeiro (30%), seguido do…[MAIS]



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »