Home CORPORATE Mercado Pandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxo

Pandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxo

Na contramão da crise econômica, o mercado de luxo de segunda mão vem apresentando um significativo aumento e, ao contrário de marcas e setores nacionais que sofreram e ainda sofrem com o impacto da pandemia no âmbito econômico, esse setor tem tido destaque e grande êxito.

O second-hand de luxo é um mercado movido pelo poder aquisitivo e, apesar do grande impacto global sofrido pela pandemia de COVID-19, os consumidores de luxo foram os menos afetados. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Brechó Closet de Luxo, o setor de vendas on-line de produtos de segunda mão cresceu em 87%, número esse que explica o porquê esse setor tem se destacado tanto.

De acordo com o jornal CNN, a classe média alta que antes investia seu dinheiro com viagens ao exterior e aproveitava para comprar seus artigos de luxo fora do país, acabaram por começar a consumir no Brasil devido ao bloqueio das fronteiras e a impossibilidade de sair do país. Essa mudança de hábitos de consumo provocou um olhar minucioso das marcas e lojas para o seu público brasileiro, gerando um acompanhamento do cenário e da economia internacional. De acordo com uma pesquisa realizada e divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Luxo (Abrael), o mercado de bens de luxo, incluindo o second-hand de luxo, chegou a uma receita de US$ 5,226 bilhões em 2020 e a projeção de crescimento é de 3% até 2025.

De acordo com a ABRAEL, além da movimentação desse capital nas lojas internacionais dos principais shoppings como Iguatemi e Cidade Jardim em São Paulo, o maior responsável pelo aumento das vendas de artigos de luxo foi o e-commerce que, por conta da pandemia, apontou 694% de crescimento de consumo, incluindo o consumo dos artigos de segunda-mão de luxo, e mesmo com todas as restrições, as vendas on-line foram as menos afetadas pois os serviços de entregas e as redes sociais colaboraram para o seu desempenho.

Em uma pesquisa realizada pelo Brechó Closet de Luxo com 120 clientes assíduos da empresa, foi constatado que 94% dos consumidores acharam nos brechós de luxo uma forma de continuarem consumindo e mantendo seu estilo de vida em meio a uma crise mundial, o que fez com que o isolamento social, atrelado ao home-office, gerasse uma grande alavancagem de vendas nesse setor, pois agora, mesmo no conforto de casa, os consumidores têm confiança e segurança de fazer compras on-line.



Tatiane Roque, CEO da empresa Brechó Closet de Luxo explica: “A pandemia de COVID-19 causou grandes movimentações no setor econômico e com a escassez de matérias-primas, o dólar e a inflação subindo, as marcas de luxo tiveram uma grande valorização e um aumento significativo, o que fez os consumidores recorrerem aos brechós de luxo.”

Com as divergências e as diversas situações tendo que serem contornadas, o público tem achado nos brechós uma nova forma de investir seu capital, visto que eles seguem os aumentos das marcas de grife.

Roque explica sobre essa nova forma de investimento: “Com essa valorização e aumento nos preços das grifes, o mercado second-hand de luxo acabou se tornando uma forma de investimento, visto que esse setor acompanha os aumentos das marcas e permite ao consumidor poder adquirir uma peça em ótimo e/ou excelente estado por um preço acessível (se comparado ao preço na loja) que, com o passar do tempo, vai valorizar ainda mais e seu valor consequentemente aumentará”.

Pandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxoPandemia de COVID-19 impulsiona o consumo de produtos second-hand de luxo



Previous articleEstudo aponta necessidade de mudança na distribuição de músicas independentes
Next articleNovo surto de poliomielite no mundo acende sinal amarelo sobre risco da doença
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022