Home CORPORATE Mercado Pivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após...

Pivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crise



De acordo com dados do IBGE, 600 mil empresas fecharam as portas no Brasil entre 2019 e 2021. A maior responsável, sem dúvida, foi a crise gerada pela pandemia de Covid-19. Mas enquanto para muitos negócios a crise foi uma maldição, para outros transformou-se em uma oportunidade. “A pandemia foi nosso grande catalisador”, revelou Genivaldo Araújo, CEO da 3CON IT & Digital. Com 28 anos de mercado, a empresa não só atravessou a turbulência pandêmica como aproveitou a crise para promover uma profunda reengenharia em sua gestão, oferta e identidade, o que se consolidou agora em julho de 2022.

“‘Pivotamos’ a empresa, quer dizer, mantivemos a nossa essência, mas demos um giro importante de inovação. Graças a isso, já apuramos um crescimento acentuado nos primeiros seis meses e devemos ultrapassar os 25% no ano. E a meta para o próximo quinquênio é crescer 20% ao ano”, comemorou Araújo. A 3CON possui mais de 150 empresas em sua carteira de clientes, entre eles cinco dos dez maiores varejistas e dois dos cinco maiores bancos do país.

Choque de gestão, formação de mão de obra e poder de entrega

O CEO relembra que, em março de 2020, a primeira medida foi enviar os 600 colaboradores para o trabalho em regime de home office. “Naquele momento, nossa maior preocupação era com a saúde física e mental de cada funcionário. Em seguida, contratamos uma consultoria para rever a maioria dos processos administrativos-financeiros e, por fim, passamos a reestruturar as áreas técnicas, como o estúdio de Desenvolvimento Lean, para expandir nosso poder de entrega”, detalhou. Além disso, duas outras estratégias foram decisivas para impulsionar os bons resultados e vencer a crise: a formação de mão de obra e novas parcerias internacionais.



Uma das decisões mais acertadas, segundo Araújo, foi iniciar o 3CON Academy, isto é, a formação de profissionais de alto nível, já que um dos principais problemas do setor era e é a escassez de mão de obra. Ele conta que passaram a formar entre 40 e 50 desenvolvedores de sistemas na metodologia Lean, que ensina a produzir mais, com qualidade e sem desperdício de tempo e dinheiro. “Foi um fator de sucesso muito importante em nossos projetos, por isso planejamos ampliar a capacidade da academia para até 100 profissionais por ano já a partir de 2023”, antecipou. Também ampliou as parcerias internacionais para enriquecer o portfólio. “Em dezembro de 2021, fui para Israel e conheci várias empresas de tecnologia de última geração, especialmente da área de cibersegurança. Vamos trazer para o Brasil novidades em soluções BAS, Ransomware Protection, WAF, Antifraude e segurança de API”, contou.

R$1 milhão no redesenho de processos

Araújo informa que, nos últimos seis meses, a 3CON investiu cerca de R$ 1 milhão no redesenho e melhoria dos processos, na modernização de sua oferta e na criação de uma logomarca e identidade visual totalmente novas. Também criou a área de Customer Success, um conceito novo de controle de qualidade que abrange todas as fases do projeto e não apenas na entrega.

“Estamos prontos para ajudar as empresas a gerar riqueza por meio da revolução da Biotecnologia, da Inteligência Artificial, Machine Learning, IoT, Blockchain etc., do mainframe ao cloud computing. Essas tecnologias não apenas otimizam processos, mas têm um papel fundamental para mudar comportamentos e contribuir com o progresso das sociedades. É momento de evolução e crescimento. Estamos preparados e otimistas”, concluiu.

Pivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crisePivotar o negócio pode ser boa estratégia para voltar a crescer após crise

Previous articleCuritiba sedia Festival Internacional de Videomapping e tem inscrições abertas
Next articleUma das maiores competições de startups do Brasil chega à sua fase final
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna