O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) voltou a expedir as placas de experiência, em atendimento ao Sindicato das Concessionárias de Veículos do Estado. De cor verde, as placas são de uso de concessionárias em test-drive de veículos.

As placas verdes são usadas também em carros particulares em poder de oficinas mecânicas. O artigo 330 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que os carros só podem circular com estas placas no território sob jurisdição da Autoridade de Trânsito responsável pela expedição. A placa de teste não exclui do condutor o respeito às normas de circulação previstas em lei.

O coordenador do setor de veículos do Detran-MA, Alberto Wágner, explica que o uso das placas de experiência traz mais segurança ao cliente de uma concessionária ou oficina. “Toda vez que o veículo sair da concessionária, seja para fazer teste prático (test drive) ou para levar e buscar o proprietário, eventuais infrações cometidas durante o trajeto serão de responsabilidade da empresa e não do condutor, uma vez que a placa está registrada no nome da concessionária ou oficina”.

A placa de experiência é confeccionada com letras brancas e na parte traseira deve ter o arame e o lacre, mas não deve ficar presa ao veículo para que possa ser transferida para outros carros. “Apesar de o uso da placa ser facultativo, a utilização da placa de experiência é importantíssima, tanto para o bem do cliente como para a empresa responsável”, finaliza o coordenador do setor de Veículos do Detran-MA.