NOVIDADES

BR-101/RJ terá tarifa de pedágio mais cara a partir de fevereiro


by 22 de janeiro de 2015 0 comments

A tarifa básica de pedágio na BR-101/RJ será reajustada a partir de fevereiro. A concessionária Autopista Fluminense, responsável pelo trecho, foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para praticar os novos valores.

O acréscimo de 11,76% valerá para as praças P1, P2, P3, P4 e P5. A nova tarifa vai passar de R$ 3,40 para R$ 3,80. De acordo com a Agência, foram considerados três itens previstos no contrato: reajuste, revisão e arredondamento. O primeiro corrige os valores da tarifa com base no IPCA. Já o segundo recompõe o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão. E o terceiro, o arredondamento tarifário, facilita a fluidez nas praças de pedágio com tarifas múltiplas de R$ 0,10.

A Br-101 foi privatizada em fevereiro de 2008. O contrato de exploração da infraestrutura, ao longo de 320 quilômetros de extensão, tem duração de 25 anos.

Ponte Rio-Niterói
Foi aprovado pelo governo federal o modelo operacional de concessão da Ponte Rio-Niterói (BR-101/RJ). O contrato com a empresa que irá explorar o trecho terá duração de 30 anos, sob supervisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A licitação será por modalidade de leilão, na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA).

Conforme publicado no Diário Oficial da União, serão abertas as propostas econômicas escritas. A empresa que tiver a melhor classificação será a que oferecer o menor valor na tarifa de pedágio. A participação no leilão será permitida de forma isolada ou por meio de consórcio. Podem participar ainda pessoas jurídicas brasileiras ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimentos.

A primeira licitação do programa de concessões rodoviárias foi feita na Ponte Rio-Niterói, em 1995, por um período de 20 anos de exploração de infraestrutura. A rodovia tem 13,2 quilômetros de extensão.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.