Home NOTÍCIAS Polícia desarticula fraude em moeda virtual falsa no Brasil

Polícia desarticula fraude em moeda virtual falsa no Brasil

Um esquema de pirâmide em moeda virtual foi desarticulado pela Polícia Civil do Distrito Federal, na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro. A operação batizada de Patrik prendeu 13 pessoas em Goiânia e DF que enganavam investidores que pretendiam lucro rápido na onda das bitcoins e demais criptomoedas.

As investigações apontam que o esquema movimentou mais de R$ 250 milhões de 40 mil investidores incautos que acreditaram na existência da Kriptacoin. Mais três empresas que faziam a intermediação são investigadas, entre elas uma chamada Wall Street Corporate e outra chamada Kriptacoin.

Entre os crimes cometidos estão lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsificação de documentos e pirâmide financeira. A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon), do MPDFT informou que as fraudes foram feitas por meio de laranjas, com nomes e documentos falsos. A desfaçatez era tanta que até nomes de pessoas famosas como cantores e jogadores de futebol foram envolvidos em propagandas para atrair investidores incautos e desinformados.

Moedas e não-moedas
Moedas virtuais, as chamadas criptomoedas, existem e têm gerado interesses diversos tanto por investidores como por empresas. Bancos querem usar o esquema de cadeias de blocos (blockchain) que fazem ela funcionar para inovar seus processos financeiros. Nos últimos anos, pessoas têm movimentado moedas como bitcoin, ethereum e litecoin e mais uma dúzia delas são lançadas todo ano como forma de captar investimento de risco (ofertas iniciais de moedas ICOs, semelhantes aos IPOs de empresas na bolsa de valores).

Como essa novidade não é entendida por muitos, criminosos aproveitam a boa-fé das pessoas para enganar. A Kriptacoin sequer chegou a existir. Recentemente no Peru, um esquema semelhante foi desarmado em outra moeda virtual falsa. Chile e Suiça também desbarataram esquemas de pirâmide de moedas falsas.



Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleGoogle próximo de comprar negócio de celulares da HTC
Next articleBrasileiros apoiam dispositivos IoT para alerta de emergências, rastreamento de bagagem, meio de pagamento e monitoramento da saúde