Home CORPORATE Transformação Digital Por conteúdo e mídia, Telefônica compra portal Terra por US$ 250 milhões

Por conteúdo e mídia, Telefônica compra portal Terra por US$ 250 milhões

A Telefônica Brasil anunciou, na segunda-feira, 4 de julho, que adquiriu as ações do Terra Networks Brasil, que detém o portal Terra. O preço da negociação é de US$ 250 milhões. A controladora do da empresa de internet era a SP Telecomunicações Participações S.A. A empresa de telefonia faz, assim, o mesmo movimento de mercado que a Verizon fez ao comprar o Yahoo, no início de 2017. O objetivo das teles é ganhar, de uma vez, o mercado de conteúdo. Esse segmento mostra-se mais rentável do que o de telefonia para os próximos anos. E há ainda a possibilidade concreta de criar-se uma plataforma de anúncios mais robusta com essas empresas de internet.

O Terra foi por alguns anos um marco na web. Sendo considerado o maior portal da América Latina. Porém, nos útlimos anos, a empresa tem passado por dificuldades, curiosamente muito parecidas com as do Yahoo, e não conseguia mais chamar audiência como antes. As últimas semanas foram cercadas de informações sobre o possível fechamento da operação no Brasil.

A Telefônica informou que o objetivo da compra é “possibilitar ampliação e integração da oferta comercial de serviços digitais que podem agregar valor imediato à carteira de clientes da Tdata (subsidiária da tele que abarcou a negociação) e da companhia, bem como gerar oferta de serviços da TData para a base de clientes e assinantes dos serviços da Terra Networks e, gerar alavancagem do negócio de publicidade da Tdata”.

A operadora de telefonia deve ainda ganhar com a equipe de vendas do Terra, que tinha mais experiência e carteira de clientes para conteúdo, mídia e mobilidade.

O montante foi pago sem financiamento, com recursos disponíveis no caixa da Tdata. O negócio ainda deve passar pelo crivo das autoridades governamentais. Auditorias foram feitas antecipadamente ao acordo nas empresas.



Fundada na Espanha, a Terra Networks chegou ao Brasil em 1996 quando o provedor NutecNet foi comprado pela RBS, o que deu vida ao portal gaúcho ZAZ, comprado em 2000 pela Telefônica, passando a ter o nome de Portal Terra.

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