A portabilidade estimula a concorrência entre instituições financeiras, e quem sai ganhando é o consumidor.

Você já ouviu falar em portabilidade financeira?

Nem todo mundo sabe, mas é possível fazer a mudança de um financiamento para outra instituição e ajustar seus gastos. Por isso, vale a pena ficar atento às oportunidades do mercado, porque você pode conseguir opções mais interessantes.

O que é portabilidade financeira?

A portabilidade financeira ou de crédito é a oportunidade de trocar uma dívida cara por outra com maiores benefícios. Ou seja, quando você encontrar uma instituição com taxas de juros mais interessantes que aquelas que são oferecidas pelo seu banco, é possível migrar a dívida.

A portabilidade de crédito foi criada em 2013 pelo Banco Central, e o objetivo dela é estimular a competitividade entre as instituições financeiras, melhorando as ofertas de crédito para os consumidores. Desse modo, é possível solicitá-la a qualquer momento do contrato, uma vez que não há cláusula de fidelidade.

Além disso, vale ressaltar que o procedimento pode ser realizado nos seguintes casos: empréstimos pessoais, financiamentos imobiliários e consignados em folha de pagamento.

Qual é o melhor momento para solicitar a portabilidade?

Quando uma pessoa faz um financiamento, ela sabe os valores das parcelas até a quitação da dívida. Entretanto, imprevistos acontecem, e as mensalidades podem tornar-se muito altas em determinados momentos.

Por isso, você pode optar por fazer uma portabilidade financeira quando as parcelas estiverem altas, prejudicando o seu orçamento, ou para adiantar o pagamento da dívida, uma vez que encontrou opções de juros mais vantajosas.

Em geral, existem duas razões que levam o cliente a fazer a troca de instituição: condições de financiamento mais atrativas, como taxa de juros mais baixas, e insatisfação com a qualidade do serviço prestado pela instituição.

O que analisar antes de fazer a portabilidade?

Antes de solicitar uma portabilidade financeira, alguns fatores devem ser analisados com cuidado para garantir que esta será uma boa escolha. Veja, a seguir, quais pontos considerar antes de tomar uma decisão.

Confira o valor total da sua dívida

Depois de anos pagando o mesmo empréstimo, muitas pessoas perdem a noção do valor atual da sua dívida com a instituição. Portanto, solicite o saldo devedor ao banco para que você consiga analisar a sua verdadeira situação financeira.

Reveja o seu orçamento

Para encontrar uma boa opção de financiamento, é necessário entender como o seu orçamento mensal funciona. Assim, você saberá quanto do seu salário poderá ser comprometido com as novas parcelas. Então, analise seus gastos fixos e variáveis, considerando quais despesas podem ser cortadas.

Compare as condições entre os empréstimos

Para que a portabilidade seja vantajosa, ela deve apresentar condições melhores que o financiamento atual. Por isso, faça simulações em diferentes instituições financeiras e fique atento ao Custo Efetivo Total (CET), pois, ele mostrará qual opção vale mais a pena.

É importante ressaltar o papel do CET porque muitas pessoas analisam apenas a taxa de juros. No entanto, além disso, outros encargos são cobrados, podendo fazer a diferença no valor final do financiamento.

Quais são as vantagens da portabilidade financeira imobiliária?

Antigamente, a pessoa que tomava um empréstimo ficava presa às taxas fixadas no momento da compra. Ou seja, no cenário imobiliário, era comum dizer que o indivíduo ficaria casado com aquela taxa por 20 ou 30 anos.

No entanto, não é necessário sofrer com os juros altos do passado, se o valor das taxas está diminuindo no presente. Algumas pessoas financiaram imóveis quando a Selic estava na casa dos dois dígitos, agora, ela está em 2%. Portanto, não há necessidade de pagar a mais no momento atual.

Para encontrar algo mais vantajoso, analise as opções de portabilidade de créditos que possuem taxas atualizadas e podem gerar uma grande economia no valor total do seu imóvel.

Portabilidade financeira: saiba quando ela é vantajosa

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA