Home NOTÍCIAS Positivo Tecnologia apresenta modalidade de hardware como serviço para demandas de escolas

Positivo Tecnologia apresenta modalidade de hardware como serviço para demandas de escolas

Serviço inclui dispositivos customizados que garantem segurança e desempenho, suporte com atendimento local e substituição imediata de equipamentos.

HaaS, acrônimo de hardware como serviço, está nos glossários de tecnologia e nas estratégias de empresas que passaram a contratar equipamentos como um serviço e pagar mensalmente. Agora chegou a vez de HaaS entrar no vocabulário das escolas, mas de uma forma muito mais completa e pelas mãos de quem conhece e entende os desafios de educadores e gestores educacionais. Especialmente para instituições públicas e privadas do país, da educação infantil ao ensino superior, a Positivo Tecnologia passa a oferecer o serviço HaaS4edu.

Trata-se de um programa dinâmico e modular, que se adequa a cada necessidade das escolas e tem diferenciais como produtos apropriados para as demandas de desempenho e segurança do ensino presencial, remoto ou híbrido. O HaaS4edu faz parte do portfólio de soluções da Positivo as a Service, área da Positivo Tecnologia focada em serviços como locação de dispositivos eletrônicos e suporte técnico. O HaaS4edu também compreenderá o pacote de soluções do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, área de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação.

O HaaS4edu oferece suporte de hardware e software durante todo o tempo de contrato, inclusive a inédita assistência na casa do aluno, em todo território nacional. “A pandemia acentuou a necessidade por computadores, tablets e celulares nas escolas, mas mostrou também que é preciso integrar, gerenciar e suportar toda essa tecnologia e ter garantia do investimento. É isso que o HaaS4edu oferece”, diz Rodrigo Guercio, vice-presidente de Negócios Corporativos da Positivo Tecnologia. “Com os serviços de locação, as escolas diminuem custos, fazem economia e ainda melhoram a educação com os benefícios da tecnologia”, completa Alvaro Cruz, vice-presidente do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

Os equipamentos, por exemplo, são indicados em função da necessidade da escola e perfil dos alunos. A oferta considera desde a resistência das máquinas a quedas acidentais e derramamento de líquidos até o desempenho exigido para cumprir as disciplinas de determinada turma. “O programa é modular e a escola pode compor o parque tecnológico da maneira que melhor a atenda tanto interna como externamente, sem se preocupar com o tempo de vida útil, pois os contratos preveem eventuais substituições”, explica Fabio Alejandro, diretor da Positivo As a Service na Positivo Tecnologia.

Serviço completo – só ligar o dispositivo e estudar
As máquinas, no entanto, são apenas um item do serviço. Como um programa completo, o HaaS4edu faz desde o inventário do que a escola já tem e o diagnóstico do que precisa até a instalação física de todos os dispositivos locados, o gerenciamento do projeto e o suporte. “Deixamos a operação rodando e damos assistência durante todo o contrato, 24×7, por telefone e presencialmente também. Não conhecemos nenhum outro modelo de HaaS que o próprio fabricante das máquinas locadas responda por todo o processo, atendendo desde o primeiro nível do service desk até field service, se necessário. É como ter uma equipe de suporte extra”, explica Fábio.

No caso de algum computador interno apresentar problema durante uma aula de laboratório, por exemplo, o HaaS4edu oferece o hot backup para operações emergenciais e faz a troca imediatamente, evitando a interrupção de aulas. A nova modalidade de HaaS exclusiva para instituições de ensino também oferece serviços de geolocalização em tempo real e bloqueio de aplicações, funcionalidades úteis em casos de desvios e furtos de dispositivos.

Além de garantir o melhor equipamento de informática para cada perfil de aluno, o HaaS4edu assegura que alunos de uma mesma turma tenham os mesmos aplicativos e conteúdos no momento da aula, em total segurança. Basta que o estudante digite o pin ao se conectar à internet e o dispositivo receberá as configurações definidas conforme o perfil. A customização também prevê acesso apenas a conteúdos permitidos.

Na ponta do lápis
Em termos financeiros, o hardware como serviço também é bastante vantajoso para as instituições de ensino, pois não precisarão imobilizar de uma vez grandes recursos. Pode também melhorar o fluxo de caixa, conservar linhas de crédito, deduzir parte do valor no Imposto de Renda, reduzir custos operacionais com equipe de TI e ter sempre equipamentos modernos. O HaaS simplifica processos, traz ganho na eficiência de TI e principalmente flexibilidade econômica. Para escolas, isto se traduz em redução de custos, garantia total e melhor experiência aos alunos.

Além disso, a escola não precisará mais se preocupar com o descarte ecológico das máquinas após a total depreciação, nem terá que se preocupar com a sanitização de dados relevantes no momento de devolução das máquinas, pois esses serviços já estão inclusos no HaaS4edu. “Neste momento em que a tecnologia ganhou ainda mais relevância e precisa ser viável às escolas, o HaaS4edu é uma alternativa transformadora”, completa Fabio.

Mais informações sobre o HaaS4edu estão disponíveis no site.

Previous articleCenário digital pode favorecer o mercado de casamento
Next articlePayPal já emprestou mais de US$ 10 bilhões para cerca de 230 mil PMEs no mundo todo desde o começo da pandemia