Quer aprender programação? Veja 10 linguagens de destaque em 2015

Você sabe inglês, espanhol, mandarim ou algum outro idioma que tem ajudado a impulsionar sua carreira, mas será que dominar a língua das máquinas não é o que falta em seu currículo? E você que já programa, que tal aventurar-se nas novas linguagens que estão dominando o mercado? Existem tantas delas que a decisão sobre qual escolher é, por vezes, complicada.

O sucesso de uma linguagem de programação é algo que depende de muitos fatores. Alguns fabricantes de equipamentos preferem uma a outra. A necessidade específica de algumas empresas também interfere na demanda por

programadores e ainda há a possibilidade de algo ressuscitar uma linguagem esquecida como já ocorreu antes no chamado Bug do Milênio. Nesse evento, computadores antigos precisaram ser reprogramados para não travarem na virada do ano 1999 para 2000.

Outro modo de identificar o que será destaque no ramo da programação é focar nas tendências que estão transformando os negócios digitais. E, para sermos sinceros, não existe negócio hoje em dia que dispense a tecnologia. O big data, por exemplo, está direcionando a procura por novos programadores e deve continuar assim por algum tempo. A mobilidade dos smartphones também. Em breve, a internet das coisas (IoT) será outra força.

Essas novidades, entretanto, não eliminam a necessidade de programadores de linguagens mais tradicionais. Algumas delas evoluíram para os novos modelos tecnológicos e ainda são boas opções para dar função a um software ou máquina. Tanto que entre as cinco mais bem colocadas num ranking especializado aparecem Java, C, C++, Python, e C#.top-tech-620px-1436797486093

Entre as linguagens populares de programação de 2015 está a R, que trabalha com estatísticas para big data, aparece bem colocada na lista de destaques do ano. Ela está em sexto lugar, subindo três posições do levantamento feito em 2014. Fora das 10 mais, porém com tendência a crescer está a Swift, uma linguagem de programação criada pela Apple para desenvolver apps para iOS e Mac. Está na posição 19.

O ranking foi elaborado pelo site IEEESpectrum com a ajuda do jornalistas especializado Nick Diakopoulos. A lista pode ser conferida clicando aqui.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Store Automação abre 20 vagas em TI e Logística

A Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico, anuncia a abertura de 20 vagas para sua fábrica de software, localizada em Barra Bonita, no interior de São Paulo. O objetivo é formar equipes para atender as atuais demandas de clientes e também para projetos futuros.

As vagas são dedicadas a profissionais e estagiários que desejam trabalhar nas áreas de desenvolvimento, suporte e consultoria. Para concorrer às posições disponíveis, o candidato deve enviar o currículo para o departamento de Recursos Humanos da companhia (rh@storeautomacao.com.br) ou ainda para o CVT (Centro Vocacional Tecnológico) da Prefeitura de Barra Bonita (diretoriacvt@barrabonita.sp.gov.br)

Exigências: formação ou curso em andamento nas áreas de Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou Logística.



Trainning Education inaugura unidade no Rio de Janeiro

A Trainning Education abre as portas de sua nova escola no Rio de Janeiro, na região central, com grade inicial de mais de 30 cursos de Tecnologia e Negócios. A rede, presente em oito capitais brasileiras, até então atuava no estado carioca por meio de terceirização de metodologia. A unidade própria, que conta com toda a expertise de oito anos de mercado da marca e com professores atuantes no setor, deverá representar crescimento de 15% para a empresa.

Entre os cursos, estão Desenvolvimento de Aplicativos para Iphone SDK e Android, Certified Ethical Hacker, Academias Funcionais SAP e Oracle DBA. “A diversificação das tecnologias é o diferencial da Trainning. Apresentamos em nosso escopo a chamada Formação AGP – Analista de Gestão e Projetos, em que o aluno realiza os cursos de ITIL, Cobit e PMI em um único pacote de treinamento, capacitando para vários segmentos do mercado e com a certificação internacional”, declara Victor Jacques, diretor e fundador da Trainning.

A Trainning tem mais de 250 cursos disponíveis, tais como SAP, Itil, Cobit, Oracle, Excel, Big Data, Java, Gestão de Pessoas, BPM e BPMN, todos com módulos de até 40 horas de duração. Desde sua fundação, em 2007, mais de 150 mil executivos foram formados e habilitados com a devida certificação internacional, cuja prova pode ser feita na própria escola. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.trainning.com.br.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



RH: retenção e desenvolvimento de executivos são prioridades

A instabilidade econômica do país influência diretamente na decisão e nas ações dos líderes RH das empresas em relação ao quadro de funcionários. Executivos brasileiros apostam na retenção de profissionais enquanto os mexicanos priorizam o treinamento e desenvolvimento de executivos e, os argentinos, a remuneração e os benefícios. É o que aponta o barômetro global de RH da Michael Page, uma das maiores consultorias globais especializadas em recrutamento e seleção.

A pesquisa, que consultou 2.572 líderes de recursos humanos de mais de 65 países dos cinco continentes, indica que a prioridade dos RHs brasileiros é a retenção de talentos (46%), seguido de treinamento de executivos (39%) e desempenho de gestão (36%). A média global, que compara com países de outros continentes, desses quesitos são 26%, 33% e 28%, respectivamente.

EstudoRH_MichaelPage2“A conjuntura econômica atual acaba refletindo nos planos de curto e médio prazo das companhias. Como estamos atravessando um momento difícil, os executivos da empresas de capital nacional estão investindo na retenção e no…[MAIS]



Profissionais de TI em alta têm foco em soluções e geração de resultados financeiros

O ano de 2016 será desafiador para os executivos de tecnologia da informação, que se sentirão pressionados pelas empresas a propor iniciativas que afetem de forma positiva os resultados financeiros do negócio. A boa notícia é que, paralelamente à essa responsabilidade, cresce a valorização deste profissional como parte da estratégia das companhias.

De acordo com a edição 2016 do Guia Salarial da Robert Half, o novo cenário implica a saída de cena de profissionais introvertidos para dar espaço àqueles que tenham facilidade de circulação entre as áreas, entendendo os problemas da empresa de maneira ampla e, consequentemente, trazendo melhorias para os resultados finais. “Dentro deste contexto, segue valorizado o analista de negócios, capaz de se comunicar na linguagem do usuário e de TI, sendo o elo entre as linhas de negócio e os desenvolvedores”, explica Fábio Saad, gerente sênior da Robert Half.

A expectativa é de que, nos próximos anos, cresça o número de oportunidades aos profissionais especializados em Big Data. “Grande parte das empresas está dando os primeiros passos na…[MAIS]



Huawei Brasil anuncia novo CEO

A Huawei Brasil anuncia Wei Yao como novo CEO no Brasil. Agora no comando das operações do País, o executivo sucede Jason Zhao, que permaneceu nesta função por mais de 2 anos e segue para uma nova posição de liderança na Huawei China. O desafio de Wei será continuar o crescimento da empresa no País e reforçar seu posicionamento de líder no mercado brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Wei Yao está na Huawei há 16 anos e atuou em diversas áreas. Mais recentemente, Wei ocupou o posto de vice-presidente da área de Enterprise. Antes de chegar ao Brasil em 2015, Wei atuou como CEO na Huawei Venezuela e CEO da Huawei na província de Hubei, na China. Wei é formado em Tecnologia Optoeletrônica pela Universidade de Jilin.

“O mercado brasileiro é um dos mais importantes para a Huawei. Seguimos com nosso compromisso de estimular a colaboração entre os diversos players do ecossistema local para desenvolvermos as tecnologias que atendam a demanda por inovação. A Huawei também tem um forte papel de discutir como a tecnologia pode ajudar a solucionar problemas da região e transformá-la em um Brasil melhor conectado”, disse Wei.

A Huawei é uma das principais fornecedoras de soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), telecomunicações de rede, aparelhos e computação em nuvem.Tem produtos implantados em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. No Brasil, está há mais de 15 anos, fornecendo soluções para banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um um centro de distribuição em Sorocaba (SP)



SAP abre inscrições para programa global de trainee

Para proporcionar experiência internacional e habilidades técnicas na área de Vendas e Pré-vendas a estudantes universitários, a SAP abriu inscrições até 21 de novembro para seu programa global de trainee, SAP Academy, que tem o objetivo de formar e capacitar profissionais para a área de vendas da companhia.

O programa tem até um ano de duração e parte dele acontece no Vale do Silício, na Califórnia, onde os participantes terão a oportunidade de dar início a uma carreira em vendas e trabalhar com colegas de todo o mundo.

No Brasil, estão sendo disponibilizadas vagas para estudantes de qualquer área universitária que estejam graduados a partir de dezembro de 2010 ou com formação prevista para dezembro de 2016.

“O programa é um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento de novos talentos que são incorporados ao nosso quadro de funcionários. Profissionais seniores atuam como mentores e acompanham os traines durante a academia e após a alocação na área de vendas. O sucesso do programa atrai jovens que acreditam na importância da transformação digital e querem ingressar nesta jornada.”, destaca Cristina Palmaka, Presidente da SAP Brasil.

Os selecionados passam por nove meses de academia, sendo seis meses de treinamentos práticos e mentoria realizados por executivos da SAP e três meses da formação ocorrem no centro de treinamento da empresa em Dublin, na Califórnia (EUA). Cada participante do SAP Academy tem um mentor para auxiliar as atividades práticas, além do acompanhamento de dois profissionais do programa durante toda a academia.

SAP Academy
Período de inscrição: Até 21 de novembro de 2016.
Duração do trainee: Cerca de 1 ano.
Qualificações: Graduados a partir de dezembro de 2010 ou com formação prevista para dezembro de 2016. É necessário que os profissionais tenham fluência em inglês e o conhecimento em espanhol é desejável. Experiência prévia em vendas ou pré-vendas (mesmo como estágio) é um diferencial importante.
Inscrições no site: goo.gl/oa2zw4
Para mais informações, acesse: https://www.mytrainee.com/trainee/sap-academy/.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

 



Softtek contrata VP para a área de Digital & Innovation no Brasil

A Softtek, provedora global de serviços de TI, anunciou a contratação de João Moretti para o cargo de VP da área de Digital & Innovation no Brasil. A contratação faz parte do novo posicionamento da Softtek em oferecer soluções e serviços para ajudar os clientes no processo de Transformação Digital.

Com mais de 20 anos de experiência em Digital para o segmento corporativo, João Moretti liderou grandes projetos de mobile e no país e recentemente foi Presidente do Conselho de Administração da Mobile People e por ​último da MC1, que atua no Brasil e na América Latina. Administrador de Empresas pela PUC-SP e pós-graduado em Gestão Comercial, o executivo foi o responsável pelo desenvolvimento de produtos de mobilidade para grandes empresas e implementação de parcerias como as de SAP, SalesForce, Oracle, Vivo e Microsoft.

“Convidamos João Moretti a fazer parte do time da Softtek como Vice-Presidente de Digital & Innovation pois acreditamos que com sua maturidade na área de Digital, poderemos gerar ainda mais valor para nossos clientes por meio do desenvolvimento de tecnologias digitais, móveis e na nuvem. Dispomos de ferramentas e soluções ao redor do mundo, e a partir da contratação de Moretti, poderemos integrá-las com ainda mais agilidade”, conta Miguel Saldívar, CEO da Softtek Brasil.

“Fiquei feliz com o convite, e aceitar este desafio me proporcionará poder participar dessa grande transformação digital que a Softtek vem desenvolvendo em conjunto com grandes corporações. A ideia é, por meio do meu background e expertise oferecer uma oferta mais ampla de soluções para nossos clientes, com o diferencial necessário do Digital”, explica João Moretti.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



SONDA tem nova executiva de alianças

Karla Lemes é a nova executiva de alianças da área de MDS (Managed Device Services) da SONDA, companhia latino-americana de TI. A profissional será responsável por ampliar a rede de relacionamentos da companhia com a sua atual base de parceiros, composta por nomes como Dell, HP, Lenovo, Samsung, Honeywell e Lexmark, e também consolidará novos acordos comercias com fabricantes.

Além de estreitar o relacionamento com os principais fabricantes da integradora, a executiva terá a missão de levar ao mercado a mensagem que o modelo de negócio MDS tira a responsabilidade das empresas em buscar fabricantes, banco ou leasing, pois a SONDA se torna responsável por financiar com recursos próprios toda a necessidade tecnologia do cliente. Com a contratação via MDS, a SONDA torna-se responsável por todo o gerenciamento, ativação, manutenção e atualização tecnológica do ambiente de TI.

Segundo Karla, o Managed Device Services representa ganho de produtividade e eficiência operacional e financeira, uma vez que a aquisição de hardware, software e serviços embarcados para a ser feito via OPEX. “O CIO está cada vez mais alinhado ao negócio, entendendo as reais necessidades de aquisição da corporação e contribuindo efetivamente para isso”, completa a profissional

Formada em comunicação e marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, Karla Lemes atua há mais de 15 anos no mercado de vendas e alianças, com passagens pelos ambientes comercias e de marketing da IT Mídia, Microcity e Schneider Eletric.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Hilmar Becker é o novo country manager da F5 Brasil

A F5, de soluções de aplicações corporativas, anuncia que Hilmar Becker é o novo country manager da F5 Brasil. Profissional com mais de 25 anos de experiência no mercado de TIC, Becker passa a liderar a subsidiária da empresa global que faturou, no ano fiscal 2017 (terminado no dia 30 de setembro), US$ 2,1 bilhões. “Hilmar Becker é um executivo muito experiente, que faz a diferença. Seu conhecimento sobre a indústria, seu reconhecimento pelo mercado e seu networking irão levar a F5 Brasil a uma nova era”, afirma Roberto Ricossa, Vice-presidente de vendas da F5 América Latina & Caribe. Antes de atuar na F5 Brasil, Becker foi country manager da HPE Aruba. Becker trabalhou, também, na Cisco Systems, Extreme Networks, Aperto Networks e 3Com.

Desafios do mercado em 2018
Sob a liderança de Becker, a F5 Brasil seguirá atendendo as maiores empresas dos principais setores (finanças, Telecom, governo, indústrias, etc.). Becker acredita que, em 2018, os principais desafios vividos pelo mercado estarão ligados à migração para a nuvem híbrida. “A gestão da segurança em ambientes híbridos é complexa, pois o controle de acesso e as proteções oferecidas variam muito de provedor a provedor”, observa. “A falta de uma política de segurança unificada e a presença de usuários com múltiplos logins ameaça a integridade da informação e os processos de negócios das empresas”.

Dentro deste contexto, Becker aponta, ainda, que em 2018 haverá uma incidência de três tipos de ataques cibernéticos: ataques criptografados, ameaças combinadas, com mais de um tipo de vetor e, finalmente, ações criminosas baseadas em Botnets de dispositivos IoT (Internet das Coisas). “A F5 tem a resposta para esses desafios”, afirma Becker. “Para garantir a segurança das aplicações corporativas – o elemento mais crítico da transformação digital –, a F5 oferece soluções on premise, em forma de serviços e na nuvem que atuam desde o controle de acesso até a luta contra massivos ataques DDos”. Isso inclui soluções de WAF (Web Applicaton Firewall), visibilidade SSL e o serviço F5 Silverline de enfrentamento a ataques DDoS e DNS.

Becker ressalta, ainda, que 100% das vendas da F5 Brasil acontece por meio do canal. “Contamos com parceiros plenamente capacitados; são empresas que constroem soluções que extraem o máximo valor da tecnologia F5”. O ecossistema de canais da F5 Brasil contribui para que a empresa ganhe capilaridade no atendimento a seus clientes, contando com profissionais treinados e certificados nas cinco regiões do Brasil.

Hilmar Becker é graduado em Design Automotivo pela Escola Franz Obethuer em Wuesburg, Alemanha. Ele fala fluentemente Português, Inglês e Alemão. Em seu tempo livre, o executivo dedica-se ao mergulho em cavernas e a dirigir veículos 4×4 em trilhas off-road.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Christine Valls é a nova Diretora-Geral de Vendas da American Airlines

A American Airlines anunciou hoje Christine Valls como sua nova diretora-geral de vendas para Flórida, América Latina, Caribe e o mercado latino dos Estados Unidos. Nesse cargo, Christine liderará a receita de vendas realizadas a passageiros, além dos relacionamentos da empresa com agências e empresas nesses mercados.

Christine, que nasceu na Flórida, mas foi criada em Porto Rico, substitui Peter Vittori, que recentemente anunciou sua aposentadoria após 32 anos trabalhando para a companhia aérea.

“Ao longo dos 27 anos de carreira da Christine na American, ela contribuiu com valiosas mudanças à organização de vendas, tendo desempenhado um papel importante na nossa expansão contínua na América Latina e Caribe”, disse Chris DeGroot, Vice-Presidente de vendas internacionais da American. “Seu histórico forte, além de suas habilidades de liderança e o incrível trabalho que tem feito para desenvolver relacionamentos tanto com nossos clientes quanto com membros de nossas equipes, fazem com que ela seja a escolha perfeita para liderar nosso time rumo ao futuro”.

Christine começou sua carreira na American em 1991 no cargo de representante de atendimento ao cliente e teve um crescimento rápido, conquistando diversos cargos nas áreas de Vendas e Planejamento de Vendas, tendo liderado também os esforços interativos de marketing da American na América Latina e no Caribe. Em seu último cargo, Christine atuou como diretora regional de vendas para o México e Américas Central e do Sul.

Christine é bacharel em administração de empresas pela American University em Washington, D.C.. Ela mora em Doral, na Flórida, com seu marido e dois filhos.

 



KPMG oferece treinamento em Governança, Riscos e Compliance no Rio de Janeiro

A KPMG abre inscrições para a primeira turma do Risk University Executive Level, que será realizada no Rio de Janeiro. O programa está em sua 8ª edição.  De acordo com André Coutinho, sócio da KPMG responsável pelo Risk University, o objetivo desse treinamento é oferecer capacitação de alto nível para executivos por meio de um roteiro modelado para fornecer aos profissionais de riscos, auditoria, controles e compliance (GRC) uma plataforma inovadora de troca de experiências, aprendizado e atualização.

O curso tem carga horária de 160 horas e é direcionado a profissionais que ocupam cargos de decisão e apoio às áreas de auditoria interna, compliance office, controles internos e gestão de riscos.

Risk University Executive

Duração:  dez meses

Frequência: as aulas acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, das 9h às 18h.

Local: Centro de Treinamento da KPMG.

Inscrições: Luiza Sinico, lsinico@kpmg.com.br

Programação:

Módulo 1 – Gestão de Riscos

Módulo 2 – Auditoria e Compliance

Módulo 3 – Ambiente e Controles

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Módulo 4 – Governança Corporativa



Empresa abre 500 vagas de emprego para jovens talentos em SP

A Concentrix, multinacional do segmento de contact center especializada em soluções de outsourcing, anuncia a abertura de 500 vagas nos próximos três meses para sua nova unidade localizada na Barra Funda, em São Paulo (SP).A companhia está em franca expansão e, na contramão da atual crise econômica brasileira, comemora um crescimento global de 29% ao ano e a ampliação de seu negócio por um grande cliente da área de tecnologia, que gerou os novos postos de atendimento.

O novo site na Barra Funda, que está com as oportunidades em aberto e foi inaugurado em março, recebeu um investimento de R$ 8 milhões em infraestrutura e R$ 5 milhões em tecnologia e faz parte da estratégia de expansão da empresa na América Latina, que inclui a inauguração de unidades na Nicarágua, Costa Rica e Colômbia nos próximos meses.

Para estas novas vagas, a empresa busca por agentes de atendimento, que tenham ensino médio completo, inglês intermediário, boa comunicação e digitação e que tenham interesse por tecnologia para trabalhar numa conta deste segmento direcionada ao usuário final. Além disso, estar cursando universidade será considerado como diferencial dos candidatos.

O gerente-geral da Concentrix Brasil, Flaviano dos Santos, afirma que a Concentrix se destaca por oferecer diferenciais que a tornam muito atraente no mercado de trabalho. “Além do salário diferenciado, acima do piso da categoria, oferecemos oportunidade de carreira e…[LEIA MAIS]



Em tempos de pandemia, como formalizar reuniões virtuais?

                                                                                                                                                                                                                                                                     Por Andrea e Jonatan *

O ano de 2020 começou de uma maneira não muito agradável para a sociedade, com a disseminação do vírus COVID-19, comumente conhecido como “novo coronavírus”. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O vírus causa problemas respiratórios e sua transmissão acontece de maneira muito rápida e “sutil” através de contato próximo de pessoa a pessoa. Isso tem feito com que, em alguns países, o sistema de saúde seja demasiadamente sobrecarregado.

Por esse motivo, órgãos de saúde vêm recomendando cuidados específicos para evitar aglomerações e consequentemente à proliferação da COVID-19. E nos último dias, o trabalho remoto (trabalho de casa) tem sido mais e mais escolhido como forma de seguir com as atividades organizacionais.

Jonatan

Desde o início da quarentena, estabelecida no dia 24 de março pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, muitas reuniões entre sócios ou até mesmo reuniões de rotina empresarial foram interrompidas por conta do risco da transmissão viral.Entretanto, estamos vivendo o auge da era digital e algumas soluções fáceis e pertinentes surgem para facilitar a rotina das empresas.

Diversas organizações optaram por dar preferência a reuniões virtuais, utilizando-se de aplicativos de videoconferência como o Zoom, Skype, e WhatsApp. No entanto, nem todos os órgãos públicos estão preparados para aceitar documentos totalmente digitais.

Uma boa notícia é que o item 34.2 do Capítulo XVIII, das Normas de Serviço de Cartório Extrajudiciais, Tomo II, já prevê a apresentação das atas de assembleia de pessoas jurídicas em formato eletrônico, exigindo para tanto a assinatura com certificado digital ICP-Brasil (e-CPF ou e-CNPJ).

Uma das soluções que já aceita documentos totalmente eletrônicos, de forma a permitir o registro é o sistema desenvolvido pelo Serviço Nacional dos Cartórios de Títulos de Documentos & Pessoa Jurídica, denominado Central RTDPJBrasil (Central).

Por meio deste sistema, é possível fazer o upload dos arquivos em word ou PDF e promover a assinatura digital de documentos (sem a necessidade de reuniões presenciais para coleta de assinaturas).

Assim, é possível praticar todos os atos de rotina societária como reuniões de associações, condomínios, fundações e sociedades simples, por meio de aplicativos online e, depois, realizar a formalização das atas e lista de presença por meio da Central sem que haja contato físico entre os participantes.

Para os empresários, sociedades empresariais e corporativas do estado de São Paulo, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) está trabalhando apenas com a constituição 100% digital para empresário, sociedade limitada e EIRELIS, sendo necessária a apresentação de documentos assinados fisicamente para todos os demais atos.

 

* Andrea Ometto Bittar Tincani é advogada especialista em Direito Societário e Jonatan Vieira Feitosa, estudante de direito.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

 

Veja também
Site distribui 1 milhão de bolsas de capacitação profissional para tornar período mais produtivo
Hackers chineses invadem carro Tesla remotamente pela primeira vez
Google abre as inscrições para programa de bolsas de pesquisa na América Latina de 2019



Gestão em tempos de crise: ferramentas que podem ajudar a superar momentos tão desafiadores como este

Campo Grande, MS. 20/1/2021 – Trata-se da importância de envolver e alinhar todas as pessoas certas no momento decisivo.Como gerenciar crises em ambientes de emergência

Que a jornada do empreendedor não é tarefa fácil todos já sabemos. Em um ano desafiador como o de 2020 nem se fala. Mas com ajuda e suporte de tecnologia aplicada ao negócio e pessoas certas, momentos como esse podem trazer repertório para alcançar metas ainda maiores. Rafael Pestille, co-fundador da Data Insight Tecnologia de Negócios e Diretor executivo da JB Higienização Hospitalar ensina como gerenciar crises colocando as pessoas e não os problemas no centro da discussão.

Medindo a febre
A atenção ao cerne do problema é um desafio para gestores de crises. Ter capacidade de diagnostico assertivo é um diferencial quando o assunto é a delas. Independentemente do nicho, geralmente conseguir superar crises muito agudas cria um repertorio que impulsiona os resultados no pós-crise. Mas antes de colocar em prática o lado reativo, se atentar ao fato gerador do problema e não às consequências dele faz toda diferença. Não chamar para a mesa os agentes que de fato são os maiores impactados e deixar de lado toda essa expertise que traria agilidade e muitas vezes menos impacto para a organização.

O remédio
Montar um comitê multidisciplinar e expor os mais variados pontos de vista acerca de determinado assunto leva o debate para outro patamar.
Uma estratégia que tem se provado em ambientes assim é o brainstorm, que em situações de urgência e emergência pode ser feita da seguinte forma:

Brainstorm solo: neste momento é solicitado que alguns agentes envolvidos no problema o façam sozinhos e levantem a maior quantidade possível de soluções.
Após essa etapa, reúnem-se todos os agentes para que seja elencadas as ideias realmente resolutivas, ou seja, aquelas que não amenizam o problema.
Fazer pausas para que as pessoas possam pensar sobre as ideias impulsiona o desenvolvimento das que são eleitas as mais promissoras. Outra sugestão é de que se façam tarefas fora do ambiente de trabalho para que não chovam obviedades. (Chris Griffith e Melina Costi, 2021)

A alta
Em um ambiente de emergência como dos hospitais é quase impossível não conviver com o fatal, ou seja, caso ninguém faça nada ou demore para reagir tudo estará perdido. O que torna o impulso à reação imediata um “modus operandi”. Logo, buscar um diagnóstico rápido, porém, assertivo quase que em tempo real, faz toda diferença. Com o uso de tecnologia aplicada aos negócios esse acompanhamento se torna muito mais fácil e através de formulários e perguntas-chave podem avaliar o como está o moral da equipe e quais os desafios que cada um dos setores vem enfrentando diante do novo desafio.

Website: http://www.datainsight.com.br



Como estruturar o departamento de vendas no “novo normal”

3/2/2021 – A integração entre as áreas comercial e de marketing, além de profissionais como o SDR e o Closer, podem acelerar a máquina de vendas

Agora tudo está mais digital, inclusive as reuniões com os clientes e prospects, com as famosas calls. Recente estudo da Deloitte em colaboração com o Fórum Econômico Mundial sugere que empresas, incluindo companhias B2B, devem cada vez mais adotar novos processos e abordagens orientadas para o ecossistema digital, utilizando a tecnologia como sua aliada.

Pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Co apontou que vendedores e compradores estão aprendendo a como se adaptar ao “novo normal” e que as empresas B2B estão considerando as interações digitais até três vezes mais importantes para seus clientes do que as interações de vendas tradicionais.

Com a retomada gradativa das atividades, seja ainda em home office ou de forma híbrida, o cliente corporativo continuará valorizando a praticidade que a tecnologia tem proporcionado. Afinal, por que não marcar uma reunião online ao invés de atravessar a cidade ou receber um consultor comercial no escritório para entender melhor sobre um produto ou serviço?

O fato é que, do outro lado, empresas que negociam com outras empresas devem se adequar a este novo cenário e definir suas estratégias de vendas pautadas em todas as mudanças geradas pela pandemia. E isso pode significar a reformulação de todo o departamento comercial.

Iniciando o processo de adequação da área comercial

O primeiro passo é criar a estratégia. Maucir Nascimento, especialista em Growth, Marketing e Vendas da Speedio, uma plataforma de Big Data para geração de leads B2B, reforça que a empresa precisa conhecer muito bem o seu cliente e deve ter seu pitch de venda bem definido. “Estas informações são indispensáveis para qualquer segmento e irão direcionar toda a máquina de vendas da companhia.”

Neste novo modelo, as abordagens comerciais feitas diretamente por telefone dão espaço para a automação de marketing e o envio estratégico de e-mails, sabendo exatamente quem é o cliente, sua área de atuação e necessidades específicas. “Já nesse primeiro ponto podemos ver a importância de se conhecer bem o cliente para que a comunicação seja direcionada e assertiva”, comenta Nascimento.

Para este projeto, a integração entre as áreas comercial e de marketing é essencial, pois um especialista em comunicação persuasiva, conhecido como copywriter, será o responsável pelo desenvolvimento dos e-mails de isca e nutrição de leads, além de todos os outros conteúdos textuais que serão utilizados para encantar o prospect, preparando o terreno para uma possível negociação.

“Hoje, grande parte das empresas no Brasil já trabalha com campanhas de marketing digital para captação de leads, que são potenciais clientes interessados em um produto ou serviço. No entanto, é preciso gastar muita energia para aquecer esses contatos até que a venda seja efetivada”, explica o especialista.

Contudo, Nascimento reforça que esse processo gera custos e demanda um pouco mais de tempo até que o cliente esteja pronto para a compra e nem sempre a empresa tem tempo disponível para isso. É preciso vender para fazer o negócio girar.

Uma opção é investir em soluções tecnológicas de captação de leads qualificados, pois esse tipo de plataforma coleta de maneira segura, através de big data, informações imprescindíveis sobre os potenciais clientes da empresa e que de nenhuma maneira fere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A máquina de vendas do sucesso

Até pouco tempo atrás, era comum ver equipes comerciais com altos números de vendedores que passavam o dia ligando para prospects utilizando abordagens mais tradicionais e isso funcionava muito bem. Mas, como já foi comentado, as formas de comprar e vender agora são outras.

Atualmente, é difícil imaginar um profissional da área comercial fazendo dezenas de ligações em um mesmo dia. “Essa é uma tática inviável que influencia, inclusive, o bem-estar do colaborador. Esse tipo de trabalho precisa ser feito pelas tecnologias”, comenta o especialista da Speedio.

Hoje em dia existem dois tipos de profissionais que fazem a máquina de vendas de uma empresa funcionar de forma cadenciada para trazer o retorno tão esperado. São eles o SDR e o Closer.

O Sales Development Representative, ou apenas SDR, é o profissional responsável pela abordagem inicial de prospecção ativa. É ele quem vai representar a empresa em um contato direto com os potenciais clientes para se conectar com cada um deles. Mas nada de ligações frias.

“O contato inicial do SDR deve acontecer por um e-mail isca, que trará um conteúdo específico e pensado para este primeiro momento”, explica Nascimento. Este material, que foi desenvolvido por um copywriter, deve trazer o nome e até mesmo uma foto do profissional SDR, pois isso ajudará na humanização do contato por parte do cliente.

No infográfico abaixo fica bem claro como será esse momento inicial do processo de venda. Após o e-mail isca, o prospect receberá uma outra comunicação, também por e-mail, reforçando o contato do SDR e com o mesmo objetivo de gerar proximidade e familiaridade.

Após esses dois primeiros contatos, o profissional de prospecção ativa tentará interagir com o potencial cliente utilizando a rede social de negócios LinkedIn. De forma bem leve e sutil, irá se apresentar e reforçar as comunicações encaminhadas por correio eletrônico.

A tradicional ligação será realizada apenas se o prospect não responder a nenhuma das tentativas anteriores. “Todo esse processo feito pelo SDR é para aquecer o lead, entender sua situação atual e prepará-lo para a pré-venda. É importante que nenhuma etapa seja pulada, pois é essencial que haja essa humanização. O cliente irá perceber que não é um contato de telemarketing robotizado, mas sim uma pessoa que sabe quem ele é e o que ele precisa para resolver um determinado problema”, diz.

Após o contato do SDR utilizando as etapas do infográfico acima a lead estará devidamente aquecida e pronta para o próximo passo: o Closer. Este é o profissional da equipe comercial que está apto para concretizar o negócio. “O Closer é o vendedor e ele precisa ter acompanhado todo o processo realizado pelo SDR, ter todas as informações do cliente e demais detalhe



Mulheres preparadas para ocupar lideranças em todos os segmentos

São Paulo 8/3/2021 – Com expressivo quadro de colaboradoras em suas operações, Katayama Alimentos mostra que as mulheres estão preparadas para ocupar espaço também na indústria avícola, em todos os níveis

Com os temas diversidade de gênero e inclusão social posicionando-se frente à questão cultural dos preconceitos, espera-se um aumento, mesmo que tímido, das mulheres ocupando cargos de liderança nos ambientes corporativos. Ainda que o percentual de empresas com participação equilibrada de homens e mulheres em cargos de gestão seja pequeno, o último estudo da consultoria Kantar indica avanços importantes pelo mundo, com reflexos no Brasil. Entre 2012 e 2020, por exemplo, o percentual de mulheres em posição de liderança, como executivas ou em cargos fora do meio corporativo, dobrou de 10% para 20%, na Europa.

A Katayama Alimentos, uma das principais indústrias avícolas do país, destaca-se pela quantidade de mulheres presentes no seu time, ocupando posições diversificadas. Hoje, no quadro de colaboradores da empresa, há 201 mulheres e 231 homens, sendo que cerca de 52% dos cargos de liderança, gestão e supervisão são ocupados por mulheres. E mais: 180 mulheres trabalham na produção de alimentos e 165 (mais da metade das colaboradoras) são chefes de família.

ESG em execução
“Alinhados com os critérios de ESG (práticas ambientais, sociais e de governança, do inglês Environmental, Social and Governance), entendemos que a escolha do profissional para exercer as funções dentro da indústria avícola deve priorizar o conjunto de habilidades e competências individuais para o exercício de determinada atividade profissional. Entretanto, é preciso valorizar a diversidade de gênero, sem restrições ou preconceitos. Tratamos tais critérios com tanta seriedade, evidenciando-os, inclusive, em nossa política de recrutamento e seleção”, afirma Cristiane Macedo, Gestora de Recursos Humanos da Katayama Alimentos.

Segundo Cristiane, a questão da diversidade deve ser respeitada e nortear as decisões da empresa. “É dada a oportunidade ao profissional que tem a melhor ‘chave’, identificada pela competência, habilidade, atitude, valores e emoções. E esse conjunto de atributos não é definido pelo gênero. Acreditamos que o ideal é ter um equilíbrio em nosso quadro de colaboradores, explorando as aptidões de cada gênero, para compor um time de alta performance.”

Habilidades femininas
De forma geral, é menos comum ter mulheres liderando as operações de uma indústria avícola. A Katayama Alimentos tem como foco a qualidade dos ovos produzidos, atendendo os preceitos de segurança do alimento. Ao longo de seus quase 80 anos, a empresa foi ajustando suas operações e identificou que, em geral, as mulheres possuem talentos diferenciados para a realização de determinadas atividades. “Percebemos que as mulheres têm mais habilidade e sensibilidade para cuidar das aves e dos produtos finais (ovos), que são delicados e exigem especial atenção e cuidado”, explica Camila Cuencas, Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos.

“Normalmente, as mulheres são experts no manejo de crises e em se adaptar às mudanças. Esta habilidade para lidar com processos de mudança e tolerar incertezas e ambiguidades é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. As líderes, por exemplo, contam com alto desenvolvimento de inteligência emocional e montam equipes de trabalho coerentes, motivadas e com foco nos resultados”, finaliza Camila.

Mulheres de garra
Adriana Osório tem 34 anos e faz parte da equipe feminina de líderes da Katayama Alimentos. Sob sua supervisão na área de Classificação dos Ovos estão mais de 100 mulheres. Também é mãe de uma filha de 14 anos e chefe de família. “A empresa sempre deu muita abertura para o crescimento e hoje tenho meu trabalho respeitado e minha confiança garantida. Eu tinha que evoluir e dar orgulho para os meus pais, mostrar para eles que eu era capaz, já que não consegui concluir minha faculdade em função da gravidez precoce”, conta Adriana.

Para Tamires Ribeiro, de 29 anos, Supervisora de Produção, os desafios e as dificuldades estão presentes todos os dias na empresa e fora dela, mas o resultado é muito gratificante. “Nós, mulheres, precisamos ter hiperpoderes para dar conta de tudo. A minha função poderia ser ocupada por um homem, mas a empresa prima por competência e oferece oportunidade a todos, sem discriminação pelas diversidades.”

Segundo a Gestora de Custos e Orçamentos, Eliane Zanetti, há 18 anos na Katayama Alimentos, não existe profissão certa para homem e mulher. O importante é haver equidade na escolha do profissional, independentemente de seu gênero. Na empresa, nunca sofri preconceito por ser mulher, passando de estagiária a gestora, sempre com o apoio da diretoria”.

Katayama Alimentos
Tel.: (18) 3606-9000
E-mail: marketing@katayama.com.br
www.katayamaalimentos.com.br
facebook.com/katayamaalimentos
instagram.com/katayamaalimentos
Canal “Ovo de Novo” youtube.com/ovodenovo

Informações para imprensa
Via Pública Comunicação
Sheila Diez: (11) 3473.0255 – 98540.7777 – sheila@viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – 99950.6687 – ines@viapublicacomunicacao.com.br

Website: http://www.viapublicacomunicacao.com.br



Estudo aponta que o mercado de tecnologia é promissor em 2021

Rio de Janeiro – RJ 6/5/2021 – Decidi empreender com foco em profissionais liberais e pequenas e médias empresas porque vi a oportunidade de profissionalizar o marketing digital desse públicoReaquecimento do setor de tecnologia confere previsão de crescimento de até 10% para o mercado corporativo em 2021. Acompanhando a tendência, jornalista carioca abraça franquia especializada em ajudar outras empresas a comercializarem produtos e serviços pela internet.

O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil deve crescer 7% em 2021 de acordo com a previsão da International Data Corporation (IDC) Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo.

A expectativa positiva faz parte do estudo IDC Predictions que aponta tendências e movimentos de mercado. Detalhando a análise, considerando apenas o mercado de TI, a previsão é de alta de 11%. Se o foco for apenas o segmento corporativo, que contempla software, serviços e hardware, a previsão é de alta de 10%.

Com essas informações fica fácil compreender porque diversas pessoas, mesmo em um cenário de crise, buscam o setor tecnológico para investir. Um exemplo recente é o de Eloisa Moreira, que abriu, no Rio de Janeiro, uma unidade de franquia Hostnet – especializada em ajudar outras empresas a comercializarem produtos e serviços pela internet.

Depois de viver 20 anos no mundo corporativo, ocupando cargos em empresas como SulAmérica, Universidade Estácio de Sá e na francesa LafargeHolcim, Eloisa decidiu empreender na área de tecnologia e marketing digital. Para isso, investiu em uma franquia e abriu a Hostnet Recreio dos Bandeirantes.

O empreendimento possibilita a comercialização de uma série de produtos e serviços como: criação e hospedagem de sites, lojas virtuais e aplicativos; automação de marketing; registro de domínio; e-mail corporativo e e-mail marketing.

O Recreio é um bairro nobre da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É conhecido por suas praias (entre elas: a do Recreio; Pontal; Macumba; Prainha e Grumari), pelo ambientalismo, organização urbana, segurança e por reunir residências de muitos famosos e empresários renomados.

A franqueada

A carioca Eloisa Tavares de Magalhães Moreira é jornalista e complementou sua formação com uma pós-graduação em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Ao longo de sua carreira, acumulou duas décadas de vivência no mundo dos negócios.

“Decidi empreender com foco em profissionais liberais e pequenas e médias empresas porque vi a oportunidade de profissionalizar o marketing digital desse público, compartilhando a expertise adquirida no mercado de trabalho”, explicou a franqueada. Enquanto realizava uma capacitação online pelo Curso em Vídeo, Eloisa conheceu a Hostnet e conta que, de cara, se identificou com perfil da empresa e com a visão dos diretores.

Vale ressaltar que a nova franqueada trabalhou em uma multinacional francesa coordenando o setor de marketing de franquias de lojas físicas. Enquanto esteve na empresa, experimentou o desafio de transformar os negócios para o digital. Isso proporcionou o background fundamental para entender o tamanho da oportunidade que tem esse mercado e dar a sua contribuição.

A startup e a franquia – afinidade de missões e valores

Essa é a primeira vez que a jornalista investe em franchising. A ideia de adquirir a franquia surgiu por conferir apoio profissional à sua startup, que apesar de estar em construção, já tem, em andamento, um contrato que cobrirá 1/3 do valor investido na microfranquia.

Em certa altura de sua carreira profissional, Eloisa cansou de ter um chefe e resolveu iniciar o seu próprio negócio. Ela saiu do mundo corporativo com desejo de empreender e optou por uma franquia. Afinal, segundo ela, esse era o caminho viável para alcançar um modelo de negócio pronto para executar.

Ao realizar os cursos em vídeo grátis (disponíveis no YouTube), Eloisa percebeu que a franqueadora tinha uma preocupação intensa com a educação de profissionais e a formação de novos consumidores. “O ideal da empresa e de seus sócios é o mesmo ideal que sempre tive. Não pensei duas vezes e estou cada vez mais convicta que acertei na escolha”, disse a empreendedora.

A crise e o mercado

Sobre empreender em meio à crise ocasionada pela pandemia, Eloisa Moreira foi bem direta e prática. “Apesar de vivermos um momento difícil pelas perdas geradas pela pandemia, acompanho o desempenho do setor e percebo que muitos negócios ainda precisam sair do analógico para o digital. Aproveitei este momento para investir”, afirmou.

Para empreender no setor de tecnologia ou em qualquer área é preciso haver motivação. Para a nova franqueada “o futuro” é a razão pela qual escolheu realizar negócios voltados para web; uma vez que muitos empreendimentos comerciais não contam com uma versão digital ou se encontram ancorados em marketplaces que são caros e acabam reduzindo a receita final.

O mercado de tecnologia e internet apresenta diversas oportunidades para profissionais que querem estudar e se especializar. Contudo, é muito comum encontrar pessoas não qualificadas ofertando serviços, principalmente quando se fala em sites e gerenciamento de mídias sociais.

A fim de quebrar esse padrão, observando a demanda local, Eloisa escolheu o Recreio dos Bandeirantes e o Rio 2 para focar o seu atendimento. “Enxerguei duas áreas de oportunidade: a primeira é de moradores que são empresários e profissionais liberais, e a segunda pela quantidade de escritórios e firmas estabelecidas”, comentou a franqueada.

Inauguração e projetos

A unidade de franquia Hostnet Recreio dos Bandeirantes foi inaugurada em abril de 2021. A meta para este ano é captar cinco clientes. A expectativa do retorno do investimento é de 18 meses. A Hostnet é uma empresa com mais de 20 anos no mercado, especialista em hospedagem de sites e negócios digitais como: criação de sites, lojas virtuais e aplicativos, automação de marketing, registro de domínio, e-mail corporativo e e-mail marketing. Para saber mais, basta acessar https://www.hostnet.com.br

Website: http://www.hostnet.com.br



Dahua Technology divulga a série WizMind atualizada para aprimorar a experiência de IA

HANGZHOU, China 10/5/2021 –
Dahua Technology, um provedor com liderança mundial em serviços e soluções de IoT inteligentes e orientados para vídeo, lançou recentemente sua série WizMind atualizada, oferecendo um portfólio abrangente de produtos orientados para projetos e de soluções de IA flexíveis com foco em tecnologia humana, de veículos, objetos e térmica para capacitar mercados verticais com uma experiência aprimorada de IA.

Aplicações com base em seres humanos

Ao adotar algoritmos e chips de IA de alta qualidade, a solução WizMind atualizada com base em seres humanos inclui proteção de privacidade 2.0, reconhecimento de face 2.0, metadados de vídeo humano 2.0 e outros desempenhos de IA avançados para possibilitar respostas oportunas a incidentes, enquanto oferece fluxos de clientes precisos, densidade de multidão, direção do alvo etc. para auxiliar em análises de negócios adicionais. O Privacy Protection 2.0 oferece opções de oclusão adicionais (polígonos irregulares, mosaicos e blocos coloridos), além de ser compatível com a exportação de códigos com base em alvos específicos, garantindo a segurança da privacidade de pessoas e lugares.

Aplicações com base em veículos

A solução WizMind atualizada com base em veículos integra o ANPR, controle do espaço de estacionamento, metadados de veículos 2.0, além de outras tecnologias, para atender a diversos cenários baseados em veículos. A solução pode detectar e exibir com precisão o status do estacionamento e o número de vagas disponíveis e também pode oferecer suporteàsobreposição de várias informações na foto do veículo. Além disso, um sistema dual-PTZ pode até capturar imagens detalhadas de veículos sob condições de oclusão.

Aplicações com base em objetos

Como um novíssimo recurso do WizMind atualizado, a tecnologia de monitoramento de objetos da Dahua utiliza algoritmos de “deep learning” (aprendizado detalhado) para detectar até seis tipos de objetos. Ele pode filtrar com eficácia alarmes falsos causados por interferência e proporcionar aos clientes informações de alarme precisas. Por meio do alarme de ligação conectado ao administrador, o WizMind pode ajudar o passageiro a encontrar itens perdidos ou detectar um bloqueio na saída de incêndio, reduzindo assim a perda de propriedade e aumentando o nível de segurança.

Aplicações com formação de imagem térmica

A tecnologia de formação de imagem térmica da Dahua adota o sensor de imagem térmica com liderança na indústria e um excelente algoritmo de processamento de imagem para oferecer desempenho de vigilância de longo alcance, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sua detecção de comportamento anormal, alarmes de alta precisão e outras funções de análise inteligente habilitadas para IA o tornam ideal para aeroportos, segurança de fronteiras, infraestruturas, prevenção de incêndio etc.

Ecossistema WizMind

O Dahua WizMind é compatível com diversas plataformas de outras fabricantes. Ele oferece API suficiente para possibilitar a integração com sistemas de parceiros Dahua.Dahua DHOP possibilita o acesso ao WizMind IPC e às câmeras térmicas para terceiros, permitindo a personalização de funções flexíveis de câmera.

Apresentando destaques técnicos precisos, confiáveis e abrangentes com o uso de IA, a série WizMind atualizada traz soluções personalizadas de última geração e conveniência para usuários com necessidades de projeto em controle de tráfego, construção, varejo, energia e muitos outros setores.

*A data de lançamento do produto pode variar dependendo do país.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Fonte: BUSINESS WIRE



Primeira tecnologia de voto eletrônico auditável do Brasil é apresentada por engenheiros formados no ITA

Curitiba, Paraná 13/5/2021 – Tudo vai ser feito a um custo muito baixo, sem papel, impressoras mecânicas, manutenção, transporte ou a troca de todas as urnasO voto auditável sem papel vai garantir a transparência e a integridade dos resultados das urnas eletrônicas

Uma solução proposta por um grupo de engenheiros formados no ITA, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, vai viabilizar as auditorias independentes após cada eleição, para confirmar a integridade dos resultados. O grupo técnico quer colaborar gratuitamente para solucionar a polêmica do voto impresso pelas urnas, que hoje divide políticos e eleitores no Brasil. Para desenvolver o projeto a “Associação GRITA!”, uma entidade sem fins lucrativos, reuniu a equipe de engenheiros que vai seguir oferecendo novas soluções tecnológicas para melhorias no sistema eletrônico de votação, sem custos para a comunidade.

Guy Manuel, engenheiro que coordenou o processamento das eleições no Paraná desde os anos 1980, é um dos idealizadores da associação. Ele afirma que a proposta deste trabalho foi reunir especialistas da área tecnológica para colaborar voluntariamente com o desenvolvimento de soluções úteis para a sociedade. Sobre as atuais urnas eletrônicas, o engenheiro recorda como elas foram projetadas: “Estas urnas foram criadas com uma tecnologia segura e avançada na época. Porém, com o modelo atual da urna não é possível fazer uma auditoria independente sobre os resultados, mesmo de forma estatística, após uma eleição”.

Voto eletrônico auditável já seria viável na eleição de 2022

A solução do voto eletrônico auditável poderá ser adotada já para a eleição de 2022, garante o engenheiro: “A nova tecnologia que apresentamos já foi estudada e aprimorada com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. E também foi apresentada ao TSE, Tribunal Superior Eleitoral”. Mesmo sendo uma tecnologia inovadora, sob a proteção de propriedade intelectual, a equipe oferece gratuitamente todos os direitos de exploração do sistema para o país e as suas instituições.
Guy Manuel complementa: “A arquitetura flexível das urnas eletrônicas foi útil por 25 anos. Paralelamente, neste período, houve um grande avanço nas auditorias de sistemas de informação e nas exigências da sociedade. Isto foi realizado para garantir a transparência e a integridade dos resultados em sistemas eletrônicos de votação. Quando a solução proposta pelo “GRITA!” for implantada nas urnas eletrônicas atuais, irá responder de maneira simples ao desafio de auditar os resultados de votação de forma segura e com o sigilo total dos votos”.

Cada voto será um documento eletrônico

Carlos Rocha, engenheiro que liderou o desenvolvimento e a fabricação das primeiras urnas eletrônicas de 1995 a 1998, trabalhou ao lado de Guy Manuel. Ele esteve na coordenação técnica do grupo de trabalho do voto auditável impresso em documento eletrônico do “GRITA!”. Rocha destaca a absoluta necessidade de preservar a integridade de cada voto de forma individualizada: “Esta é uma urgência, aliada à grande demanda da população para tornar viável o procedimento de auditoria independente na apuração dos resultados das eleições. E para dar a esse procedimento a publicidade necessária para garantir a transparência, que é essencial a todo ato administrativo válido, como já estabelece a Constituição Federal”.

O engenheiro Roberto Heinrich, que dirige a “Associação GRITA!”, explica que esta proposta vai continuar utilizando as urnas já existentes, mas introduzindo a possibilidade de auditoria através da ‘impressão dos votos’ de forma digital e certificada. E complementa: “É uma tecnologia hoje amplamente usada pelos bancos, por exemplo, à qual o público já está acostumado e confia. Tudo vai ser feito a um custo muito mais baixo, ecologicamente sustentável, sem papel e sem impressoras mecânicas, sem necessidade de manutenção ou transporte, ou mesmo de troca de todas as urnas”.

Auditoria independente seria possível após cada eleição

O engenheiro Francisco Medeiros, membro da equipe, diz que a proposta representa uma evolução tecnológica, garantindo a auditoria do processo eleitoral: “Poderemos aumentar a confiança dos eleitores com a possibilidade de auditoria pós-eleição, garantindo a segurança e a transparência através do uso de certificados digitais, mantendo o sigilo total do voto. Isso deve acabar com a polarização política sobre o tema. E poderá voltar a posicionar o Brasil como líder mundial no processo eleitoral automatizado, liderança que o país perdeu ao não incorporar as últimas tecnologias à sua urna eletrônica”. Além dos profissionais citados, também participaram do grupo de trabalho os engenheiros Paulo de Geus e Vezio Nardini.

Uma grande movimentação para a impressão do voto em papel está sendo liderada agora pela deputada Bia Kicis, autora da PEC do Voto Auditável Impresso em Papel. A “Associação GRITA!” está procurando apresentar o seu novo conceito de Voto Eletrônico Auditável ao Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do TSE, Tribunal Superior Eleitoral, à Deputada Bia Kicis e aos congressistas interessados, para oferecer esta solução de forma gratuita, como uma contribuição à sociedade e ao avanço do processo democrático no Brasil.

 

Website: http://www.grita.net.br



ÚLTIMOS 10 PODCASTS

Últimas Notícias

Translate »