Eduardo Borba é o novo presidente da Sonda IT

A Sonda IT, integradora latino-americana de soluções e serviços de TI, anuncia Eduardo Borba como novo presidente da companhia. O executivo passa a assumir a operação geral da Sonda IT no Brasil e segue interinamente acumulando sua responsabilidade atual frente à Divisão de Aplicativos, área que comanda desde 2011 quando assumiu a vice-presidência.

Borba está na companhia há sete anos, além da sua passagem pela Sonda em 1999, e acumula uma extensa carreira em multinacionais, tal como a SAP, na qual foi um dos responsáveis pela implementação do Centro de Desenvolvimento em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Na Sonda IT, o executivo especializou-se no tema fiscal e teve passagem como diretor de R&D de Aplicativos.

“A experiência que conquistei em minha carreira, somado ao potencial que a Sonda IT domina com todas as aquisições realizadas, me dará condições de trazer um crescimento ainda mais sólido à companhia, estabilizando os negócios a partir da união das forças das divisões que temos hoje, o que significa, como meta, fazer da Sonda IT uma companhia mais forte para competir no mercado brasileiro”, afirma Borba.

Carlos Henrique Testolini assume a cadeira no Conselho de Administração da Sonda Brasil, que soma a Sonda IT, a CTIS e a Pars. Com 18 anos de atuação na companhia, sendo 12 à frente da operação, o executivo passa a se dedicar à transformação de uma estrutura mais integrada e robusta.

“Depois de mais de dez anos no comando, entrego a posição ao Eduardo Borba tendo atingido mais de 100% da meta do primeiro trimestre de 2015, contando com um corpo diretivo sólido e experiente. No conselho, poderei me dedicar ao desenvolvimento de novos negócios da companhia de maneira integrada, bem como apoiar as atividades de M&A planejadas em nosso roadmap de crescimento”, diz Testolini.

 

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USP lança vídeos gratuitos sobre gestão da inovação

O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), vinculado Laboratório de Gestão da Inovação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), acaba de lançar um conjunto de 64 vídeos sobre gestão da inovação. O objetivo da iniciativa é apoiar empresas na introdução ou aprimoramento de seus sistemas de inovação. O professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Mario Sergio Salerno, é o coordenador do NAGI.

“Uma das missões do NAGI é capacitar empresas para melhorar seu desempenho em inovação. Não se trata, porém, de desenvolvimento de produto, mas sim de melhoria na gestão e organização da inovação”, explica. Os videocursos estão disponíveis no site www.pro.poli.usp.br/nagi. O uso é aberto, gratuito e os vídeos podem ser replicados, desde que citada a fonte. “As empresas podem usar em aula, em treinamento, em seus sites, mas é proibido o uso comercial”, diz Salerno.

Com apresentação de professores experientes, os vídeos também trazem entrevistas com especialistas e agentes do sistema de inovação, para esclarecer conceitos e metodologias, e com profissionais do mercado, para compartilhar experiências bem-sucedidas. Um dos destaques é a palestra com Gina O’Connor, da Lally School of Management & Technology do Rensselaer Polytechnic Institute, Estados Unidos. Ela é considerada uma das maiores especialistas em gestão de inovação.

Os vídeos são divididos por blocos de assuntos, que podem ser seguidos na ordem ou não, de acordo com o interesse de cada um. O bloco inicial faz uma introdução sobre gestão da inovação. O segundo discute estratégia e tecnologia. O terceiro aborda a cadeia de valor da inovação. Outro grupo mostra como organizar para inovar. Há blocos dedicados às empresas que já inovam e têm sistemas relativamente consolidados, mas querem partir para a inovação disruptiva de forma sistemática. Outra sequência trata do tema empreendedorismo tecnológico de alto impacto.

A iniciativa tem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma das agências de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto também atendeu a 80 empresas, com diagnósticos e melhorias no seu sistema de gestão da inovação.

 

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Ericsson traz programa de trainee para América Latina

A Ericsson, fornecedora do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), lança pela primeira vez um programa de trainee com abrangência regional, dando oportunidades aos recém-formados em telecomunicações, engenharia, ciências da computação e eletrônica, além de candidatos com mestrado em administração, marketing e economia.

A experiência internacional proposta pelo Programa Trainee Ericsson 2015 tem por objetivo recrutar, treinar e desenvolver jovens talentos para os escritórios da empresa em São Paulo, Bogotá, Santiago e Cidade do México. Os candidatos aprovados no processo seletivo vão atuar em diversas áreas da Ericsson, como Indústria & Sociedade, TV & Media, Computação em Nuvem, entre outras.

De acordo com a Ericsson, por ser uma empresa com presença em mais de 180 países, os candidatos selecionados têm a chance de vivenciar a rotina de uma empresa global, conectada aos mais diversos e distantes pontos do planeta.

Sérgio Quiroga, presidente da Ericsson na América Latina e Caribe, relata sua experiência na companhia: “Trabalho na Ericsson há mais de 20 anos e nunca vivi um dia igual ao outro. Nosso trabalho é dinâmico e motivador. Saber que estamos ajudando a mudar a sociedade, contribuindo para que pessoas nas regiões mais afastadas do planeta tenham acesso a informação e estejam conectadas com o resto do mundo, faz com que nossa fome por inovação seja sempre insaciável”.

O executivo acrescenta que a diversidade fomentada pela empresa com a troca de experiências entre os que tem muitos anos de casa e os jovens talentos que chegam cheios de energia, estimula ainda mais os compromissos da organização perante a sociedade.

Bruna Barbosa, gerente de Sustentabilidade da Ericsson para América Larina e Caribe, comenta: “Gostaria de ver mais mulheres atuando no segmento TIC. Quando entrei na Ericsson como trainee em 2010, dos 15 candidatos finais, só havia duas mulheres, uma delas eu”, relata.

A gerente passou por diferentes áreas, como Operações, Finanças e área Comercial e atualmente está na Suécia, desempenhando funções ligadas à área de Sustentabilidade, em esfera global.

“Desde o início você tem de se dedicar, porque as oportunidades de crescimento na carreira surgem e surgem rápido dentro da empresa. O programa de trainee da Ericsson promove oportunidades de aprendizado, crescimento e garantia de desenvolvimento da carreira, mas, para isso, é preciso estar pronto. Uma boa dica é aproveitar a abertura que a empresa oferece, com treinamentos e acesso a todas as áreas e cargos, ouvindo os mais experientes e compartilhando dos valores da empresa”, acrescenta Bruna.

Os requisitos exigidos, além da formação nas áreas informadas, são domínio de dois idiomas e ter, no mínimo, dois anos de experiência profissional prévia. Ter conhecimento da indústria de telecomunicações será um diferencial para os interessados, que devem acessar o site para se inscreverem até 13 de março e, caso necessário, obter mais informações pelo e-mail  talent.acquisition.rlam@ericsson.com.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a contratação de profissionais de TI deve ter um aumento de 30% até 2016. O mercado já emprega, atualmente, 1,3 milhão de pessoas, mas tem potencial para muito mais, tendo em vista a grande demanda por soluções que remete cada vez mais as pessoas à sociedade conectada.

 

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Estudo aponta que o mercado de tecnologia é promissor em 2021

Rio de Janeiro – RJ 6/5/2021 – Decidi empreender com foco em profissionais liberais e pequenas e médias empresas porque vi a oportunidade de profissionalizar o marketing digital desse públicoReaquecimento do setor de tecnologia confere previsão de crescimento de até 10% para o mercado corporativo em 2021. Acompanhando a tendência, jornalista carioca abraça franquia especializada em ajudar outras empresas a comercializarem produtos e serviços pela internet.

O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil deve crescer 7% em 2021 de acordo com a previsão da International Data Corporation (IDC) Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo.

A expectativa positiva faz parte do estudo IDC Predictions que aponta tendências e movimentos de mercado. Detalhando a análise, considerando apenas o mercado de TI, a previsão é de alta de 11%. Se o foco for apenas o segmento corporativo, que contempla software, serviços e hardware, a previsão é de alta de 10%.

Com essas informações fica fácil compreender porque diversas pessoas, mesmo em um cenário de crise, buscam o setor tecnológico para investir. Um exemplo recente é o de Eloisa Moreira, que abriu, no Rio de Janeiro, uma unidade de franquia Hostnet – especializada em ajudar outras empresas a comercializarem produtos e serviços pela internet.

Depois de viver 20 anos no mundo corporativo, ocupando cargos em empresas como SulAmérica, Universidade Estácio de Sá e na francesa LafargeHolcim, Eloisa decidiu empreender na área de tecnologia e marketing digital. Para isso, investiu em uma franquia e abriu a Hostnet Recreio dos Bandeirantes.

O empreendimento possibilita a comercialização de uma série de produtos e serviços como: criação e hospedagem de sites, lojas virtuais e aplicativos; automação de marketing; registro de domínio; e-mail corporativo e e-mail marketing.

O Recreio é um bairro nobre da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É conhecido por suas praias (entre elas: a do Recreio; Pontal; Macumba; Prainha e Grumari), pelo ambientalismo, organização urbana, segurança e por reunir residências de muitos famosos e empresários renomados.

A franqueada

A carioca Eloisa Tavares de Magalhães Moreira é jornalista e complementou sua formação com uma pós-graduação em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Ao longo de sua carreira, acumulou duas décadas de vivência no mundo dos negócios.

“Decidi empreender com foco em profissionais liberais e pequenas e médias empresas porque vi a oportunidade de profissionalizar o marketing digital desse público, compartilhando a expertise adquirida no mercado de trabalho”, explicou a franqueada. Enquanto realizava uma capacitação online pelo Curso em Vídeo, Eloisa conheceu a Hostnet e conta que, de cara, se identificou com perfil da empresa e com a visão dos diretores.

Vale ressaltar que a nova franqueada trabalhou em uma multinacional francesa coordenando o setor de marketing de franquias de lojas físicas. Enquanto esteve na empresa, experimentou o desafio de transformar os negócios para o digital. Isso proporcionou o background fundamental para entender o tamanho da oportunidade que tem esse mercado e dar a sua contribuição.

A startup e a franquia – afinidade de missões e valores

Essa é a primeira vez que a jornalista investe em franchising. A ideia de adquirir a franquia surgiu por conferir apoio profissional à sua startup, que apesar de estar em construção, já tem, em andamento, um contrato que cobrirá 1/3 do valor investido na microfranquia.

Em certa altura de sua carreira profissional, Eloisa cansou de ter um chefe e resolveu iniciar o seu próprio negócio. Ela saiu do mundo corporativo com desejo de empreender e optou por uma franquia. Afinal, segundo ela, esse era o caminho viável para alcançar um modelo de negócio pronto para executar.

Ao realizar os cursos em vídeo grátis (disponíveis no YouTube), Eloisa percebeu que a franqueadora tinha uma preocupação intensa com a educação de profissionais e a formação de novos consumidores. “O ideal da empresa e de seus sócios é o mesmo ideal que sempre tive. Não pensei duas vezes e estou cada vez mais convicta que acertei na escolha”, disse a empreendedora.

A crise e o mercado

Sobre empreender em meio à crise ocasionada pela pandemia, Eloisa Moreira foi bem direta e prática. “Apesar de vivermos um momento difícil pelas perdas geradas pela pandemia, acompanho o desempenho do setor e percebo que muitos negócios ainda precisam sair do analógico para o digital. Aproveitei este momento para investir”, afirmou.

Para empreender no setor de tecnologia ou em qualquer área é preciso haver motivação. Para a nova franqueada “o futuro” é a razão pela qual escolheu realizar negócios voltados para web; uma vez que muitos empreendimentos comerciais não contam com uma versão digital ou se encontram ancorados em marketplaces que são caros e acabam reduzindo a receita final.

O mercado de tecnologia e internet apresenta diversas oportunidades para profissionais que querem estudar e se especializar. Contudo, é muito comum encontrar pessoas não qualificadas ofertando serviços, principalmente quando se fala em sites e gerenciamento de mídias sociais.

A fim de quebrar esse padrão, observando a demanda local, Eloisa escolheu o Recreio dos Bandeirantes e o Rio 2 para focar o seu atendimento. “Enxerguei duas áreas de oportunidade: a primeira é de moradores que são empresários e profissionais liberais, e a segunda pela quantidade de escritórios e firmas estabelecidas”, comentou a franqueada.

Inauguração e projetos

A unidade de franquia Hostnet Recreio dos Bandeirantes foi inaugurada em abril de 2021. A meta para este ano é captar cinco clientes. A expectativa do retorno do investimento é de 18 meses. A Hostnet é uma empresa com mais de 20 anos no mercado, especialista em hospedagem de sites e negócios digitais como: criação de sites, lojas virtuais e aplicativos, automação de marketing, registro de domínio, e-mail corporativo e e-mail marketing. Para saber mais, basta acessar https://www.hostnet.com.br

Website: http://www.hostnet.com.br



Dimension Data tem novo presidente no Brasil

A Dimension Data, multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, suporte e gerenciamento de infraestrutura de TI, acaba de anunciar Jefferson Anselmo como o novo presidente para a subsidiária brasileira.

O executivo, que atua na Dimension Data como Diretor de Operações e Serviços desde 2015, assume o cargo com o desafio de consolidar ainda mais a atuação local da companhia. “A Dimension Data está vivendo um dos seus melhores momentos no mercado brasileiro, com resultados vigorosos mesmo com a economia vindo de uma recessão severa. Meu maior desafio será o de conciliar a tendência de crescimento com a estabilidade de longo prazo do negócio, reforçando nosso foco nas necessidades e satisfação de nossos clientes locais, sem perder a excelência operacional e os ganhos de escala possibilitados pela atuação global da companhia”.

Para isso, os investimentos-chave para o negócio serão reforçados, bem como o relacionamento com os parceiros de tecnologia, de forma a consolidar o ecossistema necessário para a composição de soluções adequadas e competitivas.

Currículo
Jefferson Anselmo soma mais de 18 anos de experiência no mercado de TI e é Bacharel, Mestre e Doutor em administração pela FEA/USP, com MBA pela University of Pittsburgh.

A Dimension Data está presente no Brasil desde 1995 e vem se firmando entre as principais integradoras de tecnologia do país, com foco em projetos de Indústria 4.0, Cloud Computing e IOT. A empresa soma mais de 400 clientes na região e mantém sede na capital paulista e filiais em Santana do Parnaíba (SP), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG) Salvador (BA), e Rio de Janeiro (RJ), com uma equipe local de 350 colaboradores.

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Líderes globais não estão prontos para o futuro, revela estudo da Vanson Bourne

O estudo, The Information Generation: Transforming The Future, realizado pelo Institute for the Future e pela Vanson Bourne, avaliou o impacto de uma crescente comunidade global de cidadãos digitais e revelou que os líderes empresariais em todo o mundo não estão prontos para o futuro.

Encomendado pela EMC, provedora global de soluções de TI para transformação de negócios, o levantamento abordou 3.600 líderes globais em 18 países, abrangendo empresas de grande e médio porte em nove setores, para determinar os principais fundamentos empresariais exigidos para ter sucesso hoje e ao longo da próxima década.

“Os consumidores estão exigindo mais das organizações com as quais interagem”, diz David Goulden, CEO da EMC Information Infrastructure. Segundo ele, os negócios nascidos no modelo de cloud computing já estão promovendo essa nova forma de viver, e os negócios mais antigos precisam repensar e criar formas de transformação e adaptação para atender às expectativas desses novos consumidores. “No caso dos que estão-se redefinindo para participar desse novo mundo, a transformação precisa ser focada, objetiva e integral.”

Como esperado, a quase totalidade dos líderes empresariais pesquisados (96%) acredita que as novas tecnologias mudaram definitivamente as regras dos negócios. Além disso, 93% relatam que os recentes avanços tecnológicos estão redefinindo as expectativas do cliente, e quase todos acreditam que esse cenário será acelerado na próxima década.

“É essencial explorar sistematicamente as implicações no longo prazo de uma era em que a informação está no centro de tudo o que fazemos, recondicionando-nos continuamente. Em todo o mundo, as organizações com mais capacidade de lidar com as informações – se já estiverem prontas – vão liderar uma das transformações mais significativas da história”, diz Rachel Maguire, diretora de Pesquisa do Institute for the Future.

As expectativas do consumidor que foram mais mencionadas pelos participantes são: acesso mais rápido aos serviços, acesso e conectividade 24 horas por dia, sete dias por semana, “seja onde for” e acesso a mais dispositivos e uma experiência personalizada mais exclusiva.

Atributos de negócios fundamentais para o futuro

Os líderes empresariais identificaram cinco deles, vitais para uma empresa surpreender e não ser surpreendida:

  1. Reconhecer bem cedo novas oportunidades no mercado
  2. Demonstrar transparência e confiabilidade
  3. Inovar com agilidade
  4. Oferecer experiências personalizadas e exclusivas
  5. Funcionar em tempo real

Embora os líderes empresariais concordem que esses atributos têm alta prioridade, eles admitem que muito poucos lidam com esses atributos muito bem e em toda a empresa. Apenas 12% conseguem perceber novas oportunidades, 9% inovam com agilidade, 14% demonstram transparência e confiabilidade e 11% oferecem experiência personalizada ou funcionam em tempo real (12%) – e o fazem bem e em toda a empresa.

Despreparados para o futuro
Por volta de 2020, mais de 7 bilhões de pessoas em no mínimo 30 bilhões de dispositivos terão criado 44 zettabytes de dados (ou 44 trilhões de gigabytes), segundo o instituto de pesquisas Gartner e a consultoria IDC, respectivamente. Sendo assim, de acordo com as empresas, o quadro leva rapidamente a um mundo em que quase todo elemento da vida estará ligado a dados. Embora os líderes saibam que podem lucrar com esses dados, 49% deles admitem não saber como. Isso inclui:

  •  Mesmo com 70% dizendo que podem obter informações com esses dados, apenas 30% são capazes de lidar com elas em tempo real
  • 52% admitem que não usam os dados com eficiência ou estão soterrados pela avalanche de informações
  • Somente 24% se consideram “muito bons” em transformar os dados em informações e ideias úteis

Mudanças importantes
Enquanto as empresas se alinham e se preparam para atender à evolução das expectativas dos clientes, o mundo está evoluindo em um ritmo igualmente rápido, de acordo com as responsáveis pelo estudo. O Institute For The Future previu grandes e importantes mudanças na forma de a tecnologia continuar a transformar o mundo por volta de 2024.

Na avaliação, há claros sinais de um movimento na direção de um mundo no qual praticamente todo elemento da vida estará ligado a dados. As pessoas e as corporações venderão, doarão e negociarão informações em negociações abertas. Objetos inanimados ganharão vida à nossa volta, tornando-se mais alertas, responsivos e conectados.

A tomada de decisões será aperfeiçoada pela inteligência artificial de um modo nunca visto, acreditam. As informações serão comunicadas e absorvidas por vários sentidos humanos. Com novas ferramentas, os consumidores serão capazes de controlar melhor sua privacidade. Nessa nova ordem mundial, o valor se deslocará dos produtos e serviços para as informações que eles geram.

 

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Em tempos de pandemia, como formalizar reuniões virtuais?

                                                                                                                                                                                                                                                                     Por Andrea e Jonatan *

O ano de 2020 começou de uma maneira não muito agradável para a sociedade, com a disseminação do vírus COVID-19, comumente conhecido como “novo coronavírus”. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O vírus causa problemas respiratórios e sua transmissão acontece de maneira muito rápida e “sutil” através de contato próximo de pessoa a pessoa. Isso tem feito com que, em alguns países, o sistema de saúde seja demasiadamente sobrecarregado.

Por esse motivo, órgãos de saúde vêm recomendando cuidados específicos para evitar aglomerações e consequentemente à proliferação da COVID-19. E nos último dias, o trabalho remoto (trabalho de casa) tem sido mais e mais escolhido como forma de seguir com as atividades organizacionais.

Jonatan

Desde o início da quarentena, estabelecida no dia 24 de março pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, muitas reuniões entre sócios ou até mesmo reuniões de rotina empresarial foram interrompidas por conta do risco da transmissão viral.Entretanto, estamos vivendo o auge da era digital e algumas soluções fáceis e pertinentes surgem para facilitar a rotina das empresas.

Diversas organizações optaram por dar preferência a reuniões virtuais, utilizando-se de aplicativos de videoconferência como o Zoom, Skype, e WhatsApp. No entanto, nem todos os órgãos públicos estão preparados para aceitar documentos totalmente digitais.

Uma boa notícia é que o item 34.2 do Capítulo XVIII, das Normas de Serviço de Cartório Extrajudiciais, Tomo II, já prevê a apresentação das atas de assembleia de pessoas jurídicas em formato eletrônico, exigindo para tanto a assinatura com certificado digital ICP-Brasil (e-CPF ou e-CNPJ).

Uma das soluções que já aceita documentos totalmente eletrônicos, de forma a permitir o registro é o sistema desenvolvido pelo Serviço Nacional dos Cartórios de Títulos de Documentos & Pessoa Jurídica, denominado Central RTDPJBrasil (Central).

Por meio deste sistema, é possível fazer o upload dos arquivos em word ou PDF e promover a assinatura digital de documentos (sem a necessidade de reuniões presenciais para coleta de assinaturas).

Assim, é possível praticar todos os atos de rotina societária como reuniões de associações, condomínios, fundações e sociedades simples, por meio de aplicativos online e, depois, realizar a formalização das atas e lista de presença por meio da Central sem que haja contato físico entre os participantes.

Para os empresários, sociedades empresariais e corporativas do estado de São Paulo, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) está trabalhando apenas com a constituição 100% digital para empresário, sociedade limitada e EIRELIS, sendo necessária a apresentação de documentos assinados fisicamente para todos os demais atos.

 

* Andrea Ometto Bittar Tincani é advogada especialista em Direito Societário e Jonatan Vieira Feitosa, estudante de direito.

 

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Harumi Asahida assume diretoria de negócios UCC da Network1 Redação

A Network1, distribuidora de valor agregado da ScanSource, focada em soluções de Comunicação Unificada e Colaboração, no Brasil e na América Latina, contrata Harumi Asahida (foto). A executiva, que acumula mais de 30 anos de experiência no mercado, ingressa na distribuidora como diretora de Desenvolvimento de Negócios de Comunicação Unificada e Colaboração (UCC) para América Latina.

“Além do foco no business de UCC, estarei à frente de linhas estratégicas para a empresa não só no Brasil, mas também na América Latina, região em que temos muito mercado para desenvolver”, diz Harumi.

A executiva é graduada em Ciência da Computação na Unicamp e atuou em empresas como o Grupo Itautec, Grupo Itec, além da Alcatel-Lucent. Seu último cargo foi Diretora Regional de Canais e Distribuição para CALA na Polycom.

Para a Network1, o ingresso da Harumi, bem como a criação do novo cargo, vem ao encontro da estratégia da empresa de fomentar ainda mais negócios na área de UCC, além de ampliar a participação dos negócios provenientes da América Latina. “Estou confiante de que a bagagem da executiva será de grande relevância para o atingimento da meta de crescimento prevista para os próximos anos”, diz Rafael Paloni, presidente da Network1.

 

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FIA abre inscrições para MBA Analytics em Big Data

A Fundação Instituto de Administração (FIA) anuncia a abertura das inscrições para o curso MBA Analytics em Big Data, que podem ser realizadas pelo site. A entidade pretende formar especialistas em técnicas de captura, armazenamento, processamento e análise de informação em base de dados.

Por meio da extração de dados e informações de bancos não estruturados em tempo real em Big Data, segundo a FIA, o aluno terá ampliada sua capacidade de tomada de decisões, com redução de tempo e custo de processamento. Além disso, estará apto a aplicar técnicas e algoritmos em qualquer base com dados obtidos por ferramentas da internet como Google e redes sociais.

O curso é voltado para profissionais de Computação, Tecnologia da Informação, Analytics, estatísticos, analistas de mídia social, publicitários, gestores de marketing e CRM, e atuantes no e-commerce.

MBA Analytics em Big Data

Início da Turma: 04/05/2015

Horário: segundas e sextas, das 19h às 23h

Local: FIA Butantã

Carga horária: 600h

 

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Unisys anuncia Fernando Schaeffer como VP de Vendas para AL

A Unisys anuncia a nomeação de Fernando Schaeffer como novo Vice-Presidente de Vendas para América Latina, função que estava sendo exercida interinamente por Helcio Beninatto, Presidente da companhia para América Latina.

Baseado em São Paulo, Fernando passa a liderar a organização de vendas e a estratégia de crescimento na região, onde a empresa conta com aproximadamente quatro mil funcionários e tem presença direta em 10 países.

O executivo conta com mais de 20 anos de experiência na indústria de tecnologia, já tendo liderado diversos serviços de vendas e distribuição na América Latina, cobrindo multi-setores como a especialidade em serviços e produtos para empresas de telecomunicações, mídia e entretenimento.

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o executivo possui ainda curso de extensão em Engenharia de Redes e Telecomunicações pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA.

O último cargo ocupado por ele foi o de Vice-presidente da unidade de Infrastructure Products & Services na Capgemini Brasil. Em sua trajetória internacional estão…[MAIS]



Compra e venda de empresa é cada vez mais comum no país

20/1/2021 – Esse é o momento em que o empreendedorismo torna-se um caminho natural para as pessoas que estão em busca de de novas oportunidades para geração de renda.No caminho pela retomada econômica, operações de compra e venda de empresas se popularizam e chamam atenção pelos bons resultados.

Ainda com uma economia abalada pelos reflexos da pandemia do novo coronavírus, empreendedores brasileiros voltam seus olhares para um tipo de operação em crescimento no país, a compra e venda de empresas . Mesmo no pior ano do século para o setor econômico, com fechamento de companhias e desemprego em massa, as negociações em torno de fusões e aquisições cresceram de forma considerável, englobando não apenas as grandes indústrias, mas também as micro e pequenas empresas.

Números de um levantamento realizado pela PwC Brasil mostram que este mercado está em crescimento, chegando a tal ponto de conseguir resultados expressivos mesmo com o auge da primeira onda da pandemia.

O estudo foi feito entre janeiro e novembro de 2020 e revela que, no período, foram realizadas 909 aquisições/fusões de empresas no Brasil, um aumento de 14% na comparação com janeiro a novembro de 2019. Ainda de acordo com a pesquisa, os setores de Tecnologia da Informação, Serviços Auxiliares e de Saúde se destacaram entre as operações.

Para Felippe Ferreira, fundador do site meuBiZ , referência em anúncios de compra e venda de empresas e pontos comerciais , os indicadores reforçam a popularização desse tipo de transação e ajudam a estimular que mais empresários estudem o assunto e consigam fazer bons negócios. Com experiência na área, Felippe ressalta o empreendedorismo e a tecnologia como fatores essenciais para essa realidade.

Na visão do especialista, a pandemia de Covid-19 forçou os chamados empreendedorismos por necessidade e por oportunidade. “O mundo precisou se reinventar profissionalmente e esse é o momento em que o empreendedorismo torna-se um caminho natural para as pessoas que estão em busca de novas oportunidades para geração de renda”, afirma.

A explicação de Ferreira vai ao encontro das estatísticas relacionadas ao empreendedorismo brasileiro. Segundo números do Portal do Empreendedor, do Governo Federal, entre janeiro e setembro de 2020, o país registrou aumento de 14,8% no índice de microempreendedores individuais (MEIs) na comparação com 2019. Até o último mês de levantamento, eram quase 11 milhões de registros.

O outro fator apontado por Felippe para a popularização de compra e venda de empresas é a ajuda da tecnologia, sobretudo com o acesso cada vez mais facilitado à internet. Segundo ele, plataformas especializadas em anúncios de venda de empresas foram surgindo nos últimos anos, proporcionando um novo conceito de operação para compradores e vendedores. “Através de um site de compra e venda de empresas é possível encontrar um negócio para empreender hoje mesmo. Basta definir em qual o segmento deseja empreender e buscar pela localização desejada”, ressalta o fundador do meuBiZ.

Além das facilidades para encontrar a empresa desejada, o especialista afirma que as plataformas oferecem conteúdos de qualidade sobre o tema para que compradores e vendedores se qualifiquem e tenham assertividade em seus negócios. Ainda segundo ele, a tendência é o crescimento desses sites e, consequentemente, da compra e venda de empresas , o que pode ajudar na retomada econômica nacional.

Website: https://meubiz.com.br/



Gestão em tempos de crise: ferramentas que podem ajudar a superar momentos tão desafiadores como este

Campo Grande, MS. 20/1/2021 – Trata-se da importância de envolver e alinhar todas as pessoas certas no momento decisivo.Como gerenciar crises em ambientes de emergência

Que a jornada do empreendedor não é tarefa fácil todos já sabemos. Em um ano desafiador como o de 2020 nem se fala. Mas com ajuda e suporte de tecnologia aplicada ao negócio e pessoas certas, momentos como esse podem trazer repertório para alcançar metas ainda maiores. Rafael Pestille, co-fundador da Data Insight Tecnologia de Negócios e Diretor executivo da JB Higienização Hospitalar ensina como gerenciar crises colocando as pessoas e não os problemas no centro da discussão.

Medindo a febre
A atenção ao cerne do problema é um desafio para gestores de crises. Ter capacidade de diagnostico assertivo é um diferencial quando o assunto é a delas. Independentemente do nicho, geralmente conseguir superar crises muito agudas cria um repertorio que impulsiona os resultados no pós-crise. Mas antes de colocar em prática o lado reativo, se atentar ao fato gerador do problema e não às consequências dele faz toda diferença. Não chamar para a mesa os agentes que de fato são os maiores impactados e deixar de lado toda essa expertise que traria agilidade e muitas vezes menos impacto para a organização.

O remédio
Montar um comitê multidisciplinar e expor os mais variados pontos de vista acerca de determinado assunto leva o debate para outro patamar.
Uma estratégia que tem se provado em ambientes assim é o brainstorm, que em situações de urgência e emergência pode ser feita da seguinte forma:

Brainstorm solo: neste momento é solicitado que alguns agentes envolvidos no problema o façam sozinhos e levantem a maior quantidade possível de soluções.
Após essa etapa, reúnem-se todos os agentes para que seja elencadas as ideias realmente resolutivas, ou seja, aquelas que não amenizam o problema.
Fazer pausas para que as pessoas possam pensar sobre as ideias impulsiona o desenvolvimento das que são eleitas as mais promissoras. Outra sugestão é de que se façam tarefas fora do ambiente de trabalho para que não chovam obviedades. (Chris Griffith e Melina Costi, 2021)

A alta
Em um ambiente de emergência como dos hospitais é quase impossível não conviver com o fatal, ou seja, caso ninguém faça nada ou demore para reagir tudo estará perdido. O que torna o impulso à reação imediata um “modus operandi”. Logo, buscar um diagnóstico rápido, porém, assertivo quase que em tempo real, faz toda diferença. Com o uso de tecnologia aplicada aos negócios esse acompanhamento se torna muito mais fácil e através de formulários e perguntas-chave podem avaliar o como está o moral da equipe e quais os desafios que cada um dos setores vem enfrentando diante do novo desafio.

Website: http://www.datainsight.com.br



Dicas para aumentar as vendas no ambiente virtual

Rio de Janeiro, RJ 26/2/2021 – Otimizar o site é um passo fundamental para quem quer aumentar as vendas on-line.Rodrigo Darzi, especialista em marketing digital da Agência IMMA, dá dicas para melhorar os números das vendas on-line da marca.

As vendas on-line são um fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Atualmente, esse recurso se torna ainda mais importante por conta da necessidade de isolamento social proporcionada pela pandemia do coronavírus. Sendo assim, é crucial para uma marca encontrar formas de melhorar esse indicativo.

Felizmente, existem muitas dicas que podem ser de grande ajuda nesta questão, e Rodrigo Darzi explicou algumas dessas dicas. Rodrigo é especialista em marketing da Agência IMMA, agência de marketing digital.

De acordo com Rodrigo, o primeiro passo é fazer o site da loja carregar rápido. A velocidade de carregamento é crucial para o desempenho de uma loja virtual. Isso porque, para um usuário, é frustrante precisar esperar mais de 3 segundos para uma página carregar.

“Se um e-commerce tem um carregamento lento, é mais fácil que um usuário desista de usá-lo no meio de uma compra”, explicou.

Por conta disso, segundo o especialista, é essencial acelerar o carregamento do site de uma marca. Dessa maneira, os usuários podem comprar com facilidade.

A segunda dica dada por Darzi é otimizar a loja de acordo com as normas de SEO. Para aumentar as vendas on-line de uma marca, é fundamental que um usuário possa encontrar a loja virtual facilmente através dos mecanismos de busca.

“Assim, é uma boa ideia investir em técnicas de SEO, ou seja, técnicas de otimização que tornam um site ou um conteúdo mais atraentes para o algoritmo do Google. Dessa maneira, a página de loja passa a obter um posicionamento melhor nos resultados de busca, o que aumenta o seu alcance de forma significativa”, afirmou Rodrigo.

Criar perfis para uma marca nas redes sociais é a última dica dada pelo especialista. As redes sociais são veículos importantes para o marketing digital. Portanto, para uma loja on-line, é promissor estar presente nestas plataformas.

“Criar perfis nas redes sociais faz com que mais usuários descubram a existência da marca, o que gera mais interesse nos produtos oferecidos. A melhor forma de colocar em prática dicas para aumentar as vendas on-line de uma empresa é com ajuda especializada”, concluiu.

Website: https://www.agenciaimma.com.br/



Evento aborda a excelência em gestão de pessoas no desenvolvimento dos negócios

No próximo dia 30/08, terça-feira, a Associação Brasileira de Recursos Humanos- Paraná (ABRH-PR) promoverá mais uma edição do Bom Dia RH para debater o presente e o futuro da gestão de pessoas. O evento será no Sicredi, às 8h, e abordará o tema “RH: Relações Humanas, Tendências e Gestão”, com a participação de Ronald Martin Dauscha, diretor presidente da Fundação Nacional da Qualidade e integrante da MEI / CNI (Mobilização Empresarial para a Inovação); e de Sônia Gurgel, fundadora da RH Soul e presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR (2022/2024). “A ideia é comentar os principais requisitos de gestão para se tornar uma empresa de excelência, e avaliar se as práticas atuais estão alinhadas com as tendências observadas no mercado”, explica Sônia.

O Bom Dia RH segue a proposta de trazer conversas relevantes para os profissionais de recursos humanos e gestão de pessoas. Nos últimos dois anos, com as mudanças decorrentes da pandemia e da adoção de novos modelos de trabalho, a experiência dos colaboradores tornou-se ainda mais importante para os gestores. “O principal desafio hoje é compatibilizar as necessidades de mercado, negócios e processos de uma organização. Com a nova relação da pessoa humana com o elemento profissional, relação, atualmente, totalmente diferente do passado”, pontua Dauscha.

Uma pesquisa realizada pela consultoria global Randstat revelou alguns dos fatores determinantes para a compatibilização entre aspirações pessoais e propósito profissional: em primeiro lugar, está a progressão de carreira, citada por 77% dos entrevistados. O ambiente de trabalho agradável é o segundo fator, citado por 74% das pessoas que responderam à pesquisa. Para Sônia Gurgel, todos os encontros de gestão de pessoas vão, inevitavelmente, caminhar para as discussões sobre este cenário contemporâneo: “É importante visualizar e discutir o que imaginamos para os próximos anos, como estas mudanças estão impactando na nossa rotina”, completa.

No encontro do dia 30, os participantes também poderão conhecer o trabalho que a Fundação Nacional da Qualidade tem desenvolvido para avaliar boas práticas de gestão. “Nosso objetivo é apresentar dois aspectos muito importantes para a administração de Recursos Humanos: o entendimento, a avaliação e a melhoria constante na Excelência da Gestão dos processos com pessoas e a necessidade de uma contínua adequação da cultura, da política e dos processos da organização, visando criar o espaço e a manutenção de profissionais competentes e engajados”, finaliza Dauscha.

O evento “RH: Relações Humanas, Tendências e Gestão” será no dia 30 de agosto, das 8h às 10h, na Sicredi. Mais informações: https://bit.ly/3QEaT8u.

Serviço – Bom Dia RH – “RH: Relações Humanas, Tendências e Gestão”

Palestrantes: Ronald Martin Dauscha – diretor presidente da Fundação Nacional da Qualidade e integrante da MEI / CNI (Mobilização Empresarial para a Inovação)

Sônia Gurgel – fundadora da RH Soul e presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-PR (2022/2024)

Data: 30/08 (terça-feira)

Horário: 8h às 10h

Local: Sicredi (Alcides Munhoz, 165 – Mercês)

Informações e inscrições: https://bit.ly/3QEaT8u.



Mercado de Automação Inteligente será US$ 26 bi até 2027

O mercado de Automação Inteligente de Processos (IPA) deverá alcançar o valor de US $25.9 bilhões até o ano de 2027. O dado foi revelado em pesquisa realizada pelo instituto MarketsandMarkets.

No relatório, intitulado “Intelligent Process Automation Market by Component, Technology, Application, Business Function, Deployment Mode (On-premises, Cloud), Organization Size (Large Enterprises, SMEs), Vertical and Region – Global Forecast to 2027”, os dados indicam um aumento do valor de mercado das tecnologias de IPA – Inteligência Artificial, Machine Learning, OCR e outras que se integram à Automação Robótica de Processos (RPA).

As tecnologias em questão saltarão de US $13.6 bilhões em 2022 para US $ 25.9 bilhões em 2027, um Crescimento Anual Composto (CAGR) de 13.8% no período estudado. Para tanto, foram estudadas as regiões da Europa, América do Norte, Ásia, Oriente Médio e América Latina.

Softwares e Serviços de Automação

O mercado já indicava um aumento dos setores de venda de software e serviços de automação. Outra pesquisa, realizada pela instituição GlobalData, revelou recentemente que o mercado de software e serviços de Automação Robótica de Processos (RPA) deve continuar crescendo até 2030.

Este relatório indica que a tecnologia RPA nos setores deve chegar a US $20 bilhões no período estudado, sendo que a maior parte deste montante é referente ao setor de serviços, que ultrapassa o mercado de venda de software.

“O modelo Software-as-a-Service (SaaS) tomou conta do mercado, e o RPA não é exceção; com o RPA SaaS, vemos empresas cada dia mais em busca de automação, inclusive PMEs que estavam excluídas dessa tendência”, afirma Thiago Carlucci, Head de Marketing da ElectroNeek Robotics, empresa de software de RPA.



Sensedia abre mais de dez vagas em TI Redação

Empresa de tecnologia especializada em Application Programming Interface (API) e SOA, a Sensedia, está ampliando seu time de desenvolvedores e arquitetos de software. São mais de dez vagas em TI divididas entre a sede da empresa, em Campinas (SP), e os escritórios de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Para Campinas, as oportunidades de vagas em TI são para arquiteto de software, desenvolvedor, desenvolvedor Oracle SOA, desenvolvimento e sucesso de clientes e especialista em APIs. Em São Paulo, a empresa contrata arquiteto de solução e desenvolvedor Oracle SOA, enquanto no Rio de Janeiro, as oportunidades são para arquiteto corporativo e arquiteto de projetos de transformação arquitetural.

Entre as características que a empresa busca nos candidatos estão capacidade para compreender, analisar e indicar soluções, interesse em auxiliar clientes altamente técnicos, inglês avançado e paixão por novas tecnologias. Os pré-requisitos e conhecimentos específicos para cada oportunidade podem ser consultados pelo site da empresa. Para participar do processo seletivo é preciso enviar o currículo para o e-mail rh@sensedia.com o título indicado na descrição de cada vaga.

 

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Monica Tyszler assume Soluções e Serviços do SAS para a América Latina

O SAS, líder de mercado em soluções e serviços de Business Analytics, anuncia a promoção de Monica Tyszler como diretora de Soluções e Serviços do SAS para a América Latina. Com 12 anos de experiência no setor de tecnologia e cinco em indústrias de Varejo e Financeira, a executiva ingressou no SAS em 2003, permanecendo até 2010. Nesse período, Mônica atuou nas áreas de Consultoria e Pré-Vendas. Após uma passagem pela IBM, a executiva regressou ao SAS no final de 2013, como diretora de Soluções e Marketing da subsidiária brasileira.

Agora, ela amplia seu escopo de trabalho para a área de Serviços da empresa, composta por Consultoria, Suporte Técnico e Educação, e será responsável pela gestão de cerca de 200 pessoas entre Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, além de México e Caribe.

Em soluções, ela segue à frente dos quatro pilares estratégicos da companhia: Customer Intelligence, Fraude, Risco e Data Management. A executiva responderá diretamente ao vice-presidente Mundial de Serviços, Fritz Lehaman e, regionalmente, ao vice-presidente do SAS América Latina, Márcio Dobal.

“Meu objetivo será o de unificar as estratégias para que todos os países atuem de forma integrada e em sinergia”, explica Tyszler. Para isso, a diretora irá otimizar recursos e implementar melhores práticas para que os…[MAIS]



Apura faz contratação de peso

Apura Cybersecurity Intelligence S.A. acaba de recrutar
para o seu time o especialista Rodrigo Montoro

Com 18 anos em experiência na implantação de softwares de segurança, várias patentes de inovação e larga experiência em desafios no Brasil e no exterior relacionados à Resposta a Incidentes de Segurança da Informação, Montoro é agora o head de Pesquisa e Desenvolvimento da Apura, onde liderará os esforços de melhoria e desenvolvimento de novos produtos de Segurança e serviços gerenciados direcionados aos setores Financeiro, de Defesa e Forças da Lei.

A contratação faz parte da estratégia da empresa, alavancada pelo recente investimento feito na Apura pela Venture Capital Cedro Capital. Montoro anteriormente atuou como engenheiro senior de segurança e pesquisador na Neoway e trabalhou como SOC / Pesquisador na Clavis, Senior Security Administrator da Sucuri, e pesquisador da Spiderlabs/Trustwave.



Educação corporativa democrática é meta da Samsung

Nesta entrevista Francisco Cuesta, vice-presidente de Recursos Humanos para América Latina da Samsung, fala sobre o “Employee Week”, que foi realizado entre os dias 13 e 17 de julho no escritório da empresa em São Paulo, local onde são gerenciadas todas as atividades para a América Latina. A programação, desenvolvida juntamente com os funcionários,  incluiu atividades como palestras e feiras de benefícios que foram oferecidas durante os cinco dias de evento.

De acordo com Cuesta, a “Employee Week” faz parte de um contexto global da Samsung para projetos de RH. “Nossa principal intenção é melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e a melhor forma que fazer isso é ouvindo nossos colaboradores. Além disso, esperamos estreitar as relações funcionários e empresa por meio dessas atividades”, afirma.

Veja agora a entrevista.



HP Inc. abre 50 vagas em Porto Alegre e SP para Pesquisa & Desenvolvimento

A HP Inc. está em busca de profissionais para fazerem parte de seu time no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, localizado no Parque Tecnológico TecnoPUC, em Porto Alegre. Há vagas também para trabalho em São Paulo. A área é responsável por inovações em frentes como impressão 3D e realidade ampliada, projetos que são conduzidos globalmente pela empresa, por times de P&D alocados em diferentes países.

O Centro de P&D da HP Inc. no Brasil é o núcleo de um ecossistema que conta com mais de 850 colaboradores distribuídos em 17 das mais importantes instituições de P&D nacionais. “Participar desse núcleo abre portas para os profissionais darem novos passos. A partir do Centro, talentos brasileiros desempenham hoje papéis de destaque na empresa em outros países, desenvolvendo carreiras gerenciais ou técnicas”, afirma Cirano Silveira, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da HP Inc.

As 50 vagas incluem o cargo de desenvolvedor de software nos níveis júnior, pleno e sênior. A empresa busca profissionais com inglês fluente e que sejam graduados (ou cursando último ano, no caso de nível júnior) em cursos de Tecnologia da Informação. Para os cargos de nível pleno e sênior, especialização e mestrado, além de experiência prévia em projetos internacionais, serão considerados diferenciais.

Para se candidatar, basta acessar o site www.hp.com/jobs.

 

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