HP Inc. abre 50 vagas em Porto Alegre e SP para Pesquisa & Desenvolvimento

A HP Inc. está em busca de profissionais para fazerem parte de seu time no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, localizado no Parque Tecnológico TecnoPUC, em Porto Alegre. Há vagas também para trabalho em São Paulo. A área é responsável por inovações em frentes como impressão 3D e realidade ampliada, projetos que são conduzidos globalmente pela empresa, por times de P&D alocados em diferentes países.

O Centro de P&D da HP Inc. no Brasil é o núcleo de um ecossistema que conta com mais de 850 colaboradores distribuídos em 17 das mais importantes instituições de P&D nacionais. “Participar desse núcleo abre portas para os profissionais darem novos passos. A partir do Centro, talentos brasileiros desempenham hoje papéis de destaque na empresa em outros países, desenvolvendo carreiras gerenciais ou técnicas”, afirma Cirano Silveira, diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da HP Inc.

As 50 vagas incluem o cargo de desenvolvedor de software nos níveis júnior, pleno e sênior. A empresa busca profissionais com inglês fluente e que sejam graduados (ou cursando último ano, no caso de nível júnior) em cursos de Tecnologia da Informação. Para os cargos de nível pleno e sênior, especialização e mestrado, além de experiência prévia em projetos internacionais, serão considerados diferenciais.

Para se candidatar, basta acessar o site www.hp.com/jobs.

 

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Como estruturar o departamento de vendas no “novo normal”

3/2/2021 – A integração entre as áreas comercial e de marketing, além de profissionais como o SDR e o Closer, podem acelerar a máquina de vendas

Agora tudo está mais digital, inclusive as reuniões com os clientes e prospects, com as famosas calls. Recente estudo da Deloitte em colaboração com o Fórum Econômico Mundial sugere que empresas, incluindo companhias B2B, devem cada vez mais adotar novos processos e abordagens orientadas para o ecossistema digital, utilizando a tecnologia como sua aliada.

Pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Co apontou que vendedores e compradores estão aprendendo a como se adaptar ao “novo normal” e que as empresas B2B estão considerando as interações digitais até três vezes mais importantes para seus clientes do que as interações de vendas tradicionais.

Com a retomada gradativa das atividades, seja ainda em home office ou de forma híbrida, o cliente corporativo continuará valorizando a praticidade que a tecnologia tem proporcionado. Afinal, por que não marcar uma reunião online ao invés de atravessar a cidade ou receber um consultor comercial no escritório para entender melhor sobre um produto ou serviço?

O fato é que, do outro lado, empresas que negociam com outras empresas devem se adequar a este novo cenário e definir suas estratégias de vendas pautadas em todas as mudanças geradas pela pandemia. E isso pode significar a reformulação de todo o departamento comercial.

Iniciando o processo de adequação da área comercial

O primeiro passo é criar a estratégia. Maucir Nascimento, especialista em Growth, Marketing e Vendas da Speedio, uma plataforma de Big Data para geração de leads B2B, reforça que a empresa precisa conhecer muito bem o seu cliente e deve ter seu pitch de venda bem definido. “Estas informações são indispensáveis para qualquer segmento e irão direcionar toda a máquina de vendas da companhia.”

Neste novo modelo, as abordagens comerciais feitas diretamente por telefone dão espaço para a automação de marketing e o envio estratégico de e-mails, sabendo exatamente quem é o cliente, sua área de atuação e necessidades específicas. “Já nesse primeiro ponto podemos ver a importância de se conhecer bem o cliente para que a comunicação seja direcionada e assertiva”, comenta Nascimento.

Para este projeto, a integração entre as áreas comercial e de marketing é essencial, pois um especialista em comunicação persuasiva, conhecido como copywriter, será o responsável pelo desenvolvimento dos e-mails de isca e nutrição de leads, além de todos os outros conteúdos textuais que serão utilizados para encantar o prospect, preparando o terreno para uma possível negociação.

“Hoje, grande parte das empresas no Brasil já trabalha com campanhas de marketing digital para captação de leads, que são potenciais clientes interessados em um produto ou serviço. No entanto, é preciso gastar muita energia para aquecer esses contatos até que a venda seja efetivada”, explica o especialista.

Contudo, Nascimento reforça que esse processo gera custos e demanda um pouco mais de tempo até que o cliente esteja pronto para a compra e nem sempre a empresa tem tempo disponível para isso. É preciso vender para fazer o negócio girar.

Uma opção é investir em soluções tecnológicas de captação de leads qualificados, pois esse tipo de plataforma coleta de maneira segura, através de big data, informações imprescindíveis sobre os potenciais clientes da empresa e que de nenhuma maneira fere a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A máquina de vendas do sucesso

Até pouco tempo atrás, era comum ver equipes comerciais com altos números de vendedores que passavam o dia ligando para prospects utilizando abordagens mais tradicionais e isso funcionava muito bem. Mas, como já foi comentado, as formas de comprar e vender agora são outras.

Atualmente, é difícil imaginar um profissional da área comercial fazendo dezenas de ligações em um mesmo dia. “Essa é uma tática inviável que influencia, inclusive, o bem-estar do colaborador. Esse tipo de trabalho precisa ser feito pelas tecnologias”, comenta o especialista da Speedio.

Hoje em dia existem dois tipos de profissionais que fazem a máquina de vendas de uma empresa funcionar de forma cadenciada para trazer o retorno tão esperado. São eles o SDR e o Closer.

O Sales Development Representative, ou apenas SDR, é o profissional responsável pela abordagem inicial de prospecção ativa. É ele quem vai representar a empresa em um contato direto com os potenciais clientes para se conectar com cada um deles. Mas nada de ligações frias.

“O contato inicial do SDR deve acontecer por um e-mail isca, que trará um conteúdo específico e pensado para este primeiro momento”, explica Nascimento. Este material, que foi desenvolvido por um copywriter, deve trazer o nome e até mesmo uma foto do profissional SDR, pois isso ajudará na humanização do contato por parte do cliente.

No infográfico abaixo fica bem claro como será esse momento inicial do processo de venda. Após o e-mail isca, o prospect receberá uma outra comunicação, também por e-mail, reforçando o contato do SDR e com o mesmo objetivo de gerar proximidade e familiaridade.

Após esses dois primeiros contatos, o profissional de prospecção ativa tentará interagir com o potencial cliente utilizando a rede social de negócios LinkedIn. De forma bem leve e sutil, irá se apresentar e reforçar as comunicações encaminhadas por correio eletrônico.

A tradicional ligação será realizada apenas se o prospect não responder a nenhuma das tentativas anteriores. “Todo esse processo feito pelo SDR é para aquecer o lead, entender sua situação atual e prepará-lo para a pré-venda. É importante que nenhuma etapa seja pulada, pois é essencial que haja essa humanização. O cliente irá perceber que não é um contato de telemarketing robotizado, mas sim uma pessoa que sabe quem ele é e o que ele precisa para resolver um determinado problema”, diz.

Após o contato do SDR utilizando as etapas do infográfico acima a lead estará devidamente aquecida e pronta para o próximo passo: o Closer. Este é o profissional da equipe comercial que está apto para concretizar o negócio. “O Closer é o vendedor e ele precisa ter acompanhado todo o processo realizado pelo SDR, ter todas as informações do cliente e demais detalhe



Dados apontam que vendas no mercado de viagens corporativas cresceram em janeiro

São Paulo 19/3/2021 – Dados do relatório BI Abracorp sugerem que o mercado de viagens corporativas domésticas está se fortalecendo desde os últimos meses de 2020. Azul destaca-se pelo seu crescimento e promete retomar o pódio no market share nacional

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o mercado está passando por um momento de aquecimento nos últimos meses. As informações fazem parte do BI Abracorp, um relatório trimestral que tem por objetivo divulgar informações relevantes para o mercado.

Segundo informações contidas no relatório, a Azul, companhia fundada em 2008, registrou um grande crescimento no setor de viagens corporativas (23,1% a mais nos últimos três meses), aproximando-se da Latam no que diz respeito ao market share em voos domésticos.

No mercado nacional, comparando-se números de abril de 2020 e janeiro de 2021, as viagens a negócios passaram por um crescimento de mais de 1.400%. Novembro é o mês de maior destaque.

Entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, a Latam cresceu 25,6% em vendas, enquanto a Gol cresceu 8,2%. Por isso, especialistas da Abracorp afirmam que a tendência é que a Azul recupere a posição que ocupava no início de 2020, ou seja, o segundo lugar geral no ranking.

No total, a Azul teve 32,6% de participação na movimentação total no segmento regional. A Gol e a Latam – as duas outras empresas que também oferecem voos em segmentos regionais – puderam observar um aumento em suas vendas durante dezembro de 2020, com um crescimento de 33,9% e 33,3%, respectivamente.

De acordo com Carlos Prado, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, “mesmo ainda com reduzida participação na movimentação total, é inegável o crescimento da demanda por viagens aéreas nacionais e regionais”.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que a tarifa média caiu 4,5% durante o primeiro trimestre de 2020. Quando comparada ao mesmo período de 2019, a queda acumulada é de 52,5%. Enquanto isso, a ocupação média em aeronaves no setor de voos domésticos foi de 81,6% em dezembro de 2020.

Viagens corporativas: como escolher a mala de viagem ideal?

Atualmente, existe uma extensa variedade de malas de viagem no mercado, o que pode dificultar o processo de escolha para muitos viajantes. Pessoas que vão viajar a trabalho, por exemplo, afirmam que a escolha de malas de bordo e malas médias é muito importante, já que, raramente, esses passageiros despacham suas bagagens.

De acordo com especialistas, outro fator importante a ser considerado durante a compra de uma mala de viagem é a segurança. Contar com zíperes reforçados e sistemas de cadeados antifurtos pode ajudar a evitar inconveniências, sobretudo com malas grandes, que são despachadas. Empresas como a DELSEY, por exemplo, oferecem malas com soluções de segurança patenteadas.

Viajantes experientes também apontam que o tamanho da mala de viagem e o seu material de confecção são quesitos importantes a serem observados durante a compra de uma mala.

Website: https://www.delsey.com.br/



Mercado de Automação Inteligente será US$ 26 bi até 2027

O mercado de Automação Inteligente de Processos (IPA) deverá alcançar o valor de US $25.9 bilhões até o ano de 2027. O dado foi revelado em pesquisa realizada pelo instituto MarketsandMarkets.

No relatório, intitulado “Intelligent Process Automation Market by Component, Technology, Application, Business Function, Deployment Mode (On-premises, Cloud), Organization Size (Large Enterprises, SMEs), Vertical and Region – Global Forecast to 2027”, os dados indicam um aumento do valor de mercado das tecnologias de IPA – Inteligência Artificial, Machine Learning, OCR e outras que se integram à Automação Robótica de Processos (RPA).

As tecnologias em questão saltarão de US $13.6 bilhões em 2022 para US $ 25.9 bilhões em 2027, um Crescimento Anual Composto (CAGR) de 13.8% no período estudado. Para tanto, foram estudadas as regiões da Europa, América do Norte, Ásia, Oriente Médio e América Latina.

Softwares e Serviços de Automação

O mercado já indicava um aumento dos setores de venda de software e serviços de automação. Outra pesquisa, realizada pela instituição GlobalData, revelou recentemente que o mercado de software e serviços de Automação Robótica de Processos (RPA) deve continuar crescendo até 2030.

Este relatório indica que a tecnologia RPA nos setores deve chegar a US $20 bilhões no período estudado, sendo que a maior parte deste montante é referente ao setor de serviços, que ultrapassa o mercado de venda de software.

“O modelo Software-as-a-Service (SaaS) tomou conta do mercado, e o RPA não é exceção; com o RPA SaaS, vemos empresas cada dia mais em busca de automação, inclusive PMEs que estavam excluídas dessa tendência”, afirma Thiago Carlucci, Head de Marketing da ElectroNeek Robotics, empresa de software de RPA.



Faculdade oferece 40 bolsas para curso de engenharia de computação

A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), instituição de ensino superior gratuita mantida pela Fundação Salvador Arena, situada em ão Bernardo do Campo, no ABC paulista, deu início ao processo seletivo 2016 para 40 bolsas 100% gratuitas do curso presencial de Engenharia de Computação. A inscrição deve ser feita até 25/10/15 no site www.ftt.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 20 (vinte reais).

Metade das bolsas, classificada como vagas sociais, será destinada aos candidatos com renda bruta mensal familiar de até 1,5 salário mínimo. Neste caso, no ato da matrícula, os selecionados deverão comprovar as informações socioeconômicas declaradas no dia da inscrição. O método de diferenciação do perfil de vaga foi adotado pela FTT apenas para conceder os mesmos direitos à educação aos candidatos com menor poder aquisitivo. A bolsa integral, o conteúdo de avaliação do processo seletivo, bem como o material didático do curso, será o mesmo independentemente do tipo de vaga em que o candidato se inscreveu. Todos os alunos ainda recebem gratuitamente material didático, uniformes e alimentação balanceada.

O curso tem duração de dez semestres, além do estágio obrigatório de 160 horas, e será oferecido em período noturno, de segunda a sexta-feira, das 19h15 às 22h45, e, aos sábados, das 7h50 às 11h20. O estudante é preparado para o gerenciamento de equipe e…[MAIS]



Educação corporativa democrática é meta da Samsung

Nesta entrevista Francisco Cuesta, vice-presidente de Recursos Humanos para América Latina da Samsung, fala sobre o “Employee Week”, que foi realizado entre os dias 13 e 17 de julho no escritório da empresa em São Paulo, local onde são gerenciadas todas as atividades para a América Latina. A programação, desenvolvida juntamente com os funcionários,  incluiu atividades como palestras e feiras de benefícios que foram oferecidas durante os cinco dias de evento.

De acordo com Cuesta, a “Employee Week” faz parte de um contexto global da Samsung para projetos de RH. “Nossa principal intenção é melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e a melhor forma que fazer isso é ouvindo nossos colaboradores. Além disso, esperamos estreitar as relações funcionários e empresa por meio dessas atividades”, afirma.

Veja agora a entrevista.



Atento abre mais de 2 mil novas vagas em SP e RS

A Atento, provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios (CRM/BPO), anuncia 2.246 novas oportunidades de carreira em diversos municípios dos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, contemplando os cargos de consultor de vendas presenciais e operador.

São 40 vagas para a área de vendas presenciais, distribuídas entre municípios dos estados de São Paulo (Jales, Guaíra, São Joaquim da Barra e também na capital) e do Rio Grande do Sul (Eldorado do Sul e Guaíba). Além disso, a empresa conta com mais de 2 mil oportunidades para o cargo de operador, sendo 594 vagas em São Bernardo do Campo, 592 em Santo André, 210 em São Caetano do Sul, 100 em Santos, 89 em Ribeirão Preto, 81 em São José dos Campos e 540 para as centrais da capital.

Como benefícios, são oferecidos salário compatível com o mercado, vale-alimentação, vale-refeição, auxílio creche, auxílio criança especial, além de todos os benefícios CLT. Além disso, a Atento conta com parcerias com instituições de ensino em todo País, com descontos em cursos superiores, pós-graduação, MBA, escolas de idiomas e informática.

Os candidatos devem enviar, até 16 de abril, currículo ou e-mail com nome, cidade e telefone com DDD para recrutamento@atento.com.br. Mais informações podem ser levantadas por meio do telefone 0800 771 4014.

Perfil do Candidato
Consultor de Vendas Presenciais: Ensino Médio completo ou cursando Ensino Superior, experiência com vendas porta-a-porta, possuir veículo próprio e ter disponibilidade para pequenas viagens.

A companhia procura profissionais com proatividade, boa argumentação, habilidades para negociação e disposição para conquistar novos clientes.

Operador: Segundo grau completo, bom vocabulário, boa dicção, fluência verbal, desenvoltura no relacionamento interpessoal, dinamismo, conhecimentos de informática e habilidade em digitação. Não é necessário ter experiência anterior.

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Mercado de celulares tem alta de 10% no terceiro trimestre de 2020, segundo a IDC Brasil

Em julho, agosto e setembro de 2020, o mercado total de celulares registrou alta de 10% na comparação com o mesmo período de 2019. De acordo com o estudo IDC Brazil Mobile Phone Tracker Q3/2020, da líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, no período foram vendidos 13,4 milhões de smartphones e 745,2 mil feature phones, aumento de 14% e queda de 26%, respectivamente.

Este número engloba as vendas no mercado cinza, que comercializou 1,2 milhão de smartphones e 35,4 mil feature phones, queda de 4% e 76% em relação ao mesmo período de 2019. A receita foi 48% maior e registrou R$ 20,5 bilhões.

Segundo Renato Murari Meireles, analista de pesquisa e consultoria em Mobile Phones & Devices da IDC Brasil, o mercado se recuperou melhor do que o esperado no terceiro trimestre de 2020. Neste período, o analista considera que ações como o auxílio emergencial ajudaram a injetar dinheiro na economia e podem ter refletido no consumo. Além disso, foi um período de compras que deveriam ter acontecido no segundo trimestre.

“A demanda que estava reprimida nos meses de abril, maio e junho, por conta do fechamento do comércio, foi retomada de julho a setembro”, explica Renato. Houve movimento no e-commerce, mas, segundo ele, o brasileiro ainda tem a cultura de ir à loja física para ver o produto antes de comprar. A pandemia também fortaleceu o uso da tecnologia e aumentou a necessidade e o uso de smartphones.

“Os brasileiros usaram mais aplicativos e serviços de streaming, por exemplo, e percebemos a busca por smartphones com performance melhor. As videoconferências realizadas para o trabalho também foram motivo para buscar aparelhos mais potentes”, avalia.

De acordo com o estudo da IDC Brasil, a receita e o preço médio dos celulares também aumentaram no 3º trimestre de 2020, por dois fatores: a alta do dólar, 35% mais caro do que no mesmo período de 2019, e os lançamentos com especificações mais robustas. “O dólar passou de US$ 3,97 no terceiro trimestre de 2019 para US$ 5,38 no terceiro trimestre de 2020, e afetou todo o ecossistema de tecnologia. Por isso, o aumento não foi tão agressivo em volume de celulares, mas em receita”.

Os smartphones custaram em média R$ 1,5 mil e os feature phones, R$ 145, alta de 30% e 32% respectivamente.

O analista da IDC Brasil diz que a projeção da IDC para este período era menos expressiva. “A pandemia foi desafiadora, mas trouxe movimentos diferentes para o mercado, como o auxílio emergencial, novos produtos, além de aumentar a percepção da necessidade e usabilidade da tecnologia. No entanto, o período também foi marcado pela falta de componentes”, explica.

Os dados do quarto trimestre de 2020 ainda não foram consolidados e o dólar continuou sendo um desafio, mas a expectativa da IDC Brasil é que o mercado tenha seguido se recuperando com a reabertura das lojas e das vendas na Black Friday e Natal. “A indústria teve mais equilíbrio, principalmente em relação ao abastecimento dos canais, mas 2021 deve começar com o varejo menos estocado do que os anos anteriores”, finaliza Renato.



Desenvolvedor de software com conhecimentos de negócios ajuda, com mais eficiência, a melhorar a qualidade dos softwares de gestão, segundo especialista

São Paulo, SP 19/4/2021 – Quando o desenvolvedor tem conhecimentos de negócio, o programa tem menos ajustes, pois ele já nasce muito mais próximo de atender aos requisitosEntendendo a importância das regras de negócio, os profissionais de TI têm uma maior eficácia de processos sem perder a qualidade dos dados

No Brasil, as organizações buscam cada vez mais estruturar as atividades empresariais e ter um maior controle sobre elas, a partir de tecnologias e sistemas especializados para esta função, segundo o estudo da IDG Research Services, empresa norte-americana de pesquisas. Conforme o levantamento, empresas que utilizam um sistema de gestão para o controle das atividades crescem em média 35% mais rápido e têm uma produtividade de 10% a mais nos negócios.

Os sistemas ERP, softwares de gestão integrada, vêm atuando com domínio no setor empresarial com objetivo de controlar os processos das organizações de forma automatizada, informa Erick Bondezan Ribeiro, desenvolvedor sênior de software QAD e Progress. “Todas as grandes corporações, hoje em dia, contam com um ERP robusto para suportar suas operações do dia a dia. Este sistema normalmente atende a grande maioria das operações das empresas, mas não todas. Para necessidades específicas, as empresas buscam os desenvolvedores de software, e aqueles com conhecimento de negócios têm um diferencial importante para a qualidade do software”, explana o profissional de TI.

Os desenvolvedores de software, de acordo com Ribeiro, normalmente são profissionais mais técnicos e não entendem muito de negócios e, com isso, na programação de um software mais específico, acabam fazendo vários ajustes para poder adequar as necessidades do ramo.

“O problema é que as quantidades de ajustes feitos durante o processo de desenvolvimento acabam fazendo com que o programa fique com diversos retalhos, o que usualmente causa lentidão na execução. Quando o desenvolvedor tem conhecimentos de negócio, o programa tem menos ajustes, pois ele já nasce muito mais próximo de atender aos requisitos, sendo assim, terá um código muito mais limpo, funcional e, o mais importante, ágil no processamento”, lembra Erick, que tem certificações em QAD – Development Standards e em QAD – Integrated Customization Toolkit 4.1.18 (ICT).

O objetivo do desenvolvedor sênior, declara o profissional de TI, é entregar soluções simples para problemas complexos, ainda que dentro do código haja cálculos difíceis e complicados, ou mesmo uma busca massiva de dados. Afirma que isto não pode transparecer para o usuário, e que para ele (o usuário) a solução deve ser simples e funcional.

“Um dos principais problemas que encontro nos meus clientes de manufatura, é a performance dos programas. Os desenvolvedores, por não entenderem de negócio, não se dão conta de que tais empresas têm muitos processos acontecendo ao mesmo tempo, e criam um volume de dados absurdamente maior. Normalmente, o foco desses profissionais é fornecer apenas a informação com precisão, porém estes softwares normalmente são desenvolvidos em ambientes com poucos dados e, quando são instalados em ambiente de produção, o tempo de processamento torna a solução inviável”, explica o desenvolvedor de software com expertise em melhoria de performance, tendo já melhorado tempo de processamento de programas em até 120 vezes.

Conforme Ribeiro, que tem ampla experiência como consultor técnico-funcional de QAD desenvolvendo soluções de acordo com as necessidades dos clientes, um software estar funcionando corretamente não significa que o profissional está entregando o melhor para o cliente, pois podem aparecer problemas de lentidão e bloqueios de funcionalidades no sistema. Ele avisa que é possível se obter uma excelente performance de processamento sem perder a qualidade dos dados. “Este detalhe faz muita diferença para as empresas, pois com informações mais ágeis e rápidas, as tomadas de decisão também se tornam mais eficazes, fazendo com que a empresa possa melhorar seus processos com mais facilidade”, explana o especialista, com experiência em desenvolvimento de diversos programas Progress 4GL para sistema ERP.

O estudo da IDG também aponta que a qualidade de dados é um fator que influencia as empresas na entrega de produtos ou serviços, as que têm maior qualidade de dados têm um incremento de 9% na entrega de bons resultados para os clientes. E conclui que os benefícios mais importantes para empresas que usam ERP incluem a avaliação de risco mais precisa, mobilidade corporativa, economia, redução de erros e integração das informações.

“Meus conhecimentos de negócio vêm do fato de que eu já fui usuário do sistema, ou seja, já estive na posição dos meus clientes atuais. Portanto, consigo entender suas necessidades e desenvolver softwares mais simples e precisos, uma vez que tenho habilidade para ir testando os programas enquanto os desenvolvo, gerando, assim, satisfação e confiança por parte do meu cliente, pois pouquíssimos ajustes são necessários e o software acaba funcionando bem próximo da sua máxima performance”, finaliza Erick Bondezan Ribeiro, com experiência em correções de bugs e desenvolvimento de novos programas Progress 4GL personalizados para QAD 2016 EE.

 

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HP tem novo líder para unidade de Software no País

A HP anuncia Ailton Santos como novo vice-presidente da unidade de Software no Brasil. Funcionário HP desde 1994, o executivo terá a função de liderar a equipe de Software no País, buscando o crescimento sustentável no mercado nacional baseado em uma relação de alto valor agregado para os clientes.

“A principal meta para a área de software nesse momento é ajudar nossos clientes com os seus desafios de produtividade e crescimento, por meio de um portfólio inovador e relevante para o negócio, soluções inteligentes e integradas, e uma entrega eficiente e confiável”, comenta Ailton Santos.

O executivo possui graduação em Matemática/Ciências da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em Engineering Management pela Southern Methodist University (USA), MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e certificado de Gerenciamento Estratégico Avançado pela IMD (Suíça).

Contratado inicialmente pela EDS em 1994, empresa adquirida pela HP em 2008, o executivo deixa as funções de Chief Technologist para o Brasil, onde liderava todos os profissionais da HP Enterprise Services que atuam com foco em Indústrias, e de diretor de Portfólio da unidade. Ailton substitui Tereza Kitty na liderança da unidade de Software, que deixou a companhia recentemente.

 

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USP lança vídeos gratuitos sobre gestão da inovação

O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), vinculado Laboratório de Gestão da Inovação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), acaba de lançar um conjunto de 64 vídeos sobre gestão da inovação. O objetivo da iniciativa é apoiar empresas na introdução ou aprimoramento de seus sistemas de inovação. O professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Mario Sergio Salerno, é o coordenador do NAGI.

“Uma das missões do NAGI é capacitar empresas para melhorar seu desempenho em inovação. Não se trata, porém, de desenvolvimento de produto, mas sim de melhoria na gestão e organização da inovação”, explica. Os videocursos estão disponíveis no site www.pro.poli.usp.br/nagi. O uso é aberto, gratuito e os vídeos podem ser replicados, desde que citada a fonte. “As empresas podem usar em aula, em treinamento, em seus sites, mas é proibido o uso comercial”, diz Salerno.

Com apresentação de professores experientes, os vídeos também trazem entrevistas com especialistas e agentes do sistema de inovação, para esclarecer conceitos e metodologias, e com profissionais do mercado, para compartilhar experiências bem-sucedidas. Um dos destaques é a palestra com Gina O’Connor, da Lally School of Management & Technology do Rensselaer Polytechnic Institute, Estados Unidos. Ela é considerada uma das maiores especialistas em gestão de inovação.

Os vídeos são divididos por blocos de assuntos, que podem ser seguidos na ordem ou não, de acordo com o interesse de cada um. O bloco inicial faz uma introdução sobre gestão da inovação. O segundo discute estratégia e tecnologia. O terceiro aborda a cadeia de valor da inovação. Outro grupo mostra como organizar para inovar. Há blocos dedicados às empresas que já inovam e têm sistemas relativamente consolidados, mas querem partir para a inovação disruptiva de forma sistemática. Outra sequência trata do tema empreendedorismo tecnológico de alto impacto.

A iniciativa tem o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma das agências de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto também atendeu a 80 empresas, com diagnósticos e melhorias no seu sistema de gestão da inovação.

 

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Natalia Sanchon é nomeada Líder de Marketing para Avaya América Latina e Caribe

A Avaya – fornecedora global de software de comunicação, colaboração e serviços para empresas de todos os portes e em todo o mundo – anunciou hoje a nomeação de Natalia Sanchon como Líder de Marketing para a região da América Latina e Caribe, que se divide em cinco sub-regiões: Andina, Brasil, Centroamérica e Caribe, Cone Sul e México.

No cargo, ela será responsável pela direção estratégica e execução do programa de Marketing da Avaya, campanhas direcionadas a clientes finais e prospects, coordenação dos programas para sócios e geração de demanda, trabalhando junto aos canais e aos líderes de negócios da companhia.

Amplamente reconhecida no mercado, – por suas conquistas em cargos anteriores, Natalia se distinguiu pela capacidade de exercer liderança, por suas ideias inovadoras, execução de programas de marketing multicanal, criação de programas dirigidos aos parceiros, clientes e prospects, aceleração do pipeline e habilidade no desenvolvimento de campanhas efetivas, tendo como reflexo os resultados obtidos que ultrapassam as metas.

Currículo
Antes de ocupar o cargo atual, Natalia atuou dentro da Avaya como Diretora Global da equipe de Serviços Criativos da Avaya, Líder do Américas Marketing Experience e Líder de Programas de Marketing para Canais da região de Américas International, entre outros. Previamente, Natalia trabalhou também na IBM Argentina como Data Mining.

Natalia Sanchon reside em Buenos Aires, Argentina. É graduada em Marketing pela Universidade Centro de Altos Estudos em Ciências Exatas e Analista Universitária en Economia e Negócios da Universidade Nacional de General San Martín.

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Zenvia contrata em São Paulo e Porto Alegre. Vagas em TI

A Zenvia, de serviços de mobilidade, anuncia processo seletivo para a contratação de 14 profissionais em Porto Alegre (RS) e em São Paulo.

Entre as vagas oferecidas, os destaques são para: Analista de planejamento e gestão, Analista de relacionamento, Analista de projetos, Analista de qualidade, Analista de sistemas, Analista de suporte, Assistente financeiro, Desenvolvedor e Executivo de negócios.

“Somos líderes brasileiros em plataformas digitais de interação com consumidores, queremos profissionais com…[MAIS]



Gestão em tempos de crise: ferramentas que podem ajudar a superar momentos tão desafiadores como este

Campo Grande, MS. 20/1/2021 – Trata-se da importância de envolver e alinhar todas as pessoas certas no momento decisivo.Como gerenciar crises em ambientes de emergência

Que a jornada do empreendedor não é tarefa fácil todos já sabemos. Em um ano desafiador como o de 2020 nem se fala. Mas com ajuda e suporte de tecnologia aplicada ao negócio e pessoas certas, momentos como esse podem trazer repertório para alcançar metas ainda maiores. Rafael Pestille, co-fundador da Data Insight Tecnologia de Negócios e Diretor executivo da JB Higienização Hospitalar ensina como gerenciar crises colocando as pessoas e não os problemas no centro da discussão.

Medindo a febre
A atenção ao cerne do problema é um desafio para gestores de crises. Ter capacidade de diagnostico assertivo é um diferencial quando o assunto é a delas. Independentemente do nicho, geralmente conseguir superar crises muito agudas cria um repertorio que impulsiona os resultados no pós-crise. Mas antes de colocar em prática o lado reativo, se atentar ao fato gerador do problema e não às consequências dele faz toda diferença. Não chamar para a mesa os agentes que de fato são os maiores impactados e deixar de lado toda essa expertise que traria agilidade e muitas vezes menos impacto para a organização.

O remédio
Montar um comitê multidisciplinar e expor os mais variados pontos de vista acerca de determinado assunto leva o debate para outro patamar.
Uma estratégia que tem se provado em ambientes assim é o brainstorm, que em situações de urgência e emergência pode ser feita da seguinte forma:

Brainstorm solo: neste momento é solicitado que alguns agentes envolvidos no problema o façam sozinhos e levantem a maior quantidade possível de soluções.
Após essa etapa, reúnem-se todos os agentes para que seja elencadas as ideias realmente resolutivas, ou seja, aquelas que não amenizam o problema.
Fazer pausas para que as pessoas possam pensar sobre as ideias impulsiona o desenvolvimento das que são eleitas as mais promissoras. Outra sugestão é de que se façam tarefas fora do ambiente de trabalho para que não chovam obviedades. (Chris Griffith e Melina Costi, 2021)

A alta
Em um ambiente de emergência como dos hospitais é quase impossível não conviver com o fatal, ou seja, caso ninguém faça nada ou demore para reagir tudo estará perdido. O que torna o impulso à reação imediata um “modus operandi”. Logo, buscar um diagnóstico rápido, porém, assertivo quase que em tempo real, faz toda diferença. Com o uso de tecnologia aplicada aos negócios esse acompanhamento se torna muito mais fácil e através de formulários e perguntas-chave podem avaliar o como está o moral da equipe e quais os desafios que cada um dos setores vem enfrentando diante do novo desafio.

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Officer tem nova VP de Marketing e Produtos

A Officer Distribuidora anuncia sua nova vice-presidente de Marketing e Produtos, Sandra Fantoni. Com mais de 20 anos de experiência na área, a executiva passa a liderar o relacionamento estratégico entre os parceiros de negócios e a geração de valor entre os clientes.

Fantoni foi diretora de marketing e produtos na Tech Data Brasil e atuou em grandes empresas como Apple e SED Brasil Limitada. Agora, a executiva traz ao time da Officer sua visão estratégica para a gestão de canais, relacionamento com clientes e fornecedores, além de sua notória habilidade em desenvolver equipes de alto desempenho.

A distribuidora brasileira de produtos de informática tem cerca de 30 anos de mercado e representa mais de 45 fabricantes do mercado de TI e Telecom. Atua com escritórios regionais em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de três Centros de Distribuição localizados em São Paulo, Paraná e Espírito Santo.

 

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Monica Tyszler assume Soluções e Serviços do SAS para a América Latina

O SAS, líder de mercado em soluções e serviços de Business Analytics, anuncia a promoção de Monica Tyszler como diretora de Soluções e Serviços do SAS para a América Latina. Com 12 anos de experiência no setor de tecnologia e cinco em indústrias de Varejo e Financeira, a executiva ingressou no SAS em 2003, permanecendo até 2010. Nesse período, Mônica atuou nas áreas de Consultoria e Pré-Vendas. Após uma passagem pela IBM, a executiva regressou ao SAS no final de 2013, como diretora de Soluções e Marketing da subsidiária brasileira.

Agora, ela amplia seu escopo de trabalho para a área de Serviços da empresa, composta por Consultoria, Suporte Técnico e Educação, e será responsável pela gestão de cerca de 200 pessoas entre Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, além de México e Caribe.

Em soluções, ela segue à frente dos quatro pilares estratégicos da companhia: Customer Intelligence, Fraude, Risco e Data Management. A executiva responderá diretamente ao vice-presidente Mundial de Serviços, Fritz Lehaman e, regionalmente, ao vice-presidente do SAS América Latina, Márcio Dobal.

“Meu objetivo será o de unificar as estratégias para que todos os países atuem de forma integrada e em sinergia”, explica Tyszler. Para isso, a diretora irá otimizar recursos e implementar melhores práticas para que os…[MAIS]



SetaDigital nomeia diretor de expansão

Software house traz profissional do setor calçadista para fortalecer o time
Executivo tem como missão a expansão e consolidação do crescimento da SetaDigital

A SetaDigital – companhia de Tecnologia da Informação especializada em desenvolvimento de soluções para o setor calçadista – acaba de contratar Rafael Reolon como diretor de expansão.

Reolon, que soma mais de dez anos de atuação como lojista, tanto em operações físicas quanto em e-commerce, tendo, inclusive, sustentado seus negócios nas soluções da SetaDigital durante este período, recebe a missão de expandir novos mercados e consolidar o crescimento da empresa.

“Vamos gerar resultados por meio do fortalecimento de nossas parcerias e da nossa equipe de expansão. Como ex-lojista, conheço as dores do setor calçadista e posso contribuir na construção de soluções voltadas ao sucesso dos nossos clientes, além de levar inovação com a nossa loja laboratório, a Sapati”, descreve Reolon.

Com mais de 70 colaboradores e 1,6 mil clientes, a SetaDigital está em plena expansão e com um projeto ambicioso de crescimento. “Neste cenário, estruturamos três frentes: desenvolvimento de produtos, expansão de mercado e o sucesso dos clientes. O reforço do Rafael para o nosso time visa consolidar nosso compromisso de contribuir constantemente com a evolução dos negócios dos nossos clientes.

Ele tem os valores muito alinhados aos nossos e será essencial à SetaDigital na condução da expansão comercial da organização em direção à liderança do mercado de soluções de tecnologia para o setor calçadista brasileiro”, acrescenta Vanderlei Kichel, CEO da SetaDigital.

Com a nova contratação, Kichel passa a direcionar seus esforços ao desenvolvimento de produtos, enquanto a diretora de relacionamento, Rosi Kichel, atuará no relacionamento com os lojistas que utilizam as soluções da SetaDigital.



Líderes globais não estão prontos para o futuro, revela estudo da Vanson Bourne

O estudo, The Information Generation: Transforming The Future, realizado pelo Institute for the Future e pela Vanson Bourne, avaliou o impacto de uma crescente comunidade global de cidadãos digitais e revelou que os líderes empresariais em todo o mundo não estão prontos para o futuro.

Encomendado pela EMC, provedora global de soluções de TI para transformação de negócios, o levantamento abordou 3.600 líderes globais em 18 países, abrangendo empresas de grande e médio porte em nove setores, para determinar os principais fundamentos empresariais exigidos para ter sucesso hoje e ao longo da próxima década.

“Os consumidores estão exigindo mais das organizações com as quais interagem”, diz David Goulden, CEO da EMC Information Infrastructure. Segundo ele, os negócios nascidos no modelo de cloud computing já estão promovendo essa nova forma de viver, e os negócios mais antigos precisam repensar e criar formas de transformação e adaptação para atender às expectativas desses novos consumidores. “No caso dos que estão-se redefinindo para participar desse novo mundo, a transformação precisa ser focada, objetiva e integral.”

Como esperado, a quase totalidade dos líderes empresariais pesquisados (96%) acredita que as novas tecnologias mudaram definitivamente as regras dos negócios. Além disso, 93% relatam que os recentes avanços tecnológicos estão redefinindo as expectativas do cliente, e quase todos acreditam que esse cenário será acelerado na próxima década.

“É essencial explorar sistematicamente as implicações no longo prazo de uma era em que a informação está no centro de tudo o que fazemos, recondicionando-nos continuamente. Em todo o mundo, as organizações com mais capacidade de lidar com as informações – se já estiverem prontas – vão liderar uma das transformações mais significativas da história”, diz Rachel Maguire, diretora de Pesquisa do Institute for the Future.

As expectativas do consumidor que foram mais mencionadas pelos participantes são: acesso mais rápido aos serviços, acesso e conectividade 24 horas por dia, sete dias por semana, “seja onde for” e acesso a mais dispositivos e uma experiência personalizada mais exclusiva.

Atributos de negócios fundamentais para o futuro

Os líderes empresariais identificaram cinco deles, vitais para uma empresa surpreender e não ser surpreendida:

  1. Reconhecer bem cedo novas oportunidades no mercado
  2. Demonstrar transparência e confiabilidade
  3. Inovar com agilidade
  4. Oferecer experiências personalizadas e exclusivas
  5. Funcionar em tempo real

Embora os líderes empresariais concordem que esses atributos têm alta prioridade, eles admitem que muito poucos lidam com esses atributos muito bem e em toda a empresa. Apenas 12% conseguem perceber novas oportunidades, 9% inovam com agilidade, 14% demonstram transparência e confiabilidade e 11% oferecem experiência personalizada ou funcionam em tempo real (12%) – e o fazem bem e em toda a empresa.

Despreparados para o futuro
Por volta de 2020, mais de 7 bilhões de pessoas em no mínimo 30 bilhões de dispositivos terão criado 44 zettabytes de dados (ou 44 trilhões de gigabytes), segundo o instituto de pesquisas Gartner e a consultoria IDC, respectivamente. Sendo assim, de acordo com as empresas, o quadro leva rapidamente a um mundo em que quase todo elemento da vida estará ligado a dados. Embora os líderes saibam que podem lucrar com esses dados, 49% deles admitem não saber como. Isso inclui:

  •  Mesmo com 70% dizendo que podem obter informações com esses dados, apenas 30% são capazes de lidar com elas em tempo real
  • 52% admitem que não usam os dados com eficiência ou estão soterrados pela avalanche de informações
  • Somente 24% se consideram “muito bons” em transformar os dados em informações e ideias úteis

Mudanças importantes
Enquanto as empresas se alinham e se preparam para atender à evolução das expectativas dos clientes, o mundo está evoluindo em um ritmo igualmente rápido, de acordo com as responsáveis pelo estudo. O Institute For The Future previu grandes e importantes mudanças na forma de a tecnologia continuar a transformar o mundo por volta de 2024.

Na avaliação, há claros sinais de um movimento na direção de um mundo no qual praticamente todo elemento da vida estará ligado a dados. As pessoas e as corporações venderão, doarão e negociarão informações em negociações abertas. Objetos inanimados ganharão vida à nossa volta, tornando-se mais alertas, responsivos e conectados.

A tomada de decisões será aperfeiçoada pela inteligência artificial de um modo nunca visto, acreditam. As informações serão comunicadas e absorvidas por vários sentidos humanos. Com novas ferramentas, os consumidores serão capazes de controlar melhor sua privacidade. Nessa nova ordem mundial, o valor se deslocará dos produtos e serviços para as informações que eles geram.

 

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Alcatel-Lucent tem novo gerente para Contact Center

A Alcatel-Lucent Enterprise acaba de contratar Rafael Antolin como responsável por desenvolver negócios para o mercado de Contact Center na América Latina. Com amplo relacionamento no setor de telecomunicações, Rafael se propõe ao desafio de ampliar a participação da marca Alcatel-Lucent Enterprise entre as empresas do setor.

Rafael Antolin tem 20 anos de experiência no mercado de telecom, é graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista e concluiu MBA em “Gestão estratégica e econômica de projetos” na Fundação Getúlio Vargas. Possui certificações de empresas como Nice e Microsoft, entre outras.

Antes de chegar à Alcatel-Lucent Enterprise, Rafael passou pela divisão de serviços profissionais da Belltech, pela Vasco Data Security e pela Altitude Software.

Sobre A Alcatel-Lucent Enterprise
A empresa é líder de mercado em soluções e serviços de comunicação corporativa, do escritório para a nuvem, sob a marca Alcatel-Lucent Enterprise. Tendo como base o nosso histórico reconhecido de inovação e espírito empreendedor, temos sede na França, próxima a Paris, e atuamos no mundo inteiro com mais de 2,7 mil funcionários em mais de 100 países.

Com soluções de comunicação, rede e nuvem para empresas de todos os portes, a nossa equipe de especialistas em tecnologia, profissionais de serviços e mais de 2,9 mil parceiros atendem mais de 830 mil clientes ao redor do mundo, personalizando e adaptando as nossas soluções e serviços para atender necessidades específicas. Com isso, fornecemos resultados de negócios tangíveis oferecendo experiência conectada personalizada para clientes e usuários finais.

 

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Em tempos de pandemia, como formalizar reuniões virtuais?

                                                                                                                                                                                                                                                                     Por Andrea e Jonatan *

O ano de 2020 começou de uma maneira não muito agradável para a sociedade, com a disseminação do vírus COVID-19, comumente conhecido como “novo coronavírus”. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O vírus causa problemas respiratórios e sua transmissão acontece de maneira muito rápida e “sutil” através de contato próximo de pessoa a pessoa. Isso tem feito com que, em alguns países, o sistema de saúde seja demasiadamente sobrecarregado.

Por esse motivo, órgãos de saúde vêm recomendando cuidados específicos para evitar aglomerações e consequentemente à proliferação da COVID-19. E nos último dias, o trabalho remoto (trabalho de casa) tem sido mais e mais escolhido como forma de seguir com as atividades organizacionais.

Jonatan

Desde o início da quarentena, estabelecida no dia 24 de março pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, muitas reuniões entre sócios ou até mesmo reuniões de rotina empresarial foram interrompidas por conta do risco da transmissão viral.Entretanto, estamos vivendo o auge da era digital e algumas soluções fáceis e pertinentes surgem para facilitar a rotina das empresas.

Diversas organizações optaram por dar preferência a reuniões virtuais, utilizando-se de aplicativos de videoconferência como o Zoom, Skype, e WhatsApp. No entanto, nem todos os órgãos públicos estão preparados para aceitar documentos totalmente digitais.

Uma boa notícia é que o item 34.2 do Capítulo XVIII, das Normas de Serviço de Cartório Extrajudiciais, Tomo II, já prevê a apresentação das atas de assembleia de pessoas jurídicas em formato eletrônico, exigindo para tanto a assinatura com certificado digital ICP-Brasil (e-CPF ou e-CNPJ).

Uma das soluções que já aceita documentos totalmente eletrônicos, de forma a permitir o registro é o sistema desenvolvido pelo Serviço Nacional dos Cartórios de Títulos de Documentos & Pessoa Jurídica, denominado Central RTDPJBrasil (Central).

Por meio deste sistema, é possível fazer o upload dos arquivos em word ou PDF e promover a assinatura digital de documentos (sem a necessidade de reuniões presenciais para coleta de assinaturas).

Assim, é possível praticar todos os atos de rotina societária como reuniões de associações, condomínios, fundações e sociedades simples, por meio de aplicativos online e, depois, realizar a formalização das atas e lista de presença por meio da Central sem que haja contato físico entre os participantes.

Para os empresários, sociedades empresariais e corporativas do estado de São Paulo, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) está trabalhando apenas com a constituição 100% digital para empresário, sociedade limitada e EIRELIS, sendo necessária a apresentação de documentos assinados fisicamente para todos os demais atos.

 

* Andrea Ometto Bittar Tincani é advogada especialista em Direito Societário e Jonatan Vieira Feitosa, estudante de direito.

 

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