Home Cultura Quer comprar um Home Theater? Veja aqui tudo o que você precisa...

Quer comprar um Home Theater? Veja aqui tudo o que você precisa saber!

Confira nossas dicas de como montar o melhor sistema na sua casa



Escutar música é algo bem comum para todo brasileiro, o nosso povo tem uma cultura diversa e adora fazer diversas atividades como por exemplo se reunir com a família na sala para assistir um bom filme ou mesmo um futebol. Esses costumes fizeram o home theater se tornar popular e querido por aqui, já que são equipamentos que trazem consigo excelentes melhorias nas configurações de áudio, dando mais potência e desempenho sonoro ao dispositivo conectado.

Se você está querendo adquirir um mas ainda tem dúvidas sobre qual modelo escolher, vamos esclarecer as principais dúvidas aqui.

Acompanhe!

Qual o número de caixas de som do home theater eu preciso?
Em um home theater quanto maior o número de caixas de som melhor será a distribuição sonora, a quantidade extra de caixas de som cobre uma área maior no ambiente, garantindo assim uma melhor qualidade de sonorização.



Dependendo do tamanho da sua sala também existe a possibilidade de se acrescentar caixas de som ao redor de todo ambiente e até no teto (embutidas) para melhorar ainda mais a experiência.

A grande maioria dos modelos de home theater são 5.1 ou 7.1, o que significa que possuem 5 ou 7 caixas de som para um sistema central que emite os sons graves, conhecido como subwoofer. Em média, um conjunto 5.1 satisfatório custa em torno de R$ 1.000. Já o 7.1, além de exigir uma sala bem grande para o posicionamento correto das caixas, sai pelo preço médio de R$ 3.000.

Qual potência do home theater eu preciso para meu espaço?
Quando assistimos a um filme sempre queremos aquele som alto e de alta resolução para acompanhar, mas muitas coisas influenciam e precisam ser analisadas antes para obtermos um bom resultado.

– Qual é o tamanho do meu espaço ?
– O pé direito da minha sala é alto ou baixo ?
– Como é tratado acusticamente o meu ambiente ?

Estes são alguns dos parâmetros mais importantes que temos que analisar antes de definirmos o quanto de potência precisamos. Para ambientes menores uma potência de 100 a 200W é o suficiente, já para quem quer montar uma sala de cinema em casa é aconselhado 400W.

No mercado existem produtos potentes que chegam a 1000W ou mais, que será o melhor home theater para festas e espaços grandes.

Qual o benefício de comprar uma central com leitor Blu-ray?
Apesar de muita gente ter migrado para as mídias digitais e o streaming, existem modelos de home theater que além da conectividade possuem leitor Blu-ray e são soluções com uma funcionalidade a mais oferecida aos consumidores, mesmo com essa tecnologia caindo em desuso. Lembro também que temos videogames que são capazes de ler mídias em Blu-ray e que substituem um player dedicado.

Eu preciso de quais tipos de alto-falantes?
Normalmente o home theater pode vir com quatro tipos de alto-falante: frontal, traseiro, central e lateral. Os alto-falantes frontais são a base de todo o sistema de som, enquanto o central serve para aumentar a potência da voz (frequências médias) do áudio. Os alto-falantes traseiros são posicionados atrás de quem está assistindo e ampliando o efeito surround, juntamente com as caixas laterais.

É necessário a utilização de um decodificador de áudio em meu equipamento?
Na maioria dos casos não é necessário. Os modelos mais avançados já possuem áudio de extrema qualidade e compatibilidade com as tecnologias mais recentes, porém se o seu equipamento é mais antigo existem decodificadores de áudio de padrões novos (como Dolby Atmos) que possibilitam mais configurações no sistema do seu equipamento, elevando a performance de áudio.

É fundamental ter conexão sem fio?
Não é necessário que o home theater comprado possua conexão sem fio, porém os modelos mais modernos já vem com essa tecnologia. Eles oferecem conexão Bluetooth ou Wi-Fi, e o ponto positivo é facilitar as instalações, graças a redução de fios e cabos.

Quais soluções eu posso acrescentar no meu home theater para não perder desempenho?
Existem diversas variáveis que podem trazer melhor performance para seu home theater, e os principais estão nas conexões. E nesse caso, conexão significa cabos de boa qualidade. Veja abaixo:

Cabo HDMI
Por mais que o seu home theater seja de ultima geração, se os cabos não forem bons de nada adiantará, e você perderá qualidade. Hoje o principal cabo de um sistema é o HDMI, que consegue transmitir tanto imagem quanto o som em qualidade digital. Existem modelos que suportam resoluções de até 8K e tem largura de banda de até 48 Gbps, que suportam HDR, HDCP 2.2 e 2.3, DTS: X, Dolby Atmos e Dolby Vision. Além disso suportam também HDR Dinâmico e eARC. São muitas siglas e especificações, então fique esperto na hora de adquirir um cabo que atenda a todas essa informações.

Cabo de Áudio Digital Óptico TOSLINK
Existem muitos home theaters que possuem esse tipo de conexão de áudio digital. É compatível com dispositivos de CD / Blu-Ray / DVD player e console de jogos. Seu conector banhado a ouro é resistente à corrosão e fornece condutividade máxima e minimiza a perda de dados, e possui pontas de borracha removíveis para proteger o cabo quando não estiver em uso.

Ele suporta áudio PCM não compactado ou som surround 5.1 e 7.1 compactado, incluindo Dolby Digital Plus e DTS-HD. Além disso, tem transmissão de protocolo S / PDIF.

Cabo de rede CAT 8
Não podemos esquecer que muitos home theaters possuem conexão com a internet, seja ela com ou sem fio, e o cabo de rede é de fundamental importância para uma transmissão rápida de dados. A melhor especificação é o modelo CAT 8.

O cabo ethernet CAT 8 suporta largura de banda de até 2.000 MHz, garantindo velocidade de rede estável para você navegar na Internet, jogar online, transmitir vídeos, música e muito mais sem o incômodo de lentidão.

Onde adquirir todos esses equipamentos?
Para você conseguir comprar um home theater de boa qualidade procure grandes varejos, com garantia e com bastante informações sobre os produtos, veja se o equipamento possui as características apontadas neste artigo para que tenha certeza da sua qualidade.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleEstudo aponta o impacto do acesso à Internet para o crescimento econômico dos países
Next articleFadiga do bigode: você sabe o que é isso que acontece com o seu gato?