Home Novidades Rússia mostra uniforme da guerra do futuro

Rússia mostra uniforme da guerra do futuro

Sombrio, assustador, capaz de intimidar qualquer inimigo e um sinal claro de que as guerras do futuro serão tudo aquilo que a ficção científica previu. Assim é o novo uniforme das forças armadas russas, apresentado essa semana pelo TsNIIMash (sigla em russo para o Instituto Central de Pesquisa de Máquinas e Equipamentos) um órgão de pesquisas ligado à Aeronáutica.

Todo em tons negros e cinzas, a vestimenta é uma proteção e uma arma ao mesmo tempo. Ela é, na verdade, um exoesqueleto disfarçado. Esse esqueleto robô é capaz de dar mais força aos soldados durante o combate ou nas caminhadas com suprimentos e munição nas costas. O capacete – que muitos lembraram das tropas do Império, do filme Star Wars – é feito para proteger completamente o crânio do soldado e o visor projeta dados sobre o campo de batalha.

O traje-equipamento das forças russas foi mostrado no evento “10 Tecnologias do Futuro para a Rússia”, uma feira de ciência dentro do encontro sobre prototipagem alta complexidade e cibernética, promovidos pelo Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Indústria e Comércio da Federação Russa – devidamente destacado no noticiário local. A apresentação impressionou a todos e há vídeos na internet sobre o uniforme. Contudo, não foram divulgados outros detalhes de como funciona o aparato em cada um de seus avanços.

Algumas especulações apontam que o exoesqueleto é feito em titânio, um metal leve e resistente, muito usado em ligas para reforço de outros materiais. O funcionamento do visor é outro mistério. Existe a possibilidade de ele ter diversos tipos de câmeras que podem “enxergar” no escuro ou “ver” calor e movimentos. O capacete é suficientemente grosso para supor que existam diversos sensores lá.

Alguns deles poderiam inclusive dar a situação física do soldado, com medições sobre sua saúde, desempenho e mesmo aconselhar táticas de combate.

As Forças Armadas russas esperam produzir o traje nos próximos anos, dentro de um programa de uso da robótica nas tropas e domínio das armas portáteis e equipamentos militares de alta tecnologia.

Fonte: VOIT

 INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Rússia mostra uniforme da guerra do futuro

Previous articlePor que provavelmente nunca teremos um Steve Jobs Brasileiro?
Next articleHotel do Sono Medley abre inscrições para atividades que ensinam a dormir melhor

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.