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Saiba como o Pilates ajuda no fortalecimento muscular de idosos    

Se você já passou dos 50 ou conhece alguém que entrou para a turma da terceira idade, atenção: o processo natural do envelhecimento, aliado a maus hábitos, pode levar a perda da massa muscular, condição chamada de sarcopenia. Um estudo feito em 2012, com brasileiros acima de 60 anos, mostrou que 36% tinham massa muscular reduzida. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Parece pouco, mas ao longo dos anos há um aumento progressivo da perda de massa muscular, sendo que aos 80 anos mais da metade das pessoas irá apresentar sarcopenia. Segundo a fisioterapeuta, Walkiria Brunetti, especialista em Pilates, a perda da massa muscular é um importante fator de risco para quedas, pois na prática, sua consequência é a perda da força.

“Como nos idosos os ossos também podem estar mais enfraquecidos por conta da osteoporose ou da osteopenia (perda da massa óssea), as quedas podem levar à fraturas e internações mais frequentes. Quanto maior o tempo acamado, maior a perda de massa muscular. Precisamos ainda citar que hospitalizações aumentam os riscos de contrair infecções hospitalares, pneumonias e outras condições que colocam a vida em risco”.

Fatores de Risco
A sarcopenia faz parte do envelhecimento, mas alguns hábitos ou condições de saúde podem acelerar ou agravar a perda muscular. É chamada de sarcopenia primária quando a perda está associada apenas ao processo natural do envelhecimento.

“Porém, temos fatores que podem desencadeá-la, como o sedentarismo, repouso prolongado, ingestão insuficiente de alimentos proteicos, obesidade, e doenças crônicas. como insuficiência renal crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer, entre outras. Nestes casos, classificamos como sarcopenia secundária”, explica Walkiria.

Pilates no combate à sarcopenia
A perda da massa muscular parece ser mesmo inevitável depois dos 50 anos. Mas, a boa notícia é que ela pode ser prevenida por meio de atividades que ajudem a fortalecer os músculos, como o Pilates.

“O Pilates é um método de alongamento e fortalecimento muscular. Nas aulas, todo o corpo é trabalhado, assim como a respiração, postura, flexibilidade, e controle muscular. A atividade ajuda a recuperar a força muscular, além de contribuir para melhorar o equilíbrio, muito afetado em pessoas acima dos 60 anos. O Pilates ajuda a realinhar a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e, claro, para manter a independência”, comenta a fisioterapeuta.

Além de melhorar a força muscular, o Pilates também melhorara a flexibilidade, muito importante para os idosos realizarem movimentos sem tanta restrição. Um bom exemplo é calçar os sapatos, um simples movimento que fica bem mais difícil na terceira idade.

O melhor de tudo é que o Pilates não tem contraindicação para os idosos e as aulas podem ser personalizadas de acordo com o perfil e necessidade de cada um.

 

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