A Samsung anunciou os novos SSDs PM1733 e PM1735, seus SSDs de alta capacidade. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Os modelos prometem durar “para sempre”, graças à tecnologia FIP (fail-in-place, em inglês), recurso que permite aos componentes identificar falhas e substituir o local onde os arquivos são armazenados.

Dessa forma, caso algum módulo esteja com problemas, o próprio dispositivo move os arquivos antes que o mesmo pare de funcionar.

Além disso, a velocidade de leitura e gravação também chama atenção, podendo chegar a 8.000 MB/s e 3.800 MB/s, respectivamente. Os produtos vão chegar com alta capacidade, indo de 800 GB a 30,72 TB, e serão destinados, em um primeiro momento, a datacenters e servidores.

A promessa de alta durabilidade e prevenção de falhas é crucial para uso em servidores. Esse tipo de sistema normalmente é submetido a elevado estresse, algo que pode comprometer a integridade de dados e até mesmo a durabilidade dos armazenamentos instalados.

Samsung anuncia novos SSDs de alta capacidade e desempenho... E que "nunca morrem"!

Vale destacar, no entanto, que a promessa de um drive que “nunca morre” da Samsung tem mais a ver com a garantia de que o componente continuará funcionando mesmo se houver alguma falha, e não que será à prova de falhas ou de desgaste.

Alta performance
Com tecnologia PCIe 4.0, os SSDs da marca também despontam com números: para gravação sequencial de dados, os drives podem chegar a 3.800 MB/s, enquanto a leitura está na faixa de 6.400 MB/s nos modelos de formato U.2 e de 8.000 MB/s nos dispositivos com formato de disco convencional (2.5″).

Além da tecnologia que contorna possíveis problemas nos módulos de armazenamento para preservar dados, os drives contam com funcionalidades avançadas. Uma delas é a possibilidade de fracionar um dispositivo em até 64 SSDs virtuais. Outro destaque é a inteligência artificial aplicada para monitorar a operação do disco, reforçando a garantia de que os dados ficam sempre seguros.

Com foco em servidores, os produtos ainda não tiveram preços revelados. De qualquer forma, o uso da tecnologia que aumenta a durabilidade dos armazenamentos pode ser um marco para que o recurso apareça em SSDs voltados para o usuário final no futuro.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Samsung anuncia novos SSDs de alta capacidade e desempenho... E que "nunca morrem"!

Veja também
Western Digital anuncia novos SSDs de alto desempenho no Brasil
Dell lança no Brasil menores SSDs externos do mercado com padrão Thunderbolt
Relógio Huawei Watch GT Active desembarca no Brasil