Home Notícias Corporativas Setor imobiliário de alto padrão avança apesar da Selic

Setor imobiliário de alto padrão avança apesar da Selic



A semana começou com a expectativa de aumento de 0,5 ponto porcentual na taxa Selic, que pode ir de 12,75% para 13,25%, o que deve ser decidido em reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Apesar do aumento da Selic nos últimos meses, a venda de imóveis de alto padrão continua em alta: em janeiro e fevereiro, os lançamentos de imóveis aumentaram 37% em relação aos primeiros dois meses do ano precedente.

A informação é do Indicador Abrainc-Fipe, balanço realizado com 18 empresas filiadas à Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). No intervalo atual, foram lançadas 47.793 unidades habitacionais de todos os tipos.

O levantamento também mostra que, com o resultado de fevereiro, foram lançados 158.263 empreendimentos em um período de doze meses, uma expansão de 24,8%. As vendas cresceram 2,1%, com 143,31 mil novos imóveis comercializados nos últimos 12 meses, encerrados em fevereiro, apesar de um leve recuo de 3,7% no último trimestre móvel.

De acordo com o estudo, os lançamentos de empreendimentos de MAP (Médio e Alto Padrão) tiveram ampla expansão e cresceram 339,8%, com a chegada de 23.713 imóveis no mercado entre dezembro de 2021 e fevereiro.  Em 12 meses, o crescimento chegou a 278,1% com 70.154 novas unidades, conforme publicado pela Exame. As vendas de imóveis de alto padrão subiram 86,1%, com 9.106 unidades vendidas no trimestre e um acumulado de vendas de 30.481 imóveis em 12 meses, alcançando uma alta de 34,4%.



Para Bruno Cassarolla, CEO da imobiliária Apartamentos Rio – empresa que atua com a intermediação na compra e venda de imóveis no mercado imobiliário de alto padrão no Rio de Janeiro -, dois pontos podem explicar por que o lançamento e a compra de imóveis de alto padrão seguem em alta no Brasil, apesar da alta dos juros e da inflação.

“O primeiro ponto é que observamos que nossos clientes não sentiram nenhuma ‘crise’ na pandemia. Muitos, inclusive, ficaram até mais ricos e aproveitaram para fazer bons investimentos”, afirma.

Atrelado a isso, prossegue o diretor, vem o segundo ponto: “As construtoras aproveitaram para lançar os projetos mais diferenciados e os terrenos mais aguardados juntando, então, a oportunidade com o senso de urgência e o aspiracional de adquirir uma ou mais unidades em empreendimentos icônicos superaguardados”, pontua. “E, a cada grande sucesso de vendas, os construtores ficam mais confiantes para novos lançamentos”, diz ele.

Barra da Tijuca e Zona Sul impulsionam segmento no Rio de Janeiro

De acordo com Cassarolla, o mercado imobiliário carioca de alto padrão tem suas peculiaridades, sobretudo em relação a lançamentos em lugares como a Barra e a Zona Sul. “A Barra da Tijuca, por exemplo, vem recebendo empreendimentos muito aguardados em locais premium, com apartamentos em medidas que nunca existiram – o que já traz uma demanda reprimida natural da própria microrregião para um upgrade de apartamento, de vista, de estrutura e de segurança”.

Já na Zona Sul, avança o CEO da imobiliária Apartamentos Rio, isso tudo ainda é acrescido da nova legislação que, até pouco tempo, proibia a construção de apartamentos do tipo studio. “Isso não fazia sentido, já que estúdios de alto padrão com lazer e serviços na Zona Sul são os campeões de venda por conta de toda demanda reprimida que existe pelo tempo que esse tipo de construção ficou proibida, versus a demanda que a Zona Sul tem por turismo”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://www.apartamentosrio.com.br/

Setor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da SelicSetor imobiliário de alto padrão avança apesar da Selic

Previous articlePasseio das Águas Shopping sedia Campus Party Goiás
Next articleTabus da saúde masculina são desafio contra a automedicação