BRCondos controla e registra acessos, além de monitorar áreas, reduzindo em até 50% os custos totais e aumentando a segurança do condomínio

A Portaria Virtual é uma solução desenvolvida pela BRCondosAutomation, marca que pertence a BRCondos, rede de administradoras de condomínios. O novo produto foi lançado este ano (2017) e permite…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…monitorar e aumentar a segurança e controle de acesso de moradores, visitantes, prestadores de serviços e veículos às entradas de condomínios, com recursos para realizar procedimentos de identificação e liberação remotamente.

O sistema reduz drasticamente os custos dos condomínios com pessoal, já que automatiza tarefas para as quais seria necessário, no modelo tradicional, empregar uma ou mais pessoas. “Pesquisas indicam que o gasto com funcionários representa de 40% a 50% das contas de um condomínio. Com o sistema virtual, a economia pode chegar a 50% em custos de Recursos Humanos e até 20% do custo total de um condomínio, explica o CEO da BRCondos, Hugo Fabiano Cordeiro.

A maioria das soluções oferecidas no mercado funcionam de forma separada e algumas ainda nem existem. “As câmeras de segurança, a portaria, entregas e os acessos não conversam entre si, deixando brechas para acessos indesejados e até outros problemas operacionais e de segurança. O que fizemos foi oferecer dentro da Portaria Virtual vários comandos com poderes para autorizar, controlar e monitorar áreas comuns do condomínio, explica Fábio Obaid, engenheiro responsável pela BRCondosAutomation.

A ideia é atender aos diversos estilos de condomínios. “Tem os que desejam que o porteiro esteja no espaço físico e que ele monitore todas as entradas. Também há os que preferem automatizar as entradas, deixando o morador como responsável. Atendemos os dois tipos de condomínio, considerando que o segundo caso dará total autonomia para o morador via sistema com o controle de acesso escolhido que pode funcionar com cartão, tag ou biometria”, diz.

Se a entrada funcionar por biometria, antes mesmo da liberação a câmera do condomínio é programada para fotografar e enviar os dados em tempo real para a central – que irá liberar o acesso se o mesmo estiver devidamente autorizado. A vantagem de ambos os serviços é que no final do mês, o próprio morador, síndico ou porteiro podem puxar todos os dados de acesso e saber quem entrou, que horas e se houve alguma intercorrência recorrente ao sistema.

O controle na entrada de veículos também pode funcionar de diversas formas. Pode ser com adesivo como nos pedágios, cartão, tag ou com controle, neste caso cada vez que o morador utilizar o controle, o código é modificado para que os números nunca se repitam, impossibilitando clonagem ou cópias.

Os moradores têm autonomia para administrar a entrada e saída de veículos e também podem controlar o acesso de seus colaboradores domésticos, cadastrando senhas pessoais, dias e as faixas de horários que podem acessar a casa ou apartamento.

A central de Inteligência da Portaria Virtual conversa diretamente com o BRCondosOnline, portal que recebe todas as informações, armazenando-as em seu banco de dados. Ao adquirir a solução os usuários recebem acesso ao portal e podem utilizar os recursos e as informações que precisam.

Em condomínios comerciais com grande fluxo de pessoas e visitantes, a Portaria Virtual é uma opção prática e segura. Nestes casos existem duas soluções que já são usadas por alguns condomínios da BRCondos, como o acesso por catraca e o QRCode para uso único de visitantes. “O QRCode é ótimo para condomínios que querem modernizar seus acessos e pode ser enviado para o visitante depois de um cadastro obrigatório. O visitante recebe no celular, aponta para câmera quando chega no condomínio e é liberado, seja para uma visita de negócios ou médica”, explica o engenheiro.

O principal diferencial da Portaria BRCondos são os vários recursos e tecnologia exclusiva que oferece ao condomínio e, principalmente, a capacidade de registro de todas as informações de acesso e presença. Estamos falando de imagem, dados biométricos, códigos de acesso e outras informações que chegam à Central muito rápido.

Mesmo que o condomínio fique sem internet, os dados continuam sendo captados e enviados assim que o sinal retornar, o mesmo acontece com a liberação de entradas, ou seja, o sistema continua trabalhando e liberando, armazenando as informações e depois envia para a Central.

Legado: solução abre parceria para outras empresas do ramo
A Portaria Virtual da BRCondos também tem atendido outras demandas além dos condomínios. São as empresas de segurança, que fornecem todos os equipamentos, mas que precisam de uma tecnologia para registrar as informações.

A parceria tem sido promissora e os condomínios que adotam a solução não precisam se desfazer de todos os equipamentos de segurança que já possuem. Esse é um legado que está sendo construído aos poucos, conforme as empresas vão conhecendo a fundo a solução.

Outro diferencial que só a BRCondos tem, pois o sistema de Portaria Virtual conversa com qualquer tipo de equipamento que já exista no condomínio. “Atendemos condomínios que utilizam cartões de acesso em grande quantidade e que não precisam se desfazer, pois conseguimos reutilizar sem problemas, somando ao invés de trazer gastos a mais. Isso gera economia, pois nossa inteligência conversa com qualquer equipamento, de qualquer marca”, diz Fábio.

Aumento da segurança no condomínio
Em caso de ocorrências não há necessidade de buscar em dez horas de vídeo quem entrou e quem saiu. A solução registra todos os processos que podem ser parametrizados conforme a necessidade do condomínio. “Eu crio as condições e ele me gera os alertas e registros”, completa Fábio.

A placa controladora também é outro recurso interessante do sistema, pois controla as funções de qualquer catraca, tomando decisões de abertura local com comunicação direta com o app. A solução também oferece interfonia via VoIP, cerca virtual (GPS Fence), autocadastro de biometria/tag, cadastro de hábitos, gravação das ligações para o interfone e das imagens captadas pelas câmeras para eventuais auditorias e conferências futuras.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA