O projeto brasileiro IoT Surfboard, de internet das coisas, acaba de ganhar o prêmio Duke’s Choice/Oracle Innovation 2016 América Latina, um reconhecimento da Oracle para implementações inovadoras usando a tecnologia Java. A Globalcode, empresa brasileira de inovação, desenvolveu o dispositivo utilizando o módulo M2M Java 5ª geração EHS6 produzido pela Gemalto, de segurança digital. O módulo da Gemalto é utilizado para conectar o dispositivo na internet por meio da rede de dados 2G ou 3G.

A IoT Surfboard representa um canivete suíço para o universo da Internet das Coisas e permite conectar qualquer objeto de forma rápida e sem a necessidade de conhecimento profundo de engenharia de hardware. O projeto foi lançado via financiamento coletivo (crowdfunding) em novembro do ano passado.

“Anualmente, a Oracle premia projetos que utilizam a tecnologia Java e os reconhece como projetos de maior relevância do ano dentro do ecossistema Java” disse Vinicius Sender, Diretor Técnico da Globalcode. “O prêmio é um dos mais importantes do mundo no desenvolvimento de software e soluções Java e estamos muito orgulhosos em fazer parte deste projeto revolucionário para o mundo de IoT”.

Futuro conectado
“A Gemalto e seus parceiros estão totalmente focados no futuro das inovações de M2M e IoT, fornecendo conectividade confiável e segura, finalmente liberando o poder da internet das coisas para melhorar a forma como vivemos e trabalhamos”, conclui Letice Kubert, diretora comercial de M2M para a América Latina da Gemalto.

A internet das coisas é como é chamado o cenário, que já vem ocorrendo, no qual qualquer objeto consegue ter capacidade de processamento, recebimento e envio de dados. É realmente qualquer coisa e engloba desde aparelhos domésticos, objetos de decoração, máquinas industriais, veículos e itens de arquitetura urbana.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br