Poucas pessoas têm conhecimento, mas aquele resto de comida no prato, que vai para o lixo depois do almoço ou do jantar, afeta de forma negativa a cadeia de produção alimentar no planeta. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelam que todo o alimento, ao ser descartado, precisa de outro para ser substituído.

Assim, a consequência do descarte é direta porque toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos necessita de água, terra, adubos minerais, pesticidas, energia elétrica e combustíveis fósseis.

Por isso, a GRSA|Compass realiza pelo terceiro ano no Brasil a campanha global Stop Food Waste Day. A ação tem como objetivo estimular funcionários, clientes e sociedade a terem um consumo alimentar mais consciente, reduzindo o desperdício diário nas refeições.



Os números obtidos pela campanha internamente, nos anos anteriores, já são expressivos: em 2019, 7 milhões de pessoas foram impactadas e estimuladas a entregarem os pratos limpos após as refeições. A empresa obteve uma redução de 9% no desperdício durante a campanha de 2018, que se manteve durante o ano e cresceu em 2019, chegando a 22%.

Para o presidente da empresa, Fernando Calamita, a fome é um problema mundial, e a quantidade de alimentos desperdiçados não condiz com essa realidade. “Como líder mundial em serviços de alimentação e suporte, o Grupo Compass tem responsabilidade de ser um dos pioneiros nessa discussão”, ressalta.

O objetivo da campanha é ajudar, por meio de ações que estimulem a conscientização do consumo alimentar sem desperdício, a criar soluções para retirar o Brasil do 10º lugar entre os países que mais desperdiçam comida no mundo, segundo dados da ONU/FAO. Durante abril, também ocorre a campanha “Juntos Contra o Desperdício” que se encerra no dia D, quarta-feira, 28/04, com o “Festival Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos” – um evento online com uma série de atividades educativas e culturais voltadas para o tema de como consumir da melhor forma os alimentos.

O que o desperdício de alimentos pode causar no planeta:

– Maior consumo de água.

– Uso de espaços maiores de terra para produção de alimentos.

– Aumento dos gastos financeiros para a produção de alimentos.

– Maiores gastos com logísticas de extração e distribuição.

– Menor consciência sobre a situação de insegurança alimentar em que diversos países estão atravessando.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.