Home Tech Digital Tecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavoura

Tecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavoura



Planejar cada movimento na lavoura é uma necessidade real. Por isso, utilizar ferramentas como mapas customizados é uma crescente. Na safra 2021/2022 as áreas mapeadas com ferramentas de agricultura digital, como xarvio®, otimizou em média 62% de insumos no manejo de plantas daninhas. Agricultores de mais de dez Estados brasileiros já utilizam os serviços. E mais de 7 milhões de hectares já foram cadastrados na plataforma do xarvio FIELD MANAGER, desde 2017, para uso dos mapas.

Com o uso de drones é possível coletada dados e gerar informações que serão aliadas para o manejo mais eficiente e sustentável das lavouras, trazendo apontamentos desde a sanidade do cultivo até a quantidade de uso de insumos como herbicidas, por exemplo.

Nos últimos cinco anos, a solução de Mapeamento Digital Inteligente, já mapeou mais de 800 mil hectares, em mais de 8 mil horas de voo com drone, totalizando 5,6 milhões de fotos coletadas. Todos estes dados permitem identificar plantas daninhas, otimizar insumos da dessecação pré-colheita, ajustar a adubação nitrogenada e cuidar da sanidade das lavouras. Para o algodão, a tecnologia também auxilia no manejo de regulador de crescimento.

“As soluções digitais contribuem para a tomada da decisão certa, no momento mais adequado para cada cultivo. São serviços que vêm para facilitar e otimizar o trabalho do agricultor, podendo aumentar a rentabilidade por talhão e apoiar ainda mais nas práticas sustentáveis”, reforça Lucas Marcolin, gerente Comercial do xarvio® Digital Farming Solutions.



O agricultor Cristiano Rafaeli, de Luis Eduardo Magalhães (BA), aderiu à tecnologia e comemora o resultado. “Com o xarvio®, consigo ter a diminuição no uso de insumos e isso já acarreta, naturalmente, um maior rendimento da cultura. Hoje estamos com a ferramenta em 100% da área. Uso e recomendo.“

Já o agricultor Egon Hoepers Junior, de Santa Rita do Trivelato (MT), comenta que está muito satisfeito com a solução. “De todas as tecnologias que temos no mercado, eu vejo que essa é uma que está alinhada ao futuro, pois é a única que você vê o dinheiro sendo economizado. Com as outras, você vai saber só no futuro se deu alguma economia. Com o xarvio® eu vejo na hora. Consigo ver o que é cultura e o que é planta daninha, e tomar a decisão“, explica.

Economia e sustentabilidade em tempo real

Desde 2017, o serviço Mapeamento Digital de Plantas Daninhas, do xarvio® FIELD MANAGER, foi responsável por uma economia total de mais de 28,8 bilhões de litros de água usada na diluição dos defensivos agrícolas. Na safra 2021/2022, foram poupados 28 milhões de litros.

A inteligência agronômica do xarvio® FIELD MANAGER também possibilita redução no tempo de uso das máquinas no campo. O tempo de trabalho do pulverizador cai em média 3h30min a cada mil hectares, diminuindo o consumo de combustível e dando agilidade à operação com menos paradas para abastecimento. 

A BASF investe aproximadamente 900 milhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de inovações em sementes, defensivos e ferramentas digitais, “e a tecnologia do xarvio® está integrada com as demais soluções oferecidas pela empresa para o melhor manejo das lavouras, desde antes do plantio até a colheita”, conclui Almir Araujo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

Para ter acesso aos mapas baseados em imagens de satélite e mapas de aplicação feitos com imagens de drones, o agricultor deve se cadastrar na plataforma xarvio® FIELD MANAGER na versão mobile para Android e iOs, e também para desktop.

Tecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavouraTecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavouraTecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavouraTecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavouraTecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavouraTecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavouraTecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavouraTecnologia permite economia média de 62% de insumos no manejo da lavoura

Previous articleOSF Digital adquire a Kolekto, empresa especialista em Commerce B2B e CRM com sede no Brasil
Next articleGrande vazamento de água causa preocupação em São Vicente
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna