Hoje em dia não vemos no mercado TVs que não sejam modelos “smart”, ou seja, repletas de aplicativos e recursos. Porém, se você tem um modelo mais antigo e não quer trocá-la, existe uma forma de deixa-la mais “esperta”.

É isso que promete a SmartBox (STV-2000) apresentada pela Aquário e que nós testamos. Trata-se de uma caixinha que, ao liga-la na sua TV, oferece uma… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…gama de recursos, como aplicativos instalados que permitem o espelhamento de celulares, alta definição para filmes em Ultra HD 4K e até um app exclusivo para utilizar o smartphone como controle remoto, seja ele IOS ou Android.

O que vem na caixa
A caixa é bem explicativa. Dentro vem a SmartBox, controle remoto (com pilhas), um cabo HDMI, um cabo A/V, a fonte de alimentação e o guia rápido de instalação em português.

Instalação
Extremamente simples, basta conectar os cabos e ligar em uma saída da sua TV, seja ela de plasma, LCD ou até de tubo. Depois, o produto deve ser conectado à Internet, por meio de rede Wi-Fi ou por cabo. O próximo passo é fazer login com uma conta Google, como se estivesse usando um celular Android. Pronto, é só começar a navegar.

O produto roda sistema operacional Android (7.1.2), 1GB de RAM e 8GB de ROM. O aparelho tem quatro entradas USB para conexão de mouse, teclado, pendrive e joystick, memória de armazenamento expansiva para até 32GB e até funções de espelhamento e streaming. Como dito anteriormente, e o sistema já vem em português, além de inglês e espanhol.

O visual da SmartBox lembra bastante ao da rival Apple TV 4K: uma caixinha preta pequena e leve. Suas medidas são 11,8 cm x 11,8 cm x 3 cm e peso de 350g. Pequeno e discreto, o dispositivo não chama a atenção.

Testes
O usuário poderá ter um pouco de dificuldade com a navegação, que deve ser feita usando as setas do controle remoto para mexer o cursor na tela, mas é questão de costume. Algo que pode facilitar é a utilização de mouse e teclado, como um computador. Como existem boas opções sem fio no mercado é possível resolver essa situação caso a SmartBox fique ao lado da sua TV e você queira utilizá-la do sofá.

Desempenho
Em nossos testes de desempenho o equipamento promete transformar qualquer TV em smart e, de fato, é exatamente isso que ele faz. Ele roda o sistema Android e tem interface bastante semelhante ao que vemos em smartphones.

O dispositivo já vem com alguns aplicativos instalados de fábrica, mas é possível baixar praticamente todos os apps da Google Play Store, inclusive, jogos. Por exemplo, o usuário pode assistir a vídeos no YouTube, Netflix e Globoplay, acessar o Chrome para navegar na Internet, ouvir música no Spotify, entre outros apps.
O dispositivo também vem com app Easy Clean para gerenciar o armazenamento e limpar a memória.

Durante os testes, o STV-2000 teve desempenho muito bom. Imagens sem travamentos e fluidas, e só apresentou problemas em locais onde a conexão com a Internet era mais fraca. O dispositivo também permite espelhar o celular e respondeu a todos os comandos com eficiência.

Em relação ao 4K, a SmartBox é capaz de reproduzir conteúdos nessa resolução. As imagens têm excelente qualidade e alto nível de detalhes.

Resultado
O produto vale a pena e cumpre tudo o que promete: transforma a TV em “smart” e ainda oferece imagens em 4K (para TVs que tenham essa resolução). Ele também tem boa usabilidade, diversos recursos e funciona totalmente em português.

Seu preço de venda (R$ 299) é atraente, faz com que seja uma excelente opção no mercado. Por aqui a grande maioria dos rivais é chinesa, que podem sair até mais baratos, mas devem ser importados, pois não estão à venda oficialmente no Brasil e os que são encontrados no “mercado paralelo” não têm garantia.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Veja também
[TESTE] HD Externo Western Digital My Passport
[TESTE] Samsung Galaxy S8: aparelho agrega velocidade, bateria duradoura e fotos excelentes
[TESTE] Headset Live OEX HS 302, ótima opção para práticas esportivas