Home Novidades Tratamento odontológico: saiba quais são os tipos e indicações

Tratamento odontológico: saiba quais são os tipos e indicações

Quer conhecer os principais tratamentos odontológicos? Confira os procedimentos que selecionamos para você cuidar do seu sorriso e da saúde bucal. Imagem: Pexels



Procurando por tratamentos odontológicos para transformar e cuidar do seu sorriso? É necessário ir periodicamente ao dentista para tratar da saúde bucal, a fim de evitar problemas, como desconfortos, dores, dentes amarelados ou com manchas, cáries, entre outros.

É através das consultas de rotina que o profissional consegue avaliar as necessidades do indivíduo, podendo indicar tratamentos específicos. Assim, é possível cuidar da saúde bucal, como também realizar procedimentos para conquistar um sorriso mais harmônico, cuidando da estética. Quer saber mais sobre os principais tratamentos e indicações? Continue a leitura!

Principais tratamentos odontológicos e suas indicações

Os tratamentos odontológicos visam cuidar e tratar da saúde bucal, como também da estética, de acordo com a especialidade odontológica. Procurar um profissional especializado no tratamento é essencial para obter uma avaliação adequada e bons resultados.



A diversidade de especialidades odontológicas é grande e estas podem focar tanto no problema ou no público. Por exemplo, se for tratamentos dentários focados nos problemas, podemos encontrar especialistas no tratamento de desalinhamentos e perda de dentes, ou tratamento da gengiva. Ou ainda, você pode encontrar profissionais especializados em um público específico, como a odontopediatria, que é focada nas crianças, ou odontogeriatria, que trata os idosos.

Mas, como na medicina, na odontologia há também os clínicos gerais que podem avaliar seu caso, e se houver necessidade, podem te encaminhar para o especialista mais adequado. O tratamento odontológico preventivo é a chave para conquistar um sorriso perfeito, além de promover o bem-estar e a auto-estima.

Afinal, o profissional pode prever problemas e fatores de risco, podendo indicar ações para evitar ou, ainda, corrigir problemas antes de se agravarem. E também, adequar os cuidados à sua necessidade para que você consiga realizá-las com mais praticidade e regularidade.

Os tratamentos podem ser simples ou complexos, necessitando de cirurgias e cuidados especiais. Inclusive, no pós-cirúrgicos pode ser requerido o uso de alguns itens para casos específicos.

Por exemplo, em casos de sangramentos, seja por rompimento de pontos ou hemorragias, são indicados o uso de compressas de gaze para estancar o sangue, até o atendimento ou retorno com o profissional. Nesses casos, obtenha produtos de qualidade conforme as orientações do seu dentista, adquirindo compressas de gaze para curativos estéreis para estancar o sangue, como também proteger a região.

Veja a seguir os principais tratamentos odontológicos e para que servem:

Extração dentária
Consiste em extrair um ou mais dentes, podendo ser de dois tipos: simples e cirúrgica. Vai depender de vários fatores que são avaliados detalhadamente pelo dentista, como existência de cáries profundas, ausência de espaço suficiente para o alinhamento dos dentes, dentre outros motivos. Também é requerido exames de radiografia para identificar o formato, posição, comprimento do osso do dente e região bucal.

extração do siso é o tratamento mais comum, pois pode comprometer outros dentes e a arcada dentária. O custo pode variar da complexidade e também da cidade ou região em que fará o tratamento.

Além disso, são necessários alguns cuidados pós remoção do dente, que são orientados pelo dentista. Para saber tudo sobre o assunto, acesse esse guia completo sobre extração dentária.

Clareamento dental
Se você possui dentes amarelados e sonha que eles voltem a ser brancos, este pode ser o tratamento odontológico mais adequado. O clareamento dental é um procedimento popular, que tem como objetivo clarear a tonalidade do esmalte dos dentes, a fim de eliminar tons amarelados e manchas indesejadas.

Possui dois tipos de técnicas: clareamento a laser e o clareamento com moldeira. A quantidade de sessões varia de acordo com a técnica e a tonalidade desejada. Hoje em dia, este tratamento já evita efeitos patológicos ao esmalte dental, sendo opções que podem evitar sensibilidades e trazer resultados rápidos.

Tratamento de canal
Quem aí já ouviu falar nesse procedimento? É realizado a recuperação da parte interna do dente, retirando o tecido pulpar, e logo após é vedado o canal. Assim, o objetivo deste tratamento dentário é manter o dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais. Pode ser indicado em casos como: cáries profunda, traumas dentários, dentre outras patologias ou problemas.

Restauração dentária
São procedimentos que tratam cáries ou traumas, reconstruindo o dente para evitar dores e desconfortos. É indicado para casos de cárie dentária, dor de dente, recuperar o formato original do dente e melhorar a aparência. Os materiais mais utilizados neste procedimento são a resina comporta, por se assemelhar com as características dos dentes, mas há também o amálgama, que é um material prateado. Possui duração média de 15 a 30 minutos e deve ser realizado com um profissional.

Tratamento ortodôntico
O principal objetivo deste tratamento é restabelecer a oclusão dentária, ou seja, alinhar os dentes e a mordida. É um dos procedimentos mais populares em que é utilizado o aparelho dentário para auxiliar a alinhar os dentes tortos, como também em problemas de dificuldade de mastigação e dores articulares.

Pode ser indicado aparelho fixo, móvel, extrabucal e contenção. O tratamento possui tempo variado, de acordo com as necessidades do paciente e de sua adesão, com boas práticas de uso.

Implante dentário
É um pino de titânio fixado na estrutura óssea para apoiar próteses dentárias. É parecido com um parafuso, e funciona como a raiz do dente, proporcionando sustentação para a colocação da prótese dentária. Muito utilizado em casos de ausência dentária, que podem ser causados, por exemplo, por cáries extensas e perda óssea.

É um procedimento mais complexo e demanda alguns meses de recuperação. Pode ser realizado em um ou mais dentes, de acordo com a necessidade do paciente.

Esses são os tratamentos odontológicos mais comuns que selecionamos para você. Procure um dentista e faça uma avaliação da sua saúde bucal para verificar quais são os cuidados indicados especificamente para você. Assim, você conquista seu sorriso perfeito! Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Previous articleE-commerce aproveita retomada do varejo para se expandir no mercado B2B
Next articleOportunidades para moradia no exterior surgem como alternativa para brasileiros
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.