Especialistas em meio ambiente afirmam que o fim dos recursos naturais da Terra está cada vez mais próximo. Alta emissão de gás carbônico no ar e o desmatamento de áreas verdes são alguns dos maiores problemas e fatores que causam essa aceleração do esgotamento. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Mas não são apenas os grandes desastres ambientais causadores desta crise; a relação diária com o consumo e o descarte de produtos também são agentes agravantes. Assim, a demanda por iniciativas mais sustentáveis é ainda mais urgente e simples atitudes podem fazer grande diferença para o futuro da humanidade no planeta.

Diante deste cenário nós preparamos, junto com a Embalixo, uma lista com 4 dicas para adotar um consumo mais consciente em casa.

Confira abaixo:

Siga a lista de compras
Desperdício é um dos piores hábitos, tanto para a natureza quando para o ser humano. A lista de compras, com apenas o que é de de fato necessário, é uma ótima aliada, além de garantir mais economia na conta final.

Valorize a mão-de-obra nacional e pequenos produtores
Apoiar o comércio local traz grandes benefícios também aos consumidores, já que a emissão de gases poluentes é mais baixa, principalmente por conta do menor percurso de transporte e/ou produção manual.

Separe o lixo para reciclagem (dá pra incluir o produto)
É mais simples do que parece. Descarte o lixo seco, como embalagens, papéis, etc., em um recipiente separado e os molhados, que podem virar adubo, como restos de alimentos, cascas de frutas, em outro. É possível tornar o descarte ainda mais sustentável adotando sacos para lixo produzidos de forma responsável sem agredir o meio ambiente.

Existem produtos que são produzidos com material inteiramente reciclável, com matérias primas 100% renováveis com redução na emissão de gás carbônico e a linha Carbono Zero, feito de plantas e material gerado a partir da economia circular com zero emissão de carbono em todo o processo de produção, que contribuem diretamente na diminuição do aquecimento global.

Divulgue iniciativas sustentáveis
Conte aos amigos, vizinhos, familiares, e mobilize todos a adotarem as práticas, ser sustentável é criar uma cultura de responsabilidade social e ambiental. Disseminar informação e sensibilizar os consumidores é o melhor caminho para fazer a diferença.

[/read]
 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Veja 4 dicas para adotar um consumo mais consciente em casa

 

Veja também
Reinventando a cadeia de suprimentos para um futuro sustentável com impressão 3D
LG apresenta novo Monitor UltraWide Gamer
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap