Home Cultura Veja sete dicas para economizar energia

Veja sete dicas para economizar energia

Medidas simples podem ajudar a reduzir o valor da sua conta

Raios causam oscilação na energia

Economizar energia, principalmente para quem está trabalhando em regime de home-office, parece uma tarefa impossível, mas com a adoção de práticas simples podem contribuir para diminuir o valor da conta, mesmo com eventuais mudanças nas bandeiras tarifárias. Quem dá as dicas é Davidson Andreoni, consultor da Cemig SIM.

1 – Iluminação e ventilação naturais
Durante o dia, deixe janelas e cortinas abertas e, se possível, deixe também as portas. Tudo isso vai deixar o ambiente mais iluminado e ventilado. Utilizar a luz natural de forma inteligente é imprescindível para economizar: janelas em locais estratégicos e lâmpadas dimerizaveis ou LED podem contribuir. Quando bem ventilado, o local também requer menor utilização equipamentos para reduzir a temperatura, como o ar condicionado.

2 – Chuveiro elétrico
Sempre que possível, opte por banhos frios e menos demorados. Manter o interruptor na posição “verão” reduz consideravelmente o consumo de energia elétrica.

3 – Ferro de passar
Junte a maior quantidade possível de roupas e siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido. O calor do ferro pode ser aproveitado, mantenha-o desligado para passar roupas leves.

– Geladeira
Não abra sem necessidade. Durante o isolamento a tendência é abrirmos várias vezes para beliscar algo. Verifique também o estado geral da borracha de vedação. Qualquer tipo de danos nesse componente pode significar redução na eficiência e consequente aumento no consumo.

5 – Aparelhos eletrônicos da tomada
Muitos ainda creem que é mito, mas o fato é que tirar os aparelhos eletrônicos da tomada pode reduzir o consumo de energia elétrica. Entre os equipamentos que mais consomem nessa função são televisores e fornos microondas.

6 – Adoção de energia solar fotovoltaica
Outra dica para diminuir os gastos energéticos é usar a energia solar. A Cemig SIM é uma empresa especializada nesse segmento. Podem usufruir do benefício pessoas jurídicas e pessoa físicas, mediante aprovação de cadastro. Não é necessário nenhum tipo de investimento, instalação ou obras. A energia continuará chegando pela rede, porém, com menor custo.

7 – Revisão do sistema de energia
Problemas na instalação elétrica e o desgaste gradual da fiação e dos componentes utilizados podem resultar em altos custos com energia. Além de colocar em risco a segurança do local e de comprometer o funcionamento dos equipamentos, o que pode provocar curtos-circuitos e incêndios, também existe a possibilidade de ser uma rede projetada para outra demanda energética.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?
Previous articlePesquisa aponta que mais de 60 milhões de brasileiros já sofreram com fraude financeira na internet
Next articleInvestidor da bolsa de valores é obrigado a entregar a declaração anual e o prazo se encerra no próximo dia 31