Home NOTÍCIAS Volkswagen coloca inteligência artificial em caminhão elétrico

Volkswagen coloca inteligência artificial em caminhão elétrico

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou ao mercado automotivo brasileiro nesta segunda-feira (16), em São Paulo, durante a Fenatran 2017, o primeiro caminhão elétrico com engenharia 100% nacional: o e-Delivery, protótipo da nova família Delivery. Mas o que o público presente definitivamente não esperava era, mais do que conhecer o novo modelo, poder conversar e interagir com ele, por meio de uma ação tão disruptiva e inovadora quanto o caminhão, realizada com inteligência artificial.

Idealizada pela agência de live marketing Lampada.ag e desenvolvida pela Nexo, de soluções cognitivas, a ação pretende não só apresentar o novo modelo, mas já aproximá-lo dos visitantes do estande de mais de 4 mil metros quadrados da companhia, na Fenatran.

“Mais do que atentos, estamos conectados às tendências da indústria automotiva e de transporte para garantir aos nossos clientes os melhores resultados operacionais. Esta ação visa envolver os visitantes de nosso estande e também comprovar nosso potencial de atender a todas as suas demandas”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN.

Na experiência, o e-Delivery ganha apresentação exclusiva do mais avançado sistema de inteligência artificial do mercado, a plataforma de computação cognitiva IBM Watson. Por meio de sua voz no Brasil, nomeada Isabela, o software interage como um integrante do timeVolkswagen Caminhões e Ônibus, tirando dúvidas dos visitantes e contando tudo sobre o caminhão da marca – sempre em linguagem natural humana. A personagem esclarece questões como detalhes do modelo, tecnologia elétrica e informações institucionais. Por fim, ao se despedir, indica um dos seus colegas consultores presentes no estande para tratar de reservas e compras.

“Os profissionais desse setor cuidam e enxergam o caminhão como um membro da família. Por isso resolvemos dar voz ao caminhão. Trouxemos uma Isabela humanizada, rica em informações técnicas, mas principalmente conectada à linguagem de quem dirige um caminhão da marca. Tornamos ela parte do time da Volkswagen Caminhões e Ônibus para gerarmos uma relação intimista e emocional entre produto e consumidor”, explica Diego Figueredo, sócio e CEO da Nexo.



Personalização
“Por meio da inteligência artificial, todas as informações do primeiro caminhão 100% elétrico produzido no Brasil serão correlacionadas com quaisquer perguntas que possam surgir a respeito do produto durante o evento, levando a experiência do consumidor à máxima personalização”, comenta Zé Cardoso, sócio-diretor de planejamento e criação da Lâmpada.ag.

A Fenatran ocorre no São Paulo Expo e segue até o dia 20 de outubro.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleOito dicas para se organizar e estudar online
Next articleFarol Hotel, em Portugal, concorre ao prestigiado prêmio Condé Nast Johansens Excellence Awards