Home Carros Conectados VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4....

VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.

Eles ainda não estão à venda por aqui e por isso não têm preço definido


A VW é provavelmente, das montadoras presentes no Brasil, a que tem a maior oferta de modelos ao mercado automotivo nacional. Faltam os híbridos e os 100% elétricos, mas esses últimos deverão entrar no mercado a partir do segundo semestre de 2022.

Deverão entrar, pois ainda nada é certo quanto à importação desses dois modelos. O mais provável é que o escolhido seja o ID.4, por ser um SUV, mas nada garante que esses modelos estrarão na linha de oferta ao mercado nacional.

Quanto aos híbridos, a montadora alemã afirma que até 2026 irá lançar seis modelos por aqui, que serão flex. É aguardar para ver o andamento desses lançamentos. Se começarem em 2022, será mais de um carro por ano e essa aposta da montadora é audaciosa, vamos ver.

ID.3
O ID.3 é um hatch médio com 4,26m de comprimento, 1,81m de largura e entre eixos de 2,77m, o que é excelente e garante ótimo espaço interno aos ocupantes.

O que aumenta esse conforto também é o fato do motor ser no eixo traseiro, que elimina o famoso “túnel interno” que incomoda o passageiro que vai no meio no banco de trás.



E por falar de motor, são 204 cv de potência que geram 31,6 kgfm de torque que são despejados nas rodas assim que se pisa fundo no acelerador e nas retomadas de velocidade, como deve ser em um carro elétrico, tudo silenciosamente. O modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,6 segundos, porém a velocidade máxima é limitada a 160 km/h, segundo informa a VW.

Deu para sentir um pouco de toda potência do motor em um curto percurso de quatro quilômetros na cidade de São Paulo, sem abusar da velocidade, além de confirmar o bom desempenho da suspensão, que se mostrou firme e ao mesmo tempo confortável, mesmo sem ter sido adaptada para nossas ruas com suas mini lombadas, costelas de vaca e buracos de tamanhos aleatórios.

Tecnologia embarcada
Todo carro elétrico tem muita tecnologia embarcada, mais do que um carro a combustão, e tanto no ID.3 quanto no ID.4 ela me surpreendeu em pelo menos dois itens de série:

1 – HUD (Head-up display) – Essa tecnologia já é utilizada nos aviões de caça há décadas, mas só agora começa a chegar nos automóveis. Em uma tradução livre, pode ser descrita como informações do percurso (principalmente trajeto, velocidade e veículo da frente) projetadas em tempo real no vido do para-brisa e na altura dos olhos do condutor.
Isso faz com que o motorista não precise tirar os olhos da rua ou da estrada em nenhum momento para checar as principais informações, o que aumenta consideravelmente a segurança.

2 – ACC (adaptive cruise control) – Conhecida como Piloto Automático Adaptativo, essa tecnologia não é nova e já equipa vários carros fabricados no Brasil, inclusive da VW. Porém, o que me chamou a atenção nos dois modelos foram a sensibilidade e precisão do sistema, pois já peguei vários modelos com essa tecnologia.

VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.

Os dois modelos são equipados com painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas, infotainment sensível ao toque, de 10 polegadas para ID.3. e 12 polegadas para ID.4., posicionada centralmente e que disponibiliza ao motorista todas as informações mais importantes.

No curto trajeto de quatro quilômetros que fiz com os dois carros, utilizei o ACC na Marginal Pinheiros e foi aí que a surpresa apareceu. O dia estava chuvoso, bem nublado, com a pista molhada e mesmo assim o sistema não titubeou e leu as faixas do percurso, tanto intermitentes à esquerda quanto contínuas à direita simultaneamente, sem nenhum problema ou falha.

E dava para sentir no volante que as curvas eram feitas eletronicamente através da leitura das faixas, além da diminuição e retomada de velocidade de acordo com o veículo à frente, que era mostrado no HUD e mudava de carro para caminhonete, caminhão e moto.

Isso eu nunca vi em nenhum sistema que testei, realmente ajuda bastante e a sensação de segurança aumenta consideravelmente.

Todos os controles, incluindo os localizados no volante multifuncional com ajuste elétrico, são operados através de botões sensíveis ao toque e também atendem por um controle por voz natural e inteligente. Somente os vidros elétricos continuam a ser acionados por interruptores táteis.

VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.

Tudo isso é suplementado por um controle por voz natural e IA (Inteligência Artificial). Graças ao App Connect, ID.3 e ID.4 são conectados ao smartphone em questão de segundos.

A versão disponível do ID.4 oferece ainda teto solar panorâmico e head-up display, com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada, além de projeção de dados em 3D e é equipada com softwares com ‘Updates Over-the-Air’, constantemente atualizados para oferecer a melhor experiência para os seus usuários.

No que se refere ao design interno, o compacto e o SUV utilizam materiais requintados e são destaques a praticidade dos elementos disponíveis para quem está a bordo.

VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.

Em termos de segurança, os elétricos da VW têm uma longa lista de equipamentos, que incluem frenagem automática de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, sistema de manutenção de faixa e detecção de placas de trânsito, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.

VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.

Além dessas tecnologias, eles têm todas as outras que são comuns na maioria dos carros modernos: espelhamento de celular, volante multifunção, painel digital, assim como tela sensíveis ao toque e outras escolhas de conforto, como luzes internas.

VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.

ID.4
Esse modelo, por sua vez, possui todas tecnologia do ID.3, porém é mais completo, potente e um pouco maior.
O porta-malas tem, segundo dados da VW, 543 litros e o ID.3, 385. Além disso o SUV tem comprimento de 4,58 metros, 26cm a mais que seu irmão menor, que no total fazem a diferença, além de ser mais alto e aumentar a metragem cúbica de espaço interno, que dá sensação de maior conforto.

VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.

Quanto à dirigibilidade, os dois modelos são bastante parecidos. Apesar de ser maior que o compacto, o SUV elétrico se mostrou bastante esperto no trânsito da cidade e se mostrou confortável e seguro.

Segundo a VW, sua aceleração de zero a 100 Km/h é de 8,5 segundos, um pouco mais lenta do que o ID.3 e isso se justifica por ser maior e mais pesado. A velocidade máxima é a mesma entre os dois modelos, limitada a 160 Km/h.

Faróis e rodas
Um item que todo consumidor gosta de pesquisar são os faróis e rodas dos carros. No caso dos dois modelos, os faróis são interativos matriciais, denominados IQ. Light. Eles foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D.

VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.
VW apresenta no Brasil seus dois carros 100% elétricos: ID.3 e ID.4. Conheça agora.

Quanto às rodas, são de liga leve de 20 polegadas (ID.3) e 21 polegadas (ID.4).

Autonomia padrão WLTP
Antes de falar de autonomia, é preciso dar uma explicação sobre em qual padrão de emissões de CO2 e consumo ela é baseada e aqui vai ela.
O WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (Procedimento de Teste Global padronizado para Veículos leves), define um padrão global para determinar os níveis de CO2, emissões poluentes, consumo de combustível ou energia e autonomia elétrica para veículos leves (de passageiros e comerciais leves).

Este teste foi concebido para servir de padrão global, segundo recomendações e orientações da UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) e definido de forma mais concreta por especialistas da União Europeia, Japão e Índia.

Dito isso, vamos à autonomia dos dois modelos, segundo os dados fornecidos pela VW.

O ID.4 consegue uma autonomia de até 522 km no ciclo WLTP e uma recarga completa em tomada de 220V leva 8 horas e 15minutos, porém em uma estação de carregamento rápido dá para carregar 80% da carga máxima em apenas 40 minutos.


Já o ID.3, vem equipado com um módulo de baterias com autonomia de até 426 km no ciclo WLTP e o carregamento total em uma tomada 220V é feito em 6 horas e 15 minutos e sua carga em uma estação de carregamento rápido é um pouco menor do que o ID.4.

Preço
Os preços não foram divulgados pela montadora, mas dá para fazer uma previsão: se forem computados seu valor FOB, mais despesas de localização, transporte, impostos, conversão do câmbio para reais etc., devem ser colocados à venda a partir de R$ 300 mil, dependendo do modelo.

Os elétricos são inevitáveis, estão chegando e conquistando seu espaço. Concordo que o preço não agrada, mas eu costumo usar o seguinte argumento:

Quando surgiu o automóvel, seus concorrentes mais diretos eram carroças, charretes e cavalos. Era muito mais barato ter uma charrete, os cavalos praticamente não davam despesa e o preço dos automóveis também não agradavam.

Estamos vivendo a história de um novo ciclo automotivo global.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Previous articleÉ preciso estratégia para elaborar o orçamento de Tecnologia do próximo ano
Next articleHome office e ensino a distância mantêm crescimento do mercado de tablets entre abril e setembro, aponta pesquisa
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna