Home CORPORATE Empreendedorismo Reforma Tributária pode triplicar impostos do setor de serviços, diz especialista

Reforma Tributária pode triplicar impostos do setor de serviços, diz especialista

7/4/2021 – Palestrante destaca que setor de serviços corresponde a mais de 70% do PIB Brasil, empregando 2 milhões de pessoas somente na área de Tecnologia da Informação

O presidente da Fenainfo e diretor Financeiro do SEPRORGS, Edgar Serrano, palestrou sobre o tema “Reforma Tributária” no evento online Bom Dia TI, organizado pelo Trino Polo. Na ocasião, o executivo falou sobre os impactos no setor da economia digital com o projeto de lei nº 3.887/2020.

“Existem muitas dúvidas sobre os impactos da Reforma Tributária em discussão no Congresso Nacional. Com esse projeto teremos um aumento de 228,77% em tributos federais ou 196,53% em tributos federais, mais municipais. Ademais, com a PEC 45 o aumento será de 189,02%”, destaca.

Para ele, a pergunta que não quer calar é: qual setor suportaria quase 3 vezes seus impostos?

“Esse aumento muito grande de impostos para as empresas do setor de serviços impactará negativamente a todas as empresas”, alerta Serrano.



Vale ressaltar que o setor de serviços corresponde a mais de 70% do PIB Brasil. Só o setor de TIC emprega 2 milhões de pessoas no país e representa 8% do PIB, sendo um segmento robusto, cujo faturamento bruto das empresas cresceu 12% ao ano com distribuição de renda.

Outro ponto que precisa de revisão urgente é que as reformas em debate não contemplam a folha de pagamento. Para ele, isso é preocupante porque serviços é o setor que mais emprega. “Milhares de empregos com altos salários estão em jogo com o PL. É importante lembrar que bons empregos ajudam a girar mais e melhor a economia e incentivar o empreendedorismo significa mais empresas e maior riqueza para o país”, acrescenta.

Além disso, o setor de serviços é o presente e o futuro no mundo em termos de empregos. “Será que vale a pena onerar o setor que já é o que mais emprega no Brasil e no mundo? Aumentar tributos para serviços reduzirá seu crescimento e, claro, novos postos de trabalho”, preocupa-se o executivo.

Ainda sobre a folha de pagamento, Serrano questiona: como o Brasil poderá gerar milhares de empregos formais tributando salários? “O fim da desoneração gerará a destruição de 450 mil empregos na área de TI, segundo dados da Brasscom. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, sua manutenção proveria a criação de 198 mil novos postos de trabalho até 2025”, conta.

Se as propostas não permitem o creditamento sobre a folha de salários – o principal insumo para a maioria das empresas de TIC, o setor será onerado. “O aumento da carga tributária implica também no repasse para consumidor final, mesmo que não-cumulativo”, lamenta. Serrano acredita ainda que tributar a folha de pagamento não incentiva o setor, mas gera mais informalidade.

A proposta do segmento é o ajuste das PECs 45 e 110 e do PL 3887/20, determinando que o comprador de serviços deva absorver o aumento de impostos usando seus créditos tributários. Além disso, propõe-se desonerar a folha de pagamento de forma permanente para equilíbrio do sistema. O Sistema S sobre a folha precisaria ser opcional, com redução de 50%.

“É necessário pensar na criação de alíquota justa para o setor de TIC, pois cada segmento tem suas especificidades. Além disso, é urgente a simplificação do sistema tributário e do emaranhado de normas fiscais”, diz. O setor também requer segurança jurídica, ou seja, justiça fiscal, que não apenas favorece o ambiente de negócios, como melhora o relacionamento entre contribuinte e Fisco.

“Participem do grupo de assuntos legislativos do SEPRORGS para as muitas pautas que temos. Nosso objetivo é trabalhar na construção de um ambiente empresarial mais favorável a todos. Precisamos incentivar as empresas acima de tudo e derrubar o triste paradoxo de amar empregos, mas odiar quem os cria”, finaliza.Reforma Tributária pode triplicar impostos do  setor de serviços, diz especialista



Previous articleDISYS Adquire Signature Consultants, Formando uma das 10 Melhores Empresas de Equipes de TI do País
Next articleMotorola inclui língua indígena da Amazônia em seus smartphones