Por Francisco Sales *

A pandemia colocou sob os holofotes o data center – passou a ser mais importante do que nunca otimizar a gestão de cada site, de modo a garantir a conectividade entre empresas, clientes, fornecedores e pessoas. Se antes era inaceitável parar uma empresa devido a um colapso do data center, agora, quando diversas verticais da economia migraram para ambientes totalmente digitais, um mau funcionamento ou uma interrupção pode provocar perdas ainda mais pesadas. No Brasil, bancos, hospitais e concessionárias de serviços (incluindo energia elétrica) tornaram-se cada vez mais dependentes dos seus sistemas digitais para seguir operando.

Os sistemas críticos das empresas de todas as verticais de negócios têm uma infraestrutura de comunicação que requer um serviço de gerenciamento da operação de dados que evite falhas inesperadas.

Esses são os elementos fundamentais que um Gerente de Operações e Manutenção de um data center deve considerar para mitigar riscos e proporcionar a continuidade dos serviços:

Gerenciamento das Operações do Data Center
É necessário haver especialistas que sejam treinados para avaliar o desempenho do data center. Esse time de experts deve produzir as orientações necessárias para garantir a continuidade dos negócios. Os maiores percentuais de indisponibilidades de data centers foram devidos a erros humanos.

Características da Construção da Infraestrutura de TI
Cada empresa tem competências, características, funções e demandas específicas sobre a infraestrutura de TI. Esse contexto pode levar à construção de um novo site, a renovação do ambiente ou a contratação de um data center modular pré-fabricado (PFM).

Fatores como tipos de aplicação e orçamento influenciam a resposta que será dada às necessidades corporativas. Por isso, é extremamente importante ter o suporte de um bom consultor e de um parceiro estratégico em serviços de gerenciamento de operações de data centers. Profissionais com uma larga experiência (vários projetos em seus currículos), se possível atuando em empresas globais, com expertise testada e aprovada em vários países.

Localização do Data Center
É importante levar em conta, também, a proteção física dos equipamentos da infraestrutura de TI, além da segurança da instalação dos servidores. Para isso, é fundamental contar com base de dados que possam conter informações críticas sobre esse universo.

Auditorias Constantes na Infraestrutura
Auditorias constantes na infraestrutura crítica e frequentes upgrades de equipamentos são necessários para um nível de desempenho ótimo do seu data center. Os serviços de manutenção devem ser proativos e preventivos, sugeridos por especialistas qualificados que tomam decisões relevantes para a empresa. Isso inclui, por exemplo, avaliar a substituição do equipamento quando ele já tiver atingido sua vida útil.

Fornecedor de Serviços de Confiança (Trusted Service Supplier)
Como a maioria dos sites críticos funcionam 24x7x365, é necessário contar com fornecedores de serviços que garantam o suporte de forma contínua. Equipes com especialistas gabaritados no site – mesmo nesses tempos restritivos de pandemia -, usando tecnologia. Investir em um fornecedor de serviços para data centers confiável fortalecerá ainda mais a sua infraestrutura crítica.

Os procedimentos e processos adequados permitirão que sejam estabelecidos planos de contingência claros, documentados e fixos. Isso irá maximizar a operação do data center, aumentando a qualidade do ambiente e, consequentemente, obtendo economias significativas na gestão desse ativo crítico.

* Francisco Sales é diretor de serviços da Vertiv América Latina

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?