Como ser mais efetivo no trabalho

*por Pietro Perini

Que tempo é dinheiro todo mundo sabe. Mas você já calculou quanto vale o seu tempo de trabalho? Atualmente há diversas tecnologias para ajudar nessa tarefa. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Porém, mais importante que saber o valor real do seu produto ou serviço, é utilizar o tempo ao seu favor para ser mais produtivo durante a jornada de trabalho e obter melhores resultados. Em uma consulta aos mais variados artigos de especialistas no assunto, alguns pontos são comuns na maioria deles: ter um objetivo claro, estabelecer prioridades, usar a tecnologia, delegar funções e, por último e não menos importante, ser organizado.

A possibilidade de fazer a gestão do tempo hoje é facilitada pelas tecnologias, que visam melhorar o dia a dia de trabalho e aumentar a produtividade. Mas, ainda é necessária uma mudança na forma de pensar e na cultura por parte de quem utiliza essas ferramentas, bem como treinamentos específicos voltados a isso.

A seguir, algumas formas de aproveitar melhor o tempo e aumentar a produtividade no trabalho:

1. Tenha claro o seu objetivo
Os profissionais que não conhecem os objetivos e metas do seu trabalho podem se perder no caminho. Grandes empresas como Google e Twitter perceberam isso, e decidiram basear sua gestão em um método que esclarecesse para todos os funcionários os objetivos gerais e específicos do negócio. Assim, todos trabalham focados em um mesmo norte, entendendo a motivação de suas ações.

A metodologia auxilia no aumento da taxa de efetivação das tarefas, produtividade, colaborativismo e motivação.

2. Estabeleça prioridades
Estabelecer prioridades parece tarefa simples, mas na prática é comum as pessoas encontrarem dificuldades para isso. É muito importante que a empresa em que se atua tenha diretrizes bem claras (Dica 1) e, principalmente, que esse foco esteja claro também para os colaboradores.

Com isso, fica mais fácil traçar os caminhos a seguir e estabelecer as prioridades. Analise os prazos, o tempo que cada tarefa leva e o grau de dificuldade para priorizar com mais clareza o que é mais importante.

3. Use a tecnologia
A inovação está facilitando processos. Há inúmeras ferramentas que ajudam na gestão e possibilitam o ganho de tempo, como os recursos mais específicos de gerenciamento das horas trabalhadas. Um exemplo é o  timesheet, recurso que permite um melhor aproveitamento do tempo por meio da análise das informações registradas pelos colaboradores.

Pietro Perini
Pietro Perini

A tecnologia facilita ao colocar na ponta do lápis qual o esforço dedicado para a execução de determinadas tarefas, com a possibilidade de calcular exatamente o custo real do projeto. Também é possível identificar quais tarefas demandam muito esforço e geram pouco lucro, para estabelecer estratégias mais eficientes.

4. Delegue funções
Há quem pense que eficiência é centralizar as atividades e conseguir dar conta de tudo. Em situações assim, a chance de alguma tarefa se perder é grande e, com certeza, a sua  credibilidade não vale o risco. A sobrecarga, além de acarretar problemas de saúde, não traz garantia de bons resultados.

Líderes de sucesso sabem que a grande sacada é delegar as funções, principalmente se forem executadas por pessoas com o perfil ideal para desenvolvê-las. A chance de dar 100% certo aumenta consideravelmente.

5. Organização é tudo
Sem organização é praticamente impossível colocar em prática todas as dicas acima. Tendo em mente a sua meta, sabendo quais são as prioridades e as ações a se realizar, basta ter disciplina para se organizar e ser fiel ao seu check-list. E, mais uma vez, a tecnologia se mostra uma grande facilitadora, principalmente no que tange à organização do enorme fluxo de informações com o qual precisamos lidar diariamente.

Recursos como o Google Drive e softwares de gestão de processos internos são apenas alguns dos aliados na organização de informações. Anote todas as informações de reuniões, pedidos e dados importantes, pois hospedadas na nuvem fica mais rápido e fácil localizá-las.

* Pietro Perini, Diretor de Marketing na Ahgora Sistemas

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
5 formas efetivas de ser mais produtivo no trabalho

 

Veja também
Trabalho em casa é uma tendência?
Saiba cinco coisas que não se deve falar no ambiente de trabalho
Trabalho voluntário contribui para carreira