Engana-se quem pensa que a busca por aprendizados se restringe às aulas para o ensino fundamental, médio e superior. Muito mais que a educação básica sobre português, literatura, geografia, matemática e especializações para a área que deseja atuar no mercado de trabalho, o ato de aprender – e ensinar – não se limita à escola e à faculdade. Seja para descobrir um novo hobby, “matar” a curiosidade, ou, até mesmo, conhecer novas áreas ou formas para se atualizar sobre os assuntos do momento, os chamados cursos livres são a melhor alternativa para aqueles que acreditam que estudar deve ser uma constante para ampliar os horizontes.

A fim de dar uma força extra para quem ainda não sabe dos benefícios que os cursos online podem trazer para o desenvolvimento pessoal, profissional e até mesmo cultural, Sergio Agudo, CEO da Curseria, veio para comentar sobre o que é verdade ou não sobre o assunto. Confira!

Eu preciso ter um conhecimento prévio no assunto antes de buscar cursos livres – mito
Sem dúvidas, ter um embasamento sobre qualquer objeto de estudo ajuda a ‘pular’ algumas etapas do aprendizado. Contudo, para ter conhecimento sobre qualquer que seja o assunto, antes precisa… estudar sobre! A grande vantagem dos cursos online é justamente a linguagem democrática que se possui, ensinando o básico para aqueles que ainda não conhecem sobre o tema, mas têm interesse, além de retomar alguns pontos e relembrar aqueles que já sabiam sobre o tema da aula. Muito mais do que ver uma ou duas vezes, revisitar os conteúdos também auxilia na fixação e maior compreensão. Por isso, desencane se você já sabe sobre alguns pontos ou se não sabe de nada, pois nunca é tarde para aprender e descobrir novas óticas!

Os cursos online trazem mais flexibilidade – verdade
Diferente dos cursos de graduação e pós graduação, por exemplo, que possuem datas e horários fixos por conta das aulas ao vivo (mesmo em tempos de EaD), os cursos livres, em sua maioria, costumam ser gravados e disponibilizados em alguma plataforma. Por isso, é mais fácil organizar a agenda e verificar os melhores dias e horários para se estudar, pois entende-se que cada um tem a sua rotina e até mesmo momentos de preferência: estudar no final de semana, na hora do almoço, um dia um dia não… aqui, cada um estabelece o que funciona melhor e não corre o risco de perder alguma aula e ter que repor depois.

Nunca mais vou precisar fazer trabalhos e atividades de casa como na faculdade – mito
Ainda que o modelo seja mais flexível e os temas mais atrativos e diferenciados, as plataformas de cursos online não deixam de ser uma escola. O ato de estudar e absorver o conteúdo vem do princípio básico de se sistematizar o que foi ensinado, e nada melhor do que praticar a teoria. O cérebro humano precisa de estímulos para reter as informações que recebe e para que a saída do que se foi aprendido, que é a maneira como o estudante dá vida à atividade com base em seus gostos, experiências e aprendizados. Portanto, a diferença é que, aqui, a atividade não vale uma nota para se passar de ano, mas sim para estimular e fazer com que o aprendizado valha a pena.

Eu posso me profissionalizar com os cursos online – verdade
Hoje, muitos cursos disponibilizam certificados que tornam o indivíduo apto para exercer determinada atividade. Além disso, pode servir como um complemento para quem já é graduado, pois também conta com professores que são referência em seus mercados de atuação e ensinam os principais desafios e “pulos do gato” na hora da prática. E, para aqueles que não possuem nenhuma base, o curso pode servir até mesmo como um estímulo para buscar um conhecimento ainda mais aprofundado sobre a área como um todo.

O acesso aos conteúdos é limitado – mito
Como dito anteriormente, uma das grandes vantagens dos cursos online é a flexibilidade que os alunos têm de escolher os melhores dias e horários para estudar. Isso também se reflete no acesso ao conteúdo, que diferentemente do modelo tradicional de ensino, os estudantes podem assistir as aulas de onde e por qual dispositivo quiserem, além de ter sempre à mão os materiais de apoio para consultar.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?