Home Cultura 8ª edição de prêmio nacional da Samsung para professores e alunos da...

8ª edição de prêmio nacional da Samsung para professores e alunos da rede pública abre inscrições nesta terça

O prêmio, iniciativa brasileira do programa global Solve For Tomorrow, estimula alunos da rede pública a encontrarem alternativas para problemas locais; mais de 162 mil estudantes já participaram



A partir de hoje, estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia todos os envolvidos na rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

É possível se inscrever até 30 de junho no website ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download. O lançamento oficial da nova edição do programa será realizado nesta terça-feira, durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que conta com patrocínio da empresa.

Para este ano, a iniciativa tem como uma das novidades um envolvimento ainda mais próximo com professores e alunos, por meio de workshops e mentorias virtuais, realizadas inclusive por voluntários da Samsung, tanto no período de inscrições quanto para os semifinalistas, que serão anunciados em agosto, e os finalistas, que serão conhecidos em outubro. Em novembro, ocorrerá o anúncio dos vencedores que serão definidos por uma Comissão Avaliadora e, também, por júri popular (confira o calendário abaixo).

O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, conta com edições anuais no país desde 2014 e já envolveu 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Em 2020, mesmo com o distanciamento social, atraiu 1.749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes, tendo como temas mais explorados educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde.

O projeto vencedor no ano passado foi desenvolvido por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, do Ceará: um robô, montado com materiais recicláveis e movido à energia solar, capaz de auxiliar os produtores no plantio de sementes.

“O Solve For Tomorrow demonstra o propósito da Samsung de aprimorar nos jovens habilidades para uma transformação social positiva, estimulando o desenvolvimento de criatividade e inovação para soluções de desafios da vida real. Em 2021, o programa reafirma seu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública e a promoção da equidade, minimizando as desigualdades educacionais ao agir diretamente para que as futuras gerações alcancem seu pleno potencial por meio da Educação, como indica a nossa visão global de Responsabilidade Social: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“A metodologia que trabalhamos no Prêmio Respostas Para o Amanhã busca não só reconhecer boas práticas no ensino de ciências e matemática nas escolas públicas brasileiras, mas também colaborar na sua melhoria, a partir da mobilização e formação de profissionais da educação.

O foco das inscrições, neste momento, é receber ideias de projetos. Ao longo do processo, professores e estudantes receberão mentorias e dicas para que possam desenvolver e prototipar seus projetos, incluindo orientações para trabalho remoto”, explica Ana Cecília Chaves Arruda, Coordenadora de Projetos do CENPEC, organização da sociedade civil responsável pela coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã, edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Painel Samsung na FEBRACE
Nesta terça-feira (23), na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a Samsung debate o papel da ciência atualmente, abordando a melhor forma de divulgá-la e fortalecer a sua relação com a escola e, consequentemente, a sociedade. Participam do painel Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil; Vanessa Testoni, Phd e líder do time de multimídia do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Samsung; Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do CENPEC, e Flávia Twardowski, diretora geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Osório. Haverá transmissão ao vivo no canal da FEBRACE no YouTube.

Até 27 de março, o estande virtual da Samsung na FEBRACE oferece um quiz que premiará os 10 participantes com melhor pontuação, no menor tempo de resposta, com um Kit de Eletrônica da Samsung. O ranking com a lista dos contemplados será divulgado no site da FEBRACE Virtual em 2 de abril.

Serviço
PROGRAMA RESPOSTAS PARA O AMANHÃ
Inscrições: website ou aplicativo do Respostas para o Amanhã, disponível para download
Até quando: 30/06/2021
Investimento: Gratuito
Quem pode se inscrever: Professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas pertencentes às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

Projetos: O projeto deve focar necessariamente questões relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias.
Professor orientador: A inscrição só pode ser feita pelo professor orientador, que obrigatoriamente deverá lecionar, à equipe participante, disciplinas nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias.

Professores parceiros: Até dois docentes das áreas das Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias podem participar como parceiros do projeto. Esses professores devem lecionar à equipe participante e ser indicados pelo professor orientador no ato da inscrição .

Equipes: Devem ser formadas por 3 a 5 estudantes do Ensino Médio, matriculados na mesma turma/classe, a quem o professor orientador e os professores parceiros lecionem.

Confira o cronograma para a edição brasileira de 2021 do Solve For Tomorrow:
23 de março a 30 de junho – Inscrições, com workshops virtuais para auxiliar as equipes
1 de julho a 02 de agosto – Avaliação dos projetos que cumpriram os critérios de participação
3 de agosto – Anúncio dos Semifinalistas
9 de agosto a 30 de setembro – Mentorias aos semifinalistas
8 de outubro – Anúncio dos finalistas
13 de outubro a 12 de novembro – Mentorias aos finalistas
11 a 17 de novembro– Votação para definir vencedores do Júri Popular
17 de novembro – Avaliação da comissão para definir vencedores nacionais durante a II Mostra Respostas para o Amanhã
18 de novembro – Cerimônia de anúncio dos Vencedores Nacionais e no Júri PopularPREMIAÇÃO
Semifinalistas: O professor orientador e, eventualmente, o professor parceiro de cada um dos 20 projetos semifinalistas serão contemplados com 1 notebook Samsung Flash.

Finalistas: Cada estudante das 10 equipes finalistas será contemplado com 1 Notebook Samsung Flash.
Vencedores pelo júri popular: Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” para as escolas dos três projetos eleitos pelo público e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e o respectivo professor orientador.

Vencedores nacionais
Cada escola desses projetos será contemplada com uma Smart TV Samsung

1º lugar: Cada aluno da equipe vencedora será contemplado com 1 smartphone Galaxy Samsung.
2º lugar: 1 tablet Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.
3º lugar: 1 Smartwatch Samsung Active para cada um dos alunos da equipe vencedora.Confira os vencedores das edições anteriores do Solve For Tomorrow no Brasil:
• 7ª edição (2020)
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)

• 6ª edição (2019)
EEMTI Marconi Coelho Reis

Desenvolvimento de biofilme a partir da Psidium guajava para aplicações diversas
Cascavel (CE)
• 5ª edição (2018)
IFRS – Campus Osório

BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho

Osório (RS)
• 4ª edição (2017)
EIEEFM Sertanista José do Carmo Santana

Plantas medicinais do Povo Paiter: resgatando o conhecimento tradicional
Cacoal (RO)
• 3ª edição (2016)
ETEC Eng. Agrônomo Narciso de Medeiros
Projeto Implantação do cultivo de palmito juçara e pupunha pela cooperativa dos alunos, para reflorestamento de mata atlântica e geração de renda para a aldeia indígena Itapuã – Tupi Guarany no Vale do Ribeira – SP

Iguape (SP)
• 2ª edição (2015)
Colégio Estadual Dom Veloso
Avaliação da atividade da moringa oleífera no tratamento da água na zona rural
Itumbiara (GO)

• 1ª edição (2014)
EE Tristão de Barros
Equilíbrio – para uma inclusão sustentável e um meio ambiente melhor
Currais Novos (RN)

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Quais os cuidados com os cães no verão?


Previous articleNovo teclado Logitech ERGO K860 eleva ergonomia ao nível máximo
Next articleISH identifica vazamento de mais de 900 mil senhas