por Fabio Costa *

A tecnologia que envolve a realidade virtual está se tornando um padrão para a indústria da decoração/construção e traz enormes benefícios para a nova era de arquitetura digital. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com ela, é possível investir em diferentes ferramentas que permitem que as pessoas visitem e interajam com imóveis digitais, substituindo os clássicos decorados por óculos de realidade virtual. A tecnologia traz como novidade a possibilidade de o cliente personalizar completamente o imóvel em tempo real, impossível de se realizar em uma visita no meio físico.

Por meio de um software, o usuário é totalmente imerso em um ambiente 3D completamente realista, no qual é livre para caminhar fisicamente ou então utilizando os controles do headset de realidade virtual. Uma vez dentro da simulação, o visitante estará equipado com ferramentas que permitem experimentar uma série de itens decorativos.

Navegando por um catálogo de opções, o usuário poderá utilizar uma paleta de cores, pegar itens, mover objetos e realizar infinitas possibilidades. Por exemplo, com um simples clique poderá mudar a cor da parede ou o modelo do sofá, a luminosidade da sala ou ainda trocar a disposição de toda a cozinha.

O que é particularmente interessante nessa experiência é a possibilidade de vivenciar em tempo real as combinações escolhidas, observando quais são as alterações que mais valorizam o ambiente. Uma customização de qualquer ambiente requer que os consumidores tenham em mente espaçamento, elementos funcionais, cores e acabamentos tipicamente visualizados por desenhos e paletas.

O VR proporciona todos esses elementos em uma única ferramenta. O software desenvolvido simula um estúdio decorado, onde é possível escolher acabamentos, tipos de piso, cores e textura para a parede, posicionamento dos móveis, dentre outras interações.

Os modelos são cada vez mais realistas, proporcionando uma experiência imersiva riquíssima ao usuário final. Além disso, por permitir a criação de múltiplos ambientes, o custo benefício com o decorado digital é muito mais baixo e ainda colabora para a sustentabilidade de materiais. Basta possuir a planta do projeto para que o seu decorado digital seja construído de ponta a ponta em VR.

A realidade virtual está se desenvolvendo rapidamente e, em alguns anos, será uma parte integrada das vidas das pessoas. A ferramenta também se mostra vantajosa pois é possível mensurar todas as escolhas feitas pelos usuários em sua experiência, gerando relatórios para as construtoras com base nas opções escolhidas, inclusive auxiliando o fabricante a fazer o planejamento de produção por meio de relatórios de tendência.

Por fim, o software permite gerar imagens 360 do imóvel decorado para serem enviadas por e-mail para o usuário, garantindo assim que ele tenha acesso diretamente ao conteúdo pré-escolhido para mostrar aos amigos e familiares.

* Fabio Costa é CEO da agência Casa Mais

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
A experiência da planta decorada em realidade virtual

Veja também
Voyager inaugura escape room em realidade virtual em São Paulo
Simulador cirúrgico de realidade virtual reduz tempo de treinamento de cirurgião em operações de risco
Hotel carioca investe em realidade virtual para seus hóspedes