Após enfrentar atrasos em emplacamentos de veículos por falta de lacres veiculares, o Estado do Mato Grosso regularizou os processos. Desde o dia 30 de janeiro, o problema foi resolvido em Cuiabá e Várzea Grande, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Já os demais municípios do interior terão o serviço restabelecido nesta semana.

A diretora de veículos do Detran-MT, Talita Peske Rodrigues, explicou que os lacres serão encaminhados para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). “Esta semana a prestação de serviço de lacre de veículos estará regularizada em todo o estado. Todo o procedimento de conferência e distribuição dos lacres está sendo feito com prioridade máxima”, diz a diretora.

Os estoques de lacres do Detran-MT praticamente esgotaram no mês passado. O diretor-presidente, Rogers Elizandro Jarbas, afirmou que não há tempo hábil para a aquisição de novo lote, já que a gestão anterior não abriu processo licitatório.

Devido à grande demanda de consumo, o Detran-MT adquiriu os lacres em caráter emergencial. “Esclarecemos que tramita na Coordenadoria de Aquisições e Contratos deste órgão, com a máxima prioridade, processo administrativo para a aquisição emergencial de referido material, todavia, em decorrência dos critérios técnicos e legais que devem ser cumpridos, mesmo com a máxima dedicação dos setores envolvidos, serão necessários alguns dias para que a situação seja normalizada e os respectivos serviços voltem a ser prestados aos usuários”, diz a nota emitida pelo órgão.