NOVIDADES

Banda larga é fundamental para brasileiros. TV por assinatura e fone fixo: dispensáveis

Banda larga é fundamental para brasileiros. TV por assinatura e fone fixo: dispensáveis




por 6 de julho de 2017 0 coment√°rios

Os consumidores consideram-se dependentes da internet banda larga dentro de casa, mas n√£o possuem a mesma liga√ß√£o com TV aberta e telefone fixo. Os resultados do estudo Telecom da consultoria CVA Solutions, que ouviu mais de 4 mil pessoas em todo o Brasil, no √ļltimo m√™s de maio, mostram que o comportamento do consumidor est√° mudando e isso pode afetar a oferta dos chamados pacotes ‚Äúcombo‚ÄĚ.

O brasileiro est√° conectado e adorando a banda larga, com 92% usando para navegar e pagar contas, 67% para assistir filmes e 56% para trabalhar em home office, em v√°rios tipos de telas: celular, notebook, desktop, tablet e smart TV.

Atualmente 67,3% das pessoas j√° assistem filmes pela Internet Banda Larga, sendo que 36,2% j√° o fazem pelo Netflix. Pelo Youtube j√° s√£o 24,5%, n√ļmero quase igual ao de quem assiste filmes pela TV aberta (25,2%). Mas ainda 85,1% dizem assistir filmes por canais pagos da TV por Assinatura.

Entre os 7.004 entrevistados, 4.639 tem TV por assinatura, 2.270 têm Netflix, mas desses, 576 têm Netflix e não têm TV por Assinatura. Destes 576, 48% cancelaram recentemente a assinatura de TV para ficar somente com o serviço de streaming e 52% nunca foram usuários de TV por assinatura.

Os consumidores est√£o insatisfeitos com sua TV por assinatura e o fone fixo, principalmente em rela√ß√£o aos custos. E dentro da atual recess√£o econ√īmica o servi√ßo j√° vem sendo cortado. Indagados sobre o que pretendem fazer nos pr√≥ximos seis meses, 6,3% do total responderam que pretendem cancelar a assinatura e manter ou contratar servi√ßos como o do Netflix. E outros 3,4% disseram que v√£o cancelar e usar apenas a TV aberta.

No caso do Telefone Fixo continua aumentando o n√ļmero de pessoas que est√£o cortando o servi√ßo: mais de 26% j√° tiveram, mas n√£o t√™m mais telefone fixo.

Mudança de comportamento
A maneira de assistir TV, principalmente a filmes est√° mudando muito. Tanto que o n√ļmero de pessoas que usam uma Smart TV (conectada √† Internet) aumentou de 27,8%, em 2016, para 35%, em 2017.

Apesar de apontarem problemas e continuarem querendo mudar de operadora, os consumidores est√£o um pouco mais satisfeitos com esses servi√ßos e deram notas melhores √†s operadoras do que nos anos anteriores. Mas diante da recess√£o econ√īmica, os cortes s√£o inevit√°veis e os combos de tr√™s produtos v√™m diminuindo. Ao mesmo tempo, existe um aumento de pessoas que buscam o combo de quatro produtos, incluindo telefone celular.

Para o s√≥cio-diretor da CVA Solutions, Sandro Cimatti, os combos com quatro produtos ainda s√£o um bom caminho estrat√©gico para as operadoras, como forma de manter os clientes de TV por Assinatura e de Telefone Fixo e expandir a base de clientes. ‚ÄúA internet banda larga √© o produto que est√° sustentando a exist√™ncia dos combos, mas quando se integra o telefone celular ao pacote, as operadoras podem crescer em n√ļmero de clientes e fazer o Cross Sell (venda cruzada, ou crescimento dentro da pr√≥pria base de clientes). Este movimento pode amea√ßar as operadoras que s√£o fortes apenas em telefonia celular e fracas nos demais produtos ‚ÄĚ, observa Cimatti.

Fonte: Portal VOIT

 INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Nenhum coment√°rio ainda

Seja o primeiro a comentar

Ainda n√£o h√° coment√°rios

Seja o primeiro a comentar

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.