Ninguém gosta da parte burocrática para resolver e executar certos processos administrativos. Geralmente, atividades como averiguar o estoque de uma loja, por exemplo, demandam tempo e recursos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Ainda bem que, hoje, alguns desses processos foram dinamizados e podem ser cumpridos de maneira muito mais fácil.

O avanço da tecnologia permitiu que algumas dessas tarefas pudessem ser feitas de maneira remota ou online.

Dessa forma, não é mais necessário que a pessoa vá presencialmente em uma empresa para realizar o controle de notas fiscais emitidas naquele mês ou gerir o estoque de recursos, por exemplo.

No entanto, por que investir nesse tipo de transformação dos processos? Em suma, a possibilidade de executá-los online faz com que o funcionário ou a empresa precise gastar menos tempo e recursos para realizar as mesmas atividades. Assim, eles ocorrem de forma mais rápida, eficiente e segura. Confira alguns exemplos a seguir.

Batida de ponto
Com muita gente trabalhando em casa durante o período da pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar para controlar o início e o término dos turnos dos funcionários. Eis que, hoje, é possível fazer o controle de ponto dos empregados pelos próprios celulares deles.

O aplicativo PontoTel permite que o funcionário registre o horário de entrada, saída e pausa para o almoço, de forma totalmente segura. Para isso, ele deve abrir o app e clicar na opção de bater o ponto. Depois, ele será direcionado para uma tela em que precisará digitar a sua senha pessoal, que é intransferível.

O sistema irá pedir a confirmação da identidade do funcionário, como medida de segurança. Dada a validação, basta escolher qual marcação o empregado deseja realizar — entrada, almoço ou saída. Por fim, o aplicativo pede para atestar a marcação por registro de foto ou voz, registrando o ponto após isso.

Gestão de contratos e notas
O controle de contratos e notas fiscais de forma virtual ajudou a reduzir os custos de muitos empreendedores. A transferência desse processo para o meio virtual colaborou com a diminuição do gasto com o armazenamento dos papéis, além da redução das chances de extravio dos documentos.

Agora, com o uso de softwares especializados, como o e-Doc, é possível administrar o processo relacionado aos documentos eletrônicos de maneira rápida e dinâmica. Assim, fica mais fácil armazenar e receber todos os arquivos fiscais recebidos pela empresa, assim como a validação em órgãos autorizadores.

Estoque virtual
A gestão de armazenamento é uma parte fundamental para qualquer empresa. Assim, o estoque virtual é um mecanismo eficiente, que permite registrar a entrada e a saída de mercadorias de uma loja em seu sistema. Ou seja, tudo que é comercializado na instituição é lançado no sistema de forma automatizada.

Isso permite que o gestor tenha uma visão ampla das compras e das vendas realizadas pela empresa, facilitando a compreensão de quais são os próximos passos que devem ser feitos. O estoque virtual também permite que exista mais organização nesse controle, assim como ajuda na redução de despesas de um negócio.

Customer Relationship Management (CRM)
A Customer Relationship Management, conhecida pela sigla CRM, é uma solução virtual que oferece mecanismos virtuais de diálogo com os consumidores de uma loja. Por meio de várias funcionalidades, ela permite maior facilidade e praticidade para a gestão do relacionamento com a clientela.

Por meio da CRM, você consegue captar, desde o primeiro contato, dados dos consumidores, o que facilita na hora de construir um histórico e um perfil para cada um. Isso torna mais fácil o momento de pensar em estratégias para identificar as preferências e as necessidades deles, personalizando o atendimento individual.

 

[/read]
 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Como processos que eram mais burocráticos hoje podem ser feitos de forma simples

 

Veja também
Reinventando a cadeia de suprimentos para um futuro sustentável com impressão 3D
LG apresenta novo Monitor UltraWide Gamer
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap