Por Carlênio Castelo Branco *

Sabemos o quanto a crise Covid-19 disseminou um sentimento de instabilidade para todos nós, empresários, funcionários, profissionais autônomos, independente de área de atuação e nível hierárquico. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Porém, também é verdade que o desespero nos afasta de qualquer plano racional, algo necessário para enfrentarmos esse cenário sensível que temos hoje.

Por isso como CEO de uma grande companhia com mais de mil colaboradores em diversos estados do Brasil, a primeira medida que tomei foi a análise das informações por meio de fontes oficiais.

Acompanhar o desenrolar do cenário no Brasil e no mundo é algo fundamental para que possamos diariamente caminhar com medidas coerentes em um plano de gestão de crise. A partir desta inciativa, disseminamos em toda a companhia esse hábito, repassando informações verídicas, e com muita transparência posicionando continuamente todo o andamento dos nossos negócios. E mais do que isso, cuidando das pessoas com orientações corretas sobre saúde e prevenção.

É impossível transcrever aqui todo o nosso plano de contingência para este momento. Isso porque ele é totalmente mutável, assim como as notícias sobre a pandemia Coronavírus. O nosso posicionamento até o momento tem sido de incansavelmente rever processos e promover conversas, empoderando as diversas vozes de toda a companhia.

E com essa atitude tenho percebido que a confiança de todas as equipes tem se mostrado pouco abatida. A partir desta atuação em grupo estamos agindo como muitas empresas, renegociando contratos com fornecedores, auxiliando nossos clientes, nos compadecendo com a sociedade por meio de atitudes positivas para todos, viabilizando home office e férias, e seguindo cotidianamente na luta pela preservação de nosso pessoal.

Para isso temos usado como principal canal de conversas o “Social “, a rede social colaborativa da empresa. Além do uso de metodologias ágeis para administrar e medir a rotina das mais diversas áreas da empresa.

É pelo uso da nossa rede social que estamos compartilhando notícias oficiais, orientações para um home office prático e tranquilo e mantendo os relacionamentos e os hábitos do dia a dia, como por exemplo, um simples exercício laboral. Medidas simples que fazem com que o mundo virtual seja apenas uma réplica mais ágil e interessante da nossa realidade presencial.

Acredito que este trabalho de aproximação e comunicação é a principal ferramenta hoje das empresas que querem garantir sucesso em seus negócios, algo que evidentemente também se faz necessário em um momento crítico como esse.

Por aqui entendemos que tornar essa atitude um hábito faz com que possamos manter equipes envolvidas, comprometidas e apaixonadas, um diferencial extremamente importante no atual mundo dos negócios.

Invista no clima organizacional
Como você tem conversado com todos da sua empresa interfere de forma significativa no clima da organização em tempos de crise. Com poucos posts na rede social da empresa já pude perceber o engajamento e os retornos, todos com um tom bastante positivo e otimista.

Nesta hora eu como CEO optei por falar por vídeo. Já que não temos o olho no olho do dia a dia, achei pertinente mostrar a minha atuação no também home office que estou aplicando neste momento, assim como todos da empresa onde atuo.

Toda a postura transparente e comunicativa que todos nós estamos aderindo evidencia o trabalho que está sendo realizado no sentido de manter o bom andamento das operações dentro de uma rotina mais próxima possível daquele habitual que tínhamos antes da pandemia.

Acredite, cada movimentação positiva dentro deste contexto difícil se torna uma oportunidade, implicando, inclusive, no clima da empresa.

Pós crise
Não podemos afirmar com certeza absoluta qual será o resultado da crise para a nossa empresa e para todo o mercado, mas podemos planejar como lidar com ela – no agora e no depois – da melhor forma possível.

Dentro do meu contexto entendo que a parte positiva desta crise é ver clientes, prospects, parceiros, fornecedores, todos se reinventando. Uma verdadeira injeção de inovação para todos nós, especialmente para um player de tecnologia como é o nosso caso.

Os investimentos em melhorias para gestão certamente deixarão de ser uma conversa para depois, a gestão de negócios digital é agora! Quem se preparou antes tem minimizado os impactos desta situação crítica.

E aqueles que deixaram este assunto para depois estão correndo atrás do prejuízo, o que também enxergo como algo positivo, já que buscar soluções é o primeiro passo para um novo caminho, e para novos resultados.

Como desafio espero que todas as experiências desta pandemia estejam sendo levadas em consideração para um plano de pós crise favorável para todos. Imagino que o mercado estará receoso, mas que também contará com ações agressivas de muitas organizações em busca da recuperação do tempo perdido.

Por aqui sigo confiante, já que juntos construímos mais de 30 anos de sucesso em tecnologia de ponta para gestão no Brasil, e por isso acredito que juntos também driblaremos cenários difíceis garantindo novos resultados.

 

* Carlênio Castelo Branco é CEO da Senior Sistemas

 

[/read]
 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Como promover otimismo nos negócios em um cenário de crise

 

Veja também
Google Maps 15 anos: Veja 15 lugares incríveis do Brasil no Street View
WhatsApp Web receberá recurso para chamadas de vídeo com até 50 participantes
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap