Por: Igor Kalil*

Consórcio facilita a aquisição de bens e educação financeira

Quando você quer adquirir um bem ou realizar algum serviço de alto custo sem ter condições de efetuar o pagamento à vista é comum recorrer aos financiamentos, ou fazer compras no cartão de crédito. Mas na hora da busca pelo crédito, é muito importante avaliar quais são as…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…melhores modalidades, pois há muitas opções no mercado. E sem dúvidas, uma das mais vantajosas é o consórcio, que ano após ano cresce no Brasil.

A ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) revelou no primeiro trimestre deste ano uma pesquisa apontando crescimento de mais de 8% em vendas de novas cotas de consórcio no Brasil em comparação ao mesmo período de 2017.

Isso significa que as pessoas estão agindo menos no impulso e planejando as compras como carros, imóveis ou mesmo serviços como viagens e reformas. Na ponta do lápis, o consórcio como forma de se adquirir bens perde apenas para os pagamentos à vista.

Veículos
No caso de quem busca adquirir um veículo, por exemplo, a taxa de juros varia de 1,47% a 2% por mês. E essas taxas só se mantém baixas se o comprador dispuser de uma boa quantia para oferecer como entrada. No consórcio não há entrada nem taxa de juros, mas sim uma taxa administrativa que não chega a 1% ao mês.

Imóveis
Para quem busca a aquisição de um imóvel, a diferença é grande também. As taxas de juros variam de 8 a 12% ao ano, além de entrada, e as parcelas intermediárias que se fazem presentes na maioria dos modelos. Pela linha do consórcio, a compra do seu imóvel pode ter taxas administrativas de 0,12% a 0,40% ao mês.

Viagens e serviços
O consórcio é uma ótima opção para quem quer programar uma viagem ou investir em procedimentos estéticos ou festas, por exemplo. Deve-se considerar um pagamento antecipado por estes serviços ao invés de correr os riscos de cair nos juros exorbitantes do cartão de crédito, que beiram 400%, ou mesmo o cheque especial, com 328% ao ano.

Educação financeira e investimentos
Outro bom motivo para aderir à modalidade é garantir um bom destino a parte de seu orçamento. Muitos brasileiros têm dificuldade em poupar, por isso enxergam no consórcio uma boa maneira de começar a se educar financeiramente e fazer investimentos.

As pessoas já entenderam isso. Segundo a pesquisa da ABAC, para 70% dos entrevistados, a principal razão da compra de uma cota é o parcelamento, junto ao sentimento de poupar. Os outros 30% citaram investimento e compra programada.

*Igor Kalil é diretor comercial do Grupo Blink´s Investimentos

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Consórcio facilita a aquisição de bens e educação financeira

Veja também
15 dicas para comprar e vender carros pela Internet
Quatro tendências que estão movimentando a transformação digital
São Paulo recebe primeira carreata de veículos elétricos do país