NOVIDADES

Empreendedores brasileiros precisam de mentores


by 9 de outubro de 2017 0 comments

* Por Kauana Vissotto

De acordo com pesquisas recentes, 34 em cada 100 brasileiros adultos (com idades entre 18 e 64 anos) possuem uma empresa ou est√£o envolvidos com a cria√ß√£o de um neg√≥cio pr√≥prio. Empreender √© considerado um dos tr√™s maiores sonhos dos brasileiros, ficando atr√°s somente de ter uma casa pr√≥pria e de viajar. Mesmo com os n√ļmeros expressivos, ainda falta capacita√ß√£o e foco para os nossos empreendedores, problemas que poderiam ser superados com os programas de mentoria, uma pr√°tica muito comum em pa√≠ses desenvolvidos.

N√£o s√£o poucas as vezes em que boas ideias acabam n√£o saindo do papel devido a falta de orienta√ß√£o e apoio para quem ainda n√£o tem experi√™ncia de mercado. Existem ideias que s√£o muito boas para um novo neg√≥cio, mas que encontram uma dificuldade inicial em como fazer e se estruturar. Ou seja, o sonho acaba ficando no papel, e quando sai sem uma base s√≥lida desaba nas primeiras dificuldades. √Č cada vez mais necess√°rio que exista uma troca de experi√™ncia entre jovens empres√°rios e empreendedores mais ‚Äúcalejados‚ÄĚ para estimular o surgimento desses novos neg√≥cios.

√Č muito comum encontrarmos empreendedores sem no√ß√£o alguma, por exemplo, de desenvolvimento pessoal, segmenta√ß√£o e mercado, estrutura√ß√£o financeira, modelo de neg√≥cio e marketing. S√£o assuntos fundamentais para quem quer ter uma empresa de sucesso. Essa falta de conhecimento acaba resultando no fracasso de milhares e milhares de projetos que teriam uma grande chance de desenvolvimento satisfat√≥rio caso fossem melhores orientadas.

Em pa√≠ses da Europa e nos Estados Unidos, √© muito comum encontramos casos em que empresas de destaque nos mais variados segmentos contaram com a ajuda especial de profissionais experientes, que em um processo de mentoria conseguiram fornecer informa√ß√Ķes valiosas a partir de sua viv√™ncia no mercado. O mentor, antes de tudo, consegue gerar percep√ß√Ķes e solu√ß√Ķes reais de mercado, habilitando o jovem empreendedor para lidar corretamente com seus colaboradores, promovendo networking, aconselhando em momentos de gest√£o de crise e desenvolvendo um planejamento coeso. Ou seja, essa parceria tra√ßa processos fundamentais para o crescimento de uma empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Vivência
Al√©m de ferramentas para aproximar jovens e empreendedores experientes, √© fundamental que os brasileiros entendam que a consolida√ß√£o de ideias e empresas √© extremamente positivo para o mercado. Todos acabam crescendo juntos. Dessa maneira, veremos cada vez mais profissionais com viv√™ncia empreendedora interessados em compartilhar seus conhecimentos com jovens que t√™m √≥timas ideias, mas que precisam aprender superar obst√°culos. Talvez n√£o seja a solu√ß√£o para todos os problemas dos empreendedores novatos, mas com certeza teremos pessoas mais preparadas e ‚Äúcalejadas‚ÄĚ para lutar por seus projetos e ideais.

* gestora do projeto Jovem Empres√°rio

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.