Cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos chegam aos mares do mundo a cada ano. Isso significa jogar um caminhão cheio de plástico no oceano a cada minuto, segundo o World Wide Fund for Nature. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O plástico é considerado um dos maiores poluidores do planeta, afetando muitos ecossistemas e inúmeros esforços são feitos para reduzir seu uso e substituí-lo por outras opções.

E uma opção bem interessante foi desenvolvida por Julian Lechner, um jovem alemão que criou xícaras sustentáveis ​​feitas a partir de resíduos de café.

Depois de muitos testes, Lechner conseguiu criar a Kaffeeform, uma xícara sustentável e resistente feita com resíduos de café. O jovem ainda produziu copos de outros tamanhos, até mesmo com tampas, que facilitam o transporte.

Empresa faz copos e xícaras com resíduos de café

Em tons escuros e com um leve aroma de café torrado, as xícaras e os copos são resistentes à temperatura, biodegradáveis ​​e (relativamente) acessíveis ao público, pois custam cerca de 12 euros  a unidade (aproximadamente R$ 75).

Como são feitos
Um grupo de colaboradores coleta o café moído de diferentes cafeterias previamente selecionadas em Berlim e leva – de bicicleta – para uma oficina os resíduos, que são processados ​​para fazer os copos. Finalmente, eles são embalados e enviados para cafeterias, lojas ou diretamente aos clientes.

Empresa faz copos e xícaras com resíduos de café

A Kaffeeform afirma que tem como missão mudar os hábitos dos consumidores, oferecendo opções e inspirando as pessoas a integrar a sustentabilidade em suas vidas diárias, além de incentivá-las a tomar decisões conscientes, promovendo a reutilização de produtos e matérias-primas.

A empresa não vende apenas os copos na Alemanha. Seus produtos chegaram à Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Portugal, Espanha, entre outros países da Europa.

Com sua ideia, Julian Lechner recebeu, em 2018, o Red Dot Product Design Award, um dos principais prêmios de design do mundo.

 

[/read]
 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Empresa faz copos e xícaras com resíduos de café

 

Veja também
HyperX celebra vendas de 10 milhões de headsets, um milhão de teclados e 65 milhões de módulos de memórias
WhatsApp Web receberá recurso para chamadas de vídeo com até 50 participantes
Ensino universitário e mercado de trabalho: mind the gap