NOVIDADES

Entenda as vantagens de ter um certificado digital em nuvem


by 21 de janeiro de 2020 0 comments

Por Cristian Thiago Moecke *

A popularização do armazenamento em nuvem tornou tarefas como gerenciar documentos e compartilhá-los com outras pessoas mais fáceis e rápidas.

A nuvem √© um conjunto de servidores de alta capacidade interconectados, de tal forma que o usu√°rio n√£o distingue qual √© o servidor que est√° lhe atendendo em um determinado momento ‚ÄĒ para o usu√°rio, √© como se o conjunto fosse uma coisa s√≥.

O principal atributo desta tecnologia é o usuário poder acessar seus aplicativos e documentos remotamente através de uma conexão de internet, recurso que também pode ser utilizado na certificação digital. Com o uso do certificado digital em nuvem, é possível acessar o documento e assinar arquivos digitalmente através de qualquer dispositivo com segurança e sem se preocupar com danos físicos, roubos ou perdas.

Os certificados ficam armazenados em um servidor HSM (M√≥dulo de Seguran√ßa de Hardware), de alt√≠ssima seguran√ßa ‚ÄĒ mesmo tipo de equipamento utilizado pelas autoridades certificadoras, que possui um c√≥digo PIN (N√ļmero de Identifica√ß√£o Pessoal) de acesso individual para cada um dos usu√°rios armazenados.

Pode ainda agregar fatores de autentica√ß√£o adicionais, como o OTP (One Time Password). Assim, √© poss√≠vel acessar o certificado mesmo fora do local de trabalho e sem a necessidade de nenhum outro dispositivo, como smartcard ou token, o que possibilita mais liberdade aos profissionais, principalmente quando precisam assinar documentos √† dist√Ęncia.

O certificado em nuvem também evita problemas de compatibilidade, já que ele pode ser utilizado em diversos dispositivos, até em celulares e tablets, pelos quais não era possível assinar digitalmente antes.

Vantagens do certificado digital na nuvem:

Maior mobilidade
O certificado digital na nuvem está disponível a alguns cliques, sem nenhuma instalação ou software adicional necessário e pode ser acessado através de qualquer dispositivo conectado à internet, como tablets, smartphones, smart TVs e videogames.

Assim, o usuário não precisa se preocupar caso seu aparelho não possua portas USB, para leitura do token, nem uma leitora específica ou o driver instalado para utilizar smartcards.

Maior segurança
Como a assinatura digital possui validade jurídica, manter um controle de quem utiliza o certificado é fundamental. Os servidores HSM possuem a mesma função de segurança de tokens e smartcards.

A diferen√ßa √© que nos dispositivos f√≠sicos o controle de acesso √© menor, enquanto o HSM costuma ficar alocado em datacenters de alt√≠ssima seguran√ßa com alto controle de acesso e conta com prote√ß√Ķes maiores contra ataques f√≠sicos. Com este tipo de certificado, √© poss√≠vel armazenar registros detalhados das opera√ß√Ķes, que ficam acess√≠veis ao titular para consulta.

Redução de custos
Utilizar o certificado digital na nuvem também ajuda a reduzir custos com equipamentos e logística e, devido a facilidade de acesso e utilização, reduz a necessidade de apoio de equipes internas de T.I. Além disso, como não são necessários tokens ou smartcards, não é preciso investir em leitores de cartão e outros dispositivos auxiliares.

Estas vantagens podem fazer muita diferen√ßa no cotidiano de empresas privadas e √≥rg√£os p√ļblicos, por exemplo, uma vez que o certificado em nuvem possibilita gerenciar a distribui√ß√£o de certificados aos colaboradores de forma centralizada e integrada e o monitoramento da seguran√ßa das assinaturas realizadas por eles.

Desta forma, a empresa ganha em agilidade, depende cada vez menos de suporte e economiza na implanta√ß√£o da certifica√ß√£o. J√° para os profissionais liberais, a maior vantagem √© a mobilidade ‚ÄĒ ter acesso seguro ao certificado de qualquer local atrav√©s da aplica√ß√£o online por meio do dispositivo mais pr√≥ximo, como o celular.

 

* Cristian Thiago Moecke é líder de projetos na BRy Tecnologia

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de coment√°rios s√£o processados.